Sunteți pe pagina 1din 2

FRENTE 01 - AULA 08 - NCLEO

NOSSO SITE: www.portalimpacto.com.br

I. IMPORTNCIA E FUNES PRINCIPAIS a regio celular mais importante, por conter o material gentico e controlar todas as atividades celulares, destacando-se a reproduo, a sntese de protenas e a transmisso do material hereditrio durante os processos de diviso celular. II. LOCALIZAO A localizao mais frequente a central, entretanto pode ser tambm apical (no pice), basal (base de clulas secretoras) ou mesmo perifrico. III. FORMATO A forma mais frequente a arredondada ou ento acompanha o formato da clula. IV. TAMANHO O tamanho do ncleo obedece a uma relao proporcional chamada de Relao Ncleo-Plasmtica (RNP) ou Relao de Hertwig. Assim, podemos represent-la da seguinte forma: RNP = 1/3 (Ncleo com 1/3 do volume da clula). O desequilbrio desta relao funciona como estmulo para que a clula se divida, ou seja, age como um fator mitgeno (que provoca mitose). As clulas perenes ou permanentes (neurnios e musculares estriadas cardacas) so programadas geneticamente para no sofrerem este desequilbrio, j que no se dividem aps o perodo embrionrio. V. DEMONSTRAO DA IMPORTNCIA DO NCLEO PELA EXPERINCIA DE MEROTOMIA OU DE BALBIANI Quando uma clula dividida em duas partes, a que ficar com o ncleo consegue sobreviver e se regenerar, enquanto a poro anucleada morre, demonstrando que o ncleo fundamental para a sobrevivncia da clula pelo seu papel regulador. VI. ENRGIDE E POLIENRGIDE Enrgide a regio do citoplasma mais prxima ao ncleo e que mantm intercmbio direto com ele. Nas clulas plurinucleadas como h vrios ncleos cada um ter a sua enrgide formando uma polienrgide. VII. NMERO E OCORRNCIA Classificamos as clulas quanto a ocorrncia e nmero de ncleos em: A) Anucleadas: no tm ncleo. Ex: hemcias dos mamferos e clulas do tubo do floema de angiospermas. B) Mono ou uninucleadas: possuem um ncleo. Ex: a maioria. C) Binucleadas: so as que tm 2 ncleos. Ex: hepticas e cartilaginosas. D) Plurinucleadas: apresentam vrios ncleos e podem ser de dois tipos: sinccios (Ex: placenta) ou plasmdios (Ex: amebas, Plasmodium, cencitos vegetais, mixomicetos) diferentes quanto origem.

VIII . ESTADOS NUCLEARES Dependem do momento celular em que observamos a clula, INTERFASE (fase de no diviso) ou MITOSE (diviso celular). Assim, teremos: 1. Ncleo Interfsico ou Metablico o estado nuclear quando a clula no est se dividindo (est em interfase). 2. Ncleo Mittico ou Divisional o estado do ncleo quando a clula est se dividindo (est em mitose). IX. COMPONENTES DO NCLEO INTERFSICO
C

A) B) C) D)

Carioteca ou Membrana Nuclear Cariolinfa ou Carioplasma ou Nucleoplasma Nuclolo Verdadeiro ou Plasmossomo Cromatina ou Material Gentico (DNA + protenas do tipo histonas)

X. COMPONENTES DO NCLEO MITTICO A) Carioteca B) Cariolinfa C) Nuclolo Verdadeiro D) Cromossomos ou Material Gentico Observe que cromatina na interfase e cromossomos na mitose so aspectos estruturais diferentes do material gentico. Podemos ento afirmar que: O cromossomo a cromatina espiralizada (condensada) visvel quando a clula est em diviso celular. XI. ESTUDO DOS COMPONENTES NUCLEARES A) Carioteca o envoltrio nuclear com essas caractersticas: * uma membrana viva; * uma estrutura dupla (2 folhetos); * possui entre os dois folhetos um espao chamado de perinuclear; * apresenta inmeros poros (annulli); * quimicamente lipoproteica; * possui inmeros ribossomos aderidos; * no se regenera quando lesada; * forma-se a partir do R.E.R., ligando-se, atravs, com a membrana e o Complexo de Golgi, formando um sistema reticular de comunicao;

CONTEDO - 2009

* durante a diviso celular ela desintegra-se na prfase e se reorganiza na telfase. - Quanto a sua ocorrncia dividimos as clulas em: 1. Clulas procariticas So aquelas que no tm carioteca. Nelas o material gentico est em contato direto com o citoplasma numa regio chamada nucleoide. Os seres com clulas assim so chamados de procariontes. Ex: Moneras. 2. Clulas eucariticas So aquelas que possuem carioteca. O material gentico est organizado e isolado do citoplasma. Os seres com clulas assim so chamados de eucariontes. Ex: Seres dos outros reinos. B) Cariolinfa Corresponde parte lquida e possui como componentes principais a gua, as protenas histonas e os cidos nucleicos DNA e RNA. C) Nuclolos Verdadeiros So formaes arredondadas, facilmente corveis, visveis na interfase. Quimicamente so formados por RNA e protenas ou ribonucleoprotenas. So produzidos pelas regies organizadoras dos nuclolos ou zonas N.O.R. de cromossomos especiais. Durante a diviso celular eles tambm se desintegram na prfase e se reorganizam na telfase. Isto est relacionado a um aumento na produo de protenas, pela formao de mais ribossomos, a partir do RNA do nuclolo que migra para o citoplasma. D) Cromatina Corresponde ao aspecto estrutural do material gentico durante a interfase. Quimicamente formada por DNA e protenas histonas (desoxirribonucleoprotenas). Ela aparece como um emaranhado de longos filamentos, chamados de cromonemas. Cada filamento deste tem duas regies distintas: a eucromatina distendida e a heterocromatina condensada ou espiralizada. Quando a clula vai entrar em diviso estas fibras sofrem um processo de condensao ou espiralizao progressiva, que determina a sua transformao em cromossomos. E) Cromossomos Correspondem ao aspecto estrutural do material gentico durante a diviso celular, como resultado da condensao das fibras de cromatina ou cromonemas. E.1) Estrutura ao M.O. e ao M.E.

NOSSO SITE: www.portalimpacto.com.br

* Crommeros: So pontuaes ao longo dos cromonemas, visualisadas ao M.E., simulando nuclolos. * Braos: So as metades ou braos divididos pelo centrmero originando vrios 4 tipos de cromossomos * Telmero: Corresponde a extremidade, em geral, um pouco maior que o satlite. * Satlite: Corresponde a uma formao arredondada localizada em uma das extremidades do cromossomo, relacionada produo dos nuclolos. E.2) Cromossomos (posio do centrmero): * Metacntrico: centrmero central determinando braos iguais. * Submetacntrico: centrmero quase central, com braos quase iguais. * Acrocntrico: centrmero prximo da extremidade e braos bem desiguais. * Telocntrico: centrmero numa das extremidades com um s brao.

1. Cromtide 2. Centrmero 3. Brao curto 4. Brao longo

* Constrio Secundria: outra constrio que pode ou no ocorrer * Cromonemas: So as espirais visualizadas ao M.E

REVISO IMPACTO - A CERTEZA DE VENCER!!!

CONTEDO - 2009

* Centrmero ou Constrio Primria: uma constrio ou estrangulamento que pode dividir o cromossomo em duas metades ou braos. atravs dele que o cromossomo ir se prender nas fibras do fuso durante a diviso celular.

E.3) Cromossomos na Interfase e na Mitose Durante a interfase, no perodo S, os cromossomos se duplicam. E.4) Cromtides Quando os cromossomos se duplicam cada metade passa a ser chamada de cromtide. Elas permanecem unidas pelo centrmero. As cromtides de um mesmo cromossomo so chamadas de cromtidesirms. Durante o processo de diviso celular elas se separam pelo rompimento longitudinal do centrmero e passam a se constituir em dois novos cromossomos.

S-ar putea să vă placă și