Sunteți pe pagina 1din 7

ALFABETIZAO CARTOGRFICA: ATIVIDADES DE ENSINO PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

Esta proposta foi publicada nos Anais da VIII Semana de Geografia: Geografia e a Questo Ambiental e V Jornada Cientfica do Curso de Geografia. ISSN 2238-3816, UENP, Cornlio Procpio PR, 2012.

ALFABETIZAO CARTOGRFICA: ATIVIDADES DE ENSINO PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL


SARMENTO, Kelli Maiara CAVALCANTE, Luana Thais FERNANDES, Renata Gomes SOUZA, Ana Paula Alves OLIVEIRA, Jully Gabriela Retzlaf

Palavras-Chave: Geografia, Jogos, Escala. INTRODUO


A Cartografia embora seja considerada complicada est presente no cotidiano das pessoas, desta forma basta um olhar cuidadoso para que se note sua presena. De acordo com Pissinatiet al (2007), ela pode ser observada em um traado do campo de futebol, na posio das carteiras em uma sala de aula, at mesmo no simples fato de caminhar de um lugar para outro. Quando se trata da aplicao da Cartografia no ensino de Geografia, esta deve ser trabalhada de uma forma em que facilite a aprendizagem das crianas, uma forma prtica e de fcil compreenso. A pesquisa nasceu da inquietao dos autores em buscar o porque tantos alunos terminam a Educao Bsica sem saber ler um mapa. A busca da real deficincia na alfabetizao cartogrfica. A partir desses questionamentos pretendemos apresentar uma metodologia diferenciada para facilitar a alfabetizao cartogrfica No Ensino Fundamental, ressaltando atividades para ensinar este contedo. Pretende-se mostrar aos professores, que quebrando o tabu de que hora de estudar no pode brincar, pode auxiliar na compreenso da matria. Atividades ldicas podem tornar o estudo mais prazeroso. Desse modo buscamos apresentar novos mtodos para que os professores possam passar o contedo cartogrfico, de um modo que esse no parea ser um bicho de sete cabeas. Um modo divertido e que seja de fcil aplicao pelo professor. Este artigo tem por finalidade apresentar atividades de ensino de alfabetizao cartogrfica para serem aplicadas no Ensino Fundamental, buscando facilitar a aprendizagem deste contedo, atravs de formas ldicas, simplificadas e com materiais de fcil acesso s crianas. Para realizao deste trabalho foram feitas leituras de bibliografias especializadas no assunto e criao de atividades de ensino de alfabetizao cartogrfica para serem aplicadas no Ensino Fundamental. Para verificar a aplicabilidade das atividades elaboradas as mesmas foram aplicadas a um criana que cursa o 6 ano do Ensino Fundamental II.
O ENSINO DE GEOGRAFIA E A ALFABETIZAO CARTOGRAFICA

A Geografia uma cincia que ajuda a ler o mundo, como caracteriza Callai,

Ler o mundo da vida, ler o espao e compreender que as paisagens que podemos ver so resultados da vida em sociedade, dos homens na busca da sua sobrevivncia e da satisfao da suas necessidades. Em linhas gerais, esse o papel da Geografia na escola (2005, p. 228229).

A Cartografia tem que andar junto com a Geografia. Essas duas precisam estar ligadas. Pontos da Cartografia como orientao e localizao podem ajudar a entender os contedos da Geografia. Castellar e Vilhena (2010) deixam claro essa idia quando afirmam que muito importante o letramento Geogrfico iniciar a partir das noes cartogrficas. Para terem essa leitura do mundo, as crianas no podem ser alfabetizadas com uma Geografia Tradicional. Onde essa disciplina no passa de relatos e dados, uma matria passada para que os alunos decorem os dados, e que esses para mais nada serviriam em sua vida. Para tanto uma forma mais dinmica e interessante de ensinar tem que ser adotada. Os professores tem que estar preparados para mostrar a importncia da Geografia e o quanto esta faz diferena em nossa vida. Com a Cartografia no pode ser diferente, essa tem que ser ensinada usando materiais que esto ao alcance dos alunos, para que eles possam ver que essa no uma matria complicada e que est presente em seu dia-a-dia. Ao contrrio do que muitos pensam, a Cartografia pode sim e deve ser ensinada na Educao Bsica. O aluno tem desde as Sries Iniciais at o final do Ensino Mdio para aprender a fazer a correta leitura de um mapa e aproveitar de todos os recursos que esse fornece. De acordo com Antunes (2010), o aluno deve aprender a ver um mapa, e no simplesmente olh-lo. Ver o mapa olhar para ele e analis-lo e assim ler todas as informaes que esta sendo representada. Dessa maneira o aluno precisa ter conhecimento da simbologia cartogrfica. Segundo Katuta (1997), para que possamos fazer a leitura de um mapa temos que ser alfabetizados, assim como na linguagem escrita. Ainda que a linguagem cartografia seja considerada especifica, necessita-se do mnimo de compreenso desta. Quanto ao papel do professor alfabetizador cartogrfico Antunes (2010) deixa bem claro seu dever [...] Inclui oferecer elementos para que a criana, e depois o adolescente, compreenda o processo necessrio para a realizao de um mapa e, sobretudo porque eles so feitos e porque a Geografia no pode dispens-los. (p. 66). Uma maneira de facilitar a alfabetizao cartografia da criana, o uso de brincadeiras, trabalhos mais dinmicos, para que assim o aluno possa ver a matria de uma maneira mais atraente. Como descrito por Callai (2005), Ao caminhar, correr, brincar, ela est interagindo com um espao que social, esta ampliando o seu mundo e reconhecendo a complexidade dele. Muitas vezes o ensinar Cartografia, pode vir de onde o aluno menos imagine. A amarelinha, o esconde-esconde, por exemplo, so brincadeiras que as crianas conhecem. E com elas que os professores podem ensinar. Isso fica claro no conceito de Oliveira (1978 apud PISSINATI et al, 2007), para essas brincadeiras so exigidas alguns requisitos espaciais, como a representao no caso da amarelinha, ou a localizao para o escondeesconde.

Katuta (1997) deixa claro que o que tem ocorrido a desmotivao para que o aluno aprenda a Cartografia. Pois somente o uso de mapas com escalas pequenas, os fornecidos pelos livros didticos, no estimula a curiosidade paras os fatores da rea que esta sendo estudada. Esse usado apenas como objeto para cpia. Por outro lado, cabe aos professores estimular seus alunos a aprenderem a ler um mapa, a fazer que com exista a alfabetizao cartogrfica. No pode ser aula de mapa, e sim uma aula com mapa. O mapa tem que fazer parte da aula, ele tem que ser um recurso a ser usado. Antunes (2010) mostra alguns procedimentos de anlise e interpretao de Cartas Geogrficas (quadro 01); Na legenda existem vrios 1) Verifique se voc sabe interpretar todos os signos da smbolos e suas convenes. Esses smbolos so internacionais, legenda do mapa. procure decodific-los. Saiba que o mapa o retrato 2) Experimente sua capacidade em transferir os signos para o simplificado do espao. Transfira os signos para o espao real, espao. idealizado. A rosa dos ventos elemento 3) Observe a rosa dos ventos e essencial em todo mapa. Aprenda descubra os pontos cardeais a transferir as direes do mapa no espao. para o espao idealizado. Preocupao excessiva com a 4) Caso o mapa no apresente simplificao pode omitir a rosa a rosa dos ventos, saiba dos ventos. No aceite essa buscar elementos para omisso procure constru-la. constru-la. As direes expressas na rosa dos ventos se especializam com o uso da bssola. Ao estudar o mapa, idealize as direes reais. Uma foto de uma pessoa sua 6) A escala um elemento representao em escala. Ao ver a essencial em todo mapa. Saiba decifrar seu contedo e foto voc deve perceber a dimenso real da pessoa. O mapa transformar as distncias. exige igual procedimento. 7) Saiba identificar os signos A escala no deve ser usada apenas para avaliar distncia, mas do mapa em sua dimenso tambm para a compreenso dos real usando a escala. tamanhos dos smbolos. 8) Saiba interpretar a projeo Como toda carta geogrfica cartogrfica utilizada e adapte representa uma superfcie esfrica a interpretao do espao aos o globo terrestre em um espao plano, as deformaes so limites impostos por essas inevitveis. Saiba compens-las. projees. 5) Tenha sempre uma bssola em mos e saiba us-la em todo o mapa consultado.
Quadro 01 - Procedimentos de anlise e interpretao de Cartas Geogrficas.

Segundo o autor acima citado, estes procedimentos facilitar a leitura, a compreenso das informaes contidas no mapa. Esses so alguns requisitos mnimos para que se realize a leitura de mapas. Assim, como ocorre a alfabetizao da criana, aprendendo a ler e a escrever, tem que haver a alfabetizao cartogrfica. Essa importante tambm desde as sries iniciais, dessa forma quando o adolescente chegar ao Ensino Mdio, nas sries finais, estar apto a ler um mapa.

Atividades Para Ensinar Alfabetizao Cartogrfica no Ensino Fundametal


Com base nas reflexes feitas anteriormente foram prepararas algumas atividades para ensinar alfabetizao cartogrfica no Ensino Fundamental e a seguir as mesmas sero apresentadas: Atividade 01 construo de uma maquete do quarto; Atividade 02 - Jogo batalha naval e Atividade 03 - Escala cartogrfica utilizando a fotografia. Atividade 01 - construo de uma maquete do quarto. Objetivo da atividade: trabalhar a escala cartogrfica e a construo de legenda. Esta atividade ser desenvolvida da seguinte forma: 1) em casa a criana far o mapa mental de seu quarto, destacando o posicionado dos moveis (figura 01). Desta forma, a criana participa do processo de mapeamento ao fazer a transposio da imagem do real para o plano bidimensional, alm de demonstrar a compreenso do espao em sua volta, como afirma Nogueira (2005) Os mapas mentais nos revelam como os lugares esto sendo compreendidos. 2) na aula seguinte o aluno trar uma caixa de sapato e algumas caixinhas como de remdio, fsforo, tampinhas entre outros materiais e dentro da caixa de sapato ir confeccionar uma maquete do quarto a partir do mapa mental, passando da representao bidimensional para a tridimensional (figura 02). Materiais usados: Folha A4; caixa de sapato; caixinhas de remdio; caixinha de fsforo; cola basto; tesoura sem ponta; palitos de dentes; tampinhas de garrafa; papel de presente; canetinha. Durao da atividade: Duas aulas.

Atividade 02: Jogo batalha naval. Objetivo da atividade: trabalhar a noes de coordenada geogrfica. As regras deste jogo consistem em: cada aluno ter dois tabuleiros, em um ser marcada a sua jogada (marcada a disposio das armas) e em outro ser marcada a jogada realizada no tabuleiro do adversrio, duas armas no podem se tocar, cada jogador tem direito a trs tiros, sendo esses indicados pelas coordenadas geogrficas (figura 03). A cada tiro o adversrio deve avisar se foi acertado ou no uma arma dele. Uma arma afundada quando todas as casas correspondentes forem acertadas. O jogo termina quando todas as armas de seu oponente forem afundadas. Armas disponveis: 5 Hidravies, 4 submarino, 3 Cruzadores, 2 encouraados e 1 porta avies (Figura 04). Assim o aluno aprender a dinmica das coordenadas a cada jogada feita. Materiais usados: Dois tabuleiros para cada aluno. Durao da atividade: Uma hora aula.

Atividade 03 Escala cartogrfica utilizando a fotografia. Nesta atividade ser abordado a reduo feita do tamanho real altura do aluno para o desenho fotografia do aluno. 1) inicialmente, o aluno dever se posicionar em frente a um papel Kraft que tenha seu tamanho e com ajuda dos colegas da sala pedir a estes que faam um contorno de seu corpo na folha (figura 05); 2) posteriormente o aluno dever posicionar uma foto de corpo inteiro no canto inferior da folha que tem o seu desenho em tamanho real a fim de verificar quantas vezes o real foi reduzido para caber na foto. Desta forma a criana consegue construir o conceito de escala, vendo a questo da reduo da escala de perto, e assim compreender como essa feita. Materiais usados: Foto 10x15 de corpo inteiro; canetinhas; papel Kraft; Durao da atividade: Duas aulas.
CONSIDERAES FINAIS

De acordo com o estudo de caso feito, chega-se a concluso de que tem maneiras de fazer com que haja uma boa alfabetizao cartogrfica. De que no pode ficar preso ao tradicionalismo. possvel ensinar Geografia de maneira mais dinmica e interessante que desperte a ateno dos alunos e os levem participao ativa na sala de aula. Observa-se que as atividades propostas estimulam a curiosidade e o interesse dos alunos. O jogo prende a ateno da turma e o aluno fica envolvido com a brincadeira. um modo prazeroso de estudar. No mais apenas a obrigao, o comprimento de tarefas e sim diverso. O artigo deixa claro que o ensino da cartografia no Ensino Fundamental, no to complicada. Pois a criana esta conhecendo os conceitos cartogrficos de forma prazerosa. Alm disso, com o passar dos anos, tendo uma alfabetizao Cartogrfica correta, at o final do Ensino Mdio teremos alunos aptos a lerem e interpretarem os mapas.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ANTUNES, C. Geografia e Didtica. Petrpolis: Editora Vozes, 2010. p.64. CALLAI, H. C. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino fundamental. Cadernos CEDES, 25(66), p. 227-247, Aug., 2005. CASTELLAR, S.; VILHENA, J. Ensino de Geografia. So Paulo. Cengage Learning, 2010. p.24.

KATUTA, A. M. A linguagem cartogrfica no ensino superior e bsico. In.: PONTUSCHKA, N. N.; OLIVEIRA, A. U. de (Orgs.). Geografia em Perspectiva: Ensino e pesquisa. Edio? Local? 2005. p.134. ______. Uso de mapas = Alfabetizao cartogrfica e/ou leiturizao cartogrfica. Nuances,Presidente Prudente, v. III, p.42, set. 1997. NOGUEIRA, A. R. B. Mapa Mental: Recurso didtico para o estudo do lugar. In.: PONTUSCHKA, N. N.; OLIVEIRA, A. U. de (Orgs.). Geografia em Perspectiva: Ensino e pesquisa. Edio? Local? 2005. p.125. PISSINATI, M. C.; ARCHELA, R. S. A alfabetizao cartogrfica: Simples e prtica. In: CALVENTE, M. C. M. H.; ARCHELA, R. S.; GRATO, L. H. (Orgs.). Mtiplas Geografias:Reflexo pesquisa reflexo. Volume IV. Londrina, 2007, p.114 115.

S-ar putea să vă placă și