Sunteți pe pagina 1din 5

TESTE DA CHAMA

TESTE DA CHAMA
GIBSON, France Barbosa

RESUMO
O ensaio da chama um mtodo que busca identificar elementos qumicos a partir da colorao emitida em uma chama. O presente relatrio tem como objetivo observar e a cor da chama associada presena de elementos qumicos metlicos presentes em sais. Quando o composto a ser estudado submetido ao aquecimento, em uma chama, os ons presentes no metal comearo a emitir luz. Baseado no espectro de emisso do elemento, o composto ir modificar a cor da chama para uma cor caracterstica, no experimento foram utilizados os sais de KI, Pb(NO2)3, SnCl e NaCl sendo verificados suas coloraes. Palavras-chave: Colorao. Metal. Chama.

INTRODUO Em meados do sculo XVIII comearam os estudos sistemticos de identificao de compostos pelo uso de chamas, conduzidos mais ou menos de modo simultneo por vrios pesquisadores. Thomas Melvill (1726-1753) observou, em 1752, o espectro de linhas brilhantes emitido por chamas contendo sais metlicos. Em 1758, Andreas Marggraf (1709-1782) conseguiu diferenciar sais de sdio e sais de potssio pela cor de suas chamas. John Herschel (1792-1871), por sua vez, mostrou que a radiao emitida pelas chamas de brio, clcio, estrncio e cobre, ao atravessar um prisma de vidro, era resolvida em suas linhas espectrais caractersticas, fato que poderia ser usado para fins de identificao qumica. Joseph Fraunhofer (1787-1826) fez o mesmo tipo de estudo, observando em particular o par de linhas amarelas emitidas pelo sdio, quando fazia estudos de ndice de refrao de vidros. Tais estudos redundaram na construo do espectroscpio de Bunsen e

Kirchoff (Lockemann, 1956), valioso instrumento de identificao de metais, que culminou com a descoberta, pelos dois cientistas, dos elementos csio e rubdio. Esta vasta gama de estudos permitiu, em 1928, que o botnico dinamarqus Henrik Lundegardh (1888-1969) criasse a fotometria de chama (GRACETTO, 2006). O teste da chama baseia-se na teoria da mecnica quntica. Einstein, um pouco mais tarde que Planck, enunciou-a, verificando por numerosas experincias de que a matria emite ou absorve uma radiao, a energia E emitida ou absorvida em quantidades discretas iguais a h; tem-se, assim, E = h, onde designa a freqncia da radiao considerada e h a constante universal de Planck (h = 6.5510-27 erg. sec). A constante h foi introduzida na Fsica por Planck, em 1900, em seus clebres trabalhos sobre a intensidade especfica da radiao de origem trmica que existe no interior de um recinto isotrmico. A aplicao da teoria dos quantum ao estudo da estrutura dos tomos e de suas raias espectrais de emisso e de absoro foi feita, pela primeira vez, por Niels Bohr em 1913. Ateoria atmica de Bohr utilizou-se do modelo atmico de Rutherford (RAMOS, 2004). No trabalho de Bohr, foi aplicada pela primeira vez a hiptese quntica para explicar a estrutura atmica com razovel sucesso. Entretanto, a teoria de Bohr estava parcialmente incorreta, sendo abandonada 12 anos depois para dar lugar a teoria quntica. Havia, contudo, fundamentos suficientes nas ideias de Bohr que lhe permitiram explicar por que os tomos no estado excitados emitiam luz somente com certas frequncias, a teoria de Bohr trouxe uma contribuio importante para a compreenso da estrutura atmica (MAHAN, 1995). OBJETIVO Observar a cor da chama associada presena de elementos qumicos metlicos presentes em sais.

PARTE EXPERIMENTAL MATERIAIS E REAGENTES Bquer; Bico de Bussen; Cloreto de estrncio (SrCl); Cloreto de sdio (NaCl); Fio de platina; Fsforo; Iodeto de potssio (KI); Nitrato de chumbo (Pb(NO3)2 ); Soluo de cido clordrico (HCl);

Vidro relgio.

PROCEDIMENTO Colocou-se uma pequena quantidade da soluo de HCl dentro de um bquer para que pudesse ser feita a limpeza do fio de platina. O fio de patina foi mergulhado na soluo de HCl e levado a chama do bico de Bunsen para ser retiradas as impurezas nele contidas. Em seguida, com a ajuda de uma esptula, foram coletados em quatro vidros de relgio os seguintes sais SrCl, NaCl, KI e Pb(NO2)3. Na sequncia, mergulhou-se o fio de platina no vidro de relgio contendo o SnCl para que o sal aderisse ao fio e submetido ao aquecimento na chama do bico de Bunsen. Logo aps foi efetuada a limpeza do fio de platina, mergulhando-o na soluo de HCl e levando o em seguida a chama. Este procedimento foi repetido com todos os demais sais, observando-se a colorao da chama emitida por cada um dos sais testados.

RESULTADOS E DISCUSSES Na anlise por ensaio de chama, utiliza-se um fio de platina, preso ao cabo, o fio limpo por imerso em cido clordrico concentrado e, ento, aquecido na zona de fuso da chama do bico de bunsen; o fio estar limpo quando no transmite cor a chama. O fio novamente mergulhado ao cido clordrico concentrado e uma pequena poro da substncia em exame retida no fio que volta para a chama oxidante, e ento pode observar a cor transmitida a chama. Nos ensaios de chama, conforme Vogel (1981), ocorre s interaes atmicas atravs dos nveis e subnveis de energia quantizada, ele baseia-se na possibilidade de muitos ons metlicos e seus sais conferirem uma cor caracterstica quando vaporizado numa chama, isso porque todo tomo quando aquecido ou recebe um descarga eltrica, absorve energia, que em seguida emitida como radiao, ou seja, uma linha espectral pode ser absorvida e tambm emitida quando de alguma forma o tomo excitado. Cada elemento qumico apresenta um espectro de linha distinto que este relacionado com sua natureza atmica. Os sais de KI, Pb(NO2)3, SrCl e NaCl, quando sujeitos a elevadas temperaturas, veem os seus ons metlicos, ctions que os constituem, passarem do estado fundamental a estados excitados, com posterior emisso de radiaes de cor caracterstica, sob a forma de uma chama colorida. A tabela 1 mostra as coloraes observadas atravs do experimento do teste da chama comparando os com os da literatura encontrada. Tabela 1: Ensaio da chama

Inferncia Sdio Potssio Estrncio Chumbo

Chama Amarelo dourado persistente Violeta (lils) Vermelho-tijolo (vermelho amarelado) Azul branco

Fonte: Vogel (1986)

A primeira amostra analisada foi o cloreto de sdio que emitiu a colorao amarela, como afirma Vogel (1986) essa colorao caracterstica do elemento sdio, apresenta baixa energia de ionizao igual a 497,5 kj mol -1, quando o eltron e irradiado pela luz a energia absorvida excita-o para um nvel de energia superior. O eltron retorna ao nvel inicial liberando energia que pode ser calculada pela equao de Planck. Sabe-se que a cor amarela tem comprimento de onda que varia entre 597 e 577 nm e a velocidade da luz igual 299 792 458 m/s. O iodeto de potssio ao ser submetido ao aquecimento apresentou colorao violeta, logo essa colorao caracterstica do metal potssio. Segundo Gracetto (2006), os metais, sobretudo os alcalinos e alcalinos terrosos so os elementos cujos eltrons exigem menor energia para serem excitados. A partir do Modelo atmico de Bohr, ficou estabelecido que os tomos possuem regies especficas disponveis para acomodar seus eltrons as chamadas camadas eletrnicas. O Nitrato de chumbo na chama apresentou colorao azul claro que, de acordo com Vogel (1986), proveniente do ction de chumbo (comprimento de onda 465 nm). O cloreto de estrncio apresentou uma colorao vermelho, proveniente dos ons de estrncio. Esse espectro, caracterstico de cada elemento qumico, sempre o mesmo, quer o elemento esteja isolado quer esteja combinado com outros elementos em diferentes compostos qumicos. Uma das mais importantes propriedades dos eltrons que suas energias soquantizadas, isto , um eltron ocupa sempre um nvel energtico bem definido e no um valor qualquer de energia. Se, no entanto um eltron for submetido a uma fonte de energia adequada (calor, luz, etc.), pode sofrer uma mudana de um nvel mais baixo para outro de energia mais alto (excitao), isso pode ser observado quando os sais de KI, Pb(NO2)3, SrCl e NaCl foram submetidos a uma fonte de calor no Bico de Bussen. O estado excitado um estado metal-estvel (de curtssima durao) e, portanto, o eltron retorna imediatamente ao seu estado fundamental. A energia ganha durante a excitao ento emitida na forma de radiao visvel do espectro eletromagntico que o olho humano capaz de detectar.

CONSIDERAES Ressalta-se que, atravs do teste de chama pode-se comprovar a origem das cores e associ-las com a presena de metais nos sais testados com a estrutura eletrnica dos tomos. Com a energia liberada na combusto, os eltrons externos dos tomos dos metais so promovidos a estados excitados e, ao retornarem ao seu estado eletrnico iniciais, liberam a energia excedente na forma de luz. A cor, comprimento de onda, da luz depende da estrutura eletrnica do tomo.

REFERNCIAS GRACETTO, A. C.; HIOKA, N.; FILHO, O. S. Combusto, chamas e testes de chamas para ctions. Revista Qumica Nova na Escola, nmero 23, Maio, 2006. LEE, J. D. Qumica Inorgnica no to concisa. 5 Ed. So Paulo: EBL, 1999. MAHAN, B.M.; MYERS, R. J. Qumica um curso universitrio. Traduo da 4 edio americana, 1995. RAMOS, T. Introduo mecnica dos quanta Parte III. Revista Brasileira de Ensino de Fsica: 26 (1), 2004. VOGEL, A. I. Qumica Analtica Quantitativa. 5 Ed. So Paulo: Mestrejou, 1981.

S-ar putea să vă placă și