Sunteți pe pagina 1din 3

BA.

03: Reino Fungi ATIVIDADES


1. (UFSC) O mofo que ataca os alimentos, os cogumelos comestveis e o fermento de fazer o po so formados por organismos que pertencem ao Reino Fungi. Com relao a esse grupo indique a(s) proposio(es) verdadeira(s): 01) So organismos eucariontes, unicelulares ou pluricelulares, autotrficos facultativos. 02) O material nutritivo de reserva o glicognio. 04) Em funo da nutrio hetertrofa, esses seres podem viver em mutualismo, em saprobiose ou em parasitismo. 08) Alguns fungos so utilizados na obteno de medicamentos. 16) Nutrem-se por digesto extracorprea, isto , liberam enzimas digestivas no ambiente, que fragmentam macromolculas em molculas menores, permitindo sua absoro pelo organismo. 32) Na alimentao humana so utilizados, por exemplo, na fabricao de queijos, como o roquefort e o gorgonzola. 64) Reproduzem-se, apenas, assexuadamente por meio de esporos, formados em estruturas denominadas esporngios, ascos e basdios. D como resposta a soma dos nmeros associados s proposies corretas. 5. 2. (UFV) Considerando a biologia dos fungos: I. Em relao nutrio, podem ser auttrofos ou hetertrofos e compreendem organismos saprfitas e parasitas. Seu talo constitudo de filamentos denominados hifas, que no conjunto constituem o miclio. Nos Basideomicetos encontram-se rgos de reproduo sexuada caractersticos, denominados basdeos. A parede celular constituda basicamente de celulose. I e III II e III III e IV d) e) I, II e III II, III e IV

BIOLOGIA
ingeridos. Embora a classificao dos fungos ainda merea mais estudos, os basidiomicetos, ascomicetos, deuteromicetos e ficomicetos apresentam algumas caractersticas em comum. Assinale a alternativa em que se fez INCORRETAMENTE a caracterizao destes fungos:

a) b) c) d) e)

So organismos hetertrofos. Incorporam alimentos por absoro. Reproduzem-se com a formao de esporos. Armazenam substncias de reserva na forma de glicognio. So produtores na cadeia alimentar.

(PUC SP) Considerando as relaes entre os seres vivos, responda: a) b) O que so liquens? Que tipo de relao ecolgica apresentam as espcies que compe um lquen? Qual a importncia dos liquens na formao de uma comunidade?

II. III.

c)

IV.

6.

Esto corretas: a) b) c) 3.

Todos os itens indicam alguma importncia ligada atividade de fungos, EXCETO: a) b) c) d) e) podem causar doenas chamadas micoses produo autotrfica de substncias orgnicas para o consumo de outros seres. desempenham papel fermentativo alguns produzem antibiticos participam na formao de liquens

(PISM UFJF 2003) Os fungos so organismos de grande importncia para o equilbrio ambiental, por serem decompositores. Sobre os fungos, correto afirmar que: a) formam as micorrizas em associao simbitica com as cianofceas, tambm conhecidas como cianobactrias. b) reproduzem-se assexuadamente por hifas flageladas. c) armazenam glicognio e apresentam a parede celular constituda por quitina. d) so hetertrofos por absoro e apresentam digesto intracorprea. e) reproduzem-se sexuadamente atravs de sordios haplides. (PASES UFV) A figura abaixo exemplifica um fungo do grupo basidiomiceto. Alguns representantes desse grupo so comestveis, enquanto outros produzem substncias alucingenas, alm daqueles que podem ser letais se 11 7.

(UFMG) Todas as alternativas apresentam atividades que alguns fungos podem realizar, exceto: a) produzir lcool na indstria. b) produzir antibiticos para controle de doenas. c) produzir enzimas para controle biolgico. d) produzir glicose para obteno de energia. e) promover decomposio de matria orgnica. (CESGRANRIO) Seres vivos importantes decomposio da matria, com enorme capacidade disperso da matria, com enorme capacidade disperso graas presena de esporos e que servem matria-prima para a extrao de drogas como penicilina, so os (as): a) protozorios d) cianofceas
APOSTILA 1

8.

4.

na de de de a

SISTEMA LOSANGO DE ENSINO

BA.03: Reino Fungi

BIOLOGIA

b) c) 9.

esporozorios fungos

e)

bactrias

b) c) 3.

um lvedo um protozorio

e)

uma alga

(FUVEST) O molho de soja mofado vem sendo usado na China, h mais de 2.500 anos, no combate a infeces de pele. Durante a Segunda Guerra Mundial, prisioneiros russos das prises alems, que aceitavam comer po mofado, sofriam menos infeces de pele que os demais prisioneiros, os quais recusavam esse alimento. a) b) O que mofo? Por que esses alimentos mofados podem combater as infeces de pele?

(UEL PR) A candidase uma doena oportunista que geralmente se instala quando o indivduo est com suas defesas debilitadas. causada por: a) b) c) protozorio bactria verme d) e) fungo vrus

4.

(VUNESP) Ferrugem do caf, sfilis humana e o mossaico do tabaco so doenas causadas, respectivamente, por: a) b) c) d) e) fungo, bactria e vrus. bactria, vrus e fungo. vrus, fungo e bactria. fungo, vrus e bactria. bactria, fungo e vrus.

EXERCCIOS COMPLEMENTARES
1. (UFMG) CRESCIMENTO DE UMA POPULAO SACCHAROMYCES CEREVISIAE Idade da Populao em Horas 0 2 4 6 8 10 12 14 DE 5.

Nmero de Clulas da Populao 20 38 104 264 432 594 624 638

(UnB) No ciclo da vida, os fungos exercem papel importante na reciclagem dos nutrientes. Com relao a esses organismos, julgue os seguintes itens: a) Os cogumelos venenosos podem ser facilmente distinguidos dos no-venenosos pela vivacidade de sua colorao, pois os no-venenosos so brancos ou pardos. Alguns fungos so capazes de associarem-se a algas para constiturem os miclios. Os fungos no apresentam clorofila. Todos os fungos so saprfitas, no havendo nenhuma auttrofo ou parasita.

b) c) d)

6.

A disperso dos fungos terrestres ocorre comumente por meio de: a) b) c) d) e) fragmentao do miclio. produo de esporos. produo de gametas. produo de sementes. fragmentao de uma hifa.

De acordo com esta tabela, foi elaborado um grfico para representar o nmero de indivduos que se acrescenta populao na unidade de tempo, havendo nas ordenadas o nmero de indivduos e nas abcissas, o tempo. A curva que representa os dados acima : a) d) 7.

b)

e)

Os fungos provocam estragos considerveis em alimentos, roupas, mquinas fotogrficas, paredes etc.. Alguns at produzem toxinas perigosas para o homem e outros animais. No entanto, isso resultado da atividade biolgica normal desses seres vivos e de grande importncia ecolgica. Que atividade essa e como proceder para evitar os grandes prejuzos decorrentes dela?

c)

2.

(FAAP SP) muito comum o paulistano sair aos sbados com a famlia ou com os amigos para ir comer pizza e tomar cerveja. Tanto a pizza quanto a cerveja s so possveis de serem feitas graas a um organismo fermentante. Esse organismo : a) um vrus d) uma bactria 12

8.

(FMTM) Um bilogo descobriu na floresta Amaznica um fungo anaerbio facultativo. Na ausncia de oxignio, ele realiza a fermentao alcolica e na presena desse gs ele realizava a respirao. Responda:
APOSTILA 1

SISTEMA LOSANGO DE ENSINO

BA.03: Reino Fungi

BIOLOGIA

a)

b)

Em qual condio tal fungo consumir mais glicose para produzir a mesma quantidade de energia? Justifique sua resposta.

e)

'Rhizobium' uma espcie de bactria que parasita as razes das gimnospermas e promove a fixao de nitrognio do ar, to importante nas lavouras.

9.

(UNICAMP) O impressionante exrcito de argila de Xian, na China, enfrenta finalmente um inimigo. O oponente um batalho composto por mais de 40 tipos de fungos, que ameaa a integridade dos 6 mil guerreiros e cavalos moldados em tamanho natural. Os fungos que agora os atacam se alimentam da umidade provocada pela respirao das milhares de pessoas que visitam a atrao a cada ano. Veja, 27 set. 2000. a) Ao contrrio do que est no texto, a umidade no suficiente para alimentar os fungos. Explique como os indivduos desse reino se alimentam. b) Os fungos so encontrados em qualquer ambiente. Como se explica essa grande capacidade de disseminao?

12. (UEPE) Sobre os fungos, julgue (V ou F) as afirmativas: ( ) Assemelham-se s clulas animais porque, na maioria das espcies, apresentam quitina na parede das clulas ) No realizam respirao celular aerbia. ) So heterotrficos e nutrem-se de matria orgnica morta ou viva. ) Armazenam amido como substncia de reserva. ) Apenas os deuteromicetos so capazes de sintetizar clorofila, constituindo-se num elo evolutivo com os vegetais.

( ( ( (

10. (UNIFESP) Suponha que voc queira inventar uma pomada que elimine, ao mesmo tempo, bactrias e fungos que existem na sola do p e tenha, para combinar nessa pomada, os princpios ativos e seus modos de ao discriminados no quadro. Princpios M N O P Q Modo de ao Destri polissacardios compostos (como do exoesqueleto dos artrpodes) Fragmenta molculas circulares de DNA Impede a formao de membranas tilacides Impede a sntese de celulose na parede celular Degrada o glicognio presente na clula

Das combinaes relacionadas, aquela que contm somente princpios ativos eficientes para voc atingir seu objetivo : a) b) c) M, N e P N, O e P O, P e Q d) e) M, N e Q M, O e Q

11. (UFPE) Com relao a associaes de bactrias e fungos com razes de plantas correto afirmar que: a) As bactrias formadoras de ndulos em razes leguminosas favorecem a entrada de CO2 pelas razes, acelerando o processo fotossinttico. As bactrias associadas a razes de leguminosas realizam processos bioqumicos que resultam na produo de acares, que so cedidos planta. Certos fungos se associam a razes de plantas, formando micorrizas; ambos se beneficiam com a associao (mutualismo). Os lquens, resultantes da associao do tipo amensalismo entre fungos e bactrias, so capazes de transformar nitrognio (N2) em amnia (NH3) e enriquecer o solo.

b)

c)

d)

SISTEMA LOSANGO DE ENSINO

13

APOSTILA 1

S-ar putea să vă placă și