Sunteți pe pagina 1din 6

Anhanguera Educacional Curso: Enfermagem Disciplina: Processo do Cuidar 2 ATPS Aplicao de Injeo Intramuscular em vasto lateral da coxa Prof:

Vanessa Galdino Talita Luzia Dias Barbosa-RA 4813900277 Vner Schulz Evangelista de Souza-RA 3770751204

APLICAO DE INJEO INTRAMUSCULAR EM VASTO LATERAL DA COXA

Niteri 2013

Aplicao de injeo IM no vasto lateral 1. Conceito: Consiste na introduo de medicamentos e vacinas no tecido (ROCHA 2012). 2. Finalidades: A administrao de solues medicamentosas no msculo que no podem ser absorvidas diretamente pela mucosa gstrica. Obter ao mais rpida do que por via oral(COUTINHO;SANTOS,2012). muscular

3. Complicaes: Irritao do paciente devido intensa dor durante a aplicao. Manchas avermelhadas no local, extenso do membro e abdome. Hipertermia. Edema. Hematomas difusos. Vesculas no membro, contendo fluido sanguinolento. Pirexia. Alterao da sensibilidade do membro. Formao de abscesso e escara. Injria no local da injeo. Nodulaes (SILVIA; SILVIA, 1999).

4. Material utilizado: Bandeja ou cuba rim contendo: Luvas de procedimentos Seringa de 3 ml ou 5ml Agulha para aspirao da medicao (40X12) Medicao a ser aspirada Agulha para medicao (25x8 ou 30x8) Bolas de algodo lcool a 70% (SILVA; SILVA, 2009, P.83).

5. Tcnica para realizar o procedimento: Lavar as mos. Ler a prescrio. Checar os 9 certos. Conferir o rtulo da medicao 3 vezes. Reunir o material. Explicar ao cliente o que ser realizado. Colocar o cliente em posio sentada. Calar as luvas fazer antissepsia do local. Retirar o ar da seringa e agulha. Com a mo no dominante, segure firmemente o msculo para aplicao da injeo. Realizar a aplicao no msculo escolhido, (vasto lateral) com o bisel lateralizado. Introduzir a agulha no ngulo de 45 ou 90 graus. Realize aspirao observando se atingiu algum vaso sanguneo (caso acontea retira a agulha do local, desprezar todo material e reiniciar o procedimento). Realize a medicao aps a aspirao local. Retirar a seringa/agulha, comprimindo o local com algodo. Realize massagem leve, isso pode proporcionar melhor distribuio e absoro do medicamento. No realizar massagem em medicamentos com contra indicaes por ao prolongada. Descarte o material em recipiente apropriado. Retire as luvas de procedimentos. Lave as mos. Proceda anotao de enfermagem, descrevendo o local da aplicao. Deixar o local organizado (SILVA; SILVA, 2009, P.83,84).

6. Diversidade de materiais disponveis no mercado atual para realizao de aplicao de injeo IM no vasto lateral da coxa.

Seringa com dispositivo de segurana

Vantagens: Garante o descarte seguro e a sua inutilizao. Segurana para o profissional da sade e para o paciente. Apresenta protetor articulado para alojamento da agulha aps o uso e a quebra do mbolo para inutilizao do produto . Segurana para o descarte seguro de perfurocortantes (AUTOR DESCONHECIDO). Seringa com dispositivo de segurana tipo corpo mvel sem agulha.

Vantagens: Possui facilidade no acionamento do dispositivo, no permitindo sua reutilizao aps o uso. um produto estril, atxica, isenta de ltex, sem agulhas, Bico Luer Lock.

Possui funcionamento igual s seringas comuns, pois no requer alterao da tcnica de aspirao e aplicao da injeo, assim como permite a troca da agulha quando necessrio.

A agulha fica retida dentro da cpsula, oferecendo proteo ao profissional da Sade. Dispositivo de Segurana confivel, atravs do Click sonoro, ttil e visivelmente, aps a realizao do travamento da cpsula. Suas partes podem ser separadas, reduzindo o descarte no coletor de material perfurocortantes (SERIGA...).

Seringa retrtil

Vantagens: Indicadas para a aspirao e administrao de pequeno, mdio e grande volume endovenoso, intramuscular, intracavitrio e para diluio. So adaptadas para a Norma Regulamentadora de Segurana e Sade no Trabalho em Servios de Sade - NR 32, com preocupao com os riscos biolgicos e cuidado com o usurio manipulador no momento do descarte do produto. Aps a utilizao da Seringa o mecanismo Retrtil permite que, a agulha seja retrada internamente ao Corpo Cilndrico da Seringa, atravs da retrao do mbolo. A retrao da Agulha para o interior do Corpo Cilndrico, proporciona a proteo da Agulha (objeto perfurcortante), antes do descarte, e evita que o profissional manipulador, necessite realizar o re-encape da Agulha com a Tampa Protetora (LANAMENTO).

Referncias COUTINHO, Maria Helena Barros; SANTOS, Sandro Rogrio Gabriel dos.Manual de procedimentos de enfermagem.Disponvel em: <http://www.corendf.org.br/portal/images/pdf/Manual%20de%20Procedimentos%20em %20Enfermagem.pdf>Acessado em:14 de abr de 2013. DESCARPACK. Seringa com dispositivo de segurana tipo corpo mvel sem agulha. Disponvel em:< http://www.descarpack.com.br/seringa corpo movel.htm> .Acessado em: 05 de mai de 2013. DESCARTEX.Indicao.Disponvelem:em:<http://www.descartexhmed.com.br/Seringa %20Retratil.htm>.Acessado em 05 de mai de 2013. HOSPITAL GETULIO VARGAS. Procedimento operacional Padro enfermagem.Disponvel em: <http://www.hgv.pi.gov.br/download/201207/HGV20_d747ba8b2b.pdf>. Acessado em 17de Mar de 2013. SERINGA INJEX SAFETY. Disponvel em:< http://www.injex.com.br/Linha de Seguranca NR32/Seringa-Injex-Safety/14/>.Acessado em 05 de mai de 2013. SILVIA, H. de B.Cassiani; SILVIA. M.Rangel. Complicaes locais ps-injees intramusculares em adultos: reviso bibliogrfica. Disponvel em: <http://www.fmrp.usp.br/revista/1999/vol32n4/complicacoes locais pos injecoes.pdf>. Acessado em: 17de Mar de 2013. SILVA, Marcelo Tardelli da; SILVA, Sandra Regina L.P.T.Clculo e administrao de medicamentos na enfermagem. 2 Ed. So Paulo: Martinari, 2009.p.83.

S-ar putea să vă placă și