Sunteți pe pagina 1din 28

PROCESSO CIVIL I 4 PERODO Prof. Luiz Carlos de Assis Jr.

ESTUDO DIRIGIDO

1. O que o princpio do devido processo legal?


Tambm chamado de princpio da legalidade, resulta do art. 5, LIV, da Constituio Federal: Ningum ser privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal. Trata -se de conquista que remonta ao sculo XIII, com a edio da Magna Carta, por Joo Sem Terra. Desse princpio derivam todos os demais. A Constituio preserva a liberdade e os bens, garantindo que o seu titular no os perca por atos no jurisdicionais do Estado. Alm disso, o Judicirio deve observar as garantias inerentes ao Estado de direito, e deve respeitar a lei, assegurando a cada um o que seu.

2. Discorra sobre o devido processo legal em seu aspecto formal e substancial.


O devido processo legal formal (procedural due process) diz respeito tutela processual. Isto , ao processo, s garantias que ele deve respeitar e ao regramento legal que deve obedecer. J o devido processo legal substancial (substantive due process) constitui autolimitao ao poder estatal, que no pode editar normas que ofendam a razoabilidade e afrontem as bases do regime democrtico. Para ns, interessa sobretudo o aspecto formal, que diz respeito ao arcabouo processual.

3. O que se entende por princpio da inafastabilidade da jurisdio?


Tambm chamado de princpio do acesso justia, decorre do art. 5, XXXV, da Constituio Federal: a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito. O texto assegura o direito proteo judicial efetiva. Esse princpio deve ser conjugado com o anterior e o do contraditrio, examinado em seguida. Ele se traduz no direito de ao em sentido amplo, isto , o de obter do Poder Judicirio uma resposta aos requerimentos a ele dirigidos. Esse direito amplo e incondicional: o Judicirio no pode se recusar a examinar e a responder os pedidos que lhe foram formulados. Pode ser que a resposta se limite a informar ao autor que a pretenso no pode ser examinada, porque faltam as condies essenciais para isso. Mas tal informao provir de um juiz, que ter examinado o processo e apresentado fundamentao adequada para a sua deciso. O acesso justia no pode sofrer restries estranhas ordem processual, como a que condicione o direito de ao ao prvio esgotamento das vias administrativas (salvo a hiptese do art. 217, 1, da CF, relacionado Justia Desportiva) ou ao prvio recolhimento do dbito nas aes anulatrias ou declaratrias envolvendo dvidas fiscais.

4. Explique o princpio do contraditrio e indique sua localizao na Constituio Federal.


Estabelecido no art. 5, LV, da CF: aos litigantes, em processo judicial ou administra tivo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes. Do contraditrio resultam duas exigncias: a de se dar cincia ao rus da existncia do processo, e aos litigantes de tudo o que nele se passa; e a de permitir-lhes que se manifestem, que apresentem suas razes, que se oponham pretenso do adversrio. O juiz tem de ouvir aquilo que os participantes do processo tm a dizer, e, para tanto, preciso dar-lhes oportunidade de se manifestar, e cincia do que se passa, pois que sem tal conhecimento, no tero condies adequadas para se manifestar.

5. Diferencie o contraditrio na esfera cvel e na esfera criminal.


No processo civil, o contraditrio contenta-se com a concesso, s partes, de oportunidade de resistir pretenso formulada pelo adversrio . Mas fica-lhes ressalvada a possibilidade de no resistir. Isso assinala uma diferena de intensidade entre o contraditrio na esfera do processo civil e do processo penal. Neste, o contraditrio h de ser efetivo sempre. Mesmo que o acusado no queira se defender, haver nomeao de um advogado dativo, que oferecer defesa tcnica em seu favor. Na esfera cvel, o ru se defende se desejar, tanto nos processos que versem sobre interesses disponveis quanto indisponveis. A diferena entre ambos que, se o ru optar por no se defender, no primeiro tipo de processo o juiz presumir verdadeiros os fatos narrados na petio inicial, podendo dispensar a produo de provas e promover o julgamento antecipado da lide. J naqueles que versam interesses indisponveis, a falta de defesa no gera a presuno de veracidade. Mas em ambos a defesa um nus, e o ru pode apresent-la ou no. A diferena de contraditrio nas esferas civil e penal repercute sobre os poderes do juiz. Na esfera penal, como o ru tem de ser efetivamente defendido, se o juiz verificar que o advogado nomeado ou constitudo pelo ru no o est defendendo adequadamente, ter de destitu-lo, dando-lhe oportunidade de nomear outro, sob pena de ser-lhe dado um dativo. Na esfera cvel, o juiz no tem esse poder: ainda que uma das partes no esteja sendo defendida adequadamente, no ser possvel destituir o seu defensor.

6. Explique se h violao ao contraditrio na concesso de antecipao de tutela inaudita altera parte.


O art. 5, inc. LV, da Constituio Federal assegura o contraditrio em todos os processos judiciais e administrativos. Mas no estabelece que ele tem de ser necessariamente prvio . H casos em que se justifica o contraditrio diferido, postergado, realizado a posteriori. So aqueles que em h risco iminente de prejuzo irreparvel, ou em que o contraditrio prvio pode colocar em risco o provimento jurisdicional. Imagine-se que algum tente fugir com uma criana, levando-a para outro pas. A me, preocupada, ajuza ao de busca e apreenso. Se fosse necessrio ouvir primeiro o ru, haveria risco de desaparecimento da criana. Tais circunstncias justificam que o

juiz, primeiro, conceda a medida, e, depois, oua o ru. No h ofensa nenhuma ao contraditrio, porque ele observado, e o litigante ter o direito de se manifestar e interpor os recursos que entender cabveis. Mas ele s tomado a posteriori, para viabilizar o cumprimento da determinao judicial.

7. Correlacione o princpio do contraditrio com o procedimento previsto no artigo 285-A do CPC.


A Lei n. 11.277, de 06 de fevereiro de 2006, acrescentou ao CPC o art. 285-A, que trouxe muito polmica, sobretudo em relao ao princpio do contraditrio. A Ordem dos Advogados do Brasil ajuizou ao direta de inconstitucionalidade do novo dispositivo (ADIN 3.695/DF, Rel. Min. Cezar Peluso), apontando o que seriam numerosas ofensas Constituio Federal, entre elas, ao princpio do contraditrio. O art. 285-A o que permite aquilo que tem sido chamado de julgamento antecipadssimo da lide, isto , a total improcedncia antes mesmo da citao do ru, em caso de aes repetitivas, quando no mesmo juzo, em situaes idnticas, tiver sido essa a soluo. No esse o momento oportuno para examinar em profundidade esse artigo, seno no que se refere ao contraditrio. Parece-nos que ele no ofende esse princpio, porque a sentena s poder ser proferida sem a ouvida do ru quando for de total improcedncia, isto , quando no lhe trouxer nenhum prejuzo. Se for imposta ao ru sucumbncia, ainda que mnima, o dispositivo no poder ser aplicado. Portanto, ele s aufere vantagens. E o legislador mostrou cuidado ao determinar que, em caso de apelao do autor, ser o ru citado para oferecer suas contrarrazes, com o que fica-lhe assegurada a possibilidade de manifestar-se, antes que o tribunal tome a sua deciso. A Adin ainda no foi julgada, mas a liminar foi indeferida, e o dispositivo est em vigor.

8. Explique o que se entende por princpio da durao razovel do processo e indique seu fundamento constitucional.
Foi introduzido na Constituio Federal pela Emenda Constitucional n. 45/2004, que acrescentou ao art. 5, o inc. LXXVIII: a todos, no mbito judicial e administrativo, so assegurados a razovel durao do processo e os meios que garantem a celeridade de sua tramitao. A rigor, j se poderia encontrar fundamento, em nosso ordenamento jurdico, para esse princpio, seja porque ele explicita um dos aspectos do devido processo legal (para que o processo alcance o seu desiderato preciso que chegue a termo dentro de prazo razovel), seja porque o Pacto de San Jos da Costa Rica, de 1969, j o consagrava, tendo a nossa legislao o ratificado. O dispositivo revela a preocupao geral do legislador com um dos entraves mais problemticos ao funcionamento da justia: a demora no julgamento dos processos. Boa parte das alteraes e acrscimos havidos na legislao processual, nos ltimos anos, tem por fim buscar uma soluo mais rpida para os conflitos. Esse princpio dirigido, em primeiro lugar, ao legislador, que deve editar leis que acelerem e no atravanquem o andamento dos processos. Em segundo lugar, ao administrador, que dever zelar pela manuteno adequada dos rgos judicirios, aparelhando-os a dar efetividade norma constitucional. E, por fim, aos juzes, que, no exerccio de suas atividades, devem diligenciar para

que o processo caminhe para uma soluo rpida. Devem-se buscar os melhores resultados possveis, com a maior economia de esforos, despesas e tempo possvel. Esse princpio imbrica com o da efetividade do processo: afinal, a durao razovel necessria para que ele seja eficiente. Podem ser citados numerosos exemplos de medidas que foram tomadas para torn-lo mais eficiente: a extenso dos casos em que cabe a concesso de tutelas de urgncia, a possibilidade de soluo concentrada de casos idnticos e repetitivos, as smulas vinculantes, a adoo de meios eletrnicos no processo, a reduo do nmero de recursos cabveis, sobretudo aqueles dotados de efeito suspensivo. Deve haver, ainda, cuidado para que o nmero de juzes se mantenha condizente com o de processos e que eles estejam suficientemente equipados para dar conta da demanda.

9. Como identificar se houve violao ao princpio da durao razovel do processo no caso concreto? Indique e explique os quatro critrios.
So quatro os critrios para aferio no caso concreto se h violao durao razovel do processo: A) A conduta das partes (verificando se as partes agem de boa-f ou se agem dolosamente, impondo ao processo diligncias meramente protelatrias). B) A conduta do juiz (se este se mostra inerte). C) Complexidade da causa (existem causas que demandam procedimentos mais demorados que outras, devido aos graus diversos de complexidade). D) Estrutura do rgo jurisdicional.

10. Quais as consequncias para o juiz que violar o princpio da durao razovel do processo?
Pode ser declarada a perda de sua competncia, nos termos do art. 198 do CPC: Art. 198. Qualquer das partes ou o rgo do Ministrio Pblico poder representar ao presidente do Tribunal de Justia contra o juiz que excedeu os prazos previstos em lei. Distribuda a representao ao rgo competente, instaurar-se- procedimento para apurao da responsabilidade. O relator, conforme as circunstncias, poder avocar os autos em que ocorreu excesso de prazo, designando outro juiz para decidir a causa.

11. Explique o princpio do juiz natural em seu aspecto objetivo e subjetivo.


Sob a perspectiva objetiva, o princpio relaciona-se com duas garantias constitucionais:

a prvia existncia do rgo ao fato, o que veda o tribunal de exceo - art. 5, XXXVII da Constituio da Repblica. respeito s regras objetivas de determinao de competncia - art. 5, LIII da Constituio da Repblica.

J o aspecto subjetivo consiste na imparcialidade do julgador. Segundo Elpdio Donizetti, "todos os agentes que integram o rgo jurisdicional e exercem munuspblico (juiz, escrivo, promotor de justia, defensor pblico e perito, dentre outros) devero agir com vistas justa composio do

litgio e no voltados a interesses ou vantagens particulares. A exceo fica por conta dos advogados, sujeitos parciais por excelncia"

12. As hipteses de modificao de competncia previstas no artigo 87 do CPC violao o princpio do juiz natural?
O Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justia tm entendido que no h violao ao princpio. O juiz natural aquele apurado de acordo com regras prvias. Ora, entre essas regras, est o prprio art. 87. Ao aplicar esse dispositivo, estamos nos valendo de norma preexistente no ordenamento. E ele determina que, havendo supresso do rgo judicirio ou a alterao de competncia em razo de matria, a lei nova ser aplicada aos processos em andamento. verdade: aplica-se a lei nova. Mas por determinao de uma norma previamente existente, o art. 87, do CPC. Esse dispositivo o art. 87 conquanto includo no CPC, norma de teoria geral do processo. Por isso, a sua aplicao no fica restrita esfera cvel, sendo reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal a sua aplicabilidade, at mesmo na esfera do processo penal (RHC 83181-RJ DJU 22 de outubro de 2004).

13. Indique a previso constitucional do princpio da motivao das decises judiciais e explique a consequncia da sua no observncia.
Vem expressamente estabelecido no art. 93, IX, da Constituio Federal, que determina que todos os julgamentos dos rgos do Poder Judicirio sero pblicos e fundamentadas todas as decises, sob pena de nulidade. O juiz, ou tribunal, ao proferir suas decises, deve justific-las, apresentando as razes pelas quais determinou essa ou aquela medida, proferiu esse ou aquele julgamento. Sem a fundamentao, as partes, os rgos superiores e a sociedade no teriam a explicao do porqu de o juiz ter tomado aquela deciso. A fundamentao indispensvel para a fiscalizao da atividade judiciria, assegurando-lhe a transparncia. Esse controle fundamental nos Estados democrticos poder ser exercido pelos prprios litigantes, pelos rgos superiores, em caso de recurso, e pela sociedade. Em caso de falta de motivao, qualquer dos litigantes poder valer-se dos embargos de declarao, solicitando ao juiz que explique os fundamentos de sua deciso. Ou poder valer-se do recurso adequado para postular a nulidade da deciso. Dentre os atos judiciais, apenas os despachos dispensam a fundamentao. Mas despachos so aqueles atos que no tm nenhum contedo decisrio, e que por essa razo no podem trazer nenhum prejuzo aos participantes do processo. Se existe risco de prejuzo, no haver despacho, mas deciso, que dever ser fundamentada.

14. Qual a finalidade do princpio da publicidade dos atos processuais?


Os atos processuais so pblicos, o que necessrio para assegurar a transparncia da atividade jurisdicional. A publicidade mecanismo de controle das decises judiciais. A sociedade tem o direito de conhec-las, para poder fiscalizar os seus juzes e tribunais.

15.

Conceitue jurisdio.

A jurisdio a atividade do Estado, exercida por intermdio do juiz, que busca a pacificao dos conflitos em sociedade pela aplicao das leis aos casos concretos. Funo do Estado, pela qual ele, no intuito de solucionar os conflitos de interesse em carter coativo, aplica a lei geral e abstrata aos casos concretos que lhe so submetidos.

16. O que o terceiro imparcial no processo e como se garante a sua imparcialidade?


Desde que o Estado assumiu para si a incumbncia de, por meio da jurisdio, aplicar a lei para solucionar os conflitos em carter coercitivo, pode-se dizer que ele substituiu as partes na resoluo dos litgios para corresponder exigncia da imparcialidade. a substituio das partes pelo Estadojuiz que permite uma soluo imparcial, muito mais adequada para a pacificao social.

17.

Por que a jurisdio imperativa?

A jurisdio a manifestao de um Poder e, portanto, impe-se imperativamente, aplicando o Direito a situaes concretas que so submetidas ao rgo jurisdicional.

18. O que significa dizer que a jurisdio insuscetvel de controle externo?


A funo jurisdicional tem por caracterstica marcante produzir a ltima deciso sobre a situao concreta deduzida em juzo: aplica-se o Direito a essa situao, sem que se possa submeter essa deciso ao controle de nenhum outro poder. A jurisdio somente controlada pela prpria jurisdio. A jurisdio controla a funo legislativa (controle de constitucionalidade e preenchimento de lacunas) e a funo administrativa (controle dos atos administrativos), mas no controlada por nenhum dos outros poderes. jurisdio cabe dar a ltima palavra, a soluo final ao problema apresentado.

19. Explique os princpios da jurisdio: investidura, inevitabilidade, indelegabilidade, inrcia, inafastabilidade, territorialidade, e juiz natural.
Investidura: s exerce jurisdio quem ocupa o cargo de juiz, tendo sido regularmente investido nessa funo. A ausncia de investidura implica bice intransponvel para o exerccio da jurisdio, pressuposto processual da prpria existncia do processo. Inevitabilidade: as partes ho de submeter-se ao quanto decidido pelo rgo jurisdicional. Tratandose da emanao do prprio poder estatal, impes a jurisdio por si mesma. Indelegabilidade: A funo jurisdicional s pode ser exercida pelo Poder Judicirio, no podendo haver delegao de competncia, sob pena de ofensa ao princpio constitucional do juiz natural. Inrcia: a jurisdio inerte, isto , ela no se mobiliza seno mediante provocao do interessado. O carter substitutivo da jurisdio, do qual decorre a imparcialidade do juiz, exige que assim seja: preciso que um dos envolvidos no conflito leve a questo apreciao do Judicirio, para que possa

aplicar a lei, apresentando a soluo adequada. A funo jurisdicional no se movimenta de ofcio, mas apenas por provocao dos interessados. Inafastabilidade: a lei no pode excluir da apreciao do Poder Judicirio nenhuma leso ou ameaa a direito (CF, art. 5, XXXV). Mesmo que no haja lei que se possa aplicar, de forma especfica, a um determinado caso concreto, o juiz no se escusa de julgar invocando lacuna. Territorialidade: os Magistrados s tem autoridade nos limites territoriais do seu Estado; ou seja, nos limites do territrio de sua jurisdio. A jurisdio, como manifestao da soberania, opera-se sempre em um dado territrio. No se pode confundir a territorialidade da jurisdio com o lugar onde a deciso ir produzir efeitos. A deciso judicial produzir efeitos onde tiver de produz-los. O lugar onde a deciso tem de ser proferida no se confunde com o lugar onde ela dever produzir efeitos. Juiz natural: Vem estabelecido no art. 5, incs. LIII e XXXVII, da Constituio Federal. O primeiro dispe que ningum ser processado nem sentenciado seno pela autoridade competente, e o segundo, que no haver juzo ou tribunal de exceo. A preocupao do legislador se manifesta em dois aspectos: o de conter eventual arbtrio do poder estatal; e o de assegurar a imparcialidade do juiz, impedindo que as partes possam ter qualquer liberdade na escolha daquele que julgar o seu processo. O juiz natural aquele cuja competncia apurada de acordo com regras previamente existentes no ordenamento jurdico, e que no pode ser modificada a posteriori.

20.

O que so regras de competncia?

A competncia , conforme definio clssica, a medida da jurisdio. Ela quantificar a parcela de exerccio de jurisdio atribuda a determinado rgo, em relao s pessoas, matria ou ao territrio. As regras de competncia organizam, ento, o exerccio da jurisdio.

21. Por que o direito brasileiro estabelece regras de competncia internacional nos artigos 88 e 89 do CPC?
Existem questes que podem ser examinadas pela justia brasileira para as quais ela tem jurisdio e questes que no podem, em regra porque no nos dizem respeito. Compete s leis estabelecer o que est no mbito de nossa jurisdio, e o que no est. No h um organismo multinacional ou universal, que distinga o que cada pas pode julgar e o que no pode. Assim, cumpre legislao de cada qual estabelecer a extenso da jurisdio de cada pas. H questes que no convm que sejam julgadas aqui, porque no nos dizem respeito, ou porque se o fossem, no haveria como impor o cumprimento da deciso. A jurisdio brasileira encontra bice na soberania de outros pases. O Brasil no pode usar meios de coero para impor o cumprimento de suas decises fora do territrio nacional. Da mesma forma, a jurisdio de outros pases encontra bice na soberania nacional. H certas aes que s podem ser julgadas pela justia brasileira, em carter de exclusividade, por fora de lei. Se foram julgadas por outro pas, no sero exequveis em

territrio nacional. E h outras que no se justifica sejam julgadas entre ns, pois no nos dizem respeito. Elas envolvem apenas pessoas estrangeiras ou versam sobre obrigaes que devem ser cumpridas no exterior, ou se referem, ainda, a atos praticados no estrangeiro.

22. Uma sentena estrangeira pode ter eficcia no territrio brasileiro? Explique.
A jurisdio manifestao de poder. As sentenas estrangeiras so, portanto, emanaes de um poder soberano externo. Por isso, elas no podem ter fora coativa entre ns, nem podem aqui produzir efeitos, seno depois que houver manifestao da autoridade judiciria brasileira, autorizando o seu cumprimento. Trata-se de exigncia que diz respeito soberania nacional:

somente justia brasileira pode decidir quais as sentenas estrangeiras que podem ou no ser executadas no Brasil. Evidente que no h discricionariedade do Poder Judicirio, ao deferir ou indeferir o cumprimento das sentenas estrangeiras no Brasil, uma vez que cumpre ao legislador definir aquilo que, vindo do exterior, pode ou no ser reconhecido pela justia brasileira. O mecanismo pelo qual a autoridade brasileira outorga eficcia sentena estrangeira, fazendo com que ela possa ser executada no Brasil denomina-se HOMOLOGAO DE SENTENA ESTRANGEIRA, que hoje da competncia do Superior Tribunal de Justia.

23.

Onde so encontradas as regras de competncia?

A Constituio Federal trata do Poder Judicirio nos arts. 92 a 126. H dispositivos que tratam dos rgos que o integram, da forma de composio e investidura de cada um deles, suas competncias, garantias e prerrogativas, bem como das restries impostas aos seus membros. a Constituio Federal que indica, portanto, quais so os rgos judicirios, definindo-lhes a competncia. Ao Poder Judicirio cabe o exerccio da funo jurisdicional. Seus integrantes formam a magistratura nacional, e seus rgos so os juzos e tribunais, aos quais, em regra, compete o reexame das decises proferidas em primeira instncia. H, no entanto, casos de competncia originria dos tribunais. A CF, ao formular a estrutura do Judicirio, estabelece a distino entre a justia comum e as especiais: a trabalhista, tratada no art. 111; a eleitoral, nos arts. 118 e ss., e a militar, no art. 122. A Justia do Trabalho composta pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), pelos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) e pelos juzes do trabalho; A eleitoral, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os Tribunais Regionais Eleitorais e os juzes eleitorais; A militar dividida em Justia Militar da Unio e dos Estados: a da Unio composta pelo Superior Tribunal Militar e os Conselhos de Justia, Especial e Permanente, nas sedes das Auditorias Militares. A dos Estados, Distrito Federal e Territrios pelo Tribunal de Justia ou Tribunal de Justia Militar, nos Estados em que o efetivo for igual ou superior a 20.000 integrantes e pelos juzes auditores e pelos Conselhos de Justia, com sede nas Auditorias Militares. A competncia das justias especiais apurada de acordo com a matria discutida (ratione materiae). A das justias comuns supletiva: abrange todas as causas que no forem de competncia das especiais. A justia comum pode ser federal ou estadual. A competncia da primeira dada ratione personae, pela participao, no processo, como parte ou

interveniente, das pessoas jurdicas de direito pblico federais e empresas pblicas federais (art. 109, I da CF) ou ratione materiae, j que o art. 109 enumera temas pertinentes s justias federais. Ela composta por juzes e Tribunais Regionais Federais. O que no for de competncia das justias especiais, nem da Justia Federal, ser atribudo, supletivamente, Justia Estadual. Cabe-lhe o julgamento de todas as causas que no pertenceram a uma e outras. Cabe aos Estados organizar sua respectiva justia, respeitados os dispositivos da CF: em cada qual haver os juzos e tribunais estaduais, cuja competncia dada em conformidade com as Constituies Estaduais e leis de organizao judiciria. Tanto a Justia Federal quanto a estadual tero ainda os seus respectivos juizados especiais e colgios recursais. Sobrepairando aos rgos de primeiro e segundo graus de jurisdio, tanto estaduais como federais, h o Superior Tribunal de Justia, criado ela CF de 1988 (arts. 104 e ss.), cuja funo precpua resguardar a lei federal infraconstitucional. E, sobre todos, o Supremo Tribunal Federal, guardio mximo da Constituio Federal, cuja competncia estabelecida no seu art. 102.

24.

Diferencie foro e juzo.

Em sentido geral, o foro indica a base territorial sobre o qual determinado rgo judicirio exerce a sua competncia, j os os juzos so as unidades judicirias, integradas pelo juiz e seus auxiliares. Na justia comum estadual o conceito de juzo coincide com o das varas. Uma comarca pode ter numerosas varas, isto , diversos juzos. Quando se busca apurar em que comarca determinada demanda deve ser proposta, est-se em busca do foro competente. Quando, dentro da comarca, procura-se a vara em que a demanda deve ser aforada, a dvida ser sobre o juzo competente.

25.

Diferencie a competncia absoluta e a competncia relativa,

apresentando exemplos positivados.


As regras gerais de competncia, formuladas pelas leis federais, para indicao do foro competente, podem ser divididas em duas categorias: as absolutas e as relativas. O legislador, ao formul-las, teve em vista ou o melhor funcionamento da organizao judiciria, ou o maior conforto das partes, no ajuizamento da demanda. No primeiro caso, considerou-se absolutas; no segundo, relativas. Em suma: h normas de competncia que so de ordem pblica; e h as que no so, sendo institudas to somente no interesse das partes. Disso resultam diversas consequncias, de grande relevncia, que tornam fundamental identificar se uma norma se enquadra em uma ou em outra categoria. O legislador formular critrios que permitem identificar quando ocorre uma coisa ou outra. Mas antes de apresent-los cumpre examinar as principais consequncias que adviro de uma norma ser de competncia absoluta ou relativa. So elas: Somente as de competncia relativa esto sujeitas modificao pelas partes. As de competncia absoluta no podem ser modificadas. Entre as principais causas de modificao podem ser citadas a

prorrogao, a derrogao pela eleio de foro, a conexo e a continncia, que s se aplicaro em casos de competncia relativa; Somente a incompetncia absoluta pode ser reconhecida pelo juiz de ofcio. A relativa no (Smula 33, do Superior Tribunal de Justia). A primeira constitui objeo processual, matria de ordem pblica, que pode ser reconhecida pelo juiz ou alegada pela parte, a qualquer tempo. Conquanto o art. 301, do CPC determine que deva ser alegada pelo ru como preliminar em contestao, nada impede que seja legada por qualquer das partes, a qualquer tempo, j que se trata de matria no sujeita a precluso. S no se pode mais aleg-la em recurso especial ou extraordinrio, no propriamente porque tenha havido precluso, mas por fora da exigncia especfica de tais recursos, que exigem o prequestionamento. Reconhecida a incompetncia absoluta, o juiz deve remeter os autos ao juzo competente, sendo nulos os atos decisrios praticados at ento. Mesmo que a sentena transite em julgado, a incompetncia absoluta ensejar o ajuizamento de ao rescisria. A incompetncia relativa deve ser arguida por exceo de incompetncia, no prazo da contestao, sob pena de precluso. No sendo matria de ordem pblica, o juzo no pode reconhec-la de ofcio. Ou o ru alega e o juiz a reconhece, determinando a remessa dos autos para o juzo competente, ou no a alega, e a matria preclui. A incompetncia relativa jamais gerar nulidade da sentena, nem ao rescisria, j que, no alegada no momento oportuno, haver a prorrogao de competncia.

26.

O que se entende por perpetuao da competncia? H excees

a esta regra? Explique.


denominada tambm de perpetuatio jurisdictionis, e vem prevista no art. 87, do CPC. O processo uma sucesso de atos que se desenvolvem no tempo. Do incio ao fim, pode durar muitos anos, nos quais haver uma srie de alteraes fticas. possvel, por exemplo, que as partes alterem o seu domiclio, ou que o bem que disputado venha a ter o seu valor consideravelmente modificado. Ora, as vezes, a competncia dada pelo domiclio das partes, ou pelo valor da causa. Caberia indagar, ento, em qual momento esses fatores devem ser examinados, para a apurao da competncia. A regra formulada pelo art. 87 no deixa dvidas: a competncia determinada no momento da propositura da demanda, sendo irrelevantes as alteraes posteriores do estado de fato ou de direito, salvo se suprimirem o rgo jurisdicional ou alterarem a competncia em razo da matria ou da hierarquia. Se houver a supresso do rgo jurisdicional, os processos que por ele tramitavam tero de ser remetidos a outro rgo. Se houver alterao de competncia em razo de matria ou de hierarquia como, por exemplo, quando sobrevm lei nova, determinando que tal assunto passe a ser julgado por outro juzo, que no aquele que originariamente era o competente, ela ser aplicada aos processos em andamento.

27.

Quais so os critrios para fixao de competncia? Explique-os.

O grande processualista Giuseppe Chiovenda, ao formular os critrios que deveriam ser utilizados pelo legislador para apurao de competncia, agrupou-se dessa forma: 1 Critrio objetivo; 2 Critrio funcional 3 Critrio territorial. Extrai-se o critrio objetivo ou do valor da causa (competncia por valor) ou da natureza da causa (competncia por matria)...O critrio funcional extrai-se da natureza especial e das exigncias especiais das funes que se chama o magistrado a exercer num processo...O critrio territorial relaciona-se com a circunscrio territorial designada atividade de cada rgo jurisdicional. Atentando-se para as sees I, II e III, do Captulo III, do Livro I, do CPC, verifica-se que o legislador brasileiro dividiu os critrios de competncia usando a mesma ordem de Chiovenda: a primeira refere-se competncia em razo do valor e da matria (objetivo), a segunda competncia funcional e a terceira competncia territorial.

28. Qual o critrio de fixao de competncia utilizado no art. 109, I, da CF?


O critrio se d em razo da pessoa (ratione personae), pela participao, no processo, como parte ou interveniente, das pessoas jurdicas de direito pblico federais e empresas pblicas federais (art. 109, I da CF), um critrio que no est contemplado na classificao de Chiovenda.

29.

A quem compete decidir se h ou no interesse da Unio e

entidades federais na causa para efeito de fixao de competncia no processo em andamento no qual h interveno de um daqueles entes?
O Superior Tribunal de Justia, examinando a questo, editou a smula 150: Compete Justia Federal decidir sobre a existncia de interesse jurdico que justifique a presena, no processo, da Unio, suas autarquias ou empresas pblicas. A smula uniformizou o entendimento de que cabe Justia Federal decidir se a h ou no interesse da Unio e demais entidades federais, quando solicitarem o seu ingresso em processo que corre pela Justia Estadual. Se assim for, nada restar a este seno determinar a remessa dos autos Justia Federal, na qual ento se decidir se a interveno legtima ou no. Caso o juiz federal decida que no, os autos tornaro Justia Estadual. O Superior Tribunal de Justia, em vrias decises, tem entendido que, apesar do teor da Smula 150, o juiz estadual pode indeferir o ingresso da Unio, se o seu pedido no vier acompanhado de uma fundamentao juridicamente razovel. Nesse sentido, o acrdo publicado em RSTJ 103/285, que julgou o Recurso Especial n. 114.359-SP, Rel. Min. Ruy Rosado de Aguiar: A Smula 150/STJ no impede que o juiz estadual afaste a alegao de interesse da Unio, quando sem fundamentao razovel, do ponto de vista jurdico, ou por absoluta impossibilidade fsica,

como tem sido reconhecido, em casos tais, na instncia ordinria. No mesmo sentido, JTJ, 224/205, rel. Rodrigues de Carvalho.

30. Diferencie o foro comum e o foro especial na Seo III do Captulo III do Ttulo IV do Livro I do CPC.
O foro comum o estabelecido no art. 94, do CPC. Todas as aes pessoais, e as reais sobre bens mveis, devem ser ajuizadas no foro de domiclio do ru. Uma vez que vigora o princpio da obrigatoriedade da jurisdio, no tendo o ru a possibilidade de eximir-se da demanda contra ele aforada, ao menos se garante que tenha a possibilidade de respond-la na comarca do seu domiclio, sem a necessidade de deslocar-se. Essa regra vale, em princpio, para todos os tipos de processo de conhecimento, de execuo ou cautelar. Mas, sendo geral, cede ante a existncia de regra especfica. As aes mencionadas no dispositivo so de grande abrangncia. Aes pessoais abrangem todas aquelas que versem sobre contratos, obrigaes em geral, responsabilidade civil e boa parte das aes envolvendo direito de famlia e sucesses. No importa que o objeto seja mvel ou imvel, desde que a ao seja pessoal. Alm das aes pessoais, a regra geral abrange as que versam sobre direito real tendo por objeto bem mvel. J os foros especiais so os seguintes: a) Foro de situao dos imveis para as aes reais imobilirias b) Foros da residncia da mulher (o art. 100, I, do CPC, estabelece que competente para as aes de separao dos cnjuges, de converso desta em divrcio e de anulao de casamento o foro de residncia da mulher.) c) Foro privilegiado do credor de alimentos (De acordo com o art. 100, II, do CPC, a competncia para as aes de alimentos do domiclio do alimentando, regra que se justifica dada a necessidade de proteger aquele que deles necessita.) d) Foro do lugar do cumprimento da obrigao (o art. 100, IV, d, do CPC, atribui competncia ao foro do lugar onde a obrigao deve ser satisfeita, quanto s obrigaes que ela contraiu.) e) Foro do lugar do ato ou fato (o art. 100, V do CPC enumera algumas situaes em que a competncia sempre relativa, j que fundada no critrio territorial ser o do foro do lugar do ato ou fato. So elas a das aes de reparao de dano em geral e as aes em que for ru o administrador ou gestor de negcios alheios. F) Foro nas aes de reparao de dano por acidente de veculo ou por crimes (se os danos provierem de acidente de veculo ou de fato tido por lei como infrao criminal, a lei abre ao autor uma alternativa: a de propor no lugar do fato, ou no seu domiclio (CPC, art. 100, pargrafo nico). A inteno foi facilitar o acesso das vtimas. Haver, portanto, foros concorrentes, cabendo a elas a livre opo.)

31.

O foro especial da residncia da mulher, previsto no art. 100, I, do

CPC, de competncia relativa ou absoluta? Explique.


Como a norma do art. 100, I est fundado na residncia da mulher (critrio territorial), a regra de competncia relativa.

32.

Quais as hipteses de modificao de competncia?

Haver modificao de competncia quando as regras de competncia relativa apontarem a competncia de um foro X, mas determinadas circunstncias tornarem competente para a causa o foro Y, diferente daquele previsto originariamente em lei. S pode haver modificao de competncia de foro, nos casos em que ela for relativa; nunca de juzo, pois esta sempre absoluta. As causas de modificao de competncia so: a prorrogao, a derrogao, a conexo e a continncia.

33.

Correlacione conexo e continncia.

O legislador brasileiro optou por conceituar conexo no artigo 103 do CPC: "Art. 103. Reputam-se conexas duas ou mais aes, quando lhes for comum o objeto ou a causa de pedir". Optou, tambm, por conceituar continncia: "Art. 104. D-se a continncia entre duas ou mais aes sempre que h identidade quanto s partes e causa de pedir, mas o objeto de uma, por ser mais amplo, abrange o das outras". O conceito de continncia, curiosamente, est contido no conceito de conexo, pois para que haja continncia necessria a identidade de causa de pedir, e se isso ocorre j caso de conexo; a continncia exemplo de conexo, sem qualquer tratamento jurdico diferenciado.

34.

As hipteses de conexo so taxativas? Explique exemplificando.

O art. 103 do CPC estabelece que so conexas duas aes quando lhes for comum o objeto (pedido) ou a causa de pedir. Portanto, desde que tenham um elemento objetivo comum. No basta coincidncia apenas de partes. Mas nem sempre a utilizao desse critrio ser suficiente para identificar quanto dever haver a reunio. preciso que ele seja conciliado com um outro, mais finalstico, em que o julgador deve ter em mente as razes fundamentais para que duas aes sejam reunidas: em primeiro, evitar decises conflitantes; e, em segundo, favorecer a economia processual. No se justifica a reunio de aes se inexiste qualquer risco de sentenas conflitantes, ou se a reunio no trouxer nenhum proveito em termos de economia processual. Portanto, as hipteses no so taxativas. A conexo entre dois ou mais processos depender do crivo do juiz, no caso concreto.

35. Em sendo reconhecida a conexo, em que juzo se dar a reunio das aes?
O art. 253, I, do CPC estabelece que as causas que se relacionarem a outras j ajuizadas por relao de conexo ou continncia devero ser distribudas por dependncia. Isto , a nova ao dever ser distribuda para o mesmo juzo em que j tramita a anterior, com a qual guarda relao de conexo ou continncia. Mas nem sempre ser possvel aplicar esse dispositivo, porque quando do ajuizamento da nova demanda, eventualmente, o autor no saber da existncia da anterior. Pode ocorrer, portanto, que duas aes conexas estejam tramitando em lugares diferentes, porque a nova no foi distribuda por dependncia ao juzo onde corria a antiga. Ser, ento, o caso de reuni-las, e surgir a importante questo de saber em que juzo isso deve ocorrer. Vai ser preciso identificar qual dos juzes est prevento. Existem dois dispositivos do CPC que tratam de preveno em caso de

conexo: o art. 219 e o art. 106, ambos aparentemente contraditrios. O primeiro trata dos efeitos da citao vlida , entre os quais o de tornar prevento o juzo. De acordo com esse dispositivo, o juzo prevento seria aquele em que a citao vlida se efetivou primeiro. No se trata da data do despacho que ordena a citao, nem da data da juntada aos autos do respectivo mandado cumprido, mas da data em que a citao se efetivou. O outro dispositivo o CPC art. 106, que estabelece que, correndo em separado aes conexas, perante juzos de mesma competncia territorial, considera-se prevento aquele que despachou em primeiro lugar. No aquele em que a citao se efetivou primeiro, mas naquele em que o juiz proferiu o primeiro despacho ordenando a citao. preciso que se distinga aqui o despacho de cite-se da efetiva citao do ru. Uma vez que esses dois artigos so aparentemente conflitantes, preciso saber qual dos dois prevalece, ou se possvel conjug-los. A soluo est no uso, pelo art. 106, da expresso perante juzes que tm a mesma competncia territorial. Ela indica que o dispositivo tem aplicao especfica para as aes conexas que estejam correndo pelo mesmo foro. Assim, se elas estiverem todas em curso na mesma comarca, o juzo prevento ser aquele que despachou em primeiro lugar; por excluso, o art. 219 aplicar-se- quando as aes conexas estiverem correndo em foros diferentes. Dessa forma, os dois dispositivos se harmonizam. O art. 106 se refere ao primeiro despacho proferido pelo juiz. Conquanto ainda haja divergncias a respeito, prevalece o entendimento de que esse primeiro despacho, apto a gerar a preveno, h de ser aquele em que o juiz admite o processamento da petio inicial. Portanto, o despacho que ordena a citao . Se o juiz se limitou a proferir despachos determinando emendas, solicitando esclarecimentos ou apresentando determinaes ao autor, no haver ainda a

preveno. E se houver coincidncia entre as datas e nas aes que tramitam no mesmo foro, os juzes competentes tiverem despachado no mesmo dia? Ou se, em processos que correm em foros diferentes, as citaes tiverem se aperfeioado na mesma data? Qual dos juzos estar prevento? Parece-nos que, nesse caso, a preveno h de ser dada pela data da propositura da ao , isto , estar prevento aquele juzo em que primeiro tiver sido ajuizada a demanda.

36. Poder haver reunio de causas conexas quando elas tiverem sido distribudas com base em critrio de competncia absoluta? O que fazer para evitar decises conflitantes?
Se duas aes so conexas, mas esto vinculadas aos seus respectivos foros, por regras de competncia absoluta, no ser possvel reuni-las, porque as regras de modificao s se aplicam competncia relativa. o que ocorrer, por exemplo, quando uma delas tramitar perante a Justia Federal e a outra pela estadual (a questo no pacfica, havendo decises do Superior Tribunal de Justia que entendem que, havendo conexo, ambas as aes deveriam correr perante a Justia Federal, pois embora a estadual jamais possa julgar aes de competncia da federal, o contrrio seria possvel. Na esfera criminal, a questo no suscita dvidas desde a edio da Smula 122 do STJ , que diz que, havendo crimes conexos, um de competncia da Justia Estadual outro da federal, competir Justia Federal o julgamento unificado de ambos). Parece-nos que, na esfera cvel, dadas as regras de competncia absoluta, no seria possvel a reunio de processos. Exemplar

a deciso do Min. Athos Gusmo Carneiro: A conexo no implica na reunio de processo s quando no se tratar de competncia relativa art. 102, do CPC. A competncia absoluta da Justia Federal, fixada na Constituio, improrrogvel por conexo, no podendo abranger causa em que a Unio, autarquia, fundao ou empresa pblica federal no for parte (STJ 2 Seo, CC 832-MS, j. 26.9.90). Nos casos em que no for possvel a reunio, para evitar que sejam proferidas sentenas conflitantes, ser possvel a suspenso de uma delas at o desfecho da outra, nos termos do art. 265, IV, a, do CPC.

37.

O que se entende por preveno?

O conceito de preveno encontra-se no artigo 106 do Cdigo de Processo Civil: Correndo em separado aes conexas perante juzes que tem a mesma competncia territorial, considera-se prevento aquele que despachou em primeiro lugar.(ART. 106, CPC). a preveno ser fundamental para fixar a competncia de determinado juzo, quando houver mais de um competente para determinada causa; e para identificar qual dos juzos ir atrair outras aes, como em casos de conexo ou continncia . A preveno original dada pela propositura da demanda , quando a petio inicial entregue ao Poder Judicirio para distribuio, onde houver mais de um juzo, ou para despacho (CPC, art. 263). O juzo prevento ser aquele para o qual a ao foi distribuda ou entregue para despacho. A preveno expansiva aquela que relaciona uma ao nova com outra anteriormente ajuizada, idntica ou semelhante. Se houver semelhana, como nos casos de conexo ou continncia, a nova ao dever ser distribuda por dependncia para o juzo onde corre a anteriormente ajuizada (art. 253, I, do CPC). Caso as duas aes conexas, ou que mantenham relao de continncia, j tenham sido ajuizadas em juzos distintos, deve ser feita a reunio no juzo prevento, conforme as regras dos arts. 219 e 106, do CPC. O art. 253, II, traz situao de preveno em caso de aes idnticas ou quase o que ocorrer quando, tendo sido a primeira extinta sem julgamento de mrito houver reiterao do pedido, ainda que em litisconsrcio com outros autores ou mesmo que quando parcialmente alterados os rus da ao. Nesses casos, a nova demanda ser distribuda por dependncia ao juzo onde tramitou a antiga. H preveno, tambm, em segunda instncia, cabendo aos regimentos internos dos tribunais estabelecer os recursos aos quais se estender a competncia do juiz, desembargador ou ministro prevento.

38. Como se harmonizam os artigos 106 e 219 do CPC no que tange ao juzo prevento?
Existem dois dispositivos do CPC que tratam de preveno em caso de conexo: o art. 219 e o art. 106, ambos aparentemente contraditrios. O primeiro trata dos efeitos da citao vlida , entre os quais o de tornar prevento o juzo. De acordo com esse dispositivo, o juzo prevento seria aquele em que a citao vlida se efetivou primeiro. No se trata da data do despacho que ordena a citao, nem da data da juntada aos autos do respectivo mandado cumprido, mas da data em que a citao se efetivou. O outro dispositivo o CPC art. 106, que estabelece que, correndo em separado aes conexas, perante juzos de mesma competncia territorial, considera-se prevento aquele que

despachou em primeiro lugar. No aquele em que a citao se efetivou primeiro, mas naquele em que o juiz proferiu o primeiro despacho ordenando a citao. preciso que se distinga aqui o despacho de cite-se da efetiva citao do ru. Uma vez que esses dois artigos so aparentemente conflitantes, preciso saber qual dos dois prevalece, ou se possvel conjug-los. A soluo est no uso, pelo art. 106, da expresso perante juzes que tm a mesma competncia territorial. Ela indica que o dispositivo tem aplicao especfica para as aes conexas que estejam correndo pelo mesmo foro. Assim, se elas estiverem todas em curso na mesma comarca, o juzo prevento ser aquele que despachou em primeiro lugar; por excluso, o art. 219 aplicar-se- quando as aes conexas estiverem correndo em foros diferentes. Dessa forma, os dois dispositivos se harmonizam.

39.

O que se entende por conflito de competncia?

o fato de dois ou mais juzes se darem por competentes (conflito positivo, art. 115, I) ou incompetentes (conflito negativo, art. 115, II) para o julgamento da mesma causa ou demais de uma causa (em caso de reunio por conexo, art. 115, III). Deve ser dirimido para que apenas um seja declarado competente e possa julgar a(s) causa(s). possvel que surja, tambm, na aplicao do princpio da identidade fsica do magistrado (art. 132 do CPC).

40.

Quais as espcies de conflito de competncia?

O conflito de competncia, portanto, pode ser positivo ou negativo. Ser positivo quando ambos os juzes assinalarem sua competncia para o feito e, negativo, quando a controvrsia versar sobre a afirmao de incompetncia por parte de ambos.

41.

Quem possui legitimidade para suscitar conflito de competncia?

De acordo com o art. 116, do CPC, o conflito poder ser suscitado pelas partes, pelo Ministrio Pblico ou pelo juiz, havendo sempre a necessidade de interveno do Ministrio Pblico nos conflitos no suscitados por ele. Ele ser parte nos conflitos que suscitar, e fiscal da lei nos que forem suscitados pelos demais legitimados. A razo da interveno ministerial o interesse pblico que subjaz ao julgamento de todos os conflitos, de estabelecer corretamente o juzo competente. Mas o conflito suscitado pelas partes ou pelo Ministrio Pblico, pressupe a efetiva discordncia entre os juzes envolvidos, que, ou se acham todos competentes, ou todos incompetentes. O ru que tiver apresentado exceo de incompetncia no poder suscitar o conflito, porque, ou bem o juiz acolheu a exceo, e a sua pretenso foi satisfeita, ou no a acolheu e caber recurso. Da a vedao do art. 117, do CPC.

42.

Quem tem competncia para julgar o conflito de competncia?

Se todos os juzes envolvidos so estaduais, a competncia ser do Tribunal de Justia; se todos so federais, a competncia ser do Tribunal Regional Federal. Mas se o conflito for entre juzes federais ou estaduais, entre eles e juzes do trabalho, ou entre juzes estaduais de diferentes Estados, ou federais de diferentes regies, o conflito dever ser dirimido pelo Superior Tribunal de Justia. De acordo com o art. 102, I, o, compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar,

originariamente os conflitos de competncia entre o Superior Tribunal de Justia e quaisquer tribunais, entre Tribunais Superiores, ou entre estes e qualquer outro tribunal. E, de acordo com o art. 105, I, d, compete ao Superior Tribunal de Justia processar e julgar originariamente os conflitos de competncia entre quaisquer tribunais, ressalvado o disposto no art. 102, I, o, bem como entre tribunal e juzes a ele no vinculados e entre juzes vinculados a tribunais diversos.

43. Explique o procedimento para o julgamento do conflito de competncia.


Identificado o rgo julgador, o conflito ser suscitado por petio ao seu presidente, por ofcio do juiz, ou por petio, pelas partes ou pelo Ministrio Pblico. O regime interno do tribunal poder identificar a quem compete julg-lo. O relator designado ouvir ambos os juzos em conflito, se este tiver sido suscitado pelas partes ou pelo Ministrio Pblico. Se o conflito foi suscitado de ofcio por um dos juzos, o relator ouvir o outro e, aps, colher o parecer do Ministrio Pblico, no prazo de cinco dias. Quando o conflito por positivo, o relator, de ofcio ou a pedido de qualquer das partes, pode determinar que o processo fique suspenso at que haja deciso. Nesse caso, ou quando o conflito for negativo, ser designado um dos juzes para resolver as questes de urgncia. Havendo jurisprudncia dominante do tribunal a respeito da questo suscitada, o conflito pode ser decidido de plano pelo relator, cabendo agravo no prazo de cinco dias para o rgo incumbido do julgamento. No sendo caso de deciso de plano, ser designada sesso de julgamento. O tribunal, ao decidir o conflito, declarar qual o juzo competente, pronunciando-se sobre a validade dos atos praticados pelo incompetente.

44.

O que processo?

Processo uma sequncia de atos interdependentes, destinados a solucionar um litgio, com a vinculao do juiz e das partes a uma srie de direitos e obrigaes. (Fher) Processo o mtodo, isto , o sistema de compor a lide em juzo atravs de uma relao jurdica vinculativa de direito pblico. (Humberto Theodoro Junior) Processo o mtodo imposto de forma cogente pela lei e que vincula partes e juiz na composio do litgio. (Elpidio Donizetti)

45.

Diferencie processo e procedimento.

Processo o instrumento de que se utiliza a parte que exercitou o direito de ao na busca de uma resposta judicial que ponha fim ao conflito de interesses instaurado ou em vias de s-lo. Inmeros atos sero praticados no curso do processo para que o citado objetivo seja alcanado. O processo ata as partes e se desencadeia atravs da prtica dos atos processuais, numa relao lgica que apresenta incio, meio e fim Procedimento o modo pelo qual o processo anda, ou a maneira pela qual se encadeiam os atos do processo. o rito, ou o andamento do processo. Os procedimentos so comuns ou especiais,

conforme sigam um padro geral ou uma variante. Procedimento o lado extrnseco, palpvel, sensvel e constatvel objetivamente, pelo qual se desenvolve o processo ao longo do tempo. Procedimento a forma especfica de manifestao, de organizao, de estruturao do prprio processo, dos diversos atos e fatos relevantes para o processo (e, por isto, atos e fatos processuais) ao longo do tempo.

46. Qual a diferena entre a relao jurdica processual e a relao jurdica de direito material?
preciso distinguir duas relaes muito distintas: a de direito material, e a de direito processual. Em um contrato de compra e venda, existem dois sujeitos: o vendedor e o comprador. Se o contrato for regularmente cumprido, e a obrigao satisfeita, a relao se extinguir. Mas, se algum dos participantes entender que no foi satisfeita, ou que o foi de maneira inadequada, pode agir de duas maneiras: conformar-se, deixando as coisas tal como esto, sem buscar a satisfao de sua pretenso; ou ir a juzo, formular a sua pretenso, e pedir que o Poder Judicirio tome as providncias necessrias para satisfaz-la. Nesse caso, formar-se- uma nova relao, diferente daquela de direito material, porque ter trs sujeitos: o autor, o juiz, e o ru . Ela se desenvolver de acordo com um determinado procedimento, e culminar com a sentena do juiz. O que distingue fundamentalmente direito material e direito processual que este cuida das relaes dos sujeitos processuais, da posio de cada um deles no processo, da forma de se proceder aos atos deste - sem nada dizer quanto ao bem da vida que objeto do interesse primrio das pessoas (o que entra na rbita do direito substancial).

O direito processual , assim, do ponto-de-vista de sua funo jurdica, um instrumento a servio do direito material: todos os seus institutos bsicos (jurisdio, ao, exceo, processo) so concebidos e justificam-se no quadro das instituies do Estado pela necessidade de garantir a autoridade do ordenamento jurdico. O objeto do direito processual reside precisamente nesses institutos e eles concorrem decisivamente para dar-lhe sua prpria individualidade e distingui-lo do direito material.

47.

Explique a teoria circular do direito material e do direito processual.

Como sabido, o processo co-protagonista, atuando ao lado do direito material, para realiz-lo. Trata-se de instrumento para a realizao do direito material, mas no deve ser visto como inferior a ele. Logo, h uma relao de complementaridade, no subordinada nem hierrquica, entre o direito material e o direito processual. necessrio pensar o processo luz do direito material. O direito material se realiza por meio do processo, mas o direito material tambm serve o processo, dando-lhe o conceito, o destino, o projeto, o sentido. Essa relao de complementaridade (cclica) foi chamada por Carnelutti de teoria circular dos planos do direito material e do direito processual. Em outras palavras, temos que o processo serve ao direito material, ao mesmo tempo em que servido por ele.

48. validade.

Classifique os pressupostos processuais de existncia e de

Alguns dos requisitos que o processo deve preencher so de tal relevncia, que se no observados, implicam inexistncia; outros, tambm relevantes, mas sem a mesma dimenso, se no

preenchidos levaro nulidade. Da a existncia de dois tipos de pressupostos processuais: os de existncia e o de validade. Tanto os pressupostos de existncia quanto os de validade podem ser subjetivos ou objetivos. H ainda os pressupostos processuais negativos.

49. Explique cada um dos pressupostos processuais anteriormente classificados.


1 - Os pressupostos processuais subjetivos dizem respeito ao juiz e s partes. Com relao ao juiz:

a) deve estar investido de jurisdio (pressuposto de existncia), ou seja, os atos processuais que s podem ser praticados por um juiz so tidos por inexistentes se praticados por quem no est investido da funo. b) Juzo competente e juiz imparcial: a competncia aptido do juzo e a imparcialidade, do juiz. H dois graus de incompetncia: a absoluta e a relativa. Somente a primeira capaz de gerar nulidade processual, e ensejar ao rescisria. Da mesma forma, h dois graus de parcialidade: o impedimento e a suspeio. Somente aquele gerar nulidade e ensejar a ao rescisria (art. 485, II, do CPC). A incompetncia relativa e a suspeio devem ser alegadas no momento oportuno, por via de exceo ritual, e tornam-se preclusas para os litigantes que no o fizerem a tempo. Com relao s partes:

a) Capacidade de ser parte: a aptido de ser parte em um processo, de figurar na condio de autor ou ru. Como o processo um instrumento que visa tornar efetivos os direitos, todos os titulares de direitos na ordem civil tero capacidade de ser parte. Portanto, todas as pessoas, fsicas e jurdicas. Mas o CPC vai alm, estendendo a capacidade de ser parte a alguns entes despersonalizados, que no so pessoas, porque h certas circunstncias em que eles podem ter necessidade de comparecer em juzo, como a massa falida, o condomnio, a herana jacente ou vacante, o esplio e o nascituro. Mas s excepcionalmente, quando houver previso legal, os entes despersonalizados tero capacidade de ser parte. O processo no poder ter desenvolvimento vlido e regular se nele figurar algum que no a tenha. b) Capacidade processual ou para estar em juzo: a aptido para figurar como parte, sem precisar ser representado nem assistido. No se trata de advogado, mas de representante legal. As pessoas naturais que tm capacidade de fato, que podem exercer, por si ss, os atos da vida civil, tm capacidade processual, pois podem figurar no processo, sem serem representadas ou assistidas. O

incapaz no tem capacidade processual. Mas passar a ter, por intermdio das figuras da representao e da assistncia. Verificando o juiz que h falha na capacidade processual, conceder prazo razovel para que seja sanada. No o sendo, no prazo, o juiz extinguir o processo, se o incapaz for o autor; decretar a revelia, se for o ru; ou determinar a excluso, se for terceiro. interesse observar que h uma certa simetria, no perfeita, mas bastante evidente, entre as duas formas de capacidade civil, a capacidade de direito e a capacidade de fato, com a capacidade de ser parte e a capacidade processual, do processo civil. A capacidade de direito est para a capacidade de ser parte, assim como a capacidade de fato est para a capacidade processual.

c) Capacidade postulatria: No diz respeito s partes, como as duas formas anteriores. Deriva da
necessidade de uma aptido especial para formular requerimentos ao Poder Judicirio. Em regra, as pessoas em geral no tm capacidade postulatria, exceto em situaes excepcionais, quando a lei expressamente o autoriza, como no caso de algumas aes trabalhistas ou do habeas corpus. Quem normalmente tem tal capacidade so os advogados e os membros do Ministrio Pblico. Aqueles que no a tm, devem outorgar procurao a quem a tenha, para que, em seu nome, postule em juzo. A falta de capacidade postulatria no gera apenas nulidade, mas inexistncia (CPC, art. 37). 2

Os pressupostos objetivos so:

a) Petio inicial apta (pressuposto de validade, em regra): a inpcia da petio inicial impede o desenvolvimento vlido e regular do processo. As hipteses de inpcia esto previstas no art. 295, pargrafo nico, do CPC. Mas h um caso de inpcia que no resultar em invalidade, mas em inexistncia do processo. Trata-se da falta de pedido, mencionada no inc. I. Nas demais, haver apenas nulidade. b) Existncia de instrumento de representao (procurao) c) Citao vlida (validade) 50. A citao requisitos de validade ou de existncia do processo? Explique as razes de cada corrente doutrinria.
Aqueles que entendem a citao como um pressuposto de existncia do processo alegam que, mesmo antes de o ru ser citado, j existe um processo incompleto, que tem a participao apenas do autor e do juiz. A citao necessria para que ele passe a existir em relao ao ru e se complete a relao processual. J a corrente que encaram a citao como requisito de validade defendem que, por ser a citao apenas um ato de comunicao ao ru de que contra ele foi proposta uma demanda, tornando-o parte, conclui-se que o processo existe antes mesmo da citao. Alm disso, ressaltam a sua prescindibilidade em determinadas hipteses legais, fato que no desnatura a existncia do processo. Chamam ainda a ateno para a existncia de sentenas proferidas sem a citao da parte demandada, a

exemplo das extintivas do processo sem resoluo do mrito e aquelas amparadas no artigo 285-A, do Cdigo de Processo Civil.

Em que pese as controvrsias, a doutrina majoritria entende que a citao requisito de validade do processo, pois o processo pode comear e terminar sem que sequer haja citao, a exemplo do que ocorre no art. 285-A do CPC. 51. Explique o que se entende por litispendncia, coisa julgada e perempo. Litispendncia: Ocorre a litispendncia quando duas causas so idnticas quanto s partes,
pedido e causa de pedir, ou seja, quando se ajuza uma nova ao que repita outra que j fora ajuizada, sendo idnticas as partes, o contedo e pedido formulado. O art. 301 do CPC traz o conceito de litispendncia: Art. 301 () 1o Verifica-se a litispendncia ou a coisa julgada, quando se reproduz ao anteriormente ajuizada. 2o Uma ao idntica outra quando tem as mesmas partes, a mesma causa de pedir e o mesmo pedido. Essa matria deve ser arguida em sede de preliminar de contestao. Por fora do art. 267, V, do CPC, essa defesa processual enseja a extino do processo sem julgamento do mrito, o que faz com esta seja uma defesa processual peremptria.

Coisa Julgada: Ocorre coisa julgada quando uma pessoa ajuza ao idntica a uma ao
anteriormente decidida. A litispendncia e a coisa julgada so situaes muito semelhantes, sendo que a principal diferena que na litispendncia o autor ajuza ao idntica a uma outra ao em curso, e no caso da coisa julgada, o autor ajuza ao idntica outra que j fora julgada. Ressalte-se que para ocorrer a coisa julgada h de se ter uma ao idntica totalmente definida, ou seja, sem que haja nenhuma possibilidade de reverter a deciso, pois no cabe mais nenhum recurso. Dessa forma, no se pode permitir que o autor tente buscar uma diferente deciso a respeito de um tema sobre o qual j tenha tido um pronunciamento judicial definitivo. Por isso, o ru dever argir preliminarmente em sua contestao, a existncia de coisa julgada, sendo essa uma defesa peremptria, por ensejar a extino do processo sem julgamento do mrito.

Perempo: Quando o autor deixa de promover atos e diligncias que deveria ter exercido,
abandonando a causa por mais de trinta dias, gera a extino do processo sem julgamento do mrito em virtude da inrcia do autor, conforme previsto no art. 267, III do CPC. Mas isso no impede que o autor ajuze, novamente, ao idntica anterior. Mas se esse comportamento do autor se repetir por trs vezes, deixando que a ao se extinga por sua inrcia, ocorre a chamada perempo. Assim, se o autor, ajuizar, numa quarta tentativa, a mesma ao, o ru pode alegar a

perempo, caso em que o processo ser extinto, e ao autor somente ser permitido alegar a matria em sua defesa, caso seja necessrio. Tal regra se encontra prevista no art. 268 do CPC: Art. 268. (...) Pargrafo nico. Se o autor der causa, por trs vezes, extino do processo pelo fundamento previsto no no III do artigo anterior, no poder intentar nova ao contra o ru com o mesmo objeto, ficando-lhe ressalvada, entretanto, a possibilidade de alegar em defesa o seu direito. ***Observao: o item III do artigo anterior o qual a lei se refere III - quando, por no promover os atos e diligncias que lhe competir, o autor abandonar a causa por mais de 30 (trinta) dias; Ressalta-se que a perempo matria que deve ser alegada em preliminar de contestao, e por trazer a extino do processo sem julgamento do mrito, trata-se de defesa processual peremptria.

52. Diferencie capacidade para estar em juzo, capacidade processual e capacidade postulatria.
A capacidade de estar em juzo corresponde capacidade de direito e, mesmo algumas entidades sem personalidade jurdica a possuem(tais como o nascituro, as pessoas formais, a massa falida, o esplio e at mesmo a famlia) podem atuar como partes desde que corretamente representados. tais entidades despersonalizadas foi conferida a personalidade judiciria ex vi o art. 12 do CPC. J a capacidade processual segue as regras da capacidade de exerccio ou de fato prevista no Cdigo Civil (que alis adotou recentemente 18 anos para a maioridade equiparando-se com a j existente maioridade da esfera criminal). Exige-se que haja a capacidade de manifestar sua vontade, assim, exige-se, tambm pleno discernimento a fim dar legitimidade e validade ao ato jurdico produzido. Por sua vez, a capacidade postulatria a capacidade de fazer valer e defender as prprias pretenses ou as de outrem em juzo ou, em outra palavras, a qualidade ou atributo necessrio para poder pleitear ao juiz. Para a prtica de alguns atos processuais (os postulatrios), a lei exige aptido tcnica especial do sujeito, sem o qual o ato invlido. Essa aptido tcnica a capacidade postulatria. Em regra, tem capacidade postulatria o Ministrio Pblico, a Defensoria Pblica (CF, art. 134 e LCF 80/94, art. 4, pargrafo 6) e o advogado, cf. artigo 36 do Cdigo de Processo Civil. Em alguns casos, conferida capacidade postulatria diretamente s partes, mesmo que no sejam advogadas nem membros do Ministrio Pblico ou da Defensoria Pblica. Alguns exemplos so o art. 27 da Lei n. 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), que prev que a mulher vtima de violncia pea diretamente medidas de proteo contra o ofensor e o art. 9 da Lei n. 9.099/95, que dispensa a contratao de advogado nas causas de valor inferior a 20 salrios mnimos nos Juizados Especiais.

53. Explique a capacidade processual das pessoas casadas regulada nos artigos 10 e 11 do CPC.

Apesar de no serem incapazes, as pessoas casadas precisam, para proporem (sujeito ativo) determinadas demandas (aes reais imobilirias), sob pena de invalidade, do consentimento do outro cnjuge, a menos que o regime de bens adotado pelo casal seja o de separao total (art. 1647, II, CC e art. 10 CPC). Este consentimento (outorga uxria ou marital) pode ser provado por qualquer meio idneo (art. 220 CC). E, ainda, pode ser suprido judicialmente, nos termos do art. 11, do CPC, acaso reste demonstrada falta de justo motivo para o consentimento. Quando atuantes no polo passivo, a presena conjunta dos cnjuges exigida ( litisconsrcio necessrio) em situaes mais extensas. No se trata, neste caso, de legitimidade ad processum, mas legitimidade ad causam passiva, uma das condies da ao, cuja inobservncia gera carncia da ao e no nulidade processual (art. 10 e 655 do CPC).

54.

Diferencie representao e assistncia.

O art. 8 do CPC determina que os incapazes, no processo, sero representados ou assistidos por pais, tutores ou curadores, na forma da lei civil. Se a incapacidade absoluta, h necessidade de representao; se relativa, de assistncia. Para saber quem o representante ou assistente, preciso identificar o tipo de incapacidade: se proveniente da menoridade, os incapazes sero representados pelos pais. Se casados, por qualquer um deles; se no, por aquele que detenha a guarda; se ela for compartilhada, por qualquer um. Se o incapaz no est sob poder familiar, porque os pais faleceram ou deles foram destitudos, haver nomeao de um represent-lo ou assisti-lo. O tutor serve apenas ao incapaz por menoridade. Se a incapacidade provm de outras causas, como de enfermidade ou doena mental, desenvolvimento mental incompleto, uso de txicos ou prodigalidade, haver interdio e nomeao de um curador , que passar a representar ou assistir o incapaz. tutor, que passar a

55. Explique a curadoria especial, indicando as hipteses em que ela se operar e apontando quem detm o mnus de exercer a curadoria especial, bem como os respectivos fundamentos legais.
Em favor das pessoas maiores, cuja incapacidade tenha sido declarada em processo de interdio, ser nomeado um curador, que ser seu representante legal (ou assistente) em todos os atos da vida civil, e nos processos em que ele figure. Com ele no se confunde o curador especial , figura que pode ter vrias funes no processo, todas elas relacionadas, em maior ou menor grau, necessidade de reequilibr-lo, assegurando o respeito ao princpio constitucional da isonomia; ou de garantir o direito de defesa queles que, por qualquer razo, possam ter dificuldade em exerc-lo, fazendo valer o princpio do contraditrio. O art. 9, do CPC enumera quais so essas funes, que tm diferentes naturezas. Algumas vezes o curador especial atuar como representante legal do incapaz que esteja provisoriamente privado de um representante definitivo. Outras, a sua funo no ser propriamente a de representar ou assistir o incapaz, mas assegurar o direito de defesa ao ru preso ou quele que foi citado fictamente. A curadoria especial funo institucional da Defensoria Pblica,

nos termos da Lei Complementar n. 80/94, art. 4, IV. Onde a defensoria no tiver sido instituda, a funo caber Procuradoria Geral do Estado e entidades a ela conveniadas.

56.

Explique o princpio da instrumentalidade das formas.

Como o processo no um fim em si, mas um instrumento, no haver nenhum vcio no ato processual nem nulidade de qualquer tipo, nem inexistncia que alcanou o resultado para o qual foi previsto. o que diz o art. 244, do CPC, que consagra o princpio da instrumentalidade das formas. A forma s necessria para assegurar que o ato alcance a finalidade. Se isso ocorrer por outro meio, inexistir vcio: se o ru foi citado de maneira incorreta, ou nem foi citado, mas compareceu e se defendeu, o juiz no declarar nulo ou inexiste o processo. O art. 244 faz uma ressalva: o juiz considerar vlido o ato praticado em desconformidade com a lei, desde que esta no prescreva a nulidade. Mas hoje se entende que, mesmo quando a lei comina nulidade, o juiz no a declarar se o ato, por outra forma, alcanou o resultado almejado. Do princpio da instrumentalidade das formas resulta que no se declarar a nulidade seja absoluta ou relativa se no houver prejuzo. Mas, na relativa, o prejuzo h de ser para algum dos litigantes, que deve demonstr-lo; ao passo que na absoluta, o prejuzo presumido, e pode dizer respeito no s ao litigante, mas ao desenvolvimento do processo ou a aplicao da jurisdio. Mas o que torna o assunto complexo que haver casos de nulidade, mesmo absoluta, que s podero ser declaradas se houver prejuzo para o litigante, como nos casos de interveno do Ministrio Pblico como auxiliar da parte ou do curador especial como representante ou defensor de algum deles.

57.

O que se entende por processo sincrtico?

Antes da Lei n. 11.232/2005, a liquidao, tal como a execuo de sentena, formava processos autnomos, com necessidade de citao do devedor. Desde a propositura inicial da demanda at a satisfao do credor, era possvel identificar at trs processos diferentes, cada qual exigindo citao: o de conhecimento, o de liquidao e o de execuo. Aps a lei, o que antes eram processos tornaram-se fases de um processo nico, sincrtico. No existe mais processo autnomo, mas apenas uma fase de liquidao, que vem regulada no CPC, arts. 475-A a 475-H. O devedor no ser mais citado, mas intimado na pessoa de seu advogado para acompanh-la (art. 475-A, 1, do CPC). Se for revel, no haver necessidade de intim-lo, conforme art. 322 do CPC. No entanto, se a liquidao for de sentena penal condenatria, arbitral ou estrangeira, como no h nenhum processo civil de conhecimento precedente, o devedor ser citado, pois a primeira vez que comparece ao juzo cvel.

58. O MP foi institudo entre as funes essenciais justia pela CF/88. Quais os seus princpios institucionais? 59. 60. De que modos o Ministrio Pblico pode atuar no processo? Pode o Ministrio Pblico propor a ao ex delicto, prevista no art.

68 do CPP, para postular indenizao em favor da vtima de delito que seja pobre?

61.

Pode o Ministrio Pblico propor ao individual de alimentos?

62. O que significa para o MP funcionar como fiscal da lei? Em que situaes ele atuar desta forma? 63. Qual a consequncia da falta de interveno do Ministrio Pblico como fiscal da Lei? 64. Como se contam os prazos para o Ministrio Pblico se manifestar nos processos? 65. 66. Qual a diferena entre juiz e juzo? O que o juiz natural?

67. O que so e pra que servem as regras de impedimento e suspeio previstas nos artigos 134 e 135 do CPC? 68. 69. O que significa a vedao ao non liquet? Comente sobre o princpio da congruncia/ demanda/ correlao.

70. Os prazos do juiz so dilatrios ou peremptrios? H consequncia para o juiz que deixe de cumprir sua obrigao de julgar em prazo razovel? 71. O juiz responde civilmente por danos que cause no exerccio da funo jurisdicional? Explique com base no texto legal do CPC e tambm com base na jurisprudncia do STF acerca da responsabilidade do estado por atos jurisdicionais. 72. Qual a diferena entre a advocacia e a defensoria pblica?

73. O que so honorrios advocatcios? Diferencie honorrios contratuais e honorrios de sucumbncia. 74. 75. O que se entende por capacidade postulatria? O que a defensoria pblica e a quem ela dirigida?

76. Como so contados os prazos da defensoria pblica? E suas intimaes? 77. H honorrios em favor do defensor pblico? E da defensoria pblica? 78. Diferencie procurao com poderes gerais para o foro e procurao com poderes especiais. A atuao da defensoria pblica depende de procurao?

79. Pblico? 80.

Quais so as garantias e restries constitucionais do Defensor

Descreva as prerrogativas da Defensoria Pblica?

81. Quais so os deveres das partes e procuradores previstos nos artigos 14 e 15 do CPC? 82. O que litigncia de m-f e quais suas hipteses de configurao? 83. O advogado responde solidariamente com a parte pela multa por litigncia de m-f? Discorra com base na interpretao dada pelo Superior Tribunal de Justia ao instituto. 84. O que se entende por ato atentatrio ao exerccio da jurisdio? Diferencie-o do ato atentatrio dignidade da justia. 85. 86. O que litisconsrcio? Explique o litisconsrcio multitudinrio.

87. Classifique e explique cada uma das espcies de litisconsrcio: necessrio, facultativo, simples e unitrio. 88. 89. Correlacione o litisconsrcio unitrio, necessrio e facultativo. Considere a seguinte afirmao: os atos de cada litisconsorte

no favorecem nem prejudicam os demais. Esta afirmao vlida para todos os tipos de litisconsrcio? Explique, discorrendo sobre o regime jurdico do litisconsrcio. 90. 91. 92. O que interveno de terceiro? Diferencie interveno de terceiro voluntria e provocada/forada. A interveno de terceiro cria novo processo?

93. O processo de execuo admite alguma espcie de interveno de terceiro? 94. 95. 96. 97. Quais as formas de interveno de terceiro? Explique o que se entende por assistncia. Diferencie assistncia simples e assistncia litisconsorcial. O que se considera interesse jurdico para efeito de assistncia?

98. Quais os poderes e os limites de atuao do assistente simples? E do assistente litisconsorcial?

99. simples. 100. 101. 102.

Explique o que se entende por justia da deciso na assistncia

Explique o procedimento de ingresso do assistente. Conceitue oposio. Quais as hipteses de cabimento da oposio?

103. O que se entende por relao de prejudicialidade entre a oposio e a ao originria? 104. 105. cabvel. 106. Explique o procedimento da nomeao autoria, discorrendo sobre as formas de ingresso do nomeado no processo. 107. 108. 109. A nomeao autoria obrigatria? Fundamente. Conceitue a denunciao da lide. Explique as hipteses de cabimento da denunciao da lide. Diferencie a oposio interventiva e oposio autnoma. Conceitue a nomeao autoria e explique quando ela ser

110. Cabe denunciao da lide da Fazenda Pblica ao seu agente? Explique de acordo com o orientao firmada sobre o STJ em torno do tema. 111. A denunciao da lide obrigatria?

112. Explique o procedimento da denunciao da lide quando requerida pelo ru e pelo autor. 113. Discorra sobre a denunciao da lide no caso de evico e explique se ela pode ocorrer per saltum. 114. 115. 116. O que se entende por chamamento ao processo? Quais as hipteses de cabimento do chamamento ao processo? Explique a controvertida hiptese de chamamento ao processo

prevista no artigo 1.698 do Cdigo Civil. 117. Conceitue a interveno anmala, indicando sua previso legal e hiptese de cabimento. 118. Discorra sobre a interveno anmala na jurisprudncia do STJ.

119.

Considerando os atos processuais, conceitue cada um dos atos

do juiz (despacho, deciso interlocutria, sentena, deciso monocrtica e acrdo). 120. Quanto ao lugar, onde devem ser praticados os atos processuais? Quais as excees regra geral? 121. Quanto ao tempo, em que horrios devem ser praticados os atos processuais? Em que dias? 122. Quando se inicia e quando termina a contagem do prazo para a prtica de um ato processual? 123. 124. 125. Diferencie prazos prprios e imprprios. Diferencie prazos dilatrios e peremptrios. Elenque e explique as hipteses de benefcio de prazo previstas

nos artigos 188 e 191 do CPC. 126. 127. O que se entende por precluso? Explique cada uma das espcies de precluso.

128. Diferencie a comunicao dos atos processuais entre juzos e entre juzos e partes. 129. 130. Elenque e explique as espcies de cartas existentes no processo. Explique a diferena entre citao e intimao.

131. Diferencie a extino do processo com resoluo do mrito e sem resoluo do mrito. 132. Explique cada uma das hipteses de extino do processo com resoluo do mrito. 133. Explique cada uma das hipteses de extino do processo sem resoluo do mrito.

S-ar putea să vă placă și