Sunteți pe pagina 1din 111

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Projeto Poltico-Pedaggico

EE ODETE IGNZ RESSTEL VILLAS BAS


PPP 2012

1 - Identificao
A Escola Estadual Odete Ignz Resstel Villas Bas, localizada na Rua Quintino Bocaiva n.1114, Centro, no municpio de Nioaque, Estado de Mato Grosso do Sul, tem como mantenedora a Secretaria de Estado de

1 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Educao, inscrita no CNPJ sob o n. 02585924/0001/22.

2 - Apresentao do PPP
Desde 1996, o Projeto Poltico Pedaggico vem sendo construdo e propondo novos caminhos para uma escola diferente. Todas as questes que envolvem o fazer pedaggico e as suas relaes com o currculo, tais como, conhecimento e funo social da escola, obriga a uma anlise e uma reflexo contnua de todos os envolvidos nesse processo. Nessa anlise aborda-se os conhecimentos que nossos alunos precisam ter para que de fato possam exercer sua cidadania nessa sociedade cheia de conflitos. Esses presentes no espao escolar, nas relaes pessoais, no confronto das ideias, e tambm no surgimento de novas concepes, das dvidas e da necessidade do dilogo entre os componentes da comunidade escolar. Tais situaes so apresentadas no decorrer deste documento, nas linhas e nas entrelinhas de cada pargrafo, resgatando o espao histrico de como cada momento foi sendo produzido e construdo, sendo pois este documento o resultado de um esforo conjunto dos profissionais de educao dessa unidade escolar, com o objetivo de respaldar as aes administrativas e pedaggicas no mbito desse estabelecimento educativo. H a conscincia, por parte da Comunidade Escolar, de que este Projeto representa apenas um germe e se encontra aberto a sugestes e encaminhamentos, pois nenhum Projeto Poltico Pedaggico pode ser dado como pronto e acabado, sob pena de se cristalizar e deixar de acompanhar os movimentos da histria. Portanto, nossa reflexo continua baseada principalmente na prtica pedaggica cotidiana e na discusso dos referenciais tericos que nos encaminham para uma prxis responsvel e compromissada com uma escola de qualidade.

Potencialidades A Escola Estadual Odete Ignz Resstel Villas Bas, a nica da rede estadual no permetro urbano e situa-se no centro da cidade. Possui cinco Extenses Rurais sendo quatro do Ensino Mdio e uma do Ensino Fundamental. Atualmente a escola possui um corpo discente com 1462 alunos matriculados e cursando o Ensino Fundamental e Mdio, distribudos em 56 (cinqenta e seis) turmas. Dentre elas, 04 (quatro) turmas do noturno so da Educao de Jovens e Adultos, e 07 (sete) turmas da Educao Bsica do Campo distribuda nas Extenses Rurais em 04 (quatro) assentamentos e 01(uma) na Comunidade Quilombola. Das turmas existentes, 31(trinta e uma) so do Ensino Fundamental e 25 (vinte e cinco) do Ensino Mdio. Um ponto preponderante na escola a grande procura por vagas para novos alunos, acreditamos que isso se deva ao trabalho desenvolvido com seriedade e compromisso com a educao. Os profissionais da educao que atuam na unidade escolar totalizam 101 pessoas, sendo que 22 pertencem ao corpo administrativo e 79 pessoas no corpo docente da escola. Dos professores, 37 % so efetivos e 63 % so convocados, e 96 % so habilitados na rea em que lecionam. A Gesto atual conta com o apoio da equipe de coordenadores pedaggicos e coordenadores das reas de Lngua Portuguesa e Matemtica; Atendimento na Sala de Recursos Multifuncional (NUESP), Gerenciador de tecnologias Educacionais, funcionrios administrativos e corpo docente, possibilitando uma Gesto Democrtica, cuja prioridade a eficcia do Ensino Aprendizagem. Trabalha com todos os segmentos da comunidade escolar, atravs da Associao de Pais e Mestres e do Colegiado Escolar. A escola pretende, por meio do Projeto Poltico Pedaggico, contribuir em grande escala para a formao do educando, para que o mesmo se torne agente do processo pessoal e social de seu desenvolvimento a fim de que possa promover aes que venham propiciar transformaes necessrias para melhorias em comum na sociedade em que vive. O Projeto busca desenvolver aes dentro da escola que objetivem a interao entre os alunos, bem como, instigar os docentes a refletir sobre o seu fazer pedaggico e buscar mudanas a fim de trabalhar com equidade o objetivo do Projeto.

3 - Misso
A Escola Estadual Odete Ignz Resstel Villas Bas, realizando suas atividades educacionais democraticamente, se prope a realizar uma educao para o sucesso de nossos alunos. A misso desta instituio pode ser resumida da seguinte maneira: Educar, tendo como princpios bsicos, a vivncia de valores, a integrao e a satisfao dos envolvidos no processo de aprender, conscientizando para a importncia da continuidade dos estudos e difundindo o compromisso com a construo de um mundo melhor.

2 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

O foco principal so os nossos alunos, neles espelhamos os resultados de nossos esforos. A qualidade da educao oferecida deve ser nossa prioridade e os profissionais da educao so a origem da qualidade geradora da inteligncia desta instituio, determinando nossa reputao e longevidade.

4 - Viso
A Escola Estadual Odete Ignz Resstel Villas Bas se prope a ser uma escola de formao, acredita que de sua responsabilidade buscar os seguintes objetivos para as etapas e modalidades de ensino que oferece: Assegurar aos alunos o acesso ao conhecimento e aos elementos culturais imprescindveis para a vida em sociedade, independentemente da diversidade dos educandos; Favorecer o desenvolvimento de valores, atitudes e habilidades que garantam a formao mnima para a vida pessoal, social e poltica; Proporcionar uma formao humana e integral dos estudantes e sua preparao para o mundo do trabalho, para o exerccio da cidadania e a continuidade dos estudos; Identificar, elaborar e organizar recursos pedaggicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participao dos estudantes, considerando suas especificidades; Universalizar o acesso e formar integralmente o aluno do campo, por meio dos conhecimentos historicamente acumulados, articulando o ensino com a produo e a preservao do meio ambiente; Buscar a participao, envolvimento e integrao com da comunidade, permitindo o seu acesso ao espao escolar, o que assegurar uma ao focada na co-participao e na corresponsabilidade; Mostrar comunidade escolar a importncia de sua participao nos processos de construo e deciso escolar, pautados na democracia e no bem estar coletivos; Proporcionar condies para o aperfeioamento dos profissionais em educao, por acreditar cada vez mais na educao e exercitar a autonomia repensando a prtica e apontando caminhos.

5 - Valores
Valores Pensando o Valor como algo significativo e importante para o indivduo e para o grupo, a comunidade escolar da Escola Odete Ignz Resstel Villas Bas, definiu princpios Pedaggicos e de Gesto. Os princpios de gesto representam os parmetros norteadores da ao administrativa, so eles: a valorizao dos profissionais da educao; as decises devem ser frutos de um processo participativo e transparente; os setores administrativos so meios facilitadores das aes pedaggicas; a tica deve permanecer em todas as relaes da escola; a prtica da qualidade deve ser fundamentada na persistncia dos nossos profissionais da educao. Ainda, a liberdade com responsabilidade para o aluno, enquanto sujeito do processo educativo; valorizao do trabalho docente, considerando o professor como agente facilitador do processo ensino aprendizagem; melhoria sistemtica da qualidade do ensino. Estes so princpios e valores norteadores da prtica pedaggica desta unidade escolar. Enfim, so estes os comportamentos e atitudes positivas, que permitiro um relacionamento positivo entre os indivduos e as normas vigentes, entre estes e as representaes sociais, que possibilitaro o cumprimento da misso desta instituio de ensino.

6 - Diagnstico
Brasil O Brasil, assim como a maioria dos pases, passa por transformaes que alteram o modo de vida de milhes de pessoas que so muitas vezes obrigadas a mudar suas convices, tradies, herana em detrimento da imposio ocasionada pela globalizao, fenmeno mundial que tm como principal tendncia a mudana radical da sociedade humana em todos os seus aspectos: cultural, social, econmico e outros. Dentro dessa expectativa, o Brasil reestrutura o seu sistema educacional, tentando garantir aos seus cidados uma educao que d condies para que as pessoas possam acompanhar esse dinamismo mundial, evitando principalmente, a alienao socioeconmica. Para tanto, leis foram criadas,

3 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

investimentos macios esto sendo empregados no sentido de oportunizar a populao conhecimento de qualidade para que estas desenvolvam atividades remuneradas e de importncia vital para economia brasileira. Estado de Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul, neste contexto desenvolve-se a um ritmo frentico, alcanando em poucos anos altssimos ndices de produo agrcola e industrial. Tais caractersticas evidenciam que a educao do nosso Estado deva se adequar a esse acelerado dinamismo a fim de que o povo sul-matogrossense esteja apto a desempenhar funes essenciais que colaborem para o crescimento da nossa economia. Sendo esse um fator determinante no mundo globalizado, que aumenta o poder aquisitivo da populao e com isso toda uma cadeia de prosperidade que vai do bem estar do cidado at a concretizao das polticas pblicas como educao, sade, habitao, etc. , por parte do governo estadual que o responsvel pela melhoria a qual almeja a sociedade sul-mato-grossense. Nesse sentido o governo sul-mato-grossense vem adotando aes que visam melhorar a qualidade de ensino das escolas estaduais, como o caso da Escola Estadual Odete Ignz Resstel Villas Bas, que atualmente oferece: o Ensino Fundamental e Mdio, e nas modalidades: Educao de Jovens e Adultos (EJA), Educao Bsica do Campo e Educao Especial.

6.1 - Situao socioeconmica e educacional da comunidade


Nioaque O municpio de Nioaque localiza-se ao sudoeste do Estado de Mato Grosso do Sul a 180 km da capital e uma das cidades mais antigas do Estado. A cidade sofreu invaso por duas vezes durante a Guerra do Paraguai, o que atualmente a fez tornar-se patrimnio cultural do Estado. Por ter uma rea rural extensa, e grande parte considerada improdutiva, muitas fazendas foram desapropriadas e nelas assentadas vrias famlias que atualmente esto distribudas em dez assentamentos. Considerando a distncia e o difcil acesso, justifica a quantidade de extenses rurais da escola, para atender os alunos do Ensino Mdio. Sua economia predomina o setor primrio, sendo a pecuria com a criao de bovinos, especialmente o gado de corte. Essa atividade primria responsvel pelo atual aquecimento da economia local, o comrcio est em expanso gerando empregos para a populao. Percebe-se, a cada dia, as exigncias dos empregadores em admitir pessoas com maior grau de escolaridade. Porm, a oferta de empregos no municpio no o suficiente para atender a demanda, sendo ento necessrio o deslocamento dirio de pessoas para trabalhar numa das usinas de lcool/acar no municpio de Maracaju. Dentro desse contexto, a escola procura oferecer uma educao de qualidade visando o desenvolvimento do municpio, pois entende que quando se tem pessoas preparadas para realizar atividades remuneradas, o municpio tende a ganhar em todos os nveis, seja na prpria educao, comrcio, arrecadao municipal, bem como, na qualidade de vida das pessoas.

6.2 - Histrico da escola


A Escola Estadual Escola Odete Ignz Resstel Villas Bas, iniciou suas atividades em 1939, com as ento chamadas Escolas Reunidas, funcionando num velho prdio cedido pela maonaria, e sua matrcula no ia alm de uma centena de alunos. Em 1940, com a fundao do Grmio Pr Instruo Nioaquense, assume a direo da escola a professora Odete Ignz Resstel Villas Bas, a partir da o ensino primrio sofreu sensvel melhora e consequentemente houve notvel aumento das matrculas escolares. Em setembro de 1941, por fora do Decreto Lei Estadual n. 61, as Escola Reunidas de Nioaque passaram a denominar-se Escola Reunidas Antnio Joo, em homenagem ao Heri da Guerra do Paraguai. Em 1944 foi construdo, pelo Estado de Mato Grosso, o prdio prprio para o curso primrio. Com o advento do Territrio Federal de Ponta Por a instruo primria nioaquense tomou novo impulso e nova orientao. Em 1945, o governo do territrio mobilizou e equipou o novo prdio e em 09/04/45 o novo estabelecimento foi instalado e inaugurado, com a denominao de Grupo Escolar Antnio Joo. A escola contava nesta poca com 400 alunos.

4 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Em 1963 foi criado o Ginsio Estadual de Nioaque, pela Lei n. 1903 de 11/10/63. Em 1970, foi criado a Escola Normal de Nioaque, entrando em funcionamento em 1975, com a presena da comunidade local e regional, houve uma solenidade de inaugurao da Escola normal de Nioaque, onde declararam a importncia do curso e parabenizaram a professora Odete que tanto se empenhou para o acontecimento. Em Dezembro do mesmo ano a Diretora Rosa Ferreira Bernardo Barcelos, solicitou ao Secretrio de Educao uma nova denominao para a escola, passando ser Odete Ignz Resstel Villas Bas, em homenagem professora que se destacou com dedicao e respeito pela educao. Em 1975, foi inaugurado um novo prdio com a denominao de Centro Educacional ngelo Ra, em homenagem a esse nioaquense. E, em abril deste mesmo ano, o grupo escolar festejou seu jubileu de prata, comemorando seus 25 anos de excelentes servios prestados ao ensino primrio. Em 14/09/76, atravs do Decreto n 711, o Ginsio Estadual de 1 grau de Nioaque passa a ser denominado de Escola Estadual de 1 grau Odete Ignz Resstel Villas Bas. Em 1976, cria-se em substituio ao Centro Educacional ngelo Ra, a Escola Estadual de 1 grau Antnio Joo, atravs do Decreto n. 204 de 02/10/75. Em 1977, ficam integradas as Escolas Estadual de 1 grau Antnio Joo, criada pelo Decreto 204 de 02/10/75, Escola Estadual de 1 grau de Nioaque, criada pela Lei 1903 de 11/10/63, denominada pelo Decreto n. 711 de 14/09/76 e a Escola Estadual de 2 grau Odete Ignz Resstel Villas Bas, criada pelo Decreto n. 1162 de 27/05/70. A partir da integrao, as trs escolas passaram a denominar-se Escola Estadual de 1 e 2 graus Odete Ignz Resstel Villas Bas. Em 20/01/90, pelo Decreto n. 6334, fica includo o termo pr-escolar, passando a denominar-se Escola Estadual Pr-Escolar 1 e 2 graus Odete Ignz Resstel Villas Bas. Considerando a necessidade de adequar a denominao da unidade escolar da Rede Estadual de Ensino ao dispositivo da Lei Federal n 9.194 de 20/12/96, atravs do Decreto n 9.104 de 12/05/98, a Escola Estadual Pr-Escolar 1 e 2 graus Odete Ignz Resstel Villas Bas, passou a denominar-se Escola Estadual Odete Ignz Resstel Villas Bas. Entre 1998 e 2000, a Escola Estadual Odete Ignz Resstel Villas Bas, ofereceu o Curso de Suplncia (Educao de Jovens e Adultos) nos anos iniciais do Ensino Fundamental, apenas duas turmas. No ano seguinte foi implantado a Educao de Jovens e Adultos em forma de segmento. A Escola optou pela oportunidade 1, que funcionou com segmentos do Ensino Fundamental de 2001 a 2004. De 2005 a 2009 a Escola passou a oferecer Educao de Jovens e Adultos EJA Projeto Experimental, dividido em fases, no Ensino Fundamental e Mdio. Em 2009, funcionaram sete turmas do Ensino Fundamental e quatro do Ensino Mdio, caracterizando um aumento gradativo da oferta dessa modalidade de ensino. De 2010 a 2011, o curso foi operacionalizado, nesta Unidade Escolar, nas etapas do Ensino Fundamental e Mdio, como Educao de Jovens e Adultos EJA I MS, atravs da Resoluo n 2319 de 06/01/2009. A partir de 2012, houve um reordenamento e mudana na nomenclatura no Projeto, passando a denominar-se Educao para Jovens e Adultos, EJA II MS. A partir do ano de 2005, na Escola Estadual Odete Ignz Resstel Villas Bas, passou a funcionar salas de Extenses do Ensino Mdio Educao Bsica do Campo nos assentamentos Uirapuru, Santa Guilhermina e Palmeira; e, Ensino Fundamental, nessa mesma modalidade, no Quilombo So Miguel da Serra. Em 2007, foi aberta uma sala de Ensino Mdio no Assentamento Colnia Nova. A Escola Estadual Odete Ignz Resstel Villas Bas, tem sua histria construda ao longo dos anos, hoje, a prioridade por uma Gesto Democrtica, a busca por melhorias, a certeza de que a eficcia do ensino possvel e de que o ontem se interage com o hoje e se aproxima do amanh, pois, como disse Paulo Freire: Todo amanh se cria num ontem, atravs de um hoje. Temos de saber o que fomos para saber o que seremos.

6.3 - Situao fsica da escola


O prdio em funcionamento foi entregue comunidade em 09 de Agosto de 1992; a escola devidamente murada (algumas partes com necessidade de reviso), com grades na parte da entrada, uma rampa de acesso para AAEE , caladas, gramado e bicicletrios. Tem inicialmente um hal de entrada, com grades e um porto com fechamento eletrnico que controla a entrada e sada de pessoas, neste, um bloco onde funciona a Secretaria, Direo, Coordenao Pedaggica de rea, Sala de Gesto de Atividades Educacionais, responsvel pela parte financeira da escola; a Sala da Supervisora de Gesto Escolar; Sala da NUESP, dois banheiros, um masculino e um feminino para uso dos funcionrios; uma pequena sala que serve como biblioteca e sala de atendimento alunos; o corredor e ainda a sala dos Professores e a sala da Coordenao Pedaggica. No segundo pavilho temos quatro blocos com salas de aula, totalizando 16 salas, amplas, arejadas, com capacidade para 32 alunos, sendo uma delas Sala de Tecnologia Educacional e outra com mobilirio

5 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

adequado faixa etria dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Na sala que serve como biblioteca h um acervo de livros oriundos do FNDE e ainda de recursos do PDDE, o que possibilitam um bom nmero de livros literrios. Temos um ptio coberto, amplo e calado, h mesas com bancos aclopados. Ao lado uma cozinha com dispensa; um depsito para guardar materiais diversos; uma rea de Servio pequena com um tanque; h nas mediaes 02 bebedouros. H na lateral direita do ptio 02 banheiros, um masculino e outro feminino, cada qual tem 06 sanitrios, sendo adaptados com barras para os AAEE (Alunos com Atendimento Educacional Especializado), ao lado h um depsito para materiais de limpeza e ainda 02 lavatrios ( para as mos). Numa outra extremidade h dois vestirios que so usados como depsito de livros e outros objetos. Temos tambm a Sala de Recursos que atende aos AAEE e uma pequena brinquedoteca que guarda materiais didticos e esportivos. A quadra de esportes coberta, h em suas mediaes uma parte gramada e a outra calada. Existe uma pequena horta (Projeto desenvolvido pelos alunos) e um palco construdo de alvenaria usado para as atividades culturais da Unidade Escolar.

6.4 - Corpo docente / pedaggico / tcnico / administrativo


O mtodo de organizao dos funcionrios da escola tem como princpio maior atender as necessidades dos estudantes e esto distribudos nos trs turnos, conforme a demanda de cada perodo e totalizam: 29 (vinte e nove) professores efetivos, 50 (cinqenta) professores convocados, 08 (oito) funcionrios na secretaria, 07(sete) funcionrios da limpeza, 03 (trs) merendeiras e 02 (dois) inspetores de alunos. A parte pedaggica conta com 02 (dois) Coordenadores de rea, 01 (um) gerenciador de tecnologias e recursos miditicos e 03 (trs) Coordenadores Pedaggicos.

6.5 - Recursos materiais e tecnolgicos disponveis e sua adequao, mveis, equipamentos e material didtico.
A respeito dos Recursos Tecnolgicos e Didticos, a escola conta com uma sala de Tecnologia Educacional, com 32 computadores (sendo que alguns no funcionam); h um Projetor de Multimdia Mvel. Na sala dos professores h um computador, uma televiso e um aparelho de ar condicionado (adquiridos com recursos da APM); na Sala da Coordenao de reas h dois computadores e duas mquinas de impresso; na Sala da Coordenao Pedaggica h um computador e um aparelho de ar condicionado. J na Secretaria temos 04 computadores, 02 mquinas Multifuncionais, 07 armrios e um aparelho de ar condicionado (adquirido com recursos da APM). As salas de aula, 12 delas tm aparelhos de ar condicionado (tambm adquiridos com recursos da APM). H tambm um notebook, uma tela para projeo de slide, mimegrafos, 02 caixas de som, 05 aparelhos de TV, uma mesa de som, microfones, quatro DVDs, dois microssistem e jogos educativos. Na sala que serve como biblioteca h um acervo de livros oriundos do FNDE e ainda de recursos do PDDE, o que possibilitam um bom nmero de livros literrios.

6.6 - Existncia de sala de recursos multifuncional.


A Sala de Recurso Multifuncional da Escola Estadual Odete Ignz Resstel Villas Bas, funciona no perodo diurno, atende 16 (dezesseis) alunos no perodo matutino e 11 (onze) no vespertino. As principais atividades desenvolvidas na Sala, so: Elaborao de projetos; Atendimento de alunos; Concepo e confeco de materiais; Adaptao de materiais e atividades; Estudos de assuntos especficos; Suporte para os professores regentes; Planejamentos e estudos.

6 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

7 - Organizao da escola
A gesto coletiva o alicerce da organizao de nossa escola, ou seja, as decises so tomadas coletivamente e discutidas publicamente. Essa forma de organizao escolar, advoga que cada membro da equipe assuma a sua parte no trabalho, admitindo-se a coordenao e avaliao sistemtica da operacionalizao das decises tomada dentro de uma tal diferenciao de funes e saberes. So caractersticas desse metdo de organizao escolar: - Definio explcita de objetos scio-polticos e pedaggicos da escola, pela equipe escolar. - Articulao entre a atividade de direo e a iniciativa e participao das pessoas da escola e das que se relacionam com ela. - A gesto participativa mas espera-se, tambm, a gesto da participao. - Qualificao e competncia profissional. - Busca de objetividade no trato das questes da organizao e gesto, mediante coleta de informaes reais. - Acompanhamento e avaliao sistemticos com finalidade pedaggica: diagnstico, acompanhamento dos trabalhos, reorientao dos rumos e aes, tomada de decises.

7.1 - Gesto escolar


A Escola Estadual Odete Ignz Resstel Villas Bas, tem como princpio norteador de todo o seu trabalho a Gesto Democrtica. Acreditamos que a busca por melhorias e eficcia do ensino possvel, desde que todos os segmentos da comunidade escolar, e tambm local, estejam envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Partindo desse princpio e entendendo que a gesto escolar um processo que rege o funcionamento da Unidade Escolar na tomada de deciso conjunta no planejamento, na execuo, no acompanhamento e na avaliao das questes administrativas e pedaggicas; cabe Direo Colegiada a gesto dos servios escolares, a fim de garantir o alcance dos objetivos educacionais definidos no Projeto Poltico Pedaggico da Unidade e nas Polticas Educacionais nas legislaes vigentes. Assim, a Direo Colegiada tem por finalidade exercer a coordenao geral das atividades pedaggicas, administrativas e financeiras, em conjunto com Associao de Pais e Mestres e Colegiado Escolar. As necessidades educativas bsicas da escola, tanto material quanto humana, so mantidas atravs de recursos financeiros, oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao (FNDE), da Secretaria de Estado de Educao do Estado de Mato Grosso do Sul e tambm atravs da Associao de Pais e Mestres da escola. O governo federal executa ainda o Programa Nacional do Livro Didtico (PNLD), para prover a escola com livros didticos e acervos de obras literrias, obras complementares e dicionrios. O PNLD executado em ciclos trienais alternados. Assim, a cada ano o FNDE adquire e distribui livros para todos os alunos de determinada etapa de ensino, repe e complementa os livros reutilizveis para outras etapas. So reutilizveis os seguintes componentes: Matemtica, Lngua Portuguesa, Histria, Geografia, Cincias, Fsica, Qumica e Biologia. Os consumveis so: Alfabetizao Matemtica, Letramento e Alfabetizao, Ingls, Espanhol, Filosofia e Sociologia. A escola escolhe democraticamente, dentre os livros constantes no Guia, aqueles que deseja utilizar, levando em considerao seu planejamento pedaggico. A biblioteca integra a organizao da unidade escolar e constituir-se- em espao de apoio pedaggico com a finalidade de subsidiar a comunidade na execuo de trabalhos escolares, servir de fonte de estudos e pesquisas e propiciar leituras de autoaperfeioamento ou lazer. Entretanto, a Escola conta apenas com uma pequena sala no pavilho administrativo, na qual esto acomodados os livros e a equipe de Coordenadores Pedaggicos realiza o controle da entrega e devoluo destes. A Secretaria Escolar, rgo responsvel pelo arquivo e pela escriturao dos fatos relativos vida escolar dos estudantes, vida funcional do corpo docente e tcnico-administrativo, pela expedio de documentos, pela correspondncia oficial, dando suporte ao funcionamento de todos os setores da Unidade Escolar. Realiza suas funes por meio da alimentao dos sistemas de coleta de dados e registro, como Censo Escolar, Ficha de Movimentao de Alunos (FIMA), Sistema de Gesto de Dados Escolares (SGDE). A Organizao Curricular do Ensino Fundamental e Mdio, o Regime Escolar, o Ano Letivo e o Ano Escolar so, anualmente, normatizados por meio de resolues da Secretaria de Estado de Educao.

7 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

7.2 - Organizao do tempo e espao


Esta Unidade Escolar oferece o ensino nas etapas fundamental e mdio da educao bsica, no turno diurno e noturno, de acordo com as normas legais vigentes, com as Diretrizes Curriculares Nacionais e as Polticas Educacionais da Secretaria de Estado. A Organizao Curricular do ensino fundamental e mdio, o Regime Escolar, o Ano Letivo e o Ano Escolar so, anualmente, normatizados por meio de resolues da Secretaria de Estado de Educao. Nos ltimos cinco anos a mdia de alunos matriculados de 1450, distribudos nos trs turnos, no Ensino Fundamental, Mdio, Educao de Jovens e Adultos e Educao Bsica do Campo. O Ensino Fundamental (anos iniciais e finais), o Ensino Mdio, a Educao de Jovens e Adultos (EJA), a Educao Bsica do Campo - Ensino Mdio-, nas Extenses Uirapuru, Santa Guilhermina, Palmeiras e Colnia Nova (Assentamentos Rurais); e Ensino Fundamental (6 ao 9 anos) na Extenso Quilombo So Miguel da Serra (Comunidade Quilombola). So oferecidos da seguinte forma: PERODO TURMAS 1 A (EM) 1 B (EM) 1 U (EM) 2 A (EM) 2 B (EM) 2 U (EM) 3 A (EM) 3 U (EM) TOTAL

MATUTINO

1 A (EF) 2 A (EF) 3 A (EF) 4 A (EF) 5 A (EF) 1 B (EF) 2 B (EF) 2 C (EF) 3 B (EF) 3 C (EF) 4 B (EF) 4 C (EF) 5 B (EF) 5 C (EF)

6A (EF) 6 B (EF) 7 A (EF) 8 A (EF) 9 A (EF)

18

VESPERTINO

6C (EF) 7 B (EF) 8 B (EF) 9 B (EF) 9 C (EF) 6/7/8/9 Q (EF) 6/7 D (EF) 8 C (EF) 9 D (EF)

1 C (EM) 1/2/3G (EM) 1/2/3 P (EM)

18

NOTURNO

-------

EJA (EF) 3 Fase A 4 Fase A

1 D (EM) 2 C (EM) 3 B (EM) 1/2/3 N (EM) EJA (EM) 1 Fase A 2 Fase A

11

Critrio de constituio de turmas: a constituio de turmas obedece s normas gerais estabelecidas anualmente pela Secretaria de Estado de Educao, designadamente no que se refere ao nmero de alunos por turma, com as condicionantes inerentes dimenso das salas a constituio das turmas reger-se-, em qualquer ano de escolaridade, por critrio de homogeneidade entre as turmas e nveis etrios prximos. observar-se- ainda o calendrio de matrcula para constituio das turmas: os alunos aprovados no ano letivo anterior tm prioridade e os retidos tm prioridade sobre os alunos inscritos pela primeira vez. os alunos novos devero ir para a turma onde poder lograr os melhores resultados. procurar-se- ter em considerao os pareceres/indicaes e recomendaes da equipe pedaggica a que os alunos pertenceram no ano letivo anterior. Perodos de funcionamento da escola Perodo Matutino: Ensino Fundamental (anos iniciais): das 07h s 11h20min Ensino Fundamental (anos finais): das 07h s 11h30min Ensino Mdio: das 07h s 11h30min Perodo Vespertino:

8 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Ensino Fundamental (anos iniciais): das 13h s 17h20min Ensino Fundamental (anos finais): das 13h s 17h30min Ensino Mdio: das 13h s 17h30min Perodo Noturno: das 18h40min s 23h Ensino Fundamental (anos finais); Ensino Mdio; Educao de Jovens e Adultos: Ensino Fundamental (3 e 4 fase) e Ensino Mdio.

8 - Relaes entre a escola e a comunidade


Relaes entre a escola e a comunidade A Escola desenvolve diversos projetos, buscando a participao e integrao da Comunidade Escolar e Local, entre eles: Feira de Conhecimento, A tradicional Festa Junina, prestigiada pela comunidade, Os Jogos Escolares, O Projeto Conscincia Negra, destacando as contribuies dos africanos e afrodescendentes para formao econmica e social do Brasil. O Projeto Tosco em Ao, prevenindo a violncia na escola; O programa Alm das Palavras (1 ao 5 ano), Diga no ao Bullying, Minha Escola L, Um dia de Criana, entre outros. O clima escolar traduz a atmosfera geral da escola e para promover um ambiente harmonioso fundamental que a equipe interaja positivamente. Alm dos gestores, docentes e estudantes, os demais profissionais que trabalham na escola realizam atividades importantes para propiciar um ambiente favorvel ao aprendizado. A escola est aberta para a comunidade local, buscando voluntrios e estabelecendo parcerias, pois se entende que estes podem tornar-se porta-vozes importantes das necessidades da escola junto aos rgos pblicos, dando uma nova dimenso poltica. As parcerias realizadas pela escola so desenvolvidas de vrias formas, as mais frequentes so: os parceiros comerciantes, proprietrios rurais, poder pblico local, escolas e outras instituies que patrocinam os projetos, assessoram problemas especficos da escola, oferecem produtos, servios, espao fsico, recursos humanos e materiais para a escola, na elaborao conjunta de diagnsticos e planos de ao e ainda na participao em campanhas de sade, educao ambiental, segurana, entre outras. Nessa parcerias, a escola tem procurado oferecer programas e projetos educacionais voltados para a realidade econmica e social da localidade e regio. Sempre que possvel, cede o espao fsico, como sala de aula, ptio, quadra, cantina, sem fins lucrativos. Divulga aes importantes desenvolvidas pelos parceiros, promove cursos de formao profissional, cursos de alfabetizao, supletivos ou outros de interesse da comunidade escolar e local. A formao cidad um dos principais objetivos do processo educacional, para tanto, fundamental que a escola oferea oportunidades de desenvolvimento integral aos estudantes, estimulando o compromisso com a escola e com o seu autodesenvolvimento, bem como promovendo prticas e situaes que incentivem a participao ativa na vida escolar e da comunidade. Nessa perspectiva, a escola est sempre incentivando as aes de voluntariado e protagonismo juvenil. Apoia e estimula a atuao do Grmio Estudantil, pois os estudantes sempre apresentam iniciativas para realizao de eventos ou campanhas junto comunidade. A escola tambm adota iniciativas que estimulam os estudantes dos anos mais adiantados a auxiliarem as turmas de alunos menores e sobre temas de interesse coletivo. A escola uma parte muito importante do processo educativo, mas no a nica. A gesto democrtica inclui a interao permanente entre a escola e a comunidade na qual ela est inserida. A famlia parte da comunidade e tambm exerce um papel determinante na formao cidad, assim, a escola promove eventos pedaggicos e culturais que permitam este. Por entender que a comunicao um fator preponderante para o sucesso escolar dos alunos, a escola sempre informa sobre os resultados e desempenho da escola (IDEB, Prova Brasil, Aprovao, Reprovao, Abandono e outros indicadores), os objetivos e os projetos, e ainda cria espaos para que mostrem a satisfao em relao aos resultados da escola. Os pais tambm so informados bimestralmente, atravs da coordenao pedaggica, sobre os resultados dos seus filhos nas avaliaes qualitativas realizadas pela escola.

9 - Concepes tericas
Educao, escola e ensino A escola hoje considerada um espao privilegiado de socializao e produo de conhecimento. Na sociedade contempornea, essa instituio social assume uma funo essencial na formao do homem e na

9 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

transmisso de todo o conhecimento historicamente acumulado. O mundo globalizado, resultante das transformaes sociais, econmicas e polticas, produz informaes que circulam de forma muito rpida e em grande quantidade, exigindo do indivduo uma formao ampla e flexvel que lhe permita fazer parte de todas as relaes estabelecidas socialmente e com isso, entegrar-se ao mundo do trabalho, vivenciar uma cidadania crtica e reconhecer a importncia das prticas sociais. No decorrer dos tempos, todas as mudanas ocorridas na sociedade colaboram para a conquista da educao como um direito social, por meio da instituio escola. Nesse sentido a educao passa a ser um instrumento de socializao dos indivduos, de acordo com valores e padres culturais, possibilitando a difuso dos conhecimentos acumulados pela sociedade. A educao escolar, comprometida com os instrumentos de socializao de seus estudantes, atende a alguns pressupostos de qualidade social em seu oferecimento pautados no desenvolvimento de competncias para a vida em sociedade, no entendimento diversidade e a igualdade de direito, na participao e acesso aos bens culturais. Educar cidados capazes de construir sua prpria viso e realizar um projeto de vida autnoma numa sociedade cada vez mais complexa hoje um grande desafio para a escola. A chamada sociedade do conhecimento, simbolizada muitas vezes por uma autoestrada na qual a informao trafega em alta velocidade. E o professor aquele que ajuda a construir pontes de significados, para que os estudantes possam prosseguir em seu caminho. Esse desafio exige do professor, no apenas acompanhar os fatos da atualidade, mas possuir conhecimentos que lhe permitam agir comprometido com a educao. Dessa forma, qualquer fundamentao terica e metodolgica de educao, escola e ensino, devero estar em consonncia com a real condio de existncia dos indivduos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, bem como um entendimento do contexto social, econmico e poltico do momento. Para que, dessa forma, possa contemplar atravs da educao escolar, todos os aspectos essenciais para a formao dos estudantes. Assim a escola, campo especfico da educao, tem como principal funo criar um contexto de aprendizagem entre seus membros, onde aconteam interaes cujo resultado seja preparar o aluno para viver melhor em sociedade; ser um centro de inovao; oferecer formao geral rumo formao integral; emancipar os excludos; promover a produo, construo e reconstruo do conhecimento; o aumento da competncia junto ao seu desenvolvimento e aprendizagem na construo da singularidade, da criatividade e da autonomia, numa perspectiva de emancipao em que os sujeitos traduzam os contedos ao nvel das prticas cotidianas. Para que a nossa escola cumpra a sua funo de facilitar o acesso ao conhecimento e promover o desenvolvimento de seus alunos, preciso que todos estejam de acordo sobre a maneira como se desenvolve o processo ensino/aprendizagem. Para tanto, a gesto deve mobilizar as pessoas em prol da melhoria da educao e estabelecer metas para alcanar os objetivos propostos, deve-se identificar o papel ativo do sujeito na apropriao e na construo de seu prprio saber. Assim, a escola est preparada para educar cidados capazes de construir sua prpria viso de mundo e realizar um projeto de vida autnoma na sociedade. Ao adotar uma nova postura diante do ensino necessrio conhecer os pressupostos bsicos de construo de conhecimentos na escola, bem como os fatores que facilitam a aprendizagem daqueles que a frequentam. Segundo a LDB, a educao abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivncia humana, no trabalho, nas instituies de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizaes da sociedade civil e nas manifestaes culturais. Esta mesma Lei disciplina a educao escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino em instituies prprias. Sendo que esta educao escolar dever vincular-se ao mundo do trabalho e prtica social. Estabelece ainda que o ensino ser ministrado com base em princpios de: igualdade de condies para o acesso e permanncia na escola; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; pluralismo de ideias e de concepes pedaggicas; respeito liberdade e apreo tolerncia; coexistncia de instituies pblicas e privadas de ensino; gratuidade do ensino pblico em estabelecimentos oficiais; valorizao do profissional da educao escolar; gesto democrtica do ensino pblico, na forma desta Lei e da legislao dos sistemas de ensino; garantia de padro de qualidade; valorizao da experincia extraescolar; vinculao entre a educao escolar, o trabalho e as prticas sociais. Dessa maneira, a situao jurdica e o sistema institucional atual apontam para a escola como um meio para conquista da educao, direito social, garantidos nas principais leis do pas, em razo das mudanas recentes. A educao escolar, comprometida com os instrumentos de socializao de seus estudantes, atende a alguns pressupostos de qualidade social em seu oferecimento, pautados no desenvolvimento de competncias para a vida em sociedade, no atendimento diversidade e igualdade de direito na participao e acesso aos bens culturais.

10 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Diante de tudo isso, a Escola Odete Ignz Resstel Villas Bas, prope-se a ensinar e reconstruir as aprendizagens num processo intencional, realizando a traduo dos conceitos reconhecidos no estado atual das cincias para o nvel das prticas sociais contextualizadas e conjunturais. E, assim, contribuir para que os nossos alunos sejam capazes de inserir-se na realidade social de forma crtica e transformadora com uma ao poltica, comprometida com a construo de um projeto de homem e de sociedade. Espera-se que esta escola faa a diferena na vida de seus estudantes e que estes saibam mais sobre si e sobre o meio fsico e social; que pensem a respeito da realidade a sua volta; e que consigam discernir no ambiente em que vivem o justo do inaceitvel, agindo de maneira coerente e consequente. Motivo pelo qual se espera tambm que promova o desenvolvimento cognitivo, afetivo e moral de seus estudantes e, para que tudo isso ocorra, a equipe escolar deve perceber como se do as relaes entre desenvolvimento e aprendizagem. Numa viso sociointeracionista (teoria defendida por nossa Escola) a aprendizagem promove o desenvolvimento na medida em que desperta e completa algumas funes que, de outra forma, no se fariam presentes. Assim, a aprendizagem precede o desenvolvimento na medida em que, ao aprender, construmos novos nveis de desenvolvimento. Nessa abordagem, desenvolvimento e aprendizagem no so processos distintos; h entre eles relaes dinmicas e complexas, um promovendo e dando sustentao ao outro. Para que o desenvolvimento e a aprendizagem ocorram, torna-se necessrio que o indivduo interaja com as pessoas a sua volta. , portanto, por meio da relao interpessoal que se tem acesso experincia coletiva, o que leva reorganizao, reformulao e ampliao do prprio conhecimento. Novas informaes ao mesclarem-se com as antigas geram conhecimentos que incentivam a aprendizagem. Na escola, as atividades educativas sero sistemticas, tendo uma intencionalidade deliberada e compromisso explcito em tornar acessvel o conhecimento formalmente organizado. Ao interagir com esses conhecimentos, o ser humano se transforma, uma vez que as atividades desenvolvidas e os conceitos aprendidos na escola introduzem novos modos de operao intelectual. Na medida em que a criana, o jovem e o adulto expandem seus conhecimentos, modifica sua relao cognitiva com o mundo. A qualidade do trabalho pedaggico est associada capacidade de promoo de avanos no desenvolvimento do aluno. Encontramos o fundamento dessa posio no conceito de zona de desenvolvimento proximal que descreve o espao entre as conquistas j adquiridas pelo aluno (aquilo que ele j sabe que capaz de desempenhar sozinho) e aquelas que para se efetivarem, dependem da participao de elementos mais capazes (aquilo que o aluno tem a competncia de saber ou de desempenhar somente com a colaborao de outros sujeitos). Os processos de desenvolvimento que, embora presentes no indivduo, necessitem da interveno, da colaborao de parceiros mais experientes da cultura para se consolidarem. A nossa escola desempenhar bem seu papel, na medida em que, partindo daquilo que a criana j sabe (o conhecimento que ela traz de seu cotidiano, suas ideias a respeito dos objetos, fatos e fenmenos, suas teorias acerca do que se observa no mundo), ela for capaz de ampliar e desafiar a construo de conhecimentos, incidirem na zona de desenvolvimento potencial dos educando. Dessa forma, poder estimular processos internos que acabaro por se efetivar, passando a construir a base que possibilitar novas aprendizagens. As teorias refletem concepes filosficas a respeito do mundo e a nossa viso nos leva a encarar o ensino como algo que realmente interfere no desenvolvimento. Um dos pressupostos fundamentais no processo de compreenso de qualquer realidade a coerncia entre o pensar e o fazer. Por isso, a importncia da escola ao representar a constante transformao do seu cotidiano, procura relacionar a teoria prtica, realizando-a com base na teoria. Nessa discusso, a prtica que a escola desenvolver fundamental, devendo ser objeto de reflexo por todos os seus seguimentos. Alguns princpios so considerados centrais no processo de ensino e aprendizagem de toda e qualquer criana, jovem ou adulto, de forma que, se forem seguidos, todos podero aprender na escola. Segundo Davis e Grosbaum (2001), so: A histria particular do aluno deve ser considerada no processo de ensino; O autoconceito do aluno influi em sua capacidade de aprender; A aprendizagem deve ser significativa, isto , ser relevante para a vida do aluno e articular-se com seus conhecimentos anteriores; Aprender motiva mais quando o aluno j tem alguma ideia do que est sendo ensinado e for informado sobre como os conhecimentos podem fazer sentido em sua vida; Elogios so uma arma poderosa para promover a aprendizagem dos alunos; A aprendizagem vivenciada duradoura; As aprendizagens precisam se repetir para serem dominadas, mas a repetio deve se dar de forma interessante; A aprendizagem mais slida quando se conhecem os erros cometidos;

11 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Quando o estilo cognitivo do aluno entendido ele pode aprender melhor; Aprender a aprender fundamental para que o aluno conquiste a autonomia para continuar aprendendo. Dentro dessa perspectiva o professor deve refletir sua prtica orientando-se atravs dos princpios didticos que so: considerar o nvel de desenvolvimento; promover a integrao em aula, fator essencial aprendizagem, organizando as tarefas de forma a propiciar a circulao de informaes; proporcionar situaes em que atualizem seus conhecimentos, favorecendo intensa atividade mental que os levem a refletir e a justificar seus posicionamentos; faz-los sentir-se motivados por participar de atividades que tenham sentido, tenham problemas a resolver e decises a tomar, precisando pr em jogo o que sabem sobre o assunto (informaes, observaes e reflexes). Considerando esses princpios e conscientes de que a escola um espao social de vivncias culturais, lugar de possibilidades de aprendizagens significativas, no qual saberes e conhecimentos emergem e se conflitam na interao entre os sujeitos constituindo-os e transformando a sociedade, nosso trabalho baseia-se tambm em alguns conhecimentos tericos. Estaremos atentos aos pilares do conhecimento para que ofereamos educao de qualidade: aprender a conhecer, em que se oportunizar a descoberta do mundo como espao de conhecimento e aprendizagem constante; aprender a fazer, em que os alunos tero capacidade de pensar e realizar atividades com iniciativa e criatividade; aprender a viver juntos, no qual o aluno compreender e valorizar as diferenas, privilegiando o desenvolvimento da cultura, da paz e da colaborao; aprender a ser, em que o sujeito conhecendo e respeitando a si mesmo, conhecer e respeitar ao prximo. Para desenvolver os quatro pilares do conhecimento a Escola precisa abranger todas as capacidades do indivduo, trabalhando os contedos de aprendizagem distribudos em trs grandes grupos: os conceituais, os procedimentais e os atitudinais. Haver contedo que preciso saber, contedo que preciso saber fazer e os contedos que admitem ser. Ao desenvolver essas capacidades nossa Escola compromete-se com a formao integral dos alunos. Gesto Novas concepes tericas de gesto acompanham as transformaes recentes da sociedade. A Gesto Escolar, anteriormente nomeada Administrao Escolar, embora muitas de suas funes que hoje lhe so atribudas j existissem, um termo recente. No Brasil, com a Constituio Federal de 1988, a Gesto Democrtica do Ensino Pblico institucionalizada nas escolas e assegurada como o princpio da educao pblica. A partir dessa lei a organizao escolar ganha um novo perfil, agora no mais embasada nas conjeturas da administrao, mas nos princpios da Gesto, por possuir um carter mais democrtico. Depois, a Lei de Diretrizes e Bases da Educao (LDB) de 1996, em seus artigos 14 e 15, vem reforar esse princpio, tornando o tema Gesto Democrtica um dos mais discutidos entre os estudiosos da rea educacional. Esses artigos da LDB dispem que, a gesto democrtica do ensino pblico da educao bsica aos sistemas de ensino, oferea ampla autonomia s unidades federadas para definirem, em sintonia com suas especificidades, formas de operacionalizao da gesto, com a participao dos profissionais da educao envolvidos e de toda a comunidade escolar e local. Atravs da concepo de gesto democrtica, essa unidade escolar, repensar a realidade e buscar uma mudana de atitude e valores dos envolvidos no processo educacional, e este princpio se apresentar, especificamente, por meio da constituio e atuao do Colegiado Escolar; da elaborao do Projeto Poltico Pedaggico, de modo coletivo e participativo; da definio e fiscalizao das verbas da escola pela comunidade escolar; da divulgao e transparncia na prestao de contas; da avaliao institucional da escola, professores, dirigentes, estudantes, equipe tcnica da eleio direta para diretor. Currculo A Escola Estadual Odete Ignz Resstel Villas Bas, prope um currculo em consonncia com as diretrizes curriculares nacionais gerais para a educao bsica (Resoluo CNE\CEB n. 4 ,de 13/07/2010), que contemple todos os aspectos essenciais para a formao dos estudantes . Os objetivos que a educao bsica busca efetivar convergem para um currculo a ser implantado pela escola de forma relevante e pertinente ao contexto social em que est inserida. Deve, ainda contemplar o desenvolvimento pleno dos indivduos em sua formao, dando-lhes acessos ao trabalho e ao exerccio da cidadania, alm de levar o estudante a compreender a realidade por meio de suas experincias e das prticas realizadas no ambiente escolar. O currculo o instrumento que dimensiona o trabalho pedaggico a ser compreendido e desenvolvido por todos aqueles que fazem parte do processo de ensino e de aprendizagem, na inteno de organizar e efetivar o processo educativo, em conformidade com as etapas e modalidades da educao bsica. Dessa forma, as etapas da Educao Infantil, ensino fundamental, Ensino Mdio e as diversas modalidades, num

12 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

conjunto orgnico e sequencial, devem se articular. Na organizao do currculo das escolas da educao bsica, alm de valores de interesse social preciso assegurar entendimento do currculo como experincias escolares que se desdobram em torno do conhecimento, permeadas pelas relaes sociais, articulando vivncias e saberes dos estudantes com os conhecimentos historicamente acumulados e contribuindo para construir as identidades dos educandos (Resoluo CNE\CEB n. 4 ,de 13/07/2010,p.4-5). Na Educao Bsica, o educando o centro da formao educativa. Assim, faz-se necessrio considerar as dimenses do educar e do cuidar, resgatando a funo social da escola que est alm da veiculao do conhecimento cientfico, mas tambm da formao do estudante na sua essncia humana. De modo flexvel e variado, conforme o Projeto Poltico Pedaggico da escola, o currculo pode ser organizado de maneira aberta e contextualizada, tendo como base os seguintes princpios: a) considerar diferentes concepes e organizaes de tempos espaos fsicos e curriculares; b) ampliar e diversificar o currculo por meio de responsabilidade compartilhada com outros segmentos da sociedade; c) adotar uma abordagem didtico-pedaggica interdisciplinar e transversal, que busque superar a fragmentao das reas visando o caractere integrador dos contedos, o que torna a aquisio do conhecimento mais significativa; d) articular o desenvolvimento do conjunto de atividades educativas com os diferentes campos do conhecimento; e) obter gesto centrada na abordagem interdisciplinar (tempo do trabalho docente e espao de desenvolvimento das atividades); f) concretizar o trabalho pedaggico por temas e eixos temticos; g) utilizar recursos tecnolgicos de informao e comunicao no cotidiano escolar; h) constituir redes de aprendizagem . As diretrizes curriculares nacionais gerais para a educao bsica (2010) definem princpios, fundamentos e procedimentos de elaborao e implementao dos currculos para os estados, dando destaque interdisciplinaridade, contextualizao e transversalidade como formas de organizao do trabalho pedaggico escolar. A interdisciplinaridade pressupe a organizao coletiva e cooperativa do trabalho pedaggico, sendo entendida como uma abordagem terico-metodolgica que objetiva a integrao das diferentes reas do conhecimento. Para ampliar as inmeras possibilidades de interao entre as disciplinas e reas nas quais venham a ser agrupada, a interdisciplinaridade pode associar-se contextualizao e ambas serem utilizadas como recursos complementares. A contextualizao visa respeitar e considerar as experincias do educando, dando a ele suporte para desenvolver sua capacidade de produzir, criar, e no apenas de repetir. Temas considerados transversais abrem espao para a incluso de saberes extraescolares, possibilitando a referncia a sistemas de significados construdos na realidade dos estudantes. Nessa perspectiva, a transversidade uma forma de organizao do trabalho pedaggico, em que temas e eixos so integrados as reas e seus componentes curriculares. Na prtica pedaggica, interdisciplinaridade e transversalidade expe as inter-relaes entre os objetos de conhecimento, de forma que impossvel fazer um trabalho pautado na transversalidade, tomando se uma perspectiva disciplinar rgida . Com as transformaes, pelas quais a sociedade passa, as formas de produo e aquisio dos saberes tambm se modificam. Cabe, ento, ao professor o compromisso de mediar a construo do processo de conceituao, a ser apropriado pelos alunos, efetivando a promoo da aprendizagem, o desenvolvimento de habilidades e competncias para que eles participem ativamente da sociedade. Assim, tarefa do professor, desenvolver situaes de aprendizagem diferenciadas e estimular a articulao entre saberes e competncias. A competncia permite a mobilizao de conhecimentos, atitudes e capacidades para que se possa enfrentar determinada situao, selecionando recursos no momento e na forma adequada. Implica, tambm, a mobilizao de esquemas que se possui para desenvolver respostas inditas, criativas e efetivas para novos problemas. importante ressaltar que as competncias no eliminam os contedos; elas direcionam a seleo, visto que o importante no quantidade de informaes, mas a capacidade de lidar com elas. As competncias so princpios ativos que mobilizam os indivduos ao e que abrem espao para a reflexo tericometodolgica contnua pelos professores sobre quais as finalidades do trabalho pedaggico efetuado em sala de aula. Os contedos que compem o currculo escolar so recursos que os estudantes tm para participar ativamente da vida em sociedade e as habilidades que desenvolvem permitem-lhes agir sobre tais contedos. Habilidades so historicamente produzidas pelos sujeitos e se constroem nas relaes sociais;

13 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

esto no s ligadas s diversas reas do conhecimento, mas tambm ligadas vida e formao de valores imprescindveis convivncia em sociedade. O currculo da Educao Bsica constitudo por uma base nacional comum, traduzida por conhecimentos, saberes e valores produzidos culturalmente e expressos nas polticas pblicas e uma parte diversificada, que complementa e enriquece a base nacional comum bem como contempla as caractersticas regionais e locais onde se processa o ensino. A concepo de currculo deve estar expressa no projeto poltico-pedaggico da escola, sendo esse o principal documento orientador das aes a serem realizadas. Sua elaborao conta com a participao efetiva de todos os envolvidos no trabalho escolar e objetiva a ordenao pedaggica das relaes escolares. Avaliao da aprendizagem A concepo de avaliao compreendida como um conjunto de atuaes que tem a funo de alimentar, sustentar e orientar a interveno pedaggica. Acontece de forma contnua e sistematicamente por meio da interpretao qualitativa do conhecimento construdo pelo aluno. Possibilita conhecer o quanto ele se aproxima ou no da expectativa de aprendizagem que o professor tem em determinados momentos da escolaridade, em funo da interveno pedaggica realizada. Portanto, a avaliao da aprendizagem s pode acontecer se forem relacionadas com as oportunidades oferecidas, isto , analisando a adequao das situaes didticas propostas aos conhecimentos prvios dos alunos e aos desafios que esto em condio de enfrentar. A avaliao subsidia o trabalho do professor com elementos para uma reflexo contnua sobre a sua prtica, sobre a criao de instrumentos de trabalho e a retomada de aspectos que devem ser revistos, ajustados ou reconhecidos como adequados para o processo de aprendizagem individual ou de todo o grupo. Para o aluno, o instrumento de tomada de conscincia de suas conquistas, dificuldades e possibilidades para reorganizao de seu investimento na tarefa de aprender. Para a escola, possibilita definir prioridades e localizar quais aspectos das aes educacionais demandam maior apoio. Tomar a avaliao nessa perspectiva e em todas essas dimenses requer que esta ocorra sistematicamente durante todo o processo de ensino e aprendizagem e no somente aps o fechamento de etapas de trabalho, como habitual. Isso possibilita ajustes constantes, num mecanismo de regulao do processo de ensino e aprendizagem, que contribui efetivamente para que a tarefa educativa tenha sucesso. O acompanhamento e a reorganizao do processo de ensino e aprendizagem na escola incluem, necessariamente, uma avaliao inicial, para o planejamento do professor, e uma avaliao final de uma etapa de trabalho. A avaliao investigativa inicial instrumentalizar o professor para que possa por em prtica seu planejamento de forma adequada s caractersticas de seus alunos. Esse o momento em que o professor vai se informar sobre o que o aluno j sabe sobre determinado contedo para, a partir da, estruturar sua programao, definido os contedos e o nvel de profundidade em que devem ser abordados. A avaliao inicial serve para o professor obter informaes necessrias para propor atividades e gerar conhecimentos, assim como para o aluno tomar conscincia do que j sabe e do que pode ainda aprender sobre um determinado conjunto de contedos. importante que ocorra uma avaliao no incio do ano; o fato de o aluno estar iniciando uma srie no informao suficiente para que o professor saiba sobre suas necessidades de aprendizagem. Mesmo que o professor acompanhe a turma de um ano para o outro, e tenha registros detalhados sobre o desempenho dos alunos no ano anterior, ao se exclui essa investigao inicial, pois os alunos no deixam de aprender durante as frias e muita coisa pode ser alterada no intervalo dos perodos letivos. Mas essas avaliaes no devem ser aplicadas exclusivamente nos incios de ano ou de semestre; so pertinentes sempre que o professor propuser novos contedos ou novas sequncias de situaes didticas. importante ter claro que a avaliao inicial no implica a instaurao de um longo perodo de diagnstico, que acabe por se destacar do processo de aprendizagem que est em curso, no qual no avana em suas propostas, perdendo o professor o escasso e precioso tempo escolar de que dispe. Ela pode ser realizada no interior mesmo de processo de ensino e aprendizagem, j que os alunos pem inevitavelmente em jogo seus conhecimentos prvios ao enfrentar qualquer situao didtica. O processo tambm contempla a observao dos avanos e da qualidade da aprendizagem alcanada pelos alunos ao final de um perodo de trabalho, seja este determinado pelo fim de um bimestre, ou de um ano, seja pelo encerramento de um projeto ou sequncia didtica. Na verdade, a avaliao contnua do processo acaba por subsidiar a avaliao final, isto , se o professor acompanha o aluno sistematicamente ao longo do processo pode saber, em determinados momentos, o que o aluno j aprendeu sobre os contedos trabalhados. Esses momentos, por outro lado, so importantes por se constiturem boas situaes para que os alunos e professores formalizem o que foi e o que no foi aprendido. Essa avaliao que intenciona averiguar a relao entre a construo do conhecimento por parte dos alunos e os objetivos a que o professor se props, indispensvel para saber se todos os alunos esto aprendendo e quais

14 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

condies esto sendo ou no favorveis para isso ao que diz respeito s responsabilidades do sistema educacional. Um sistema educacional comprometido como o desenvolvimento das capacidades dos alunos, que se expressam pela qualidade das relaes que estabelecem e pela profundidade dos saberes constitudos, encontra, na avaliao, uma referncia anlise de seus propsitos, que lhe permite redimensionar investimentos, a fim de que os alunos aprendam cada vez mais e melhor, e atinjam os objetivos propostos. Esse uso da avaliao, numa perspectiva democrtica, s poder acontecer se for superado o carter de terminalidade e de medio dos contedos aprendidos to arraigados nas prticas escolares a fim de que os resultados da avaliao possam ser concebidos como indicadores para reorientao da prtica educacional e nunca como um meio de estigmatizar os alunos. Utilizar a avaliao como um instrumento para o desenvolvimento das atividades didticas requer que ela no seja interpretada como um momento esttico, mas antes como um momento de observao de um processo dinmico e no linear de construo de conhecimento. Em suma, a avaliao contemplada compreendida como: Elemento integrador entre a aprendizagem e o ensino; Conjunto de aes cujo objetivo o ajuste e a orientao da interveno pedaggica para que o aluno prenda da melhor forma; Conjunto de aes que busca obter informaes sobre o que foi aprendido e como; Elemento de reflexo contnua para o professor sobre sua prtica educativa; Instrumento que possibilita ao aluno tomar conscincia de seus avanos, dificuldades e possibilidades; Ao que ocorre durante todo o processo de ensino e aprendizagem e no apenas em momentos especficos caracterizados como fechamento de grandes etapas de trabalho. Uma concepo desse tipo pressupe considerar tanto o processo que o aluno desenvolve ao aprender como o produto alcanado. Pressupe tambm que a avaliao se aplique no apenas ao aluno, considerando as expectativas de aprendizagem, mas s condies oferecidas para que isso ocorra. Avaliar a aprendizagem, portanto, implica avaliar o ensino oferecido se, por exemplo, no h aprendizagem esperada, significa que o ensino no cumpriu com sua finalidade: a de fazer aprender. A atividade de avaliao exige critrios claros que orientam a leitura dos aspectos a serem avaliados, necessrio que se estabeleam expectativas de aprendizagem dos alunos em consequncia do ensino, que devem se expressar nos objetivos, nos critrios de avaliao propostos e na definio do que ser considerado como testemunho das aprendizagens. Do contraste entre os critrios de avaliao e os indicadores expressos na produo dos alunos surgir o juzo de valor, que se constitui a essncia da avaliao. Os critrios de avaliao tm um papel importante, pois explicitam as expectativas de aprendizagem, considerando objetivos e contedos propostos para a rea e para o ciclo, a organizao lgica e interna dos contedos, as particularidades de cada momento da escolaridade e as possibilidades de aprendizagem decorrente de cada etapa do desenvolvimento cognitivo, afetivo e social em uma determinada situao, na qual os alunos tenham boas condies de desenvolvimento do ponto de vista pessoal e social. Os critrios apontam as experincias educativas a que os alunos devem ter acesso e so consideradas essenciais para o seu desenvolvimento e socializao. Nesse sentido, os critrios de avaliao devem refletir de forma equilibrada os diferentes tipos de capacidades e as trs dimenses de contedos, e serve para encaminhar a programao e as atividades de ensino e aprendizagem. Os critrios no expressam todos os contedos que foram trabalhados no ciclo, mas apenas aqueles que so fundamentais para que se possa considerar que um aluno adquiriu as capacidades previstas de modo a poder continuar aprendendo no ciclo seguinte, sem que seu aproveitamento seja comprometido. Devem permitir concretizaes diversas por meio de diferentes indicadores; assim, alm dos enunciados que os define, dever haver um breve comentrio explicativo que contribua para a identificao de indicadores nas produes a serem avaliadas, facilitando a interpretao e a flexibilizao desses critrios, em funo das caractersticas do aluno e dos objetivos e contedos definidos. To importante quanto o que e como avaliar so as decises pedaggicas decorrentes dos resultados da avaliao, que no devem se restringir reorganizao da prtica educativa encaminhada pelo professor no dia-a-dia; devem refletir, tambm, a uma srie de medidas didticas complementares que necessitam de apoio institucional, como o acompanhamento individualizado feito pelo professor fora da classe, o grupo de apoio, as lies extras e outras que cada escola pode criar, ou at mesmo a solicitao de profissionais externos escola para debate sobre questes emergente ao trabalho. A dificuldade de contar com o apoio institucional para encaminhamentos uma realidade que precisa ser alterada gradativamente, para que se possam oferecer condies de desenvolvimento para os alunos com necessidades diferentes de aprendizagem.

15 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

10 - Critrios e formas de avaliao de aprendizagem


A avaliao da aprendizagem ter uma prtica educativa numa viso de verificar as deficincias e progressos dos alunos dentro de um processo contnuo. Trata-se da concepo de avaliao formativa realizada no decorrer de todo o processo educacional. A avaliao contnua que objetiva fornecer informaes sistemticas sobre o processo de aprendizagem do aluno e orientar o desenvolvimento do trabalho didtico visando sempre que necessrio o replanejamento. A avaliao diagnstica realizada geralmente no incio do processo educacional, tambm na introduo de novos temas, objetiva identificar os conhecimentos que os alunos j possuem numa determinada etapa de ensino. A avaliao somativa, realizada ao final de um determinado perodo do processo educacional, objetiva identificar o conhecimento assimilado pelos alunos e classific-los de acordo com o padro de aprendizagem estabelecido pelo professor, aps um instrumento de avaliao. Os instrumentos de avaliao devero ser diversificados como: apresentao em grupo, debates, pesquisa, dramatizaes, pr-teste, seminrios, questionrios, estudo de caso, portflio, webquest, autoavaliao, observaes, exposies orais, prova oral e escrita, pontualidade, assiduidade, participao, atividades sala de tecnologia, comportamento, relacionamento etc., sempre inseridos em uma viso democrtica, emancipatria e principalmente construtiva. Nessa perspectiva, a avaliao deve ser entendida como um dos momentos de aprendizagens e no como instrumento de verificao de contedos acumulados. Assim, a avaliao dos alunos, a ser realizada pelos professores e pela escola como parte integrante da proposta curricular, redimensionadora da ao pedaggica e deve assumir um carter processual, formativo e participativo, ser contnua, cumulativa e diagnstica, com vistas a: a) identificar potencialidades e dificuldades de aprendizagem e detectar problemas de ensino; b) subsidiar decises sobre a utilizao de estratgias e abordagens de acordo com as necessidades dos alunos; c) criar condies de intervir de modo imediato e a mais longo prazo para sanar dificuldades e redirecionar o trabalho docente; d) manter a famlia informada sobre o desempenho dos alunos; e) reconhecer o direito do aluno e da famlia de discutir os resultados de avaliao, inclusive em instncias superiores escola, revendo procedimentos sempre que as reivindicaes forem procedentes. Deve-se fazer prevalecer os aspectos qualitativos da aprendizagem do aluno sobre os quantitativos, bem como os resultados ao longo do perodo sobre os de eventuais provas finais, bem como assegurar tempos e espaos diversos para que os alunos com menor rendimento tenham condies de ser devidamente atendidos ao longo do ano letivo. Seguindo essa linha de pensamento a escola propiciar tambm aos estudantes: - perodos de recuperao, de preferncia paralelos ao perodo letivo; - assegurar tempos e espaos de reposio dos contedos curriculares, ao longo do ano letivo, aos alunos com frequncia insuficiente, evitando, sempre que possvel, a reteno por faltas; - possibilitar a acelerao de estudos para os alunos com defasagem idade-srie.

11 - Acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem


Planejamento do Ensino Atravs do ato de planejar, a escola tem se organizado com vistas a buscar equilbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento do trabalho pedaggico. Dessa forma, o planejamento global da escola, deve envolver o processo de reflexo, de decises sobre a organizao, o funcionamento e a proposta pedaggica da instituio. Para planejar, considerando as reflexes anteriores neste documento, o profissional deve mudar sua postura enquanto homem e professor. Primeiramente preciso mudar a si prprio para, ento, pensar em mudar os outros. Planejar significa, a partir da realidade do estudante, pensar as aes pedaggicas possveis de ser realizado no intuito de possibilitar a produo e a internalizao de conhecimentos por parte do aluno. Alm disso, o planejamento deve contemplar a possibilidade de um movimento de ao-reflexo-ao na busca constante de um processo de ensino e aprendizagem produtivo. Portanto, no cabe mais uma mera lista de contedos. Deve-se dar nfase as atividades pedaggicas; o contedo em sala de aula ser resultado da discusso e da necessidade manifestada a partir do conhecimento que se tem do prprio estudante. Logo, de posse de alguns dados referentes ao conhecimento internalizado pelo aluno, passa a reflexo e discusso sobre os conhecimentos historicamente sistematizados.

16 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Nesse sentido, plano de ensino definido como o processo de deciso sobre atuao concreta dos professores, no cotidiano de seu trabalho pedaggico, que envolve as aes e situaes, em constantes interaes entre professor e alunos e entre os prprios alunos. Portanto, indica uma atividade direcional, metdica e sistematizada que ser empreendida pelo professor junto a seus alunos, em busca de propsitos definidos. Esta instituio, por meio do Planejamento Online e Offline, instrumento facilitador o trabalho pedaggico dos professores e dos coordenadores pedaggicos no seu dia a dia, buscar criar alternativas para a integrao do fazer dirio do professor com as novas tecnologias, possibilitando avanos em seu cotidiano. Tudo isso em consonncia com o Referencial Curricular da Rede Estadual de Ensino e a Projeto Poltico Pedaggico. O professor para realizar um ensino e aprendizagem eficaz dever participar, elaborar e organizar planos em diferentes nveis de complexidade para atender, em classe, seus alunos; estimular a participao do aluno, a fim de que este possa, realmente, efetuar uma aprendizagem to significativa quanto o permitam suas possibilidades e necessidades. Atividades de Planejamento: Perodo de sondagem: Estabelecer perodos para observar o conhecimento prvio do aluno duas semanas, aps o incio do ano letivo; Reunir por rea: Aproximar as disciplinas curriculares, professores, equipe pedaggica, constituindo propostas interdisciplinares em diferentes nveis; Agendar momentos no calendrio escolar para planejar por ano, fases e disciplina; Organizar projetos pedaggicos que envolvam todos os seguimentos da escola, com a participao da comunidade; Planejamento por projeto e atividades de ensino; Formao continuada. Projetos da Escola Atualmente a escola desenvolve diversos projetos educativos, envolvendo todas as reas do conhecimento, visando a integrao entre os membros da comunidade escolar, a aproximao entre as instituies pblica e privadas e sociedade local. Contribuindo para a troca de conhecimento e o fortalecimento das parcerias. Com vistas a melhorar o ensino e aprendizagem dos nossos alunos. Os principais projetos desenvolvidos no decorrer do ano letivo so: - Feira do Conhecimento Objetivo: Ampliar o desenvolvimento dos educandos, juntamente com a sociedade local e incluir temas transversais e interdisciplinares permeando a prtica educacional escolar. Operacionalizao: o Projeto Feira do Conhecimento organizado por uma comisso organizadora responsvel pela elaborao, coordenao e apresentao do projeto ao corpo docente e discente. Aps a definio coletiva do tema central de estudo, cada professor deve escolher uma turma para desenvolver o projeto, por meio de subtemas/subprojetos, devendo contar no plano de aula. - Festa Junina: Objetivo: Conhecer e valorizar as caractersticas e tradio das Festas Juninas, desenvolvendo a socializao e o incentivo do trabalho em grupo. Operacionalizao: O projeto desenvolvido pela Direo Colegiada e pelos membros da Associao de Pais e Mestres e conta, na sua execuo, com a participao de toda a comunidade escolar, inclusive das famlias. Conta ainda com a parceria e colaborao das instituies pblicas e privadas do municpio. - Jogos Escolares: Objetivo: Aprimorar e incentivar prtica esportiva e desenvolver no aluno conceitos que o acompanharo por toda a vida, como: trabalho em equipe, respeito a regras, disciplina. Operacionalizao: O projeto Jogos Escolares desenvolvido por uma comisso organizadora responsvel pela elaborao, coordenao e apresentao do projeto ao corpo docente e discente. - Festival de Teatro Machado de Assis Objetivo: Desenvolver a arte teatral e sua possvel combinao com a leitura e a msica, incentivando a integrao e a valorizao cultural. Operacionalizao: O projeto Festival de Teatro Machado de Assis desenvolvido por uma comisso organizadora responsvel pela elaborao, coordenao e apresentao do projeto ao corpo docente e discente. - Zumbi dos Palmares:

17 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Objetivo: conhecer a contribuio do povo negro para a formao da sociedade brasileira, na poltica, economia, cultura e manifestaes artsticas. Operacionalizao: O projeto Zumbi dos Palmares desenvolvido por uma comisso organizadora responsvel pela elaborao, coordenao e apresentao do projeto ao corpo docente e discente.

Projeto AES EDUCATIVAS


JUSTIFICATIVA A educao busca avanar na prtica de ensino e na verificao da aprendizagem inserindo no cotidiano das escolas, novos paradigmas que surgem da preocupao com os resultados das avaliaes internas e externas. Para Luckesi (1999), a avaliao tem a tarefa de ser diagnstica, ou seja, dever ser o instrumento dialtico do avano, ter de ser o instrumento da identificao de novos rumos.Isso exige da escola, atitudes reflexivas em seu papel de educar buscando diversas alternativas no intuito de melhorar a qualidade de ensino, como tambm, rever o processo avaliativo da unidade escolar. A escola vem se organizando no sentido de discutir com a comunidade escolar sobre suas aes e propiciando momentos de estudos aos educadoresem formaes continuadas a fim de trocar informaes, refletir sobre o fazer pedaggico e principalmente, focar na avaliao da aprendizagem propondo mudanas, quando necessrio, na prtica pedaggica com objetivo de levar o educando aavanar na sua proficincia com uma aprendizagem que poder ser consolidada no seu cotidiano. De acordo com Saviani (2000), perguntar dentro da cotidianidade do aluno e na cultura; mais que ensinar e aprender um conhecimento, preciso concretiz-lo no cotidiano, questionando, respondendo, avaliando num trabalho desenvolvido por grupos e indivduos que constroem seu mundo e o fazem por si mesmos. Assim, a aprendizagem pode ser observada mediante as mudanas que o conhecimento apreendido provocou no educando. Com base nos estudos realizados sobre os resultados da SAEMS (Sistema de Avaliao da Educao da Rede Pblica de MS) realizada no Ensino Mdio da EE Odete Ignz Resstel Villas Bas no ano de 2012, percebe-se na sua trajetria que apesar dos avanos a cada ano, ainda no alcanamos o padro de desempenho Adequado, apresentou tambm, informaes de que a escola precisa somar esforos com vistas a avanar em alguns descritores, que na disciplina de matemtica envolvem especialmente a resoluo de problemas e esto mais acentuadas na resoluo de problemas envolvendo o clculo de juros compostos e na disciplina de lngua portuguesa foram observadas dificuldades em interpretar textos, reconhecer as finalidades, gneros textuais e os efeitos do uso de recursos estilsticos. Diante do resultado da SAEMS 2012 e das orientaes da SED/MS, esta unidade escolar se mobilizou, discutiu com os educadores e apresentou algumas aes a serem implementadas ainda no ano letivo de 2013, nos anos finais do ensino fundamental, e ensino mdio.

OBJETIVO GERAL Mobilizar o corpo docente e discente no sentido de somar esforos na busca da aprendizagem significativa nas turmas dos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Mdio, desenvolvendo aes com metodologia de ensino diferenciadas a serem implementadas utilizando vrios gneros textuais no intuito de praticar a leitura e interpretao das produes cientficas de todos os componentes curriculares e a partir da compreenso, desenvolver atividades de produo textual , juros compostos e clculos em porcentagens.

18 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

OBJETIVOS ESPECFICOS - Compreender que por meio da pesquisa ser possvel descobrir os tipos de brincadeiras e brinquedos dos pais e avs; - Produzir textos instrucionais, poemas, msicas, charges e pequenas histrias; - Estimular a leitura e interpretao de textos na Lngua Inglesa e Espanhola; - Pesquisar e conhecer sobre a diferena do equilbrio entre as matrias; - Levar o aluno a compreender sobre as responsabilidades, seus direitos e deveres; - Ler e interpretar diferentes gneros textuais; - Utilizar recursos miditicos para desenvolver as atividades de pesquisas; - Desenvolver a oralidade a partir das anlises de textos e obras de artsticas; - Criar histrias em quadrinhos a partir de leituras e interpretao; - Interpretar as situaes problemas e utilizar a operao necessria para encontrar a soluo; - Calcular juros simples e compostos a partir da compreenso dos problemas; - Despertar o interesse em resolver atividades aplicadas em vestibulares e ENEM; - Confeccionar jornal sobre a importncia da Lngua e a cultura Inglesa e Americana; - Compreender e conscientizar por meio de leituras as causas e consequncias dos impactos ambientais; - Diminuir a evaso escolar dos alunos do noturno com vdeos de motivao e dilogos; - Elaborar textos dissertativos a partir de temas abordados em sala de aula; AES ENSINO FUNDAMENTAL

Turma Disciplina
Cincias da Natureza

Aes
-Jogos ldicos -Entrar contato pais responsveis. em com ou

Metas
-Estimular aprendizagem.
-Conscientizar informar ou sobre os

Cronograma de execuo
Julho Agosto Set

pais

responsveis o do

6A

desempenho aluno.

19 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Matemtica

Trabalhar matemtica ldica e

uma

Desenvolvimento nas

uma

responsabilidades individuais grupo e em

aproximao professor aluno, que acredito

particularmente surtir efeito.

Histria

-Leituras interpretativas. -Leituras compartilhadas.

-Desenvolvimento da reflexo e da de

autonomia pensamento.

-Interao e troca -Produo textos. -Mais -Atividades grupos. -Utilizar recursos tecnolgicos miditicos pesquisa. e -Descontrao com aprendizado. para em compromisso interesse alunos. e dos de de conhecimento.

Geografia

-Aulas dialogadas do mvel, uso

-Desenvolver oralidade alunos.

a dos

projetor sala de

informtica, vdeos.

Lngua Portuguesa

Leitura de Fortalecer o hbito variados tipos da leitura e de texto. reconhecer as Produo de modalidades texto. (tipologias) textuais. Avaliaes com escolha de uma Familiarizar-se alternativa, com a avaliao avaliaes e aplicada. atividades. Identificar o Anlise e humor e a interpretao de mensagem das tirinhas. tiras.
Leitura pelos relato histrias. diria e de Incentivo leitura e oral. participao

alunos

20 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Arte

-Interpretaes de arte, leitura releitura de obras de

-Levar o aluno a ler, interpretar,

atravs e de

compreender, expressar conhecimento atravs de obras. -Reconhecer linguagens artsticas. - Familiarizar com avaliaes objetivas. as seu

obras artsticas. -Compreender as linguagens

artsticas. -Aplicar provas bimestrais objetivas.

Educao Fsica

Trabalhar jogo de xadrez

Desenvolver e que sua de em

competncias habilidades, alarguem capacidade percepo

relao ao binmio espao-tempo, bem como o da da da

exerccio pacincia, tolerncia,

perseverana e do autocontrole. Desenvolver e

problemas solucion-los

atravs da anlise, avaliao alteraes solues situaes cotidiano. de e de para seu

Lngua Estrangeira Moderna

Desenvolver a habilidade de leitura e pronuncia de alguns objetos comuns no dia-a-dia

Pronunciar corretamente o nome de alguns objetos. Explorao de textos.

Turma Disciplina

Aes

Metas
-Despertar a responsabilidade dos alunos em relao escola, seus direitos e

Cronograma de execuo
Julho Agosto

Cincias da -Dilogo; Natureza realizao de um semicrculo para conversa com os alunos.

21 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

deveres.
-Entrar contato 6B pais responsveis. em com ou -Conscientizar informar ou sobre desempenho aluno. os e

pais

responsveis o do

Matemtica

Trabalhar matemtica ldica e

uma

Desenvolvimento nas

uma

responsabilidades individuais grupo. e em

aproximao professor aluno, que acredito

particularmente surtir efeito.

Histria

-Leituras interpretativas. -Leituras compartilhadas.

-Desenvolvimento da reflexo e da de

autonomia pensamento.

-Interao e troca -Produo textos. -Mais -Atividades grupos. -Utilizar recursos tecnolgicos miditicos pesquisa. e -Descontrao com aprendizado. para em compromisso interesse alunos. e dos de de conhecimento.

Geografia

-Usar recursos que a comunidade escolar oferece, para criar aulas diferenciadas, criativas e prximas da realidade. Promover situaes para que os alunos falem em pblico e ouam os colegas com respeito, dando oportunidade e estimulando a participao de todos.

-Aulas dialogadas uso do projetor mvel, sala de informtica, vdeos. -Desenvolver a oralidade dos alunos.

Lngua Portuguesa

Leitura produo

e Fortalecer o hbito de da leitura e

22 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

texto atentando para as modalidades: poema, crnica, narrativa, etc.

reconhecer a tipologia textual. Familiarizar-se com a avaliao aplicada.

Atividades e avaliaes com Fortalecer a leitura e identificar os questes recursos aplicados objetivas. Leitura de gibis, revistas e jornais Arte -Interpretaes de obras de arte, atravs leitura e releitura de de obras artsticas. -Levar o aluno a ler, interpretar, compreender, expressar seu conhecimento atravs de obras.
X X

-Compreender as linguagens -Reconhecer as artsticas. linguagens artsticas. -Aplicar provas bimestrais - Familiarizar com objetivas. avaliaes objetivas. Educao Fsica
Trabalhar jogo de xadrez o Desenvolver e que sua de em X

competncias habilidades, alarguem capacidade percepo

relao ao binmio espao-tempo, bem como o da da da

exerccio pacincia, tolerncia,

perseverana e do autocontrole. Desenvolver e

problemas solucion-los

atravs da anlise, avaliao alteraes solues situaes cotidiano. de e de para seu

Lngua Estrangeira Moderna

Desenvolver a habilidade de leitura e pronuncia de alguns objetos

Pronunciar corretamente o nome de alguns objetos. Explorao de

23 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

comuns dia-a-dia

no textos.

Turma Disciplina

Aes

Metas
Despertar a responsabilidade dos alunos em relao a escola, seus direitos e deveres.

Cronograma de execuo
Julho Agosto

Cincias da -Dilogo; Natureza realizao de um semicrculo para conversa com os alunos.

6C

-Entrar em contato com -Conscientizar e pais ou informar os pais ou responsveis. responsveis sobre o desempenho do aluno. Matemtica -Trabalhar uma matemtica ldica e uma aproximao professor aluno, que acredito particularmente surtir efeito.
-Leituras interpretativas. -Leituras compartilhadas. -Interao e troca -Produo textos. -Mais -Atividades grupos. -Utilizar recursos tecnolgicos miditicos pesquisa. e -Descontrao com aprendizado. para em compromisso interesse alunos. e dos de de conhecimento.

-Desenvolvimento nas responsabilidades individuais e em grupo.

Histria

-Desenvolvimento da reflexo e da de

autonomia pensamento.

Geografia

-Usar recursos que a comunidade escolar oferece, para criar aulas diferenciadas, criativas e

-Aulas dialogadas uso do projetor mvel, sala de informtica, vdeos. -Desenvolver a

24 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

prximas realidade.

da oralidade alunos.

dos

Promover situaes para que os alunos falem em pblico e ouam os colegas com respeito, dando oportunidade e estimulando a participao de todos. Lngua Portuguesa Promover uma leitura dinmica com exposio de cartazes e diversas atividades que envolva todos os alunos. -Interpretaes de obras de arte, atravs leitura e releitura de obras artsticas. A execuo dessa ao dever envolver todos os alunos com vrios tipos de gneros textuais.
X

Arte

-Levar o aluno a ler, interpretar, compreender, expressar seu conhecimento atravs de obras.

-Compreender as as linguagens -Reconhecer linguagens artsticas. artsticas. -Aplicar provas - Familiarizar com bimestrais avaliaes objetivas. objetivas. Educao Fsica
Trabalhar jogo de xadrez o Desenvolver e que sua de em X

competncias habilidades, alarguem capacidade percepo

relao ao binmio espao-tempo, bem como o da da da

exerccio pacincia, tolerncia,

perseverana e do autocontrole. Desenvolver e

problemas solucion-los

atravs da anlise, avaliao alteraes e de

25 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

solues situaes cotidiano. de

para seu

Lngua Estrangeira Moderna

Desenvolver a habilidade de leitura e pronuncia de alguns objetos comuns no dia-a-dia

Pronunciar corretamente o nome de alguns objetos. Explorao de textos.

Turma Disciplina
6D

Aes

Metas

Cronograma de execuo
Julho Agosto

Arte

-Interpretaes de obras de arte, atravs leitura e releitura de de obras artsticas.

-Levar o aluno a ler, interpretar, compreender, expressar seu conhecimento atravs de obras.

-Compreender as linguagens -Reconhecer as artsticas. linguagens artsticas. -Aplicar provas bimestrais - Familiarizar com objetivas. avaliaes objetivas. Matemtica Trabalhar uma matemtica num paralelo grande com o cotidiano do aluno, pois essa uma turma de alunos que numa grande maioria trabalham e a responsabilidade ou deveria ser maior.
-Leituras interpretativas. -Leituras compartilhadas. -Interao e troca -Produo textos. -Mais -Atividades grupos. -Utilizar em compromisso interesse alunos. e dos de de conhecimento.

Desenvolvimento nas responsabilidades individuais e em grupo.

Histria

-Desenvolvimento da reflexo e da de

autonomia pensamento.

26 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

recursos tecnolgicos miditicos pesquisa. e -Descontrao com aprendizado.

para

Geografia

-Usar recursos que a comunidade escolar oferece, para criar aulas diferenciadas, criativas e prximas da realidade.
Promover para alunos em

-Aulas dialogadas uso do projetor mvel, sala de informtica, vdeos.


-Desenvolver oralidade alunos. a dos

situaes que falem os

pblico e ouam os colegas com

respeito,

dando e a de

oportunidade estimulando participao todos.

Lngua Portuguesa

Promover uma leitura dinmica com exposio de cartazes e diversas atividades que envolva todos os alunos.
Trabalhar o jogo de xadrez

A execuo dessa ao dever envolver todos os alunos com vrios tipos de gneros textuais.

Educao Fsica

Desenvolver e que sua de em

competncias habilidades, alarguem capacidade percepo

relao ao binmio espao-tempo, bem como o da da da

exerccio pacincia, tolerncia,

perseverana e do autocontrole. Desenvolver e

problemas solucion-los

atravs da anlise, avaliao alteraes solues situaes de e de para seu

27 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

cotidiano. Lngua Estrangeira Moderna

Desenvolver a habilidade de leitura e pronuncia de alguns objetos comuns no dia-a-dia

Pronunciar corretamente o nome de alguns objetos. Explorao de textos.

Turma Disciplina

Aes

Metas
Despertar a responsabilidade dos alunos em relao a escola, seus direitos e deveres.
Conscientizar informar ou sobre desempenho aluno. os e pais

Cronograma de execuo
Julho Agosto

Cincias da Dilogo; Natureza realizao de um semicrculo para conversa com os alunos.


Entrar 7A contato pais responsveis. em com ou

responsveis o do

Matemtica

Trabalhar matemtica ldica e

uma

Desenvolvimento nas

uma

responsabilidades individuais grupo. e em

aproximao professor aluno, que acredito

surtir efeito.

Histria

-Leituras interpretativas. -Leituras compartilhadas.

-Desenvolvimento da reflexo e da de

autonomia pensamento.

-Interao e troca -Produo textos. -Mais -Atividades grupos. -Utilizar recursos tecnolgicos miditicos pesquisa. e -Descontrao com aprendizado. para em compromisso interesse alunos. e dos de de conhecimento.

28 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Geografia

-Realizao de -Incentivo trabalhos leitura, uma vez dirigidos em que a mdia tomou grupo. o lugar da mesma. -Leitura e interpretao de textos. -Aula expositiva, uso do projetor mvel, sala de informtica, vdeos.
-Desenvolver atitudes disposies favorveis leitura. a -Desenvolver oralidade alunos. a dos

Lngua Portuguesa

Produo de um caderno especfico os tipos com

Identificar produzir

e os

diferentes tipos de textos, ilustr-los.

diferentes de texto:

poesia, crnica, dissertao, cientfico, O caderno textos etc: meu de

Arte

-Interpretaes de arte, leitura releitura obras de

-Levar o aluno a ler, interpretar,

atravs e de

compreender, expressar conhecimento atravs de obras. -Reconhecer linguagens artsticas. - Familiarizar com avaliaes objetivas. as seu

obras artsticas. -Compreender as linguagens

artsticas. -Aplicar provas bimestrais objetivas.

Educao Fsica

Trabalhar jogo de xadrez

Desenvolver e que sua de em

competncias habilidades, alarguem capacidade percepo

relao ao binmio espao-tempo, bem como o da

exerccio

29 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

pacincia, tolerncia,

da da

perseverana e do autocontrole. Desenvolver e

problemas solucion-los

atravs da anlise, avaliao alteraes solues situaes cotidiano. de e de para seu

Lngua Estrangeira Moderna

Desenvolver a habilidade de leitura e pronuncia de alguns objetos comuns no dia-a-dia

Pronunciar corretamente o nome de alguns objetos. Explorao de textos.

Turma Disciplina

Aes

Metas
-Despertar a responsabilidade dos alunos em relao a escola, seus direitos e deveres.
-Conscientizar informar ou sobre desempenho aluno. os e

Cronograma de execuo
Julho Agosto Set

Cincias da -Dilogo; Natureza realizao de um semicrculo para conversa com os alunos.


-Entrar 7B contato pais responsveis. em com ou

pais

responsveis o do

Matemtica

Trabalhar uma matemtica ldica e uma aproximao professor aluno, que acredito particularmente surtir efeito.
-Leituras interpretativas. -Leituras compartilhadas.

Desenvolvimento nas responsabilidades individuais grupo. e em

Histria

-Desenvolvimento da reflexo e da de

autonomia pensamento.

-Interao e troca -Produo textos. de de conhecimento.

30 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

-Atividades em grupos. -Utilizar recursos tecnolgicos miditicos pesquisa. e

-Mais compromisso interesse alunos. -Descontrao com aprendizado. e dos

para

Geografia

-Apresentao de curiosidade envolvendo a geografia e seu respectivos temas.


-Usar show, projetores, computadores para tornar o data

-Estimular o interesse dos alunos durante a aula expositiva;


-Promover atividades desafiem alunos desenvolver pensamento crtico, criativo e cientfico. que os a

processo ensino aprendizagem mais interessantes significativos para os alunos. e

Lngua Portuguesa

-Aula leituras

de -Aprimorar leitura oral

-Interpretao textual
-Produo textual

-Interpretar textos verbais e no verbais


-Produzir textos a partir de imagens

Arte

-Interpretaes de arte, leitura releitura obras artsticas. obras de

-Levar o aluno a ler, interpretar,

atravs e de

compreender, expressar conhecimento atravs de obras. -Reconhecer as seu

-Compreender as linguagens

linguagens artsticas. Familiarizar avaliaes

artsticas. -Aplicar provas bimestrais objetivas. com

objetivas.

Educao Fsica

Trabalhar jogo de xadrez

Desenvolver e que sua de

competncias habilidades, alarguem capacidade

31 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

percepo relao

em ao

binmio espaotempo, bem como o exerccio da da da

pacincia, tolerncia,

perseverana e do autocontrole. Desenvolver e

problemas solucion-los

atravs da anlise, avaliao alteraes solues situaes cotidiano. Lngua Estrangeira Moderna de e de para seu

Desenvolver a habilidade de leitura e pronuncia de alguns objetos comuns no dia-a-dia

Pronunciar corretamente o nome de alguns objetos. Explorao de textos.

Turma Disciplina

Aes

Metas
-Despertar a responsabilidade dos alunos em relao a escola, seus direitos e deveres.

Cronograma de execuo
Julho Agosto

Cincias da Dilogo; Natureza realizao de um semicrculo para conversa com os alunos.

7C

-Entrar em contato com -Conscientizar e pais ou informar os pais responsveis. ou responsveis sobre o desempenho do aluno. Matemtica Trabalhar uma matemtica ldica e uma aproximao professor aluno, que acredito particularmente surtir efeito. Desenvolvimento nas responsabilidades individuais e em grupo.

32 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Histria

-Desenvolvimento Contedo: Processo de da reflexo e da de Colonizao do autonomia pensamento. Brasil -Leituras interpretativas -Leituras compartilhadas -Interao e troca de conhecimento.

-Produo textos -Descontrao relacionados aos contedos com aprendizado. estudados. -Atividades em grupos Utilizar recursos tecnolgicos e miditicos para pesquisa. Geografia -Ler interpretar textos. -Leitura compartilhada.
-Usar cadernos das avaliaes, testes,

-Mais compromisso e interesse dos de alunos.

e -Incentivo leitura interpretao.


-Manter registro desempenho

a e

um do dos

alunos e se apoiar nele para planejar intervenes pedaggicas

dirios, provas,

observaes, atividades desenvolvidas em sala para dos

avaliao alunos.

Lngua Portuguesa

Propor leituras programadas na classe para ser lidas com o auxlio do professor e ao final promover uma discusso a respeito da obra em que foi produzida, quais elementos usados pelo autor.

Enfatizar importncia leitura interpretao maneira significativa, prazerosa participativa.

a da e de

33 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Arte

-Interpretaes de obras de arte, atravs leitura e releitura de obras artsticas.

-Levar o aluno a ler, interpretar, compreender, expressar seu conhecimento atravs de obras.

-Compreender -Reconhecer as as linguagens linguagens artsticas. artsticas.Familiarizar com -Aplicar provas avaliaes bimestrais objetivas. objetivas. Educao Fsica
Trabalhar jogo de xadrez o Desenvolver e que sua de em ao X

competncias habilidades, alarguem capacidade percepo relao

binmio espaotempo, bem como o exerccio da da da

pacincia, tolerncia,

perseverana e do autocontrole. Desenvolver e

problemas solucion-los atravs anlise, e

da avaliao de para de seu

alteraes

solues situaes cotidiano.

Lngua Estrangeira Moderna

Desenvolver a habilidade de leitura e pronuncia de alguns objetos comuns no dia-a-dia

Pronunciar corretamente o nome de alguns objetos. Explorao de textos.

Turma Disciplina

Aes

Metas
-Despertar a responsabilidade dos alunos em relao a escola, seus direitos e

Cronograma de execuo
Julho Agosto

Cincias da Dilogo; Natureza realizao de um semicrculo para conversa com os alunos.

34 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

deveres.
-Entrar contato 7D pais responsveis. em com ou -Conscientizar informar ou sobre desempenho aluno. os e

pais

responsveis o do

Matemtica

Trabalhar matemtica paralelo

uma num

Desenvolvimento nas responsabilidades individuais grupo. e em

grande

com o cotidiano do essa aluno, pois uma

turma de alunos que grande numa maioria e a

trabalham

responsabilidade ou deveria ser maior.

Histria

-Leituras interpretativas. -Leituras compartilhadas.

-Desenvolvimento da reflexo e da de

autonomia pensamento.

-Interao e troca -Produo textos. -Mais -Atividades grupos. -Utilizar recursos tecnolgicos miditicos pesquisa. e para -Descontrao com aprendizado. em compromisso interesse alunos. e dos de de conhecimento.

Geografia

-Ler e interpretar -Incentivo a leitura textos. e interpretao. -Leitura compartilhada.


-Usar das cadernos avaliaes, testes, -Manter registro desempenho um do dos

alunos e se apoiar nele para planejar intervenes pedaggicas

dirios, provas,

observaes, atividades desenvolvidas em sala para dos

avaliao alunos.

Lngua Portuguesa

Propor

leituras na

Enfatizar importncia

a da

programadas

35 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

classe lidas auxlio

para com

ser o do

leitura interpretao maneira significativa, prazerosa participativa.

e de

professor final

ao

promover

uma discusso a respeito da obra em que foi

produzida, quais elementos usados autor. pelo

Arte

-Interpretaes de arte, leitura releitura de obras de

-Levar o aluno a ler, interpretar,

atravs e de

compreender, expressar conhecimento atravs de obras. -Reconhecer linguagens artsticas. as seu

obras artsticas. -Compreender as linguagens

artsticas. -Aplicar bimestrais objetivas. provas

- Familiarizar com avaliaes objetivas. Desenvolver e que sua de em X

Educao Fsica

Trabalhar o jogo de xadrez

competncias habilidades, alarguem capacidade percepo

relao ao binmio espao-tempo, bem como o da da da

exerccio pacincia, tolerncia,

perseverana e do autocontrole. Desenvolver e

problemas solucion-los

atravs da anlise, avaliao alteraes solues situaes cotidiano. de e de para seu

Lngua Estrangeira Moderna

Desenvolver a habilidade de leitura e pronuncia de alguns objetos comuns no

Pronunciar corretamente o nome de alguns objetos. Explorao de textos.

36 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

dia-a-dia

Turma Disciplina
Cincias da Natureza

Aes
-Trabalhar com textos -Trabalhar com a construo de mapa conceitos de

Metas
-Aprender a

Cronograma de execuo
Julho Agosto

interpretar textos; -Para alunos que os

adquiram

hbitos de leitura

8A

Matemtica

Desenvolver gincana grupos entre de

Saber e

interpretar calcular de e

problemas juros simples

alunos da turma para de resoluo problemas

composto

envolvendo juros simples e composto Histria -Leituras interpretativas. -Leituras compartilhadas. -Interao e troca -Produo textos. -Mais -Atividades grupos. -Utilizar recursos tecnolgicos miditicos pesquisa. Geografia -Realizar leituras cartogrficas com maior nvel de compreenso observando detalhes que os mapas proporcionam; -Leitura interpretao texto. e de -Leitura mapas; de X X e -Descontrao com aprendizado. para em compromisso interesse alunos. e dos de de conhecimento. -Desenvolvimento da reflexo e da de

autonomia pensamento.

37 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

-Leitura interpretao de textos. Lngua Portuguesa -Aula leituras -Interpretao textual

de

-Ler

textos

jornalsticos, contos, crnicas e outras; -Inferir a

-Produo textual

intencionalidade implcita textos; Produzir poticos, dissertativos, narrativos outros e textos nos

Arte

-Interpretaes de arte, leitura releitura obras de

-Levar o aluno a ler, interpretar,

atravs e de

compreender, expressar conhecimento atravs de obras. -Reconhecer linguagens artsticas. - Familiarizar com avaliaes objetivas. as seu

obras artsticas. -Compreender as linguagens

artsticas. -Aplicar provas bimestrais objetivas.

Educao Fsica

Pesquisar histrico do

Conhecer compreender duas verses

e as da

esporte: Futsal. Leitura compartilhada da pesquisa. Lngua Estrangeira Moderna Releitura da

origem do futsal.

Levar

aluno

a as

vida e obra de Willian Sheskepeare.

conhecer principais de

obras Willian

Sheskepeare, levando a ampliar seu vocabulrio.

Turma Disciplina

Aes

Metas

Cronograma de execuo
Julho Agosto

38 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Cincias da -Trabalhar com -Auxiliar os alunos X Natureza questes de na interpretao mltiplas de provas como escolha. ENEM, SAEMS;
-Trabalhar DSTs com foco 8B em HIV (AIDS). -Auxiliar os

alunos em relao aos DSTs e uma

possvel

gravidez

indesejada.

Matemtica

Desenvolver gincana grupos entre de

Saber e

interpretar calcular de e

problemas juros simples

alunos da turma para de resoluo problemas

composto

envolvendo juros simples e composto

Histria

-Leituras interpretativas. -Leituras compartilhadas.

-Desenvolvimento da reflexo e da de

autonomia pensamento.

-Interao e troca -Produo textos. -Mais -Atividades grupos. -Utilizar recursos tecnolgicos miditicos pesquisa. e -Descontrao com aprendizado. para em compromisso interesse alunos. e dos de de conhecimento.

Geografia

-Assistir o filme Vida Maria, para comparao de semelhanas e diferenas em suas vidas; -Aulas dialogadas, uso do data show;
-Questes dirigidas debate grupo. e em

-Perceber o valor dos escolares analisar compreender tomar sobre a e conceitos para

decises realidade

que os cerca.

Lngua Portuguesa

-Aula leituras

de

-Ler

textos

jornalsticos, contos, crnicas e

39 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

outras; -Interpretao textual -Produo textual -Inferir intencionalidade implcita textos; Produzir poticos, dissertativos, narrativos outros. Arte -Interpretaes de arte, leitura releitura obras de -Levar o aluno a ler, interpretar, e textos nos a

atravs e de

compreender, expressar conhecimento atravs de obras. -Reconhecer linguagens artsticas. - Familiarizar com avaliaes objetivas. as seu

obras artsticas. -Compreender as linguagens

artsticas. -Aplicar provas bimestrais objetivas.

Educao Fsica

Pesquisar histrico do

Conhecer compreender duas verses

e as da

esporte: Futsal. Leitura compartilhada da pesquisa. Lngua Estrangeira Moderna Releitura da

origem do futsal.

Levar

aluno

a as

vida e obra de Willian Sheskepeare.

conhecer principais de

obras Willian

Sheskepeare, levando a ampliar seu vocabulrio.

Turma Disciplina
Cincias da Natureza

Aes
-Trabalhar com questes mltiplas escolha. -Trabalhar de

Metas
-Auxiliar alunos interpretao provas os na de como

Cronograma de execuo
Julho Agosto Set Out

ENEM, SAEMS;

40 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

DSTs com foco em HIV (AIDS). 8C -Auxiliar os alunos em relao aos DSTs e uma

possvel

gravidez

indesejada. Matemtica Desenvolver gincana grupos entre de Saber interpretar e calcular problemas de juros simples e composto X

alunos da turma para de resoluo problemas

envolvendo juros simples e composto Histria -Leituras interpretativas. -Leituras compartilhadas. -Interao e troca -Produo textos. -Mais -Atividades grupos. -Utilizar recursos tecnolgicos miditicos pesquisa. Geografia -Assistir o filme Vida para comparao semelhanas diferenas suas vidas; -Aulas dialogadas, uso de e em Maria, -Perceber o valor dos escolares analisar compreender tomar sobre a e conceitos para X e -Descontrao com aprendizado. para em compromisso interesse alunos. e dos de de conhecimento. -Desenvolvimento da reflexo e da de X

autonomia pensamento.

decises realidade

que os cerca.

do data show; -Questes dirigidas debate grupo. Lngua Portuguesa -Aula leituras -Interpretao textual -Inferir -Produo textual intencionalidade implcita nos a de -Ler jornalsticos, contos, crnicas e outras; textos X X X X e em

41 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

textos; Produzir poticos, dissertativos, narrativos e outros Arte -Interpretaes de arte, leitura releitura de obras de -Levar ler, o aluno a interpretar, X X X X textos

atravs e de

compreender, expressar conhecimento atravs das obras. -Reconhecer linguagens artsticas. - Familiarizar com avaliaes objetivas. as seu

obras artsticas. -Compreender as linguagens

artsticas. -Aplicar provas bimestrais objetivas. Educao Fsica Trabalhar jogo de xadrez o

Desenvolver e que sua de em

competncias habilidades, alarguem capacidade percepo

relao ao binmio espao-tempo, bem como o da da da

exerccio pacincia, tolerncia,

perseverana e do autocontrole. Desenvolver e

problemas solucion-los

atravs da anlise, avaliao alteraes solues situaes cotidiano. Lngua Estrangeira Moderna Releitura da Levar o aluno a as X de e de para seu

vida e obra de Willian Sheskepeare.

conhecer

principais obras de Willian Sheskepeare, levando a ampliar

seu vocabulrio.

Turma Disciplina

Aes

Metas

Cronograma de execuo

42 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Julho

Agosto

Set

Out

Cincias da Natureza

-Trabalhar textos;

com

-Aprender

interpretar textos; -Para alunos que os

-Trabalhar com a construo mapa conceitos. 9A Matemtica Elaborar executar e gincana de de

adquiram

hbitos de leitura

Que

os

alunos a e de

desenvolva leitura compreenso situaes problemas

entre turmas 9A, B e C para de do grau

resoluo problemas segundo

usando frmula de Bhaskara Histria -Leituras interpretativas. -Leituras compartilhadas. -Interao e troca -Produo textos. -Mais -Atividades grupos. -Utilizar recursos tecnolgicos miditicos pesquisa. Geografia -Conscientizar os aluno sobre a do em -Organizar grupos de sala trabalho de em aula, os ajudar X X X X e para -Descontrao com aprendizado. em compromisso interesse alunos. e dos de de conhecimento. -Desenvolvimento da reflexo e da de X

autonomia pensamento.

importncia trabalho equipe. -Facilitar formao grupos

incentivando alunos a

uns aos outros. a de -Construir coletivamente, sala de na

heterogneos para o trabalho em sala de aula, onde

aula,

algumas normas de comportamento tico-moral combate discriminao. -Reflexo da e de a

ocorra e mtua alunos

integrao cooperao entre os com nveis

diferentes

de aprendizagem. -Trabalhar textos, filmes, exposies, dentre outros, que

realidade do filme Vida debater fatores relacionados ao Maria, sobre os

43 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

favoream

filme. -Incentivar educandos participarem atividades propostas. os a das

debate dos alunos sobre relacionados temas

tica e aos valores morais. -Assistir Vida os o filme com para de e

Maria alunos,

comparao semelhanas

diferenas em suas vidas. -Conscientiz-los da importncia

dos estudos. Lngua Portuguesa Analisar e Ser dada nfase a importncia leitura interpretao como habilidade para da e X X

comparar modelos de de diverso tipos textos,

observar como os autores para sua procedem

necessria

escrev-los, linha de por

que o aluno possa ter maior

raciocnio, exemplo: propaganda,

compreenso.

notcias, relatos e cartas Arte -Interpretaes de obras atravs de arte, e -Levar o aluno a ler, interpretar,

leitura

compreender, expressar conhecimento atravs das obras. seu

releitura de obras artsticas. -Compreender linguagens artsticas. -Aplicar bimestrais objetivas. provas as

-Reconhecer linguagens artsticas.

as

- Familiarizar com avaliaes objetivas

Educao Fsica

Pesquisar histrico esporte: Futsal. Leitura compartilhada pesquisa. da do

Conhecer compreender duas verses

e as da

origem do futsal.

Lngua Estrangeira Moderna

Promover

semana

Reconhecer importncia domnio da

a do lngua

de linguagens.

44 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

inglesa.

Turma Disciplina

Aes

Metas
com -Auxiliar os alunos de na interpretao de provas como ENEM, SAEMS;
-Auxiliar os

Cronograma de execuo
Julho Agosto Set Out

Cincias da -Trabalhar Natureza questes mltiplas escolha;

-Trabalhar DSTs com foco em HIV 9B (AIDS)

alunos em relao aos DSTs e uma

possvel indesejada

gravidez

Matemtica

Elaborar e executar gincana entre turmas 9A, B e C para resoluo de problemas do segundo grau usando frmula de Bhaskara .
-Leituras interpretativas. -Leituras compartilhadas.

Que

os

alunos a e de

desenvolva leitura compreenso situaes problemas.

Histria

-Desenvolvimento da reflexo e da de

autonomia pensamento.

-Interao e troca -Produo textos. -Mais -Atividades grupos. -Utilizar recursos tecnolgicos miditicos pesquisa. e para -Descontrao com aprendizado. em compromisso interesse alunos. e dos de de conhecimento.

Geografia

-Conscientizar os aluno sobre a importncia do trabalho em equipe. -Facilitar a formao de grupos heterogneos para o trabalho em sala de aula,

-Organizar grupos de trabalho em sala de aula, incentivando os alunos a ajudar uns aos outros. -Construir coletivamente, na sala de aula, algumas normas de comportamento

45 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

onde ocorra integrao e cooperao mtua entre os alunos com diferentes nveis de aprendizagem.

tico-moral e de combate a discriminao.

-Reflexo da realidade do filme Vida Maria, debater sobre os -Trabalhar textos, fatores relacionados ao filmes, filme. exposies, dentre outros, os que favoream o -Incentivar a debate dos alunos educandos sobre temas participarem das relacionados atividades tica e aos propostas. valores morais. -Assistir o filme Vida Maria com os alunos, para comparao de semelhanas e diferenas em suas vidas. -Conscientiz-los da importncia dos estudos. Lngua Portuguesa -Aula de leituras -Interpretao textual
-Produo textual

-Ler textos informativos, narrativos e outros; -Identificar informaes implcitas no texto;


-Produzir textos

informativos, dissertativos, instrucionais.

Arte

-Interpretaes de obras de arte, atravs leitura e releitura de

-Levar o aluno a ler, interpretar,

compreender, expressar conhecimento atravs das obras. seu

obras artsticas. -Compreender as linguagens

-Reconhecer linguagens artsticas.

as

artsticas. -Aplicar bimestrais objetivas. provas

- Familiarizar com avaliaes objetivas

46 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Educao Fsica

Pesquisar histrico do

Conhecer compreender duas verses

e as da

esporte: Futsal. Leitura compartilhada da pesquisa. Lngua Estrangeira Moderna Promover semana linguagens. de

origem do futsal.

Reconhecer importncia

a do

domnio da lngua inglesa.

Turma Disciplina

Aes

Metas

Cronograma de execuo
Julho Agosto Set Out

Cincias da -Trabalhar com -Auxiliar os alunos Natureza questes de na interpretao de mltipla escolha. provas como ENEM, SAEMS;
-Trabalhar DSTs com foco em HIV (AIDS). 9C -Auxiliar os

alunos em relao aos DSTs e uma

possvel

gravidez

indesejada.

Matemtica

Elaborar e executar gincana entre turmas 9A, B e C para resoluo de problemas do segundo grau usando frmula de Bhaskara
-Leituras interpretativas. -Leituras compartilhadas.

Que

os

alunos a e de

desenvolvam leitura compreenso situaes problemas

Histria

-Desenvolvimento da reflexo e da de

autonomia pensamento.

-Interao e troca -Produo textos. -Mais -Atividades grupos. -Utilizar recursos tecnolgicos miditicos pesquisa. e para -Descontrao com aprendizado. em compromisso interesse alunos. e dos de de conhecimento.

Geografia

-Conscientizar os -Organizar grupos alunos sobre a de trabalho em sala

47 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

aula, do de os em incentivando alunos a ajudar uns aos outros. -Facilitar a formao de -Construir coletivamente, na grupos sala de aula, heterogneos para o trabalho algumas normas de em sala de aula, comportamento onde ocorra tico-moral e de a integrao e combate discriminao. cooperao mtua entre os da alunos com -Reflexo realidade do filme diferentes nveis maria, de aprendizagem. Vida debater sobre os -Trabalhar textos, fatores relacionados ao filmes, filme. exposies, dentre outros, os que favoream o -Incentivar educandos a debate dos alunos sobre temas participarem das relacionados atividades tica e aos propostas. valores morais. importncia trabalho equipe. -Assistir o filme Vida Maria com os alunos, para comparao de semelhanas e diferenas em suas vidas. -Conscientiz-los da importncia dos estudos. Lngua Portuguesa -Aula de leituras -Interpretao textual
-Produo textual

-Ler textos informativos, narrativos e outros. -Identificar informaes implcitas no texto.


-Produzir textos

informativos, dissertativos, instrucionais.

Arte

-Interpretaes de obras de arte, atravs leitura e releitura de

-Levar o aluno a ler, interpretar,

compreender, expressar conhecimento atravs das obras. seu

obras artsticas. -Compreender

48 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

as

linguagens -Reconhecer linguagens as

artsticas. -Aplicar bimestrais objetivas. provas

artsticas. - Familiarizar com avaliaes objetivas.

Educao Fsica

Diversificar as modalidades esportivas nos jogos escolares.

Levar refletir

aluno sobre

a a

importncia

dos

esportes em nossa vida.

Lngua Estrangeira Moderna

Promover semana linguagens. de

Reconhecer importncia

a do

domnio da lngua inglesa.

ENSINO MDIO

Turma Disciplina
L.Portuguesa

Aes
Projeto Escola L; Leitura expositiva individual, leitura contextualizada e comentada; Produo texto; de Minha

Metas
Identificar elementos caracterizam gneros literrios em estudo; Sintetizar expressar meio e por da os que

Cronograma de execuo
Julho Agosto Set

linguagem oral e escrita as ideias

de um texto; Reconhecer empregar (EM) funes linguagem. e as da

1A

Literatura

-Leitura interpretao texto do

e de

Compreender interpretar textos

Gnero

literrios, a rima, e a

Poema. -Anlise linguagem conotativa textos trabalhados. nos da

observando mtrica, o ritmo a

linguagem conotativa.

Arte

- Realizar anlise de obras de arte para

-Levar o aluno a ler, interpretar,

compreender,

49 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

interpretaes atravs leitura e

expressar conhecimento atravs obras. -Reconhecer linguagens artsticas.

seu

releitura de obras artsticas. -Compreender as linguagens artsticas. -Aplicar bimestrais objetivas. provas

das

as

com

Familiarizar avaliaes

objetivas. sobre dos Identificar compreender textos instrumentais. texto e os e

Ed. Fsica

Pesquisar brinquedos avs e pais. Produzir instrucional

confeccionar brinquedos pesquisados seguindo instrues.

as

L.E.M Ingls

Elaborar jornal Lngua sobre e

um a a

-Compreender importncia Lngua como internacional comunicao. -Ler interpretar textos relacionados

a da

Inglesa meio de

Cultura Inglesa e Americana.

lngua e cultura inglesa americana. Publicao do e

jornal confeccionado pelos alunos no

blog da escola.

L.E.M Esp.

Criar pequenos

de textos

em espanhol com dilogos, poemas, msicas, pequenas histrias charges e

- Interpretao de textos em espanhol e capacitao escrita.

Fsica

Construir mquina simples com de acordo a teoria de algumas leis da esttica de

Conhecimento sobre equilbrio a entre

constatando diferena

50 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Arquimedes pra verificar equilbrio de um corpo atravs do conhecimento de massa. Qumica Formar semicrculo em sala de aula para conversa com os alunos, visando temas como responsabilidade, direitos e deveres para com a escola e sociedade.
Realizar de textos leitura sobre

as matrias.

Despertando

responsabilidade dos alunos em

relao escola, seus direitos e

deveres.

Biologia

Fazendo educandos

os

impacto ambiental. Produzir de textos

compreenderem os textuais gneros e

interpretar o que esto lendo.

dissertao

argumentativa. Realizar avaliaes atividades contextualizadas. e

Matemtica

Aplicar atividades de equao grau do e

Possibilitar alunos participao atividades proporcionem

aos a em que

primeiro

juros em forma de situaes problemas de

momentos descontrao, buscando despertar ateno interesse

de

nveis fcil, mdio e difcil, que a e a

despertem curiosidade proporcionem

a e pela

interao entre os alunos discusso e acerca

aprendizagem, alm a da de facilitar

compreenso temtica do de 1

dos resultados.

equao

grau e juros.

Geografia

Ministrar uma aula quinzenalmente utilizando o projetor eproinfo para navegar na internet para exemplificar o contedo trabalhado em sala de aula.

Relacionando contedo

o com

acontecimentos do cotidiano.

51 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Histria

Realizar

leituras

Desenvolvimento da oralidade; Estmulo leitura; Incentivo da

compartilhadas sobre Sistema

Feudal e produzir de textos; Confeccionar quadrinhas grupos; Utilizar recursos e de em

pesquisa, postura e a oratria; Descontrair aula. (4 aulas) a

tecnolgicos miditicos Utilizar ficha com de

uma

avaliativa vrios

instrumentos para verificar andamento atividades, comportamento e disciplina. o das

Filosofia

Seminrio apresentao dos

Proporcionar leituras, dos serem apresentados.

escrita a

temas atravs de slides, criado

temas

pelos alunos. Sugerir leitura de textos, para os

contextualizar conhecimentos sociolgicos filosficos. Solicitar pesquisas biogrficas os

sobre da e

autores

filosofia sociologia

Sociologia

Seminrio apresentao dos

Proporcionar leituras, dos serem apresentados. aos

escrita a

temas atravs de slides, criado

temas

pelos alunos. Solicitar educando snteses textos, argumentativos, que os reflita sobre temas ou

52 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

trabalhados. Proporcionar leituras, dos serem apresentados. a

escrita a

temas

Turma Disciplina
L.Portuguesa

Aes
Projeto Escola L; Leitura expositiva individual, leitura contextualizada e comentada; Produo texto; de Minha

Metas
Identificar elementos caracterizam gneros literrios em estudo; Sintetizar expressar meio e por da os que

Cronograma de execuo
Julho Agosto Set

linguagem oral e escrita as ideias

de um texto; Reconhecer empregar (EM) funes linguagem. e as da

1B

Literatura

-Leitura interpretao texto do

e de

Compreender interpretar textos

Gnero

literrios, a rima, e a

Poema. -Anlise linguagem conotativa textos trabalhados. nos da

observando mtrica, o ritmo a

linguagem conotativa.

Arte

- Realizar anlise de obras de arte para interpretaes atravs leitura e

-Levar o aluno a ler, interpretar,

compreender, expressar conhecimento atravs obras. -Reconhecer linguagens artsticas. provas com Familiarizar avaliaes as das seu

releitura de obras artsticas. as Compreender linguagens

artsticas. - Aplicar bimestrais objetivas.

objetivas.

53 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Ed. Fsica

Pesquisar brinquedos avs e pais. Produzir instrucional.

sobre dos

Identificar compreender textos instrumentais.

texto

Confeccionar brinquedos pesquisados seguindo instrues.

os

as

L.E.M Ingls

Elaborar jornal Lngua sobre e

um a a

-Compreender importncia Lngua como internacional comunicao. -Ler interpretar textos relacionados

a da

Inglesa meio de

Cultura Inglesa e Americana.

lngua e cultura inglesa americana. -Publicar jornal confeccionado pelos alunos no o e

blog da escola.

L.E.M Esp.

Criar pequenos

de textos

em espanhol com dilogos, poemas, msicas, pequenas histrias charges e

Interpretar textos em espanhol compreenso leitura capacitao escrita.

Fsica

Desenvolver leitura, compreenso interpretaes das

-Leitura, interpretao e

compreenso; Resoluo de

Situaes em os a

problemas todos contedos

equaes algbricas.

serem trabalhado; Desenvolver resoluo equaes matemtica (equaes a das

54 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

algbricas) todos contedos envolvam clculos.

em os que

Qumica

Semicrculo em sala de aula para conversa com os alunos, visando temas como responsabilidade, direitos e deveres para com a escola e sociedade.
Textos impacto ambiental fazer a para e de sobre

Despertar

responsabilidade dos alunos em

relao escola, seus direitos e deveres.

Biologia

Fazer educandos

os

compreenderem os textuais gneros e

leitura

compreenso

texto. Logo aps os faro dissertao argumentativa. Produzir avaliaes atividades contextualizadas. e educandos uma

interpretar o que esto lendo.

Matemtica

Aplicar atividades de equao grau do e

Possibilitar alunos participao atividades proporcionem

aos a em que

primeiro

juros em forma de situaes problemas de

momentos descontrao, buscando despertar ateno interesse

de

nveis fcil, mdio e difcil, que a e a

despertem curiosidade proporcionem

a e pela

interao entre os alunos discusso e acerca

aprendizagem, alm a da de facilitar

compreenso temtica do de 1

dos resultados.

equao

grau e juros.

Geografia

Ministrar uma aula quinzenalmente utilizando o projetor eproinfo para navegar na internet para exemplificar o contedo trabalhado em sala de aula.

Relacionando contedo

o com

acontecimentos do cotidiano.

55 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Histria

Leituras compartilhadas sobre Feudal; Produo textos; Confeco quadrinhos grupos; de em de Sistema

Desenvolvimento da oralidade; Estmulo leitura; Incentivo pesquisa postura oratria; Descontrair a e a da

Utilizar

recursos e

aula. (4 aulas)

tecnolgicos miditicos Utilizar ficha com de

uma

avaliativa vrios

instrumentos para verificar andamento atividades, comportamento e disciplina. o das

Filosofia

Seminrio apresentao dos

Proporcionar leituras, dos serem apresentados.

escrita a

temas atravs de slides, criado

temas

pelos alunos. Sugerir leitura de textos, para os

contextualizar conhecimentos sociolgicos filosficos. Solicitar pesquisas biogrficas os

sobre da e

autores

filosofia sociologia

Sociologia

Seminrio apresentao dos

Proporcionar leituras, dos serem apresentados. aos

escrita a

temas atravs de slides, criado

temas

pelos alunos. Solicitar educando snteses textos, argumentativos, ou

56 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

que os

reflita

sobre temas

trabalhados. Proporcionar leituras, dos serem apresentados. a

escrita a

temas

Turma Disciplina
L.Portuguesa

Aes
Projeto Escola L; Leitura expositiva individual, leitura contextualizada e comentada; Produo texto; de Minha

Metas
Identificar elementos caracterizam gneros literrios em estudo; Sintetizar expressar meio e por da os que

Cronograma de execuo
Julho Agosto Set

linguagem oral e escrita s ideias

de um texto; Reconhecer empregar e as da

1C (EM)

funes linguagem.

Literatura

-Leitura

Compreender

interpretao de texto do Gnero Poema. -Anlise linguagem conotativa textos trabalhados. nos da

interpretar textos literrios, observando mtrica, o ritmo a a rima, e a

linguagem conotativa.

Arte

Realizar

-Levar o aluno a ler, interpretar,

anlise de obras de arte para

compreender, expressar conhecimento atravs obras. -Reconhecer linguagens artsticas. Familiarizar as das seu

interpretaes atravs leitura e releitura de

obras artsticas. as Compreender linguagens

artsticas. - Aplicar provas

57 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

bimestrais objetivas.

com

avaliaes

objetivas. sobre dos Identificar compreender textos instrumentais. e X

Ed. Fsica

Pesquisar brinquedos

avs e pais. Produzir texto

instrucional. Confeccionar os brinquedos pesquisados seguindo instrues. as

L.E.M Ingls

Elaborar jornal Lngua Cultura sobre e

um a a

-Compreender importncia Lngua como internacional comunicao. -Ler

a da

Inglesa meio de

Inglesa

e Americana.

interpretar textos relacionados

lngua e cultura inglesa americana. -Publicar jornal confeccionado pelos alunos no o e

blog da escola.

L.E.M Esp.

Criar

de

pequenos textos em com espanhol dilogos,

poemas, msicas, pequenas histrias charges e

Interpretar textos em espanhol compreenso leitura capacitao escrita.

Fsica

Construir mquina simples com de acordo a teoria de algumas leis da esttica de Arquimedes pra verificar equilbrio de um corpo atravs do conhecimento de massa. Semicrculo em sala de aula para

Conhecimento sobre equilbrio a entre

constatando diferena as matrias.

Qumica

Despertar

responsabilidade

58 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

conversa com os alunos, visando temas como responsabilidade, direitos e deveres para com a escola e sociedade. Biologia
Leitura e interpretao de textos

dos

alunos

em

relao escola, seus direitos e deveres.

Estimular leitura para

a que

consigam interpretar forma melhorando ensino e o a desta

aprendizagem

Matemtica

Aplicar atividades de equao do primeiro grau e juros em forma de situaes problemas de nveis fcil, mdio e difcil, que despertem a curiosidade e proporcionem a interao entre os alunos e discusso acerca dos resultados.

Possibilitar alunos participao atividades proporcionem momentos descontrao, buscando despertar ateno interesse

aos a em que

de

a e pela

aprendizagem, alm a da de facilitar

compreenso temtica do de 1

equao

grau e juros.

Geografia

Ministrar uma aula quinzenalmente utilizando o projetor eproinfo para navegar na internet para exemplificar o contedo trabalhado em sala de aula.
Leituras compartilhadas sobre Feudal; Produo textos; Confeco quadrinhos grupos; de em de Sistema

Relacionando contedo

o com

acontecimentos do cotidiano.

Histria

Desenvolvimento da oralidade; Estmulo leitura; Incentivo pesquisa postura oratria; Descontrair a e a da

Utilizar

aula. (4 aulas)

59 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

recursos tecnolgicos miditicos Utilizar de uma ficha com avaliativa vrios e

instrumentos para verificar andamento atividades, comportamento e disciplina. o

das

Filosofia

Seminrio apresentao dos atravs slides, temas de criado

Proporcionar leituras, dos serem apresentados.

escrita a

temas

pelos alunos. Sugerir de leitura para

textos,

contextualizar os conhecimentos sociolgicos filosficos. Solicitar pesquisas biogrficas sobre os autores da filosofia e

sociologia

Sociologia

Seminrio apresentao dos atravs slides, temas de criado

Proporcionar leituras, dos serem apresentados.

escrita a

temas

pelos alunos. Solicitar educando snteses textos, argumentativos, que reflita sobre os temas ou aos

trabalhados. Proporcionar leituras, dos serem apresentados. a

escrita a

temas

60 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Turma Disciplina

Aes

Metas

L.Portuguesa

Leitura de contos literrios, interpretao er e escrita. Pesquisasobreoserrosortogrficosmaiscomunsencontradosnasplacaseanncios.

Familiarizarseeidentificaroc

Identificaroserro
Compreender

Literatura

-Leitura e interpretao de texto do Gnero Poema. -Anlise da linguagem conotativa nos textos trabalhados.

observando a m conotativa. -Levar o

Arte
1D (EM)

- Realizar anlise de obras de arte para interpretaes atravs leitura e releitura de obras artsticas. - Compreender as linguagens artsticas. - Aplicar provas bimestrais objetivas.

alun

expressar seu c

-Reconhecer as

- Familiarizar c

Ed. Fsica

Pesquisar sobre brinquedos dos avs e pais. Produzir texto instrucional. Confeccionar os brinquedos pesquisados seguindo as instrues.

Identificar e com

L.E.M Ingls

Elaborar um jornal sobre a Lngua e a Cultura Inglesa e Americana.

-Compreender

meio internacio -Ler e interpr cultura inglesa

-Publicar o jorn da escola.

L.E.M Esp.

Criar de pequenos textos em espanhol com dilogos, poemas, msicas, pequenas histrias e charges

Interpretar text capacitao esc


Conhecimento diferena entre

Fsica

Construir mquina simples com de acordo a teoria de algumas leis da esttica de Arquimedes pra verificar equilbrio de um corpo atravs do conhecimento de massa. Semicrculo em sala de aula para conversa com os alunos, visando temas como responsabilidade, direitos e deveres para com a escola e sociedade.

Qumica

Despertar a res

escola, seus dir deveres.

Biologia Matemtica

Leitura e interpretao de textos

Estimular

le

desta forma mel Aplicar atividades de equao do primeiro grau e juros em problemas de nveis fcil, mdio e difcil, que forma de a

Possibilitar aos que

situaes

despertem

proporcio

curiosidade e proporcionem a interao entre os alunos e discusso acerca dos resultados.

buscando

desp

aprendizagem,

temtica de equ

61 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Geografia Histria

Ministrar uma aula quinzenalmente utilizando o projetor eproinfo para navegar na internet para exemplificar o contedo trabalhado em sala de aula.
Leituras compartilhadas sobre Sistema Feudal; Produo de textos; Confeco de quadrinhos em grupos; Utilizar recursos tecnolgicos e miditicos Utilizar de uma ficha avaliativa com vrios instrumentos para verificar o andamento das atividades, comportamento e disciplina.

Relacionando cotidiano.

Desenvolviment

Estmulo da leit

Incentivo pesq

Descontrair a a

Filosofia

Seminrio apresentao dos temas atravs de slides, criado pelos alunos. Sugerir leitura de textos, para contextualizar os conhecimentos sociolgicos e filosficos. Solicitar pesquisas biogrficas sobre os autores da filosofia e sociologia

Proporcionar a apresentados.

.
apresentados.

Sociologia

Seminrio apresentao dos temas atravs de slides, criado pelos alunos. Solicitar aos educando snteses ou textos, argumentativos, que reflita sobre os temas trabalhados. Proporcionar a leituras, escrita dos temas a serem apresentados.

Proporcionar a

Turma Disciplina
L.Portuguesa

Aes
-Leitura e

Metas
-Compreender as caractersticas dos textuais. -Produzir de textos gneros

Cronograma de execuo
Julho Agosto Set

interpretao de texto diferentes gneros textuais: Contos, propagandas, cartuns, crnicas, poemas, msicas, notcias. 1E -Produo (EM) texto observando caractersticas dos textuais. gneros as de de

diferentes

gneros textuais.

Literatura

-Leitura

Compreender

interpretao de texto do Gnero

interpretar textos literrios,

62 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Poema. -Anlise linguagem conotativa textos trabalhados. nos da

observando mtrica, o ritmo a

a rima, e a

linguagem conotativa.

Arte

Realizar

-Levar o aluno a ler, interpretar,

anlise de obras de arte para

compreender, expressar conhecimento atravs obras. -Reconhecer linguagens artsticas. com Familiarizar avaliaes as das seu

interpretaes atravs leitura e releitura de

obras artsticas. as Compreender linguagens

artsticas. - Aplicar provas bimestrais objetivas.

objetivas. sobre dos Identificar compreender textos instrumentais. e X

Ed. Fsica

Pesquisar brinquedos

avs e pais. Produzir texto

instrucional. Confeccionar os brinquedos pesquisados seguindo instrues. as

L.E.M Ingls

Elaborar jornal Lngua Cultura sobre e

um a a

-Compreender importncia Lngua como internacional comunicao. -Ler

a da

Inglesa meio de

Inglesa

e Americana.

interpretar textos relacionados

lngua e cultura inglesa americana. -Publicar jornal confeccionado pelos alunos no o e

blog da escola.

L.E.M Esp.

Criar

de

pequenos textos em espanhol

Interpretar textos em espanhol e compreenso

63 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

com

dilogos,

poemas, msicas, pequenas histrias charges e

leitura capacitao escrita.

Fsica

Construir mquina simples com de acordo a teoria de algumas leis da esttica de Arquimedes pra verificar equilbrio de um corpo atravs do conhecimento de massa.
Assistir vdeo de Motivao a fim de alto diminuir ndice o de dos do

Conhecimento sobre equilbrio a entre

constatando diferena as matrias.

Qumica

Melhorar autoestima

a dos

alunos evitando a evaso.

evaso alunos noturno.

Biologia

Assistir vdeo de Motivao a fim de alto diminuir ndice o de dos do

Melhorar autoestima

a dos

alunos evitando a evaso.

evaso alunos noturno.

Matemtica

Aplicar atividades equao de do

Possibilitar alunos participao atividades proporcionem momentos descontrao, buscando despertar ateno interesse

aos a em que

primeiro grau e juros de em forma

situaes de fcil, e difcil,

de

problemas nveis mdio

a e pela

que despertem a curiosidade proporcionem interao os e a

aprendizagem, alm a da de facilitar

entre e

alunos

compreenso temtica do de 1

discusso acerca resultados. dos

equao

grau e juros. Relacionando contedo o com X X

Geografia

Ministrar uma aula quinzenalmente utilizando o projetor eproinfo para navegar na internet para

acontecimentos do cotidiano.

64 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

exemplificar contedo trabalhado sala de aula. Histria


Leituras

o em
Desenvolvimento da oralidade; Estmulo leitura; da X

compartilhadas sobre Feudal; Produo textos; Confeco quadrinhos grupos; Utilizar recursos tecnolgicos miditicos Utilizar de uma ficha com avaliativa vrios e de em de Sistema

Incentivo

pesquisa, postura e a oratria; Descontrair aula. (4 aulas) a

instrumentos para verificar andamento atividades, comportamento e disciplina. o

das

Filosofia

Seminrio apresentao dos atravs slides, temas de criado

Proporcionar leituras, dos serem apresentados.

escrita a

temas

pelos alunos. Sugerir de leitura para

textos,

contextualizar os conhecimentos sociolgicos filosficos. Solicitar pesquisas biogrficas sobre os autores da filosofia e

sociologia

Sociologia

Seminrio apresentao dos atravs slides, temas de criado

Proporcionar leituras, dos serem apresentados.

escrita a

temas

pelos alunos.

65 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Solicitar educando snteses textos,

aos

ou

argumentativos, que reflita sobre os temas

trabalhados. Proporcionar leituras, dos serem apresentados. a

escrita a

temas

Turma Disciplina
L.Portuguesa

Aes
Projeto Escola L; Leitura contextualizada; Anlise de dados com textos Minha

Metas
Expressar-se oralmente preocupando-se com interlocutor com o maior nvel o e e de nas

Cronograma de execuo
Julho Agosto Set

menor

formalidade diferentes

dissertativos; Produo textos. de

formas expresso; Identificar

de

os

2A (EM)

mecanismos coesivos fatores levam e os que

coerncia em um texto (fatores

contextuais, conhecimento de mundo do leitor, conhecimento partilhado leitor-autor, inferncias). Selecionar, organizar, interpretar dados informaes representadas de formas diferentes para e

tomar decises e enfrentar

66 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

situaes problemas. Relacionar informaes, representadas em diferentes e

formas, conhecimentos disponveis situaes concretas,

em

para

construir textos, cujos estejam gneros ligados

dissertao.

Literatura

-Leitura interpretao

e de

Compreender interpretar

texto do Gnero Poema, conto romance. -Anlise linguagem literria marcas e das da e

textos literrios, observando uso linguagem marcas determinados perodos literrios. e o da as de

textuais

que caracterizam os textos como a

pertencentes determinados perodos literrios textos trabalhados.

nos

Arte

Realizar

-Levar o aluno a ler, interpretar,

anlise de obras de arte para

compreender, expressar seu

interpretaes atravs leitura e releitura de

conhecimento atravs obras. -Reconhecer linguagens artsticas. com Familiarizar avaliaes as das

obras artsticas. as Compreender linguagens

artsticas. - Aplicar provas bimestrais objetivas.

objetivas. Conhecer do compreender e as X

Ed. Fsica

Pesquisar histrico

esporte: Futsal. Leitura compartilhada da pesquisa.

duas verses da origem do futsal.

67 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

L.E.M Ingls

Elaborar jornal Lngua sobre e

um a a

-Compreender a importncia Lngua como da

Inglesa meio de

Cultura Inglesa e Americana.

internacional comunicao. -Ler interpretar textos relacionados lngua e

cultura inglesa e americana. -Publicar jornal confeccionado pelos alunos no blog da escola. o

L.E.M Esp.

Criar pequenos

de textos

em espanhol com dilogos, poemas, msicas, pequenas histrias charges e

Interpretar textos em espanhol e compreenso leitura capacitao escrita.

Fsica

Desenvolver leitura, compreenso interpretaes das Situaes problemas todos contedos serem trabalhado; Desenvolver resoluo equaes matemtica (equaes algbricas) todos contedos envolvam clculos

-Leitura, interpretao e

compreenso; Resoluo de

equaes algbricas. em os a

a das

em os que

Qumica

Realizao atividades vestibular

de de e

Estimular interesse vestibulares

o nos e

68 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

ENEM Biologia
Questes ENEM vestibular. de e

no ENEM. Incentiv-los estudar entender o a e que X X X

se est pedindo na resolver questes fceis e difceis. questo,

Matemtica

Aplicar atividades envolvendo clculo de planas, geometria espacial em e juros de de rea

Possibilitar alunos participao atividades

aos a em que

figuras

proporcionem momentos descontrao, buscando despertar ateno a e pela de

forma

situaes problemas nveis mdio e de fcil, difcil,

interesse

aprendizagem, alm de facilitar a da compreenso temtica de de

que despertem a curiosidade proporcionem interao os e a

clculo de planas,

rea

entre e

figuras

alunos

discusso acerca dos resultados.

geometria espacial e juros. Relacionando contedo o X X

Geografia

Ministrar uma aula quinzenalmente utilizando o projetor eproinfo para navegar na internet para exemplificar o contedo trabalhado em sala de aula.
Leituras reflexivas produo textos abordando Histria frica e a da dos e de

com

acontecimentos do cotidiano.

Histria

Estmulo

da e

interpretao a leitura Incentivo pesquisa Correo postura

africanos. Utilizao recursos tecnolgicos miditicos pesquisa Seminrios e para de

da e na (4

segurana oratria. aulas)

69 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Utilizar ficha com

de

uma

avaliativa vrios

instrumentos para verificar o

andamento atividades,

das

comportamento e disciplina

Filosofia

Seminrios, apresentao slides.

com de

Incentivo

leitura e escrita. Estimular o dos pela

Solicitar educando snteses textos,

aos

interesse alunos

ou

aprendizagem durante as aulas expositiva.

argumentativos, que reflita sobre os temas

trabalhados. Sugerir de leitura para

textos,

contextualizar os conhecimentos filosficos. Solicitar pesquisas biogrficas sobre os autores

filosofia

da

Sociologia

Debate

dos

Incentivo

temas estudados relacionando suas aes as no

leitura e escrita. Estimular interesse alunos o dos pela

cotidiano. Aulas expositivas uso de com

aprendizagem durante as aulas expositiva.

projetor sala de

mvel,

informtica, vdeos.

Turma Disciplina
L.Portuguesa

Aes
Projeto Escola L; Minha

Metas
Expressar-se oralmente preocupando-se

Cronograma de execuo
Julho Agosto Set

70 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

com Leitura contextualizada; Anlise de dados com textos interlocutor com o maior nvel

o e e de nas

menor

formalidade diferentes formas

dissertativos; Produo textos. 2B (EM) de

de

expresso; Identificar mecanismos coesivos fatores levam e os que os

coerncia em um texto (fatores

contextuais, conhecimento de mundo do leitor, conhecimento partilhado leitor-autor, inferncias). Selecionar, organizar, interpretar dados informaes representadas de formas diferentes para e

tomar decises e enfrentar situaes problemas. Relacionar informaes, representadas em diferentes e

formas, conhecimentos disponveis situaes concretas,

em

para

construir textos, cujos estejam gneros ligados

dissertao.

Literatura

-Leitura interpretao texto do

e de

Compreender interpretar

Gnero conto e

textos literrios, observando uso linguagem e o da as de

Poema, romance. -Anlise

da

marcas determinados

linguagem

71 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

literria marcas que os

das

perodos literrios.

textuais

caracterizam textos como a

pertencentes determinados perodos literrios textos trabalhados.

nos

Arte

- Realizar anlise de obras de arte para interpretaes atravs leitura e

-Levar o aluno a ler, interpretar,

compreender, expressar seu

conhecimento atravs obras. -Reconhecer linguagens artsticas. as das

releitura de obras artsticas. as Compreender linguagens

artsticas. Aplicar provas

com

Familiarizar avaliaes

bimestrais objetivas.

objetivas. Conhecer do compreender e as X

Ed. Fsica

Pesquisar histrico

esporte: Futsal. Leitura compartilhada pesquisa. da

duas verses da origem do futsal.

L.E.M Ingls

Elaborar jornal Lngua sobre e

um a a

-Compreender a importncia Lngua como da

Inglesa meio de

Cultura Inglesa e Americana.

internacional comunicao. -Ler interpretar textos relacionados lngua e

cultura inglesa e americana. -Publicar jornal confeccionado pelos alunos no blog da escola. o

L.E.M Esp.

Criar pequenos

de textos

em espanhol com

Interpretar textos espanhol

em e

72 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

dilogos, poemas, msicas, pequenas histrias charges e

compreenso leitura capacitao escrita.


-Leitura, interpretao e X x x

Fsica

Desenvolver leitura, compreenso interpretaes das Situaes problemas todos contedos

compreenso; Resoluo de

equaes algbricas. em os a

serem trabalhado; Desenvolver resoluo equaes matemtica (equaes algbricas) todos contedos em os que a das

envolvam clculos

Qumica

Realizao de atividades de vestibular e ENEM

Estimular interesse vestibulares no ENEM.

o nos e

Biologia

Textos impacto ambiental fazer a

sobre

Fazer educandos

os

para e de

compreenderem os textuais interpretar gneros e o

leitura

compreenso

texto. Logo aps os faro dissertao argumentativa. Produzir avaliaes atividades contextualizadas. e educandos uma

que esto lendo.

Matemtica

Aplicar atividades envolvendo clculo de rea

Possibilitar alunos participao atividades

aos a em que

de figuras planas, geometria espacial em e juros de

proporcionem momentos descontrao, buscando de despertar ateno a e de

forma

situaes problemas

nveis fcil, mdio

73 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

difcil,

que a e a

interesse

pela

despertem curiosidade proporcionem

aprendizagem, alm de facilitar a da compreenso temtica de de

interao entre os alunos discusso e acerca

clculo de planas,

rea

figuras

dos resultados.

geometria espacial e juros.

Geografia

Ministrar uma aula quinzenalmente utilizando o projetor eproinfo para navegar na internet para exemplificar o contedo trabalhado em sala de aula.
Leituras reflexivas produo textos a e de

Relacionando contedo

com

acontecimentos do cotidiano.

Histria

Estmulo

da e

interpretao a leitura Incentivo pesquisa Correo

abordando da dos

Histria e

frica

africanos. da e na (4 Utilizao recursos tecnolgicos miditicos pesquisa. Seminrios Utilizar ficha com de uma e para de postura segurana oratria. aulas)

avaliativa vrios

instrumentos para verificar andamento atividades, comportamento e disciplina o das

Filosofia

Seminrios, apresentao slides.

com de

Incentivo

leitura e escrita. Estimular o dos pela

Solicitar educando snteses textos,

aos

interesse alunos

ou

aprendizagem durante as aulas expositiva.

argumentativos, que reflita sobre

74 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

os

temas

trabalhados. Sugerir leitura de textos, para os

contextualizar conhecimentos filosficos. Solicitar pesquisas biogrficas os

sobre da

autores

filosofia

Sociologia

Debate dos temas estudados relacionando suas aes as no

Incentivo

leitura e escrita. Estimular interesse alunos o dos pela

cotidiano. Aulas com projetor sala informtica, vdeos. expositivas uso de mvel, de

aprendizagem durante as aulas expositiva.

Turma Disciplina
L.Portuguesa

Aes
-Leitura e

Metas
-Compreender as caractersticas dos textuais. -Produzir textos de diferentes gneros

Cronograma de execuo
Julho Agosto Set

interpretao de texto diferentes gneros textuais: Contos, propagandas, cartuns, crnicas, poemas, msicas, notcias. 2C -Produo (EM) texto observando caractersticas dos textuais. -Leitura anlise propostas e das de gneros as de de

gneros textuais. -Produzir reescrever textos dissertativos. e

75 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

redaes Enem SAEMS. Produo texto. e

do do

de

Literatura

-Leitura

Compreender interpretar

interpretao de texto do Gnero Poema, conto e romance. -Anlise linguagem literria marcas que caracterizam textos os e das da

textos literrios, observando uso linguagem marcas determinados perodos literrios. e o da as de

textuais

como a

pertencentes determinados perodos literrios textos trabalhados.

nos

Arte

Apresentar jogral sobre a cultura afro-brasileira no dia do Evento da Conscincia Negra.


Pesquisar histrico do

Conscientizao da do brasileiro miscigenao povo

Ed. Fsica

Conhecer compreender

e as

esporte: Futsal. Leitura compartilhada da pesquisa.

duas verses da origem do futsal.

L.E.M Ingls

Elaborar jornal Lngua Cultura sobre e

um a a

-Compreender a importncia Lngua como da

Inglesa meio de

Inglesa

e Americana.

internacional comunicao. -Ler interpretar textos relacionados lngua e

cultura inglesa e americana. -Publicar jornal confeccionado pelos alunos no o

76 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

blog da escola.

L.E.M Esp.

Criar de pequenos textos e temas em espanhol para conversao; como as charges, histrias, dilogos, questes de vestibular.
Desenvolver leitura, compreenso interpretaes das Situaes em os a e a

Conversao estabelecendo dilogos em curtos e

espanhol

capacitao escrita para

pequenos textos.

Fsica

-Leitura, interpretao compreenso; Resoluo de e

problemas todos contedos serem trabalhado; Desenvolver resoluo equaes matemtica (equaes algbricas) todos contedos envolvam clculos.

equaes algbricas.

a das

em os que

Qumica

Presena como instrumento avaliativo.


Assistir vdeo de Motivao a fim de alto diminuir ndice o de dos do

Diminuir evaso escolar.

Biologia

Melhorar autoestima alunos

a dos

evitando

a evaso.

evaso alunos noturno.

Matemtica

Aplicar atividades envolvendo clculo de planas, geometria espacial e juros em forma de de rea

Possibilitar alunos participao atividades

aos a em que

figuras

proporcionem momentos descontrao, buscando despertar ateno a e pela de

situaes problemas nveis de fcil,

interesse

aprendizagem,

77 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

mdio

difcil,

alm de facilitar a da compreenso temtica de de

que despertem a curiosidade proporcionem interao os e a

clculo de planas,

rea

entre e

figuras

alunos

discusso acerca resultados. dos

geometria espacial e juros.

Geografia

Ministrar uma aula quinzenalmente utilizando o projetor eproinfo para navegar na internet para exemplificar o contedo trabalhado em sala de aula.
Leituras reflexivas produo textos abordando Histria frica e a da dos e de

Relacionando contedo

com

acontecimentos do cotidiano.

Histria

Estmulo

da

interpretao e a leitura Incentivo pesquisa Correo postura da e na (4

africanos. Utilizao recursos tecnolgicos miditicos pesquisa. Seminrios Utilizar de uma ficha com avaliativa vrios e para de

segurana oratria. aulas)

instrumentos para verificar o

andamento atividades,

das

comportamento e disciplina

Filosofia

Seminrios, com apresentao de slides.

Incentivo

leitura e escrita. Estimular o dos pela

Solicitar educando snteses textos,

aos

interesse alunos

ou

aprendizagem durante as aulas expositiva.

argumentativos,

78 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

que reflita sobre os temas

trabalhados. Sugerir de leitura para

textos,

contextualizar os conhecimentos filosficos. Solicitar pesquisas biogrficas sobre os autores da filosofia

Sociologia

Debate

dos

Incentivo

temas estudados relacionando suas aes as no

leitura e escrita. Estimular interesse alunos o dos pela

cotidiano. Aulas expositivas com

aprendizagem durante as aulas expositiva.

uso de projetor mvel, sala de

informtica, vdeos.

Turma Disciplina
L.Portuguesa Literatura

Aes

Metas

Cronograma de execuo
Julho Agosto Set

Leitura interpretao texto do

e de

Compreender interpretar

Gnero conto e

textos literrios, observando uso linguagem e o da as de

3A (EM)

Poema, romance. -Anlise

da

marcas determinados

linguagem literria marcas que os e das

perodos literrios. -Compreender o uso linguagem conotativa nos da

textuais

caracterizam textos como a

pertencentes determinados perodos literrios textos trabalhados. -Anlise

nos

poemas.

da

79 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

linguagem conotativa textos trabalhados. nos

Arte

Projeto Escola L; Leitura

Minha

Expressar-se oralmente preocupando-se com interlocutor com o maior nvel o e e de nas

contextualizada; Produo conto; Produo relatrio cientfico. de um de um

menor

formalidade diferentes formas expresso; Identificar mecanismos coesivos fatores levam e

de

os

os que

coerncia em um texto (fatores

contextuais, conhecimento de mundo do leitor, conhecimento partilhado leitor-autor, inferncias). Aplicar ao texto formas lexicais e gramaticais adequadas, inferncia gnero, com de marcas e que

lingsticas informaes

levem o leitor a participar enredo; Pesquisar interpretar dados informaes, representado os e e do

conhecimentos disponveis situaes concretas, para em

construir textos, cujos estejam ao relato. gneros ligados

80 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Ed. Fsica

Pesquisar as lutas na mdia atual. Produzir textos

Identificar compreender influncia

e a da

mdia nas lutas.

em grupo sobre a pesquisa. Debate em mesa

redonda.

L.E.M Ingls

Criar

receitas,

-Identificar distinguir diferentes textuais de estrutura.

e os tipos

poemas e estrias em quadrinhos

em ingls.

atravs sua

L.E.M Esp.

Elaborar selecionar questes espanhol simulado vestibular ENEM.

e em para para e

Interpretar textos em espanhol para compreenso e resposta s questes.


Conhecimento sobre equilbrio a

Fsica

Construir mquina simples com de acordo a teoria de algumas leis da esttica de Arquimedes pra verificar equilbrio de um corpo atravs do conhecimento de massa. Realizao de atividades de vestibular e ENEM.

constatando diferena

entre

as matrias.

Qumica

Estimular interesse

o nos

vestibulares e nas Avaliaes

do ENEM.

Biologia

Textos impacto ambiental fazer a

sobre

Fazer educandos

os

para e de

compreenderem os textuais interpretar gneros e o

leitura

compreenso

texto. Logo aps os faro dissertao argumentativa. Produzir avaliaes atividades contextualizadas. e educandos uma

que esto lendo. (bimestral)

81 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Matemtica

Aplicar atividades envolvendo distncia dois entre e

Possibilitar alunos participao atividades

aos a em que

pontos

juros em forma de situaes problemas de

proporcionem momentos descontrao, buscando despertar ateno interesse a e pela de

nveis fcil, mdio e difcil, que a e a

despertem curiosidade proporcionem

aprendizagem, alm de facilitar a da compreenso temtica de

interao entre os alunos discusso e acerca

dos resultados.

distncia dois juros.

entre e

pontos

Geografia

Ministrar uma aula quinzenalmente utilizando o projetor eproinfo para navegar na internet para exemplificar o contedo trabalhado em sala de aula.
Pesquisa livros internet Conflitos Mundiais; Leituras compartilhadas (grupos) Produo textos relacionados temas sobre Mundiais Estudos grupos Debates Utilizar ficha com de uma em aos de e em na sobre

Relacionando contedo

com

acontecimentos do cotidiano.

Histria

Compreenso interpretao dos textos; Melhorar escrita Promover interao sala; Promover discusso oratria. aulas) e

a na

a a (5

estudados Conflitos

avaliativa vrios

instrumentos para verificar andamento atividades, o das

82 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

comportamento e disciplina

Filosofia

Seminrios apresentao slides.

com de

Incentivo

leitura e escrita. Estimular o dos pela

Debate dos temas estudados relacionando suas aes as no

interesse alunos

aprendizagem durante as aulas expositiva.

cotidiano. Sugerir pesquisas relacionadas aos

temas estudados.

Sociologia

Solicitar

aos

Incentivo

educando leituras de texto

leitura e escrita. Estimular interesse o dos pela

complementar. Solicitar educandos snteses textos, argumentativos, que os reflita sobre temas ou aos

alunos

aprendizagem durante as aulas expositiva.

trabalhados. Aulas com projetor sala informtica, vdeos. expositivas uso de mvel, de

Turma Disciplina
L.Portuguesa

Aes
-Leitura e

Metas
-Compreender as caractersticas dos gneros

Cronograma de execuo
Julho Agosto Set

interpretao de texto diferentes gneros textuais: Contos, propagandas, cartuns, crnicas, poemas, msicas, notcias. 3B -Produo (EM) texto de de

textuais. -Produzir textos diferentes gneros textuais. -Produzir reescrever textos dissertativos. e de

83 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

observando caractersticas dos textuais. -Leitura anlise propostas redaes Enem SAEMS. Produo texto. e

as

gneros

e das de do do

de

Literatura

-Leitura

-Compreender e interpretar

interpretao de texto do Gnero Poema, conto e romance. -Anlise linguagem literria marcas que caracterizam textos os e das da

textos literrios, observando uso linguagem marcas determinados perodos literrios. o da e as de

textuais

como a

-Compreender o uso da

pertencentes determinados perodos literrios textos trabalhados. -Anlise linguagem conotativa textos trabalhados.

linguagem conotativa nos

nos

poemas.

da

nos

Arte

Realizar

-Levar o aluno a interpretar, compreender, expressar seu ler,

anlise de obras de arte para

interpretaes atravs leitura e releitura de

conhecimento atravs obras. das

obras artsticas. as Compreender linguagens

-Reconhecer as linguagens artsticas.

artsticas. - Aplicar provas bimestrais objetivas.

com

Familiarizar avaliaes

objetivas.

Ed. Fsica

Pesquisar lutas na

as mdia

Identificar compreender

e a

84 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

atual. Produzir textos

influncia

da

mdia nas lutas. em grupo sobre a pesquisa. Debate em mesa redonda.

L.E.M Ingls

Criar poemas estrias

receitas, e em em

-Identificar distinguir

e os

diferentes tipos textuais atravs de estrutura. sua

quadrinhos ingls.

L.E.M Esp.

Elaborar selecionar questes espanhol simulado vestibular ENEM.

e em para para e

Interpretao de textos em espanhol para compreenso e resposta s questes.


Conhecimento sobre equilbrio constatando diferena a

Fsica

Construir mquina simples com de acordo a teoria de algumas leis da esttica de Arquimedes pra verificar equilbrio de um corpo atravs do conhecimento de massa. Realizao atividades vestibular ENEM. de de e

entre

as matrias.

Qumica

Estimular interesse

o nos

vestibulares e nas Avaliaes

do ENEM.

Biologia

Vdeo

de

Melhorar autoestima

a dos

Motivao a fim de alto diminuir ndice o de dos do

alunos evitando a evaso.

evaso alunos noturno.

Matemtica

Aplicar atividades envolvendo distncia dois juros de entre e

Possibilitar alunos

aos a

participao em atividades que

pontos em

proporcionem momentos de

forma

situaes de fcil,

descontrao, buscando despertar a

problemas nveis

85 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

mdio

difcil,

ateno interesse

e pela

que despertem a curiosidade proporcionem interao os e a

aprendizagem, alm de facilitar a da compreenso temtica de

entre e

alunos

discusso acerca resultados. dos

distncia dois juros.

entre e

pontos

Geografia

Ministrar uma aula quinzenalmente utilizando o projetor eproinfo para navegar na internet para exemplificar o contedo trabalhado em sala de aula.
Pesquisa livros internet Conflitos Mundiais; Leituras compartilhadas (grupos) Produo textos relacionados aos temas estudados sobre Conflitos de e em na sobre

Relacionando contedo

com

acontecimentos do cotidiano.

Histria

Compreenso e interpretao dos textos; Melhorar escrita Promover interao sala; Promover discusso oratria. aulas) e a a (5 a na a

Mundiais Estudos grupos Debates Utilizar de uma ficha com avaliativa vrios em

instrumentos para verificar o

andamento atividades,

das

comportamento e disciplina

Filosofia

Seminrios

com

Incentivo leitura escrita.

a e

apresentao de slides. Debate dos

Estimular interesse

o dos

temas estudados

86 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

relacionando suas aes

as no

alunos

pela

aprendizagem durante aulas as

cotidiano. Sugerir pesquisas relacionadas aos temas estudados.

expositiva.

Sociologia

Solicitar educando

aos

Incentivo leitura escrita. Estimular

a e

leituras de texto complementar.

o dos pela

Solicitar educandos snteses textos,

aos

interesse alunos

ou

aprendizagem durante aulas expositiva. as

argumentativos, que reflita sobre os temas

trabalhados. Aulas expositivas com

uso de projetor mvel, sala de

informtica, vdeos.

87 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

AVALIAO Os processos de avaliao costumam ser desafiadores na vida das escolas e ainda, mais provocadores quando se desenvolve esta modalidade educacional de pedagogia de projetos. Entretanto se bem pensados, tambm podem ajudar a construir aprendizagens, comunicar resultados, mobilizar recursos e planejar o futuro. O ato de avaliar deve fazer parte do cotidiano da atividade escolar. Durante muito tempo, a avaliao foi usada como instrumento para classificar e rotular os alunos entre os bons, os ruins, os que do trabalho e os que no tm jeito. A prova bimestral, por exemplo, servia como uma ameaa turma. Esse modelo ficou ultrapassado e, atualmente, a avaliao vista como uma das mais importantes ferramentas disposio dos professores para alcanar o principal objetivo da escola: fazer todos os estudantes avanarem. Ou seja, o importante hoje encontrar caminhos para medir a qualidade do aprendizado dos estudantes e oferecer alternativas para uma evoluo mais segura, para a consolidao da aprendizagem, enfim a avaliao deve ser encarada como um instrumento reorientador para uma aprendizagem melhor e para a melhoria do sistema de ensino. Os trabalhos realizados em cada turma e disciplina sero avaliados de acordo com desempenho dos alunos. Os instrumentos a serem utilizados para verificao do desempenho sero: - atividades escritas com registros nos cadernos dos alunos e visto do(a) professor(a); - apresentao de grupos de alunos em forma de seminrios sobre o tema; - confeco de cartazes com informaes do tema e exposio no mural da escola; - apresentao de danas com ritmos diferentes para a comunidade escolar interna no horrio do recreio; - respondendo questes relacionadas ao tema, nas provas escritas; - representao do tema tratado em forma de desenhos e exposto no varal de atividades; - confeco de maquetes que representem o tema trabalhado; - jogando xadrez e observando a concentrao e estratgias; - trabalhos de pesquisas sobre o assunto sugerido em aula; - participao nos jogos e brincadeiras orientadas observando o empenho e o respeito s regras; - debates entre os alunos da classe sobre o assunto abordado; - gincana entre turmas com resoluo de problemas matemticos e tabuada; - resoluo de desafios matemticos de nveis fcil, mdio e difcil; - confeco de jornal e distribuio na escola; - exposio oral dos alunos abordando o tema em roda de conversa; - releitura obras artsticas; - elaborao de mapas conceituais; - participao de simulados com questes elaboradas baseadas nas avaliaes do ENEM e SAEMS;

88 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

- leitura e interpretao de diversos gneros de textos - relatrios de vdeos e filmes; - produo de frases e de texto;

BIBLIOGRAFIA SAVIANI. Demerval. Saber escolar, currculo e didtica. 3. ed.Campinas: Autores Associados, 2000. LUCKESI. Cipriano Carlos.Avaliao da aprendizagem escolar. 9. ed. So Paulo: Cortez, 1999. PROJETO POLTICO PEDAGGICO. EE Odete Ignz Resstel Villas Bas, 2013. SAEMS, Revistas. Boletim 233, Lngua Portuguesa e Matemtica. 2012. Avaliao da aprendizagem - revistaescola.abril.com.br Projetos educacionais-www.portaleducacao.com.br

Projeto LENDO E APRENDENDO


JUSTIFICATIVA A aprendizagem significativa proporciona o crescimento dos alunos na construo de suas habilidades e convices, sendo que elas devem ser articuladas no coletivo, oportunizando discusses em busca dos melhores caminhospara solues de problemas. Luckesi (1999) afirma, a avaliao dever verificar a aprendizagem no s dos mnimos possveis, mas apartir dos mnimos necessrios. Portanto, preciso estar atento s atitudes e resultados das produes dos alunos, pois elas geralmente refletem seu aprendizado e aponta novos caminhos a ser percorrido no processo ensino aprendizagem. Tendo em vista a consolidao da poltica pedaggica (Programa Alm das Palavras) nos anos iniciais das escolas da Rede Estadual de Ensino, h de se considerar avanos significativos na busca das proficincias, entretanto, os educandos ainda apresentam dificuldades, em ler com fluncia, e assimilar as mensagens trazidas pelos textos, extrair informaes. Com a realizao de estudos embasados nos resultados das avaliaes internas e externas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, desta unidade escolar e cientes da necessidade de avanarmos no processo de ensino aprendizagem traamos aes a serem desenvolvidas ainda no ano letivo de 2013. Para a disciplina de matemtica e notvel a necessidade de avanos em relao ao reconhecimento e utilizao de conceitos matemticos nas situaes cotidianas como relao entre horrios, contagem de tempo, similaridade entre unidades de medidas e especialmente a habilidade de resoluo de problemas. Em lngua portuguesa preciso melhorar o desempenho nas interpretaes textuais, no reconhecimento ao efeito de sentido decorrente ao uso de sinais de pontuao, na localizao de informaes explcitas e implcitas em um texto estabelecendo tambm relao logico-discursivas, e ainda, identificar elementos de uma narrativa.

OBJETIVO GERAL

89 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

O Projeto Lendo e Aprendendo tem por objetivo levar aos educandos uma forma de aprendizagem significativa, fortalecendo valores e atitudes a fim de permitir o desenvolvimento, mobilizando pra isso, o corpo docente e discente da unidade escolar, buscando incentivar o hbito da leitura no ambiente escolar e fora dele, reforando a utilizao do material didtico Para Ler e Reler, relacionando conceitos matemticos com situaes cotidianas, desenvolvendo operaes e clculos fundamentais, lendo interpretando e resolvendo problemas matemticos, implementando as aes propostas pelos educadores, com vistas a alcanar as proficincias necessrias para o padro de desempenho adequado para os anos iniciais do ensino fundamental. OBJETIVOS ESPECFICOS

- Envolver alunos, pais e comunidade escolar na execuo do projeto, visando o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem. - Estimular a produo escrita e a exposio oral dos educandos. - Melhorar a interpretao de texto - Desenvolver o habito da leitura dentro e fora do ambiente escolar. - Contribuir para a valorizao da escola e da cultura local atravs da produo e divulgao de histrias de vida de pessoas da comunidade. - Difundir corretamente os conceitos das operaes fundamentais da matemtica. - Ensinar Matemtica atravs de desafios. - Motivar o interesse e a curiosidade, desenvolvendo assim a criatividade; - Ampliar a ateno e a concentrao dos alunos; -Melhorar o relacionamento aluno-aluno e aluno-professor, atravs de atividades ldicas. - Estimular a discusso e o uso de estratgias matemticas;

90 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

AES

Turma Disciplina Aes


L.Portuguesa -Leitura do livro infantil Os musicais de Bremen. - Ilustrar a histria atravs de desenho. -Escrita espontnea dos nomes dos animais. Matemtica
1A (EF)

Metas
-Apreciao pelas apresentaes orais. -Desenhos orientados. -Hipteses alfabtico. do sistema de

escrita

Jogos de matemtica (site: Iguinhos Jogos) Confeco do documento carteira de identidade Realizar leitura do livro Os trs Porquinhos e na sequncia construir, atravs de dobraduras, diferentes tipos de moradias.

Reconhecer

por

meio

do

ldico,

os

diferentes usos dos numerais.

Histria Geografia

Identificar os documentos que fazem parte de nossa vida.

Identificar atravs do ldico os diferentes tipos de moradias.

Cincias da Confeco de cartazes sobre a preveno de acidentes Natureza no trnsito. Arte


- Compreender as linguagens artsticas. -Interpretar seus sentimentos atravs

Conhecer

as

atitudes

de

preveno

acidentes no trnsito.

-Levar o aluno a reconhecer a arte como de das atividades pratica em sala.

parte integrante no seu cotidiano atravs expresses corporal.

- Levar o aluno a interpretar pequenas peas.

Turma Disciplina Aes


L.Portuguesa - Construir nomes com alfabeto mvel. - Formar palavras com alfabeto mvel. - Realizar o registro das palavras formadas com o alfabeto mvel. Matemtica
1B (EF)

Metas

Aprender a formar palavras atravs do alfabeto mvel.

-Apresentar o material dourado. - Manusear e brincar fazendo contagem e agrupando quantidades.

-Desenvolver

raciocnio

lgico

matemtico, tendo o conceito de unidade e dezena. Identificar diferentes cores

quantidades.

Histria Geografia -Confeccionar cartazes com gravuras e escritas.


Respeitar as regras bsicas de dirio com os colegas.

convvio

Cincias da Confeco de cartazes sobre a preveno de acidentes Natureza no trnsito.

Conhecer

as

atitudes

de

preveno

acidentes no trnsito.

91 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Turma Disciplina Aes


L.Portuguesa Recital de poemas com envolvimento da turma. Matemtica
2A (EF)

Metas

Clareza na leitura, entonao de voz, expresso corporal.

Os alunos participaro de um bingo envolvendo nmero Desenvolver o raciocnio e aprendizagem dos de 0 100. numerais.

Histria Geografia

Os alunos assistiro um filme sobre a evoluo e Conhecer a histria e a evoluo dos meios de funo dos diversos meios de transportes. transportes

Os alunos assistiro um filme sobre os sinais de Compreender a importncia dos sinais de trnsito. trnsito na organizao espacial.

Cincias da Os alunos assistiro um filme sobre a preveno contra Identificar algumas formas de preveno de Natureza acidentes no trnsito. acidentes no trnsito (na rua, na calada e na escola).

Turma Disciplina Aes


L.Portuguesa Matemtica
2B (EF)

Metas

Criar ambiente temtico para prtica de leitura e Despertar o interesse pela leitura. dramatizao.

Desenvolver operaes fundamentais a partir de Melhorar o desempenho na compreenso situaes problemas. de clculos matemticos.

Histria Geografia Cincias da Natureza

Realizar concurso de frases sobre o trnsito.

Organizar as ideia para transcrev-las em forma de frases.

Espao escolar. Preveno contra acidentes domsticos.

Turma Disciplina Aes


L.Portuguesa Jogo bingo das palavras e jogo bingo das frases.

Metas

Ler palavras com fluncia, ler frases com

entonao e fluncia, respeitando os sinais de pontuao.

Matemtica
2C (EF)

Bingo de nmeros e bingo escrita dos numerais. Produo de frases sobre o trnsito. Leitura dinmica dos livros Pare e oua nossa histria (Ziraldo) e Kiko, o menino que no dormia (Ariadne Catum).

Reconhecimento dos numerais.

Histria

O aluno dever compreender as relaes sociais, as regras a circulao e

comportamento necessrio para o transito

92 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

seguro.

Geografia

Conhecer as formas e as cores e o significado das placas mais utilizadas no trnsito.

Ter

atitudes

de

respeito

regras

do

trnsito para uma convivncia tranquila e solidria no trnsito.

Cincias da Conhecer formas de preveno contra acidentes de Natureza trnsito.

Identificar as formas de prevenir acidentes de trnsito.

Turma Disciplina Aes

Metas

L.Portuguesa -Ampliao e criao de outras estrofes e versos, pelos alunos em dupla, para o poema A casa e seu dono, Ampliar a percepo lingustica e estimular a de Elias Jos, dando continuao ao poema; capacidade criadora da linguagem, observando -Socializao para o grupo atravs de leitura e os elementos de uma poesia exposio em cartaz na sala.
3A (EF)

Matemtica

-Bingo da multiplicao

-Desenvolver a capacidade de resolver multiplicaes atravs de uma atividade ldica -Elaborao de problemas, pelos alunos em grupo, e prazerosa envolvendo adio e subtrao. Troca entre os grupos dos problemas inventados e resoluo dos problemas. -Desafiar e estimular os alunos a criarem problemas matemticos e encontrarem soluo

Histria

-Produo de frases sobre o trnsito

-Leitura dos livros, Pare e oua nossa histria -Compreender como ocorrem as relaes (Ziraldo) e Kiko, o menino que no dormia. sociais, as regras, e comportamento necessrio para um trnsito seguro. Geografia

-Desenvolver a leitura e escrita dos alunos, com a produo e leitura de frases.

-Simulao e representao, pelos alunos, de situaes -Demonstrar atitudes de respeito s regras de vividas por pedestres no trnsito. trnsito para uma convivncia tranquila e solidria no trnsito. -Fazer uma leitura no site da Mnica de uma histria em quadrinhos sobre o trnsito. -Conhecer as formas, as cores e os significados das placas mais utilizadas no trnsito, como o semforo e faixa de pedestres.

Cincias da -Aps leitura e entendimento de textos informativos e -Compreender e identificar atravs do Natureza vdeos sobre o tema alimentao: cardpio a importncia de ingerir alimentos variados e ingerir pores pequenas de -Produzir em grupo a pirmide alimentar, utilizando alimentos doces e gordurosos. figuras de revistas. -Desenvolver a conscincia de consumir -Montar um cardpio com alimentos que so ingeridos alimentos de acordo com a indicao da em casa em uma semana, aps classificar os alimentos. pirmide alimentar, para manuteno da sade atravs de uma alimentao saudvel. Arte
- Compreender as linguagens artsticas. Levar o aluno a ler,

interpretar,

compreender, expressar seu conhecimento - Interpretar obras de arte, atravs de leitura e atravs de obras. releitura de obras artsticas.

93 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Turma Disciplina Aes


L.Portuguesa Matemtica Histria
Confeco de brinquedos, oficina de reciclagem. Jogo de bingo numrico.

Metas
Resgatar a infncia atravs da reciclagem

Identificar nmeros e despertar o interesse pela matemtica.

-Entrevista

com

um

morador

antigo

para

falar Conhecer

histria

dos

bairros,

3B (EF)

sobre a histria do bairro. -Apreciao de fotos antigas dos bairros e dos moradores antigos do municpio.

identificando ruas, pessoas e autoridades.

Geografia Cincias da Natureza

Gincana transitando.

Identificar as leis de trnsito, apresentadas de forma ldica dentro do espao escolar.

Turma Disciplina Aes


L.Portuguesa
-Confeco de jornal pelos educando. -Dramatizao de lendas.

Metas
-Desenvolver textos a habilidade de

elaborar

jornalsticos,

observando

os

elementos estruturais. -Identificar com e caracterizar corporal

personagens, e facial

expresso

na

3C (EF)

apresentao.

Matemtica

- Campeonato de tabuada com premiao. - Exposio de trabalhos observando a simetria nas formas geomtricas.

Ampliar

os

conhecimentos

de

clculo

exato e mental de multiplicao.

- Identificar a simetria em elementos do cotidiano, simetria. determinando os eixo

de

Histria

-Entrevista com moradores antigos para conhecer - Conhecer a histria do bairro/municpio a histria do bairro. identificando ruas e pessoas.

- Apreciao de fotos antigas de moradores do - Comparar os modos de vida. bairro.

Geografia

Construir

maquetes

de

ruas

placas

de - Compreender a importncia dos sinais de trnsito na organizao espacial. e caracterizar os

sinalizao.

- Construo de maquete: relevo e hidrografia do -Reconhecer bairro.

aspectos

fsicos do bairro. de armadilha ecolgico para

Cincias da Natureza

-Confeco

o - Identificar os perigos oferecidos a sade com a proliferao do mosquito

mosquito da dengue. -Apresentao crianas. musical e dana xote das

Aedes

Aegypt. -Identificar relacionar aes humanas de poluidoras

atitudes

preservao

94 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

conservao da natureza.

Turma Disciplina Aes


L.Portuguesa Leitura de livros de literatura infanto juvenil e produo textual. Matemtica
4A (EF)

Metas
Fluncia na leitura e

aprimoramento

ortogrfico.

Debate da tabuada.

Incentivar, contribuindo para a aquisio do conhecimento matemtico

na

multiplicao e diviso.

Histria

Pesquisar o modo de vida de pais, avs e moradores da regio e posteriormente realizar produes e exposio de texto referentes ao tema pesquisado. Regras de trnsito, produo de frases sobre o trnsito.

Contribuir

para

valorizao

da

cultura

local atravs da produo e divulgao de histrias de vida de pessoas

da

comunidade.

Geografia

Preveno e cuidados com a segurana no trnsito. Fluncia na leitura e

Cincias da Leitura de livros de literatura infanto juvenil e Natureza produo textual. Arte
- Compreender as linguagens artsticas. - Interpretar obras de arte, atravs de leitura e releitura de obras artsticas.

aprimoramento

ortogrfico. Reconhecer as linguagens artsticas.

Educao Fsica

Trabalhar o jogo de xadrez

- Desenvolver competncias e habilidades,

que alarguem sua capacidade de percepo

em relao ao binmio espao-tempo, bem como o exerccio da da pacincia, e

da

tolerncia, autocontrole.

perseverana

do

- Desenvolver problemas e solucion-los

atravs da anlise, avaliao e alteraes de solues para situaes de

seu

cotidiano.

Turma Disciplina Aes


L.Portuguesa Matemtica
4B Recitar poesia:individual em coro.

Metas

Estimular e desenvolver a fluncia na leitura.

Bingo da tabuada.

Desenvolver habilidades numricas, fixar a compreenso da tabuada.


histricos de nossa Identificar os patrimnios histricos

Histria

Desenhar

os

patrimnios

de

cidade (expor cartazes).

nosso municpio.

95 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

(EF)

Geografia Cincias da Natureza Educao Fsica

Debate(grupos) reconhecer as capitais dos estados Identificar da regio nordeste e centro-oeste. Ecossistema cartazes) Trabalhar o jogo de xadrez de nosso municpio (exposio

reconhecer

as

capitais

do

nosso estado e da regio nordeste. de Identificar municpio. os ecossistemas do

nosso

- Desenvolver competncias e habilidades,

que alarguem sua capacidade de percepo

em relao ao binmio espao-tempo, bem como o exerccio da da pacincia, e

da

tolerncia, autocontrole.

perseverana

do

- Desenvolver problemas e solucion-los

atravs da anlise, avaliao e alteraes de solues para situaes de

seu

cotidiano.

Turma Disciplina Aes


L.Portuguesa Matemtica
5A (EF) Gincana de Lngua

Metas
Portuguesa, Ampliar a escrita e o vocabulrio.

soletrando palavras entre eles(meninas x meninos). Gincana de matemtica entre os 5 ano A,B e Aprender a tabuada de uma forma ldica. C(tabuada).

Histria Geografia Cincias da Natureza

Pesquisa, debate e apresentao de trabalho em Reconhecer a importncia da luta contra grupo sobre a discriminao racial. Adivinhao de estados,capitais e discriminao racial.

regies Aprender de uma forma ldica quais so as capitais dos estados e regies brasileiras.

brasileiras(meninas x meninos).

Fazer uma tabela de acompanhamento sobre tipos Classificar os alimentos de acordo com as e funes de alimentos(reguladores acompanharo e funes e observar como est

sua

energticos).Os

alunos

sua alimentao, conscientizando ento nossos

alimentao durante uma semana e trar anotado alunos da importncia de uma alimentao os alimentos ingeridos por eles. balanceada. Levar o aluno a ler,

Arte

- Compreender as linguagens artsticas.

interpretar,

compreender, expressar seu conhecimento - Interpretar obras de arte, atravs de leitura e atravs de obras. releitura de obras artsticas.

Educao Fsica

Trabalhar o jogo de xadrez

- Desenvolver competncias e habilidades,

que alarguem sua capacidade de percepo

em relao ao binmio espao-tempo, bem como o exerccio da da pacincia, e

da

tolerncia, autocontrole.

perseverana

do

- Desenvolver problemas e solucion-los

atravs da anlise, avaliao e alteraes de solues para situaes de

seu

96 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

cotidiano.

Turma Disciplina Aes


L.Portuguesa

Metas

Competio de leitura entre a turma. Critrios a Ler com fluncia, entonao e prosdia. serem avaliados: nmero de palavras por minuto, leitura com ritmo e entonao, leitura

compreendida.

5B (EF)

Matemtica

Pesquisa e expor a temtica de adio, subtrao Compreender melhor os conceitos desses e figuras geomtricas para alunos do 1 ensino fundamental.

ano d contedos.

Histria

Produo

textual

sobre

os

principais

fatos

da Conhecer melhor a histria dessa guerra que faz parte da histria do nosso

guerra do Paraguai.

municpio.

Geografia Cincias da Natureza Educao Fsica

Registrar atravs de fotos as diferentes paisagens Conhecer e identificar as paisagens e o existentes no relevo do nosso municpio. relevo do nosso municpio.

Pesquisar estilo de vida saudvel e confeccionar Conhecer os fatores essenciais para uma um mural sobre o tema pesquisado. Trabalhar o jogo de xadrez melhora na qualidade de vida. - Desenvolver competncias e habilidades, que alarguem sua capacidade de percepo em relao ao binmio espao-tempo, bem como o exerccio da da pacincia, e da do

tolerncia, autocontrole.

perseverana

- Desenvolver problemas e solucion-los atravs da anlise, avaliao e alteraes de solues para situaes de seu

cotidiano.

Turma Disciplina Aes


L.Portuguesa Matemtica Histria
5C (EF) Gincana soletrando entre os educandos. Jogo bingo da tabuada. Realizar Visita ao Quilombola em Nioaque.

Metas
Trabalhar a ortografia. Estudar a tabuada de uma forma ldica. Levar ao conhecimento de nossos alunos a histria dos Quilombolas.

Geografia Cincias da Natureza

Pesquisar a Fauna e Flora do nosso Municpio.

Conhecer um pouco sobre a Fauna e Flora do nosso Municpio.

Construir uma maquete sobre como est o meio Mostrar para os alunos como est o nosso ambiente hoje. meio ambiente de uma forma ldica.

97 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Educao Fsica

Trabalhar o jogo de xadrez

- Desenvolver competncias e habilidades, que alarguem sua capacidade de percepo em relao ao binmio espao-tempo, bem como o exerccio da da pacincia, e da do

tolerncia, autocontrole.

perseverana

- Desenvolver problemas e solucion-los atravs da anlise, avaliao e alteraes de solues para situaes de seu

cotidiano.

AVALIAO Os processos de avaliao costumam ser desafiadores na vida das escolas e ainda, mais provocadores quando se desenvolve esta modalidade educacional de pedagogia de projetos. Entretanto se bem pensados, tambm podem ajudar a construir aprendizagens, comunicar resultados, mobilizar recursos e planejar o futuro. O ato de avaliar deve fazer parte do cotidiano da atividade escolar. Durante muito tempo, a avaliao foi usada como instrumento para classificar e rotular os alunos entre os bons, os ruins, os que do trabalho e os que no tm jeito. A prova bimestral, por exemplo, servia como uma ameaa turma. Esse modelo ficou ultrapassado e, atualmente, a avaliao vista como uma das mais importantes ferramentas disposio dos professores para alcanar o principal objetivo da escola: fazer todos os estudantes avanarem. Ou seja, o importante hoje encontrar caminhos para medir a qualidade do aprendizado dos estudantes e oferecer alternativas para uma evoluo mais segura, para a consolidao da aprendizagem, enfim a avaliao deve ser encarada como um instrumento reorientador para uma aprendizagem melhor e para a melhoria do sistema de ensino. Os trabalhos realizados em cada turma e disciplina sero avaliados de acordo com desempenho dos alunos. Os instrumentos a serem utilizados para verificao do desempenho sero: - atividades escritas com registros nos cadernos dos alunos e visto do(a) professor(a); - apresentao de grupos de alunos em forma de seminrios sobre o tema; - confeco de cartazes com informaes do tema e exposio no mural da escola; - apresentao de danas com ritmos diferentes para a comunidade escolar interna no horrio do recreio; - respondendo questes relacionadas ao tema, nas provas escritas; - representao do tema tratado em forma de desenhos e exposto no varal de atividades; - confeco de maquetes que representem o tema trabalhado; - jogando xadrez e observando a concentrao e estratgias; - trabalhos de pesquisas sobre o assunto sugerido em aula; - participao nos jogos e brincadeiras orientadas observando o empenho e o respeito s regras; - debates entre os alunos da classe sobre o assunto abordado;

98 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

- gincana entre turmas com resoluo de problemas matemticos e tabuada; - resoluo de desafios matemticos de nveis fcil, mdio e difcil; - confeco de jornal e distribuio na escola; - exposio oral dos alunos abordando o tema em roda de conversa; - releitura obras artsticas; - elaborao de mapas conceituais; - participao de simulados com questes elaboradas baseadas nas avaliaes do ENEM e SAEMS; - leitura e interpretao de diversos gneros de textos - relatrios de vdeos e filmes; - produo de frases e de texto;

BIBLIOGRAFIA SAVIANI. Demerval. Saber escolar, currculo e didtica. 3. ed.Campinas: Autores Associados, 2000. LUCKESI. Cipriano Carlos.Avaliao da aprendizagem escolar. 9. ed. So Paulo: Cortez, 1999. PROJETO POLTICO PEDAGGICO. EE Odete Ignz Resstel Villas Bas, 2013. SAEMS, Revistas. Boletim 233, Lngua Portuguesa e Matemtica. 2012. Avaliao da aprendizagem - revistaescola.abril.com.br Projetos educacionais-www.portaleducacao.com.br

- O USO DAS TICs NO COTIDIANO ESCOLAR JUSTIFICATIVA


A escola deve ser um espao que permita o aluno a pensar, socializar conhecimentos, ser sujeito ativo no seu processo de aprender. Para expandir os seus conhecimentos nada mais adequado do que comear por explorar o ambiente de seu cotidiano, sua gente, seus costumes, suas crenas, atividades cvicas, esportivas, religiosas, polticas, laborais, relaes interpessoais etc. O que em pedagogia se entende como sendo leitura do mundo, que segundo o educador Paulo Freire, esta deve preceder inclusive a leitura das palavras.

A leitura do mundo precede a leitura da palavra, da que a posterior leitura desta no pode prescindir da continuidade da leitura daquele (A palavra que eu digo sai do mundo que estou lendo, mas a palavra que sai do mundo que eu estou lendo vai alm dele). (...) Se for capaz de escrever minha palavra estarei, de certa forma transformando o mundo. O ato de ler o mundo implica uma leitura dentro e fora de mim. Implica na relao que eu tenho com esse mundo. (Paulo Freire Abertura do Congresso Brasileiro de Leitura Campinas, novembro de 1981).

Nioaque figura entre os municpios mais antigos do estado de Mato Grosso do Sul, consta da

99 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

histria que sua origem se deu por volta de 1840, sendo assim dispe de um vasto patrimnio histrico e cultural do Brasil. Nas ltimas dcadas, com a consolidao da reforma agrria, sua populao aumentou significativamente com o assentamento de centenas de famlias oriundas de vrias partes do pas, alm de contar com a populao indgena de etnia predominante Terena. Nioaque por ser um municpio de grande extenso territorial, porm com um nmero pequeno de habitantes, no h muitas opes de lazer, tornando os eventos da escola em atrao para os alunos, bem como, para a comunidade local. Da a relevncia em pesquisar os temas que sero trabalhados nos projetos da escola, no sentido de levar os alunos a buscar compreenso das peculiaridades do meio em que vivem, compreender e respeitar a diversidade cultural, regras nos esportes e promover a socializao fazendo com que tomem gosto pela busca do conhecimento cientfico por meio de pesquisas. Os projetos previstos no Projeto Poltico Pedaggico desta Unidade Escolar so realizados com a participao e envolvimento de toda a comunidade escolar. Para o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisas a serem desenvolvidos, os professores e alunos utilizaro os recursos tecnolgicos e miditicos disponveis na unidade escolar e fora dela. As culminncias acontecero em quatro etapas, sendo a primeira em abril com o Projeto Feira do Conhecimento Tema: Nioaque, Bero de Heris; a segunda em junho com o Projeto Festa Junina Tema: Luiz Gonzaga, Rei do Baio; a terceira em outubro com o Projeto Jogos Escolares e a quarta em novembro com o Projeto Noite Cultural. As atividades culturais desenvolvidas pelos professores e seus respectivos alunos tem o intuito de desenvolver a capacidade comunicativa, expressiva e de cooperao. Os trabalhos sero apresentados no dia da culminncia de cada projeto por meio de exposio, dana, teatro, maquetes, filmagem, cartazes e outros. A culminncia de cada projeto respeitar o cronograma anexo.

OBJETIVO GERAL Diante de tantas ocupaes que a vida moderna submete as famlias, da diversidade de informaes processadas diariamente atravs dos meios tecnolgicos e miditicos, torna-se quase impossvel que se converse com os filhos sobre a histria da humanidade, muitas vezes se perdendo at antepassados genealgicos. Os projetos educacionais pretendem despertar nos estudantes o interesse em conhecer suas razes, descobrir as potencialidades do seu municpio, reconhecer os valores e cultura de seu povo, as manifestaes artsticas e esportivas, bem como, identificar as oportunidades e formular conceitos a serem utilizados na escola e na vida prtica. Os educandos realizaro suas pesquisas por meio do uso de diversos recursos tecnolgicos e compartilharo os conhecimentos adquiridos com a comunidade interna e externa da escola durante o desenvolvimento dos projetos.

OBJETIVOS ESPECFICOS Cada projeto ser discutido e planejado no coletivo e seus objetivos especficos sero elaborados de acordo com o tema dos subprojetos a serem desenvolvidos com as turmas sob a orientao do professor responsvel. Os objetivos principais dos projetos so: 1. Feira do Conhecimento. Tema: Nioaque, Bero de Heris. Tomar conscincia da importncia em conhecer a histria de seu municpio, da composio tnica de seu povo, como tambm, suas manifestaes culturais, esportivas, religiosas, artsticas,

100 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

organizao social e poltica. 2. Festa Junina. Tema: Luiz Gonzaga, Rei do Baio. Conhecer e valorizar as caractersticas e tradio das Festas Juninas, desenvolvendo a socializao entre todos os segmentos da comunidade escolar e o incentivo do trabalho em grupo promovendo o interesse na pesquisa de personagens culturais nordestinos, valorizando e demonstrando atitudes de respeito ao trabalho e ao homem sertanejo. Como tambm, incentivar o trabalho cooperativo proporcionando a participao dos alunos nas produes individuais e coletivas. 3. Jogos Escolares Aprimorar e incentivar a prtica esportiva e desenvolver no aluno conceitos que o acompanharo por toda a vida, como: trabalho em equipe, respeito s regras, disciplina, socializao na comunidade escolar, contribuindo para a formao integral do estudante como ser social e revelando seus talentos esportivos. 4. Noite Cultural Conhecer a contribuio do povo negro para a formao da sociedade brasileira, na poltica, economia, cultura e manifestaes artsticas. Desenvolver a arte teatral e sua possvel combinao com a leitura e a msica. Incentivar a criatividade dos estudantes levando-os a compreender e vivenciar as diferentes manifestaes atravs das atividades individual e coletivas.
METODOLOGIA

Os trabalhos em cada projeto sero desenvolvidos por meio de produes escritas individuais e trabalhos coletivos relacionados ao assunto objeto de estudo, explorando diversos aspectos conceituais dentro da sua rea de conhecimento respeitando suas especificidades. Tambm podero utilizar para elaborar as atividades didtico-pedaggicas os seguintes recursos miditicos existentes em nossa unidade de ensino que passamos a discorrer: Utilizando o udio porttil, DVD player, caixa amplificada, podemos trabalhar: a msica atravs da oralidade, pronncia, gramtica, produo de texto escrito e oral, teatro, questes culturais... STE- Pesquisa (contextualizando o contedo do referencial), elaborao de slides no PowerPoint, tabelas, clculos, trabalhos artsticos diversos (principalmente contemporneo- montagens de imagens, stop motion...), Leitura e produo de textos (incentivando os alunos lerem, produzirem, criarem) enviando atravs do email que poder ser feita a correo utilizando o Google e outros aplicativos de correo, evitando plgios; Data show- Apresentao de trabalhos feitos pelos alunos, vdeos, textos, imagens para diferenciar, destacar, expor pontos e caractersticas importantes para o ensino e aprendizagem. TV- DVD- Assistir a filmes, documentrios... Analisando e contextualizando os temas e relacionando com contedo, diversidade cultural, incluso, indisciplina, valores.... Mquina fotogrfica e ou celular- Registro de imagens- variados temas como a natureza, cotidiano urbano e rural, momentos diversos- que podero ser feitos anlise, releituras, produo de textual oral e escrita, montagens na STE...

101 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

O celular com internet- usar como tradutor, trabalhar os sons (contar histrias com sons produzidos pelos os alunos: chuva, animais, e depois poder ouvi-la atravs da caixa amplificada) ; Filmadora para edio de vdeos feitos pelos alunos, das entrevistas, visitas aos locais histricos, etc. Mesa de som, microfone e caixa amplificada- para apresentao de projetos e atividades; RECURSOS

Datashow laboratrio de informtica microfone sem fio projetor interativo multimdia tinta guache rdio porttil arquivos da unidade escolar fotos antigas dvd player cd player

caixa amplificada cmera digital notebook internet pincel atmico transferidor mapas globo terrestre TNT pen drive

udio porttil filmadora mesa de som TV Isopor trena compasso rgua software

AVALIAO A avaliao da aprendizagem estar embasada numa prtica educativa buscando verificar as deficincias e progressos dos alunos dentro de um processo contnuo. Trata-se da concepo de avaliao formativa realizada no decorrer de todo o processo educacional. Os trabalhos sero avaliados pelos (as) professores (as) de acordo com os critrios estabelecidos visando o desempenho dos estudantes durante a execuo dos projetos.

CRONOGRAMA

05/02/13 23/02/13 25/02/13 04/04/13


10/04 a 12/04/13

Definio dos projetos. Discusso e orientao sobre os projetos. Elaborao dos pr- projetos pela equipe pedaggica. Capacitao para utilizao dos recursos tecnolgicos e miditicos. Formatao do Projeto pela equipe pedaggica e PROGETC.

102 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

12/04/13 26/04/13 27/04/13 08/06/13 10/10/13 23/11/13

Envio do projeto ao NTE/Jardim Devoluo do projeto escola Culminncia do Projeto: Feira do Conhecimento. Culminncia do Projeto: Festa Junina Culminncia do Projeto: Jogos Escolares Culminncia do Projeto: Noite Cultural

BIBLIOGRAFIA Projeto Poltico Pedaggico da EE Odete Ignz Resstel Villas Bas pt.wikipedia.org/wiki/Nioaque www.ufscar.br/.../OS_SUJEITOS_DO_PROCESSO_DE_ALFABETI

O que precisa melhorar A qualidade da educao decorrente do novo paradigma de aes educacionais da escola. Portanto, deve-se buscar mudanas por meio de aes que visam desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes que iro direcionar a melhor forma do indivduo se relacionar na sociedade exercendo sua cidadania para o bem comum. Para que as mudanas ocorram deve-se partir da real situao da escola, rumo ao objetivo proposto. A escola precisa melhorar de uma forma geral o desempenho acadmico dos estudantes; assegurar um ensino de qualidade e garantir a formao cidad; e, ainda, aprimorar o processo de gesto democrtica e participativa. A efetiva utilizao de alguns instrumentos administrativo e pedaggico pode contribuir para o sucesso nessa caminhada, so eles: - Projeto Poltico Pedaggico; - Regimento Escolar; - Plano de desenvolvimento Escolar (PDE Escola); - Plano de Trabalho de cada professor e profissional; - Plano de Aula; - Materiais de Ensino; - Instrumentos de Avaliao Diversos. No tem uma receita, mas escola de sucesso que tanto se deseja, como a experincia educacional j mostra, poder apresentar suas primeiras evidncia a partir da juno de bons educadores, senso de misso, nfase na aprendizagem do aluno, expectativas elevadas, ambiente agradvel e ordeiro, participao da comunidade e avaliao. Em relao infraestrutura, pessoal e formao continuada, aspectos importantes para que a escola oferea uma educao de qualidade e formao cidad, h a necessidade de: - Reforma geral de suas instalaes: eltrica, hidrulica e pintura; e, de forma mais especifica e urgente: reparos hidrulicos na cozinha; trocar a cermica e vasos sanitrios dos banheiros dos estudantes; reativar o vestirio dos alunos; recuperar e pintar as mesas e o piso do refeitrio; - Uma Biblioteca ou Sala de leitura adequada para acomodar o acervo literrio disponvel; - Laboratrios de Qumica, Fsica, Matemtica e Biologia para pesquisas dos alunos; - Uma Sala de Recursos ampla e adequada; - Melhorar a o acesso a internet do laboratrio de informtica; - Um espao coberto para o horrio de recreio; - Sala adequada para a coordenao pedaggica e para os professores. A escola enfrenta dificuldades de funcionrios como: agente de limpeza, de portaria e merendeira para atender a uma mdia de 450 alunos por turno. So graves tambm os problemas de infraestrutura nas extenses da escola, tais como: prdio em precrias condies de uso, bem como, falta de pessoas para fazer a limpeza e a merenda, tendo ento a necessidade dos alunos se organizarem para executar a limpeza e ficar sem merenda. A escola tem se deparado com a questo de falta de tempo para formao continuada de seus educadores,

103 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

para o planejamento e prtica do ensino, e para tratar de assuntos internos. Diante da realidade da escola, entende-se que para melhorar as condies de ensino preciso adequar as aes de acordo com o Projeto Poltico Pedaggico atualizado a fim de suprir as dificuldades apresentadas. Assim, a comunidade escolar com apoio da Secretaria de Estado de Educao organizar aes a serem desenvolvidas no ano escolar e letivo de 2013. Aes do Projeto Poltico Pedaggico As aes previstas no Projeto Poltico Pedaggico sero executas em conformidade com o Calendrio Escolar de 2013, definido pela Secretaria de Estado de Educao de Mato Grosso do Sul e adequado a realidade local com a participao da comunidade escolar.

Incio do Ano Escolar: Avaliar as aes implementadas no ano anterior; Analisar o desempenho geral da escola atravs dos indicadores como IDEB, Prova Brasil, Aprovao, Reprovao, Abandono e outros; Apresentar o Regimento, PDE Escola e PPP; Reunir por rea: Aproximar as disciplinas curriculares, professores, equipe pedaggica, constituindo propostas interdisciplinares em diferentes nveis; Organizar os projetos pedaggicos que envolvam todos os seguimentos da escola, com a participao da comunidade; Disponibilizar tempo para planejar o ensino por atividade e projeto; Inicio do Ano Letivo, cumprir: Avaliao Diagnstica dos alunos; Reunio Geral da Comunidade Escolar; Adequao da proposta Pedaggica. Todos os dias: Monitorar a Rotina escolar; Proteo do tempo para o ensino e a aprendizagem; Promover a utilizao e controle dos recursos financeiros e pedaggicos; Manter organizado o Acervo literrio; Disponibilizar e controlar a utilizao de recursos didtico-pedaggicos Todas as Semanas: Reunio com os Coordenadores Pedaggicos, Coordenador de rea de Lngua Portuguesa e Matemtica e Gerenciador de Recursos Educacionais e Miditicos; Monitoramento e implementao das aes propostas pelo PDE Escola, SAEMS e do PPP; Todos os Meses Reunir os membro do Colegiado Escolar e da Associao de Pais e Mestres; Reunir os agentes administrativos, limpeza, merenda e inspetores de alunos. Durante o Bimestre/Perodo: Realizar a Semana de Provas; Incentivar a pesquisa; Priorizar pela autonomia do aluno; Fazer o Planejamento do ensino conforme as orientaes pedaggicas estabelecidas; Empregar estratgias de ensino diferenciadas; Realizar avaliao contnua e sistemtica da aprendizagem; Estabelecer critrios de avaliao claros; Utilizar instrumentos de avaliao diversificados, no mnimo trs; Articular os resultados das avaliaes dos professores e da escola com as avaliaes institucionais; Adotar prticas efetivas e significativas dentro da sala de aula; Utilizar os recursos tecnolgicos e miditicos; Realizar a recuperao paralela dos alunos. Participar efetivamente de todas as atividades extraclasse;

104 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Final de Bimestre/Perodo: Debater, diagnosticar e acompanhar o rendimento escolar dos alunos, inclusive das extenses; Identificar e monitorar as turmas crticas; Monitorar e desenvolver atividades significativas e especficas para despertar o interesse e a permanncia dos alunos na escola; Reunio com os pais/responsveis para inform-los sobre o rendimento escolar dos filhos, os indicadores de qualidade do ensino oferecido e o calendrio de atividades da escola. Final de Semestre: Aplicar o Simulado nas turmas do Ensino Mdio, 2 /3 anos e EJA; Avaliar o Plano de Trabalho de todos os profissionais de educao da escola; Decorrer do Ano Letivo: Desenvolver os Projetos da Escola: Feira do Conhecimento; Jogos Escolares; Festa Junina; Festival de Teatro Machado de Assis; Zumbi dos Palmares; Minha Escola L; Um Dia de Criana; Executar as aes educativas de conscientizao e preveno da SED, sobre Trnsito, Violncia, Drogas, etc.; Proporcionar a Formao Continuada de Docentes e Funcionrios Administrativo da escola; Avaliar o Projeto Poltico Pedaggico; Garantir a Disciplina Escolar; Observa e aplicar os instrumentos normativos da Escola; Buscar um clima mais motivador e harmonioso na Unidade; Difundir os valores educacionais da Escola; Incentivar a participao mais ativa dos pais, dos professores e funcionrios na gesto escolar; Proporcionar eventos cvicos, culturais e desportivos que promovam o intercmbio entre a Escolar e a comunidade; Elevar os ndices de avaliao externa (SAEMS, PISA, SAEB, Provinha Brasil, ENEM); Reduzir a evaso escolar. Decorrer do Ano Escolar: Promover e aprimorar a Parceria escola/comunidade; Providenciar as adequaes dos espaos administrativos e operacionais; Realizar a manuteno da rede fsica da escola; Realizar reparos na cozinha, refeitrio e banheiros; Providenciar uma internet mais veloz; Solicitar a Construo da biblioteca; Verificar o andamento da Construo dos laboratrios de Qumica, Fsica, Biologia e Matemtica; Buscar parcerias, colaboradores e voluntrios. Final de Ano Letivo/Escolar: Proporcionar a reviso dos contedos para os alunos de exame final. Aplicar a Avaliao Institucional Interna com todos os seguimentos da comunidade escolar;

12 - Indicadores de qualidade
Os procedimentos de avaliao adotados pelos professores e pela escola sero articulados s avaliaes institucionais como SAEMS, ENEM, SAEB, PROVA BRASIL, PISA, criadas com o objetivo de subsidiar a escolas nos esforos de melhoria da qualidade da educao e da aprendizagem dos alunos. A anlise do rendimento dos alunos com base nos indicadores produzidos por essas avaliaes deve auxiliar a comunidade escolar a redimensionarem as prticas educativas com vistas ao alcance de melhores resultados. Outros referenciais de qualidade: - Resultado do Processo de aprendizagem; - ndices de evaso/abandono; - Formao Continuada dos educadores; - Monitoramento das Aes; Alternativas Metodolgicas;

105 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

- Incentivo Pesquisa; - Atuao de pais e alunos na escola; - Parceria escola/comunidade.

13 - Formao continuada
A escola tem se deparado com a questo de falta de tempo para formao continuada de seus educadores, para o planejamento e prtica do ensino, e para tratar de assuntos internos. A prtica pedaggica reforada com atividades propiciadas durante as Jornadas Pedaggicas, as formaes continuadas oferecidas pela SED e pelo MEC .

14 - Avaliao Interna
Diagnstico: viso dos seguimentos da comunidade escolar O diagnstico da escola realizado a partir da viso dos diversos segmentos escolares: estudantes, pais, tcnicos, professores, coordenao-pedaggica, direo e demais funcionrios da instituio, deu-se atravs de respostas obtidas por meio de questionrios com perguntas correlatas as suas atribuies e funes, e outras referentes escola como um todo. Os questionrios foram aplicados durante as reunies pedaggicas, o encontro bimestral com os pais ou responsveis e, ainda, em sala de aula com os alunos. Segue o resultado desse processo avaliativo: O que pensam os alunos sobre a escola? Este seguimento aponta muitas pistas que podem orientar os trabalhos da equipe escolar. Evidenciam, como pontos fortes e positivos: a satisfao no mtodo usado para escolha do Diretor; o atendimento aos portadores de necessidades especficas; o oferecimento de materiais didticos pedaggicos e recursos tecnolgicos; e, de um modo geral, o bom desempenho dos educadores. Porm, como pontos fracos e negativos, os alunos: apontam a pouca participao voluntria dos pais na escola e na tomada de decises; problemas relacionados aos materiais e infra-estrutura, com destaque para os banheiros, vestirios desativados e ventiladores. Alm de definir o papel do professor como mediador do conhecimento, a maioria dos professores reconhece e afirmam que: a escola oferece recursos para o bom desenvolvimento de suas atividades; a qualidade do ensino est relacionada a um ensino baseado em princpios, valores e troca de conhecimento entre professor e aluno; os problemas de indisciplina escolar dos alunos no somente culpa do professor; tm um bom relacionamento com o Diretor e conhecem em parte a legislao educacional; realizam leituras variadas, bem como utilizam os mais diversos subsdios para planejar suas aulas; utilizam metodologias diferenciadas para atender os alunos com dificuldade de aprendizagem; a formao continuada e a valorizao dos profissionais da educao boa; os critrios de seleo dos professores no momento da lotao so adequados; esto certos quanto ao comprometimento do educador com a escola, a capacidade para desenvolver os contedos, e a relao destes a realidade local; existe interao entre professor e aluno, e consideram positiva a ao da coordenao pedaggica junto ao corpo docente; os princpios e fins da Educao Nacional esto garantidos na Proposta Poltica Pedaggica da escola, que a metodologia adequada para o aprendizado do aluno e que a coletividade e a unio esto sendo trabalhados pela instituio. A viso dos funcionrios administrativos, em sua maioria com mais de 05 (cinco) anos de servio na unidade escolar, apresentam o seguinte diagnstico: apontaram a necessidade de uma internet mais rpida e mobilirios adequados para uma melhoria do desempenho de suas funes. so unnimes ao afirmar que a valorizao dos profissionais da educao est relacionada a melhores salrios, mais capacitao e maior incentivo. consideram que os recursos disponveis para escola atendem as necessidades e que so oferecidas condies adequadas para desenvolverem as suas funes. sobre situaes diferenciadas vividas na escola, consideram positivos a assiduidade e o

106 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

companheirismo entre os profissionais da educao, o trabalho dos diretores da unidade e dos coordenadores pedaggicos, as condies de higiene na escola e a merenda escolar; caracterizam o processo de ensino-aprendizagem da escola como regular. relacionam ainda a qualidade do ensino ao interesse, primeiramente, e aos recursos tecnolgicos, professores capacitados e ao companheirismo. evidenciam como problemas de materiais e infra-estrutura para a escola a inexistncia de vestirios e biblioteca, e banheiros dos alunos, refeitrio, sala de recurso multifuncional inadequados. A avaliao diagnstica realizada neste segmento indica que a maioria dos pais/responsveis de alunos: considera que os recursos vindo de fundos Estadual e Federal para escola so suficientes para aquisio de materiais; afirmam comparecer nas reunies escolares quando convidados; colocam como objetivo maior, ao encaminhar seus filhos escola, a possibilidade destes exercer uma profisso futuramente; quanto ao ensino, a comunicao e a participao, a maior parte dos pais/responsveis, afirmaram conhecer as funes do Colegiado Escolar, da Associao de Pais e Mestres, O Regimento Escolar, Proposta Pedaggica e o sistema avaliativo da escola; acham que a forma de ensinar contribui para a o aprendizado de seus filhos; so informados sobre o rendimento escolar da escola, de seus filhos e os indicadores e taxas de aprendizagem; avaliam positivamente o trabalho do Diretor, da Diretora Adjunta, da Coordenao Pedaggica, do corpo docente, o compromisso, o ensino, o trabalho da Secretaria, a qualidade da merenda oferecida, os servio de limpeza desta escola; as condies de transporte, porm um fator preocupante na avaliao desse segmento; quanto aos materiais e a infra-estrutura da escola, pode-se concluir que esse segmento considera tais setores satisfatrios, com exceo os aparelhos de ar-condicionado, biblioteca, vestirios, sala de recurso multifuncional e de projetos, onde foi observado avaliaes negativas.

15 - Avaliao do Projeto Poltico Pedaggico


Avaliao do Projeto Poltico Pedaggico O Projeto Poltico Pedaggico ser avaliado por toda a comunidade escolar de forma participativa e democrtica; e atualizado anualmente pela equipe gestora. A anlise avaliativa levar em conta as dimenses administrativas, pedaggica, financeira bem como a poltica educacional vigente. A avaliao do Projeto Poltico Pedaggico ocorrer: na jornada pedaggica com os profissionais de educao; nas primeiras reunies do Colegiado Escolar e Associao de Pais Mestres; na Reunio Geral com a Comunidade Escolar; durante as reunies bimestrais com pais e alunos; e em outros momentos e situao que se achar necessrio. A cada trmino de ano escolar e letivo a comunidade escolar ser consultada, atravs de questionrio escrito ou oralmente sobre o desenvolvimento das atividades educativas realizada pela escola.

16 - Comisses de elaborao do Projeto Poltico Pedaggico


1 Comisso de Mobilizao, divulgao e acervo: - Reniura - Elizane - Alexsandra - Elvira - Nalva - Quirino - Dulcemeire - Cristiany - Gildecy 2 Comisso de Diagnstico: - Rubia

107 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

- Ivan - Lvia - Sulen - Cleusa - Ives - Neuzeli - Lrio 3 Comisso de Organizao da Escola: - Aracely - Solange - Adenir - Sirlene - Ruthe - Rodrigo - Anete

4 Comisso de Concepes Tericas: - Maria de vila - Katicia - Renata - Elaine - Dulcelina - Deise - Cludia - Otamir - Odete - Snia - Shirley - Gean - Simone 5 Comisso de Correo e Reviso: - Solange - Fernando - Maria Vanilde - Muiara - Mrcia 6 Comisso de Lanamento e Tratamento das Informaes: - Laines Souza das Vinhas - Jaqueline da Paz de Oliveira - Eliane Monteiro de Brito - Reginauro Cotcio Ortega 7 Comisso Permanente: - Cloves de Sousa - Rosangela Cordeiro da Silva - Jos Rodrigues de Castro - Leidinaura Weis Garcia Henrique - Eliane Monteiro de Brito

17 - Equipe responsvel pela aprovao do Projeto Poltico Pedaggico da escola


Cloves de Sousa - Diretor Jos Rodrigues de Castro - Presidente do Colegiado

108 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Leidinaura Weis Garcia Henrique - Supervisora de Gesto Escolar Eliane Monteiro de Brito - Coordenadora Pedaggica Laines Souza das Vinhas- Coordenador Pedaggico Jaqueline da Paz de Oliveira- Coordenadora Pedaggica

18 - Referncias
GADOTTI, Moacir. O projeto poltico-pedaggico da escola na perspectiva de educao para a cidadania. In Autonomia da Escola: princpios e propostas. Srie Guia da Escola Cidad. So Paulo: Cortez, 1997. VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Inovaes e projeto poltico-pedaggico: uma relao regulatria ou emancipatria? Cad. Cedes, Campinas, v. n. 61, p. 267-281, dezembro 2003. Disponvel em http://www.dedes.unicamp.br. VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Poltico Pedaggico elementos metodolgicos para elaborao e realizao, 12 ed. / Celso dos Santos Vasconcellos. So Paulo: Libertad Editora, 2004. (Cadernos Pedaggicos do Libertad, v. 1) BEAUCHMP, J. et al; (Org.). Ensino Fundamental de nove anos: orientaes para a incluso da criana de seis anos de idade. Braslia: MEC/FNDE, 2006. BRASIL. Conferncia das Naes Unidas para o Meio Ambiente Humano. Estocolmo, 1972. In: Programa Nacional de Educao Ambiental ProNEA. Braslia: MEC/MMA, 2005. Disponvel em: <portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaoambiental/pronea3.pdf/>. ______. Congresso Nacional. Constituio da Repblica Federativa do Brasil, de 1988. Braslia: Assembleia Nacional Constituinte/Congresso Nacional, 1988. ______. Ministrio da Educao. Manual de Orientao: Programa de Implantao de Sala de Recursos Multifuncional. Secretaria de Educao Especial. Braslia: MEC/SEESP, 2010. ______. Ministrio da Educao. Orientaes Curriculares para o Ensino Mdio. V. 1: Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias. Braslia: MEC, 2006. ______. Ministrio da Educao. Orientaes Curriculares para o Ensino Mdio. V. 2: Cincias da Natureza, Matemtica e suas Tecnologias. Braslia: MEC, 2006. ______. Ministrio da Educao. Orientaes Curriculares para o Ensino Mdio. V. 3: CinciasHumanas Tecnologias. Braslia: MEC, 2006. ______. Ministrio da Educao. Parmetros Curriculares Nacionais: Ensino de quinta a oitava sries. Apresentao dos temas transversais. Secretaria de Educao Fundamental. Braslia: MEC/SEF, 1998. ______. Ministrio da Educao. Parmetros Curriculares Nacionais: Ensino Mdio. Braslia: MEC/Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica, 2002. _______. Ministrio da Educao. Parmetros Curriculares Nacionais: Apresentao dos temas transversais. Secretaria de Educao Fundamental. Braslia: MEC/SEF, 1998. _______. Ministrio da Educao. Parmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural, orientao sexual. Secretaria de Educao Fundamental. Braslia: MEC/SEF, 1997. ______. Ministrio da Educao. Parecer CNE/CEB n. 36/2001, de 04 de dezembro de 2001. Diretrizes Operacionais para a Educao Bsica nas Escolas do Campo. Braslia: MEC/CNE/CEB 2001. ______. Ministrio da Educao. Parecer CNE/CEB n. 07/2010, de 07 de abril de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educao Bsica. Braslia: MEC/CNE/CEB 2010. ______. Ministrio da Educao. Parecer CNE/CEB n. 05/2011, de 05 de maio de 2011. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio. Braslia: MEC/CNE/CEB, 2011. ______. Ministrio da Educao. Parecer CNE/CEB n. 11/2010, de 07 de julho de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) Anos. Braslia: MEC/CNE/CEB, 2010. ______. Ministrio da Educao. Parecer CNE/CP n. 03/2004, de 10 de maro de 2004. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnico-Raciais e para o Ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Braslia: MEC/SECAD, 2004. Ministrio da Educao e do Desporto. Secretaria de Educao Fundamental. Braslia: MEC/SEF, 1998. _____. Ministrio da Educao. Referenciais para Formao de Professores. Braslia: SEMTEC/MEC,1999. ______. Ministrio da Educao. Resoluo CNE/CEB n. 03/1998, de 26 de junho de 1998. Institui as

109 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio. Braslia: MEC/CNE/CEB, 1998. ______. Ministrio da Educao. Resoluo CNE/CEB n. 03/1999, de 10 de novembro de 1999. Fixa Diretrizes Nacionais para o funcionamento das escolas indgenas e d outras providncias. Braslia: CNE/CEB, 1999. ______. Ministrio da Educao. Resoluo CNE/CEB n. 01/2000, de 5 de julho de 2000. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao e Jovens e Adultos. Braslia: MEC/CNE/CEB, 2000. ______. Ministrio da Educao. Resoluo CNE/CEB n. 01/2004, de 17 de junho de 2004. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnico-Raciais e para o Ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Braslia: MEC/CNE/CEB, 2004. ______. Ministrio da Educao. Resoluo CNE/CEB n. 04/2009, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educao Bsica, modalidade Educao Especial. Braslia: MEC/CNE/CEB, 2009. ______. Ministrio da Educao. Resoluo CNE/CEB n. 04/2010, de 13 de julho de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educao Bsica. Braslia: MEC/CNE/CEB, 2010. ______. Ministrio da Educao. Resoluo CNE/CEB n. 07/2010, de 14 de dezembro de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) Anos. Braslia: MEC/CNE/CEB 2010. ______. Ministrio da Educao. Resoluo FNDE n. 40/2011, de 26 de julho de 2011. Dispe sobre o Programa Nacional do Livro Didtico do Campo (PNLD Campo) para as escolas do campo. Braslia. MEC/FNDE, 2011. _____. Secretaria Nacional da Juventude. 2 Conferncia Nacional de Polticas Pblicas de Juventude. Texto Base: EIXO 1. Direito ao desenvolvimento integral. Braslia: Secretaria Nacional da Juventude/CONJUVE, 2011. ______. Decreto n. 7.352/2010. Dispe sobre a poltica de educao do campo e o programa nacional de educao na reforma agrria PRONERA. Braslia: MEC/MDA, 2010. ______. Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educao nacional, para incluir no currculo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temtica "Histria e Cultura Afro-Brasileira", e d outras providncias. Braslia: Congresso Nacional, 2003. ______. Lei n. 11.645, de 10 maro de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educao nacional, para incluir no currculo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temtica Histria e Cultura Afro-Brasileira e Indgena. Braslia: Congresso Nacional, 2008. ______. Lei n. 7.210, de 11 de julho de 1984. Institui a Lei de Execuo Penal. Braslia: Congresso Nacional, 1984. ______. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispe sobre o Estatuto da Criana e do Adolescente e d outras providncias. Braslia: Congresso Nacional, 1990. ______. Lei 9.795, de 27 de abril de 1999. Institui a Poltica Nacional de Educao Ambiental. In: Programa Nacional de Educao Ambiental - ProNEA. Braslia: MMA/MEC, 2005. Disponvel em: <portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaoambiental/pronea3.pdf/>. ______. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional LDB n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educao nacional. Braslia: Congresso Nacional, 1996. ______. UNESCO. Declarao Mundial sobre Educao para Todos: plano de ao para satisfazer as necessidades bsicas de aprendizagem - Jomtiem/Tailndia, 1990. Braslia: UNESCO, 1998. MATO GROSSO DO SUL. Deliberao CEE/MS n. 7.111/2003, de 16 de outubro de 2003. Dispe sobre o funcionamento da Educao Bsica nas Escolas do Campo, no Sistema Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. Campo Grande: CEE, 2003. ______. Lei n. 2.787, de 24 de dezembro de 2003. Dispe sobre o Sistema Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul e d outras providncias. Campo Grande: Assembleia Legislativa, 2003. ______. Parecer Orientativo CEE/MS n. 131/2005. Parecer Orientativo para a Educao das Relaes tnico-Raciais e para o Ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Campo Grande. CEE, 2005. ______. Plano Estadual de Livro e Leitura (PELL MS/2011). Decreto n. 12.954, de 7 de abril de 2010. Institui o Plano Estadual do Livro e Leitura de Mato Grosso do Sul (PELL-MS), e d outras providncias. Campo Grande: Fundao de Cultura MS/Secretaria de Estado de Educao, 2010. ______. Referencial Curricular da Educao Bsica da Rede Estadual de Ensino. Secretaria deEstado de Educao. Superintendncia de Polticas de Educao. Campo Grande: SED, 2008. ______. Resoluo SED n. 2037, de 7 de novembro de 2006. Aprova a Poltica de Educao e Ensino para o Trnsito de Mato Grosso do Sul para o Sistema Estadual de Ensino, e d outras providncias. Secretaria de Estado de Educao. Campo Grande: SED, 2006. ______. Resoluo SED n. 2.218, de 12 de janeiro de 2009. Altera os dispositivos, os Anexos II e IV da

110 de 111

06/09/2013 14:07

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Resoluo/SED n. 2.146, de 16 de janeiro de 2008 e Anexo II da Resoluo/SED n. 2.157, de 10 de maro de 2008, que dispem sobre a organizao curricular e o regime escolar do Ensino Fundamental e Ensino Mdio nas Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino, e d outras providncias. Secretaria de Estado de Educao, 2009. ______. Resoluo SED n. 1.858, de 23 de maio de 2005. Dispe sobre a organizao curricular do Ensino Fundamental e do Ensino Mdio para adolescentes em Medidas Scio-Educativas de Internao, e d outras providncias. Campo Grande: SED, 2005. MORETTO, V. P. Construtivismo a produo do conhecimento em aula. So Paulo: DP & A, 2003. NARODOWSKI, M. Infncia e poder: a conformao da Pedagogia Moderna. Bragana Paulista: Ed. da Universidade So Francisco, 2001. OLIVEIRA, A. A. S. Representaes Sociais sobre Educao Especial e Deficincia: o ponto de vista de alunos deficientes e professores especializados. Tese (Doutorado em Educao) Faculdade de Filosofia e Cincias. Universidade Estadual Paulista. Marlia: UNESP, 2002. OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento um processo scio-histrico. So Paulo: Scipione, 1993. PREZ, G. A. I. As funes sociais da escola: da reproduo reconstruo crtica do conhecimento e da experincia. In: SACRISTN, J. G. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1998. PRETI, D. Sociolingustica: os nveis de fala. So Paulo: Ed. da Universidade de So Paulo, 1997. SANTOS, M. T. C. T. A educao especial na perspectiva da incluso escolar: a escola comum inclusiva. Braslia: MEC/SEESP, 2010.

111 de 111

06/09/2013 14:07

S-ar putea să vă placă și