Sunteți pe pagina 1din 12

Foto cedida por Karim Nice Onde voc quer colocar sua pilha de compostagem?

COMPOSTAGEM ORGNICA
Fazendo a compostagem Para realizar a compostagem, voc deve fazer o seguinte:

escolha um lugar para a pilha de compostagem escolha uma estrutura adicione os ingredientes cuide e alimente a pilha de compostagem colha o composto acabado para uso

Escolha um lugar Escolher bem o local onde voc vai querer colocar sua pilha de compostagem importante. Voc vai querer fabricar seu fertilizante longe da sua casa, mas no to longe que voc no queira sair para ter de cuidar disso. Da mesma forma, voc no vai querer que fique muito perto dos limites de sua propriedade porque seus vizinhos podero reclamar. Uma parte da resposta pode ser ditada pela regulamentao domiciliar local ou pelas regras da organizao dos proprietrios que podem especificar onde a pilha de compostagem poder ser localizada. Outros fatores a serem considerados incluem o seguinte:

vento : mesmo uma pilha de compostagem bem cuidada pode, ocasionalmente, emitir odores desagradveis. Apesar de o vento fornecer ar, muito vento pode secar e/ou espalhar o material; luz do sol: a luz do sol pode ajudar a aquecer a pilha de compostagem no inverno, mas muito sol pode secar o produto. Se a pilha estiver localizada sob uma rvore, voc ter a sombra refrescante no vero e a luz do sol no inverno; drenagem: voc precisa de uma boa drenagem para que a gua no acumule perto da pilha;

superfcie: Certifique-se de deixar uma rea no concretada e suficiente grande para voc poder trabalhar ao redor da pilha (cerca de 2 m).

Escolha uma estrutura As estruturas podem ser simples. Voc coloca todos os ingredientes e deixa a natureza seguir seu curso e fazer a compostagem. Esta a compostagem passiva. A compostagem passiva menos eficiente e mais vagarosa do que a compostagem ativa, na qual voc controla o processo de compostagem diariamente.

As estruturas para compostagem se apresentam em vrios formatos Voc tambm pode construir recipientes para compostagem mais complicados feitos de cerca de arame, madeira ou blocos de concreto. Elas podem ser estruturas simples, de um s compartimento, no qual voc adiciona novos materiais na parte de cima, remexe o composto freqentemente e colhe o fertilizante pronto na parte de baixo.

Foto cedida por Karim Nice Unidade caseira para compostagem disponvel comercialmente

Elas tambm podem ser estruturas com vrios compartimentos (trs, por exemplo) nos quais voc adiciona o material novo a um deles, transfere o composto parcialmente completado para o do meio e move o composto final para o ltimo compartimento. Uma tampa dever cobrir para minimizar o excesso de gua da chuva e reduzir o espalhamento pelo vento. Muitos tipos de recipientes para compostagem j esto disponveis comercialmente.

Compostagem de carne e laticnios A carne e os laticnios so ricos em gordura. Esses materiais causaro um odor desagradvel se adicionados a uma pilha mal administrada. Para uma pilha de compostagem bem remexida e quente, os resduos de carne e laticnios no causam problema. No entanto, melhor passar os resduos em um liquidificador ou processador de alimentos para reduzir seu tamanho e acelerar sua decomposio. A escolha depende inteiramente do esforo e gastos que voc deseja dedicar ao projeto, bem como a quantidade de fertilizante que voc deseja fazer. Da mesma forma, os regulamentos locais podem ditar que tipo de recipiente poder ser usado. Adicione os ingredientes Voc pode fazer a compostagem dos seguintes materiais facilmente:

Restos de cozinha: melhor cortar ou triturar os resduos para que possam decompor mais rpido.
resduos de frutas e vegetais: cascas, peles, sementes, folhas cascas de ovos gros de caf (inclusive filtros de papel), saquinhos de ch,

guardanapos de papel usados


espigas de milho: devem ser trituradas para poder decompor

rapidamente
produtos feitos de carne/laticnios: veja quadro ao lado

Resduos do quintal

aparas de grama: um pouco de grama, tudo bem, mas muita

quantidade ir adicionar um excesso de nitrognio pilha de compostagem, fazendo com que cheire mal.
folhas agulhas de pinho ervas daninhas materiais de madeira (galhos, ramos) palha ou forragem

Jornais Erva marinha, Alga marinha ou forragem de grama de pntano: se voc vive perto da praia e for permitida a colheita destes materiais, eles so excelentes e ricos em nutrientes. Lave-os ou enxge-os totalmente em gua fresca para remover o excesso de sal antes de adicion-los sua pilha de compostagem. Serragem: esta uma excelente fonte de carbono.

Foto cedida por Karim Nice Resduos de cozinha e do quintal em um recipiente para compostagem Os materiais a seguir NO DEVERO SER USADOS PARA COMPOSTAGEM:

Resduos humanos ou dejetos de animais domsticos: eles carregam doenas e parasitas, bem como causam odor desagradvel. Plantas doentes do jardim: elas podem infectar a pilha de compostagem e influenciar no produto final.

Ervas daninhas invasoras: as esporas e as sementes das ervas daninhas invasoras (rannculo amarelo, glria da manh, gramacurandeiro) podem sobreviver ao processo de decomposio e se espalhar s suas plantas sadias quando voc usar o produto final. Cinzas de carvo: elas so txicas para os microorganismos da terra. Papel lustroso: as tintas so txicas para os microorganismos da terra. Plantas tratadas com pesticidas: so perigosas para os microorganismos da pilha e os pesticidas podem resistir e contaminar o produto final.

Cubra os materiais para compostagem com muita terra no recipiente de preparao do fertilizante. Algumas fontes dizem que melhor colocar materiais ricos em carbono e nitrognio em camadas alternadas. Adicionar gua para umedecer o composto, mas no encharcar. Remexa o composto com uma p ou garfo de adubar para mistur-lo e fornecer bastante ar. Cuidados e alimentao Adicione novas camadas de material de compostagem na parte de cima junto com terra fresca. Regue o recipiente de compostagem regularmente para manter o composto umedecido. Remexa o composto todos os dias ou a cada dois dias, para assegurar o fornecimento adequado de oxignio. Com alguns recipientes, voc pode eliminar a necessidade de remexer o composto, inserindo canos de PVC perfurados dentro dos recipientes para ter um fornecimento regular de ar.

Compostagem usando minhocas As minhocas podem reduzir o tempo de medida que voc adiciona novas camadas e remexe compostagem em o composto, voc estar misturando novas camadas at 50%. Voc pode de lixo intacto com camadas parcialmente semear sua pilha de decompostas. O material quase acabado assentar no compostagem com fundo porque as partculas so menores. minhocas da terra ou comprar minhocas especiais para compostagem. Voc tambm pode armar uma caixa de minhocas do lado de fora da casa para processar resduos de cozinha e dejetos de carne. Consulte a seo Mais informaes para outros detalhes sobre compostagem usando minhocas. Aqui esto alguns sinais de que sua pilha de compostagem est funcionando adequadamente:

no cheira mal. Ela deve ter um cheiro doce de terra; quente. Os microorganismos ficam "fermentando" e voc, eventualmente, pode ver algum vapor saindo da pilha, especialmente em uma manh fria; pode ser que voc veja algumas bolhas de gs na pilha, porque o dixido de carbono vai sendo liberado quando os microorganismos fazem seu trabalho.

Coletar o produto final O produto final ser coletado na parte inferior do recipiente em um sistema de um s recipiente ou no terceiro recipiente em um sistema de trs recipientes. No h uma definio exata de quando o fertilizante est pronto. Aqui esto alguns parmetros que podem ser usados para avaliar o final da compostagem.

Temperatura: depois de remexer a pilha, mea a temperatura. Se estiver abaixo de 38C, provavelmente j est pronto. Aparncia: o material parece pelo menos 50% decomposto? Voc consegue reconhecer alguma coisa nele parecida com o lixo que foi colocado?

Tamanho: o volume do composto foi reduzido de 50% a 75%? Cor: est marrom escuro ou preto? Textura: est macia ou esfarelada? Cheiro: cheira como terra?

Quando a compostagem terminar, o seu fertilizante estar pronto para ser usado. Os fertilizantes podem fazer o seguinte:

melhorar a estrutura do terreno no seu jardim ou quintal; aumentar a atividade dos micrbios da terra; enriquecer os nutrientes da terra; melhorar a qumica do seu solo, particularmente o grau de acidez (pH); isolar as alteraes na temperatura da terra em volta de plantas e rvores; melhorar a resistncia a insetos e doenas das plantas e rvores do seu jardim.

A maioria dos praticantes de compostagem caseira usa seu produto final em volta da prpria casa, das rvores ou jardins. Alguns deles vendem ou doam seus compostos finais a creches locais ou outros jardineiros vizinhos.

2) Aprendendo a fazer a compostagem Muitas pessoas acreditam que um bom composto difcil de ser feito ou exige um grande espao para ser produzido; outras acreditam que sujo e atrai animais indesejveis. Se for bem feito, nada disto ser verdadeiro. Um composto pode ser produzido com pouco esforo e custos mnimos, trazendo grandes benefcios para o solo e as plantas. Mesmo em um pequeno quintal ou varanda, possvel preparar o composto e, desta forma, reduzir a produo de resduos inclusive nas cidades. Por exemplo, com restos das podas de parques e jardins se produz um excelente composto para ser utilizado em hortas, na produo de mudas, ou para ser comercializado como adubo para plantas ornamentais. Desta forma, so obtidos dois ganhos ao mesmo tempo: com a produo do composto propriamente dita e um benefcio indireto que a reduo de gastos de transporte e destinao do lixo orgnico produzido pela comunidade local. Outro engano muito comum mandar para a lata do lixo partes dos alimentos que poderiam ir para o prato: folhas de muitas hortalias (como as da

cenoura e da beterraba), talos, cascas e sementes so ricas fontes de fibra e de vitaminas e minerais fundamentais para o bom funcionamento do organismo. O que comprova que a melhoria da sade tanto de famlias ricas ou pobres pode ser conseguida como medidas simples como o reaproveitamento integral de alimentos, e o desenvolvimento de bons hbitos de vida e nutrio. Todos os restos de alimentos, estercos animais, aparas de grama, folhas, galhos, restos de culturas agrcolas, enfim, todo o material de origem animal ou vegetal pode entrar na produo do composto. Contudo, existem alguns materiais que no devem ser usados na compostagem, que so: madeira tratada com pesticidas contra cupins ou envernizadas. vidro, metal, leo, tinta, couro, plstico e papel, que alm de no serem facilmente degradados pelos microorganismos, podem ser transformados atravs da reciclagem industrial ou serem reaproveitados em peas de artesanato. A fabricao do composto imita este processo natural, porm com resultado mais rpido e controlado. A seguir, sero descritos os materiais e as etapas para a elaborao das pilhas de composto numa propriedade rural. Materiais para fazer o composto

Esterco de animais. Qualquer tipo de plantas, pastos, ervas, cascas, folhas verdes e secas Palhas Todas as sobras de cozinha que sejam de origem animal ou vegetal: sobras de comida, cascas de ovo, entre outros. Qualquer substncia que seja parte de animais ou plantas: plos, ls, couros, algas.

Observao: Quanto mais variados e mais picados (fragmentados) os componentes usados, melhor ser a qualidade do composto e mais rpido o trmino do processo de compostagem. Modo de preparo das pilhas de composto Escolha do local: deve-se considerar a facilidade de acesso, a

disponibilidade de gua para molhar as pilhas, o solo deve possuir boa drenagem. Tambm desejvel montar as pilhas em locais sombreados e protegidos de ventos intensos, para evitar ressecamento. Iniciar a construo da pilha colocando uma camada de material vegetal seco de aproximadamente 15 a 20 centmetros, com folhas, palhadas, troncos ou galhos picados, para que absorva o excesso de gua e permita a circulao de ar. Terminada a primeira camada, deve-se reg-la com gua, evitando encharcamento e, a cada camada montada, deve-se umedec-la para uma distribuio mais uniforme da gua por toda a pilha. Na segunda camada, deve-se colocar restos de verduras, grama e esterco. Se o esterco for de boi, pode-se colocar 5 centmetros e, se for de galinha, mais concentrado em nitrognio, um pouco menos. Novamente, deposita-se uma camada de 15 a 20 cm com material vegetal seco, seguida por outra camada de esterco e assim sucessivamente at que a pilha atinja a altura aproximada de 1,5 metros. A pilha deve Ter a parte superior quase plana para evitar a perda de calor e umidade, tomando-se o cuidado para evitar a formao de "poos de acumulao" das guas das chuvas. Vale lembrar que durante a compostagem existe toda uma sequncia de microorganismos que decompem a matria orgnica, at surgir o produto final, o hmus maduro. Todo este processo acontece em etapas, nas quais fungos, bactrias, protozorios, minhocas, besouros, lacraias, formigas e aranhas decompem as fibras vegetais e tornam os nutrientes presentes na matria orgnica disponveis para as plantas. Alm disso, o processo da compostagem traz em si, outros resultados que favorecero o posterior desenvolvimento das culturas agrcolas no campo, tais como:

Diminuio do teor de fibras do material, o que no caso do composto que ser incorporado ao solo evitar o fenmeno da "fixao do nitrognio", que provoca a falta deste nutriente para a planta. Destruio do poder de germinao de sementes de plantas invasoras (daninhas) e de organismos causadores de doenas (patgenos). Degradao de substncias inibidoras do crescimento vegetal existente na palha in natura (no compostada

3)Manuteno, cuidados e verificando a maturidade do

composto Manuteno e cuidados com o composto Durante os primeiros dias, em funo da decomposio da matria orgnica e do acamamento do material, a pilha pode ter seu volume reduzido at um tero do inicial, tornando as camadas inferiores mais densas. Para descompactar essa camada, recomenda-se fazer o revolvimento da pilha, usando ps e enxadas. Cabe lembrar que o revolvimento manual da pilha d trabalho e deve ser feito de acordo com a disponibilidade de mo-de-obra do local. O ideal que sejam feitos pelo menos trs revolvimentos no primeiro ms de compostagem, aos 7, 17 e 30 dias, aproximadamente. Nessas datas, deve-se aproveitar para verificar a umidade da pilha e, caso seja necessrio, irrigar o material para torn-lo mido mas no encharcado. importante manter sempre a umidade adequada, entre 40% e 60%, ou seja, de modo que quando aperte um punhado composto na mo pingue, mas no escorra gua. No perodo sem chuvas, deve-se cuidar para que no seque, regando por cima, cada dia um pouco. Se ocorrerem chuvas fortes e por um longo perodo, bom cobrir o composto enquanto chove com plsticos seguros por tijolos ou pedras. O reviramento da pilha faz perder o excesso de umidade. No vero, se o composto estiver a pleno sol, bom cobri-lo com folhagens para evitar o excesso de evaporao de gua. Uma vez que a pilha de composto foi montada, no se deve acrescentar novos materiais. Pode-se comear a junt-los novamente no lugar destinado a fazer as prximas pilhas de composto.

Se o material colocado na pilha estiver dentro das propores corretas, se as demais condies de umidade, temperatura e aerao forem atendidas e houver os revolvimentos peridicos da pilha, o composto estar pronto para uso em um prazo que varia de 60 a 90 dias. Uma vez pronto, ou seja, quando o composto estiver maduro, ele no deve ficar exposto ao do tempo. Enquanto no for utilizado, deve permanecer umedecido e protegido do sol e da chuva.

Verificando a maturidade do composto Quando o composto for destinado para enchimento de covas de

rvores, vasos de flores ou no preparo de canteiros para hortas, deve-se ter a certeza de que o material est realmente curtido, maduro, ou seja, pronto para o uso. O composto maduro tem um cheiro agradvel de terra vegetal mida (terra de floresta) e os materiais usados formam uma massa escura na qual no se diferencia um material do outro. Numa pilha, quando a temperatura no interior da mesma fica prxima ao da temperatura ambiente (composto "frio" por dentro, num perdo de 60 a 90 dias aps o incio do processo), pode-se considerar que o composto est maduro. Uma forma simples de se verificar a maturao do composto misturando uma poro dele em um copo de gua. Vai ocorrer um desses fenmenos Uma forma simples de se verificar a maturao do composto misturando uma poro dele em um copo de gua. Vai ocorrer um desses fenmenos O lquido, aps revolvido, fica escuro como se fosse uma tinta preta e tem partculas em suspenso, mostrando que o composto est curado, pronto para uso. A gua no foi colorida pelo material colocado e ele se depositou no fundo do copo, indicando que o processo de compostagem ainda no terminou e deve-se esperar mais para se utilizar o composto.

4)Composteira: soluo para fazer a compostagem em pequenos espaos. Embora a compostagem em pilhas apresente a vantagem de no exigir equipamento especial, apenas algumas ferramentas como ps e enxadas, por exigir amplos espaos e volumes relativamente grandes de resduos animais e vegetais, seu uso fica restrito s propriedades rurais, no podendo ser praticada por quem dispe de um quintal na cidade, por exemplo. Contudo, essas limitaes de espao e de quantidade de resduos no impedem quem deseja reciclar seus resduos orgnicos de realizar a compostagem. O uso de composteiras indicado para quintais, varandas de apartamentos ou mesmo garagens, pois ocupam uma superfcie pequena quando comparadas pilha de composto aberta. A composteira mais conhecida atualmente uma caixa de madeira sem fundo nem tampa desenvolvida na dcada de 1940, na Nova Zelndia. A caixa neozelandeza tem um tamanho padro: 1 metro por 1 metro na base e tambm 1 metro de altura, permitindo a circulao de ar pelas laterais.Quando cheia, ela pode ser desmontada e montada novamente

ao lado da posio anterior, porque suas paredes laterais so removveis. Ao transferir a matria orgnica de uma posio para outra, a pessoa estar fazendo o revolvimento do material. Pode-se tambm contruir duas ou trs caixas simultaneamente, para que a matria orgnica seja transferida de uma caixa para outra. Em hortas domsticas ou jardins, o tempo para o enchimento da caixa pode ser de um ms ou mais. Uma outra opo interessante para quem possui um quintal ou espaos de at 1 ha, a composteira feita com cesto telado, que nada mais do que um cilindro formado com tela plstica ou de galinheiro, dessas que se encontram em casas de material para horticultura e jardinagem. As vantagens do cesto telado ser leve, resistente e no enferrujar. "O mais importante em uma composteira, independentemente do tamanho e forma, que ela permita a circulao de ar e comporte cerca de 1 metro cbico de resduos"; afirma o professor Marcelo Jahnel, da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de So Paulo. Essas regras limitam as dimenses da composteira de cesto telado:

Se for muito alta (mais de 1,5 m), o peso do material deixar a base compactada demais, dificultando o revolvimento e impedindo uma aerao adequada. Se tiver menos de 1 metro de altura ou de largura, perder calor e umidade. Se a largura ultrapassar 1,5 metro, o ar no penetrar no interior do composto

De acordo com as disponibilidades de materiais e a criatividade de cada um, podem ser construdos outros tipos de recipientes para compostagem, desde que se respeitem as regras anteriormente citadas. As vantagens de se construir a prpria composteira so a economia de dinheiro e o aproveitamento de materiais disponveis ou de fcil acesso na regio. O importante comear, pois uma vez experimentados os benefcios da compostagem, quem a realiza no deseja mais parar. Mas, no se preocupem, caros leitores: fazer compostagem no vicia, apenas uma atividade apaixonante como todo aprendizado com a natureza que a Agroecologia nos proporciona.

S-ar putea să vă placă și