Sunteți pe pagina 1din 9

Universidade do Estado do Par Centro de Cincias Naturais e Tecnologia Campus XX - Castanhal Curso de Graduao em Engenharia de Produo

Alexya Klria de Lima Quadros Carlos Andr Silva Reis Lucas Yan do Esprito Santo Ferreira Lus Felipe Costa da Silva

COMPONENTE OPERACIONAL E A APLICAO DE UMA FERRAMENTA PARA A MELHORIA DO PROCESSO PRODUTIVO: DIAGRAMA DE PARETO

Trabalho apresentado disciplina Gerncia da Qualidade, como requisito parcial de avaliao. Docente: Prof. Mariana Carneiro.

Castanhal 2013

INTRODUO O controle ao nvel operacional o subsistema de controle realizado ao nvel da execuo das operaes. Trata-se de uma forma de controle centrada no fato de que a qualidade deve ser gerada a partir do processo produtivo. Neste sentido, o controle operacional se refere aos aspectos mais especficos das empresas, como as tarefas e as operaes. Sua dimenso de tempo o curto prazo, pois seu objetivo francamente imediatista: avaliar e controlar o desempenho das tarefas e operaes a cada momento. tambm o subsistema de controle mais voltado para a realidade concreta da empresa: o seu dia-a-dia, em termos de tarefas realizadas. Em virtude das diferentes concepes que foram fundamentais para o avano da qualidade nas empresas, surgiram as ferramentas como tcnicas para auxiliar no processo de identificao, controle e preveno dos problemas e viabilizar a implantao de melhorias nos processos produtivos. Inicialmente, surgiram as ferramentas conhecidas como tradicionais e , nessa classe, onde se encontra o Grfico de Pareto, objeto de estudo do presente trabalho.

DEFINIO Diagrama de Pareto um grfico de barras que ordena as frequncias das ocorrncias de erros, da maior para a menor, e permite a priorizao dos problemas. Mostra ainda a curva de percentagens acumuladas. Sua maior utilidade a de permitir uma fcil visualizao e identificao das causas ou problemas mais importantes, possibilitando a concentrao de esforos sobre os mesmos. utilizado para dados qualitativos. Para a construo de um Grfico de Pareto necessrio seguir os seguintes passos:

Primeiro Passo: projetar a coleta de dados Segundo Passo: coletar os dados Terceiro Passo: tabelamento e clculo do percentual Quarto Passo: grfico de pareto

VANTAGENS DA UTILIZAO

A anlise de Pareto permite a visualizao dos diversos elementos de um problema, ajudando a classific-los e prioriz-los (Campos, 1992, p. 199)

Permite a rpida visualizao dos 80% mais representativos;

Facilita o direcionamento de esforos; Pode ser usado indefinidamente, possibilitando a introduo de um processo de melhoria contnua na Organizao; A conscincia pelo Princpio de Pareto permite ao gerente conseguir timos resultados com poucas aes.

DESVANTAGENS DA UTILIZAO

Existe uma tendncia em se deixar os 20% triviais em segundo plano. Isso gera a possibilidade de Qualidade 80% e no 100%;

No uma ferramenta de fcil aplicao: Voc pode pensar que sabe, mas na hora de fazer pode mudar de opinio;

Nem sempre a causa que provoca no-conformidade, mas cujo custo de reparo seja pequeno, ser aquela a ser priorizada. o caso dos trinta rasgos nos assentos versus uma trinca no avio. preciso levar em conta o custo em um grfico especfico e por isso, ele no completo.

APLICAES O Diagrama de Pareto utilizado nas seguintes situaes:


Para identificar os problemas. Achar as causas que atuam em um defeito. Descobrir problemas e causas; problema (erro, falhas, gastos, retrabalhos, etc. ) causas (operador, equipamento, matria-prima, etc.).

Melhor visualizao da ao. Priorizar a ao. Confirmar os resultados de melhoria. Verificar a situao antes e depois do problema, devido s mudanas efetuadas no processo.

Detalhar as causas maiores em partes especf icas, eliminando a causa. Estratificar a ao. Identificar os itens que so responsvei s por os maiores impactos.

Definir as melhorias de um projeto, tais como: principais fontes de custo e causas que afetam um processo na escolha do projeto, em funo de nmero de no conformidade, e outros.

EXEMPLO PRTICO LIVRARIA VIRTUAL Para apresentar a aplicao do Diagrama de Pareto em uma Livraria Virtual, foi analisado o Servio de Atendimento ao Consumidor, responsvel por tratar as reclamaes de clientes deste servio. Caractersticas do Servio de Atendimento (SAC): Centraliza todos os tipos de reclamao; Tem como objetivo responder ao cliente, buscando minimizar o problema, mas tambm buscar meios de agir corretivamente, evitando novas ocorrncias; Existem problemas de diferentes tipos que acabam gerando reclamaes de clientes.

Primeiro Passo: Projeto da Coleta de Dados Na coleta sero pr-determinados alguns problemas para que a pessoa marque com um X e caso aparea algum outro problema no previsto, ela coloque em Outros e especifique no campo de observaes. Sendo assim, j teremos definidos os seguintes problemas: Defeito no produto Atraso na entrega Erro no faturamento Problemas no website Entrega Incompleta

Segundo Passo: Coleta de Dados Depois de determinado o projeto de coleta de dados, parte-se para obter as informaes para anlise dentro dos parmetros definidos. A partir dos dados coletados faz-se o tabelamento e clculo de percentual. Foram coletadas do sistema de atendimento ao cliente da livraria virtual as seguintes informaes:

Nmero Total de Reclamaes do SAC: 147 Defeito no produto = 20 Atraso na entrega = 45 Erro no faturamento = 6 Problemas no website = 57 Entrega Incompleta = 12 Outros = 7

Terceiro Passo: Tabelamento e Clculo de Percentual Nesta terceira etapa, com base nos dados obtidos, realizamos o tabelamento dos problemas e calculamos o percentual de cada problema dentro do espao amostral. interessante tambm fazer uma tabela dos percentuais acumulados para se ter uma idia de qual o grupo de problemas que ir formar os 80% dos problemas. O tabelamento das informaes sempre deve ser feito em ordem decrescente:

A seguir, fazemos ento o clculo do percentual e do percentual acumulado. Clculo do Percentual:

Percentual Acumulado:

Quarto Passo: Grfico de Pareto Com base nos dados tabelados monta-se o grfico de Pareto. O Grfico de Pareto um grfico que possui dois eixos verticais: no eixo esquerda, iremos utilizar o nmero de ocorrncias, em valor absoluto. No eixo direita, colocamos o valor acumulado em porcentagem.

O grfico ento montado da seguinte forma: constri-se um grfico de barras, colocando-se no eixo X os diversos tipos de problemas e no eixo y, o nmero de ocorrncia. importante que o grfico seja construdo, na ordem da tabela, ou seja, iremos primeiro colocar o problema que apresentou o maior nmero de ocorrncias, indo, desta forma, do maior para o menor, mantendo-se o outros no trmino do grfico. Depois da construo do grfico de barras, fazemos a construo do grfico de linhas, representando o acumulado X os tipos de problema, utilizando o eixo vertical direita e o ponto mdio das barras, como sendo o eixo X. A figura abaixo mostra o grfico de Pareto para o exemplo.

Uma vez que o grfico estiver pronto, deve-se encontrar o valor de X que corresponde a 80 % no percentual acumulado. Para isso, traamos ento uma linha (no grfico a linha vermelha) que vai do valor 80% no eixo que tem o percentual acumulado at encontrar a curva e em seguida traamos uma linha at o eixo X. Os itens que encontram-se esquerda da linha vermelha no eixo X so os itens que deve-se priorizar, pois eles representam 80% dos casos.

CONSIDERAES FINAIS Podemos observar que aplicao das ferramentas da qualidade pode auxiliar as organizaes na identificao de problemas, na identificao das causas e no planejamento de aes para elimin-las. Observando o Diagrama de Pareto, percebe-se facilmente a ordem de importncia e como os itens, analisados de forma individual, geram o efeito final do projeto. Ao exibir a intensidade da repercusso de um processo no efeito final do projeto, pode-se separar facilmente o realmente trivial do importante. A facilidade e as vantagens que proporciona so muito importantes para qualquer processo, sendo considerada uma ferramenta de gesto bsica. muito importante na organizao e na preveno de erros em cadeia, otimizando o processo de modo a lev-lo o mais perto possvel da perfeio.

REFERENCIAL BIBLIOGRFICO BROCKA, Bruce M.; BROCKA, Suzanne. Gerenciamento da qualidade. So Paulo: Makron Books, 1994. CEDET - Centro de Desenvolvimento Profissional e Tecnolgico. (2011). Acesso em 21 de Agosto de 2013, disponvel em

http://www.cedet.com.br/index.php?/Tutoriais/Gestao-da-Qualidade/grafico-depareto.html FUNDAO NACIONAL DA QUALIDADE. Disponvel em:

<http://www.fnq.org.br/>. Acesso: em 21 ago. 2013. ROTH, Ana Lucia. Dissertao: METDOS E FERRAMENTAS DE

QUALIDADE. FACCAT, Taquar, 2004.

S-ar putea să vă placă și