Sunteți pe pagina 1din 11

Captulo IV REGIME TRANSITRIO

1.
1.1

Mtodo de clculo de Rosich


Introduo

O golpe de arete em hidrulica surge quando ocorre um regime transitrio, assim designado devido ao rudo que se gera durante este evento e s repercusses catastrficas que por vezes acontecem. Desde o fim do sculo IX e durante e sculo XX vrios cientistas eminentes tais como: Michaud, Jouguet; Joukowski, Allievi, Sparre, Bergeron, John Parmakian, Mendiluce Rosich, Edmund Koelle, Fox, Victot Streeter, Wylie Benjamin, Betmio de Almeida, etc dedicaram-se ao estudo deste tipo de evento e desenvolveram diversos mtodos de clculo. O processo de clculo desenvolvido por Enrique Mendiluce Rosich de simples aplicao e permite com alguma certeza avaliar as consequncias que podero advir em regime transitrio em condutas simples. At ao momento da publicao do trabalho prtico de Rosich tinham sido publicados muito poucos trabalhos que relacionavam a teoria com a prtica, os quais fizeram parte da publicao ETUDE THORIQUE ET EXPRIMENTALE DES COUPS DE BLIER DUNOD 1918. Devido ao aumento da dimenso dos abastecimentos de gua a partir da dcada de 50 do sculo XX, com uma intensificao das alturas de bombeamento e do dimetro das condutas, devido ao aumento exponencial do consumo de gua quer nas cidades, nos meios rurais, na agricultura e nas industrias, os acidentes devidos ao choque hidrulico tornaram-se frequentes. Como os trabalhos publicados at ao momento eram quase exclusivamente tericos, sem uma componente prtica que verificasse a teoria com a experimentao no campo, pelo que a desorientao reinava em geraes sucessivas de tcnicos, que com os poucos mtodos de clculo disponveis, tinham dificuldades de abordar este problema.

IV.1 - Mtodo de Clculo simplificado

Pgina - 1

Captulo IV REGIME TRANSITRIO Rosich aps 25 anos de actividade profissional no domnio da instalao de condutas elevatrias e com a responsabilidade tcnica de vrias condutas elevatrias submetidas ao choque hidrulico, desenvolveu nos anos 60 do sculo passado, um sistema de clculo simplificado baseado em investigaes tericas e prticas, bastante preciso para a anlise do comportamento de sistemas de bombeamento com uma conduta elevatria simples.

1.2

Explicao fsica do fenmeno

Se numa conduta circula gua a uma determinada velocidade e se interrompe o fluxo por intermdia de uma vlvula, evidente que a velocidade de escoamento anular-se- junto vlvula, o restante lquido comprimir por camadas a camada precedente at anulao da velocidade de escoamento. A gua comporta-se como os passageiros de um autocarro que se comprimem sempre que uma travagem brusca. Considerando que a gua compressvel, o aumento de presso inicia-se na zona da vlvula e desloca-se at origem, medida que a gua comprime at ao limite a camada que a precede, pelo que podemos imaginar uma onda de compresso mxima, que tem origem na zona da vlvula e desloca-se at fonte. Mas neste momento a energia cintica responsvel pela compresso anulada, pelo que tem incio uma descompresso, junto fonte que se desloca em direco vlvula e pela lei pendular a descompresso no para no valor de equilbrio, mas atinge um valor inferior, para reproduzir o ciclo. Por consequncia, o fecho de uma vlvula, origina uma onde de compresso, que se desloca da vlvula at fonte, onde se transforma numa onda de descompresso que reflecte-se at vlvula para se repercutir novamente transformando-se numa onda de compresso, repetindo ao longo da conduta o ciclo, originando variaes ondulatrias de presso conhecidas por choque hidrulico ou golpe de arete. Se compararmos a gua com uma mola compreendemos melhor o fenmeno. IV.1 - Mtodo de Clculo simplificado
Pgina - 2

Captulo IV REGIME TRANSITRIO Num bombeamento, a paragem brusca dos grupos electrobomba, produz a mesma variao de presso mas de sinal contrrio, ou seja tem lugar uma depresso a seguir bomba que se dirige at ao reservatrio de extremidade aonde se transforma numa compresso, que retorna s bombas. Para se perceber o evento podemos compar-lo com uma composio em que a mquina empurra trs carruagens, em que as ligaes entre carruagens representam a compressibilidade da gua.

Figura 1.1 - Comparao com o movimento de carruagens Momento: a) Representa o regime estacionrio em que a locomotiva empurra as carruagens, em que a compresso das ligaes aproxima as carruagens entre si. b) A locomotiva interrompe a marcha e a ligao com a primeira carruagem, tencionada ao mximo. c) Momento em que se segue o afastamento da segunda carruagem, d) Segue-se por sua vez o mesmo com a terceira carruagem.

IV.1 - Mtodo de Clculo simplificado

Pgina - 3

Captulo IV REGIME TRANSITRIO e) Aps todas as carruagens estarem totalmente tencionadas entre si segue-se um processo de compresso que termina em g). Num bombeamento, quando h uma paragem brusca do grupo electrobomba, a gua continua o seu movimento, criando uma quebra de presso, at que toda a energia cintica se anule e o processo se inverta, junto extremidade da conduta.

Figura 1.2 - Movimento das ondas de presso devidas paragem de um grupo electrobomba, num sistema bomba, conduta e reservatrio

IV.1 - Mtodo de Clculo simplificado

Pgina - 4

Captulo IV REGIME TRANSITRIO

1.3

Equaes utilizadas

1.3.1 Equao de Allievi No comeo do sculo XX, Allievi na continuao dos trabalhos de Joukowski (Memrias da academia das Cincias de Ptograd 1918) estabeleceu a notvel teoria geral do golpe de arete (Revista de Mecnica. Janeiro e Maro de 1904), em que demonstrou que em caso de operaes bruscas, ou seja quando o valor da sobrepresso for independente do comprimento da conduta, o seu valor poder ser calculado por:

H =
H a v g = onda de presso = celeridade da onda de presso = velocidade de escoamento = acelerao da gravidade

av g

1.3.2 Equao de Michaud H =

2Lv gT

L = Comprimento da conduta elevatria T = Tempo de paragem Para deduo da equao, o seu autor desprezou a compressibilidade da gua e a elasticidade das paredes da conduta, considerando a variao linear da velocidade durante o tempo de manobra. A equao de Michaud tem o mesmo valor da de Allievi quando: H =

av 2 Lv = g gT

T=

2L a

Ou seja num ponto distncia l =

aT medida a partir do reservatrio de extremidade 2 os valores da onda de presso calculados por ambas as equaes so iguais. A linha de sobrepresso crescente representativa do perodo de paragem tem lugar entre o reservatrio e este ponto, a partir do qual traada uma recta horizontal de sobrepresso constante. O comprimento l designa-se por comprimento crtico e o ponto de coincidncia tem o nome de ponto crtico.

1.3.3 Domnio de aplicao das equaes Quando T >


2L aplica-se a equao de Michaud a
Pgina - 5

IV.1 - Mtodo de Clculo simplificado

Captulo IV REGIME TRANSITRIO

Figura 1.3 Quando T <

Representao grfica da linha de presso mxima em condutas curtas

2L aplica-se a equao de Allievi a

Figura 1.4 -

Representao grfica da linha de presso mxima em condutas longas

1.4

Aplicao da equao de Allievi

Aplica-se a equao de Allievi quando o comprimento da conduta elevatria, superior a metade do percurso da onda de choque, durante o tempo de paragem, ou seja:
L> aT 2

A utilizao destas equaes pressupe o clculo do valor da celeridade a, que coincide com a velocidade de propagao do som no meio material da conduta gua que se determina de uma forma simplificada por: IV.1 - Mtodo de Clculo simplificado
Pgina - 6

Captulo IV REGIME TRANSITRIO


a= 9.900 kD 48, 3 + e

D = Dimetro da canalizao em m e = Espessura das paredes da tubagem em m k = 0,5 para condutas de ao e beto armado = 1 em tubos de ferro fundido dctil = 5 tubos de beto simples = 10 tubos de plstico (PVC, polietileno)

1.5

Clculo do tempo de anulao do escoamento

Na teoria geral do choque hidrulico, o tempo T, o intervalo de tempo de manobra de uma vlvula quer seja a abrir total ou parcialmente, quer seja a fechar nas mesmas condies. durante este perodo de tempo que tem lugar o regime transitrio. No caso da paragem intempestiva de um grupo electrobomba, o tempo T tem incio no momento do corte de energia e termina no instante em que o caudal se anula ou seja quando a velocidade de escoamento nula. Para a determinao do valor de T para os grupos electrobomba temos de considerar os principais agentes responsveis pela anulao do caudal, que so: Energia cintica Gravidade As perdas de carga por atrito Inrcia do grupo Comparando o bombeamento com um mvel impulsionado de uma forma ascendente num plano inclinado, pode mos estabelecer uma equao correspondente ao equilbrio das trs formas de energia: i) Energia cintica

EC =

1 1 1.000 D 2 1.000 Q L v m v2 = L v2 = kgm 2 2 4g 2g

ii) Energia potencial Supondo uma anulao linear de caudal de Q at 0, durante o perodo de tempo T, a energia ser:
EP = 1.000 H Q T kgm 2
Pgina - 7

IV.1 - Mtodo de Clculo simplificado

Captulo IV REGIME TRANSITRIO iii) Energia para vencer o atrito


EA = 1.000 J Q T kgm 4

Igualando a energia cintica potencial e de atrito, obtm-se a expresso:


T= Lv J g H + 2

Como as perdas de carga em geral so muito inferiores ao desnvel geomtrico pode igualar-se o termo entre parnteses altura manomtrica Hm simplificando-se a expresso.

T=

Lv g Hm

Esta expresso desenvolvida por Rosich com base num raciocnio lgico foi por si verificada experimentalmente. Aps um estudo aturado das diferenas entre os valores obtidos no campo e os determinados pelo clculo, Rosich introduziu factores correctivos, para que as diferenas fossem de tal forma, que os resultados experimentais fossem bastante prximos dos tericos. Finalmente Rosich props uma equao que permite determinar com uma aproximao notvel o tempo de anulao de caudal de um grupo electrobomba devido a paragem com vlvula aberta:

T =C+

kLv g Hm

A equao vlida para velocidades de escoamento superiores a 0,5 m/s, considera directamente a energia cintica desenvolvida pelo grupo para colocar a gua em movimento, o corte de energia, a aco da gravidade e as perdas de carga. O coeficiente k representa o efeito da inrcia do grupo electrobomba e o seu valor foi determinado experimentalmente, em que se verificou que varia com o comprimento da conduta elevatria.

IV.1 - Mtodo de Clculo simplificado

Pgina - 8

Captulo IV REGIME TRANSITRIO

Figura 1.5 -

Variao do valor de k com a extenso da conduta elevatria.

A relao inversa do valor de k com o comprimento da conduta lgica, pois com o aumento de k, a relao entre a energia cintica e o momento de inrcia do grupo para a mesma altura manomtrica constante, pelo que existe um ponto para alm do qual o efeito do aumento do comprimento da conduta desprezvel, nomeadamente quando o valor da energia cintica for elevado. Quando se diminui a extenso da conduta, a energia cintica diminui relativamente inrcia do grupo e por esta razo o valor de k tende a aumentar. Para condutas com comprimentos muito reduzidos, o k pode atingir o valor de 2, a partir deste ponto o clculo do regime transitrio j no tem qualquer sentido, porque o seu valor muito baixo. O coeficiente C funo do declive mdio da altura manomtrica: Declive (%) =
Hm L

Figura 1.6 -

Variao do valor de C com o declive da conduta elevatria.


Pgina - 9

IV.1 - Mtodo de Clculo simplificado

Captulo IV REGIME TRANSITRIO Para condutas com um declive inferior a 20 %, o valor de C = 1. Para os declives compreendidos entre 20 e 40%, o valor de C reduz-se progressivamente at anular-se. Para declives superiores a 50% deve utilizar-se a equao de Allievi, em todo o percurso da conduta. Na equao podem assumir-se os seguintes valores: De k : Para L < 500 m ........................................................ L 500 m ........................................................ 500 m < L < 1.500 m ....................................... L 1.500 m ..................................................... L > 1.500 m ..................................................... De C : Para Declive < 20 % ................................................ 30 % ............................................... 40 % ............................................... C = 1,00 C = 0,50 C = 0,00 k = 2,00 k = 1,75 k = 1,50 k = 1,25 k = 1,00

IV.1 - Mtodo de Clculo simplificado

Pgina - 10

Captulo IV REGIME TRANSITRIO EXEMPLO 1 Considere uma conduta elevatria em ferro fundido dctil DN 400 (e = 9,0 mm), com uma extenso de 1.050 m, com um desnvel geomtrico de 49,2 m e um caudal de 75 l/s (v = 0,60 m/s), em que a perda de carga de 0,77 m/km. EXEMPLO 2 Determine a presso mxima em regime transitrio de um sistema formado por grupo electrobomba caudal 76 l/s, conduta elevatria de ao Dext = 323,85 mm e espessura da parede e = 12,7 mm, um comprimento de 3.727 m e uma perda de carga de 11,2 m, e um reservatrio com um desnvel geomtrico de 146 m relativamente ao nvel de aspirao.

IV.1 - Mtodo de Clculo simplificado

Pgina - 11

S-ar putea să vă placă și