Sunteți pe pagina 1din 11

Seminrio de Mordomia do Tesouro

A rea da Mordomia do Tesouro ocupa na Igreja o papel dos soldados de um exrcito que ficam na retaguarda, providenciando os meios para que a linha de frente avance e atinja os objetivos propostos. No possvel fazer uma obra progressiva sem os recursos financeiros para o evangelismo, construo de novos templos, aquisio de materiais e equipamentos, etc. Deus coloca os recursos necessrios nas mos daqueles que so alcanados pelo Evangelho, e que se dispem a levar avante esta to importante Obra. Cabe Mordomia do Tesouro orientar, incentivar, motivar e exortar os membros de nossas Igrejas a que tomem parte ativa na manuteno da Obra de Jesus nesta Terra. Avancemos, pois nesta guerra csmica, nosso General j vencedor!

Pr. Gilson Medeiros gilson_iaene@yahoo.com.br Abril de 2005

www.advir.com.br

Seminrio de Mordomia do Tesouro

PRINCPIOS DE

MORDOMIA DO TESOURO

MORDOMIA uma sociedade entre o homem e Deus. 1. Deus 2. Homem Dono de tudo Administrador ou Mordomo

Como funciona esta sociedade? Deus aumentar os bens confiados, na proporo em que aumente nossa habilidade para administr-los. O Mordomo reconhece que Deus o Criador e Mantenedor da vida. Ou no sabeis que... no sois de vs mesmos? 1Cor. 6:19. Fostes comprados por bom preo; no vos faais servos dos homens 1Cor. 7:23. Deus pede talentos de influncia e de meios. Recusar-nos-emos a obedecer? Nosso Pai celestial concede dons e solicita uma parte de volta a fim de provar se somos dignos de possuir o dom da vida eterna Testemunhos Seletos, vol. 1, p. 389. Deve haver uma obra de REAVIVAMENTO em nosso povo Muitos deixaram de negar-se a si mesmos, e no poucos retiraram seus dzimos e ofertas. Deus, em Sua providncia, ordenou uma reforma em Sua sagrada obra, a qual devia comear no corao, e operar para o exterior Mensagens Escolhidas, vol. 2, p. 177-178. Tornai vs para Mim e Eu tornarei para vs, diz o Senhor dos Exrcitos. Mas vs dizeis: Em que havemos de tornar? Malaq. 3:7. Um reavivamento da verdadeira piedade entre ns, eis a maior e mais urgente de todas as necessidades. Busc-lo deve ser nossa primeira ocupao Mens. Escolhidas, vol. 1, p. 121.

www.advir.com.br

Seminrio de Mordomia do Tesouro

Quando o Senhor v o Seu povo restringindo suas imaginrias necessidades, praticando a abnegao prpria, no com esprito de murmurao ou de renegar, como a esposa de L ao sair de Sodoma, mas cheio de gozo por amor a Jesus, ento a obra avanar com poder Testemunhos, vol. 6, p. 104. Quando o Senhor est para realizar uma obra, Satans instiga algum a fazer objees O Desejado de Todas as Naes, p. 397. Deus elaborou um plano para financiar Sua obra UM PLANO DE ORIGEM DIVINA A nica maneira que Deus ordenou, para fazer avanar a Sua causa, abenoar os homens com propriedades. D-lhes Sua luz do sol e a chuva; faz a vegetao crescer; d sade e habilidades para adquirirmos meios... Por sua vez, Ele deseja que os homens e mulheres mostrem sua gratido devolvendoLhe uma parte em dzimos e ofertas Test. Seletos, v.2, p.41. ESTE PLANO PROV OS MEIOS NECESSRIOS E ABUNDANTES O prprio Deus deu origem aos planos para o avano de Sua obra, e tem proporcionado a Seu povo um excesso de meios, a fim de que, quando Ele pedir auxlio, alegremente possam atender Cons. sobre Mordomia, p. 45. ESTE O PLANO PARA FAZER A OBRA AVANAR COM PODER Se forem fiis em levar para o Seu tesouro os meios que lhes foram emprestados, Sua obra ter rpido progresso. Muitas almas sero ganhas para a verdade, e o dia da vinda de Cristo ser apressado Cons. sobre Mordomia, p. 45. Determinou o Senhor que os meios a ns confiados sejam usados na edificao de Seu reino. Seus dons so confiados aos Seus mordomos para que com eles negociem cuidadosamente, e Lhe devolvam os rendimentos na salvao de almas. Tais almas, por sua vez, se tornaro mordomos de confiana, cooperando com Cristo para promover os interesses da causa de Deus Cons. sobre Mordomia, p. 35. DEUS NOS DEU ESTA PRIVILEGIADA TAREFA No se prope o Senhor a vir a este mundo e derramar ouro e prata para o avano de Sua obra. Ele supre os homens com recursos, para que pelas suas ddivas e ofertas conservem Sua obra em avano Cons. sobre Mordomia, p. 36. Deus apela a Seu povo para que desperte quanto s suas responsabilidades. Quando eles forem atendidos, ao dar ao Senhor o que Lhe pertence, nos dzimos e ofertas, abrir-se- o caminho para o mundo ouvir a mensagem que o Senhor determina que oua Cons. sobre Mordomia, p. 36. Somos ns que limitamos a obra de Deus, atravs de nossa m disposio em entregar-Lhe nossa vida e bens.

www.advir.com.br

Seminrio de Mordomia do Tesouro

A IMPORTNCIA DOS DZIMOS Tudo quanto retido daquilo que Deus requer, a dcima parte do rendimento, registrado nos livros do cu como roubo feito a Deus. Essas pessoas defraudam a seu Criador; e ao ser-lhes apontado esse pecado de negligncia, no basta que mudem de direo e comecem a seguir da em diante o reto princpio. Isto no alterar os algarismos registrados no cu pela sonegao da propriedade que lhes foi confiada para ser devolvida quele que a emprestou. Exige-se arrependimento pelo trato infiel e a ingratido para com Deus Test. Seletos, vol. 1, p. 373. Devolver o dzimo nosso primeiro dever. Depois de cumprir com este dever sagrado, devemos avanar a outros deveres e responsabilidades. No podemos substituir o dever de dizimar com ofertas maiores. O dzimo deve vir primeiro, pois assim que nos ensina a Palavra do Senhor: Honra ao Senhor com a tua fazenda, e com as primcias de toda a tua renda (Prov. 3:9). Isto nos mostra que no devemos gastar nossos recursos primeiramente com nossas necessidades, e do restante buscar cumprir nossa obrigao para com o Senhor; mas devemos separar a parte de Deus em primeiro lugar. Ainda que devolvamos um fiel dzimo, se for feito do resto no isto que o Senhor espera de ns. DESTINO DOS DZIMOS Deus deu orientao especial quanto ao emprego do dzimo. Ele no quer que Sua obra seja entravada por falta de meios. Para que no haja uma obra acidental, nem engano, Ele tornou bem claro o nosso dever sobre esses pontos. A poro que Deus reservou para Si, no deve ser desviada para nenhum outro desgnio que no aquele por Ele especificado. Ningum se sinta na liberdade de reter o dzimo, para empreg-lo segundo seu juzo. No devem servir-se dele numa emergncia, nem us-lo segundo lhes parea justo, mesmo no que possam considerar como obra do Senhor Obreiros Evanglicos, p. 224-225. Um raciocina que o dzimo pode ser aplicado para fins escolares. Outros argumentam ainda que os colportores devem ser sustentados com o dzimo. Comete-se grande erro quando se retira o dzimo do fim em que deve ser empregado o sustento dos ministros... Deus no mudou: o dzimo tem de ser ainda empregado para a manuteno do ministrio Cons. sobre Mordomia, p. 102-103. O DZIMO NO PODE SER USADO: - Para compra ou construo de prdios ou dependncias - Para compra de equipamentos - Para despesas gerais da igreja - Para despesas operacionais das escolas - Para fazer obra assistencial pelos pobres - Ou qualquer outra finalidade diferente daquela designada por Deus

www.advir.com.br

Seminrio de Mordomia do Tesouro

DIRETRIZES SOBRE O DZIMO Dzimo 10% da renda pessoal No hebraico do Antigo Testamento utilizam-se as palavras MAASER, ASAR, ASIYRY, que significam dcima parte. No grego do Novo Testamento utilizam-se as palavras APOKEKATO, ou DEKATS, que tambm significam dcima parte. Qualquer dicionrio tambm mostrar que DZIMO significa dcima parte. QUANDO DEVEMOS DEVOLVER O DZIMO? Ele deve ser devolvido como as primcias, quando recebida a renda pessoal (salrio), ou seja, semanalmente, mensalmente, etc., conforme cada caso. ONDE DEVOLVER O DZIMO? Deve ser levado casa do tesouro (Malaq. 3:8-10), que atualmente a tesouraria da Associao ou Misso. Deve ser entregue na igreja onde a pessoa membro, e o tesoureiro ficar responsvel de enviar a remessa de toda a igreja para a Misso. DO QUE SE DEVE DIZIMAR? Renda Bruta O dzimo deve ser calculado sobre a quantidade total do ordenado ou salrio de uma pessoa, antes dos descontos requeridos legalmente ou de outras dedues autorizadas pelo empregado (plano de sade, doaes, etc.). Isto abrange os impostos sobre a renda que fornecem servios e outros benefcios da cidadania responsvel. As contribuies para a Previdncia Social (INSS) podem ser descontadas, pois o dzimo ser devolvido do salrio da aposentadoria, quando esta chegar. Lucros Comerciais e Profissionais O dzimo ser devolvido com base no lucro lquido que o comerciante ou profissional conseguiu. Subsdios e Benefcios Devem ser dizimados quando trazem aumento da renda do empregado (salrio-famlia, vale transporte, vale refeio, etc.). Heranas Tambm devem ser dizimadas. Quando se tratar de herana em propriedades de terras, uma opo transformar parte da herana em dinheiro para poder devolver o dzimo do patrimnio herdado. Qual deve ser a atitude para com o dzimo dos membros cujo cnjuge no adventista (por exemplo: as irms que no trabalham e dependem financeiramente do marido no adventista)? A parcela que o membro da igreja recebe do seu cnjuge no adventista (uma mesada, ou doao para despesas pessoais, por exemplo) deve ser dizimada.

www.advir.com.br

Seminrio de Mordomia do Tesouro

A IMPORTNCIA DAS OFERTAS


A VERDADEIRA MOTIVAO PARA NOSSAS OFERTAS Cada um contribua conforme props em seu corao; no com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem d com alegria (2Cor. 9:7). Disse o anjo: Falta de amor e de f, eis os grandes pecados de que o povo de Deus se acha agora culpado. A falta de f conduz negligncia, ao amor prprio e do mundo Test. Seletos, vol. 1, p. 401. Assim ensinou Cristo que o valor da oferta estimado no pela quantidade, mas pela proporo em que dada e pelos motivos que animaram o doador Atos dos Apstolos, p. 342. Os que pensam poderem ser bons cristos, e fecharem os ouvidos e o corao aos pedidos de Deus para que sejam liberais, acham-se terrivelmente enganados. Pessoas h que so generosas em profisso de grande amor verdade e, no que respeita s palavras, interessam-se muito em ver o progresso da verdade, mas nada fazem por esse progresso. A f dessas pessoas morta, no sendo aperfeioada pelas obras. O Senhor jamais cometeu tal erro de converter uma pessoa e mant-la sob o domnio da cobia Test. Seletos, vol. 1, p. 372. PARA ONDE VO AS OFERTAS? Do total das ofertas gerais da Igreja (Escola sabatina, Inverso, 13 sbado, Natalcia, Gratido, Ofertas dos cultos, Pacto financeiro): 60% ficam na Igreja local 40% so enviados, juntamente com os dzimos, para a Misso. Desses 40%: 20% so para os campos mundiais e missionrios 10% so para os projetos de desenvolvimento da Misso 10% so para os projetos missionrios da Misso e Unio EM QUE AS OFERTAS PODEM SER USADAS: - Atendimento aos projetos missionrios - Manuteno da igreja local, suas despesas e departamentos - Construo e reforma de templos - Construo de escolas, CADECs, abrigos, etc. - Assistncia aos pobres e necessitados - Aquisio de equipamentos - Evangelismo - Aquisio de propriedades QUANTO DEVEMOS DAR? Algumas pessoas perguntam quanto devem dar de oferta para a Obra de Deus. Quanto mais estudamos sobre o assunto, mais vemos que a resposta

www.advir.com.br

Seminrio de Mordomia do Tesouro

depende de nossa f. Porm, h algumas orientaes do Esprito Santo sobre o assunto. 10% de dzimo + 10% de ofertas A fim de fomentar as reunies do povo para os servios religiosos e tambm para suprir as necessidades dos pobres, pedia-se a Israel que desse um segundo dzimo de todas as suas entradas Patriarcas e Profetas, p. 565 (edio de 1990). 10% de dzimo + 15% de ofertas As contribuies exigidas dos hebreus para fins religiosos e caritativos, montavam a uma quarta parte completa de suas rendas. Uma taxa to pesada sobre os recursos do povo poder-se-ia esperar que os reduzisse pobreza; mas, ao contrrio, a fiel observncia destes estatutos era uma das condies de sua prosperidade Patriarcas e Profetas, p. 560 (ed. 1990). 10% de dzimo + 23% de ofertas A determinados perodos, a fim de conservar a integridade da lei, o povo era entrevistado quanto a sua fidelidade no cumprimento dos votos que haviam feito. Uma conscienciosa minoria devolvia a Deus cerca de um tero de toda a sua renda para benefcio dos interesses religiosos e dos pobres. Essas exigncias no se limitavam a uma classe particular do povo, destinavam-se a todos, sendo proporcionais s posses da pessoa Test. Seletos, vol. 1, p. 546. Objetivos Especiais Alm de todos esses donativos sistemticos e regulares, havia objetivos especiais que pediam ofertas voluntrias, como para o tabernculo construdo no deserto, e o templo erigido em Jerusalm. Esses pedidos eram feitos por Deus sobre o povo ao mesmo tempo em que para manuteno de Seu servio, para o prprio bem deles Test. Seletos, vol. 1, p. 646. Apesar de que todo o povo estava dando ofertas e dzimos de forma sistemtica e regular, Deus pedia-lhes que participassem em objetivos especiais, ou projetos especficos, iguais aos que ocorrem hoje em nossas igrejas: compra do som, reforma do templo, construo, equipamentos, etc. COMPARAO ENTRE DZIMOS E OFERTAS DZIMOS - Devolvidos - Representa honestidade - uma obrigao - fixo : 10% - Pertencem a Deus - Retendo: estou roubando OFERTAS Doadas Representa gratido um reconhecimento Eu escolho o percentual Pertencem ao homem Retendo: sou egosta

DOAO SISTEMTICA As igrejas que mais sistemticas e regulares so em sustentar a causa de Deus, so espiritualmente as mais prsperas. A verdadeira liberalidade no
7

www.advir.com.br

Seminrio de Mordomia do Tesouro

seguidor de Cristo, identifica-lhe os interesses com os de Seu Mestre Test. Seletos, vol. 1, p. 385. O QUE SIGNIFICA UMA DOAO SISTEMTICA? Significa que segue um sistema, ou seja, segue um padro. No uma oferta dada impensadamente, mas o resultado de um pacto de fidelidade para com o nosso Deus. Exemplo de uma oferta sistemtica: Darei ao Senhor, junto com o meu dzimo, 5% de minhas rendas como pacto de oferta para a Obra do Senhor. O QUE SIGNIFICA UMA DOAO REGULAR? Significa que no uma oferta ocasional, dada em momentos especficos, apenas como resposta a apelos ou necessidades momentneas da Igreja. Uma oferta regular uma oferta feita com regularidade, sempre. Por exemplo: Todos os meses, junto com meu dzimo, quero devolver meu pacto de ofertas ao Senhor. A DOAO NECESSRIOS SISTEMTICA TRAZ PARA A IGREJA OS RECURSOS

Se o plano da beneficncia sistemtica fosse adotado por cada indivduo, sendo plenamente levado avante, haveria constante suprimento no tesouro. A renda fluiria para ele qual constante corrente, sem cessar provida pelas fontes transbordantes da beneficncia Test. Seletos, vol. 1, p. 389. Se todos fizerem seu pacto de fidelidade nas ofertas, no ser necessrio tantos apelos para satisfazer as necessidades mais urgentes das Igrejas. Isso pode ser verificado facilmente quando se compara a entrada de dzimos com a entrada de ofertas no caixa local. Normalmente, as ofertas no passam de 20% a 30% do total que entra de dzimos. Por exemplo: Em uma igreja que tem uma entrada mensal de R$ 500,00, se todos tivessem o seu pacto de ofertas regulares e sistemticas, numa mdia de uns 5% de cada membro, entrariam mensalmente R$ 250,00 de ofertas para o caixa desta igreja, o que seria suficiente para reformas, aquisio de materiais, penetrao em novos lugares, etc. Mas o que vemos normalmente que a GRANDE MAIORIA dos membros de nossas igrejas devolve apenas dzimos, e quando traz alguma oferta, na maioria das vezes, apenas uma ESMOLA, constituda de pequenas moedinhas que caem semanalmente em nossas salvas. O resultado? Nossas igrejas esto sempre com falta de dinheiro para a pregao do evangelho. Isso no aconteceria se os conselhos dados pelo Esprito Santo, como vistos acima, fossem amplamente seguidos por todos os que professam amar a Cristo.

www.advir.com.br

Seminrio de Mordomia do Tesouro

A FIDELIDADE NA ADMINISTRAO DOS BENS UMA BNO PARA NS Sempre que o povo de Deus, em qualquer perodo do mundo, seguiu voluntria e alegremente o plano dEle quanto beneficncia sistemtica e s ddivas e ofertas, verificaram Sua permanente promessa de que todos os seus esforos seriam seguidos de prosperidade proporcional obedincia que dispensavam ao que deles requeria... Mas, quando roubavam a Deus em dzimos e ofertas, era-lhes feito compreender que no estavam roubando a Deus simplesmente, mas a si mesmos; pois Ele lhes limitava as bnos exatamente em proporo ao que eles limitavam as ofertas que faziam ao Senhor Test. Seletos, vol. 1, p. 368. GRFICO DOS PACTUANTES E DIZIMISTAS

DZIMOS + OFERTAS

DEVOLVEM APENAS O DZIMO

NO DEVOLVEM DZIMOS NEM OFERTAS

O grfico mostra exatamente o que ocorre em nossas igrejas: 1. Um pequeno grupo no contribui financeiramente com a obra do Senhor, ou por no ter qualquer tipo de renda, ou por no concordar com algum ponto da doutrina da mordomia, ou porque ainda no compreenderam plenamente sua responsabilidade. 2. A grande maioria devolve apenas o dzimo, e quando d ofertas um valor insignificante, apenas para complementar o valor do dzimo. Por exemplo: Dzimo de R$ 28,00 e oferta de R$ 2,00 apenas para completar o valor de R$ 30,00. No foi uma oferta sistemtica e regular, foi apenas um troco para a Obra do Senhor. 3. Um pequeno grupo, mais consciente de sua responsabilidade e cheio de agradecimento pela obra de pregao do evangelho, alm de devolver um dzimo fiel tambm contribui regularmente com seu pacto de ofertas para que a obra cresa cada vez mais. Essas pessoas tm um pacto de ofertas (2%, 3%, 5%, 10%, 15%, 20%, etc.), e no ofertam apenas por impulso ou atravs de esmolas, mas ofertam com o corao alegre por estarem contribuindo para que outras pessoas tambm conheam do maravilhoso amor de Deus (2Cor. 9:7). Todos estamos em algum ponto do grfico...

www.advir.com.br

Seminrio de Mordomia do Tesouro

COMO FAZER UM PACTO DE OFERTAS? O ALVO SUGESTIVO Neste seminrio de mordomia sugerimos aos membros da igreja que considerem o alvo sugestivo de uma porcentagem como ponto de partida, sendo que tanto pode subir ou descer, conforme a situao financeira de cada um. Ao fixar este percentual do seu pacto lembre-se que h duas foras operando em sua vida: o Esprito Santo, procurando ajud-lo a fazer um verdadeiro sacrifcio que o ajude a vencer o eu, ou seja, a cobia e o orgulho; e do outro lado est o nosso inimigo, tratando de impedir que o pacto seja de sacrifcio e uma expresso de amor e gratido a Deus. O povo de Deus chamado para uma obra que requer dinheiro e consagrao... H, apenas, dois lugares no universo em que poderemos colocar nossos tesouros no celeiro de Deus ou no de Satans; e tudo o que no dedicado ao servio de Deus contado do lado de Satans, e vai fortalecer sua causa Conselhos sobre Mordomia, p. 35. Vimos que os israelitas mais pobres davam um 2 dzimo, ou seja, 10% de dzimo mais 10% de ofertas. Portanto, este o alvo sugestivo (que todos tenham um pacto de 10% de ofertas regulares), para que a igreja local tenha sempre os recursos necessrios para se desenvolver e expandir a pregao do evangelho em sua regio. FAZENDO O PACTO DE FORMA CONSCIENTE Estamos nos aproximando cada vez mais do tempo em que no poderemos mais comprar nem vender (Apoc. 13:17). Por isso, precisamos desde j aprender a fazer sacrifcios em benefcio da obra do Senhor, para que o apego aos bens materiais no venha a ser uma pedra de tropeo para ns, nestes ltimos dias da histria do mundo. Ao fazer seu pacto, considere seriamente o alvo sugestivo (10%+10%), e com f, amor e alegria, chegue o mais perto possvel. Procure sinceramente dedicar ao servio do Senhor os recursos que voc pode dispor, de uma forma consciente e alegre. No deixe que o egosmo, a avareza ou a cobia tomem lugar em sua vida, e impeam-no de receber as maravilhosas bnos da fidelidade. o egosmo o mais forte e mais generalizado dos impulsos humanos; a luta da alma entre a simpatia e a cobia uma luta desigual; pois, ao passo que o egosmo a paixo mais forte, o amor e a beneficncia so freqentemente os mais fracos e, em regra, o mal ganha a vitria Cons. sobre Mordomia, p. 25. NO SE DEIXE INFLUENCIAR PELAS ARMADILHAS DA COBIA E AVAREZA O egosmo tem causado discrdia na igreja, enchendo-a de ambio no santificada. Cons. sobre Mordomia, p. 24. O sermo mais difcil de pregar e que mais custa pr em prtica o da abnegao. O pecador cobioso, por si mesmo, fecha a porta ao bem que se poderia fazer mas que no feito porque o dinheiro despendido para fins egostas Cons. sobre Mordomia, p. 29. No devolver ao Senhor o que Seu que torna o homem pobre; reter que leva pobreza Cons. sobre Mordomia, p. 36.
10

www.advir.com.br

Seminrio de Mordomia do Tesouro

Se de fato temos a verdade para estes ltimos dias, deve ela ser levada a toda nao, e tribo, e lngua e povo... Sei que os tempos so difceis, que ho h abundncia de dinheiro; mas a verdade deve ser difundida, e o dinheiro para difundi-la deve ser colocado na tesouraria Cons. sobre Mordomia, p. 39. COMO IMPLANTAR A DOAO SISTEMTICA NA SUA IGREJA? - Busque a orientao de Deus - Rena a liderana e estudem juntos o livro ADMINISTRAO EFICAZ (antigo CONSELHOS SOBRE MORDOMIA) - Promova um treinamento especial de fidelidade - Explique detalhadamente Igreja o princpio divino da doao sistemtica - Mostre aos membros as necessidades da Igreja local e mundial - Leve testemunhos e experincias de algum que seja pactuante - Faa dinmicas de estudo do folheto PROVAI E VEDE - Apresente regularmente os relatrios financeiros igreja - Apresente tambm os projetos de evangelismo, reforma, construes - Visite cada membro e apele ao corao para que todos faam seu pacto de fidelidade UM PRINCPIO QUE VALE HOJE TANTO QUANTO NO PASSADO Nos dias de Israel os dzimos e ofertas voluntrias eram necessrios para manterem as ordenaes do servio divino. Deveria o povo de Deus dar menos neste tempo [atual]? Patriarcas e Profetas, p. 562 (ed. 1990). A obra do evangelho, ao ampliar-se, requer maior proviso para a sustentar do que era exigida antigamente; e isto torna agora a lei dos dzimos e ofertas de mais imperiosa necessidade mesmo do que sob a economia hebria Idem. Como vimos, nossas igrejas da atualidade precisam desenvolver uma liberalidade semelhante, ou at maior, do que a observada no povo de Deus do passado. Desde o incio da Igreja Adventista, o Senhor tem proporcionado uma luz progressiva sobre este ponto, e isto fez da nossa Igreja o movimento mundial em que se tornou. Aqueles que se levantam hoje para questionar, criticar e condenar o princpio to plenamente estabelecido da devoluo sistemtica e regular de santos dzimos e das ofertas, deveriam tirar as sandlias dos ps, pois esto pisando em terreno sagrado. O inimigo o nico interessado em enfraquecer a pregao da verdade presente para estes ltimos dias, fazendo com que mais pessoas venham a perecer sem a luz da verdade que liberta e restaura. Fica a reflexo final deste seminrio, baseada numa das mais sbias frases ditas pelo Senhor: pelos seus frutos os conhecereis (Mateus 7:16-20). Que o Senhor nos livre de nos tornamos parte daqueles que passaro para o lado do inimigo, fortalecendo sua obra de engano e destruio! BIBLIOGRAFIA CONSULTADA: Conselhos sobre Mordomia, Casa Publicadora Brasileira, 1979. Guia para Tesouraria de Igrejas, DSA, 2004. Meditaes sobre Mordomia, DSA, 1971. Revista Parousia, UNASP, 2 semestre de 2001.
11

www.advir.com.br

S-ar putea să vă placă și