Sunteți pe pagina 1din 31

Unidade 2

Instalaes Prediais de gua Fria


As instalaes prediais de gua fria devem ser projetadas de modo que, durante a vida til do edifcio que as contm, atendam aos seguintes requisitos: a) Preservar a potabilidade da gua. b) Garantir o fornecimento de gua de forma contnua, em quantidade adequada e com presses e velocidades compatveis com o perfeito funcionamento dos aparelhos sanitrios, peas de utilizao e demais componentes. c) Promover economia de gua e de energia. d) Possibilitar manuteno fcil e econmica. e) Evitar nveis de rudo inadequados ocupao do ambiente. f) Proporcionar conforto aos usurios, prevendo peas de utilizao adequadamente localizadas, de fcil operao, com vazes satisfatrias e atendendo as demais exigncias do usurio.

1.1 Terminologia (NBR 5626/1998)


Alimentador predial: Tubulao que liga a fonte de abastecimento a um reservatrio de gua de uso domstico. Aparelho sanitrio: Componente destinado ao uso da gua ou ao recebimento de dejetos lquidos e slidos (na maioria das vezes pertence instalao predial de esgoto sanitrio). Incluem-se nessa definio aparelhos como bacias sanitrias, lavatrios, pias e outros, e, tambm, lavadoras de roupa, lavadoras de prato, banheiras de hidromassagem, etc. Barrilete: Tubulao que se origina no reservatrio e da qual derivam as colunas de distribuio, quando o tipo de abastecimento indireto. No caso de tipo de abastecimento direto, pode ser considerado como a tubulao diretamente ligada ao ramal predial ou diretamente ligada fonte de abastecimento particular. Coluna de distribuio: Tubulao derivada do barrilete e destinada a alimentar ramais. Dimetro nominal (DN): Nmero que serve para designar o dimetro de uma tubulao e que corresponde aos dimetros definidos nas normas especficas de cada produto. Dispositivo de preveno ao refluxo: Componente, ou disposio construtiva, destinado a impedir o refluxo de gua em uma instalao predial de gua fria, ou desta para a fonte de abastecimento. Duto: Espao fechado projetado para acomodar tubulaes de gua e componentes em geral, construdos de tal forma que o acesso ao seu interior possa ser tanto ao longo de seu comprimento como em pontos especficos, atravs da remoo de uma ou mais coberturas, sem ocasionar a destruio delas a no ser no caso de coberturas de baixo custo. Inclui tambm o shaft que usualmente entendido como um duto vertical. Instalao elevatria: Sistema destinado a elevar a presso da gua em uma instalao predial de gua fria, quando a presso disponvel na fonte de abastecimento for insuficiente, para abastecimento do tipo direto, ou para suprimento do reservatrio elevado no caso de abastecimento do tipo indireto. Inclui tambm o caso onde um equipamento usado para elevar a presso em pontos de utilizao localizados. 1

Metal sanitrio: Expresso usualmente empregada para designar peas de utilizao e outros componentes utilizados em banheiros, cozinhas, reas de servio e outros ambientes do gnero, fabricados em liga de cobre. Exemplos: torneiras, registros de presso e gaveta, misturadores, vlvulas de descarga, chuveiros e duchas, bicas de banheira. Nvel de transbordamento: Nvel do plano horizontal que passa pela borda do reservatrio, aparelho sanitrio ou outro componente. No caso de haver extravasor associado ao componente, o nvel aquele do plano horizontal que passa pelo nvel inferior do extravasor. Pea de utilizao: Componente na posio a jusante do sub-ramal que, atravs de sua operao (abrir e fechar), permite a utilizao da gua e, em certos casos, permite tambm o ajuste da sua vazo. Plstico sanitrio: Expresso usualmente empregada para designar peas de utilizao e outros componentes utilizados em banheiros, cozinhas, reas de servio e outros ambientes do gnero, fabricados em material plstico. Exemplos: torneiras, registros de presso e gaveta, vlvulas de descarga, chuveiros e duchas. Ponto de utilizao (da gua): Extremidade a jusante do sub-ramal a partir de onde a gua fria passa a ser considerada gua servida. Qualquer parte da instalao predial de gua fria, a montante desta extremidade, deve preservar as caractersticas da gua para o uso a que se destina. Ramal: Tubulao derivada da coluna de distribuio e destinada a alimentar os sub-ramais. Ramal predial: Tubulao compreendida entre a rede pblica de abastecimento de gua e a extremidade a montante do alimentador predial ou de rede predial de distribuio. O ponto onde termina o ramal predial deve ser definido pela concessionria. Rede predial de distribuio: Conjunto de tubulaes constitudo de barriletes, colunas de distribuio, ramais e sub-ramais, ou de alguns destes elementos, destinado a levar gua aos pontos de utilizao. Refluxo de gua: Escoamento de gua ou outros lquidos e substncias, proveniente de qualquer outra fonte, que no a fonte de abastecimento prevista, para o interior da tubulao destinada a conduzir gua desta fonte. Incluem-se, neste caso, a retrossifonagem, bem como outros tipos de refluxo como, por exemplo, aquele que se estabelece atravs do mecanismo de vasos comunicantes. Registro de fechamento: Componente instalado na tubulao e destinado a interromper a passagem da gua. Deve ser usado totalmente fechado ou totalmente aberto. Geralmente, empregam-se registros de gaveta ou registros de esfera. Em ambos os casos, o registro deve apresentar seo de passagem da gua com rea igual da seo interna da tubulao onde est instalado. Registro de utilizao: Componente instalado na tubulao e destinado a controlar a vazo da gua utilizada. Geralmente empregam-se registros de presso ou vlvula-globo em sub-ramais. Retrossifonagem: Refluxo de gua usada, proveniente de um reservatrio, aparelho sanitrio ou de qualquer outro recipiente, para o interior de uma tubulao, devido sua presso ser inferior atmosfrica.

Separao atmosfrica: Separao fsica (cujo meio preenchido por ar) entre o ponto de utilizao ou ponto de suprimento e o nvel de transbordamento do reservatrio, aparelho sanitrio ou outro componente associado ao ponto de utilizao. Sub-ramal: Tubulao que liga o ramal ao ponto de utilizao. Tubulao de extravaso: Tubulao destinada a escoar o eventual excesso de gua de reservatrios onde foi superado o nvel de transbordamento. Tubulao de limpeza: Tubulao destinada ao esvaziamento do reservatrio, para permitir sua limpeza e manuteno.

Figura 1.1 - Isomtrico geral de um sistema elevatrio de um edifcio.

1.2 Sistemas de abastecimento


O abastecimento das instalaes prediais de gua fria deve ser proveniente da rede pblica de gua da concessionria. Quando for prevista utilizao de gua proveniente de poos, o rgo pblico responsvel pelo gerenciamento dos recursos hdricos deve ser consultado previamente (o referido rgo na maioria das vezes no a concessionria). Segundo o tipo de necessidade do uso domstico da gua e respeitados os requisitos relativos segurana sanitria, o abastecimento pode ser feito com gua potvel ou no potvel. 4

A instalao predial de gua fria abastecida com gua no potvel deve ser totalmente independente daquela destinada ao uso da gua potvel, ou seja, deve-se evitar a conexo cruzada. A gua no potvel pode ser utilizada para limpeza de bacias sanitrias e mictrios, para combate a incndios e para outros usos onde o requisito de potabilidade no se faa necessrio. A gua potvel proveniente da rede pblica ou outra fonte de abastecimento deve, no mnimo, atender ao padro de potabilidade estabelecido na Portaria n 518/2004 do Ministrio da Sade. Alm de estabelecer caractersticas fsicas, organolpticas, qumicas, bacteriolgicas e radiolgicas, a Portaria define tambm os procedimentos e as freqncias para verificao das caractersticas.

1.3 Sistemas de distribuio


1.3.1 Direto
A gua provm diretamente da fonte de abastecimento, como exemplificado na Figura 1.2. A distribuio direta normalmente garante gua de melhor qualidade devido taxa de cloro residual existente na gua e devido inexistncia de reservatrio no prdio. O principal inconveniente da distribuio direta no Brasil a irregularidade no abastecimento pblico e a variao da presso ao longo do dia provocando problemas no funcionamento de aparelhos como os chuveiros. O uso de vlvulas de descarga no compatvel com este sistema de distribuio.

Figura 1.2 - Sistema de distribuio direta.

1.3.2 Indireto
A gua provm de um ou mais reservatrios existentes no edifcio. Este sistema pode ocorrer com ou sem bombeamento. Quando a presso for suficiente, mas houver descontinuidade no abastecimento, h necessidade de se prever um reservatrio superior e a alimentao do prdio ser descendente (Figura 1.3). Quando a presso for insuficiente para levar gua ao reservatrio superior, devem-se ter dois reservatrios: um inferior e outro superior. Do reservatrio inferior a gua lanada ao superior atravs do uso de bombas de recalque (moto-bomba). O sistema de distribuio indireto com bombeamento mais utilizado em grandes edifcios onde so necessrios grandes reservatrios de acumulao. Esse sistema mostrado na Figura 1.4.

Figura 1.3 - Sistema de distribuio indireta sem bombeamento.

Figura 1.4 - Sistema de distribuio indireta com bombeamento.

1.3.3 Misto
O sistema de distribuio misto aquele no qual existe distribuio direta e indireta ao mesmo tempo, como se pode perceber na Figura 1.5.

Figura 1.5 - Sistema de distribuio misto.

1.3.4 Hidropneumtico
O sistema hidropneumtico utiliza um equipamento para pressurizao da gua a partir de um reservatrio inferior, abastecido pela rede pblica (Figura 1.6). Sua adoo imperiosa somente quando h necessidade de presso em determinado ponto da rede, que no pode ser obtida pelo sistema convencional (presso por gravidade). o caso de pontos no ltimo pavimento, logo abaixo do reservatrio, ou presso especfica para determinados equipamentos industriais, ou ainda, quando no convm (tcnica e economicamente) construir um reservatrio superior. Esse sistema tem custo elevado, exige manuteno e deve ser evitado. Observe que sistema fica inoperante em caso de falta de energia eltrica, necessitando gerador alternativo, para no haver falta de gua. Para definio do sistema de distribuio a ser adotado, devem ser utilizadas as informaes preliminares conforme: a) Caractersticas do consumo predial (volumes, vazes mximas e mdias, caractersticas da gua, etc.). b) Caractersticas da oferta de gua (disponibilidade de vazo, faixa de variao das presses, constncia do abastecimento, caractersticas da gua, etc.). c) Necessidades de reservao, inclusive para combate a incndio. d) No caso de captao local de gua, as caractersticas da gua, a posio do nvel do lenol subterrneo e a previso quanto ao risco de contaminao.

Figura 1.6 - Sistema de distribuio hidropneumtico.

1.4 Consumo de gua nos prdios


O valor do consumo de gua depende naturalmente da destinao ou finalidade do prdio cuja necessidade de abastecimento se est procurando determinar.

CD = P C

Equao 1.1

onde: CD = consumo dirio (L/dia); P = nmero de ocupantes, Tabela 1.1; C = consumo, Tabela 1.2.
Tabela 1.1 - Taxa de ocupao de acordo com a natureza do local.

Natureza do local Taxa de ocupao Prdio de apartamentos Duas pessoas por dormitrio Prdio de escritrios de Uma pessoa por 7 m de rea - Uma s entidade locadora Uma pessoa por 5 m de rea - Mais de uma entidade locadora Restaurantes Uma pessoa por 1,5 m de rea Teatros e cinemas Uma cadeira para cada 0,70 m de rea Lojas (pavimento trreo) Uma pessoa por 2,5 m de rea Lojas (pavimentos superiores) Uma pessoa por 5 m de rea Supermercados Uma pessoa por 2,5 m de rea Shopping centers Uma pessoa por 5 m de rea Sales de hotis Uma pessoa por 5,5 m de rea Museus Uma pessoa por 5,5 m de rea

Tabela 1.2 - Estimativa de consumo dirio de gua.

Tipo de prdio 1. Servio domstico Apartamentos Apartamentos de luxo Residncia de luxo Residncia de mdio valor Residncias populares Apartamento de zelador 2. Servio pblico Edifcios de escritrios Escolas, internatos Escolas, externatos Escolas, semi-internato Hospitais e casas de sade Hotis com cozinha e lavanderia Hotis sem cozinha e lavanderia Lavanderias Quartis Cavalarias Restaurantes Mercados Garagens e postos de servios para automveis Rega de jardins Cinemas, teatros Igrejas Ambulatrios Creches 3. Servio industrial Fbricas (uso pessoal) Fbricas com restaurante Usinas de leite Matadouros

Unidade Per capita Por dormitrio Por quarto de empregada Per capita Per capita Per capita

Consumo L/dia 200 300 a 400 200 300 a 400 150 120 a 150 600 a 1000 50 a 80 150 50 100 250 250 a 350 120 30 150 100 25 5 100 150 1,5 2 2 25 50 70 a 80 100 5 300 150

Por ocupante efetivo Per capita Por aluno Por aluno Por leito Por hspede Por hspede Por kg de roupa seca Por soldado Por cavalo Por refeio Por m de rea Por automvel Por caminho Por m de rea Por lugar Por lugar Per capita Per capita Por operrio Por operrio Por litro de leite Por animal abatido (de grande porte) Por animal abatido (de pequeno porte)

1.5 Ramal de predial


1.5.1 Vazo
Tm-se duas hipteses a considerar: a) Sistema de distribuio direto, pelo critrio do consumo mximo provvel, item 1.9.2.

Q = C P

Equao 1.2

onde: Q = vazo (L/s); C = coeficiente de descarga; P = soma dos pesos correspondentes a todas as peas de utilizao (Tabela 1.3). b) Sistema de distribuio indireto, pelo consumo mximo dirio. 9

Admite-se para o clculo que o abastecimento da rede seja contnuo e que a vazo que abastece o reservatrio seja suficiente para atender ao consumo dirio no perodo de 24 horas, embora, evidentemente, o consumo nos aparelhos varie bastante ao longo desse tempo. Chamando de CD o consumo dirio, em litros por dia, a descarga mnima em litros por segundo QMN ser:

Q MN =

CD 86400

Equao 1.3

Em ambos os casos o servio de guas deve ser consultado para a fixao do dimetro do ramal predial. Na prtica, adota-se para o ramal predial, uma velocidade de 0,6 a 1,0 m/s, de modo a resultar em um dimetro que possa garantir o abastecimento do reservatrio mesmo nas horas de maior consumo (Figura 1.22). A Tabela 1.4 d um indicativo do dimetro do ramal predial em funo do nmero de economias servidas pelo prdio.
Tabela 1.3 - Pesos relativos nos pontos de utilizao identificados em funo do aparelho sanitrio e da pea de utilizao.

Aparelho sanitrio Bacia sanitria

Pea de utilizao

Caixa de descarga Vlvula de descarga Banheira Misturador (gua fria) Bebedouro Registro de presso Bid Misturador (gua fria) Chuveiro ou ducha Misturador (gua fria) Chuveiro eltrico Registro de presso Lavadora de pratos ou roupas Registro de presso Lavatrio Torneira ou Misturador (gua fria) Mictrio cermico Vlvula de descarga Com sifo integrado Mictrio cermico Caixa de descarga, registro de presso Sem sifo integrado ou vlvula de descarga para mictrio Caixa de descarga ou Mictrio tipo calha Registro de presso Torneira ou Misturador (gua fria) Pia Torneira eltrica Tanque Torneira Torneira de jardim ou Torneira Lavagem em geral

Vazo de Peso projeto (L/s) relativo 0,15 0,3 1,70 32 0,30 1,0 0,10 0,1 0,10 0,1 0,20 0,4 0,10 0,1 0,30 1,0 0,15 0,3 0,50 0,15 0,15 /m de calha 0,25 0,10 0,25 0,20 2,8 0,3 0,3 0,7 0,1 0,7 0,4

Tabela 1.4 - Dimetro do ramal predial em funo do nmero de economias.

Nmero de economias 1a5 6 a 10 11 a 20 21 a 80 81 a 400 401 a 600

Dimetro do ramal Nominal (mm) Referncia (polegadas) 20 25 1 40 1 50 2 75 3 100 4 10

1.5.2 Ligao do ramal predial (Figura 1.7)


Quando o assentamento do distribuidor pblico se fizer aps a construo do prdio, isto , trata-se de rede nova, a ligao pode ser feita com a colocao de um T na prpria rede. Se o distribuidor j estiver pronto quando o prdio for construdo, haver vrias solues para a insero do ramal externo: 1) Fechar os registros do distribuidor, isolando assim o trecho onde ser executado o ramal; fazer um furo no distribuidor, abrindo rosca em seguida. Atarraxar depois o chamado registro de derivao (Figura 1.8). Este, se fechando, possibilita a reabertura dos registros do distribuidor enquanto se completa a ligao do encanamento do ramal predial. 2) Com o encanamento distribuidor em carga, pode-se usar uma mquina (Figura 1.8), que fura, abre rosca e adapta o registro de derivao. necessrio que o encanamento distribuidor esteja em bom estado para possibilitar o rosqueamento. 3) Com o encanamento em carga, porm sem abrir rosca para inserir o registro de derivao. Utiliza-se, ento, o colar de tomada (Figura 1.9).

Figura 1.7 - Ramal externo e ramal interno com seus componentes.

11

Figura 0.8. Registro de derivao.


Figura 1.8 - Mquina para abrir e rosquear furo e colocar o registro.

Figura 1.9 - Ramal predial com colar de tomada de PVC.

O hidrmetro pode ser instalado em caixa prpria no imvel abastecido, em local de fcil acesso. Em geral, exigida uma certa disposio para os encanamentos, tendo em vista a instalao do hidrmetro em posio horizontal, acima da superfcie do solo. Para essa instalao, denominada cavalete, executa-se um abrigo com determinadas dimenses (Tabela 1.5) a uma distncia do alinhamento do imvel que no ultrapasse 1,50 m.

12

Tabela 1.5 - Ramais prediais e hidrmetros.

Cavelete Abrigo Ramal predial Hidrmetro Dimetro Dimenses Consumo provvel Vazo caracterstica Dimetro (mm) (mm) (m) (m/dia) (m/h) 25 5 3 25 0,85 x 0,65 x 0,30 25 8 5 25 0,85 x 0,65 x 0,30 25 16 10 32 0,85 x 0,65 x 0,30 25 30 20 40 0,85 x 0,65 x 0,30 32 50 30 40 2,00 x 0,90 x 0,40

1.6 Reservatrios
1.6.1 Preservao da potabilidade
Os reservatrios destinados a armazenar gua potvel devem preservar o padro de potabilidade. Em especial no devem transmitir gosto, cor, odor ou toxicidade gua nem promover ou estimular o crescimento de microorganismos. O reservatrio deve ser um recipiente estanque que possua tampa ou porta de acesso opaca, firmemente presa na sua posio, com vedao que impea a entrada de lquidos, poeiras, insetos e outros animais no seu interior. Em princpio um reservatrio para gua potvel no deve ser apoiado no solo, ou ser enterrado total ou parcialmente, tendo em vista o risco de contaminao proveniente do solo, face permeabilidade das paredes do reservatrio ou qualquer falha que implique a perda da estanqueidade. Nos casos em que tal exigncia seja impossvel de ser atendida, o reservatrio deve ser executado dentro de compartimento prprio, que permita operaes de inspeo e manuteno, devendo haver um afastamento, mnimo, de 60 cm entre as faces externas do reservatrio (laterais, fundo e cobertura) e as faces internas do compartimento. O compartimento deve ser dotado de drenagem por gravidade, ou bombeamento, sendo que, neste caso, a bomba hidrulica deve ser instalada em poo adequado e dotada de sistema eltrico que adverte em casos de falha no funcionamento na bomba.

1.6.2 Definio de forma e dimenses


A capacidade dos reservatrios de uma instalao predial de gua fria deve ser estabelecida levando-se em considerao o padro de consumo de gua no edifcio e, onde for possvel obter informaes, a freqncia e durao de interrupes do abastecimento. Algumas vezes, a interrupo do abastecimento caracterizada pelo fato de a presso na rede pblica atingir valores muito baixos em determinados horrios do dia, no garantindo o abastecimento dos reservatrios elevados ou dos pontos de utilizao. O volume de gua reservado para uso domstico deve ser, no mnimo, o necessrio para 24 h de consumo normal no edifcio, sem considerar o volume de gua para combate a incndio. No caso de residncia de pequeno porte, recomenda-se que a reserva mnima seja de 500 L. Para o volume mximo de reservao, recomenda-se que sejam atendidos dois critrios: garantia de potabilidade da gua nos reservatrios no perodo de deteno mdio em utilizao normal e, em segundo, atendimento disposio legal ou regulamento que estabelea volume mximo de reservao. Na prtica recomenda-se que no ultrapasse a trs vezes o consumo dirio. Nos casos em que houver reservatrios inferior e superior, a diviso da capacidade de reservao total deve ser feita de modo a atender s necessidades da instalao predial de gua fria quando em uso normal, s situaes eventuais onde ocorra interrupo do abastecimento de gua da fonte de abastecimento e s situaes normais de manuteno. O estabelecimento do critrio de diviso deve ser feito em conjunto com a adoo de um sistema de recalque compatvel e com a formulao de procedimentos de operao e de manuteno da instalao predial de gua fria. Na 13

prtica recomenda-se a seguinte distribuio: 40% do total no reservatrio superior e 60% do total no reservatrio inferior. Os reservatrios de maior capacidade (> 4000 L) devem ser divididos em dois ou mais compartimentos para permitir operaes de manuteno sem que haja interrupo na distribuio de gua. So excetuadas desta exigncia as residncias unifamiliares isoladas.

1.6.3 Aviso, extravaso e limpeza


Em todos os reservatrios devem ser instaladas tubulaes que atendam s seguintes necessidades: a) Aviso aos usurios de que a torneira de bia ou dispositivo de interrupo do abastecimento do reservatrio, apresenta falha, ocorrendo, como conseqncia, a elevao da superfcie da gua acima do nvel mximo previsto. b) Extravaso do volume de gua em excesso do interior do reservatrio, para impedir a ocorrncia de transbordamento ou a inutilizao do dispositivo de preveno ao refluxo previsto, devido falha na torneira de bia ou no dispositivo de interrupo do abastecimento. c) Limpeza do reservatrio, para permitir o seu esvaziamento completo, sempre que necessrio. A superfcie do fundo do reservatrio deve ter uma ligeira declividade no sentido da entrada da tubulao de limpeza, de modo a facilitar o escoamento da gua e a remoo de detritos remanescentes. Na tubulao de limpeza, em posio de fcil acesso e operao, deve haver um registro de fechamento. A descarga da gua da tubulao de limpeza deve se dar em local que no provoque transtornos s atividades dos usurios. Toda a tubulao de aviso deve descarregar imediatamente aps a gua alcanar o nvel de extravaso no reservatrio. A gua deve ser descarregada em local facilmente observvel. Em nenhum caso a tubulao de aviso pode ter dimetro interno menor que 19 mm. Quando uma tubulao de extravaso for usada no reservatrio, seu dimetro interno deve ser dimensionado de forma a escoar o volume de gua em excesso. Em reservatrio de pequena capacidade (por exemplo: para casas unifamiliares, pequenos edifcios comerciais, etc.), recomenda-se que o dimetro da tubulao de extravaso seja maior que o da tubulao de alimentao.

1.6.4 Detalhes dos reservatrios (Figura 1.11 a 1.17)

Figura 1.10 - Corte de um reservatrio superior.

14

Figura 1.11 - Detalhes de um reservatrio superior.

Figura 1.12 - Planta baixa do reservatrio inferior.

15

Figura 1.13 - Corte de um reservatrio inferior.

Figura 1.14 - Esquema de ligao das bombas.

16

Figura 1.14 - Detalhes de instalao das tubulaes em caixas dgua pr-moldadas.

Figura 1.15 - Extravasor de um reservatrio.

1.7 Dimensionamento da Instalao Elevatria


Uma instalao elevatria consiste no bombeamento de gua de um reservatrio inferior para um reservatrio superior ou para um reservatrio hidropneumtico. A NBR 5626/1998 recomenda que, no caso de grandes reservatrios, o tempo de enchimento pode ser de at 6 horas dependendo do tipo de edifcio. As recomendaes so de 4 horas de funcionamento para prdios de escritrios, 5 horas para prdios de apartamentos e 6 horas para hospitais e hotis. 17

As instalaes elevatrias devem possuir no mnimo duas motos-bomba independentes para garantir o abastecimento de gua no caso de falha de uma das unidades. a) Dimensionamento da tubulao de recalque Para o dimensionamento da tubulao de recalque, recomenda-se o uso da frmula de Forschheimmer, representada pela Equao 1.4.

DR = 1,3 Q 4

h 24

Equao 1.4

onde: DR = dimetro da tubulao de recalque (m); Q = vazo de recalque (m/s); h = nmero de horas de funcionamento da moto-bomba (horas/dia). b) Tubulao de suco A tubulao de suco no dimensionada. Adota-se simplesmente o dimetro comercialmente disponvel, imediatamente superior ao dimetro de recalque. c) Extravasores Os extravasores, tanto do reservatrio superior quanto do inferior, no precisam ser dimensionados. Deve-se adotar um dimetro comercial imediatamente superior ao dimetro da alimentao dos reservatrios. d) Potncia da moto-bomba A potncia da moto-bomba determinada atravs da Equao 1.5.

P=

Q H MAN 75 R

Equao 1.5

onde: P = potncia necessria para a moto-bomba (CV); Q = vazo de recalque (L/s); HMAN = altura manomtrica dinmica (m); R = rendimento da moto-bomba (adimensional). O rendimento da moto-bomba dado pela Equao 1.6.

R=

PA PM

Equao 1.6

onde: PA = potncia aproveitvel; PM = potncia nominal. As faixas de rendimento das motos-bomba so indicadas na Tabela 1.6.
Tabela 1.6 - Rendimento da moto-bomba em funo da potncia.

Redimento (%) 40 a 60 70 a 75 80

Potncia (CV) 2 2<P5 >5

A altura manomtrica dada pela Equao 1.7.

H MAN = H MANREC + H MANSUC

Equao 0.7

onde: HMAN = altura manomtrica (m); HMANREC = altura manomtrica do recalque (m); HMANSUC = altura manomtrica da suco (m);

18

As alturas manomtricas de recalque e suco so dadas, respectivamente, pelas Equaes 1.8 e 1.9.

H MANREC = H ESTREC + J REC H MANSUC = H ESTSUC + J SUC

Equao 1.8

onde: HMANREC = altura manomtrica do recalque (m); HESTREC = altura esttica do recalque (m); JREC = perda de carga no recalque (m).
Equao 1.9

onde: HMANSUC = altura manomtrica da suco (m); HESTSUC = altura esttica da suco (m); JSUC = perda de carga na suco (m).

1.8 Barrilete ou colar de distribuio (Manifold)


A ligao da extremidade superior das colunas de distribuio, diretamente ao reservatrio na cobertura, ofereceria srios inconvenientes, pois haveria casos em que o reservatrio teria dezenas dessas inseres, de estanqueidade problemtica. O barrilete ou colar de distribuio a soluo que se adota para se limitarem as ligaes ao reservatrio.

1.8.1 Sistema unificado


Do barrilete ligando as duas sees do reservatrio partem diretamente todas as ramificaes, correspondendo cada qual a uma coluna de distribuio. Colocam-se dois registros que permitem isolar uma ou outra seo do reservatrio. Cada ramificao para a coluna correspondente tem seu prprio registro. Desse modo, o controle e a manobra de abastecimento, bem como o isolamento das diversas colunas, so feitos num nico local da cobertura (Figura 1.16).

Figura 1.16 - Barriletes unificados.

1.8.2 Sistema ramificado


Do barrilete, tal como foi visto acima, saem os ramais, os quais por sua vez do origem a derivaes secundrias para as colunas de distribuio. Ainda nesse caso, na parte superior da coluna, ou no ramal do barrilete prximo descida da coluna, coloca-se um registro (Figura 1.17).

19

Figura 1.17 - Barrilete unificado.

1.9 Dimensionamento da tubulao


Para se garantir a suficincia do abastecimento de gua, deve-se determinar a vazo em cada trecho da tubulao corretamente. Isso pode ser feito atravs de dois critrios: o do consumo mximo possvel e o do consumo mximo provvel.

1.9.1 Critrio do consumo mximo possvel


Este critrio se baseia na hiptese que os diversos aparelhos servidos pelo ramal sejam utilizados simultaneamente, de modo que a descarga total no incio do ramal ser a soma das descargas em cada um dos sub-ramais. O uso simultneo ocorre em geral em instalaes onde o regime de uso determina essa ocorrncia, como por exemplo, em fbricas, escolas, quartis, instalaes esportivas etc. onde todas as peas podem estar em uso simultneo em determinados horrios. Aplica-se a uma casa em cuja cobertura ou forro exista apenas um ramal que desce alimentando as peas nos banheiros, cozinha e rea de servio. possvel que, no caso, funcionem ao mesmo tempo a descarga do vaso sanitrio, a pia da cozinha e o tanque de lavar roupa, por exemplo. O dimensionamento feito atravs do Mtodo das Sees Equivalentes, que consiste em expressar o dimetro de cada trecho da tubulao em funo da vazo equivalente obtida com dimetros de 15 mm (1/2 polegada). A Tabela 1.7 apresenta os dimetros nominais mnimos dos sub-ramais de alimentao para diferentes aparelhos sanitrios e a Tabela 1.8 apresenta os dimetros equivalentes para aplicao deste critrio.

20

Tabela 1.7 -Dimetro mnimo dos sub-ramais de alimentao.

Dimetro Nominal (mm) Referncia (polegadas) Aquecedor de baixa presso 20 Aquecedor de alta presso 15 Vaso sanitrio com caixa de descarga 15 Vaso sanitrio com vlvula de descarga 50 2 Banheira 15 Bebedouro 15 Bid 15 Chuveiro 15 Filtro de presso 15 Lavatrio 15 Mquina de lavar roupa 20 Mquina de lavar loua 20 Mictrio auto-aspirante 25 1 Mictrio de descarga descontnua 15 Pia de despejo 20 Pia de cozinha 15 Tanque de lavar roupa 20 Torneira de jardim 20 Aparelho sanitrio
Tabela 1.8 - Correspondncia de tubos com o equivalente de 15mm.

Dimetro Nmero de dimetros de 15 mm para a mesma vazo Nominal (mm) Referncia (polegadas) 15 1,0 20 3/4 2,9 25 1 6,2 32 1 10,9 40 1 17,4 50 2 37,8 60 2 65,5 75 3 110,5 100 4 189,0 150 6 527,0 200 8 1200,0

1.9.2 Critrio do consumo mximo provvel


Este critrio se baseia na hiptese de que o uso simultneo dos aparelhos de um mesmo ramal pouco provvel e na probabilidade do uso simultneo diminuir com o aumento do nmero de aparelhos. Este critrio conduz a dimetros menores do que pelo critrio anterior. Existem diferentes mtodos que poderiam ser utilizados para a determinao dos dimetros das tubulaes atravs desse critrio. O mtodo recomendado pela NBR 5626/1998, e que atende ao critrio do consumo mximo provvel, o Mtodo da Soma dos Pesos. Este mtodo, de fcil aplicao para o dimensionamento de ramais e colunas de distribuio, baseado na probabilidade de uso simultneo dos aparelhos e peas. O mtodo da soma dos pesos consiste nas seguintes etapas: 1. Verificar o peso relativo de cada aparelho sanitrio conforme indicado na Tabela 1.3. 21

2. Somar os pesos dos aparelhos alimentados em cada trecho de tubulao. 3. Calcular a vazo em cada trecho da tubulao atravs da Equao 1.2. A vazo tambm pode ser obtida do baco mostrado na Figura 1.18. 4. Determinar o dimetro de cada trecho da tubulao atravs do baco da Figura 1.18 5. Verificar se a velocidade atende ao limite estabelecido por norma. As tubulaes devem ser dimensionadas de modo que a velocidade da gua, em qualquer trecho de tubulao, no atinja valores superiores a 3 m/s; ou pela Equao 1.10.

v = 14 D
onde: v = velocidade (m/s); D = dimetro (m).

Equao 1.10

6. Verificar a perda de carga. A perda de carga deve ser verificada nos tubos e tambm nas conexes. a) Nos tubos Para determinao da perda de carga em tubos, a NBR 5626/1998 estabelece que podem ser utilizadas as expresses de Fair-Whipple-Hsiao. Tubos de ao-carbono, galvanizado ou no, utiliza-se a Equao 1.11.

Q1,88 J = 0,002021 4,88 D


Tubos de plstico, cobre ou liga de cobre, utiliza-se a Equao 1.12.

Equao 1.11

Q1, 75 J = 0,00086 4, 75 D

Equao 1.12

onde: J = perda de carga unitria (mca/m); Q = vazo estimada na seo considerada (L/s); D = dimetro interno do tubo (mm). Observao: Tanto a velocidade quanto a perda de carga podem ser determinadas atravs da utilizao dos bacos de Fair-Whipple-Hsiao, mostrados nas Figuras 1.18 e 1.19. b) Nas conexes A perda de carga nas conexes que ligam os tubos, formando as tubulaes, deve ser expressa em termos de comprimento equivalente desses tubos. A Tabela 1.9 apresenta esses comprimentos equivalentes para diferentes conexes em funo do dimetro nominal de tubos rugosos (tubos de ao-carbono, galvanizado ou no). A Tabela 1.10 apresenta esses comprimentos equivalentes para diferentes conexes em funo do dimetro nominal de tubos lisos (tubos de plstico, cobre ou liga de cobre). A NBR 5626/1998 estabelece que quando for impraticvel prever os tipos e nmeros de conexes a serem utilizadas, um procedimento alternativo consiste em estimar uma porcentagem do comprimento real da tubulao como o comprimento equivalente necessrio para cobrir as perdas de carga em todas as conexes. Essa porcentagem varia de 10% a 40% do comprimento real, dependendo da complexidade de desenho da tubulao, sendo que o valor utilizado depende da experincia do projetista. As Tabelas 1.11 e 1.12 apresentam perdas de carga localizadas para conexes no apresentadas na NBR 5626/1998. 22

Figura 1.18 - Dimetros e vazes em funo dos pesos.

23

Figura 1.19 - baco de Fair-Whipple-Hsiao para tubulaes de ao galvanizado e ferro fundido.

24

Figura 1.20 - baco de Fair-Whipple-Hsiao para tubulaes de cobre e plstico.

25

Tabela 1.9 - Comprimento equivalente para tubo tubo de ao-carbono, galvanizado ou no.

Tipo de conexo Dimetro T T Nominal Cotovelo Cotovelo Curva Curva Passagem Passagem (mm) 90 45 90 45 Direta Lateral 15 0,5 0,2 0,3 0,2 0,1 0,7 20 0,7 0,3 0,5 0,3 0,1 1,0 25 0,9 0,4 0,7 0,4 0,2 1,4 32 1,2 0,5 0,8 0,5 0,2 1,7 40 1,4 0,6 1,0 0,6 0,2 2,1 50 1,9 0,9 1,4 0,8 0,3 2,7 65 2,4 1,1 1,7 1,0 0,4 3,4 80 2,8 1,3 2,7 1,2 0,5 4,1 100 3,8 1,7 2,7 ... 0,7 5,5 125 4,7 2,2 ... ... 0,8 6,9 150 5,6 2,6 4,0 ... 1,0 8,2

Tabela 1.10 - Comprimento equivalente para tubo de PVC, cobre ou liga de cobre.

Tipo de conexo Dimetro T T Nominal Cotovelo Cotovelo Curva Curva Passagem Passagem (mm) 90 45 90 45 Direta Lateral 15 1,1 0,4 0,4 0,2 0,7 2,3 20 1,2 0,5 0,5 0,3 0,8 2,4 25 1,5 0,7 0,6 0,4 0,9 3,1 32 2,0 1,0 0,7 0,5 1,5 4,6 40 3,2 1,0 1,2 0,6 2,2 7,3 50 3,4 1,3 1,3 0,7 2,3 7,6 65 3,7 1,7 1,4 0,8 2,4 7,8 80 3,9 1,8 1,5 0,9 2,5 8,0 100 4,3 1,9 1,6 1,0 2,6 8,3 125 4,9 2,4 1,9 1,1 3,3 10,0 150 5,4 2,6 2,1 1,2 3,8 11,1

26

Tabela 1.11 - Comprimento equivalente para tubos de ao galvanizado ou ferro fundido.

Tipo de Conexo Vlvula Vlvula Registro Registro Registro D Entrada Vlvula de de Sada de de de de Entrada (mm) de de P e Reteno Reteno Canalizao Gaveta Globo ngulo Normal Borda Crivo Tipo Tipo Aberto Aberto Aberto Leve Pesado 20 0,2 0,2 0,5 5,6 1,6 2,4 0,1 6,7 3,6 25 0,2 0,3 0,7 7,3 2,1 3,2 0,2 8,2 4,6 32 0,3 0,4 0,9 10,0 2,7 4,0 0,2 11,3 5,6 40 0,3 0,5 1,0 11,6 3,2 4,8 0,3 13,4 6,7 50 0,4 0,7 1,5 14,0 4,2 6,4 0,4 17,4 8,5 65 0,5 0,9 1,9 17,0 5,2 8,1 0,4 21,0 10,0 80 0,6 1,1 2,2 20,0 6,3 9,7 0,5 26,0 13,0 100 0,7 1,6 3,2 23,0 8,4 12,9 0,7 34,0 17,0 125 0,9 2,0 4,0 30,0 10,4 16,1 0,9 43,0 21,0 150 1,1 2,5 5,0 39,0 12,5 19,3 1,1 51,0 26,0

Tabela 1.12 - Comprimento equivalente para tubos de PVC rgido ou cobre.

Tipo de Conexo Vlvula Vlvula Registro Registro Registro D Entrada Vlvula de de Entrada Sada de de de de (mm) de de P e Reteno Reteno Normal Canalizao Globo Gaveta ngulo Borda Crivo Tipo Tipo Aberto Aberto Aberto Leve Pesado 20 0,4 1,0 0,9 9,5 2,7 4,1 11,4 0,2 6,1 25 0,5 1,2 1,3 13,3 3,8 5,8 15,0 0,3 8,4 32 0,6 1,8 1,4 15,5 4,9 7,4 22,0 0,4 10,5 40 1,0 2,3 3,2 18,3 6,8 9,1 35,8 0,7 17,0 50 1,5 2,8 3,2 23,7 7,1 10,8 37,9 0,8 18,5 65 1,6 3,3 3,5 25,0 8,2 12,5 38,0 0,9 19,0 80 2,0 3,7 3,7 26,8 9,3 14,2 40,0 0,9 20,0 100 2,2 4,0 3,9 28,6 10,4 16,0 42,3 1,0 22,1 125 2,5 5,0 4,9 37,4 12,5 19,2 50,9 1,1 26,2 150 2,8 5,6 5,5 43,4 13,9 21,4 56,7 1,2 28,9

27

7. Verificar se a presso se situa dentro dos limites estabelecidos por norma. Em condies dinmicas (com escoamento), a presso da gua nos pontos de utilizao deve ser estabelecida de modo a garantir a vazo de projeto indicada na Tabela 1.3 e o bom funcionamento da pea de utilizao e de aparelho sanitrio. Em qualquer caso, a presso no deve ser inferior a 10 kPa (1,0 mca), com exceo do ponto da caixa de descarga onde a presso pode ser menor do que este valor, at um mnimo de 5 kPa (0,5 mca), e do ponto da vlvula de descarga para bacia sanitria onde a presso no deve ser inferior a 15 kPa (1,5 mca). Em qualquer ponto da rede predial de distribuio, a presso da gua em condies dinmicas (com escoamento) no deve ser inferior a 5 kPa (0,5 mca). Em condies estticas (sem escoamento), a presso da gua em qualquer ponto de utilizao da rede predial de distribuio no deve ser superior a 400 kPa (40 mca). A ocorrncia de sobrepresses devidas a transientes hidrulicos deve ser considerada no dimensionamento das tubulaes. Tais sobrepresses so admitidas, desde que no superem o valor de 200 kPa (20,0 mca). A Tabela 1.13 apresenta as alturas recomendadas para as sadas dos pontos de gua para os aparelhos comumente utilizados.
Tabela 1.12 -Altura recomendada para os pontos de utilizao.

Aparelho sanitrio Altura do ponto (cm) Vlvula de descarga de boto 90 a 110 Vlvula de descarga de alavanca 57 a 60 Caixa de descarga 220 Caixa de descarga embutida 130 a 140 Banheira 35 a 65 Bid 15 a 20 Chuveiro 200 a 220 Lavadora de pratos ou de roupas 75 Lavatrio 60 a 65 Pia de cozinha 110 a 120 Tanque de lavar roupa 115 a 120

1.10 Proteo contra refluxo de gua


Para preservar a potabilidade da gua, devem ser tomadas medidas de proteo contra o refluxo de gua servida. Adicionalmente, medidas de proteo complementares devem ser tomadas quando a instalao predial de gua fria se destina a abastecer um conjunto de sub-instalaes que se repetem na direo vertical, como no caso de prdios de muitos pavimentos, ou na direo horizontal, como no caso do conjunto de casas de um condomnio. Essa proteo complementar se destina a prevenir o refluxo das sub-instalaes para a tubulao que as interliga, tanto no caso de tipo de abastecimento direto como no caso de tipo de abastecimento indireto. Um dispositivo de preveno ao refluxo deve ser previsto em cada ponto de utilizao ou de suprimento de gua, instalado no prprio ponto de utilizao ou suprimento, ou em local o mais prximo possvel. Para proteo da fonte de abastecimento, um dispositivo de preveno ao refluxo, do tipo conjunto combinado de vlvula de reteno e quebrador de vcuo, ou outro similar, deve ser instalado junto a ela no caso de tipo de abastecimento direto. Se o abastecimento for feito a partir de 28

rede pblica, a aceitao desta exigncia, bem como o local de instalao, ficam a critrio da concessionria. Se houver reservatrio na instalao predial de gua fria e o alimentador predial no alimentar nenhum ponto de utilizao intermedirio entre a fonte de abastecimento e o ponto de suprimento, ento, a separao atmosfrica no reservatrio, conforme a Figura 1.23, pode ser considerada como proteo da fonte de abastecimento. No caso de tipo de abastecimento indireto, em edifcios de diversos pavimentos alimentados atravs de colunas de distribuio, que alimentam aparelhos desprovidos de separao atmosfrica, deve ser prevista uma proteo contra refluxo de gua de um ramal para as referidas colunas. Recomenda-se a ventilao de coluna de distribuio conforme a Figura 1.24. O dimetro da tubulao de ventilao deve ser definido pelo projetista, sendo recomendvel a adoo de dimetro igual ao da coluna de distribuio. O ponto de juno da tubulao de ventilao com a coluna de distribuio deve estar localizado a jusante do registro de fechamento existente na prpria coluna. No caso de tipo de abastecimento direto para um conjunto de edifcios separados e abastecidos individualmente, a partir de tubulao que desempenhe funo similar de uma coluna de distribuio, deve ser prevista uma proteo contra refluxo de gua da instalao predial de gua fria de cada edifcio para a referida tubulao. Recomenda-se que um dispositivo de preveno ao refluxo do tipo conjunto combinado de vlvula de reteno e quebrador de vcuo, ou outro similar, seja instalado conforme a Figura 1.21.

Figura 1.21 - Esquema de separao atmosfrica padronizada.

29

Figura 1.22 - Esquema da ventilao na coluna.

Figura 1.23 - Esquema da localizao do dispositivo de proteo

30

1.11 Materiais e recomendaes gerais


As exigncias e recomendaes sobre os materiais e componentes empregados nas instalaes prediais de gua fria, baseiam-se em trs premissas principais: 1) A potabilidade da gua no pode ser colocada em risco pelos materiais com os quais estar em contato permanente. 2) O desempenho dos componentes no deve ser afetado pelas conseqncias que as caractersticas particulares da gua imponham a eles, bem como pela ao do ambiente onde acham-se inseridos. 3) Os componentes devem ter desempenho adequado face s solicitaes a que so submetidos quando em uso. A corroso, envelhecimento e degradao so fenmenos que merecem particular ateno, tendo em vista as conseqncias que acarretam nas instalaes prediais de gua fria. Esses fenmenos so extremamente complexos, devido quantidade de fatores que influenciam para que eles ocorram. A durabilidade dos materiais depende, fundamentalmente, da natureza do meio e das condies a que ficam expostas as instalaes, sendo, portanto, de difcil previso. As formas mais comuns de proteger os metais contra a corroso so: a) Modificar o meio (gua) atravs da correo do pH com produtos especficos. Neste caso, devese atentar para a preservao da potabilidade da gua em instalaes prediais de gua potvel. b) Utilizar catalisadores que modificam as caractersticas da gua, tornando-a estvel. c) Aplicar revestimentos protetores. Para garantir o bom desempenho das tubulaes plsticas ao longo de toda a sua vida til, deve-se estar atento para: - A radiao ultravioleta e o calor podem degradar algumas resinas plsticas. importante salientar que, para a fabricao dos tubos e conexes, estas resinas plsticas so aditivadas com produtos que as protegem dessas degradaes. Recomenda-se, no entanto, que sejam protegidos da radiao ultravioleta durante a estocagem; - A degradao que alguns plsticos podem sofrer quando em contato com produtos que contenham solventes orgnicos (por exemplo, a gasolina). Destaca-se, no entanto, que h plsticos indicados para a conduo destes produtos, podendo-se citar, como exemplo, o polietileno, cada vez mais utilizado para o transporte de combustveis no interior de postos de servios; - O efeito da fadiga que alguns plsticos podem sofrer devido a sobrepresses que possam ocorrer, como, por exemplo, em instalaes de recalque; - O efeito do impacto ou outras solicitaes mecnicas no previstas no uso normal do produto.

31

S-ar putea să vă placă și