Sunteți pe pagina 1din 6

ANALISTAS TER/TRF/MPU Disciplina: Direito Civil Prof. Flvio Tartuce Data: 20.06.

2012

MATERIAL DE APOIO MONITORIA

ndice I. II. Anotaes de aula Simulados

5. ESTUDO DAS OBRIGAES DIVISVEIS/INDIVISVEIS (ARTS. 257 A 263 DO CC) 5.1 Obrigaes Divisveis: So aquelas que, por sua natureza, admitem cumprimento fracionado (em partes). Art. 257: traz a regra concursu partes fiunt, o que significa que a obrigao divisvel fracionada de acordo com o nmero de credores ou devedores (presuno relativa). 5.2 Obrigaes Indivisveis: So aquelas que, por sua natureza, no podem ser cumpridas em partes. Diz o art. 258 do CC que tal indivisibilidade advm da natureza corprea da obrigao, da ordem econmica ou em razo do negcio jurdico. Natureza corprea: indivisibilidade natural. Ordem econmica: indivisibilidade convencional. Ex.: touro reprodutor. Razo do negcio jurdico: indivisibilidade legal. Ex.: herana antes da partilha. Regras da indivisibilidade: a) Vrios devedores (art. 259 do CC): cada um deles ser obrigado por toda a dvida. O devedor que cumpre a obrigao sub-roga-se nos direitos do credor em relao aos outros devedores (mas a cobrana do devedor sub-rogado parcial, isto , ele cobrar a quota-parte de cada um dos demais co-devedores); b) Pluralidade dos credores (art. 260 do CC): cada um destes poder exigir a dvida inteira. O devedor ou devedores se desobrigaro pagando: b.1) A todos os credores conjuntamente; b.2) A um dos credores, dando este credor que recebeu cauo de ratificao dos outros credores (cauo de ratificao uma forma de garantia). O credor que recebeu deve pagar aos outros

ANALISTAS TER/TRF/MPU Direito Civil Flvio Tartuce 20.06.2012 Material de aula elaborado pelo monitor Anderson Miranda

credores a sua quota em dinheiro (CC, art. 261). c) Pluralidade de credores: se um dos credores perdoar a dvida (remisso), a obrigao no ficar extinta em relao aos outros credores. Porm, para a exigncia da prestao necessrio descontar a quota do remitente (aquele que perdoou), conforme art. 262 do CC. Se um dos credores quiser a obrigao (ex.: o touro reprodutor), dever pagar a quota do credor remitente; d) Perde a qualidade de indivisvel a obrigao que se converte em perdas e danos (diferente da solidariedade): Havendo culpa de todos os devedores, respondero em partes iguais. Havendo culpa de apenas um dos devedores, ficaro exonerados os outros, respondendo apenas o culpado pelas perdas e danos.

6. TEORIA DO PAGAMENTO (ADIMPLEMENTO DA OBRIGAO) arts. 304 a 388 CC Na teoria do pagamento se estuda: a) Pagamento direto: estuda-se partes (quem), objeto (o qu), lugar (onde) e tempo (quando); b) Regras especiais e formas de pagamento indireto: consignao em pagamento, imputao ao pagamento, sub-rogao, dao, novao, compensao, confisso e remisso. 6.1 Pagamento Direto a) Partes (elementos subjetivos do pagamento direto): a.1) Quem deve pagar (solvens): em regra, o pagamento ser feito pelo devedor ou por um representante do devedor, mas tambm pode ser feito por um terceiro interessado ou no interessado na dvida. Terceiro interessado na dvida: o interesse aqui patrimonial e no afetivo ou por ato de solidariedade. Ex.: pai que paga a dvida do filho terceiro no interessado (salvo nos casos de responsabilidade civil). Regras para o pagamento por terceiro: 1) Terceiro interessado que paga a dvida sub-roga-se nos direitos do credor (CC, art. 346, III). Ex.: pagamento feito pelo fiador que paga a dvida do devedor principal; 2) Terceiro no interessado que paga a dvida em seu prprio nome, no se sub-roga nos direitos do credor, tendo apenas direito de reembolso (CC, art. 305). Obs.: A sub-rogao atinge a dvida e os acessrios; o reembolso atinge somente a dvida. 3) Terceiro no interessado que paga a dvida em nome e por conta do devedor faz doao (no tem direito a nada). Trata-se de uma interpretao do art. 304 do CC; a.2) A quem se deve pagar (accipiens): em regra, o pagamento deve ser feito ao credor, admitindose tambm que o pagamento seja feito ao seu representante. Mas para que o pagamento seja feito ao representante do credor, exige-se poderes especiais para receber e dar quitao (CC, art. 308). Alm disso, eventualmente possvel o pagamento ao credor putativo/aparente (CC, art. 309), desde que haja boa-f. Obs.: putare quer dizer crer ou imaginar. Se o devedor no sabe a quem pagar, o melhor consignar. Se o devedor assumir risco e pagar para pessoa errada, aplica-se a mxima quem paga mal, paga duas vezes (caso de pagamento indevido), conforme art. 310 do CC.

ANALISTAS TER/TRF/MPU Direito Civil Flvio Tartuce 20.06.2012 Material de aula elaborado pelo monitor Anderson Miranda

b) Objeto do pagamento e sua prova: Elemento objetivo do pagamento: a prestao (para alguns, a dvida). Surgem duas modalidades de dvida: Dvida de dinheiro: o valor fixo. No art. 315 do CC, temos o princpio do nominalismo, ou seja, dvida de dinheiro deve ser paga em moeda nacional corrente pelo valor nominal. O art. 318 do CC, prev que so nulas as estipulaes em moeda estrangeira ou em ouro, com exceo dos contratos internacionais; Dvida de valor ( a regra): o valor corrigido (caso de atualizao monetria correo da quantia no tempo). Ex.: aluguel, condomnio, financiamento, salrio. O art. 316 do CC, trata da clusula de escala mvel (ou clusula de escalonamento), dizendo que lcito convencionar o aumento progressivo de prestaes sucessivas.

Prova do pagamento: ela se d atravs da quitao regular, que direito do devedor (art. 319 do CC) e se exterioriza pelo recibo (art. 320 do CC). Requisitos do recibo: partes, objeto, lugar e tempo. Mas bom lembrar que esses requisitos no so indispensveis. Presunes de pagamento (so todas relativas, ou seja, admitem prova ou previso em contrrio presuno iuris tantum): 1) Nas obrigaes de trato sucessivo (quotas peridicas locao, condomnio, financiamento, etc.) a quitao da ltima parcela gera presuno de quitao das anteriores (CC, art. 322); 2) Havendo capital e juros o pagamento do capital (principal da dvida) gera presuno de pagamento dos juros (acessrios), em razo do princpio da gravitao jurdica (CC, art. 323); 3) A entrega do ttulo da dvida do credor ao devedor gera presuno de pagamento (CC, art. 324). Ex.: cheque, duplicata. Ateno: se o ttulo da dvida entregue for instrumento particular (contrato), haver remisso (perdo da dvida, conforme art. 386 do CC). c) Lugar do Pagamento: Classificao da obrigao: c.1) Obrigao quesvel (querable): a regra. Deve ser cumprida no domiclio do devedor (CC, art. 327); c.2) Obrigao portvel (portable): deve ser cumprida no domiclio do devedor ou de terceiro. Obs.: havendo previso de dois ou mais lugares, a escolha cabe ao credor (CC, art. 327, pargrafo nico). O ajuste entre as partes quanto local ao pagamento pode ser quebrado (quebra do pacta sunt servanda), como nos casos a seguir (CC, arts. 329 e 330): 1) Existncia de motivo grave para a no ocorrncia do pagamento (CC, art. 329). Aqui temos o que chamamos de funo social do contrato, analisando o contrato de acordo com a realidade. Ex.: greve, desastre natural, ameaa de bomba, etc.; 2) Renncia tcita quanto ao local de pagamento pelo credor (nesse caso ocorre a supressio, que um conceito decorrente da boa-f objetiva), conforme art. 330 do CC. d) Tempo de pagamento: Classificao:

ANALISTAS TER/TRF/MPU Direito Civil Flvio Tartuce 20.06.2012 Material de aula elaborado pelo monitor Anderson Miranda

d.1) Obrigao de execuo imediata (alguns chamam de instantnea): aquela que deve ser cumprida imediatamente. a regra, conforme art. 331 do CC; d.2) Obrigao de execuo diferida: cumprimento ocorre de uma s vez no futuro. Ex.: cheque psdatado; d.3) obrigao de execuo continuada (trato sucessivo): cumprimento por quotas peridicas. Ex.: locao, salrio, alimentos, condomnio. Obs.: vencimento antecipado da obrigao: um instituto que faz com que as obrigaes dos itens d.2 ou d.3 se transformam em d.1, nas hipteses do art. 333 do CC. O rol do art. 333 do CC exemplificativo, assim, tambm cabe vencimento antecipado por conveno entre as partes nos casos de inadimplemento. 6.2 Regras Especiais e Formas de Pagamento Indireto a) Pagamento em Consignao (CC, arts. 334 a 345): Trata-se do depsito judicial ou extrajudicial efetuado pelo devedor ou por terceiro para evitar os efeitos do inadimplemento (descumprimento). Geralmente motivado por um ato de boa-f. A doutrina entende que se trata de um instituto hbrido/misto, ou seja, de direito material (civil) e de direito processual, pois cabe o depsito extrajudicial (conta bancria) e judicial (ao de consignao em pagamento), cujos procedimentos esto previstos no CPC. Hipteses de cabimento da consignao (CC, art. 335): 1) Mora do credor; 2) Se o credor for incapaz de receber, for desconhecido, declarado ausente ou residir em local incerto ou de acesso perigoso ou difcil; 3) Dvida subjetiva ativa, ou seja, no se sabe a quem se deve pagar; 4) Objeto do pagamento em litgio, ou seja, duas pessoas disputando a propriedade do imvel sobre o qual existe um pagamento. Para que a consignao gere efeitos como pagamento, devem ser observadas as mesmas regras do pagamento direto (CC, arts. 336 e 337), isto , deve-se observar quais so as partes, o objeto, o lugar e tempo de pagamento. b) Imputao do Pagamento (CC, arts. 352 a 355): Imputar quer dizer indicar, apontar. a indicao de qual dvida est sendo paga havendo pluralidade de obrigaes com mesmas partes. Quem indica primeiro o devedor, em segundo lugar o credor e, em terceiro lugar a lei. A ordem da lei a seguinte: 1) Primeiro a imputao incide nos juros; 2) Em segundo lugar, na dvida que venceu primeiro; 3) Em terceiro: se venceu na mesma data, na dvida mais onerosa. Obs.: havendo identidade total entre as dvidas, o pagamento proporcional em ambas. c) Pagamento com sub-rogao (CC, arts. 346 a 351)

ANALISTAS TER/TRF/MPU Direito Civil Flvio Tartuce 20.06.2012 Material de aula elaborado pelo monitor Anderson Miranda

Trata-se da mera substituio do credor primitivo por um terceiro que efetua o pagamento, mantendose os demais elementos obrigacionais (caso dos acessrios). Art. 349: o novo credor tem todos os direitos, aes, privilgios e garantias do primitivo, tanto em relao aos devedores como em relao aos fiadores. Ateno, a sub-rogao pode ser de duas modalidades: c.1) Sub-rogao legal: aquela que se opera de forma automtica ou de pleno direito, conforme casos previsto no art. 346 do CC; I credor que paga a dvida do devedor comum; II adquirente de imvel hipotecado que paga a hipoteca e tambm o caso de terceiro que paga dvida para no perder imvel (evico); III pagamento por terceiro interessado. Ex.: fiador. c.2) Sub-rogao convencional: acordo entre as partes, nas hipteses do art. 347 do CC. I o credor recebe o pagamento de terceiro e expressamente lhe transfere os seus direitos. Diz o art. 348 do CC, que nesse caso so aplicveis as regras da cesso de crdito; II caso de mtuo: terceiro empresta dinheiro ao devedor, ficando convencionada a sub-rogao. Obs.: no confundir sub-rogao com cesso de crdito. Sub-rogao Forma de pagamento No pode ter intuito de especulao (CC, art. 350) Cesso de crdito Transmisso da obrigao Pode ter intuito de especulao. Ex.: factoring.

d) Dao em Pagamento (CC, arts. 356 a 359): Forma de pagamento indireto em que as partes convencionam a substituio da prestao por outra, mantendo-se os demais elementos obrigacionais (caso dos acessrios multa, juros, fiana, outras garantias, etc.). Ex.: dou coisa por coisa (datio rem pro re); dou coisa por dinheiro casos de dao em pagamento. Ex.: Dou dinheiro por coisa. Nesse caso, compra e venda, conforme art. 357 do CC. Ex.: Dou ttulo de crdito do qual sou credor por imvel. Nesse caso, temos cesso de crdito, conforme art. 358 do CC. Evico: perda da coisa por deciso judicial. Se o credor for evicto da coisa recebida em pagamento, ser restabelecida a obrigao primitiva, ficando sem efeito a quitao, ressalvados direitos de terceiros (CC, art. 359). e) Novao (CC, arts. 360 a 367): II. SIMULADOS II.1 (FCC - 2012 - TJ-GO Juiz) Antonio obrigou-se a entregar a Benedito, Carlos, Dario e Ernesto um determinado touro reprodutor, avaliado em R$ 80.000,00 (oitenta mil reais).

ANALISTAS TER/TRF/MPU Direito Civil Flvio Tartuce 20.06.2012 Material de aula elaborado pelo monitor Anderson Miranda

Embora bem guardado e bem tratado em lugar apropriado e seguro, o animal morreu afogado em inundao causada por fortes chuvas. Nesse caso, a obrigao a) de dar coisa certa, indivisvel, resolvida para ambas as partes com ausncia de culpa do devedor, ante o perecimento do objeto. b) indivisvel, com o perecimento do objeto por culpa do devedor. c) indivisvel e tornou-se divisvel com o perecimento do objeto, sem culpa do devedor. d) solidria, devendo o valor de R$ 80.000,00 (oitenta mil reais) ser entregue a qualquer dos credores, em lugar do objeto perecido. e) de dar coisa certa, indivisvel, devendo o devedor entregar a indenizao a todos os credores. II.2 (FCC - 2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) Efetuar-se o pagamento a) em qualquer lugar, escolha do devedor. b) no domiclio do credor, salvo se as partes convencionarem diversamente, ou se o contrrio resultar de disposio expressa de lei. c) no domiclio do devedor, salvo se as partes convencionarem diversamente, ou se o contrrio resultar da lei, da natureza da obrigao ou das circunstncias. d) onde for determinado pelo credor, antes do vencimento da dvida. e) facultativamente, no domiclio do credor ou do devedor, salvo disposio de lei expressa em sentido contrrio. II.3 (VUNESP - 2012 - TJ-MG Juiz) Com relao ao adimplemento das obrigaes por pagamento, analise as afirmativas seguintes I. O pagamento feito de boa-f ao credor putativo vlido, ainda provado depois que no era credor. II. A quitao no poder ser dada por instrumento particular. III. Na imputao do pagamento, havendo capital e juros, segundo a lei civil, o pagamento imputar-se- primeiro no capital, e depois nos juros vencidos. IV. Considera-se pagamento, e extingue a obrigao, o depsito judicial ou em estabelecimento bancrio da coisa devida, nos casos e formas legais. Esto corretas apenas as afirmativas a) I e III. b) I e IV. c) II e III. d) II e IV.

GABARITO: II.1 A; II.2 C; II.3 D.

ANALISTAS TER/TRF/MPU Direito Civil Flvio Tartuce 20.06.2012 Material de aula elaborado pelo monitor Anderson Miranda

S-ar putea să vă placă și