Sunteți pe pagina 1din 3

A Lei de Cotas e a dificuldade de selecionar PNEs

Uma das maiores dificuldades das empresas atualmente conseguir cumprir a lei de cotas, que estipula um nmero mnimo de funcionrios portadores de necessidades especiais. Para saber mais sobre essa legislao e orientar os leitores, o RH Mais conversou com a advogada trabalhista Aparecida Tokumi Hashimoto.

Data: 10/11/2010 | Entrevistado: Aparecida Tokumi Hashimoto

LG: O que diz a Lei de Cotas? Aparecida: A Lei n. 8.213/91, no art. 93, estabeleceu a obrigatoriedade de as empresas com cem ou mais empregados preencherem uma parte de seus cargos com pessoas portadoras de deficincia habilitadas ou beneficirios reabilitados, nos seguintes termos: "Art. 93. A empresa com cem ou mais empregados est obrigada a preencher de 2% (dois por cento) a 5% (cinco por cento) dos seus cargos com beneficirios reabilitados ou pessoas portadoras de deficincia, habilitadas, na seguinte proporo: I. II. III. IV. at 200 empregados..............2% de 201 a 500.........................3% de 501 a 1.000.....................4% de 1.001 em diante.............5%

1 A dispensa de trabalhador reabilitado ou de deficiente habilitado ao final do contrato por prazo determinado de mais de 90 (noventa) dias, e a imotivada, no contrato por prazo indeterminado, s poder ocorrer aps a contratao de substituto de condio semelhante. 2 O Ministrio do Trabalho e da Previdncia Social dever gerar estatsticas sobre o total de empregados e as vagas preeenchidas por reabilitados e deficientes habilitados, fornecendo-as, quando solicitadas, aos sindicatos ou entidades representativas dos empregados" O referido dispositivo legal limita a substituio do portador de deficincia. O empregado portador de deficincia dispensado pela empresa s pode ser substitudo por outro, em condio semelhante. Isso no significa que o outro trabalhador deve ter a mesma deficincia do substitudo. Igualmente, a substituio pode ser em outra funo, j que o objetivo a contratao de outra pessoa com deficincia para manter a cota da empresa. LG: Quais pessoas podem ser enquadradas como Portadoras de Necessidades Especiais (PNE)? Aparecida: O Decreto n. 3.298/99, nos 2 e 3, conceitua a pessoa portadora de deficincia habilitada como sendo "aquela que concluiu curso de educao profissional de nvel bsico, tcnico ou tecnolgico, ou curso superior, com certificado ou diplomao expedida por instituio pblica ou privada, legalmente credenciada pelo Ministrio da Educao ou rgo equivalente, ou aquela com certificado de concluso de processo de habilitao ou reabilitao profissional fornecido pelo INSS", bem como "aquela que, no tendo se submetido a processo de habilitao ou reabilitao, esteja capacitada para o exerccio da funo". Pessoa com deficincia reabilitada aquela que passou por processo orientado a possibilitar que adquira, a partir da identificao de suas potencialidades laborativas, o nvel suficiente de desenvolvimento profissional para reingresso no mercado de trabalho e participao na vida comunitria (Decreto n. 3.298/99, art. 31). Portanto, todo trabalhador portador de limitao fsica, mental, sensorial ou mltipla, que o incapacite para o exerccio de atividades normais da vida e que, em razo dessa incapacidade, tenha dificuldade para se inserir no mercado de trabalho, pode ser enquadrado como portadora de necessidades especiais.

Contudo, se a deficincia apresentada no implicar na impossibilidade de execuo normal das atividades do corpo, no poder ser enquadra na Lei de Cotas. LG: As empresas que no conseguem cumprir a Lei de Cotas (por falta de qualificao ou mesmo de profissionais com necessidades especiais disponveis) podem sofrer algum tipo de punio? Quais punies podem ser aplicadas? Aparecida: Embora no devesse ser punida, a empresa que comprova que no conseguiu atingir a cota por circunstncias alheias sua vontade (falta de qualificao, baixa escolaridade ou insuficincia de deficientes no mercado de trabalho), no isso o que ocorre. As empresas que descumprem a legislao referente contratao das pessoas portadoras de deficincia (art. 93 da Lei n. 8.213/91) esto sendo autuadas pelos auditores-fiscais do Trabalho, com imposio de multa administrativa, o que tem levado as empresas ao Judicirio para obter a anulao dessas autuaes. A multa administrativa calculada por cada empregado deficiente que a empresa deixou de contratar, de acordo com a sua cota. Alm disso, possvel o encaminhamento de relatrio ao Ministrio Pblico do Trabalho para a adoo das medidas legais cabveis:

a.

b.

c.

as empresas so convocadas a comparecer perante o Ministrio Pblico do Trabalho para comprovar o cumprimento dos percentuais previstos em lei quanto ao preenchimento dos cargos com pessoas portadoras de deficincias; para as empresas que esto em desconformidade com a lei, o MPT, em regra, prope que seja firmado termo de ajustamento de conduta (TAC), para que, em tempo razovel, seja cumprida a cota, sob pena de multa por descumprimento de obrigao de fazer; caso a empresa se negue a firmar o TAC, o MPT ajuizar ao civil pblica para exigir o cumprimento da obrigao, com imposio de multa e pedido de indenizao por dano moral coletivo.

LG: A lei instrui como agir nos casos dos cargos oferecidos pelas empresas serem incompatveis com o desempenho pelo portador de deficincia? Aparecida: A pessoa portadora de deficincia possui limitaes em determinadas reas, mas no para todas as atividades. Logo, dependendo das limitaes impostas pela deficincia, a pessoa no conseguir desenvolver todas as atividades inerentes as funes contratadas, mas poder realizar parte delas. Nessa hiptese, a empresa, sempre que possvel, deve verificar a possibilidade de desmembrar as funes de forma a atender as limitaes do empregado. A excluso do portador de deficincia s deve ser excepcionalmente admitida, isto , naqueles casos em que a deficincia impede o exerccio da funo, como no caso do motorista profissional, funo para a qual exigida acuidade visual, no pode ser desempenhada por cego LG: Ao abrir processo seletivo para essas vagas, os profissionais de RH podem restringir o tipo de necessidade especial que o candidato pode ter? Aparecida: No processo seletivo de empregados, com deficincia ou no, no podem ser usados critrios arbitrrios que impeam ou dificultem o acesso ao emprego. Somente os requisitos tcnicos necessrios ao desempenho da atividade podem ser exigidos. Por exemplo, a empresa que buscar apenas pessoas com deficincias leves para contratar, ou se concentrar num tipo nico de deficincia, estar incorrendo em prtica discriminatria. A legislao brasileira garante o acesso ao trabalho a todas as categorias de deficincia (art. 7, XXXI, da Constituio Federal, c/c art. 4 da Recomendao n 168 da Organizao Internacionadl do Trabalho). O que a empresa pode buscar contratar a pessoa e no um determinado tipo de deficincia, pois as pessoas com deficincia tm o direito de ser respeitadas, sejam quais forem a natureza e a severidade de sua deficincia LG: Se a empresa contratar um profissional que no est totalmente preparado e lhe oferecer um treinamento, esse momento de preparao considerado como preenchimento de cota? Ou seja, se a empresa for treinar um deficiente, ela estar sujeita ao pagamento de multa? Aparecida: Quando o portador de deficincia no possuir a experincia necessria ao desempenho da funo, a prpria empresa deve oportunizar para que a pessoa adquira as habilidades e os conhecimentos exigidos para o exerccio da funo, mediante treinamento especfico. Durante o perodo

de treinamento, o portador de deficincia deve ser considerado como empregado e, como tal, deve integrar a cota da empresa. LG: Ao contratar esses colaboradores, as empresas precisam adaptar seu ambiente de trabalho. Alm desse cuidado, a lei exige que seja feito algum outro tipo de adaptao ou que seja oferecido algum benefcio especfico? Aparecida: As empresas devem providenciar a adequao dos meios e recursos para o bom desempenho do trabalho da pessoa portadora de deficincia, tais como: adaptaes do maquinrio, equipamentos, substituio de teclados por pedais, braos computadorizados, estaes de trabalho e/ou adequaes das tarefas correspondentes ao posto de trabalho, do tempo de trabalho e de sua organizao, bem como a adaptao do espao fsico da empresa etc. Alm disso, as empresas devem facilitar o acesso das pessoas portadoras de deficincia ou com mobilidade reduzida, mediante a supresso de barreiras e de obstculos na edificao e no mobilirio, para possibilitar a liberdade de movimento e circulao com segurana dessas pessoas. Enfim, a pessoa portadora de deficincia tem direito a um meio ambiente do trabalho adequado sua deficincia (ex: rampa para paraplgicos; marcaes em braile para deficientes visuais) para que o seu trabalho se d em condies de igualdade com os demais trabalhadores. Tambm deve ser reservada vaga especial no estacionamento da empresa para portadores de deficincia fsica, com dimenses adequadas de acordo com a legislao municipal, para que possam vir ao trabalho com veculos prprios. A pessoa com deficincia tambm tem direito a um horrio de trabalho flexvel e reduzido, com proporcionalidade de salrio, quando tais procedimentos forem necessrios em razo do seu grau de deficincia, como, por exemplo, para atender as necessidades especiais como locomoo, tratamento mdico etc. (art. 35, 2, do Decreto n. 3.298/99).

Advogada e scia do Escritrio Granadeiro Guimares Advogado, Aparecida Tokumi Hashimoto atu graduao e especializao em Direito Previdencirio, alm de graduao em Direito.

S-ar putea să vă placă și