Sunteți pe pagina 1din 19

Danton Rabelo Ambrosio

O ACESSO DE CADEIRANTES NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA REGIONAL BARREIRO NO MUNICPIO DE BELO HORIZONTE- MG

Trabalho de Concluso de Curso apresentado como requisito para obteno do grau de Licenciado em Educao Fsica no Centro Universitrio Metodista de Minas Izabela Hendrix, sob a orientao da professora Raquel de Magalhes Borges.

Belo Horizonte 2009

Danton Rabelo Ambrosio

O ACESSO DE CADEIRANTES NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA REGIONAL BARREIRO NO MUNICPIO DE BELO HORIZONTE- MG

Trabalho de Concluso de Curso apresentado como requisito para obteno do grau de Licenciado em Educao Fsica, pelo Centro Universitrio Metodista de Minas Izabela Hendrix de Belo Horizonte em 02 de dezembro em banca examinadora constituda pelos professores:

Professora Ms. Raquel de Magalhes Borges Orientadora

Professor Ms. Andre Maia Schetino Instituio

A todos que contriburam para esta conquista, minha gratido eterna, e que Deus abenoe a caminhada de todos concedendo sade, amor e paz.

Agradecimentos A meus pais, responsveis diretos da minha educao. Aos meus colegas de sala pelo apoio incondicional. A professora Raquel pela dedicao e orientao.

SUMRIO

RESUMO---------------------------------------------------------------------------------------------------5 1. INTRODUO-----------------------------------------------------------------------------------------6 2. METODOLOGIA--------------------------------------------------------------------------------------8 3. DEFICIENCIA FSICA E ACESSO AO ESPAO FSICO ESCOLAR----------------------9 4. ACESSIBILIDADE ESCOLAR EM ESCOLAS ESTADUAIS EM BELO HORIZONTEMG---------------------------------------------------------------------------------------------------------14 5. CONCLUSO-----------------------------------------------------------------------------------------17 REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS----------------------------------------------------------------18

RESUMO

Este trabalho aborda questes referentes acessibilidade de cadeirantes no espao escolar. Para isto, foi desenvolvida uma pesquisa em Escolas-Plo da Rede Estadual de Educao, situadas no municpio de Belo Horizonte - MG da Superintendncia Regional Metropolitana B. Identificamos que a maioria das escolas no apresenta condies adequadas para incluso do cadeirante em seu espao fsico, ou seja, estas condies no so asseguradas pelo Estado mesmo estando previstas em legislao nacional. Alm disto, identificamos a pouca presena de deficientes entre os alunos recebidos por estas escolas, mesmo agregando nmero significativo de alunos nos ensinos fundamental e mdio.

PALAVRAS-CHAVE: escola acessibilidade - cadeirantes

1. INTRODUO O direito ao acesso para pessoas cadeirantes1 nas escolas publicas no Estado de Minas Gerais vem despertando um problema cada dia mais comum: os espaos fsicos no interior das escolas so caracterizados por barreiras que impedem o livre deslocamento com cadeiras de rodas. Muitas escolas ainda no se conscientizaram de que os alunos necessitam destes acessos sem qualquer tipo de impedimento, proporcionando um direito liberdade de transitar nos espaos escolares. Compreendo que espaos escolares so todos aqueles que pertencem escola, como ptio, salas de aula, cantinas, laboratrios, biblioteca, banheiros, quadras, entre outros, e que oferecem acesso mesma, como a prpria calada de entrada na escola. Este tema, por envolver a questo da incluso e ser bastante complexo, despertou-me um grande interesse. Minhas vivncias enquanto acadmico do curso de Educao Fsica, em contato com pessoas deficientes, instigou-me a observar os espaos escolares de direito a estas pessoas, em especial aos cadeirantes. Entendo que necessrio ter pessoas cada vez mais preparadas para trabalhar com esses alunos nas escolas, bem como fundamental que a estrutura fsica seja inclusiva. Depois de relacionar-me com alunos cadeirantes senti uma grande dificuldade em poder propiciar o deslocamento destes nos diversos espaos escolares. Percebi que essa dificuldade tambm muito grande por parte de professores e toda comunidade escolar. Portanto, alunos cadeirantes precisam de melhor apoio nas escolas proporcionando uma socializao com a comunidade escolar, e acima de tudo interao com o conhecimento independentemente de limitaes fsicas. A acessibilidade arquitetnica nas escolas pblicas deve ser compreendida como um direito do cidado que necessita da educao e um dever do estado que juntamente com os municpios devem trabalhar em prol de uma escola inclusiva e sem diferenas no que diz respeito ao acesso e a educao para todos. Entendo que a incluso desses alunos na rede publica deve ser feita sem nenhuma discriminao, reafirmando os direitos e os benefcios da escolaridade de
1

Entende-se por pessoa cadeirante todas aquelas pessoas que necessitam de se deslocar por meio de cadeira de rodas.

alunos com e sem deficincia fsica nas turmas comuns do ensino pblico gratuito. Todos devem ter o mesmo direito educao independente de aspectos fsicos, cabe a escola promover, se necessrio, mudanas arquitetnicas que visem acessibilidade de todos. Os professores tambm devem estar preparados para atuar com esses alunos, trabalhando pela sua incluso e educao. A meu ver, uma educao inclusiva comea desde estes acessos facilitados para qualquer tipo de pessoa at a sua completa trajetria escolar. Esse o papel fundamental do Estado, oferecer capacitao continuada aos professores e propiciar o direito educacional aos alunos cadeirantes por meio de acessibilidades arquitetnica, no s nas escolas, mas em todos os lugares onde transitam pessoas. Alunos cadeirantes so cidados de direitos, com deveres iguais ao de qualquer outro cidado. Portanto, escolas acessveis para todos os tipos de alunos, podem propiciar que tenham oportunidades iguais mesmo sendo diferentes. O meu objetivo com este estudo identificar e descrever como algumas escolas estaduais localizadas no municpio de Belo Horizonte - MG esto se adequando para trabalhar com esse tipo de pblico. Esta abordagem realizada aqui a partir de uma reviso de literatura e de observaes no campo de pesquisa, considerando que esperado do Estado o cumprimento legal daquilo que se refere aos direitos dos deficientes fsicos e seu processo educacional. Desta forma, espero que limitaes fsicas no gerem o impedimento de uma pessoa em sua formao como cidado responsvel pelos seus atos, e consciente de que tm direitos e deveres iguais ao de qualquer pessoa, inclusive o acesso aos saberes escolares.

2. METODOLOGIA Este trabalho consistiu numa reviso de literatura em que procurei abordar temas relacionados aos direitos dos deficientes fsicos e as possibilidades inclusivas no espao escolar. Tambm realizei visitas tcnicas Secretaria de Estado de Educao, no intuito de me informar sobre os projetos de acessibilidade arquitetnica nas escolas. Nesta etapa de pesquisa, obtive importantes informaes cedidas pela Diretoria do rgo e engenheiros da Secretaria. A partir destes dados realizei um mapeamento das Regionais subdivididas pela Superintendncia de Educao. No municpio de Belo Horizonte existem as regionais A, B e C. A prxima etapa da pesquisa foi a escolha da Regional para realizao do trabalho; neste caso, a Regional Metropolitana B, tambm conhecida como Regional Barreiro, foi o foco da pesquisa por ser uma regional mais central e que tambm abrange cidades metropolitanas de BH. Selecionei quatro das principais escolas localizadas na regio central e tambm conhecidas como Escolas-Plo2, que possuem Ensino Fundamental e Mdio. A visita a estas escolas consistiu num diagnstico a partir do levantamento da comunidade escolar, entrevistas com diretores, e registro de imagens dos espaos fsicos para analise.

De acordo com a Superitendncia Regional de Educao, as Escolas-Plo centralizam estruturas organizativas daquela determinada regio, sendo escolas de referncia.

3. DEFICINCIA FSICA E ACESSO AO ESPAO FSICO ESCOLAR Historicamente, o acesso dos deficientes aos espaos sociais passou por processos intensos marcados pela excluso, polticas de segregao, integrao e incluso. De centros especializados para as escolas comuns, fcil perceber os desafios de ordem pedaggica e at mesmo estruturais para a incluso dos deficientes, sejam eles deficientes sensoriais, fsicos ou mentais. Neste trabalho, a nfase nos processos de acessos fsicos s escolas analisada sob os desafios enfrentados por pessoas cadeirantes e por profissionais que os recebem no interior da escola, promotores de atividades que envolvem deslocamentos em diversos espaos. A deficincia fsica pode ser compreendida pelo fato de uma pessoa ter alguma limitao fsica temporria ou mesmo permanente que o impea de realizar movimentos bsicos para uma vida adaptada ao uso de espaos sociais, pblicos e privados. Ainda sobre deficincia fsica, segundo NBR 9050, entende-se por deficincia:
Reduo, limitao ou inexistncia das condies de percepo das caractersticas do ambiente ou de mobilidade e de utilizao de edificaes, espao, mobilirio, equipamento urbano e elementos, em carter temporrio ou permanente.

Sendo assim alunos cadeirantes precisam de escolas totalmente acessveis arquitetonicamente com o intuito de beneficiar a educao igual e sem barreiras fsicas para todos. Destaco aqui alguns conceitos de acessibilidade. Segundo DUARTE e COHEN (2004)
a acessibilidade pressupe a possibilidade e a condio de utilizar, com segurana e autonomia, o espao, o mobilirio e os equipamentos urbanos, sublinha-se, assim, que a acessibilidade ao espao construdo no deve ser compreendida como um conjunto de medidas que favoreciam apenas as pessoas portadoras de deficincias - o que poderia ate aumentar a excluso espacial e a segregao destes grupos, mais sim medidas tcnico-socias destinados a acolher todos os usurios em potencial.

10

Ainda sobre acessibilidade o Decreto n. 5.296/2004 nos diz que


a acessibilidade a condio para utilizao, com segurana e autonomia, total ou assistida, dos espaos, mobilirios e equipamentos urbanos, das edificaes, dos servios de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicao e informao, por pessoa portadora de deficincia ou com mobilidade reduzida.

E, de acordo com a ABNT/NBR9050: 1994 so acessveis:


Espao, edifcio, mobilirio, equipamento ou elemento que possa ser alcanado, visitado e utilizado por qualquer pessoa, inclusive as portadoras de deficincia. O termo acessvel implica tanto em acessibilidade fsica como de comunicao.

A Lei da Acessibilidade - 10098 de 19 de dezembro 2000 trata da acessibilidade em qualquer espao publico, demonstrado que todos os mobilirios de uso coletivo como as escolas, deve ter acesso fcil a qualquer tipo de pessoa sem restries. Uma escola tem que ser acessvel independentemente de qualquer problema fsico, pois este no pode impedir uma formao escolar e cidad de uma pessoa. De acordo com a pesquisa realizada por Duarte &Cohen (2006), a importncia da insero no espao escolar regular de pessoas com deficincia, vo alm da escolarizao em si destas pessoas, mas tambm se referem necessidade de que a sociedade supere seus preconceitos. Sobre esse processo de escolarizao, estas autoras dizem que
Verificamos, ao longo de nossa experincia de pesquisa sobre espaos acessveis para pessoas com deficincia, que a criana no tem preconceitos e aceita com naturalidade as diferenas. Assim, entendemos que o estmulo convivncia entre crianas diferentes em escolas pblicas ser uma iniciativa com o potencial de reduzir desigualdades, preconceitos e integrar social e culturalmente as pessoas com deficincia no panorama do desenvolvimento social brasileiro. (p.2)

Estas autoras constataram que a acessibilidade de pessoas com deficincia fsica continua sendo um fator de excluso social dentro das escolas da rede de ensino publico, mesmo com a implementao de polticas inclusivas e com a pauta Incluso sendo considerada um dos pontos mais importantes a ser desenvolvido no mbito educacional.

11

Estas crianas deficientes so impedidas de vivenciar uma formao bsica pelo fato de existirem barreiras arquitetnicas dentro das escolas diminuindo ainda mais as possibilidades de convvio social pleno. necessrio perceber que as deficincias esto presentes em nosso dia a dia, sendo que as escolas devem se adaptar e construir estratgias para atender seu publico, que perante a lei possuem direitos e deveres iguais, sem discriminao de raa, cor, gnero ou deficincia fsica. Segundo a Lei 7.853 de 24 de outubro de 1989,
ao poder publico cabe assegurar as pessoas portadoras de deficincia o pleno exerccio de seus direitos bsicos, inclusive dos direitos educao, sade, ao trabalho, ao lazer, previdncia social, ao amparo infncia, e maternidade, e de outros que, decorrentes da constituio e das leis, propiciem seu bem-estar pessoal, social e econmico.

A famlia tem um papel fundamental para melhorias da acessibilidade dos espaos pblicos, pois tem melhor condies de identificar as reais necessidades estruturais para o deslocamento dos cadeirantes. notvel que muitas pessoas que necessitam da cadeira de rodas para se locomover enfrentam dificuldades ate mesmo dentro de suas prprias residncias, isso pode gerar uma excluso social ainda maior. Segundo Carvalho citado por MARCOS et all (s/d),
em vrios segmentos da sociedade so notrias as inmeras dificuldades sociais e econmicas enfrentadas pelo portador de deficincias. Sendo que as barreiras, principalmente fsicas, encontradas por grande parte destas pessoas esto presentes em suas prprias residncias e seguem para as reas publicas e ambiente de trabalho.

E bastante importante que a deficincia passe a ser vista no apenas como algo inerente ao deficiente, e sim uma situao que qualquer pessoa pode ter que enfrentar em algum momento da vida, mesmo que seja uma deficincia temporria, devemos trabalhar para acabar com barreiras fsicas que atrapalhem a circulao de cadeirantes em espaos pblicos principalmente nas escolas impedindo assim sua formao educacional. O acesso de cadeirantes escola, aponta desafios que se iniciam anteriormente entrada destas pessoas nos prdios escolares, pois para se deslocarem de suas residncias at s escolas, encontram diversas barreiras em seu trajeto. Desta forma, no adianta cuidar apenas do espao arquitetnico escolar,

12

mas tambm da acessibilidade nas ruas, nos meios de transportes coletivos e todos os espaos pblicos. Para isto, a Lei da Acessibilidade - 10098 de 19 de dezembro de 2000, define em seu captulo III que trata do desenho e da localizao do mobilirio urbano, que:
Art. 8o Os sinais de trfego, semforos, postes de iluminao ou quaisquer outros elementos verticais de sinalizao que devam ser instalados em itinerrio ou espao de acesso para pedestres devero ser dispostos de forma a no dificultar ou impedir a circulao, e de modo que possam ser utilizados com a mxima comodidade. (...) Art. 10. Os elementos do mobilirio urbano devero ser projetados e instalados em locais que permitam sejam eles utilizados pelas pessoas portadoras de deficincia ou com mobilidade reduzida.

No somente dentro de escolas que os cadeirantes precisam de acesso fcil, tem que comear dentro de casa para depois chegar s ruas, o caminho de um cadeirante para a escola. Por isso fundamental que nossas ruas e edifcios devem ser acessveis pensando nas dificuldades dessas pessoas. A Lei da Acessibilidade detalha aspectos importantes sobre a estrutura necessria dos espaos pblicos. Com relao escola, a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB) de 1996, ressalta que
a educao, dever da famlia e do estado, inspirados nos princpios de liberdade e dos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho.

A LDB define como preferencial a insero de deficientes em escola regular, assegurando acompanhamento especial a estes alunos caso seja necessrio. Desta forma, o aluno cadeirante, uma vez preservada sua capacidade cognitiva, deve permanecer na escola regular, no tendo justificativa para seu encaminhamento a uma escola especial. Apenas alunos que requerem cuidados especiais e so incapazes de se adaptarem em escolas regulares devero ser encaminhados a escolas especializadas. Ainda segundo a LDB (1996),
Art. 59. Os sistemas de ensino asseguraro aos educandos com necessidades especiais:

13

I - currculos, mtodos, tcnicas, recursos educativos e organizao especfica, para atender s suas necessidades; II - terminalidade especfica para aqueles que no puderem atingir o nvel exigido para a concluso do ensino fundamental, em virtude de suas deficincias, e acelerao para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados; III - professores com especializao adequada em nvel mdio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integrao desses educandos nas classes comuns; IV - educao especial para o trabalho, visando a sua efetiva integrao na vida em sociedade, inclusive condies adequadas para os que no revelarem capacidade de insero no trabalho competitivo, mediante articulao com os rgos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas reas artstica, intelectual ou psicomotora; V - acesso igualitrio aos benefcios dos programas sociais suplementares disponveis para o respectivo nvel do ensino regular.

Segundo Marshall citado por CURY ( ),


a educao das crianas est diretamente relacionada com a cidadania, e, quando o estado garante que todas as crianas sero educadas, este tem em mente, sem sombra de duvida, as exigncias e a natureza da cidadania. Esta tentando estimular o desenvolvimento de cidados em formao. (p.)

Pensando desta forma, acredito que as escolas devem se preparar mais para lidar com esses alunos que necessitam de uma escolarizao para garantir um futuro digno de um cidado, consciente de seus potenciais e sua capacidade de insero na sociedade. Esta conscincia somente possvel pelo convvio social estabelecido a partir do princpio da incluso. necessrio que toda comunidade escolar se empenhe com o intuito de promover acessibilidade de alunos cadeirantes e que esteja preparada para oferecer um ensino igualitrio e com qualidade, alm de proporcionar uma maior vivencia dos espaos fsicos escolares sem que estes alunos fiquem impedidos de se deslocarem usufruindo plenamente de cada lugar. Junto com a comunidade escolar, o Estado deve garantir os aspectos legais assegurando a insero inclusiva dos deficientes no mbito escolar.

14

4.

ACESSIBILIDADE

ESCOLAR

EM

ESCOLAS

ESTADUAIS

EM

BELO

HORIZONTE MG Para desenvolver esta pesquisa, fiz uma visita Superintendncia Regional de Educao Metropolitana B, onde identifiquei as quatro principais Escolas-Plo desta regional, que tambm conhecida como Regional Barreiro. A estas quatro escolas, a fim de garantir o sigilo sobre as mesmas, denominei de Escola A, B, C e D. Todas as escolas aqui citadas possuem Ensino Fundamental e Mdio divididos em trs turnos, com o horrio de funcionamento das escolas de 07hs da manh s 22: 20 h da noite, e todas so pertencentes rede estadual de ensino. Cada escola tem uma gesto diferente e conseqentemente possuem caractersticas fsicas e organizacionais diferentes, por isso iremos identificar aspectos relevantes de cada uma delas separadamente. Para identificar a situao das escolas quanto acessibilidade, utilizei a Cartilha Cuidando da Acessibilidade em Prdios Escolares elaborada pela Secretaria de Estado de Educao de Minas Gerais, e disponibilizada pela diretoria deste mesmo rgo. A Escola A, localizada no Bairro Barreiro, tem por volta de 75 professores, 3 secretrias, 6 auxiliares de secretaria, 15 auxiliares de servios gerais, 3 porteiros, e aproximadamente 1000 alunos. Apesar da quantidade de alunos, a escola no possui nenhum aluno cadeirante regularmente matriculado, contando apenas com um aluno deficiente visual no turno matutino. A escola no possui nenhum tipo de projeto ou programa nem interno ou que envolva a sociedade em sua volta. E quanto a sua parte arquitetnica ela possui rampas tanto nas entradas quanto no interior da escola possibilitando assim o acesso de alunos cadeirantes, os banheiros tambm so de fcil acesso e possui um sanitrio especifico para alunos deficientes, as salas de aulas no tem degraus nas portas de entrada e a cantina tambm de fcil acesso para cadeirantes, somente a rea de acesso para a quadra poliesportiva onde so feitas as atividades de educao fsica possui degraus na entrada da quadra impedindo o transito de cadeirantes para a quadra. A meu ver, a escola demonstrou estar no caminho certo, pois est trabalhando em prol da acessibilidade desses alunos que lutam para ter uma educao igual de todos. Mesmo no tendo as condies ideais e no seguindo a todos os critrios de acessibilidade definidos na Cartilha referida acima, percebi o empenho da escola em

15

adaptar seus espaos minimizando as barreiras fsicas e facilitando o deslocamento de pessoas cadeirantes em seu espao interior. Diante desta descrio, uma indagao se fez presente: Porque nesta escola no h a presena de nenhum aluno com limitaes motoras, se tem as condies de receb-los? Ser possvel que no existem crianas e adolescentes em idade escolar no entorno da escola com estas limitaes? Se existem, aonde estudam estes alunos? Ser que as escolas especiais continuam recebendo alunos que deveriam estar em escolas regulares? No entanto, no foi possvel no trabalho de campo responder estes questionamentos, sendo necessrio outro tipo de aproximao da escola e da comunidade do entorno para melhor compreenso. A Escola B, fica na regio do Bairro Salgado Filho, possuindo aproximadamente 90 professores, 21 auxiliares de servios gerais, 1 diretor e 3 vicediretores, 10 auxiliares de secretaria, 3 bibliotecrias, e um nmero de 1500 alunos e tem projetos como, Educao de Jovens e Adultos (EJA), Escola Integral, Projeto Acelerar para Vencer (PAV), Formao Inicial para o Trabalho (FIT), e o Projeto Abrindo Espaos. Esta escola no est acessvel para cadeirantes, apresentando-se distante do que prope da Cartilha do Estado, porque foi fundada em 1953 e ainda no se adequou Lei da Acessibilidade (Lei 10098/2000). A escola possui muitas barreiras fsicas nos dois pavimentos, sendo que, onde tem as salas de aulas tem escadas, e este o nico acesso para as salas. A quadra de esportes tambm possui escadas impedindo uma vivencia desses alunos aos espaos escolares. Nesta escola no h a presena de nenhum deficiente fsico. A Escola C, localizada no Bairro Corao Eucarstico e possui 60 professores, 7 auxiliares secretaria, 1 diretor e 2 vice-diretores, 3 supervisores e uma secretaria e aproximadamente 800 alunos. A escola no acessvel para cadeirantes, mesmo tendo sido reformada h menos de uma dcada. A escola possui dois pavimentos onde as salas de aula ficam no 2 andar dependendo de escadas para chegar ate as salas, o acesso ate a quadra tambm tem muitas escadas dificultando assim o recebimento desses alunos. Esta Escola C trabalha com os projetos, Programa Efetivo Sexual e de informtica. Essa escola no possui nenhum aluno cadeirante o qualquer tipo de deficincia.

16

A escola D fica no Bairro Caiara, e possui cerca de 110 funcionrios e 1368 alunos e trabalha com os projetos como: Jovem do Futuro, Escola Integral, Projeto Acelerar para Vencer. uma escola inacessvel pelo fato de existir varias barreiras arquitetnicas no interior da escola. Foi fundada em 1960 e ate hoje no se adequou s normas de acessos arquitetnicos. Foi notado nessa pesquisa que a maioria das escolas (B,C e D) ainda tem muito que trabalhar para melhorar a acessibilidade de alunos deficientes fsicos, e proporcion-los um direito previsto em lei, que uma educao igual para todos formando cidados educados e com a certeza de ter passado pela escola sem que barreiras fsicas tenham impedido sua formao. A Escola A a que mais se aproxima das indicaes de acessibilidade da Cartilha do Estado, mesmo assim, ainda necessita de adequaes. Percebi que, no conjunto destas escolas analisadas, temos um universo de 4668 alunos, e entre estes nenhum cadeirante, e apenas um deficiente visual. Esse dado curioso pelo nmero significativo e abrangncia local das escolas. Sabendo que, segundo dados do IBGE (Censo 2000), existem em torno de 14,5% de deficientes em nossa sociedade, o que est acontecendo com a escolarizao dos deficientes cadeirantes com funo cognitiva preservada?

17

5. CONCLUSO Nesta pesquisa, pude perceber que as escolas ainda tm muito a trabalhar para ter seus espaos fsicos totalmente acessveis para alunos cadeirantes ou que possui algum tipo de limitao fsica. A acessibilidade arquitetnica hoje um direito dos cidados, possibilitando a liberdade de freqentar a escola onde se inicia a sua vida acadmica, sua formao cidad e respectivamente sua vida profissional. Foi visto que existem em nosso pas leis que garantem a educao como direito de todos e dever da famlia e do Estado. Cabe s escolas se adequarem para receber este pblico e proporcionar uma trajetria escolar de forma igualitria, se desfazendo dos antigos preconceitos e reconstruindo seu espao educacional. De modo geral, o direito ao acesso s escolas deve ser bem trabalhado pelo Estado, o principal provedor destes direito. A presena de um cadeirante em uma escola totalmente acessvel poder promover uma vivncia com liberdade dos tempos e espaos propcios para sua formao e socializao. isto que quero para nossas escolas, todos em idade escolar estudando e se socializando em um mesmo espao que se aprimora cada vez mais, uma educao gratuita e que respeite as diferenas.

18

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ABNT. NBR 9050: 2004. Acessibilidade de pessoas portadoras de deficincias a edificaes, espao, mobilirio e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro. BRASIL, Lei 7853, 24 de outubro de 1989. BRASIL, MEC/ SEESP. Poltica nacional de educao especial na perspectiva da educao inclusiva. Documento elaborado pelo grupo de trabalho nomeado pela portaria ministerial n 555, de 5 de junho de 2007. BRASIL, Lei 10098, 19 de dezembro de 2000. BRASIL, Decreto 5.296, de 2 de dezembro de 2004. CURY, C. R. J. Os Fora de Serie na Escola. Campinas: Armazm do Ip (Autores Associados), 2005. DUARTE, Cristiane Rose de Siqueira ; COHEN, R. Proposta de Metodologia de Avaliao da Acessibilidade aos Espaos de Ensino Fundamental. In: Anais NUTAU 2006: Demandas Sociais, Inovaes Tecnolgicas e a Cidade. So Paulo, USP: 2006. JANNUZZI, G.M. A Educao do Deficiente no Brasil: dos primrdios ao incio do sculo XXI. Campinas: Autores Associados, 2004. MARCOS, M. et all. Avaliao e Anlise de acessibilidade de um deficiente fsico motor, atravs do software Catia, em habitaes de interesse social. Disponvel em: www.acessoBrasil.com.br. Acesso em: 25 de novembro de 2009. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO DE MINAS GERAIS. Cuidando da Acessibilidade em Prdios Escolares. Belo Horizonte, 2004.

S-ar putea să vă placă și