Sunteți pe pagina 1din 8

Curso: CINEMA Olhar da Direo Professor: Nelson Bucker Aula/unidade: Prtica cinematogrfica

"O cinema um modo divino de contar a vida." (Federico Fellini)

LEMBRETE IMPORTANTE! CUIDADO COM A QUEBRA DE EIXO Quando uma das cmeras ultrapassa o eixo dos 180 graus , dizemos que ela "quebrou o eixo", veja no esquema.

A IMAGEM captao e emisso


LUZ
O que ns chamamos de luz, faz parte da faixa de freqncia eletromagntica. por ela tambm que so emitidas a radiodifuso, como j vimos. Chamamos de luz a parte visvel dessas radiaes, que fica entre as freqncias infravermelhas e ultravioletas. Na faixa visvel temos aproximadamente cerca de 600.000 matizes de cor, e todas somadas formam a luz branca. parte do espectro eletromagntico

A luz que incide nos objetos, parte absorvida, parte rebatida. A parte refletida que chega aos nossos olhos e tambm aos sensores eletrnicos das cmeras, permitindo a observao dos objetos. Dependendo da freqncia em reflexo que determinamos a cor, exemplificando num padro simplista: um objeto branco reflete igualmente todas as freqncias; um objeto negro absorve igualmente todas as freqncias; um objeto vermelho absorve todas as freqncias menos a vermelha. TEMPERATURA DE COR
Luz e calor esto associadas, isto todos sabem. Experincias em laboratrios observaram que um corpo negro (objeto que retm o calor em condies ideais) quando aquecido comeava a emanar luz. Foi utilizado como temperatura padro, Kelvin (K) - temperatura cujo zero absoluto est a -273C. A medida que a temperatura foi aumentando o objeto comeou obter cor vermelha, passando pelo branco e depois atingiu o azul. A luz branca foi atingida com temperatura de 3.200K, tornando-se esta a medida padro para a cor branca em televiso, e todas as cmeras saem dos laboratrios das fbricas com esse ajuste. Os refletores e lmpadas de estdio esto neste padro. Durante o dia a temperatura de cor, como dissemos, varia para o tom azul, e nas cmeras existem filtros que compensam essa diferena. Tambm existe um procedimento eletrnico nas cmeras que compensa automaticamente os nveis das cores, chamamos de balanceamento. Esse procedimento feito utilizando uma superfcie totalmente branca, onde refletida a luz a ser utilizada, e a cmera faz a leitura equilibrando os nveis. Podemos dizer que ningum se preocupava com a temperatura de cor quando a televiso ainda era em preto e branco. Mas to logo a cor foi introduzida, todos comearam a tomar conscincia do problema. Critrios de padro foram adotados e bsico para todos os fabricantes. A tabela a seguir mostra diversas fontes de luz com a temperatura em Kelvin correspondente. Tabela - TEMPERATURAS DE COR

KELVIN (aproximadamente) 800 K ferro em brasa 1.850 K luz de vela

FONTES DE LUZ

2.500 K lmpadas incandescentes de tungstnio de 60 watts 2.600 K lmpadas incandescentes de tungstnio de 100 watts 2.800 K lmpadas incandescentes de tungstnio de 500 watts

2.900 K lmpadas incandescentes de tungstnio de 1.000 watts 3.200 K lmpada de halognio e lmpada photoflood 4.000 K sol nascente e sol poente 4.200 K arco voltaico 5.000 K sol uma a duas horas aps nascer ou antes do ocaso 5.500 K lmpadas de descargas eltricas - HMI (substitui o arco voltaico) 6.000 K sol, duas a quatro horas aps nascer e antes do ocaso; flash eletrnico 7.000 K cu encoberto, meio-dia 10.000 K sol ao meio-dia beira mar ou alto de serra

As cmeras saem da fbrica reguladas para 3.200K . Para uso externo elas possuem filtros (variam de fabricantes e modelos) adequados para as diferenas das temperaturas de cor. Mas se o filtro no conseguir compensar a cor, as cmeras contam com o recurso do balanceamento de branco (white balance) que nivela automaticamente as cores. Elas tambm tem o balanceamento de preto (black balance) que deve ser feito antes para ajustar os nveis internos. O processo de balanceamento feito atravs da diminuio das cores em excesso e aumentando as cores em baixa quantidade, e tudo de modo eletrnico, j que as cores correspondem a freqncias.

A IMAGEM E AS CORES

A luz incidida sobre os objetos foi alvo dos pintores impressionistas, como por exemplo Alfred Sisley que pintou a igreja de Moret em horrios diferentes, observando que luz e sombras movimentavam-se conforme a posio do sol, e os contrastes nas paredes davam um novo aspecto a essa mesma igreja.

Igreja de Moret -Manh de Igreja de Moret -Vento Gelado Igreja de Moret - Inverno Sol

Os impressionistas trabalharam com o princpio que iria possibilitar a fotografia, o cinema e a televiso. A tcnica utilizada por eles era de pinceladas rpidas e pequenas, representando os contrastes e cores que os objetos possuam. Quando observamos um quadro impressionista bem prximo, vemos somente pinceladas lado a lado, a medida que nos afastamos, nosso crebro faz a somatria dessas pinceladas e interpreta como uma imagem nica, formando assim a representao de algo que podemos reconhecer. Sendo assim, podemos dizer que a imagem que observamos no existe na pintura, mas sim em nosso crebro. Tambm a fotografia trabalha com pontos luminosos (pixel) lado a lado que interpretados pelo crebro considera a representao de uma imagem. Quando observamos bem prximo a tela do televisor vemos somente esses pontos.

detalhe das pincladas


Televiso transforma luz em sinais eletrnicos e depois reverte, transformando sinais eletrnicos em luz novamente. A luz que incide na cmera de televiso dividida em 3 cores primrias aditivas e tratadas separadamente como sinais: vermelho, verde e azul (RGB). Para que possamos obter melhor composio da imagem, mencionamos aqui algumas regras que podem auxiliar a nossa captao: Mantenha letras coloridas o maior possvel ou d um destaque nelas em preto e branco. Cores adjacentes tem tendncia a se esvanecer, perdendo separao entre elas.

Evite branco puro, amarelo plido e branco apagado, posto que eles podem estar muito brilhantes para a cmera. As cores suaves e o cinza suave, normalmente, iro reproduzir como branco na televiso. Cores de tonalidade mdia reproduzem melhor. Cores escuras como o marrom, preto e prpura podem parecer como preto em televiso.

No misture lmpadas fluorescentes com lmpadas de quartzo tungstnio halgenas em um mesmo cenrio. Isto ir criar problemas de temperatura de cor.

O fundo de um objeto colorido dever ser ou cinza ou uma cor complementar. Por exemplo: vermelho aparece melhor diante de um fundo azul-verde, amarelo em frente a azul, verde em

frente a magenta, laranja em frente a verde e tonalidades de pele aparecem melhor perante um fundo cian.

Objetos de brilho multicolorido aparecem melhor diante de um fundo suave e neutro. Evite usar fundos confusos, pois estes podero distrair a ateno do objeto principal.

A ateno sempre atrada para itens com cor slida. Cor pastel atrair menos ateno e boa para fundo.

Objetos suaves aparecero mais brilhantes e suas cores aparecero mais saturadas do que objetos irregulares.

As cores aparecero mais brilhantes e mais saturadas se iluminadas por uma luz forte do que estas iluminadas por uma luz suave ou difusa.

Fundos pretos fazem as cores claras e escuras aparecerem mais brilhantes.

Cores quentes (amarelo e laranja) parecero estar mais prximas e maiores que cores frias (azul, cian e verde).

Se possvel, use um mnimo de cores em cena. Duas ou trs cores complementares so suficientes.

Algumas cores tornam-se irreconhecveis quando mostradas na tela de televiso em cores. As cores entre vermelho-laranja e magenta parecem no final resultando as mesmas. Da mesma forma, o azul e o violeta parecem a mesma cor na tela. O cengrafo dever evitar iluminar uma ma vermelha com vermelho-laranja ou misturar uma vestimenta azul com violeta. Estas diferenas de matiz no iro se reproduzir.

Amarelo, ouro, laranja e cores quentes iro aparecer mais iluminadas na cmera do que na vida real. Os verdes aparecero mais escuros na televiso do que na realidade o so.

Tabela - COR DE CABELO E VESTIMENTA

cor de cabelo Louro Moreno Ruivo Branco ou Grisalho

cores de roupas bege, salmo, azul escuro ou saturado azul escuro ou saturado, cinza ou laranja mdio rosa plido, cinza mdio e claro rosa plido, vermelho escuro

Cores de roupas para efeitos especiais

cores de roupas descomprometedoras amarelo aumenta o conjunto e fornece um matiz violeta

cinza claro d uma aparncia morena

amarelo faz o conjunto parecer rosado amarelo-esverdeado

azul violeta acentua tonalidades de pele rosada

azul escuro ou saturado d um conjunto de vitalidade

CAPTAO A definio da imagem melhora a medida que analisada com um nmero maior de linhas e freqncia de vezes que isso acontece. Como j disse, a televiso comeou com uma definio de 30 linhas e hoje existe o desenvolvimento do HDTV (High Definition Television). No Japo a NHK, emissora pblica japonesa, desenvolveu um sistema com 1.125 linhas, com um padro de quadro de 16 X 9 - nos sistemas atuais a relao de 3 X 4. Nos Estados Unidos existe um desenvolvimento para 1050 linhas (525 X 2) e na Europa um de 1250 (625 X 2). Para uma questo de comparao o cinema conta com uma definio aproximada de 1064 linhas. No sistema PAL-M e NTSC a imagem captada e transmitida com 525 linhas dividida em dois campos - um campo (field) com linhas pares e outro com mpares - numa freqncia de 60 vezes por segundo (265,5 linhas mpares 30 vezes e 265,5 pares, tambm 30 vezes, formando assim as 525 linhas). Por isso, nosso sistema formado por 30 quadros (frames) entrelaados. O PAL-G (G inicial Germany), sistema alemo, tem 625 linhas e o SECAM, 819 linhas.

MICROFONES Os microfones mais utilizados esto em trs categorias: 1. microfones omni-direcionais; 2. microfones bi-direcionais; 3. microfones direcionais; OMNI-DIRECIONAIS - captam igualmente os sons em todas as direes, so ideais para captao de orquestras e corais. No aconselhvel para entrevistas.

BI-DIRECIONAIS - possuem sensibilidade igual, tanto na parte frontal quanto na posterior. timo para captao de dois assuntos frontais, colocando-o entre os dois.

DIRECIONAIS - captam os sons provenientes de uma nica direo, eles se subdividem em: 1. cardiides - seu campo de captao tem a forma de um corao. Adequado para captao de vozes ou instrumentos.

2. supercardiides - mais sensvel que o cardiide, entretanto, tem uma pequena sensibilidade na rea de trs.

ultradirecionais ou hipercardiides - conhecido tambm como canho, apresenta enorme sensibilidade para captao dos sons frontais, porm existe uma pequena sensibilidade traseira. Excelente para captao de voz distncia.

S-ar putea să vă placă și