Sunteți pe pagina 1din 32

FICHA TCNICA

Ttulo: Assembleia Legislativa do Piau Palcio Petrnio Portela; Arquiteto: Accio Gil Borsoi; rgo requisitante: Empresa de Obras do Estado do Piau EMOPPI; Construtora: Lorival Parente; Ano da construo: dcada de 1980; Inaugurao: 22 de fevereiro de 1986; Governo: Hugo Napoleo; rea total do terreno: 36.342,79m; rea ocupada: 49,5% (18.152,80m) Topografia: cotas variando em torno de 10m; Nvel de base: Rio Poti. 1

HISTRICO

Figura 1: Vista noroeste da ALEPI, com destaque para o espao areo demarcado pelos prottipos. Fonte: Fotografia Revista Projeto, N 144. 1988.

Ainda em tempos provinciais, foi instalada na cidade de Oeiras, antiga capital, a Assembleia Legislativa da Provncia do Piau, transferida para Teresina em 1852 e fechada em 1889, com a proclamao da Repblica, dando lugar a Assembleia Legislativa do Estado do Piau. Em fevereiro de 1986, o funcionamento do rgo, que acontecia at ento, no Palcio Ansio de Abreu, foi transferido para o novo prdio, Edifcio Petrnio Portela, construdo especificamente para abrigar tal funo. A Construtora Lourival Parente, responsvel pela realizao da obra, convidou o Arquiteto Accio Gil Borsoi para elaborar e executar o projeto. Nessa poca, a Arquitetura de Teresina j possua um significativo desenvolvimento, com feio prpria e nativa, influenciada diretamente pela nova gerao de Arquitetos e Engenheiros da Escola do Recife. O prprio Accio Gil Borsoi, depois da experincia de trabalhar com grandes Arquitetos na cidade do Rio de Janeiro e tambm no IPHAN (Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional), foi um dos professores que revolucionou o ensino da Arquitetura na capital pernambucana. A obra foi realizada em um perodo de seis meses, reaproveitando uma antiga estrutura em concreto armado j existente no local e passou por intervenes recentemente.

SITUAO

Figura 2: Relao do edifcio com a malha urbana da cidade. Fonte: Google Earth. 2013.

A Assembleia Legislativa do Piau ALEPI - est localizada entre as coordenadas 5453.86 S e 424753.78 O (Fig. 02), Avenida Marechal de Castelo Branco, Bairro Cabral - Teresina/PI. O prdio retoma o prolongamento horizontal da paisagem, contrastando com o rio Poti e a avenida como se pode observar na figura 03, estabelecendo ainda uma relao com os objetos ali existentes o Tribunal de Justia, a Praa Desembargador Edgar Nogueira e o Centro de Convenes.

Figura 3: Edifcio Petrnio Portela, prximo Av. Marechal de Castelo Branco; Rio Poti e Av. Frei Serafim. Fonte: Google Earth, 2013.

LOCAO

A rea total do terreno de 36.342,79m, sendo que s a ALEPI ocupa cerca de 49,5% da rea total, o que equivale a 18.152,80m. constitudo de trs espaos fundamentais (Fig. 04): O Bloco 01 destinado ao Plenrio (onde se realizam as sesses) e funciona um restaurante no primeiro pavimento; O Bloco 02 onde se abriga as funes administrativas e onde ficam os gabinetes dos deputados; e a Praa Cvica onde o ponto de encontro para as manifestaes e protestos populares.

Figura 4: Locao do Edifcio no Terreno. Fonte: NEGREIROS, 2011.

FACHADA

A fachada da Assembleia Legislativa do Piau composta em primeiro plano por uma praa cvica, com cerca de 60m, que pode ser usada pela populao para manifestos pblicos, local onde tambm localizado o smbolo da Assembleia. Gil utilizou esse espao tendo em vista ser uma rea ampla, que tem sua amplitude otimizada atravs do espao formado pelo rio Poty e pela Avenida Marechal Castelo Branco. O Bloco 1 um prdio mais opaco e homogneo, pois no possui muitas aberturas em sua estrutura. Por exemplo, a fachada noroeste praticamente cega, sudoeste esto as vias de acesso ao prdio, na faixa sudeste existe um rasgo do piso ao teto em forma de V, com o vinco em esquadrias metlicas e vidro. Entre as faixas sudeste e sudoeste existe uma janela de canto. O Bloco 2 caracterizado pela repetio de elementos. O volume cercado de colunas o que d ritmo, relevo, escala, e sustentao ao conjunto. Entre os pilares existem grelhas metlicas ( quebra sis) de cor verde, na altura do terceiro andar. As esquinas so formadas por colunas formando um V com ngulos de 90 graus. A coberta de abbadas est voltada para a fachada noroeste. As arcadas avanam 3m da linha final das colunas, os espaos que abrigam as atividades do prdio esto recuadas 3,30m das colunas. O primeiro e o segundo pavimento esto sobrepostos, enquanto que o terceiro pavimento est recuado 5m em relao s colunas.

Figura 5. Fachada noroeste. Redesenho dos autores.

COBERTURA

O Bloco 1, que abriga o Plenrio, tem uma cobertura toda metlica contida pelas suas paredes de concreto. Sua estrutura tambm metlica no fica mostra. A cobertura vence um vo de 25m sobre o auditrio do Plenrio. Ela tambm d proteo trmica e acstica por causa de suas telhas metlicas. O forro igualmente metlico. O Bloco 2, diferente do Bloco 1, d nfase na sua cobertura. Ela formada por abbadas autoportantes de tijolos armados e protendidos. Foi calculado pelo engenheiro Ariel Valmaggia. Essa estrutura vence um vo de 40m e a largura de cada arco corresponde ao distanciamento dos pilares de 3m x 3m.

Figura 6: Detalhe das coberturas. Redesenho dos autores.

FORMAS BSICAS

O prdio formado por dois volumes distintos. Eles so: o Bloco 1, que est mais a frente que o Bloco2. O Bloco 1 tem uma geometria trapezoidal, com uma base de 25m x 25m e com altura entre 12m e 14,81m. O Bloco 2 2/3 maior que o Bloco 1. O Bloco 2 possui uma horizontalidade devido as suas dimenses. Ele formando por uma base retangular de 46,80m x 92,70m, altura de 12m na fachada nordeste e 7,70m na fachada sudoeste. Ele esta construdo sobre um recorte na topografia do terreno, que inclinado. Assim, aproveitou-se para fazer um estacionamento privativo. Este volume tem dimenses de 103,15m de comprimento, 31,62m de largura e adentra 17m no eixo interno do Bloco 2, sobrando, assim, 8,30m nas laterais.

Figura 7: Formas Bsicas do Edifcio. Fonte: Autores.

PLANTAS BAIXAS Plenrio

Os acessos ao Plenrio esto localizados direita na fachada noroeste, e so compostos por duas portas principais, uma nos leva ao restaurante e a uma escada que conduz aos pavimentos superiores e a outra porta, a da esquerda encaminha ao plenarinho e ao auditrio. No trreo esto localizados o restaurante, sanitrios, depsitos, e o Plenrio Dep. Prado Jnior (plenarinho). Nos segundo e terceiro pavimento esto o plenrio e salas de apoio tcnico e uma rea aberta ao publico, respectivamente.

Figura 8: Planta baixa do Primeiro pavimento. Fonte: Arquivo cedido por Ana Rosa Negreiros.

10

Figura 9: Planta baixa do segundo pavimento. Fonte: cedido por Ana Rosa Negreiros.

Figura 10: Planta baixa do terceiro pavimento. Fonte: cedido por Ana Rosa Negreiros

Anexo do Plenrio

11

No prdio maior, mais horizontal, o acesso pode ser feito ao longo de toda a fachada noroeste contendo duas entradas, uma que leva diretamente s salas administrativa e outra que liga o prdio ao Plenrio por meio de uma passarela, acesso esse utilizado principalmente pelos deputados. Entradas essas que levam a escadarias nas laterais do prdio. No primeiro pavimento, tambm considerado subsolo devido ao desnvel do terreno, esto situadas as salas destinadas administrao como almoxarifado, controle de funcionrios, estacionamento privativo, biblioteca, correios, agncias bancrias, etc. No segundo e terceiro pavimentos esto os gabinetes dos deputados e de seus secretrio, bem como a sala da presidncia, o salo nobre e a administrao geral.

Figura 11: Planta baixa do 1 pavimento do Anexo do Plenrio. Fonte: cedido por Ana Rosa Negreiros.

Figura 12: Planta baixa do 2 pavimento do anexo do Plenrio. Fonte: cedido por Ana Rosa Negreiros.

12

No segundo pavimento, existe centralmente uma praa com p direito duplo onde o pblico pode aguardar o atendimento e atravs do terceiro pavimento, que tem sua circulao feita por uma passarela de 1,5m possvel ter a viso de toda a rea interna.

Figura 13: Planta baixa do 3 pavimento do anexo do Plenrio. Fonte: cedido por Ana Rosa Negreiros.

REAS DE CIRCULAO E PERMANNCIA

13

Figura 14: Planta baixa do primeiro pavimento.

14

Figura 15: Planta baixa do segundo pavimento

15

Figura 16: Planta baixa do terceiro pavimento.

ILUMINAO

16

A luz natural aparece pelas laterais das fachadas nordeste e sudoeste atravs dos arcos da cobertura, essa iluminao evidencia a separao entre o ambiente interior e exterior do edifcio. Figura 17: Iluminao interior. Fonte: Autores.

17

Na fachada nordeste a iluminao mais intensa no perodo matutino destacando a textura dos tijolos cermicos dos arcos da cobertura.

Figura 18: Iluminao da fachada noroeste. Fonte: Autores.

18

Figura 19: iluminao zenital na escadaria do Plenrio. Fonte: Autores.

TEXTURA

19

Os principais materiais utilizados no edifcio foram o tijolo cermico, o seixo rolado em tamanho pequeno e o concreto armado dentre outros. O tijolo cermico foi trabalhado nas paredes internas e externas sem revestimento, destacando a sua cor natural marrom/avermelhada, o mesmo tijolo foi usado nas abbadas da cobertura em formato diferente e tambm natural.

Figura 20: Textura do revestimento externo - tijolo aparente. Fonte: Autores.

20

Os pilares de concreto armado se expem numa superfcie lisa e sem revestimento algum, que resultado da tecnologia utilizada na massa estrutural. o concreto exposto de forma natural e delicada por sua textura lisa e que tem como caracterstica no s a solidez e a firmeza, mas tambm a beleza.

Figura 21: Textura do revestimento em concreto armado. Fonte: autores

21

O seixo rolado de tamanho pequeno foi muito bem trabalhado, tendo destaque em quase totalidade do piso interno, ele foi trabalhado tambm no piso externo e nas calcadas do entorno junto com outras pedras naturais como o paraleleppedo e a pedra portuguesa.

Figura 22: Textura do piso do edifcio em seixo rolado. Fonte: Autores

22

No jardim e no espelho dgua localizado na fachada sudoeste e que fica sobre o estacionamento privativo do edifcio destaca-se outra textura bastante significativa e admirvel. O espelho dgua reflete os pilares e as abbadas em tijolo aparente (Fig. 22) da cobertura e se adiciona a textura formada pelo jardim que fica sobre a lmina dgua.

Figura 23: textura das abbodas em tijolo aparente. Fonte: Autores.

ESTRUTURA

O prdio constitudo basicamente de dois blocos: o plenrio e o anexo do plenrio que abriga as funes administrativas, alm de possuir um espelho dgua aos fundos do anexo. O plenrio o bloco principal, constitui-se de uma estrutura cubide composta por trs pavimentos. Suas paredes externas so estruturais, elaboradas em placas de concreto. Em seu interior existem apenas alguns poucos pilares para auxiliar na sustentao deixando um vo livre de cerca de 25m. Sua cobertura feita por telhas metlicas com proteo acstica e trmica. O bloco 2 o anexo do plenrio, suas principais atraes, vistas logo da fachada so os pilares em forma achatada, dispostos de maneira aparentemente regular e a cobertura formada por abbadas enfileiradas. Os pilares e as paredes-cortinas foram realizadas em concreto aparente, tendo principalmente a funo definidora de volume do edifcio, bem como o controle da entrada de luz e ventos. A cobertura foi executada em tijolos armados, protendidos.

23

Figura 24: Estrutura do edifcio. Fonte: Redesenho dos autores.

24

As divises internas foram realizadas de modo independente, mas utilizando os mesmos materiais para que o todo mantivesse uma harmonia. Para sua construo foi utilizado o tijolo cermico, que fica aparente por todo o edifcio, e pedras naturais como o seixo rolado usado no piso. Nos guarda-corpos internos foi utilizada a pedra portuguesa e nos perifricos foi colocado um tubo metlico na cor amarela.

Figura 25: Detalhe da estrutura externa. Fonte: Redesenho dos autores.

Elementos Verticais e Horizontais

25

Figura 26: Elementos Verticais. Fonte: Redesenho dos autores.

Figura 27: Elementos Horizontais. Fonte: Redesenho dos autores.

ENTORNO

26

A quadra da ALEPI possui uma topografia acidentada, com cotas variando em torno de 10m a parte mais alta onde est localizado o prdio do Tribunal de Justia que fica ao norte da Praa Desembargador Edgar Nogueira, e estando em cotas menores e ao leste da praa, a Assembleia Legislativa. E podese ainda verificar que ao sul e sudoeste da praa se localizam mais dois prdios pblicos o Tribunal Regional Eleitoral e o prdio da AGESPISA respectivamente.

Figura 28: Entorno da ALEPI. Fonte: Redesenho dos autores.

ELEMENTOS DE NFASE

27

Figura 29: Detalhe da coluna. Fonte: Autores

Figura 30: Detalhe das abbodas. Fonte: Autores.

28

Figura 31: detalhe do encontro das colunas

Figura 32: Detalhe da janela em V do Plenrio. Fonte: Autores.

29

Figura 33: Detalhe da interveno do forro. Fonte: Autores.

Figura 34: Detalhe da interveno com ferro e vidro para possibilitar a refrigerao do ambiente.

30

Figura 35: detalhe da interveno para facilitar o acesso do cadeirante.

Figura 36: detalhe da interveno no piso e nas paredes de um dos rolls de passagem.

CRTICA

A Assembleia Legislativa do Piau um edifcio muito bem estruturado e moderno, mas no quesito acessibilidade deixa muito a desejar. O acesso ao primeiro pavimento do Plenrio e ao Anexo Administrativo I (que datam de 1984), provido de rampas, porm o segundo e terceiro pavimentos s podem ser alcanados atravs de escadas. O Anexo II (apoio para a TV Assembleia, que data do ano de 2009), possue uma entrada lateral, bastante acessvel e elevadores. Outra falha que merece destaque o piso de sexo rolado que causa desconforto para o cadeirante, devido a textura da superfcie desigual. Quanto as marcaes tatis no solo que facilitam a locomoo de deficientes visuais, s so encontradas no interior de uma agncia bancria. A iluminao da Assemblia Legislativa corresponde a maior parte por iluminio artificial, pois a iluminao natural no penetra de forma eficiente para iluminar o interior do edifcio.

31

REFERNCIAS FEITOSA, A.R.S.N. A produo arquitetnica de Accio Gil Borsoi em Teresina. Anlise dos critrios projetuais em edifcios institucionais. 2012. 275f.125-150pp. IMAGENS DAS SITUAES. Google Earth. 2013.

32

S-ar putea să vă placă și