Sunteți pe pagina 1din 7

Legislao de interesse das comunidades tradicionais de terreiro

1) Direitos Liberdade de Crena e de Culto Constituio Federal art. 3, incisos I e VI; art. 4, inciso II; art. 5, incisos VI e VIII; art. 19, inciso I "Art. 3 Constituem objetivos fundamentais da Republica Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidaria; IV - promover a bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao." "Art. 4 A Republica Federativa do Brasil rege-se nas suas relaes internacionais pelos seguintes princpios: II - prevalncia dos direitos humanos;" "Art. 5 Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pais a inviolabilidade do direito a vida, a liberdade, a igualdade, a segurana e a propriedade, nos termos seguintes: VI - inviolvel a liberdade de conscincia e de crena, sendo assegurado o livre exerccio dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteo aos locais de culto e a suas liturgias;

VIII - ningum ser privado de direitos por motivo de crena religiosa ou de convico filosfica ou poltica, salvo se as invocar para eximir-se de obrigao legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestao alternativa, fixada em lei;" "Art. 19. E vedado a Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios: I - estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencion-Ios, embaraarIhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relaes de dependncia ou aliana, ressalvada, na forma da lei, a colaborao de interesse publico" Lei n 4.898 de 9 de dezembro de 1965 "Art. 3. Constitui abuso de autoridade qualquer atentado: a) a liberdade de locomoo; b) a inviolabilidade do domiclio; c) a liberdade de conscincia e de crena; d) ao livre exerccio do culto religioso; e) a liberdade de associao;"

2) Discriminao Religiosa

Cdigo de Processo Penal Art.5, inciso I, 3 - Qualquer pessoa do povo que tiver conhecimento da existncia de infrao penal em que caiba ao pblica poder, verbalmente ou por escrito, comunic-Ia a autoridade policial, e esta verificada a procedncia das informaes, mandara instaurar inqurito."

Lei Ca - Art.1 da LEI 7.716 de janeiro de 1989: "Sero punidos, na forma, desta Lei, os crimes resultantes de discriminao ou preconceito de raa, cor, etnia, religio ou procedncia nacional. Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminao ou preconceito de raa, cor, etnia, religio ou procedncia nacional. (Redao dada Dela Lei n 9.459, de 15/05/1997)

Pena: recluso de um a trs anos e multa. 2 Se qualquer dos crimes previstos no caput cometido por intermdio dos meios de comunicao social ou publicao de qualquer natureza: (Redao dada pela Lei n 9.459, de 15/05/1997)

Pena: recluso de dois a cinco anos e multa. 3 No caso do pargrafo anterior, o juiz poder determinar, ouvido o Ministrio Publico ou a pedido deste, ainda antes do inqurito policial, sob pena de desobedincia: (Redao dada Dela Lei n 9.459, de 15/05/1997)

I - o recolhimento imediato ou a busca e apreenso dos exemplares do material respectivo; II - a cessao das respectivas transmisses radiofnicas ou televisivas. 4 Na hiptese do 2, constitui efeito da condenao, aps o trnsito em julgado da deciso, a destruio do material apreendido (Pargrafo includo pela Lei n 9.459 de 15/05/1997)

3) Associao Religiosa

Constituio Federal art. 5 incisos:

"XVII - e plena a liberdade de associao para fins Icitos, vedada a de carter paramilitar; XVIII - a criao de associaes e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorizao, sendo vedada a interferncia estatal em seu funcionamento; XIX - as associaes s podero ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por deciso judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o transito em julgado; XX - ningum poder ser compelido a associar-se ou a permanecer associado; XXI - as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, tem legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicial mente;"

Cdigo Civil "Art. 53. Constituem-se as associaes pela unio de pessoas que se organizem para fins no econmicos. Pargrafo nico. No ha, entre os associados, direitos e obrigaes recprocos.

Art. 54. Sob pena de nulidade, o estatuto das associaes conter: I - a denominao, os fins e a sede da associao; II - os requisitos para a admisso, demisso e excluso dos associados; III - os direitos e deveres dos associados; IV - as fontes de recursos para sua manuteno; V - o modo de constituio e de funcionamento dos rgos deliberativos VI - as condies para a alterao das disposies estatutrias e para a dissoluo. VII - a forma de gesto administrativa e de aprovao das respectivas contas." 4) Direitos do Ministro Religioso Previdncia Social

Lei n. 8.212 de 24 de julho de 1991 "Art. 12. So segurados obrigatrios da Previdncia Social as seguintes pessoas fsicas: V - como contribuinte individual: c) o ministro de confisso religiosa e o membro de instituto de vida consagrada, de congregao ou de ordem religiosa;"

5) Visto Temporrio Lei n. 6.815, de 19 de agosto de 1980

"Art. 13. o visto temporrio poder ser concedido ao estrangeiro que pretenda vir ao Brasil:

VII - na condio de ministro de confisso religiosa ou membro de instituto de vida consagrada e de congregao ou ordem religiosa." 6) Acesso a hospitais, presdios e outros

Lei n. 9.982, de 14 de julho de 2000

"Art. 1 Aos religiosos de todas as confisses assegura-se o acesso aos hospitais da rede publica ou privada, bem como aos estabelecimentos prisionais civis ou militares, para dar atendimento religioso aos internados, desde que em comum acordo com estes, ou com seus familiares no caso de doentes que j no mais estejam no gozo de suas faculdades mentais." Processo Penal "Art. 295. Sero recolhidos a quartis ou a priso especial, a disposio da autoridade competente, quando sujeitos a priso antes de condenao definitiva: VIII- os ministros de confisso religiosa;"

7) Casamento religioso Constituio Federal

"Art. 226. A famlia, base da sociedade, tem especial proteo do Estado. 1 - o casamento e civil e gratuita a celebrao. 2 - o casamento religioso tem efeito civil, nos termos da lei."

Lei dos Registros Pblicos "Art. 71. Os nubentes habilitados para o casamento podero pedir ao oficial que Ihe fornea a respectiva certido, para se casarem perante autoridade ou ministro religioso, nela mencionando o prazo legal de validade da habilitao.

Art. 72. O termo ou assento do casamento religioso, subscrito pela autoridade ou ministro que o celebrar, pelos nubentes e por duas testemunhas, conter os requisitos do artigo 71, exceto o 5." Cdigo Civil "Art. 1.515. O casamento religioso, que atender as exigncias da lei para a validade do casamento civil, equipara-se a este, desde que registrado no registro prprio, produzindo efeitos a partir da data de sua celebrao.

Art. 1.516. O registro do casamento religioso submete-se aos mesmos requisitos exigidos para o casamento civil." 8) Aproveitamento de grade curricular Decreto-Lei n. 1.051, de 21 de outubro de 1969 "Art 1 - Os portadores de diploma de cursos realizados, com a durao mnima de dois anos, em Seminrios Maiores, Faculdade Teolgicas ou instituies equivalentes de qualquer confisso religiosa, so autorizados a requerer e prestar exames, em Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras, das disciplinas que, constituindo parte do currculo de curso de licenciatura, tenham sido estudadas para a obteno dos referidos diplomas.

Art 2 Em caso de aprovao nos exames preliminares, de que trata o artigo anterior, os interessados podero matricular-se na faculdade, desde que haja vaga, independentemente de concurso vestibular, para concluir o curso, nas demais disciplinas do respectivo currculo.

Art 3 Revogadas as disposies em contrario, o presente Decreto-Lei, entrara em vigor na data de sua publicao." 9) Templo Religioso

Constituio Federal art. 150, inciso VI, alnea "b" "Art. 150. Sem prejuzo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, vedado a Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios: VI - instituir impostos sobre: b) templos de qualquer culto;" 10) Legislao Internacional Pacto Internacional dos Direitos Econmicos, Sociais e Culturais, art. 13, item 3

"Os estados-partes no presente Pacto comprometem-se a respeitar a liberdade dos pais - e, quando for a caso, dos tutores legais - de escolher para seus filhos escolas distintas daquelas criadas pelas autoridades publicas, sempre que atendam aos padres mnimos de ensino prescritos ou aprovados pelo estado, e de fazer com que seus filhos venham a receber educao religiosa ou moral que esteja de acordo com suas prprias convices." 11) Legislao nacional sobre educao

Lei de Diretrizes e Bases da Educao, n. 9.394, de 20 de Dezembro de 1996 art. 30, inciso IV e II., art. 33 1

"Art. 3 o ensino ser ministrado com base nos seguintes princpios: II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, a pensamento, a arte e a saber; IV - respeito liberdade e apreo a tolerncia;" "Art. 33. o ensino religioso, de matricula facultativa, parte integrante da formao bsica do cidado e constitui disciplina dos horrios normais das escolas publicas de ensino fundamental, assegurado o respeito diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo. 1 Os sistemas de ensino regulamentaro as procedimentos para a definio dos contedos do ensino religioso e estabelecero as normas para a habilitao e admisso dos professores. 2 Os sistemas de ensino ouviro entidade civil, constituda pelas diferentes denominaes religiosas, para a definio dos contedos do ensino religioso."

12) DECLARAO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS. ASSEMBLIA GERAL DAS NAES UNIDAS, ASSINADA EM 1948:

Artigo II. 1. Todo ser humano tem capacidade para gozar Os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declarao, sem distino de qualquer espcie, seja de raa, cor, sexo, idioma, religio, opinio poltica ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condio.

Artigo XVIII. Todo ser humano tem direito a liberdade de pensamento, conscincia e religio; este direito inclui a liberdade de mudar de religio ou crena e a liberdade de manifestar essa religio ou crena, pelo ensino, pela pratica, pelo culto e pela observncia, em publico ou em particular.

13) Estatuto da Igualdade Racial - LEI N 12.288, DE 20 DE JULHO DE 2010.

CAPTULO III DO DIREITO LIBERDADE DE CONSCINCIA E DE CRENA E AO LIVRE EXERCCIO DOS CULTOS RELIGIOSOS

Art. 23. inviolvel a liberdade de conscincia e de crena, sendo assegurado o livre exerccio dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteo aos locais de culto e a suas liturgias. Art. 24. O direito liberdade de conscincia e de crena e ao livre exerccio dos cultos religiosos de matriz africana compreende: I - a prtica de cultos, a celebrao de reunies relacionadas religiosidade e a fundao e manuteno, por iniciativa privada, de lugares reservados para tais fins; II - a celebrao de festividades e cerimnias de acordo com preceitos das respectivas religies; III - a fundao e a manuteno, por iniciativa privada, de instituies beneficentes ligadas s respectivas convices religiosas; IV - a produo, a comercializao, a aquisio e o uso de artigos e materiais religiosos adequados aos costumes e s prticas fundadas na respectiva religiosidade, ressalvadas as condutas vedadas por legislao especfica; V - a produo e a divulgao de publicaes relacionadas ao exerccio e difuso das religies de matriz africana; VI - a coleta de contribuies financeiras de pessoas naturais e jurdicas de natureza privada para a manuteno das atividades religiosas e sociais das respectivas religies; VII - o acesso aos rgos e aos meios de comunicao para divulgao das respectivas religies; VIII - a comunicao ao Ministrio Pblico para abertura de ao penal em face de atitudes e prticas de intolerncia religiosa nos meios de comunicao e em quaisquer outros locais. Art. 25. assegurada a assistncia religiosa aos praticantes de religies de matrizes africanas internados em hospitais ou em outras instituies de internao coletiva, inclusive queles submetidos a pena privativa de liberdade. Art. 26. O poder pblico adotar as medidas necessrias para o combate intolerncia com as religies de matrizes africanas e discriminao de seus seguidores, especialmente com o objetivo de: I - coibir a utilizao dos meios de comunicao social para a difuso de proposies, imagens ou abordagens que exponham pessoa ou grupo ao dio ou ao desprezo por motivos fundados na religiosidade de matrizes africanas; II - inventariar, restaurar e proteger os documentos, obras e outros bens de valor artstico e cultural, os monumentos, mananciais, flora e stios arqueolgicos vinculados s religies de matrizes africanas; III - assegurar a participao proporcional de representantes das religies de matrizes africanas, ao lado da representao das demais religies, em comisses, conselhos, rgos e outras instncias de deliberao vinculadas ao poder pblico.

S-ar putea să vă placă și

  • Cartilha-Prêmio-Cp-2012 14 03 20131
    Cartilha-Prêmio-Cp-2012 14 03 20131
    Document49 pagini
    Cartilha-Prêmio-Cp-2012 14 03 20131
    asebatistini
    Încă nu există evaluări
  • 47
    47
    Document1 pagină
    47
    asebatistini
    Încă nu există evaluări
  • CC 48
    CC 48
    Document1 pagină
    CC 48
    asebatistini
    Încă nu există evaluări
  • 47
    47
    Document1 pagină
    47
    asebatistini
    Încă nu există evaluări
  • Ação Social ILÊ'BA 2013
    Ação Social ILÊ'BA 2013
    Document1 pagină
    Ação Social ILÊ'BA 2013
    asebatistini
    Încă nu există evaluări
  • 20
    20
    Document1 pagină
    20
    asebatistini
    Încă nu există evaluări
  • Somente Aquelas Pessoas Que São Capazes de Ficarem A Sós São Capazes de Amar
    Somente Aquelas Pessoas Que São Capazes de Ficarem A Sós São Capazes de Amar
    Document1 pagină
    Somente Aquelas Pessoas Que São Capazes de Ficarem A Sós São Capazes de Amar
    asebatistini
    Încă nu există evaluări
  • Taty T'nirá
    Taty T'nirá
    Document1 pagină
    Taty T'nirá
    asebatistini
    Încă nu există evaluări
  • 046
    046
    Document1 pagină
    046
    asebatistini
    Încă nu există evaluări
  • AMeninadoVale BelPesce
    AMeninadoVale BelPesce
    Document84 pagini
    AMeninadoVale BelPesce
    Cicero Vieira
    Încă nu există evaluări
  • Taty T'nirá
    Taty T'nirá
    Document1 pagină
    Taty T'nirá
    asebatistini
    Încă nu există evaluări
  • Modelode Estatutopara Templodereligioafro
    Modelode Estatutopara Templodereligioafro
    Document15 pagini
    Modelode Estatutopara Templodereligioafro
    Verah d'Osun
    Încă nu există evaluări
  • Aproveita A Vibração Do Dia de Reis
    Aproveita A Vibração Do Dia de Reis
    Document1 pagină
    Aproveita A Vibração Do Dia de Reis
    asebatistini
    Încă nu există evaluări
  • Cestas Bam Dha Luz
    Cestas Bam Dha Luz
    Document1 pagină
    Cestas Bam Dha Luz
    asebatistini
    Încă nu există evaluări
  • 0009
    0009
    Document1 pagină
    0009
    asebatistini
    Încă nu există evaluări
  • Taty T'nirá
    Taty T'nirá
    Document1 pagină
    Taty T'nirá
    asebatistini
    Încă nu există evaluări
  • 0016
    0016
    Document1 pagină
    0016
    asebatistini
    Încă nu există evaluări
  • 21
    21
    Document1 pagină
    21
    asebatistini
    Încă nu există evaluări
  • 0016
    0016
    Document1 pagină
    0016
    asebatistini
    Încă nu există evaluări
  • 015
    015
    Document1 pagină
    015
    asebatistini
    Încă nu există evaluări
  • Flávio Mota
    Flávio Mota
    Document1 pagină
    Flávio Mota
    asebatistini
    Încă nu există evaluări
  • Ivan Souto Pedrosa
    Ivan Souto Pedrosa
    Document1 pagină
    Ivan Souto Pedrosa
    asebatistini
    Încă nu există evaluări
  • 0009
    0009
    Document1 pagină
    0009
    asebatistini
    Încă nu există evaluări
  • Ivan Souto Pedrosa
    Ivan Souto Pedrosa
    Document1 pagină
    Ivan Souto Pedrosa
    asebatistini
    Încă nu există evaluări
  • 13
    13
    Document1 pagină
    13
    asebatistini
    Încă nu există evaluări
  • Ivan Souto Pedrosa
    Ivan Souto Pedrosa
    Document1 pagină
    Ivan Souto Pedrosa
    asebatistini
    Încă nu există evaluări
  • Indio
    Indio
    Document1 pagină
    Indio
    Giulianna Arcoverde
    Încă nu există evaluări
  • Flávio Mota
    Flávio Mota
    Document1 pagină
    Flávio Mota
    asebatistini
    Încă nu există evaluări
  • Flávio Mota
    Flávio Mota
    Document1 pagină
    Flávio Mota
    asebatistini
    Încă nu există evaluări
  • 0007
    0007
    Document2 pagini
    0007
    asebatistini
    Încă nu există evaluări