Sunteți pe pagina 1din 7

1.

INTRODUO Segundo Pastana (2006):


O desenho tcnico uma forma de expresso grfica que tem por finalidade representao da forma, dimenso e posio de objetos de acordo com as diferentes necessidades requeridas pelas diversas modalidades de engenharia, desenho industrial e tambm de arquitetura.

A partir da dcada de 50 os sistemas CAD (Computer Aided Design/Desenho Assistido por Computador) passaram a ser discutidos pelo Instituto tecnolgico de Massachusetts (MIT), com o intuito de aumentar a eficincia, velocidade e preciso dos desenhos tcnicos, limitando-se ao uso do sistema em duas dimenses, neste momento o sistema CAD era apenas utilizado para pesquisas, porm a partir da dcada de 70 comeou a ser comercializado e por fim foi desenvolvido o sistema CAD em trs dimenses (BZIER, 1993 apud AMARAL; FILHO, 2010). No incio os sistemas CAD eram utilizados apenas por empresas aeroespaciais e as principais montadoras automobilsticas, por esse tipo de sistema necessitar de um grande investimento em computadores (software/hardware), alm da necessidade de uma mo de obra bem especializada. Apenas na dcada de 90 os custos diminuram e pela diminuio dos custos houve o aparecimento de outros sistemas operacionais como o Windows NT. Atualmente, com uma tecnologia melhor desenvolvida, os sistemas CAD passaram a ser mais bem distribudos, sendo utilizado por diversos setores (SOUZA; COELHO, 2003). A evoluo de tcnicas como os sistemas CAD so extremamente importantes, e esto diretamente ligadas resoluo de problemas para o desenvolvimento de projetos, objetos, entre outros, com mais preciso, velocidade tornando-se mais competitivo e eficiente. A empresa que adota esse tipo de tecnologia tem, portanto, uma imensa economia de tempo, mo de obra, alm de aumentar o valor agregado ao produto, tendo um maior lucro, por conseguinte (FETT, 2010). 2. EVOLUO O CAD um meio computacional muito utilizado na engenharia, arquitetura e outras reas. um software voltado as desenho tcnico com diversas ferramentas. Na dcada de 60, Ivan Sutherland, desenvolveu como tese de seu PhD no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, um inventor grfico chamado Sketchpad, foi considerado um marco na informtica grfica, sendo considerado o primeiro CAD de todos, independente de ser rplica dos atuais, sendo que mais primitivo, e usando postulados da matemtica Euclidiana, que depois verificou-se ser indispensvel para este mtodo computacional, era possvel criar e editar objetos em 2D (AMARAL; FILHO, 2010). Devido aos altos custos, o invento que tem como reconhecido precursor o Dr. Harantty, no incio foi s utilizado por empresas do setor aeroespacial e automobilstico, tanto pela sofisticao exigida para executar o programa, quanto pela produo ser voltada a demanda destes setores (AMARAL; FILHO, 2010). Na mesma dcada vrios pesquisadores motivaram seus estudos a desenvolver tal ferramenta. Por volta dos anos 70 os softwares CAD comearam a ser comercializados livremente, sendo que nesta mesma poca, mais especificamente em 1977, o CAD 3D foi
4

desenvolvido por uma empresa Aeroespacial Francesa e revolucionou o mercado consumidor (AMARAL; FILHO, 2010). Com o desenvolvimento dos computadores, a empresa autodesk em 1982, ano de sua fundao, lanou seu primeiro programa CAD, o AutoCAD Release 1. A partir da os programas vieram em constante evoluo (AMARAL; FILHO, 2010). J em 1995 a empresa Solid Works lanou o promissor Solid Works 95 3D CAD, revolucionando o mercado, pois poderia ser utilizado no sistema operacional Windows. Alm disso, esse software tinha um custo-benefcio muito bom, comparando preo e qualidade de produto oferecido (AMARAL; FILHO, 2010). Aps isto houve constante evoluo nos softwares, chegando at os de hoje que so os auges da evoluo vista atualmente, com produtos freeware a disposio do pblico em geral. 3. IMPORTNCIA
O sistema CAD empregado nas atividades de desenvolvimento de produtos (design industrial) e projeto. O CAD tem por objetivo auxiliar no desenho e modelagem de peas pela interao com o computador em que so definidas todas as informaes geomtricas necessrias para a manufatura (SOUZA. 2009 p.39).

A utilizao de sistemas CAD essencial nos dias de hoje, pois, sua grande funcionalidade reduz o tempo, custo na formulao de projetos e confere maior exatido a estes, e podem ser aplicados as mais diversas reas da engenharia, arquitetura, designers entre outros (ZIMMERMANN et al, 2006). Suas ferramentas so produzidas com o objetivo de desenvolver desenhos industriais executando aes complexas da forma mais simples que possvel, e tambm com maior grau de preciso e exatido e possibilita grande controle no desenvolvimento de projetos. A aplicabilidade e praticidade destas substituem com muita eficincia as do desenho tcnico manual (ZIMMERMANN et al, 2006). A busca por projetos cada vez mais detalhados, com maior qualidade e em curtos prazos vem fazendo com que a utilizao de ferramentas computacionais de desenho sejam mais empregadas no mercado atual (ZIMMERMANN et al, 2006). O aumento do potencial do projetista em elaborar projetos, a reduo no tempo de formulao, a reduo no preo dos computadores em relao aos anos anteriores, a rpida propagao de informao por meio destes tambm so pontos positivos na utilizao de computadores para desenvolver desenhos tcnicos. Logo, visvel a importncia e a necessidade do uso dessas formas de sistema para o mercado atual (ZIMMERMANN et al, 2006). 4. PRINCIPAIS PROGRAMAS DE CAD O desenho tcnico tem sido parte integrante da indstria desde a sua concepo para organizao produtiva, pois o desenho tcnico o elo entre o departamento de projetos e produo (FIGUEIRA, 2003).

O desenho preparado com padres pr-determinados faz com que a informao seja rapidamente comunicada para o resto da fbrica, proporcionando a confeco do produto idealizado, com maior rapidez. Por esse motivo, aliado a grande evoluo do poder de processamento e a queda do preo dos computadores, diariamente aumenta o nmero de profissionais que utilizam o CAD como ferramenta de trabalho. Porm nota-se que a maioria das pessoas que utilizam o CAD apenas para elaborao de desenho, sendo que a potncia dos sistemas CAD permite, alm de manipulao e integrao de informaes, conceber projetos atravs da representao em trs dimenses, possibilitando diferentes formas de viso e concepo de projetos e diminuindo a possibilidade de erros por incoerncias (FIGUEIRA, 2003 p.9).

Neste tpico sero apresentados os principais programas de CAD como AutoCAD e Mechanical Desktop, ProEngineer, PowerShape e Catia, com uma breve descrio sobre cada um. 4.1. AutoCAD e Mechanical Desktop O AutoCAD o software de CAD mais vendido no mundo. Foi um dos primeiros produtos CAD a ser comercializado em larga escala e praticamente existe desde o primeiro computador tipo PC. Por ser verstil, o AutoCAD permite ser utilizado por engenheiros mecnicos para o desenvolvimento de peas, molde, etc., assim como por arquitetos e engenheiros civis para o planejamento de infra-estruturas, casas, etc. (FIGUEIRA, 2003). Segundo Figueira (2003) as razes pelas quais o AutoCAD bastante requisitado so: foi o primeiro software CAD a estar disponvel; o software CAD para qual existem mais cursos de formao; o software CAD para qual existe o maior nmero de livros; o software CAD para qual existe o maior nmero de pessoas j formadas; o software CAD para qual existe o maior nmero de bibliotecas e Add -Ons (aplicaes dentro do AutoCAD que aumentam sua funcionalidade). Por fim, o AutoCAD considerada a melhor escolha para um CAD 2D, pois suporta todas as principais entidades, todas as operaes possveis sobre essas entidades, alm de dispor inmeras bibliotecas e Add-Ons, como dito anteriormente (FIGUEIRA, 2003). 4.2. ProEngineer Este um software de CAD 3D usado como modelador de slidos. Ele trouxe inovao pra esse tipo de modelagem por construir geometrias aproximadas, pois sua modelao passou a ser semelhante escultura: parte-se de um paraleleppedo e remove-se o material em excesso (FIGUEIRA, 2003). Outra particularidade deste modelador de slidos passou a ser a parametrizao. Qualquer entidade passou a estar definida por parmetros, parmetros esses que dependem de outras entidades. Alterando-se uma propriedade de uma entidade, todo o conjunto ajusta-se automaticamente. Esta funcionalidade excelente para o projetista, j que a alterao de uma cota deixou de obrigar a modelao da pea toda. Em vez disso o valor dessa mesma cota atualizado e todo o resto instantaneamente tambm atualiza-se (FIGUEIRA, 2003).
6

Porm, ele apresenta uma parte negativa. Existem geometrias que no so possveis de serem realizadas neste tipo de CAD. considerado uma ferramenta complexa e por isso so necessrias muitas horas para que se possa dominar o ProEngineer. E por ltimo ele composto por mdulos adicionais para que facilitem a modelao de geometrias especficas o que o torna mais caro (FIGUEIRA, 2003). 4.3. PowerShape Esse CAD o principal modelador de superfcies. considerado um dos programas CAD superfcies mais fceis de aprender. Ele tambm totalmente integrado e reprogramado pra plataforma do Windows possuir a interface simples como qualquer outra aplicao do sistema operacional (FIGUEIRA, 2003). Este programa CAD est especialmente vocacionado para a modelao de moldes, ou seja, apresenta ferramentas prprias para execuo e verificao de ngulos de sada, criao de linhas de junta, etc. (FIGUEIRA, 2003). 4.4. Catia (Computer Aided Three-dimensional Interactive Application) De acordo com Figueira (2003) esse um CAD hbrido que permite a modelao de superfcies, assim como de slidos. Sua implementao tem aumentado bastante, graas a dois fatores: A indstria aeronutica e a indstria automobilstica tm uma tendncia natural de utilizar este software, uma vez que as superfcies so superfcies NURBS, permitindo assim descrever as grandes superfcies com elevada preciso; A popularidade deste software CAD deve-se ao fato de utilizar formatos de ficheiros de difcil leitura em outros programas de CAD. Da resulta que muitos fornecedores se veem obrigados a adquirir este programa, nem que seja apenas para conseguir ler os ficheiros dos seus clientes. 5. APLICAES DO CAD Os sistemas CAD podem ser utilizados de diversas formas dependendo da rea de conhecimento, frisado nos tpicos anteriores. Tendo diversas subreas de aplicao, ajudando as empresas interessadas a terem aplicaes desejadas mais eficientes. Considerando que o sistema CAD usado de acordo com sua necessidade, dividiu-se o CAD em trs categorias (FETT, 2010). A primeira e mais simples a de pequeno porte (low-end), que limita-se a projetar objetos, entres outros, em apenas duas dimenses; a segunda categoria a de mdio porte (middle-end), introduzindo a ideia de objetos ou formas geomtricas em trs dimenses, ou seja, com centro de gravidade e volume; e a terceira categoria a de grande porte (high-end), que foi desenvolvida por grandes empresas, este sistema caracterizado por haver diversos mdulos dentro do mesmo software (FETT, 2010). Alguns exemplos de aplicao do sistema CAD so listados abaixo:

Construo Civil Os softwares de CAD tm suas principais funes na area de Engenharia Civil, visto que podem ser utilizados para apresentar desenhos e simulaes, utilizando as ferramentas dos mtodos numricos de elementos finitos, utilizados para verificar carregamentos e esforos ao longo da estrutura (AMARAL; FILHO, 2010). Anlise de dispositivos mecnicos Assim como muitas outras, a Engenharia Mecnica tambm utiliza os artifcios dos sistemas CAD, para o uso de anlise de esforos de componentes mecnicos, ajudando na diminuio dos desgastes das peas e das mquinas em geral, alm da anlise de escoamento dentro de uma cmara de combusto (AMARAL; FILHO, 2010). Projetos Arquitetnicos Com o passar dos anos vem crescendo a necessidade de automao de projetos e com a arquitetura no poderia ser diferente, as simulaes proporcionadas pelo sistema CAD tornam-se importante para a arquitetura, pois ajuda na experimentao dos processos, o projeto pode assim sofrer alteraes, retirando os possveis erros e no mesmo momento ser visualizado (SPERLING, 2002). Alm das aplicaes acima o sistema CAD possui uma infinidades de aplicaes como na indstria mecnica, na elaborao da parte eltrica, assim como do projeto da carroaria; indstria eletrnica, no desenvolvimento de placas de circuito impressos e de circuitos integrados (FIGUEIRA, 2003).

6. CONCLUSO Assim como em muitos outros setores a informtica revolucionou o desenho tcnico tradicional, tornando-o atravs dos sistemas CAD uma maior preciso, rapidez e eficincia nos mais variados projetos. Atualmente, extremamente difcil encontrar algum escritrio que no use os sistemas CAD, visto que as vantagens lucrativas tm um bom destaque para quem faz uso destes sistemas. Os usurios do desenho tcnico tradicional, geralmente, so utilizados como uma ferramenta para a construo do pr-projeto, mas que posteriormente necessita ser feito no computador pelas exigncias de mercado. Os sistemas CAD tm aplicaes em diversas reas do setor industrial, alm de ser uma ferramenta imprescindvel na arquitetura, entre outras. Essa necessidade da rea industrial aumenta pela necessidade de rapidez, preciso e eficincia como j foi colocado, e estas caractersticas ao longo da evoluo dos sistemas CAD foram ficando cada vez maiores pelo desenvolvimento de tcnicas em trs dimenses (3D), alm do surgimento de novos programas, como ProEngineer, Catia e PowerShape, entre outros, ou seja, houve a especializao cada vez maior do desenho tcnico assistido por computador. Em suma, os sistemas no decorrer de sua evoluo tornaram-se ferramenta imprescindvel na aplicao de projetos, visto que a confiabilidade no produto final aumenta, no sentido que simulaes so feitas a partir dos mtodos CAD.

REFERNCIAS AMARAL, R. D. C.; FILHO, A. C. P. A Evoluo do CAD e sua Aplicao em Projetos de Engenharia. Nono Simpsio de Mecnica Computacional MG. 2010. Disponvel em: http://www.ufsj.edu.br/simmec2010/pagina/desdesoft/DES-02.pdf. Acesso em: 13 de junho de 2013. FETT, M. Anlise dos sistemas cad/cam e suas aplicaes na indstria nutica de embarcaes de recreio. 2010. Disponvel em: http://www.pergamum.udesc.br/dadosbu/000000/000000000011/0000115A.pdf. Acesso em: 15 de junho de 2013. FIGUEIRA, R. J. C. M. CAD/CAE/CAM/CIM. 2003. Disponvel em: http://www.dei.isep.ipp.pt/~paf/proj/Julho2003/CAD_CAE_CAM_CIM.pdf. Acesso em: 18 de junho de 2013. SOUZA, A. F.; COELHO, R. T. Tecnologia CAD/CAM - Definies e estado da arte visando auxiliar sua implantao em um ambiente fabril. XXIII Encontro Nac. de Eng. de Produo MG. 2003. Disponvel em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2003_TR0504_0920.pdf. Acesso em: 13 de junho de 2013. SPERLING, D. M. O projeto arquitetnico, novas tecnologias de informao e o museu guggenhein de Bilbao. 2002. Disponvel em: http://www.eesc.usp.br/sap/projetar/files/A038.pdf. Acesso em: 13 de junho de 2013. ZIMMERMANN, C. C.; HADLICH, A. R.; BIGOLIN, E. M.; SIEWERT, L. Importncia do ensino de ferramentas de cad no desempenho dos acadmicos perante as disciplinas do curso de graduao de engenharia civil da UFSC. COBENGE SC. 2006. Disponvel em: http://www.abenge.org.br/CobengeAnteriores/2006/artigos/1_246_764.pdf. Acesso em: 15 de junho de 2013.

10

S-ar putea să vă placă și