Sunteți pe pagina 1din 19

O uso dos jogos para a reflexo fonolgica no processo de alfabetizao

Compartilhar por E-mail Compartilhar no Tweet Compartailhar no Orkut

24/05/2013

Autor e Coautor(es)

AutorMariane llen da Silva


UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA Coautor(es) Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizotto; Eliana Aparecida Carleto; Luciana Soares Muniz; Ndia Carvalho Arcnio Fraga; Priscila Gervsio Teixeira; Rones Aureliano de Souza; Vaneide Corra Dornellas.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nvel de Ensino Componente Curricular

Tema

Ensino Fundamental Inicial Ensino Fundamental Inicial Ensino Fundamental Inicial Ensino Fundamental Inicial Ensino Fundamental Inicial
Dados da Aula O que o aluno poder aprender com esta aula

Lngua Portuguesa Lngua Portuguesa Alfabetizao Alfabetizao Alfabetizao

Alfab

Anl

Pape

Proc

Evol

Compreender que para aprender a escrever preciso refletir sobre os sons e no apenas sobre o significado das palavras; Desenvolver a conscincia fonolgica, por meio da explorao dos sons iniciais das palavras (aliterao) ou finais (rimas); Comparar as palavras quanto s semelhanas e diferenas sonoras; Perceber que palavras diferentes possuem partes sonoras iguais; Identificar a slaba como unidade fonolgica;

Durao das atividades

Segmentar palavras em slabas; Comparar palavras quanto ao tamanho, por meio da contagem do nmero de slabas; Desenvolver competncias e habilidades para expor ideias prprias, bem como perceber a importncia da socializao do conhecimento.

Aproximadamente 240 minutos Quatro (4) atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prvios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realizao desta atividade necessrio que j tenham sido desenvolvidas algumas estratgias de participao e de interao em sala de aula, pois importante que os alunos sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratgias e recursos da aula


Informaes ao professor

Professor, por meio do Portal do Professor, pretendemos ir ao encontro do programa de formao do MEC: Pacto Nacional da Alfabetizao na Idade Certa, na medida em que podemos trocar e compartilhar ideias sobre as prticas pedaggicas que realizamos, o que contribui significativamente para a nossa formao docente. O Pacto constitudo por um conjunto integrado de aes, materiais e referncias curriculares e pedaggicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formao continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualific-los para assegurarem que todas as crianas estejam alfabetizadas at os oito anos de idade, ao final do 3 ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informaes sobre o Pacto Nacional pela Alfabetizao na Idade Certa, acesse: http://pacto.mec.gov.br (Acesso em 18/05/2013.).

Professor, sabemos que os jogos so importantes recursos didticos para a aprendizagem do SEA (Sistema de Escrita Alfabtica), uma vez que o brincar com a lngua faz parte das atividades que os alunos realizam fora da escola, desde muito cedo. Na alfabetizao, os jogos so poderosos aliados para que os alunos possam refletir sobre o SEA, sem, necessariamente, serem obrigados a realizar treinos enfadonhos e sem sentido. Ao utilizar o jogo, as crianas mobilizam saberes acerca da lgica de funcionamento da escrita, consolidando aprendizagens j realizadas ou se apropriando de novos conhecimentos nessa rea. Fonte: BRASIL. Secretaria de Educao Bsica. Diretoria de Apoio Gesto Educacional. Diretoria de Apoio Gesto Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetizao na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabtica. Braslia: MEC, SEB, 2012, p. 36.

Nesse sentido, propomos essa aula sobre a temtica jogos para a reflexo fonolgica dos alunos, socializando alguns jogos pedaggicos de apoio alfabetizao enviado pelo Ministrio da Educao para as escolas pblicas, haja vista o interesse e o prazer dos alunos pelos jogos.

Fonte: http://ceelufpe.blogspot.com.br/2008/01/noticia-ceel-apresenta-kit-de-jogos.html - Acesso em 18/05/2013.

A partir do trabalho com os jogos, evidenciamos a possibilidade de abordar alguns direitos de aprendizagem dos alunos, como, por exemplo: Participar de interaes orais em sala de aula; Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras; Perceber que palavras diferentes variam quanto ao nmero, repertrio e ordem de letras; Identificar semelhanas sonoras em slabas e em rimas; Perceber que as vogais esto presentes em todas as slabas; Dominar as correspondncias entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras.

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educao Bsica. Diretoria de Apoio Gesto Educacional. Diretoria de Apoio Gesto Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetizao na Idade Certa: currculo na alfabetizao: concepes e princpios. Braslia: MEC, SEB, 2012, p. 32-37.

Professor, nossa proposta em todos os momentos dessa aula, realizar jogos que propiciem a reflexo fonolgica no processo de alfabetizao. Portanto, faz-se necessrio compreender que a conscincia fonolgica no se restringe noo de conscincia fonmica, mas de um olhar amplo que diz respeito reflexo consciente sobre a linguagem, envolvendo palavras, partes das palavras, sentenas, caractersticas e finalidades dos textos, bem como as intenes dos que esto se comunicando oralmente ou por escrito. Quando reflete sobre os segmentos das palavras, a pessoa est pondo em ao a conscincia fonolgica. Fonte: BRASIL. Secretaria de Educao Bsica. Diretoria de Apoio Gesto Educacional. Diretoria de Apoio Gesto Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetizao na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabtica. Braslia: MEC, SEB, 2012, p. 21.

preciso deixar bem claro, que nessa perspectiva concebido que a conscincia fonolgica um conjunto de habilidades necessrias, mas no suficientes para que o aprendiz se alfabetize ao iniciar. Crianas pequenas em situaes que lhes permitam refletir sobre o funcionamento das palavras escritas so ajudadas a comear a observar certas propriedades do sistema alfabtico (como a ordem, a estabilidade, e a repetio de letras nas palavras), ao mesmo tempo em que, divertindo-se, analisam as semelhanas sonoras (de palavras que rimam ou tm slabas iguais ou mediais iguais), bem como examinam a quantidade de partes (faladas e escritas) das palavras.

Fonte: MORAIS, A. e LEITE, T. Como promover o desenvolvimento das habilidades de reflexo fonolgica dos alfabetizandos? In: MORAIS, A; ALBUQUERQUE, E; LEAL, T. (Orgs.).Alfabetizao: apropriao do sistema de escrita alfabtica. Belo Horizonte: Autntica, 2005. 1 Atividade:

Professor, sugerimos o jogo: BINGO DOS SONS INICIAIS que possibilita ao aluno observar que a palavra composta de sons equivalentes a slabas e que estes sons podem se repetir em palavras diferentes. Para isso, organize a sala de aula, crie um ambiente propcio para o jogo. Motive os alunos, perguntado quem gosta de jogar. Explore as regras e aproveite para trabalhar com texto instrucional. Chame a ateno dos alunos para a estrutura deste gnero textual. Agora hora de jogar!

Meta do jogo: Vence o jogo quem primeiro completar a sua cartela, marcando todas as figuras.

Jogadores: Individual ou em duplas (no caso da escolha pela organizao em duplas importante sugerir que eles conversem antes de marcarem a palavra, favorecendo, assim, a discusso entre os pares.).

Componentes: 1 Cartela com seis figuras e as palavras escritas correspondentes s mesmas para cada aluno. Veja alguns exemplos:

Fonte: Kit jogos de jogos educativos - CEEL ( Centro de Estudos em Educao e linguagem) Universidade Federal de Pernambuco.

Fichas com palavras escritas contendo o mesmo som inicial das figuras das cartelas. Veja alguns exemplos correspondendo s fichas apresentadas acima:

Fonte: Kit jogos de jogos educativos - CEEL ( Centro de Estudos em Educao e linguagem) Universidade Federal de Pernambuco.

Um saco para guardar as fichas de palavras.

Regras:

1. 2. 3. 4.

Cada jogador ou duplas recebe uma cartela. O professor sorteia uma ficha do saco e l a palavra em voz alta. Os jogadores que tiverem em sua cartela uma figura cujo nome comece com a slaba da palavra sorteada devero marc-la. O jogo termina quando um jogador ou uma dupla marcar todas as palavras de sua cartela.

Professor, outro aspecto interessante nesse jogo que, como as cartelas apresentam no s as figuras, mas as palavras correspondentes a elas, possvel que os alunos comecem a observar que palavras que tm o mesmo pedao inicial tambm apresentam as mesmas letras no incio. Dessa forma, enquanto os alunos refletem sobre os segmentos sonoros (silbicos) iniciais das palavras tambm so estimulados e refletir sobre a sua forma escrita.

Professor, voc o mediador da situao de jogo, ento crie situaes ou desdobramentos desse jogo por meio de intervenes e atividades que possibilitem a reflexo das palavras estudadas. Observe:

Inicialmente, quando o aluno marcar uma palavra no jogo poder copi-la e circular a slaba que inicia a palavra. Assim, ser feito para cada palavra da cartela. medida que o jogo for se desenrolando chame a ateno para as novas palavras que forem surgindo e pergunte se algum aluno j encontrou, em sua cartela, alguma palavra que comea com a slaba inicial da palavra lida. Caso isso tenha ocorrido, todos os alunos que tiverem copiado palavras com aquela slaba devero escrever a nova palavra logo abaixo e destacar a slaba inicial.

medida que o jogo se desenrola, pea para os alunos citarem outras palavras que comecem com aquela mesma slaba. Anote e forme no quadro uma lista de palavras. Ao final do jogo, reflita com os alunos sobre as partes semelhantes entre essas palavras, chamando os alunos para identificarem naquelas palavras a slaba oral e sua correspondncia escrita.

2 Atividade:

Jogo jogado aprendizagem dobrada: DADO SONORO

Professor, este outro jogo que possibilita ao aluno observar que a palavra composta por segmentos sonoros e que estes podem se repetir em palavras diferentes o jogo: DADO SONORO. Os alunos devem entender que o jogo tem uma finalidade, no apenas uma brincadeira, para isso explique-lhes o objetivo do jogo e as regras. Organize a sala de aula previamente e estimule a participao de todos.

Meta do jogo: Ganha quem, ao final, tiver mais fichas.

Jogadores: 2 a 4.

Componentes: Um dado de oito lados. Uma cartela com 8 figuras de animais numeradas.

Fonte: Kit jogos de jogos educativos - CEEL ( Centro de Estudos em Educao e linguagem) Universidade Federal de Pernambuco.

24 fichas com figuras e palavras (para cada figura da cartela h 3 fichas/palavras que se iniciam com a mesma slaba das figuras/palavras apresentadas na cartela.).

Fonte: Kit jogos de jogos educativos - CEEL ( Centro de Estudos em Educao e linguagem) Universidade Federal de Pernambuco.

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

Regras: A cartela com as figuras numeradas deve estar vista dos jogadores durante todo jogo. Espalham-se as fichas sobre a mesa, com figuras e palavras voltadas para cima. Os jogadores decidem quem deve iniciar a partida. O primeiro jogador inicia a partida lanando o dado e verificando qual a figura na cartela que corresponde ao nmero sorteado. O jogador dever escolher uma figura cujo nome comece com a mesma slaba da figura indicada na cartela. Escolhida a ficha, o jogador pega-a para si. O prximo participante joga o dado e repete o mesmo procedimento. A cada ficha encontrada o jogador ganha um ponto. Se outro participante jogar o dado e o nmero deste for referente a uma figura para qual no h mais fichas, passa-se a vez para o jogador seguinte. Cada jogador s poder pegar uma ficha por vez.

10. Ao final, ganha o jogo quem conseguir um maior nmero de fichas.

Professor, outras situaes podem ser criadas a partir desse jogo. Como por exemplo:

Organize cruzadinhas e palavras com lacunas faltando as slabas iniciais. O aluno dever tentar preencher os espaos em branco corretamente. Proponha uma rodinha e diga que os alunos vo participar de uma brincadeira, mas que essa brincadeira um pouco diferente, pois durante a brincadeira que eles vo descobrir como se brinca. Os alunos devero prestar bastante ateno

Professor, diga: EU VOU VIAJAR E NA MINHA MALA VOU LEVAR..... BALA. E voc, o que vai levar? (S vale, nesse caso, levar objetos com o mesmo som inicial....BA)

Organize um saco com vrios objetos ou figuras e depois pergunte: Adivinhem o que tem neste saco? D pistas. A primeira pista deve ser o fonema inicial da palavra que voc pegou no saco ou que tem em mente A seguir, d pistas significativas, descrevendo o objeto, at que as crianas digam qual a palavra. 3 Atividade:

Professor, escolhemos o jogo: TRINCA MGICA porque permite que o aluno descubra que palavras diferentes podem ter o mesmo pedao sonoro final (a rima).

- Organizando a sala: voc poder organizar em duplas ou em quartetos, para isso agrupe os alunos de forma que se aproximem alunos com diferentes nveis de aprendizagem, assim a possibilidade de um ajudar o outro maior. - Motive os alunos e explore as regras previamente, se necessrio, faa uma demonstrao para que compreendam a dinmica do jogo.

Meta do jogo: Ganha quem formar uma trinca de cartas contendo figuras de palavras que rimam.

Jogadores: Duplas ou quartetos.

Componentes: 24 cartas com figuras (8 trincas de cartas contendo figuras de palavras que rimam).

Fonte: Fonte: Kit jogos de jogos educativos - CEEL ( Centro de Estudos em Educao e linguagem) - Universidade Federal de Pernambuco

Regras:

Cada jogador recebe 3 cartas e o restante delas fica num monte, no centro da mesa, com a face voltada para baixo. Decide-se quem ir comear a partida por meio de lanamentos de dados ou zerinho ou um. ESPECIFICAR, O QUE ISSO? O primeiro jogador inicia pegando uma carta do monte. Ele dever observar se a figura vai rimar com alguma das cartas que est nas mos. Se ele decidir ficar com a carta que pegou dever descartar outra. O mecanismo do jogo igual ao da caxeta.

O prximo jogador decide se pega a carta do monte ou a carta deixada pelo jogador anterior. Independente de qual carta pegar, o jogador dever descartar uma, ficando sempre com trs cartas nas mos. O jogo prossegue at que um dos jogadores faa uma trinca com 3 cartas de figuras cujos nomes rimam.

Professor, importante que, antes do incio do jogo, as palavras representadas pelos desenhos sejam faladas em voz alta. Esse procedimento importante porque possvel que os alunos conheam o objeto representado por outro nome e, por isso, no consigam encontrar seus pares. Por outro lado, muitas vezes, ao olharmos uma imagem, temos dvidas sobre o que elas esto, de fato, representando.

1. Como desdobramento, inicialmente, solicite aos alunos que pensem em outras palavras que rimem com a trinca encontrada. 2. Pea aos alunos que escrevam as palavras que rimam e circulem as partes que possuem as mesmas letras (rimas). 3. Elabore questionamentos sobre a ordem em que aparecem as letras que formam as rimas, fazendo o aluno perceber que se mudarmos a sequncia de letras teremos mudana no som das palavras. 4. Aps o jogo, realize um caa-palavras denominado CAA-RIMAS, com algumas palavras da trinca mgica, solicitando aos alunos que coloram da mesma cor as palavras com segmentos sonoros iguais. 5. Prepare uma atividade de cruzadinha com algumas palavras da trinca mgica associadas s figuras.

4 Atividade:

Professor, propomos o jogo: Batalha de Palavras, pois consideramos que contar o nmero de slabas e comparar o tamanho das palavras uma atividade fundamental para os alunos em processo inicial de alfabetizao, pois, assim, eles podem compreender que existe uma regularidade na composio das palavras, ou seja, medida que os alunos so levados a pensar sobre quantas partes tem cada palavra e refletir sobre qual palavra maior (quanto quantidade de slabas) esto sendo levados a perceber que as palavras so constitudas por unidades silbicas.

Meta do jogo: Vence o jogo quem tiver mais fichas ao final.

Jogadores: Duplas.

Componentes: 30 fichas com figuras cujos nomes variam quanto ao nmero de slabas.

Regras: As fichas devem ser distribudas igualmente entre os dois jogadores. Estes as organizam de forma que fiquem com as faces viradas para baixo, uma em cima da outra, formando um monte. 2. O primeiro jogador vira a primeira ficha de seu montinho ao mesmo tempo em que seu adversrio tambm vira uma ficha do montinho dele. 3. O jogador que virar a ficha cuja palavra contiver maior quantidade de slabas ganha a sua ficha e a ficha virada por seu adversrio. Observe no exemplo abaixo: BOR-BO-LE-TA ( 4 slabas) - PEIXE (2 slabas). 1.

Fonte: Kit jogos de jogos educativos - CEEL ( Centro de Estudos em Educao e linguagem) Universidade Federal de Pernambuco.

1.

Se duas palavras coincidirem quanto ao nmero de slabas cada jogador deve virar mais uma ficha do seu montinho at que haja uma diferena quanto ao nmero de slabas. Nesse caso o

2.

jogador que virar a ficha cuja palavra tiver o maior nmero de slabas leva todas as fichas viradas na jogada. O vencedor ser quem, ao final do jogo, conseguir ficar com o maior nmero de fichas.

Professor, para que os alunos iniciem o jogo importante que entendam que preciso contar as slabas das palavras. D exemplos segmentando palavras em slabas e comparando-as, at que se perceba certa autonomia para jogar. Observe:

1.

Brinque com a turma: Pea para cada aluno falar seu nome e bater palmas em cada slaba.

Fe li pe

Mar ce la

Ma ri a

Faa comparaes entre os nomes: quantas slabas tm esse nome? E esse outro? Qual nome da sala possui a maior quantidade de slabas? Qual nome da sala possui a menor quantidade de slabas? Dentre outros apontamentos. Pea para os alunos pensarem em: 1. 2. 3. Um nome de colega com trs slabas. Um nome de cor com quatro slabas. Um nome de brinquedo com quatro slabas.

Professor, a partir do jogo BATALHA DE PALAVRAS pode-se realizar diferentes trabalhos com os alunos. Observe:

1.

Continue completando o quadro, de acordo com a legenda.

Fonte: Acervo da autora.

2. Resolva as cruzadinhas escrevendo o nome das figuras (uma slaba em cada quadrinho).

Fonte: Acervo da autora.

3.

Que tal brincar de Jogo da Velha utilizando palavras no lugar dos sinais?

O primeiro jogador escreve uma palavra de acordo com a sua escolha com relao ao nmero de slabas, por exemplo, palavras que contm 3 slabas. Depois seguido pelo segundo jogador, que deve escolher palavras com outro nmero de slabas, por exemplo, palavras com 4 slabas. Ganha quem completar um trio de palavras

Fonte: Acervo da autora.

Professor, voc poder tambm dialogar com a Matemtica, pois os jogos sugeridos ao longo desta aula apresentam dados numricos que podem ser utilizados na elaborao de situaes problema e outras atividades que trabalham conceitos matemticos.

Recursos Complementares
CARLETO, Eliana Aparecida. Por que brincar coisa sria: o lugar do ldico nas prticas escolares e na formao do educador. Dissertao (Mestrado em Educao). Faculdade de Educao, Universidade Federal de Uberlndia, 2000.

http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/35663/a-importancia-dos-jogos-nas-seriesiniciais Artigo: A importncia dos jogos nas Sries Iniciais - Acesso 18/05/2013

Avaliao

Professor, a avaliao dever acontecer ao longo do ano letivo e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente, sugerimos um quadro de registro para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avanos de cada um, com relao anlise lingustica: apropriao do sistema de escrita alfabtica que foi trabalhada nessa aula. Por meio desse quadro possvel, tambm, analisar o rendimento dos alunos de modo a pensar nas solues para que efetivamente eles aprendam.

O acompanhamento da aprendizagem das crianas: sugesto de instrumento de registro da aprendizagem

Escola: _________________________________________________________________

Aluno: __________________________________________________________________

Anlise Lingustica: apropriao do Sistema de escrita Alfabtica Escreve o prprio nome. Reconhece e nomeia as letras do alfabeto. Diferencia letras de nmeros e outros smbolos. Conhece a ordem alfabtica e seus usos em diferentes gneros. Reconhece diferentes tipos de letras em textos de diferentes gneros e suportes textuais. Compreende que palavras compartilham certas letras. Percebe que palavras diferentes variam quanto ao nmero, repertrio e ordem de letras.

Segmenta oralmente as slabas de palavras e compara as palavras quanto ao tamanho. Identifica semelhanas sonoras em slabas e em rimas. Reconhece que as slabas variam quanto s suas composies. Percebe que as vogais esto presentes em todas as slabas. L, ajustando a pauta sonora ao escrito. Domina as correspondncias entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos. Domina as correspondncias entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos.

Legenda: (S) Sim; (P) Parcialmente; (N) No

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educao Bsica. Diretoria de Apoio Gesto Educacional. Diretoria de Apoio Gesto Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetizao na Idade Certa: currculo na alfabetizao: concepes e princpios. Braslia: MEC, SEB, 2012, p. 38.

Opinio de quem acessou



Quatro estrelas3 classificaes Cinco estrelas2/3 - 66,67% Quatro estrelas1/3 - 33,33% Trs estrelas0/3 - 0% Duas estrelas0/3 - 0% Uma estrela0/3 - 0% Denuncie opinies ou materiais indevidos!

Opinies

Rosimeire, EMEF Maria Terezinha Camargo Jardim , So Paulo - disse: rosimeire_nascimento@yahoo.com.br 28/08/2013 Cinco estrelas Achei muito relevante, uma tima maneira de ensinar brincando; tenho uma turma de 1 ano e sempre fazemos jogos, agora mais ainda depois do pacto que estamos fazendo.

ccera Celidonio, CENTRO UNIVERSITRIO UnirG , Tocantins - disse: ariacely@gmail.com 28/08/2013 Quatro estrelas Muito bom. Usarei na prtica de metologia da alfabetizao.

Fabiana, EMEF Professora Elvira Yolanda Ervas , So Paulo - disse: souzafabiana28@msn.com 24/07/2013 Cinco estrelas Achei a pgina perfeita e atual! Bem dentro da proposta do PACTO!

Seja um Professor Tv Escola BIOE - Banco Internacional de Objetos Educacionais

S-ar putea să vă placă și