Sunteți pe pagina 1din 5

A Influncia da Maonaria em Paraty no Sculo XVIII Antonio Carlos Frana

Espremida entre a Serra do Mar e o Atlntico, numa regio que se estende desde Angra do Reis e Ubatuba, existe ali um espao paradisaco repleto de histrias e lendas pitorescas. "...no princpio, quando Deus andou distribuindo terras pelo mundo, o diabo logo correu a reclamar sua parte. Apontando para um pequeno ponto, perdido beira de uma grande baa, entre a serra e o mar, respondeu-lhe o Criador: - l. Aquilo Paraty...".

Depois vieram os ndios Guaians (Goiamimis) habitar as margens do rio Paratiguau que desemboca suas guas num mar recheado de Paratiis, peixe da famlia das tainhas e cujas guas se diziam medicinais. Conta-se que os ndios tamoios quando doentes l se banhavam e se curavam.

No final dos anos 1500 e incio dos 1600, chegaram os paulistas vindos de S. Vicente com o intuito de tomar posse e dar guarda ao litoral, a mando da coroa portuguesa. Em seguida, chegaram os beneficirios das primeiras sesmarias tomando posse de doaes em nome do Conde, a Ilha do Prncipe, donatrio da Capitania de Itanham. Ergueram a primeira capela em honra a Deus, para dali afugentar o diabo, passando as terras a pertencer a S. Roque, santo mstico e esotrico. Em fins de 1630 a sesmeira Maria Jcome de Melo doa uma gleba a Nossa Senhora dos Remdios para construo de uma capela, dando ao

povoado foro de parquia e posteriormente Villa de Nossa Senhora dos Remdios de Paraty. Recebendo em seu porto, dito de guas brandas e ventos em todas as direes, as naus vindas para embarcar ouro e pedras preciosas para a coroa, a Vila desenvolveu como porto de escoamento das capitanias de So Paulo, Rio de Janeiro e das Minas Gerais, atravs das vilas de Guaratinguet e do Caminho Novo da Freguesia da Piedade, atravs do Vale do Paraba e da Garganta do Emba na Serra da Mantiqueira.

Paraty vive dias prsperos, inclusive com o ciclo do caf no Vale do Paraba, at que a ligao frrea entre Rio e S. Paulo em 1870a tornou a decadente, passando por um rpido processo migratrio de sua populao que, de cerca de dezesseis mil, restaram pouco mais que seiscentos habitantes. Permaneceu como que esquecida at 1954 quando da abertura da estrada Paraty-Cunha, e voltando a se torna turisticamente importante a partir de 1970 com a passagem por ali da estrada Rio-Santos. O perodo de estagnao de cerca de um sculo pelo qual passou teve, paradoxalmente, um aspecto positivo, preservando a sua arquitetura urbana e os usos e costumes do povo que l permaneceu.

A maonaria teve marcante participao na vida de Paraty. Em 1823 foi fundada a Loja "Unio e Beleza" que iria influir no urbanismo, arquitetura e administrao da vila. O traado urbano da cidade fora orientado j l pelos anos de 1820 "do nascente para o poente" e "do norte para o sul", como fora a orientao do Templo de Salomo, uma filosofia dos maons. Este fato, levara o ento "arruador" Antnio

Fernandes da Silva a ser

intimado pelo Senado da Cmara para prestar esclarecimentos sobre aquele traado, uma vez que para a poca tal procedimento contrariava as tticas de defesa em caso de invaso por piratas. Em sua defesa, o arruador dissera que o traado teria como finalidade "retirar da cidade os ventos encanados que prejudicava a sade dos moradores com constantes resfrios".

A vila teve suas ruas caladas com pedras roladas de forma a lembrar um doce "p de moleque" e de forma a serem lavadas pelas guas das mars cheias.

As edificaes, casas e prdios de dois andares, tinham suas fachadas com dimenses padronizadas e pintura de portas e janelas nas cores branca e azul , o chamado azul-hortnsia da maonaria simblica. As janelas

obedeciam a dimenses de largura e altura do vo, de acordo com as propores do tringulo manico. Eram construdas em nmero de trs por fachada.

Nas casas onde residiam os seguidores da ordem, tinham em suas fachadas dois prticos, um esquerda e outros direita, decorados com smbolos e alegorias manicas de modo a indicar ao visitante iniciado, que ali residia um irmo. Nesta decorao dos prticos podem ser vistos o ainda hoje, e

desenhos

que

representam

esquadro

compasso, o avental do aprendiz, a taa sagrada, a estrela de cinco ponta e outros ornamentos. Ostentavam um barrado circundando os beirais do telhado, simbolizando a " corda de 81 ns", um dos ornamentos do templo manico. Em determinadas decoraes era possvel identificar-se at o grau do maom que ali vivia.

As plantas das casas, na poca, eram desenhadas na escala 1:33, o nmero

de 33 quarteires da vila e os 33 cargos de fiscais da administrao, tinham a ver com os 33 graus da filosofia manica. Os cruzamentos das ruas, trs dos cantos das esquinas, tm como decorao cunhais de pedra como base da coluna do edifcio, o quarto canto no tem o cunhal, como que formando um tringulo.

A Loja Manica "Unio e Beleza" hoje jurisdicionada Grande Loja, teve algumas vezes suas colunas abatidas, mas resistente aos tempos ainda hoje trabalha "...levantando templos s virtudes ..." .

Estes sinais, evidncias da participao da maonaria na colonizao da vila, podem ainda ser apreciados por quem visita a cidade de Paraty no litoral fluminense. possvel encontrar-se em alguns dos mveis antigos da Cmara Municipal e de algumas residncias, o talhe artstico de alegorias na madeira de lei. Do perodo ureo, dos transportes do ouro e pedras preciosas por tropeiros, sobre o lombo de mulas e nas costas de longas fileiras de escravos, atravs do Caminho do Ouro pela Serra do Mar, para os pores das naus da coroa, aos dias atuais, muitas relquias ainda podem ser vistas, mesmo com as perdas do perodo da decadncia, quando se dizia desmoronar, por abandono, um casario por ms. E, quanta histria, lendas e costumes podem ser resgatados dos ancies que por l ainda vivem. Paraty uma fonte viva e inesgotvel de boa parte de nossos 500 anos.

Paraty hoje um porto turstico declarado patrimnio histrico da humanidade, um carto postal vivo da era colonial. Sua baa conta com inmeras ilhas e praias, um paraso para mergulhadores. Por l so vistos artistas de todas as artes a reproduzir suas belezas em tons, telas, gestos e fotos. L a boemia

no tem hora para comear nem acabar.

Grande produtora de aguardentes, como as "marvadas azuladas": Corisco, Vamos Nessa, Murycana, Mar Alta, Fim de Sculo, entre outras. Nos meses de agosto se realiza o Festival da Pinga, quando o "bicho pega" acompanhado de deliciosos petiscos regionais.

O municpio conta com cinco igrejas que promovem festas religiosas quase que o ano todo, como a festa do Divino, da Paixo, de S. Benedito, de N. S. dos Remdios e Juninas. A cidade uma festa o ano todo.

Quem l brinca no carnaval, volta, ou nunca mais esquece daquela folia. E, das cirandas de roda, "...Oi, na ciranda, vamos moa cirand, vamos d a meia volta, e volta e meia vamos d...", quem participa leva uma saudade que dilata o peito, ao lembrar-se dela.

Paraty tem sabor de natureza, histria e aventura. Em Paraty se aspira arte e se expira prazer. L, onde o esprito se desprende e a natureza encarna, onde a arte se torna o ar que respiramos, onde o mar e a lua envolvem a todos como uma vestimenta e o tempo no tem sentido, a vida pra e os deuses se tornam homens.

Como disse o arquiteto Lcio Costa "- Porque a cidade onde os caminhos do mar e os caminhos da terra se encontram, melhor, se entrosam".

S-ar putea să vă placă și