Sunteți pe pagina 1din 8

www.e-lee.

net

Temtica Mquinas Elctricas

Captulo Converso Electromagntica

CIRCUITO MAGNTICO

INTRODUO Esta exposio incide sobre a modelizao de um electroman. Neste contexto, introduz-se a noo de circuito magntico e a lei de Hopkinson.

Este projecto financiado pela Unio Europeia no mbito de uma aco Scrates-Minerva. As informaes nele contidas so da exclusiva responsabilidade dos seus autores. A Unio Europeia declina toda a responsabilidade relativamente ao seu uso.

www.e-lee.net
1. INTERESSE DA NOO DE CIRCUITO MAGNTICO O binrio electromagntico Te ou a fora electromagntica

Fe que um conversor

electromagntico fornece, exprime-se como sendo a derivada parcial da co-energia magntica, Wcm , em ordem posio do rotor, , estando a co-energia magntica expressa em funo das diferentes correntes do conversor. Para um conversor rotativo, tem-se:

Te =
Para um conversor linear:

Wcm

Fe =

Wcm x

A co-energia magntica Wcm pode ser calculada por integrao das expresses que relacionam os fluxos com as correntes que circulam nos diferentes enrolamentos. Para um conversor com n enrolamentos, obtm-se: para o caso de um conversor rotativo :

Wcm =
para o caso de um conversor linear

i1 ,i2 ,...,in

0 , 0 ,..., 0

k =1

(i1 , i2 ,..., in , ) dik

Wcm =

i1 ,i2 ,...,in

0 , 0 ,..., 0

k =1

(i1 , i2 ,..., in , x) dik

Para se escrever as relaes entre fluxo e corrente, pode ser til, em certos casos, recorrer noo de circuito magntico (e noo de relutncia que lhe est associada), uma vez que assim possvel deduzir directamente as relaes k (i1 , i2 ,..., in , ) ou k (i1 , i2 ,..., in , x) atravs do conhecimento da geometria do sistema em causa e da permeabilidade magntica dos materiais que o constituem. 2. PRIMEIRO EXEMPLO DE UM CIRCUITO MAGNTICO Para introduzir o conceito de circuito magntico, considere-se uma bobine de N espiras enroladas volta de um ncleo toroidal (Figura 1).

Figura 1 - Bobine num ncleo toroidal

www.e-lee.net

3. CONTORNO DE INTEGRAO PARA APLICAO DO TEOREMA DE AMPERE Pode-se calcular o campo magntico criado pela corrente I que circula na bobine, aplicando o teorema de Ampre aos contornos circulares situados nos planos "cortados" pelas correntes, isto , contornos cujos centros se situam no eixo de simetria da bobine (Figura 2).

Figura 2 - Esquema representativo dos contornos de integrao 4. APLICAO DO TEOREMA DE AMPRE - EXPLICITAO DO CIRCUITO MAGNTICO Por razes de simetria geomtrica, nos contornos de integrao escolhidos, o campo de induo B induzido pela corrente I que circula na bobine de amplitude constante e tangente aos contornos de integrao escolhidos. Pode deduzir-se: se o contorno tem um raio R1 inferior a Ri , raio interior do ncleo toroidal (contorno l 1

da figura 2 )1

l1

d l = 2

RB

=0

(1)

se o contorno tem um raio R2 superior a Ri e inferior a Re , raio exterior do ncleo toroidal (contorno l 2 da figura 2)

l2

d l = 2

RB

=NI

(2)

finalmente, se o contorno tem um raio

R3 superior a R2 (contorno l 3 da figura 2 ) =N I N I =0


(3)

l3

d l = 2

RB

na realidade, para todo o contorno que se situe num plano que no corte a bobine.

www.e-lee.net
onde

representa a permeabilidade magntica do vazio (aproximao da permeabilidade

magntica do ar) e

a permeabilidade magntica do material constitutivo do ncleo toroidal.

Constata-se que o campo de induo magntica nulo em qualquer ponto fora do ncleo toroidal. Todo o fluxo induzido pela corrente I circula no interior deste volume, tal como a corrente elctrica tambm s circula nos materiais condutores. Por analogia com os circuitos elctricos, pode definir-se o ncleo toroidal como um circuito magntico. 5. LEI DE HOPKINSON Se o raio interior

Ri e o raio exterior Re do ncleo toroidal tm valores muito prximos (o que

equivale a dizer que a dimenso das espiras muito reduzida face ao raio mdio ( Rmd = ( Ri + Re ) / 2 ), pode admitir-se, sem grande erro, que todos os contornos de integrao situados no interior do ncleo toroidal tm todos, aproximadamente, o mesmo comprimento 2 Rmd . Esta hiptese permite admitir que o campo de induo magntica praticamente constante em todos os pontos de uma seco circular do ncleo (seco perpendicular ao ncleo). Como, por outro lado, o campo de induo B perpendicular em todos os pontos desta seco (porque tangente ao contorno de integrao), o fluxo atravs de uma seco circular do ncleo, vale, aproximadamente:

= B.d S = B S
S

(4)

onde S representa a seco perpendicular ao ncleo (seco de forma circular) . Combinando (2) e (4), obtm-se:

=
sendo

S
l

NI

(5)

l = 2 Rmd

Designa-se :

F .m.m. = N I a fora magnetomotriz que se exprime em Ampre-espira (Ae) ;


=

l a relutncia magntica do circuito magntico que se em exprime S

Ampre-espira por Weber (Ae/Wb) o que permite reescrever (5) sob a forma :

F .m.m. =
Esta expresso conhecida como Lei de Hopkinson. 6. ANALOGIA CIRCUITOS MAGNTICOS / CIRCUITOS ELCTRICOS

(6)

Com os conceitos anteriores, podem-se estabelecer-se analogias entre os circuitos magnticos e os circuitos elctricos:

www.e-lee.net
ao fluxo magntico que circula num circuito magntico, corresponde a corrente elctrica I que circula num circuito magntico, fora magnetomotriz F .m.m. , corresponde a fora electromotriz U ; relutncia magntica de um condutor magntico de comprimento, seco S e de permeabilidade , corresponde a resistncia R de um condutor elctrico de comprimento l , seco S e de condutividade finalmente, lei de 'Hopkison

; tem-se =

l l e = ; S S

F .m.m. = corresponde a lei de Ohm U = R I

Pode-se igualmente definir a permencia P = 1 / de um circuito magntico que corresponde condutncia G = 1 / R de um circuito elctrico. Circuito magntico Fluxo ( ) Fora magnetomotriz ( F .m.m. ) Relutncia ( ) Permencia ( P = 1 / ) Lei de Hopkison ( F .m.m. = ) Circuito elctrico Corrente ( I ) Fora electromotriz ( U ) Resistncia ( R ) Condutncia ( G = 1 / R ) Lei de Ohm ( U = R I )

Analogias circuitos magnticos / circuitos elctricos. 7. APLICAO MODELIZAO DE UM CONVERSOR ELECTROMECNICO Como exemplo, vai aplicar-se a noo de circuito magntico modelizao do electroman representado na figura 3, no qual se admite que o fluxo magntico est confinado no interior das peas de material ferromagntico e no entreferro que as separa.

Figura 3 - Representao esquemtica de um electroman 8. DEFINIO DE UM CIRCUITO MAGNTICO EQUIVALENTE Um clculo atravs do mtodo dos elementos finitos (Figura 4) permite verificar a pertinncia da hiptese admitida, de o fluxo se encontrar confinado s peas de material ferromagntico e aos trs entreferros

www.e-lee.net

A hiptese admitida corresponde a negligenciar o fluxo de fugas (fluxo que no atravessa os entreferros). Este fluxo de fugas tanto menor quanto menor for o entreferro a atravessar ou quanto maior for a permeabilidade magntica relativa do material ferromagntico 2

Figura 4 - Esquematizao do fluxo magntico atravs de elementos finitos 9. SIMPLIFICAO DE UM CIRCUITO MAGNTICO Atendendo simetria geomtrica do circuito, possvel o seu estudo utilizando apenas metade do circuito (Figura 5). Os fluxos que circulam em cada um dos segmentos laterais so iguais e correspondem a metade do fluxo que passa pelo segmento central ou, o que o mesmo, correspondem ao fluxo que passa em metade do segmento central.

Figura 5 - Simetria geomtrica do circuito magntico 10. RELAO FLUXO-CORRENTE Conhecido o comprimento mdio l e a seco S dos diferentes segmentos do circuito magntico assim como a permeabilidade magntica do material que os constitui, podem-se calcular as nove relutncias parciais do circuito, a partir da frmula genrica:

Admitindo que os materiais magnticos esto pouco saturados.

www.e-lee.net =
Se

l S

r a permeabilidade relativa do material ferromagntico que constitui o ncleo ( = r 0 ), permeabilidade esta que se supe constante para qualquer valor de corrente I
(o que equivale a desprezar a saturao), obtm-se:

a 2 1 = 3 = r 0 a f b
2 = 2 = 4 = 8 =

ea r 0 a f e

r 0 a f
d

e 2 5 = 7 = r 0 a f
Os fluxos que circulam em cada um dos segmentos laterais (iguais a metade do fluxo do segmento central do circuito) obtm-se atravs de :

N I r 0 a f NI = 8 = 2b + 2c + 2d 4a 2 i 2e +
i =1

(7)

Note-se que, se o comprimento total do circuito negligencivel face a r vezes o comprimento total dos entreferros, no se comete um grande erro na relao fluxo-corrente, se se considerar que a relutncia total do circuito apenas a relutncia devida aos entreferros 3. Para um r superior a 1000 e entreferros inferiores a 1mm, esta aproximao vlida desde que o comprimento total do circuito seja inferior a 2 m. 11. CLCULO DA CO-ENERGIA MAGNTICA E DA FORA DE ATRACO O fluxo induzido pelas N espiras :

=N=LI
substituindo a expresso (7),

L= e+

N 2 0 a f b + c + d 2a

este tipo de simplificao que se efectua nos conversores electromagnticos, quando se admite que a permeabilidade dos materiais magnticos que os constituem infinita.

www.e-lee.net
A co-energia magntica 4 resulta:

Wcm = dik =
0

1 L I2 2

Finalmente, a fora de atraco entre dois elementos do ncleo magntico obtm-se de:

N 2 I 2 0 a f Wcm Fe = = 2 e b + c + d 2a 2 e + r
Ela tanto maior quanto menor for e , atingindo um valor mximo de:

Fe , mx
para e = 0

N 2 I 2 r 0 a f = 2 2(b + c + d 2a )

que, neste caso, numericamente igual energia magntica, uma vez que a relao fluxo-corrente linear.

S-ar putea să vă placă și