Sunteți pe pagina 1din 16

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Graduao em Farmcia Qumica Geral Experimental Prof.

Raquel Mambrini

REAES QUMICAS

Nathlia Pacfico de Carvalho Rafaela Costa e Silva Raphaele Naiara Silva Ponciano Turma U2C

Belo Horizonte, 22 de maro de 2012 I. INTRODUO A matria pode sofrer transformaes fsicas ou qumicas. As transformaes fsicas no alteram a identidade da substncia, como por exemplo, as mudanas de estado fsico (1). As transformaes qumicas alteram a identidade da matria, ou seja, formam novas substncias. Nas reaes qumicas os compostos consumidos so os reagentes e os compostos formados, os produtos (1, 2). A equao qumica representa qualitativamente e quantitativamente, de forma simplificada, uma transformao, envolvendo reagentes, produtos, seus estados fsicos e as condies (temperatura, presso, solventes, catalisadores), em que as reaes ocorrem (1, 2). Mudana de cor, formao de precipitado, desprendimento de gs com ou sem cheiro caracterstico, absoro ou emisso de luz ou calor, representam os indcios macroscpicos visveis da ocorrncia de uma reao qumica (1, 2). As reaes podem ocorrer com transferncia de eltrons, como as reaes de oxirreduo, ou sem transferncia de eltrons, como, por exemplo, as reaes de combusto e de neutralizao cido-base (1, 2). As transformaes qumicas so mais significativas ou fundamentais que as fsicas energia, e nos processos metablicos, como a respirao.
(1)

estando presente no dia-a-dia, como a oxidao do ferro, preparo de alimentos, fonte de

II. OBJETIVOS Reconhecimento de alguns tipos mais comuns de reaes qumicas, comprovao da ocorrncia e sua caracterizao.

Qumica Geral Experimental Reaes Qumicas

III. RECURSOS NECESSRIOS III. I. Materiais e equipamentos Tubos de ensaio Proveta de 10 mL (1) Bquer de 1 L (1) Tubo de vidro resistente (2 cm de dimetro e 23 cm de comprimento) (1) Conta-gotas (1) Garra (1) Vidro de relgio (2) Esptula metlica (1) Pina de madeira (1) Suporte para tubos de ensaio (1) Basto de vidro (1) Mufa (1) Suporte universal Papel de alumnio Palitos de madeira Conjunto para aquecimento (trip, bico de gs, tela de amianto e fsforos) Capela de exausto Balana eletrnica III. II. Reagentes gua destilada Acido sulfrico 0,1 mol L-1 Dixido de mangans (0,2 g) Clorato de potssio (1 g) Magnsio em fita (0,03 g) gua oxigenada 10 volumes Sdio metlico (0,5 g) Soluo de hidrxido de amnio 0,5 mol L-1 (2 mL) Soluo de sulfato de cobre 0,1 mol L-1 (1 mL)
Qumica Geral Experimental Reaes Qumicas 3

Soluo de permanganato de potssio 0,02 mol L-1 (2 mL) Soluo de nitrato de prata 0,5 mol L-1 Soluo alcolica de fenolftalena 1% m v-1 (1 mL) Soluo de iodo em hexano 0,1% m v-1 (1 mL) cido clordrico 1 mol L-1 Palha de ao Hidrxido de sdio 1 mol L-1 IV. PROCEDIMENTOS Procedimento 1 Colocou-se cerca de 0,5 g de KClO3 em um tubo de ensaio. Adicionou-se pequena quantidade de MnO2 e misturou-se as duas substncias. Aqueceu-se o tubo de ensaio chama do bico de Bnsen com o auxlio da pina de madeira. Com o palito em brasa, verificou-se se o gs produzido e liberado na extremidade do tubo alimenta a combusto. Esperou-se o tubo esfriar, adicionou-se 5 mL de gua destilada e agitou-se. Deixou-se decantar. Transferiu-se a soluo lmpida transparente e incolor para outro tubo de ensaio com o auxlio de um conta-gotas e a este tubo adicionou-se 2 gotas da soluo de nitrato de prata. Anotou-se os resultados e fez-se a interpretao. Descartou-se os resduos de prata nos recipientes devidamente apropriados e rotulados. Procedimento 2 Observou-se um pedao de fita de magnsio de cerca de 2 cm de comprimento e anotou-se suas caractersticas fsicas. Segurou-se a fita por um das extremidades com o auxilio de uma pina metlica. Levou-se a outra extremidade da fita na chama de um bico de gs. Assim que se observou o inicio de uma reao, afastou-se o conjunto da chama mantendoo ao ar sob um vidro de relgio de modo a recolher o p formado. Adicionou-se gua e fenolftalena ao p formado e interpretou-se o experimento. Procedimento 3
Qumica Geral Experimental Reaes Qumicas 4

Colocou-se em um bquer de 1 L de capacidade gua destilada at 2/3 de seu volume. Adicionou-se 5 gotas da soluo alcolica de fenolftalena gua do bquer. Fixou-se a um suporte, um tubo de vidro resistente, que deve ficar com, aproximadamente, 4 cm de sue comprimento imersos em gua. Cortou-se um pequeno fragmento de sdio, limpou-o e colocou-o no interior do tubo. Iniciada a reao, caracterizou-se o gs que se desprende do palito de fsforo em chama. (CUIDADO: nunca se deve tocar em sdio metlico com as mos ou deixar que entre em contato com umidade.) Procedimento 4 Adicionou-se cerca de 2 mL da soluo de gua oxigenada em um tubo. Adicionou-se gotas de soluo de KMnO4 0,02 mol L-1. Adicionou-se gotas de soluo de acido sulfrico 3,5 mol L-1. Observou-se e interpretou-se o resultado. Procedimento 5 Colocou-se 1 mL de soluo 0,1 mol L -1 de Cu2+ em dois tubos de ensaio previamente numerados. No primeiro tubo, adicionou-se, gota a gota, pequena quantidade de soluo de hidrxido de amnio 0,5 mol L-1. Em seguida, adicionou-se maior quantidade da soluo de hidrxido de amnio, ao mesmo tubo, at que houvesse nova transformao. Adicionou-se ao segundo tubo, gota a gota, pequena quantidade da soluo de hidrxido de sdio 0,1mol L-1. Observou-se e interpretou-se o resultado. Procedimento 6 Colocou-se 1 mL da soluo de iodo em hexano 0,1 % m v-1 em um tubo de ensaio. Adicionou-se um pedao de palha de ao. Agitou-se e observou-se o resultado. Procedimento 7 Colocou-se 2 mL de gua destilada em um tubo de ensaio. Adicionou-se 3 gotas de fenolftalena.
5

Qumica Geral Experimental Reaes Qumicas

Adicionou-se 5 gotas de soluo de acido clordrico 1 mol L-1. Agitou-se. Adicionou-se, gota a gota, a soluo de hidrxido de sdio 1 mol L -1. Observou-se e explicou-se o ocorrido. V. RESULTADOS E DISCUSSO Procedimento 1 Observaes experimentais Aps o aquecimento da mistura de clorato de potssio, KClO 3(s), em presena de MnO2(s), observou-se a formao de um gs. Ao aproximar um chama a extremidade do tubo, o gs produzido alimentou a combusto. Na segunda parte deste experimento, aps a decantao do slido e a adio de soluo de AgNO3, observou-se a formao de um precipitado branco no tubo de ensaio. Interpretao dos resultados Na parte inicial do experimento, o que ocorre uma decomposio trmica do KClO3(s), sendo que o MnO2(s) atua apenas como catalisador (no consumido). Esta reao pode ser representada pela Equao 01 a seguir.

Equao 01 - Decomposio trmica do clorato de potssio catalisada por dixido de mangans.

Obtiveram-se duas evidncias de que a reao representada pela Equao 01 de fato ocorreu. A primeira delas a alimentao da chama pelo gs liberado na extremidade do tubo gs oxignio que um gs comburente. A segunda evidncia a formao do precipitado branco (que corresponde ao cloreto de prata) aps a adio de gua ao produto da reao de KClO3(s) em presena de MnO2(s) e o perodo de repouso para decantao (Figura 01).

Qumica Geral Experimental Reaes Qumicas

Figura 01 - A: Produto da reao de KClO3 com MnO2, em repouso para decantao. B: Soluo coletada aps decantao. C: Precipitado branco (de AgCl) formado aps adio de AgNO3. Fonte: Arquivo pessoal.

O on Cl-(aq) presente na soluo reage com o on Ag+(aq) adicionado formando o precipitado insolvel de AgCl(s). Sua formao est representada pela Equao 02. Cl-(aq) + Ag+(aq) AgCl(s)
Equao 02 Precipitao do on prata pelo on cloreto.

Procedimento 2 Observaes experimentais Caractersticas fsicas da fita de magnsio: - Cor: metlica, um pouco fosco (devido exposio atmosfrica) - Flexibilidade: flexvel - Maleabilidade: malevel Quando se levou a fita de magnsio chama, observou-se uma reao qumica com formao de intensa luz branca (Figura 02).

Qumica Geral Experimental Reaes Qumicas

Figura 02 Luz branca intensa formada aps exposio da fita de magnsio chama. Fonte: Arquivo pessoal.

Aps a adio de gua e fenolftalena ao p formado nesta reao, verificou-se a colorao rsea na soluo (Figura 03).

Figura 03 Soluo aquosa do p formado na presena de fenolftalena. Fonte: Arquivo pessoal.

Interpretao dos resultados Ao entrar em contato com a chama, o magnsio entra em combusto, reagindo com o oxignio atmosfrico e formando o xido de magnsio (MgO), um slido branco, conhecido como magnesia. Essa reao (representada pela Equao 03) classificada como uma reao de oxirreduo, sendo o magnsio oxidado (seu nox varia de zero para +2) e o oxignio reduzido (seu nox varia de zero para -2). Outra caracterstica marcante desta reao a absoro de energia da chama pelo magnsio e a liberao desta energia na forma de uma luz intensa branca. Por este motivo, essa reao j foi utilizada para a obteno de flash em mquinas fotogrficas antigas. 2Mg(s) + O2(g) MgO(s) + luz
Equao 03 Reao de combusto do magnsio com liberao de luz.

Ao reagir com a gua, o xido de magnsio transforma-se em hidrxido de magnsio (Equao 04), j que ele um xido bsico. Isto justifica o aparecimento da colorao rsea ao se adicionar a fenolftalena (indicador que assume esta cor em pH bsico).
Qumica Geral Experimental Reaes Qumicas 8

MgO(s) + H2O(l) Mg(OH)2(aq)


Equao 04 Reao do xido de magnsio com a gua, formando hidrxido deste metal.

Procedimento 3

Observaes experimentais Quando se adicionou o fragmento de sdio ao bquer, este reagiu com a gua e a soluo tornou-se rsea (Figura 04). Ao acender um palito de fsforo prximo sada do tubo, houve liberao de energia sonora.

Figura 04 Observao de colorao rsea no bquer contendo gua e fenolftalena aps a adio de fragmento de sdio. Fonte: Arquivo pessoal.

Interpretao dos resultados O sdio metlico um metal macio (verificou-se isso ao cort-lo) e muito reativo. Ele reage violentamente com a gua, de acordo com a Equao 05. 2Na(s) + 2H2O(l) 2NaOH(aq) + H2(g)
Equao 05 Reao do sdio com a gua.

Pode-se observar que, na reao do sdio com gua, h formao de uma base forte (NaOH), o que justifica o aparecimento da colorao rsea na soluo que contm fenolftalena. Esta reao extremamente exotrmica, de modo que o seu calor liberado pode inflamar o H2 produzido por ela, causando uma exploso. Evidenciou-se que o gs liberado era de fato o gs hidrognio colocando um palito de fsforo em chama na sada do tubo e observando-se o som emitido da exploso causada. O sdio metlico extremamente corrosivo. No deve ser armazenado em soluo aquosa (deve-se usar benzeno ou querosene) e nem manipulado diretamente com as mos.
Qumica Geral Experimental Reaes Qumicas 9

Procedimento 4

Observaes experimentais Aps a adio de KMnO4(aq) ao tudo contendo gua oxigenada, observou-se a desprendimento de gs (bolhas), mudana de colorao para marrom (O KMnO 4 era roxo e o H2O2 incolor) e aquecimento do tubo (Figura 05).

Figura 05 Desprendimento de gs em tubo contendo H2O2 aps adio de KMnO4. Fonte: Arquivo pessoal.

Em seguida, adicionou-se cido sulfrico e observou-se a separao de fases dentro do tubo, aparecendo um precipitado marrom e um lquido sobrenadante incolor (Figura 06).

Figura 06 Formao do precipitado marrom aps adio de KMnO4 e H2SO4 em H2O2. A: Incio da precipitao. B: Precipitado quase inteiramente decantado. Fonte: Arquivo pessoal.

Interpretao dos resultados O perxido de hidrognio (H2O2) uma substncia pouco estvel que sofre decomposio espontnea, num processo exotrmico, de acordo com a Equao 06. 2H2O2(l) 2H2O(l) + O2(g)
Equao 06 Decomposio do perxido de hidrognio.

Qumica Geral Experimental Reaes Qumicas

10

O permanganato de potssio (KMnO4(aq)) um poderoso agente oxidante, sendo altamente empregado para este fim na qumica. Na realidade, o agente oxidante o on permanganato (MnO4-(aq)). Na reao feita em laboratrio, o MnO 4-(aq) oxida o H2O2(l) em O2(g). O comportamento do on permanganato ditado pelo pH do meio. Em meio alcalino/neutro (situao observada antes da adio do H2SO4(aq) no experimento), ele oxida a outra espcie (no caso, o perxido de hidrognio), e tem seu tomo de mangans reduzido do nox +7 para +4, formando dixido de mangans (MnO2), um precipitado marrom(4). Por causa da reao descrita no pargrafo anterior, antes da adio do cido sulfrico, verificou-se uma mudana de cor no tubo para o marrom (evidenciando a reduo do mangans para o seu nox +4), alm do desprendimento de gs e do aquecimento (correspondentes liberao de O2(g) e ao carter exotrmico da decomposio do H 2O2(l), respectivamente). Aps a adio de cido sulfrico, observou-se que o precipitado marrom (MnO 2(s)) iniciou uma migrao para o fundo do tubo (Figura 06). Alm disso, o sobrenadante ficou incolor. Verificaram-se essas mudanas porque, em meio cido, o mangans +4 transforma-se em mangans +2, um on incolor, de acordo com o equilbrio representado pela Equao 07. MnO2(s) + 4H+(aq) + 2e- Mn2+(aq) + 2H2O(l)
Equao 07: Equilbrio existente entre o MnO2 e o Mn2+.

A permanncia do precipitado marrom de dixido de mangans no tubo pode ter sido resultado de uma quantidade de cido sulfrico insuficiente para deslocar o equilbrio da Equao 07 mais para a direita, mas isto no vem caso. O objetivo deste experimento a verificao de mudanas macroscpicas nos sistemas e uma compreenso plausvel das mesmas. Evidenciou-se, portanto, como o KMnO4(aq) foi capaz de influenciar na decomposio do H2O2(l), acelerando-a.
Procedimento 5

Observaes experimentais A soluo de Cu2+(aq) possua colorao levemente azul, como mostra a Figura 07.

Qumica Geral Experimental Reaes Qumicas

11

Figura 07 Soluo de Cu2+(aq). Fonte: Arquivo pessoal.

Observou-se, no tubo 1, que a adio de NH4OH(aq) tornava a soluo mais escura (azul mais escuro) e leitosa, a princpio (Figura 08). No tubo 2, a adio de NaOH (aq) resultou na formao de um precipitado esverdeado (Figura 09).

Figura 08 A: Produto obtido aps adio de pequena quantidade de NH4OH(aq) sol. de Cu2+(aq). B: Produto obtido aps adio de grande quantidade de NH4OH(aq) sol. de Cu2+(aq). Fonte: Arquivo pessoal.

Figura 09 Produto obtido aps adio de pequena quantidade de NaOH(aq) sol. de Cu2+(aq). Fonte: Arquivo pessoal.

Interpretao dos resultados

Qumica Geral Experimental Reaes Qumicas

12

No tubo 1 (Figura 08), a reao corresponde quela representada pela Equao 08, na qual h a formao de um sal complexo de cobre de cor azul intensa. Cu2+(aq) + 4NH3(aq) [Cu(NH3)4]2+(aq) (azul intenso)
Equao 08 Reao entre o on cobre (II) e a amnia.

No tubo 2 (Figura 09), a reao corresponde quela representada pela Equao 09, na qual houve formao de um precipitado esverdeado (hidrxido de cobre (II)). Cu2+(aq) + NaOH(aq) Cu(OH)2(aq) + Na+(aq)
Equao 09: Reao entre o on cobre (II) e o hidrxido de sdio.

Procedimento 6

Observaes experimentais Ao adicionar-se ferro (palha de ao) a uma soluo de iodo em hexano 0,1% p/v - em um tubo de ensaio previamente molhado para acelerar o processo - ocorreu uma reao, onde houve uma mudana de cor da soluo de iodo (de violeta passou para incolor). Interpretao dos resultados A reao ocorrida corresponde formao de ons iodeto (I-(aq)) e oxidao do ferro presente no ao a ferro (II), ou seja, formando iodeto de ferro II (ou iodeto ferroso), de acordo com a Equao 10: I2 + Fe FeI2
Equao 10 Reao entre o iodo e o ferro.

A mudana de cor observada (a soluo de iodo em hexano violeta, e aps a reao se torna transparente) deve-se reduo do iodo a ons iodeto, que so incolores. Procedimento 7 Observaes experimentais Ao adicionar-se a soluo acido clordrico 1 mol L-1 ao tubo de ensaio com gua e fenolftalena (indicador cido-base) no se observa mudanas na soluo, mas aps adicionarse, gota a gota, a soluo de hidrxido de sdio 1 mol L -1, percebe-se uma mudana na colorao do liquido formado no tubo de ensaio. Quanto mais hidrxido de sdio adicionado, a colorao passa de transparente para rseo lenta e gradativamente, at que a cor se estabelea por completo (Figura 10).

Qumica Geral Experimental Reaes Qumicas

13

Figura 10 Mudana de colorao do meio cido para bsico utilizando como indicador a fenolftalena. Fonte: Arquivo pessoal.

Interpretao dos resultados A reao observada foi um processo de titulao cido forte base forte. A base (NaOH) dissocia-se e reage com o cido (HCl), que esta ionizado, formando um sal (NaCl) dissociado e gua, como mostram as Equaes 11, 12, 13 e 14: HCl(aq) Cl-(aq) + H3O+(aq) (ionizao do cido) NaOH(aq) Na+(aq) + OH-(aq) (dissociao da base) OH-(aq) + H3O+(aq) 2H2O(l) (a reao de neutralizao que ocorre na titulao) Reao global: HCl(aq) + NaOH(aq) Na+(aq) + Cl-(aq) + 2H2O(l)
Equaes 11, 12, 13 e 14 Neutralizao cido-base entre o cido clordrico e o hidrxido de sdio.

VI. CONCLUSO Conforme as informaes fornecidas, o andamento dos experimentos e os resultados observados, conclui-se que a prtica foi realizada de forma satisfatria. Verificou-se diferentes tipos de reaes qumicas, suas classificaes e representaes equacionais, com base em princpios qumicos. Conclui-se que evidncias macroscpicas podem ser indcios de reaes qumicas. Verificou-se muitas delas nesta prtica: mudana de cor (Procedimento 5), desprendimento de gs (Procedimento 4), liberao de energia luminosa (Procedimento 2), formao de

Qumica Geral Experimental Reaes Qumicas

14

precipitado (Procedimento 1), mudana de pH verificada por indicadores apropriados (Procedimento 7), entre outros.

VII. BIBLIOGRAFIA [1] RUSSELL, J.B.; Qumica Geral Vol 1. (Texto em PDF). [2] Apostila de Qumica Geral. UFMG, Departamento de Qumica. 1 Semestre, 2012. [3] SOARES, Jorge Costa. Demonstraes de reaces de oxidao-reduo. Departamento de Qumica, Faculdade de Cincias Universidade do Porto. Maio de 2008. Disponvel em: <http://nefqesrt0708.files.wordpress.com/2008/05/jorge-seminario-de-quimica.pdf>. Acesso em: 04/04/2012 s 20:30h.
Qumica Geral Experimental Reaes Qumicas 15

[4] OHWEILER, O. A. Teoria e Prtica da Anlise Quantitativa Inorgnica. Braslia: Editora Universidade de Braslia, 1968. 4 volume.

Qumica Geral Experimental Reaes Qumicas

16

S-ar putea să vă placă și