Sunteți pe pagina 1din 17

Sumrio

1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) 9) Introduo -----------------------------------------------------------------------------------pg. 03 Objetivo ---------------------------------------------------------------------------------------pg. 04 Problema Proposto -------------------------------------------------------------------------pg. 05 Parmetros Utilizados ---------------------------------------------------------------------pg. 06 Discretizao ---------------------------------------------------------------------------------pg. 07 Mtodo TDMA ------------------------------------------------------------------------------pg. 13 Resultados e Discusses ------------------------------------------------------------------pg. 14 Concluso -------------------------------------------------------------------------------------pg. 17 Referncias -----------------------------------------------------------------------------------pg. 18

1. Introduo

A maioria dos modelos matemticos utilizados em problemas de Engenharia so baseados nos princpios de conservao, que representam uma dada lei fsica de preservao da integridade de uma dada grandeza, ao longo de um processo. Em geral, as equaes de conservao apresentam termos que representam o acmulo, o transporte convectivo, o transporte difusivo e a gerao de uma dada grandeza. Em termos de energia, pode ser apresentado como:

No presente trabalho ser avaliado um problema de transferncia de calor utilizando o conceito de conservao de energia para cada volume finito, que resultar na conservao ao longo de todo o volume analisado. Sendo conduo e conveco as duas formas de troca de calor existentes neste caso e os termos de gerao e acumulo de energia inexistentes, a equao anterior resume-se a: [ ] [ ]

em termos de taxa de transferncia de calor: ( )

Utilizando os conceitos e equaes acima possvel discretizar e resolver o problema proposto.

2. Objetivo
Resolver, utilizando o mtodo de discretizao TDMA (tambm conhecido como algoritmo de Thomas), um problema bidimensional de transferncia de calor, comparar os resultados obtidos com mtodos tradicionais de discretizao e explicar possveis problemas e diferenas encontradas.

3. Problema Proposto
Com o objetivo de aumentar o limite de temperatura de operao das ps de turbinas a gs comum utilizar em tais turbinas um sistema de resfriamento interno das ps atravs de canais usinados para a circulao de ar com menor temperatura. Neste problema desejamos analisar tal efeito de resfriamento encontrando o perfil de temperaturas atravs das ps. Para isso, os canais abertos para circulao de ar so retangulares e o trecho da p analisado tambm considerado retangular, por ser muito pequeno. A seo analisada apresentada a seguir e simtrica para toda a p:

4. Parmetros Utilizados
P

Ar

Gases de Combusto

5. Discretizao
Por se tratar de um problema simtrico a discretizao ser feita somente na regio mostrada a seguir:

As regies utilizadas na discretizao e as dimenses so apresentadas a seguir:

Sendo a relao entre cada ponto P e seus adjacentes:

Discretizaes especificas foram feitas para cada um dos 13 tipos de pontos representados na malha, a partir da conservao de energia:

Sendo,

No problema proposto os termos transferncia de energia existentes so:

no esto presentes, e as formas de

( Sendo, transferncia. ou

dependendo da rea atravs da qual ocorre a

Com isso para o ponto 1, tem-se: qconv qcond

qcond ( Rearranjando: [ ( ) ] ) ( ) ( )

9 Os pontos de quina so discretizados de maneira anloga: Ponto 3:

qcond

qcond

(
Ponto 7: qconv qcond qcond [ ( Ponto 9: )

qcond qcond qconv Ponto 13:

qcond qcond qconv

10 A discretizao para o ponto 2 :

qcond qcond

qcond ( Ponto qconv qcond qcond qcond ) ( ) 4:

Ponto 5: qcond qcond qcond

qcond Ponto 6: qcond

qcond

qcond

Ponto 8: qcond qcond

qcond

11 Ponto 10: qcond

qcond qconv Ponto 11: qcond

qcond

qcond qcond qcond Ponto 12: qcond qcond qconv qconv qconv

qcond

Em alguns pontos foram apresentados somente uma representao esquemtica dos fluxos de calor, sendo omitidas as equaes, que podem ser obtidas de forma anloga aos outros pontos. Um quadro com todos os coeficientes ser mostrado adiante. Os coeficientes de conveco utilizados nas discretizaes so:

Com isso possvel estabelecer os valores dos coeficientes de conveco. Sendo,

12

Com as discretizaes realizadas, possvel construir a seguinte tabela: N 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 i 1 ]1,ny[ ny 1 ... ny 1 ]1,nyy[ nyy nyy nyy ]nyy,ny[ ny >nyy j 1 1 1 ]1,nx[ ... ]1,nxx[ Nx Nx Nx ]nxx,nx[ Nxx Nxx Nxx >nxx aw 0 0 0 Dh Dh Dh Dh 2*Dh Dh Dh 2*Dh 2*Dh Dh _ ae Dh 2*Dh Dh Dh Dh Dh 0 0 0 Dh Dh 0 0 _ as Dv Dv 0 2*Dv Dv 0 Dv Dv 0 0 Dv Dv 0 _ an 0 Dv Dv 0 Dv 2*Dv 0 Dv Dv 2*Dv 2*Dv Dv Dv _ Su cxe 0 0 2*cxe 0 0 cxe 0 cxi 2*cxi cxi+cyi 2*cyi cyi _ Tinf Te _ _ Te _ _ Te _ Ti Ti Ti Ti Ti _

13

6. Mtodo TDMA
O mtodo TDMA (TriDiagonal Matrix Algorithm) resolve de forma direta sistemas de equaes algbricas cuja matriz de coeficientes do tipo tridiagonal, isto ,

Onde, neste caso:

O objetivo obter uma soluo direta do tipo

Onde P e Q so coeficientes do mtodo TDMA. Reescrevendo a Equao para o n W, tem-se

A partir da, ( Ou ( ) )

Isolando-se TP nesta ltima equao, chega-se a [ ] [ ]

Comparando com a segunda equao, evidente que [ [ ] ]

Os coeficientes Pp e Qp, calculados acima, so vlidos somente para os ns P= 1 a N+1. Para o primeiro n (P= 0), no existe o n oeste (W), portanto :

14

7. Resultados e Discusses
Os resultados encontrados utilizando os dois mtodos de discretizao convergiram para o mesmo valor. A seguir so mostrados os valores encontrados para uma malha com 21 volumes:

As temperaturas esto apresentadas em Kelvin e os pontos com temperatura zero (0) esto localizados fora da parte da p analisada, representando o local onde passa o fluxo de ar. A temperatura mdia da p aproximadamente 1515 K, valor muito mais prximo da temperatura dos gases de combusto do que do ar. Tal fato explicado pelo maior coeficiente de conveco nos gases em relao ao ar ( e respectivamente), causando maior influncia. Um grfico com o comportamento do perfil de temperatura para uma malha mais refinada (nx=72 e ny=81) mostrado a seguir:

A seguir, as mesmas temperaturas so apresentadas em um grfico de contornos (linhas de nveis de temperatura):

15

Os grficos coincidem com o perfil de temperatura esperado, mostrando uma diminuio no sentido dos gases de combusto para o ar. Fazendo a comparao entre os mtodos de resoluo utilizados, observa-se que os dois mtodos apresentam boa convergncia, porm o mtodo TDMA mais rpido e necessita de um menor nmero de iteraes para alcanar os mesmos valores, isso est exemplificado a seguir: Mtodo TDMA

16 Mtodo utilizando matriz Pentadiagonal

Os valores apresentados acima mostram a maior rapidez e menor nmero de iteraes do mtodo TDMA. Tais valores foram obtidos para uma pequena matriz (21 volumes), porm para matrizes maiores este resultado significativo, pois o mtodo TDMA apresentou, aproximadamente, 14% menos iteraes e convergiu em um tempo 72% menor. Estes resultados esto de acordo com o esperado e so explicados pelo fato do mtodo TDMA gerar uma matriz tridiagonal de coeficientes e varrer os volumes coluna a coluna ou linha a linha, considerando os efeitos dos pontos laterais que no na coluna ou linha em questo como constantes. A resoluo da matriz tridiagonal apresenta uma complexidade matemtica menor do que a matriz pentadiagonal gerada pelo outro mtodo de resoluo.

17

8. Concluso
Os objetivos iniciais foram alcanados, sendo alcanada a convergncia e resoluo do problema proposto, alm de utilizar dois mtodos de discretizao e avaliar a eficincia e diferenas entre eles. Os mtodos utilizados convergiram de forma satisfatria e para o mesmo valor, porm o mtodo de resoluo TDMA apresentou uma maior rapidez, sendo mais recomendado, principalmente em malhas mais refinadas e problemas mais complexos.

18

9. Referncias
VERSTEEG, H. K., Malalasekera, W., An Introduction Computational Fluid Dynamics, The finite volume method. INCROPERA, F. P., Witt, D. P., Fundamentos de Transferncia de Calor e de Massa, 4ed. ftp://ftp.demec.ufpr.br/disciplinas/TM701/TDMA.pdf

S-ar putea să vă placă și