Sunteți pe pagina 1din 1

Definies para "Crime de perigo"

Crime de perigo - Delito cuja consumao ocorre quando a ao delituosa ocasiona probabilidade de dano ao bem juridicamente protegido. Alguns autores distinguem crime de perigo concreto (a probabilidade de dano efetiva) e crime de perigo abstrato (probabilidade de dano indeterminado). Outros autores preferem a denominao crime de perigo concreto e crime de perigo presumido Nos crimes de perigo, o delito consuma-se com o simples perigo criado para o bem jurdico. O perigo pode ser individual, quando expe ao risco o interesse de uma s ou de um nmero determinado de pessoas (arts.130,132, etc.), ou coletivo (comum), quando ficam expostos ao risco os interesses jurdicos de um nmero indeterminado de pessoas, tais como nos crimes de perigo comum (arts. 250, 251, 254, etc.); atual, que est ocorrendo, iminente, que est prestes a desencadear-se ou futuro, pode advir em ocasio posterior. s vezes, a lei exige o perigo concreto, que deve ser comprovado (arts. 130, 134, etc.); outras vezes refere-se ao perigo abstrato, presumido pela norma que se contenta com a prtica do fato e pressupe ser ele perigoso (arts. 135, 253, 269, etc.). Segundo Magalhes Noronha:

Crimes de perigo so os que se contentam com a probabilidade de dano. Crimes de dano so os que s se consumam com a efetiva leso do bem jurdico tutelado. Artigos do Cdigo Penal brasileiro: 130- Perigo de contgio venreo 132- Perigo para a vida ou sade de outrem 134- Exposio ou abandono de recm-nascido 135- Omisso de socorro 250- Incndio 251- Exploso 253- Fabrico, fornecimento, aquisio posse ou transporte de explosivos ou gs txico, ou asfixiante 254- Inundao 269- Omisso de notificao de doena arts. 5, incisos XLI, XLII, XLIII, XLIV, 7, inciso X,225, 3 CF 227, 4 CF

'

Classificao dos crimes quanto ao resultado: Os crimes podem ser classificados quanto ao resultado destacam-se:a) Crime de Dano - ocorrncia de um dano efetivo como resultado de uma ao. Exemplo: crime de furto. b) Crime de Perigo - caracteriza-se como resultado um perigo, dividindo-se em: Crime de Perigo Concreto: aquele o qual o perigo deve ser efetivamente caracterizado e demonstrado. Exemplo:Perigo de Contgio Venreo (artigo 130 do cdigo Penal).Crime de Perigo Abstrato ou Presumido: aquele que no necessita ser demonstrado ou provado, porque presumido por fora de lei. Exemplo: Omisso de Notificao de Doenas (artigo 269 do Cdigo Penal).c) Crime Material (ou de Resultado) - ocorre com a necessidade de um resultado, com a ao do agente. Se no ocorrer efetivamente um resultado, pune-se pela tentativa. d) Crimes Formais - O tipo descreve um resultado, mas este no precisa ocorrer para que se caracterize sua consumao. esta se d com a ao do agente e sua vontade de alcanar um resultado. exemplo: Crime de ameaa (Artigo 147 do Cdigo Penal) - consumao se d no momento em que a vtima toma conhecimento de ameaa, independente de se sentir ameaada. e) crime de Mera conduta - aquele caracterizado por no descrever nenhum resultado natural, seja por ao seja por omisso. Exemplo: Violao de Dom,iclio (Artigo 150 do Cdigo Penal). Classificao dos crimes Quanto ao Momento de Consumao. Eles classificam-se em: a) Crime Instantneo - resultado definido em primeiro plano, aps um certo instante. Exemplo: Crime de Furto se consuma e termina com a subtrao de coisa alheia mvel. b) Crime Instantneo de efeitos Permanentes - As consequncias resultantes da ao do agente, possui carter irreversvel. Exemplo: Crime de Homicdio. c) Crime Permanente - Caracteriza-se pela renovao constante da consumao, prolongando-se no tempo. Exemplo: Crime de quadrilha ou bando, previsto no artigo 288 do Cdigo Penal, prorrogando-se at a dissoluo da mesma.

S-ar putea să vă placă și