Sunteți pe pagina 1din 3

Cultura de massa

Cultura de massa (tambm chamada de cultura popular ou cultura pop) o total de ideias, perspectivas, atitudes, memes, imagens e outros fenmenos que so julgados como preferidos por um consenso informal contendo o mainstream de uma dada cultura, especialmente a cultura ocidental do comeo da metade do sculo XX e o emergente mainstream global do final do sculo XX e comeo do sculo XXI. Fortemente influenciada pela mdia de massa, essa coleo de ideias permeia o cotidiano da sociedade. Em contraste, o folclore se refere a um cenrio cultural de sociedade mais locais ou pr-industriais. A cultura popular frequentemente vista como trivial e simplificada para que se possa encontrar uma aceitao consensual atravs do contexto maior. Como resultado, ela tem forte criticismo de vrias subculturas (mais notavelmente grupos religiosos e contraculturais) que acreditam-na superficial, consumista, sensacionalista, e corrupta. O termo "cultura popular" surgiu no sculo XIX, em uso original para se referir educao e cultura das classes mais baixas. O termo comeou a assumir o significado de uma cultura de classes mais baixas, separado e se opondo "verdadeira educao" prximo do final do sculo, um uso que se tornou estabelecido no perodo de entreguerras. O significado corrente do termo, cultura para consumo da massa, originou-se especialmente nos Estados Unidos, estabelecendo-se ao final da Segunda Guerra Mundial. A forma abreviada "pop culture" data da dcada de 1960. Propagao institucional A cultura popular e a mdia de massa tm uma relao simbitica: cada uma depende da outra em uma ntima colaborao." K. Turner (1984), p.4 O ensaio "A Crise da Cultura" de Hannah Arendt, escrito em 1961 sugere que uma "mdia dirigida pelo mercado lideraria o deslocamento da cultura pelos ditames do entretenimento." Susan Sontag argumenta que, na nossa cultura, os mais "...inteligveis, persuasivos valores so [crescentemente] tirados das indstrias de entretenimento", "debilitam os padres de seriedade". Como resultado, tpicos "tpidos, suaves e sem sentido" esto se tornando a norma. Algumas crticas argumentam que a cultura popular simplificada: "...jornais que uma vez veicularam notcias estrangeiras agora apresentam fofocas sobre celebridades, fotografias de jovens garotas com pouca roupa... a televiso substituio a dramatizao de alta qualidade por jardinagem, culinria e outros programas de 'estilo de vida'...[e] bobos 'reality shows'," a ponto de as pessoas estarem constantemente imersas em curiosidades sobre a cultura das celebridades. No livro de Rosenberg e White Mass Culture (Cultura de Massa, em traduo livre), MacDonald argumenta que "A cultura popular uma degradada, trivial cultura que esvazia todas as profundas realidades (sexo, morte, falha, tragdia) e tambm os simples e espontneos prazeres... As massas, pervertidas por algumas geraes desse tipo de coisa, comeou a

demandar produtos culturais triviais." Van den Haag argui que "...toda a mdia de massa no seu final aliena as pessoas de experincias pessoais e embora paream compensar isso, intensificam o seu isolamento moral uma das outras, da realidade e delas mesmas." Crticos tm lamentado a "... substituio da alta arte e da autntica cultura folclrica por artefatos industrializados inspidos produziu uma escala de massa a fim de satisfazer o mnimo denominador comum." Essa "cultura de massa emergiu depois da Segunda Guerra Mundial e tem levado para a concentrao do poder da massa cultural em sempre grandes conglomerados de mdia global." A imprensa popular diminuiu o montante de notcias ou informaes e as substituiui por entretenimento ou coisas frvolas que reforam "...medos, prejuzo, a criao de bodes expiatrios, paranoia e agresso." Crticos de televiso e cinema tm argumentado que a qualidade das produes televisivas tm sido diludas como a perseguio implacvel ao "populismo e avaliaes", focando no "inspido, exibvel e popular." No cinema, "a cultura e os valores de Hollywood" esto cada vez mais dominando produes de outros pases. Os filmes de Hollywood tm mudado de criar filmes com uma certa frmula pr-definida que enfatizam "...o choque de valores e impresso (impresses) superficial (superficiais)" e efeitos especiais, com temas que focalizam nos "...instintos bsicos de agresso, revanche, violncia [e] ganncia". Os roteiros "...frequentemente parecem simples, um modelo padronizado tirado da estante, e o dilogo mnimo." As "personagens so superficiais e no convincentes, o dilogo tambm simples, irreal e mal construdo."

Cultura de massa e capitalismo

Como consequncia das tecnologias de surgidas no sculo XIX, a cultura de massa desenvolveu-se ofuscando outros tipos de cultura anteriores e alternativos a ela. A chegada da cultura de massa acaba submetendo as demais expresses culturais a um projeto comum e homogneo ou pelo menos pretende essa submisso. Por ser produto de uma articulao de porte internacional (e, mais tarde, global), a cultura de massa esteve sempre ligada ao poder econmico do capital industrial e financeiro, configurando aquilo que Noam Chomsky considera uma forma de totalitarismo, baseado na publicidade. Chomsky afirma que "a propaganda significa para a democracia o mesmo que o porrete significa para o estado totalitrio ". Desta forma, para Chomsky, a massificao da cultura se d atravs de um artifcio totalitrio, servindo a interesses econmicos.

Cultura popular

A cultura popular, produzida fora de contextos institucionalizados ou mercantis, teve de ser um dos objetos dessa represso imperiosa. Justamente por ser anterior, o popular era tambm

alternativo cultura de massa, que por sua vez pressupunha originalmente ser hegemnica como condio essencial de existncia. O que a indstria cultural percebeu mais tarde (e Adorno constatou, pessimista), que ela possua a capacidade de absorver em si os antagonismos e propostas crticas, em vez de combat-lo. Desta forma, sim, a cultura de massa alcanaria a hegemonia: elevando ao seu prprio nvel de difuso e exausto qualquer manifestao cultural, e assim tornando-a efemra e desvalorizada. A censura, que antes era externa ao processo de produo dos bens culturais, passa agora a estar no bero dessa produo. A cultura popular, em vez de ser recriminada por ser de mau gosto ou de baixa qualidade, hoje deixada de lado quando usado o argumento mercadolgico do isto no vende mais depois de ser repetida at exaurir-se de qualquer significado ideolgico ou poltico. No contexto da indstria cultural da qual a mdia o maior porta-voz so totalmente distintos e independentes os conceitos de popular e popularizado, j que o grau de difuso de um bem cultural no depende mais de sua classe de origem para ser aceite por outra. A grande alterao da cultura de massa foi transformar todos em consumidores que, dentro da lgica iluminista, so iguais e livres para consumir os produtos que desejarem. Dessa forma, pode haver o popular (i.e., produto de expresso genuna da cultura popular) que no seja popularizado (que no venda bem, na indstria cultural) e o popularizado que no seja popular (vende bem, mas de origem elitista)..

S-ar putea să vă placă și