Sunteți pe pagina 1din 3

Clula

Trata-se da menor unidade funcional e estrutural de qualquer ser vivo, podendo ser classificadas em dois tipos: eucariontes ou procariontes. Clulas Eucariontes Clulas que apresentam ncleo celular definido devido existncia de um invlucro (carioteca) responsvel conter o ncleo celular separando-o das demais estruturas celulares. Clulas Procariontes Clulas que no apresentam ncleo celular definido devido ausncia da carioteca, encontrando-o espalhado no interior da clula e no possuem certas organelas citoplasmticas.

Estrutura Celular As clulas apresentam duas partes fundamentais: o ncleo e o citoplasma. As diferentes substncias componentes da clula so, em seu conjunto, chamadas protoplasma. O protoplasma composto, principalmente, por cinco substancias bsicas: gua, eletrlitos, protenas, lipdios e carboidratos. Ncleo Organela responsvel por armazenar informaes genticas (conter o DNA) e controlar todas as atividades da clula. O ncleo celular tambm responsvel pela sntese de RNA, no entanto no produz protenas, dependendo das protenas produzidas e capitadas do citoplasma. Citoplasma Consiste no ambiente intracelular, responsvel por armazenar substancias essenciais a vida, comportar organelas e manter a consistncia e a forma celular. Membrana Plasmtica Membrana que delimita a clula e atua com uma camada seletiva capaz de importar substancias para o meio intracelular ou exportar substancias para o meio extracelular. uma camada com apenas 7,5 a 10 nm de espessura constituda por lipdios intercalados com protenas que define os limites de cada clula.

Organelas
Reticulo Endoplasmtico Reticulo Endoplasmtico uma rede continua de canais tubulares intercomunicantes formada por uma camada bilipdica semelhante membrana celular. Reticulo Endoplasmtico Granular (Rugoso) O reticulo endoplasmtico contem ribossomos agregados em sua superfcie externa, (ou rugoso) e age na de sntese de protenas destinadas ao uso extracelular ou intracelular. Clulas especializadas na secreo de protenas e/ou enzimas possuem esta organela em grandes quantidades. Principal Funo: Sintese de protenas. Reticulo Endoplasmtico Agranular (Liso) O reticulo endoplasmtico agranular no contem ribossomos agregados em sua superfcie externa e age na sntese de fosfolipdios para todas as membranas celulares e participa da

hidrolise do glicognio, produzindo glicose para o metabolismo celular devido enzima glicose-6-fosfatase presente em suas membranas. Principal Funo: Sintese de fosfolipdios. Aparelho de Golgi O aparelho de Golgi intimamente relacionado ao reticulo endoplasmtico. Tem membranas semelhantes s do reticulo endoplasmtico liso. , em geral, composto por quatro ou mais camadas de vesculas fechadas, delgadas e achatadas, situadas perto de um dos lados do ncleo. Esse aparelho proeminente nas clulas secretoras; nessas clulas, fica situado no lado da clula por onde so extrudadas as substancias secretadas. O aparelho de Golgi atua em associao com o reticulo endoplasmtico. Pequenas vesculas de transporte, tambm chamadas vesculas do reticulo endoplasmtico, ou, simplesmente, vesculas RE, brotam continuamente do reticulo endoplasmtico, fundindo-se, logo depois, com o aparelho de Golgi. Desse modo, as substancias seqestradas nas vesculas RE so transportadas do reticulo endoplasmtico para o aparelho de Golgi, onde so modificadas, ordenadas e enviadas na direo dos seus destinos finais. Formando assim lisossomas, vesculas secretoras e outras substancias. Principal Funo: Processamentos de protenas ribossomaticas trasformando-as em lisossomos e vesculas secretoras. Lisossomas Os lisossomas so organelas vesiculares que se formam ao se soltarem do aparelho de Golgi, dispersando-se, em seguid, por todo citoplasma. Os lisossomas formam um sistema digestivo intracelular que permite que a clula possa digerir, dentro dela mesmo; estruturas celulares lesadas, partculas de alimentos que foram ingeridas pela clula e matria indesejada, como bactrias. Principal Funo: Sintetizar clulas digestivas.

Mitocondrias A mitocndria um dos organelos celulares mais importantes, sendo extremamente importante para respirao celular. abastecida pela clula que a hospeda por substncias orgnicas como oxignio e glicose, as quais processa e converte em energia sob a forma de ATP, que devolve para a clula hospedeira. Sendo energia qumica que pode ser, e , usada em reaces bioqumicas que necessitem de dispndio de energia. A mitocndria est presente em grande quantidade nas clulas: do sistema nervoso (na extremidade dos axiomas), do corao e do sistema auditivo, uma vez que estas apresentam uma necessidade maior de energia. Principal Funo: Respirao celular.

Transporte Celular
Transporte passivo quando no envolve o consumo de energia do sistema, sendo utilizada apenas a energia cintica das molculas; a movimentao d-se a favor do gradiente de concentrao (do meio hipertnico para o meio hipotnico). Transporte ativo quando o transporte das molculas envolve a utilizao de energia pelo sistema; no caso da clula viva, a energia utilizada na forma de Adenosina trifosfato (ATP); a movimentao das substncias d-se contra o gradiente de concentrao, ou seja, do meio hipotnico para o hipertnico.

Nota: o transporte pode ainda ser classificado em mediado, envolve permeases (transporte ativo e difuso facilitada), e no-mediado (difuso directa).

Transporte passivo O interior das clulas o citoplasma basicamente uma soluo aquosa de sais e substncias orgnicas. O transporte passivo de substncias na clula pode ser realizado atravs de difuso ou por osmose. A difuso se d quando a concentrao interna de certa substncia menor que a externa, e as particulas tendem a entrar na clula. Quando a concentrao interna maior, as substncias tendem a sair. A difuso pode ser auxiliada por enzimas permeases sendo classificada Difuso facilitada. Quando no h ao de enzimas, chamada difuso simples Quando a concentrao externa de substncias maior que a interna, parte do lquido citoplasmtico tende a sair fazendo com que a clula murche - plasmlise. Quando a concentrao interna maior, o lquido do meio externo tende a entrar na clula, dilatando-a Turgncia, entretanto existe ainda a situao em que a clula murcha e depois por motivos externos volta a obter sua quantidade normal de gua,ento esse fato chamado de Deplasmolise, ou seja, uma plasmolise inversa. Neste caso, se a diferena de concentrao for muito grande, pode acontecer que a clula estoure. As clulas que possuem vacolos so mais resistentes diferena de concentrao, pois estas organelas, alm de outras funes, agem retendo lquido. Transporte ativo O transporte ativo atravs da membrana celular primariamente realizado pelas enzimas ATPases, como a importante bomba de sdio e potssio, que tem funo de manter o potencial eletroqumico das clulas. Muitas clulas possuem uma ATPase do clcio que opera as concentraes intracelulares baixas de clcio e controla a concentrao normal (ou de reserva) deste importante mensageiro secundrio. Uma outra enzima actua quando a concentrao de clcio sobe demasiadamente. Isto mostra que um on pode ser transportado por diferentes enzimas, que no se encontram permanentemente ativas. H ainda dois processos em que, no apenas molculas especficas, mas a prpria estrutura da membrana celular envolvida no transporte de matria (principalmente de grandes molculas) para dentro e para fora da clula: Endocitose em que a membrana celular envolve partculas ou fluido do exterior fagocitose ou pinocitose - e a transporta para dentro, na forma duma vescula; Exocitose em que uma vescula contendo material que deve ser expelido se une membrana celular, que depois expele o seu contedo.

S-ar putea să vă placă și