Sunteți pe pagina 1din 12

Intake Trash Racks Conception, safety and design standards Grades para Tomada dgua Concepo, segurana e critrios

os de projeto
Miriam Regina Sanches Maia Bardella S.A. Ind. Mecnicas Celso de Moraes Neto Bardella S.A. Ind. Mecnicas

Resumo O sistema de uma Usina Hidreltrica composto principalmente da estrutura de entrada dotada de Grade, a qual tem como funo proteger a turbina de detritos que sejam demasiado grandes que poderiam causar danos, permitindo assim a entrada de gua no circuito de gerao sob condies controladas. Logo a Grade um equipamento de segurana, cuja malha definida pela turbina para sua proteo. Embora a Grade seja uma estrutura de aparncia bastante simples, um painel de Grade composto tipicamente de barras paralelas verticais sustentadas por vigas horizontais, o seu desempenho fundamental para evitar a interrupo de gerao para manuteno e reparos. Por ser uma estrutura em geral formada por componentes individualmente esbeltos, o dimensionamento de seus componentes estruturais fundamental para sua durabilidade e segurana. Esta apresentao aborda a questo de concepo, das Normas Tcnicas ABNT, da tecnologia de fabricao, do sistema de operao e manuteno e as melhores prticas com o objetivo de maximizar o desempenho e confiabilidade das Grades da Tomada dgua. 1. Introduo Um olhar para as diferentes Usinas Hidreltricas existentes mostra uma grande diversidade de solues para a proteo das turbinas atravs de Grades, na entrada do circuito hidrulico. Esta apresentao tem por objetivo colocar em discusso no Workshop Hydrovision 2012 o aspecto de Concepo, Segurana e Critrios de projetos de Grades para Tomada Dgua. A concepo de novas Usinas preconizando economia seja no volume de concreto ou de escavao, tem definido concepes onde o portal de entrada da estrutura da tomada dgua fica com a rea de passagem reduzida, o que leva ao aumento da velocidade de aproximao da gua, ou a vos muito grandes, transferindo para a projetista das Grades a definio da soluo estrutural para a eliminao de pilares centrais.

2. Histrico de ocorrncias de falhas Relacionamos abaixo algumas possibilidades de ocorrncias de falhas em Grades de Usinas Hidreltricas como: Quantidade de detritos acima do dimensionado para o equipamento, ocasionado aumento da carga devido obstruo da passagem. Onde no possvel executar uma limpeza de forma contnua e adequada ou quando ocorre a dificuldade de limpeza, existe o risco de colapso da estrutura devido a sobrecarga. A aplicao de critrios de Normas mais rigorosas do que a preconizada pela NBR-11213/2001 quanto ao aspecto de obstruo da passagem livre pode minimizar este risco. A ocorrncia torna-se agravada pela reduo de rea de passagem dgua, que causa o aumento de velocidade nas regies desobstrudas, podendo causar instabilidade por vibrao. Observa-se na Figura 1 o mapeamento de obstruo das Grades das adues de uma unidade geradora.

Figura 1 Croqui representativo de material obstruindo a unidade geradora de UHE Aimors durante inspeo

Nas fotos 1 e 2 a seguir se observa o acmulo de material orgnico na estrutura das Grades e volume retirado respectivamente. Na foto 3 se verifica a deformao de um painel de Grade aps o colapso procedente da sobrecarga na estrutura.

Foto 1 Acmulo de detritos na estrutura

Foto 2 Parte do volume de detritos retirado das Grades

Foto 3 UHE Aimors colapso da estrutura

Presena de vrtices.
3

Foto 4 Formao de vrtice a montante da Grade

Falta de anlise de linhas de corrente: ocorrncia de fluxos transversais, ou refluxos. Na foto 5 a seguir atravs do recurso de ensaio de modelo reduzido possvel observar a recirculao de gua entre os quatro pilares de aduo da tomada dgua quando a estrutura do Desarenador localizada na extremidade direita da foto estiver em operao.

Foto 5 Modelo Reduzido UHE Salto Pilo

Piso rebaixado a montante da aduo funcionando como bacia de detritos. Falta de desmatamento adequado na fase de enchimento do lago, causando acmulo de detritos. Ruptura de estruturas de proteo (log-boom). Posicionamento da estrutura da Tomada dgua de forma a permitir o carreamento e o acmulo de detritos nas Grades extremas (margens direita/esquerda).
4

Desequilbrio ambiental e grande proliferao de algas ou mexilhes. Falha no monitoramento ou inexistncia de Sistemas Comparadores de Presso. Os danos causados pelas ocorrncias acima descritas criam mecanismos de falha, como por exemplo, a ocorrncia de detritos obstrui a Grade aumentando a velocidade do fluxo, o que eventualmente excitar as barras verticais podendo instabilizar por vibrao ou causar deformaes na estrutura. Esta condio somada ao fluxo poder colapsar a estrutura e carreg-la para o circuito de gerao. Tem se a referncia de dados estatsticos da dcada de 80, de centenas de Usinas localizadas nos Estados Unidos onde o fechamento devido a danos causados por condies de gelo e detritos na estrutura das Grades representaram em torno de 2% do seu tempo de interrupo de gerao. Em algumas Usinas verificadas de forma individual representaram entre 10% a 15%. Estes dados estatsticos indicam somente sobre o aspecto do perodo de interrupo de gerao devido a fechamentos completos e no refletem a reduo da capacidade de gerao devido obstrues da rea de passagem do fluxo. A perda de gerao de energia devido limpeza inadequada pode atingir cerca de 5% ou mais da gerao anual, principalmente em usinas de baixa queda. Desta forma se verifica a importncia da realizao de forma adequada os projetos de Grades, sua construo e manuteno para que estes dados mencionados acima sejam relevados a fim de minimizar interrupes sem programao e consequentemente perda de gerao. Com a realizao do ensaio de modelo reduzido se torna um instrumento eficaz para verificar as aproximaes no portal de entrada das adues a fim de antever eventuais divergncias das linhas de fluxo, carreamento e acmulo de detritos nos pilares localizados nas margens. A projetista civil tem proposto a eliminao do prolongamento do pilar a montante envolvendo a ranhura da Grade (gota) que confere velocidades de aproximao mais brandas alm de prover proteo mantendo a cabeceira da Grade confinada no block-out.

Figura 2 Vista em planta do Pilar Central de apoio das Grades com ausncia da Gota. 5

Em funo das prticas atuais sugere-se a complementao da Norma vigente, tornando-a abrangente para os elementos complementares ao projeto. Observa-se ainda a necessidade de uma anlise do equipamento Grade de forma integral e no apenas componentes estruturais isolados como partes integrantes da estrutura. O desenvolvimento de tcnicas fabris e controle de qualidade adequado contribuem para mitigar tais efeitos, garantindo maior durabilidade e segurana do equipamento. As projetistas de equipamentos tm buscado novas solues para mitigar eventuais falhas no processo de fabricao das Grades principalmente do elemento que representa maior demanda de tempo para execuo, as soldas das Barras Verticais. As principais deficincias provenientes devido ao processo de soldagem convencional, como gaps, falta de fuso do metal base ao metal solda, variao da composio qumica do material de adio e pontos de corroso podem ser minimizados e at mesmo eliminados pelo processo de solda por fuso. Esta soluo confere a junta soldada a manuteno das propriedades mecnicas, qumicas e metalrgicas do material base e boa qualidade de acabamento, proporcionando ao projetista do Painel de Grade garantias para que considere o dimensionamento das Barras Verticais pelo critrio de barras engastadas alm de ganhos no processo de soldagem.

Foto 6 Painel de Grade soldada por fuso desenvolvida pela Bardella

3. Critrios de clculo das Grades O objetivo deste item realizar uma anlise crtica da atual Norma brasileira de dimensionamento de Grades da Tomada Dgua. 3.1. Histrico

A Norma de clculo de Grades, NBR-11213/2001, foi elaborada com base na experincia dos fabricantes alm de recomendaes e referncias bibliogrficas emitidas por entidades como

EDF (Electricit de France), U.S.B.R. (U.S. Bureau of Reclamation) e a Hydraulic Gate and Penstock Association do Japo. 3.2. Anlise comparativa

Sob os aspectos mais comuns de falhas de Grades se destacam a ruptura parcial ou total das Barras Verticais e/ou da solda de fixao das mesmas s Vigas Horizontais. Nas fotos mostradas a seguir se evidenciam falhas nas soldas de unio das barras verticais com as horizontais, assim como o rompimento completo da seo transversal das barras verticais, que podem ser associadas falha no controle de fabricao, ressonncia e fratura por fadiga.

Foto 7 Ruptura na solda da barra vertical

Foto 8 Ruptura no metal base da viga horizontal

Foto 9 Ruptura da barra vertical

Foto 10 Ruptura total da barra vertical

I.

Tenses admissveis

A Norma de projeto de Grades NBR-11213/2001 define que as tenses admissveis devem ser estabelecidas de acordo com a Norma brasileira de clculo de comportas NBR-8883/2008. Esta, por sua vez, estipula que as tenses em elementos estruturais sejam calculadas de acordo com a tabela 6 Coeficientes Definidores de Tenses Admissveis, em funo do tipo de ao estrutural e do caso de carga. Para o ao ASTM A36 no caso de carga normal, a tenso de comparao admissvel de Se*s = 167,5 MPa. J o U.S. Bureau of Reclamation no item 1.35D de sua publicao Valves, Gates and Conduits, menciona que as Grades podero falhar caso as tenses de flexo nas barras verticais atinjam valores superiores a: St = Sy (1,23 0,0153 L/t) Onde,
8

Sy = limite de escoamento do ao estrutural utilizado L = espaamento entre os suportes horizontais t = espessura da barra vertical. Aplicando-se essa equao a uma Grade fabricada com o ao ASTM A36 (Sy = 250 MPa), teramos: L = 605,1 mm t = 9,5 mm E, consequentemente, St = 250 x (1,23 0,0153 x 605,1/9,5) = 63,9 MPa. Constata-se que a tenso admissvel calculada de acordo com o Bureau of Reclamation cerca de 2,6 vezes menor do que o valor permitido pelas Normas brasileiras (167,5 MPa). Este valor calculado conforme o Bureau of Reclamation deve ser utilizado como limite das tenses mximas de trabalho das barras verticais, inclusive no caso ocasional de carga, que considera as tenses devido ao impacto de corpos flutuantes sobre a Grade. II. Deformaes mximas

Em seu item 5.3, a Norma brasileira de clculo de Grades define que as tenses admissveis e deformaes devem ser consideradas como prescrito na Norma NBR-8883/2008, que trata do dimensionamento de comportas hidrulicas. Por outro lado, o item 4.1.8.10 da Norma NBR-8883/2008 dispe: 4.1.8.10 - Deformaes Deve ser comprovado que as deformaes da estrutura no comprometam a estanqueidade e durabilidade das vedaes, a possibilidade de movimentao e as condies de apoio da comporta. Essa recomendao descrita genrica e vaga, no constribuindo para a definio do dimensionamento da Grade e ainda permite a adoo de valores subjetivos de deformao a critrio do projetista. A publicao Technical Standards for Gates and Penstocks emitida pela Hydraulic Gate and Penstock Association do Japo, recomenda-se limitar as deformaes mximas da estrutura a 1/600 do vo de apoio dos elementos principais. Sob este critrio as projetistas tem enfrentado dificuldade em dimensionar as Vigas Horizontais (almas) sob nveis de tenses atuantes devido flexo condizente com o solicitado, sendo necessrio definir muitas vezes almas altas a fim de atender a flecha definida nas especificaes do equipamento. Na Norma de Grades NBR11213/2001 no est definido flecha admissvel.
9

As alturas elevadas das Vigas Horizontais definidas em funo da limitao da flecha, tambm esto relacionadas aos grandes vos livres que os projetistas Civis tm adotado a fim de eliminar pilares intermedirios, diminuindo seus custos construtivos, e transferindo para o projetista da Grade a definio da soluo estrutural. Nestes casos atravs da anlise numrica tem demonstrado necessidade de aumentar a rigidez do conjunto a fim de absorver a falta de definio deste elemento estrutural, Viga Horizontal, sob o aspecto da verificao da estabilidade. III. Carga de entupimento de projeto

A Norma brasileira NBR-11213/2001 recomenda como carga de projeto da Grade: 4.2.1.2 Na ausncia de valores especficos, deve ser adotada carga de projeto de 30 kPa. Na maioria dos projetos brasileiros, o valor utilizado nos clculos de 30 kPa. Entretanto, a possibilidade de ocorrncia de valores superiores ao recomendado alta, haja vista a execuo de novas Usinas que esto sujeitas a variao do peso especfico da gua do rio com ocorrncia de sedimentos em suspenso. possvel encontrar na bibliografia especfica vrios exemplos de critrios mais rgidos que esse. As especificaes tcnicas da EDELCA, Venezuela, por exemplo, requerem uma carga de entupimento equivalente a 6 mca (60 kPa) para o dimensionamento das Grades de tomadas dgua. Recomendaes de cargas de entupimento mais elevadas tambm so encontradas em Normas estrangeiras, tais como as do Bureau of Reclamation e da Hydraulic Gate and Penstock Association do Japo. Como exemplo, o item 1.35 Design Considerations do documento Valves, Gates and Steel Conduits, do Bureau of Reclamation diz: Racks which are submerged 20 feet or less are usually designed to fail at a hydraulic head equal to two-thirds of the maximum depth of submergence.... Em traduo livre, Grades submergidas 20 ps (6,1 m) ou menos so geralmente projetadas para falhar sob uma carga hidrulica igual a dois teros da profundidade mxima de submergncia... Isso equivaleria a uma carga distribuda de entupimento equivalente a 4 mca sobre a Grade, valor superior ao recomendado pela Norma brasileira. A ocorrncia de cargas de entupimento superiores a 3 mca em Grades projetadas de acordo com os critrios atuais das Normas brasileiras causa o aumento das tenses de trabalho nos elementos estruturais podendo ser responsvel pela falha do equipamento.

10

IV.

Estabilidade das barras verticais

Para a verificao da estabilidade das barras devido formao de vrtices pelo fluxo dgua que atravessa a Grade, a Norma NBR-11213/2001 recomenda: a) Relao mnima entre as freqncias natural e de excitao igual a 1,5 (Fn/Ft 1,5); b) Determinao da velocidade da gua considerando a rea livre de passagem do fluxo com 25% de obstruo. Essa velocidade utilizada no clculo da frequncia induzida nas barras verticais pela passagem do fluxo. H casos de Grades dimensionadas com esses critrios definidos na Norma que tm apresentado falhas, porm as causas das falhas devem ser pesquisadas na prpria Norma ou nas condies efetivas de operao dos equipamentos, como eventual necessidade de manutenes preventivas. Neste critrio particular, deve ser destacado que a Norma japonesa Technical Standards for Gates and Penstocks muito mais conservadora que a brasileira, pois recomenda o valor de 2,5 como relao mnima entre essas frequncias (Fn/Ft). Esse mesmo requisito adotado nos projetos das Grades de tomadas dgua da EDELCA, principal operador de usinas hidreltricas na Venezuela. Alm disso, as especificaes tcnicas da EDELCA apresentam critrios mais rigorosos para a determinao da velocidade mxima do fluxo a ser utilizada no clculo da frequncia de excitao das barras, ao exigir que a velocidade seja incrementada em 50% devido possibilidade de entupimento da Grade. A frequncia de excitao induzida nas barras diretamente proporcional velocidade do fluxo. Para que a velocidade da gua aumente 50%, necessrio que a rea livre da Grade totalmente limpa fique obstruda em 33%, considerada constante a vazo turbinada, ou que a vazo nominal de projeto aumente. Esse valor de obstruo superior aos 25% recomendados pela Norma NBR-11213/2001. Outro fator de grande influncia na estabilidade das Grades a forma de fixao das barras verticais nas vigas horizontais de suporte. Analisando-se a equao de clculo, se observa que a frequncia natural influenciada diretamente pelo fator de fixao das barras, igual a 2,57 para barras semi-engastadas e de 3,57 para barras engastadas. Nesse sentido, quanto mais rgida a fixao, maior a freqncia natural das barras, assim como a relao Fn/Ft. 4. Concluses A concepo de novas Usinas tem se utilizado da Transposio de Solues, o que peca pela falta de uma abrangncia mais detalhada, resultando em condies atpicas s observadas na entrada em operao da usina.

11

A falta de observao das linhas de corrente dos fluxos em Ensaio em Modelo Reduzido, quando previstos no empreendimento, e a execuo de estruturas simples de painel de Grades com barras verticais apenas apoiadas nas vigas horizontais acabam por sofrer com as combinaes de frequncias natural dos elementos estruturais e ocasionam a presena de trincas nestas ligaes. Embora a utilizao de engastamento das barras verticais com as vigas horizontais solucione a maioria das ocorrncias, remetemos a necessidade de se normatizar conceitos e a anlise do equipamento como um todo sob o aspecto de tenses, deformaes e frequncia natural do conjunto, ou seja, dos elementos estruturais como barras verticais, alma das vigas horizontais e septos intermedirios. Sugere-se a participao dos projetistas dos equipamentos e fabricantes no momento da concepo para se resolver dificuldades durante o desenvolvimento do projeto bsico.
Referncias 1. NBR-11213/2001 Grade de Tomada Dgua para Instalao Hidrulica Clculo. 2. NBR-12271 Seleo de Grades para Pequenas Centrais Hidreltricas. 3. NBR-8883/2008 Clculo e Fabricao de Comportas Hidrulicas. 4. Erbisti, P., Comportas Hidrulicas, Editora Interciencia, Rio de Janeiro, 2 edio, 2002. 5. Nigan, P. S., Hand Book of Hydro Electric Engineering, N.C. Jain at the Roorkee Press, Roorkee, 1979. 6. Valves, Gates and Conduits, U.S. Bureau of Reclamation Standards for Gates and Penstocks. 7. Technical Standards for Gates and Penstocks, Hydraulic Gate and Penstock Association, Japo, 1980.

Autores
Miriam Regina Sanches Maia graduada em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia de Sorocaba, So Paulo em 1982. Engenheira pela Bardella S.A. Indstrias Mecnicas desde 1988 atuando na rea de equipamentos Hidromecnicos. Participao na elaborao de projeto mecnico executivo de equipamentos hidromecnicos para obras como exemplo: UHE Xing, UHE Nova Ponte, UHE Corumb, UHE Capim Branco, UHE Serra da Mesa, UHE Jirau, UHE Santo Antnio entre outras. Visitas tcnicas por grande parte do Brasil, acompanhando a execuo dos projetos e apoio montagem. Atualmente coordena a equipe Engenharia dos equipamentos Hidromecnicos na Bardella. Celso de Moraes Neto graduado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia de Sorocaba, So Paulo em 2007. Engenheiro pela Bardella S.A. Indstrias Mecnicas atuando desde 2008 na rea de equipamentos Hidromecnicos. Participao na elaborao de projeto mecnico executivo de equipamentos hidromecnicos para obras como exemplo: UHE Baguari, UHE Estreito, UHE Santo Antnio, UHE Cambambe-Angola, UHE Belo Monte, UHE Santo Antnio do Jari. Integrante da equipe de engenheiros dos equipamentos Hidromecnicos na Bardella.

12

S-ar putea să vă placă și