Sunteți pe pagina 1din 5

http://drauziovarella.com.br/mulher-2/planejamento-familiar/ PLANEJAMENTO FAMILIAR Drauzio Varella Imprimir No Brasil, planejamento familiar privilgio exclusivo dos bem-aventurados.

. Sem mencionar nmeros, vou resumir o atoleiro ideolgico em que estamos metidos nessa rea.

At a metade do sculo XX, poucas famlias brasileiras deixavam de ter cinco ou seis filhos. Havia uma lgica razovel por trs de natalidade to altas:

1) A maioria da populao vivia no campo, numa poca de agricultura primitiva em que as crianas pegavam no cabo da enxada j aos sete anos. Quantos mais braos disponveis houvesse na famlia, maior a probabilidade de sobrevivncia.

2) Convivamos com taxas de mortalidade infantil inaceitveis para os padres atuais. Ter perdido dois ou trs filhos era rotina na vida das mulheres com mais de trinta anos.

3) Alm da cirurgia e dos preservativos de barreira, no existiam recursos mdicos para evitar a concepo. Na dcada de 1960, quando as plulas anticoncepcionais surgiram no mercado e a migrao do campo para a cidade tomou vulto, uma esdrxula associao de foras se ops terminante ao planejamento familiar no pas: os militares, os comunistas e a igreja catlica.

Os militares no poder eram contrrios, por julgarem defender a soberania nacional: num pas de dimenses continentais, quanto mais crianas nascessem, mais rapidamente seriam ocupados os espaos disponveis no Centro-Oeste e na Floresta Amaznica. Os comunistas e a esquerda simpatizante, por defenderem que o aumento populacional acelerado aprofundaria as contradies do capitalismo e encurtaria caminho para a instalao da ditadura do proletariado. A igreja, por considerar antinatural portanto, contra a vontade de Deus o emprego de mtodos contraceptivos.

O resultado dessas ideologias no poderia ter sido mais desastroso:em 1970, ramos 90 milhes; hoje, temos o dobro da populao, parte expressiva da qual aglomerada em favelas e

na periferia das cidades. Sucia, Noruega e Canad conseguiriam oferecer os mesmos nveis de atendimento mdico, de educao e de salrios para os aposentados, caso tivessem duplicado seus habitantes nos ltimos trinta anos?

O que mais assusta, entretanto, no havermos chegado situao dramtica em que nos encontramos; no adotarmos medidas para remedi-la. Pior, ver no apenas os religiosos, mas setores da intelectualidade considerarem politicamente incorreta qualquer tentativa de estender s classes mais desfavorecidas o acesso aos mtodos de contracepo fartamente disponveis a quem pode pagar por eles.

preciso dizer que as taxas mdias de natalidade brasileiras tm cado gradativamente nos ltimos cinquenta anos, mas no h necessidade de consultar os nmeros do IBGE para constatarmos que a queda foi muito mais acentuada nas classes mdia e alta: basta ver a fila de adolescentes grvidas espera de atendimento nos hospitais pblicos ou o nmero de crianas pequenas nos bairros mais pobres.

Outra justificativa para a falta de polticas pblicas destinadas a universalizar o direito ao planejamento familiar no Pas a da m distribuio de renda: o problema no estaria no nmero de filhos, mas na falta de dinheiro para cri-los, argumentam.

De fato, se nossa renda per capita fosse a dos canadenses, a situao seria outra; alis, talvez tivssemos que organizar campanhas para estimular a natalidade. O problema justamente porque somos um pas cheio de gente pobre, e educar filhos custa caro. Como dar escola, merenda, postos de sade, remdios, cesta bsica, habitao, para esse exrcito de crianas desamparadas que nasce todos os dias? Quantas cadeias sero necessrias para enjaular os malcomportados?

A verdade que, embora a sociedade possa ajudar, nessa rea dependemos de polticas pblicas, portanto dos polticos, e estes morrem de medo de contrariar a igreja. Agem como se o planejamento familiar fosse uma forma de eugenia para nos livrarmos dos indesejveis, quando se trata de uma aspirao legtima de todo cidado. As meninas mais pobres, iletradas, no engravidam aos 14 anos para viver os mistrios da maternidade; a me de quatro filhos, que mal consegue aliment-los, no concebe o quinto s para v-lo sofrer.

justo oferecer vasectomia, DIU, laqueadura e vrios tipos de plulas aos que esto bem de vida, enquanto os mais necessitados so condenados aos caprichos da natureza na hora de planejar o tamanho de suas famlias?

Gravidez indesejada e violncia urbana

A irresponsabilidade brasileira diante das mulheres pobres que engravidam por acidente caso de polcia literalmente.

Insisto em dizer que o planejamento familiar no Brasil inacessvel aos que mais necessitam dele. Os casais da classe mdia e os mais ricos, que podem criar os filhos por conta prpria, tm acesso garantido a preservativos de qualidade, plula, injees e adesivos anticoncepcionais, DIU, laqueadura, vasectomia e, em caso de falha, ao abortamento; porque, deixando a falsidade de lado, estamos cansados de saber que aborto no Brasil s proibido para a mulher que no tem dinheiro.

H pouco tempo, afirmei numa entrevista ao jornal O Globo que a falta de planejamento familiar era uma das causas mais importantes para a exploso de violncia urbana ocorrida nos ltimos vinte anos em nosso Pas. A afirmao era baseada em minha experincia na Casa de Deteno de So Paulo: difcil achar na cadeia um preso criado por pai e me. A maioria fruto de lares desfeitos ou que nunca chegaram a existir. O nmero daqueles que tm muitos irmos, dos que no conheceram o pai e dos que foram concebidos por mes solteiras, ainda adolescentes, impressionante.

Procurados pelos jornalistas, um cardeal e uma autoridade do primeiro escalo federal responderam incisivamente que no concordavam com essa afirmao. O religioso, porque considerava muito triste ser filho nico, e que o ideal seria cada famlia brasileira ter cinco filhos. O outro discordava baseado nos dados que mostravam queda progressiva dos ndices de natalidade nos ltimos vinte anos, enquanto a violncia em nossas cidades explodia.

Cito essa discusso, porque encerra o n de nossa paralisia diante do crescimento populacional insensato que fez o nmero de brasileiros saltar dos clebres 90 milhes em ao do ano de 1970 para os 180 milhes atuais: de um lado, a cpula da Igreja Catlica, que no aceita sequer o uso da camisinha em plena epidemia de uma doena sexualmente transmissvel como a Aids. De outro, os responsveis pelas polticas pblicas, que, para fugir da discusso sobre as taxas inaceitveis de natalidade da populao mais pobre, usam o velho jargo da a queda progressiva dos valores mdios dos ndices ocorrida nas ltimas dcadas.

Dizem: cada brasileira tinha seis filhos em 1950; hoje esse nmero no chega a trs. provvel que o argumento ajude a aplacar-lhes a conscincia pblica, especialmente quando se esquecem de dizer que, enquanto as mulheres de nvel universitrio hoje tm em mdia 1,4 filho, as analfabetas tm 4,4.

Em agosto de 2004, o jornal Folha de So Paulo publicou informaes contidas no banco de dados do municpio, colhidas no perodo de 2000 a 2004 pela Fundao SEADE. A reportagem nos ajuda a avaliar o potencial explosivo que a falta de acesso aos mtodos de contracepo gera na periferia e nas favelas das cidades brasileiras.

Se tomarmos os cinco bairros mais carentes, situados nos limites extremos de So Paulo Parelheiros, Itaim Paulista, Cidade Tiradentes, Guaianazes e Perus -, a proporo de habitantes inferior a 15 anos varia de 30,4% a 33,4% da populao. Esses nmeros esto bem acima da mdia da cidade: 24,4%. Representam mais do que o dobro da porcentagem de crianas encontrada nos cinco bairros com melhor qualidade de vida.

O grande nmero de jovens, associado falta de oferta e trabalho na periferia, fez o nvel de desemprego no extremo leste da cidade atingir 23,5% contra 12,4% no centro da cidade no ano passado. Ele tambm explica por que a probabilidade de um jovem morrer assassinado na rea do MBoi Mirim, na zona sul, 19 vezes maior do que em Pinheiros, bairro de classe mdia.

Nem haveria necessidade de nmeros to contundentes para tomarmos conscincia da associao de pobreza com falta de planejamento familiar e violncia urbana: o nmero de crianas pequenas nas ruas dos bairros mais violentos fala por si. O de meninas em idade de brincar com boneca aguardando atendimento nas filas das maternidades pblicas tambm.

Basta passarmos na frente de qualquer cadeia brasileira em dia de visita para nos darmos conta do nmero de adolescentes com bebs de colo na fila de entrada. Todos ns sabemos quanto custa criar um filho. Cada criana concebida involuntariamente por casais que no tm condies financeiras para cri-las empobrece ainda mais a famlia e o Pas, obrigado a investir em escolas, postos de sade, hospitais, merenda escolar, vacinas, medicamentos, habitao, Fome Zero e, mais tarde, na construo de cadeias para trancar os malcomportados.

O que o pensamento religioso medieval e as autoridades pblicas que se acovardam diante dele fingem no perceber que, ao negar o acesso dos casais mais pobres aos mtodos modernos de contracepo, comprometemos o futuro do Pas, porque aprofundamos perversamente a desigualdade social e criamos um caldo de cultura que contm os trs fatores de risco indispensveis exploso da violncia urbana: crianas maltratadas na primeira infncia e descuidadas na adolescncia, que vo conviver com pares violentos quando crescerem.

S-ar putea să vă placă și