Sunteți pe pagina 1din 76

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

Todo amanhecer tem um significado especial na glria da Criao.

Superada a sombra da noite que convida ao estabelecimento de planos em favor da construo do bem e da plenitude, o nascer do dia representa a oportunidade de tornlos reais, retirando-os da mente para a sua concretizao no mundo das formas.

A fim de que se torne possvel cada dia nascer feliz, indispensvel que a criatura elabore programas de edificao interior, liberando-se das algemas que a retm na retaguarda das aflies e dos receios, facultando-se conquistar valores indestrutveis, espirituais, que os ladres no roubam, a traa no come, nem a ferrugem corri, conforme acentuou Jesus.

A existncia fsica ddiva do amor de Deus para o desenvolvimento intelecto-moral do esprito no seu processo de evoluo.

Aproveitar cada momento, assinalando-o com realizaes abenoadas, o impositivo que no deve ser postergado.

A felicidade existe, e possvel consegui-la, bastando somente no ambicionar alm da capacidade de vivenci-la, cada qual contentando-se com as maravilhosas concesses divinas de que se torna possuidor, e avanar semeando Amor pelo caminho.

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DE SINTONIZAR-SE COM O BEM


Desejo refletir com voc a respeito da problemtica das sintonias. Uma das grandes descobertas da cincia moderna a de que tudo est ligado a tudo, ou seja, no h nada no Universo que no esteja ligado a alguma coisa. Nada est separado, desligado, fazemos parte de um todo, cujas partes se acham interligadas. Essa ligao das coisas se d no plano da energia, por isso, muitos duvidam que ela ocorra. Mas pare para pensar: quando voc quer ouvir uma determinada estao de rdio, bastar ligar o aparelho? No, preciso sintoniz-lo na emissora desejada. Ningum v as ondas do rdio, mas no se duvida da sua existncia. Chegamos a aquecer alimentos por meio de ondas invisveis. Da mesma forma, tambm estamos sintonizados com pessoas que se acham na mesma freqncia que a nossa. Nossos atos, pensamentos e palavras geram energias capazes de se ligarem a outros que esto no mesmo padro. Se acordo pela manh, de mal com a vida, soltando palavras de desnimo, queixa e reclamao, estarei me ligando a todas as demais pessoas do mundo que transitam na mesma freqncia, da mesma forma que elas tambm se ligaro comigo. Houve uma dupla sintonia. Isso quer dizer que me envolvi num campo energtico negativo, mantido por centenas de pessoas que esto respirando no mesmo clima mental que o meu. como se estivesse preso a uma rede de pessoas queixosas e desanimadas. E j podemos perceber o quanto isso nos prejudica. No fundo, ningum est sozinho, sempre estaremos acompanhados dos que transitam na mesma faixa das nossas cogitaes. O Esprito Marco Prisco nos oferece preciosos exemplos: Acompanhe a mentira em breve jornada e voc encontrar mentirosos em todos os lugares. Procure um erro e voc tropear em mltiplos crimes. Sintonize com a falsidade e voc se cercar de fices enganosas. Valorize com muito respeito a calnia e o seu caminho surgir cheio de acusadores indbitos. Reporte-se dificuldade e obstculos surgiro em volta. Tente encontrar um culpado, e diversos malfeitores viro a voc. Para sair desse estado, preciso mudar a freqncia, como voc muda o canal de televiso ou de estao de rdio. Cada um est no mundo que criou para si mesmo. Cada um respira no clima de suas prprias criaes. Se voc fixar as idias na doena, as ondas mentais buscaro aproximao com as almas enfermas do planeta, encarnadas e desencarnadas, e ser muito difcil voc no se sentir doente. Se voc se julga fracassado, produzir uma energia correspondente que se ligar aos que estagiam na mesma faixa de sentimento, um alimentando o outro, um "dando fora" ao outro. E voc, em que sintonia anda? Em qual freqncia voc est vivendo? Pense bem a respeito e procure melhorar a sua faixa de pensamentos. Para tanto, preciso pensar no bem, falar no bem e agir no bem. S o bem bom. S o bem faz bem. Sintonizando com o amor universal, recebo paz, sade e alegria.

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DE FELICIDADE
Acredite que voc nasceu para ser feliz. Retire da mente as idias que o levam a pensar em um destino de amarguras. A tua felicidade possvel. Cr nesta realidade e trabalha com afinco para consegui-la. A primeira atitude a tomar neste dia crer que voc pode ser feliz. Pare e pense no assunto, ainda que por alguns segundos, pois muita gente ainda pensa ter nascido s para sofrer. Retire da sua mente esse falso conceito, ele no corresponde verdade. Alis, possvel que essa falsa idia esteja dificultando sua vida, pois somos aquilo que pensamos ser. Antigamente se dizia que era preciso ver para crer. Mas hoje se diz ser preciso crer para ver. H uma diferena fundamental. Aquele que cr j deu o primeiro passo ao encontro da felicidade. Nossas crenas materializam nosso destino. Um dia feliz comea com a mente feliz, com pensamentos positivos. Por isso, v mudando os pensamentos que alimenta em relao ao seu destino. Faa uma faxina mental e retire as idias de fracasso, insucesso, doenas e de tantas outras que apenas embaraam a vida. A sua felicidade possvel, real. Voc merece ser feliz, digno do melhor que existe no Universo. Voc no nasceu para sofrer, mas para um destino de alegria e ventura. importante acreditar nisso. Se depositar sua crena na dor, na desgraa, no sofrimento, jamais a felicidade bater sua porta. Os problemas no so castigos divinos, so apenas degraus que Deus ps em seu caminho para que voc subisse ao topo da vitria. Como Deus Amor, Ele s deseja o seu bem. Mas no assente a felicidade nas coisas, que so passageiras, nem nas pessoas que tambm passam. Procure ser feliz, realizando-se interiormente. A felicidade um estado ntimo, que independe das suas posses, do seu poder, do seu prestgio social. Ela decorre do bem-estar que uma vida digna proporciona. Quando voc feliz por dentro, tudo l fora reflete seu estado interior. Quando a alma est feliz, a prosperidade cresce, a sade melhora, as amizades aumentam, enfim, o mundo fica de bem com voc. O mundo exterior reflete o universo interior. No se esquea, tambm, de que a felicidade no vir sem esforo. Voc j pensou no que far por sua felicidade? J planejou suas atitudes? J idealizou suas metas? Que bom se j fez isso. Mas se ainda no fez, sempre tempo de trabalhar por voc. Dedique alguns minutos do seu dia para planejar sua vida, estabelecer os seus objetivos. Agora procure execut-los, passo a passo. Seja uma pessoa perseverante, pois na vida o destino traado com as nossas atitudes. No desanime. Os grandes gnios da humanidade foram indivduos laboriosos; seus feitos, normalmente, demandaram 1 % de inspirao e 99% de transpirao. Crendo na felicidade e trabalhando por ela, voc certamente ter um dia de muitas alegrias. Mos obra? Eu mereo a felicidade. O Universo me d tudo o que bom. Eu trabalho pela minha felicidade pensando bem, falando bem, agindo bem. .

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA CHEIO
Preencha a vida com atitudes positivas. Tudo est sua disposio, tanto o bem quanto o mal. Por isso, cuidado com a hora vazia, ou seja, com a hora sem atividade; ateno para os momentos de ociosidade, pois so nesses instantes que nos permitimos entrar na faixa de tdio e da tristeza. na hora vazia que surgem m pensamentos sombrios, que depois levarem tempo para extirp-los de ns. Cabea ociosa perigo vista. Nessas horas, os pensamentos desordenados podem nos levar a sentimentos de tristeza e depresso, como tambm aumentar nossas mgoas e rancores. Muitos crimes so concebidos em minutos de mente desocupada. Podemos dizer que a mente vazia porta aberta ao das trevas, campo propcio fermentao de idias negativas que acabaro por tecer o fio do nosso destino. Voc j reparou que a gua empoada favorece o desenvolvimento de vermes e bactrias? J notou que um corpo fsico sem atividade fica mais vulnervel s doenas? Se voc aspira a felicidade, procure ocupar-se com allguma atividade nobre. Se, por alguma circunstncia, surge-te a hora vazia, preenche-a com uma leitura salutar, ou uma conversao positiva, ou um trabalho que aguarda oportunidade para execuo, ou uma ao que proporcione prazer. Oua uma bela msica, assista a um bom filme, faa um trabalho manual da sua preferncia, visite uma exposio de pintura, freqente bibliotecas, leia um bom livro. Aconchegue-se junto natureza, passeie no parque, admire um jardim. Aliste-se como voluntrio em entidades assistenciais. Faa um curso na rea de seu interesse ou ento dance, cante, represente, estude, enfim, movimente-se. H vrias oportunidades para que suas horas sejam enriquecidas de beleza, estudo e trabalho. Voc tem direito ao lazer, mas lembre-se de que cabea desocupada ninho das trevas. Ao final de cada dia, pergunte-se: como ocupei as minhas horas? Aprendi algo de novo? Fiz algo de bom? Recorde-se de que o tempo perdido jamais ser recuperado; o minuto que passou, nunca mais o ter. Preenchendo o dia com atividades superiores, nossa vida estar em sintonia com uma lei espiritual conhecida como Lei do Trabalho. Repare que tudo no Uniiverso est em movimento, nem mesmo o planeta est imvel. Jesus chegou a dizer que Deus trabalha at hoje, incansavelmente. Olhe, a cada novo dia, dezenas de oportunidades esperam pela sua deciso de ser uma pessoa ativa, interessada, participativa e receptiva a novos conhecimentos e possibili dades. Voc j deu o primeiro passo ao ler este texto. Continue, perseverante; hora vazia, nunca mais. Meu dia est repleto de novas oportunidades positivas. Aproveito as horas e os minutos para meu crescimento material e espiritual. Sou uma pessoa receptiva a novos conhecimentos.

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DE GRATIDO
Desperte todos os dias com pensamentos positivos e repita vrias vezes que tudo ser bom. Outro dia eu estava orando e, ao final da prece, meu filho de sete anos se aproximou e disse: "Pai, muito obrigado por voc existir". Essas inesperadas palavras me arrancaram algumas lgrimas. Eu estava um tanto triste com alguns problemas pessoais, e o simples gesto de carinho dele me devolveu a alegria perdida. Fiquei pensando no poder que as palavras de meu filho tiveram sobre mim e me dei conta que ele simplesmente me agradecia. Foi ento que percebi o poder que tem a gratido. Voc j pensou nisso? Esse um assunto que merece nossa maior ateno. Se a criatura humana considerasse todas as bnos de que desfruta no corpo, as concesses que lhe so colocadas disposio, ela somente teria razes para agradecer, jamais para reclamar. Na maioria das vezes, a nossa atitude a de reclamar pelo que no temos. Todavia, quase nunca lembramos as bnos de que somos portadores. Por isso reclamamos muito e agradecemos to pouco. Lamentamos o estmago doente, mas no agradecemos pelos demais rgos que funcionam perfeitamente. Reclamamos do trnsito catico, mas esquecemos de agradecer pelo veculo que nos transporta a todos os lugares. Discutimos com nossos familiares, todavia no nos lembramos que muitos no tm nem sequer uma pessoa para dividir sua vida nem por isso so menos felizes do que ns. Recordamos, com insistncia, a ofensa de um amigo, contudo no agradecemos pelos outros que continuam nuutrindo afeio por ns. Procure fazer um inventrio da sua vida. quase certo que a contabilidade divina nos honrou com mais benefcios do que problemas. Ocorre que fixamos a nossa ateno naquilo que nos falta. preciso mudar o foco. Pense sobre isso. Quanto mais voc agradecer, do fundo do seu corao, por tudo o que lhe ocorre na vida, pelas pessoas que o cercam e pelas situaes que se apresentam, mais voc ser abenoado pelas foras espirituais. Algum disse que a vida um sistema de radiodifuso, cada um recebe de acordo com a onda que emite. Se voc adotar uma postura de vida baseada na gratido, pode ter a certeza de que o Universo retribuir com a abundncia que lhe prpria. Mas se voc se fixar na queixa, na reclamao, no que lhe falta, o Universo responder na mesma freqncia. Disse Jesus: "Para aquele que tem, mais lhe ser dado; para aquele que no tem, mais lhe ser tirado". Concentre-se no que voc tem, e no no que lhe falta. Quanto mais agradecer, do fundo da sua alma, mais receber; quanto mais reclamar, menos ter. a lei. E se voc estiver doente, agradea a Deus pela sade. Se estiver sem trabalho, agradea pelo emprego. Demonstrar gratido por algo gue est por vir a maior demonstrao de f que uma pessoa pode ter .

Agradeo a Deus por tudo o que tenho. Sou profundamente grato pela vida, pelo corpo, pela famlia, pelo trabalho. Agradeo por todas as pessoas que cruzam o meu caminho.

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DE RECOMEAR
Estou feliz por estar em sua companhia, torcendo por voc. Quero refletir sobre o quanto importante no abandonar os sonhos. Quando o dia comea, comum nos sentirmos desanimados com os fracassos que temos experimentado. Os negcios no esto bons, a sade no vai bem, a vida familiar anda de mal a pior, nossos sonhos naufragaram. E agora novo dia se apresenta e nos sentimos fracos para dar uma guinada em nossa vida. preciso, no entanto, saber recomear. Repare que a natureza nos oferece preciosas lies sobre o assunto. A gua um dia se torna vapor, mas depois regressa da nuvem e recomea o ciclo. O sol, diariamente, retoma o conntato com a terra. Janeiro a janeiro, renova-se o ano, oferecendo-nos novas oportunidades de trabalho. como se a natureza nos estivesse convidando: "Se quiser, pode recomear". importante considerar a oportunidade de reconstruir sua vida. Todo o dia ensejo de um recomeo. Esquea os malogros, no os vitalizando com lembranas e queixas constantes. Apenas aprenda com os erros cometidos. Thomas Edison, um dos mais versteis inventores que o mundo conheceu, afirmou que cada experincia negativa era mais uma descoberta de como no chegar ao invento desejado. E foi assim, depois de vrias tentativas, que ele inventou a lmpada eltrica. Portanto, as experincias negativas so apenas lies de como no atingir o sucesso esperado. No d s suas derrotas maior importncia do que elas tm. Voc no fracassou, apenas ainda no descobriu a maneira correta de chegar ao resultado esperado. Da a importncia de recomear, sempre, pois do contrrio voc jamais chegar ao objetivo traado. Se Thomas Edison tivesse desistido, se ele se julgasse um arruinado, hoje talvez ainda estivssemos luz de velas. D um novo significado aos seus insucessos, aprenda com os erros cometidos, mude de ttica, refaa planos, estratgias e recomece o dia convicto de que merecedor de novas oportunidades. O dia est sua espera para que alcance os sonhos que tanto deseja. Atravs de uma vontade disciplinada conseguirs atingir os objetivos mximos da tua atual existncia. No desistas, se, de incio, fracassares. Eu sei que voc capaz, h um gigante dentro de voc aguardando ser acordado. Espero que essa leitura seja como uma varinha mgica capaz de despertar toda sua potencial iida de de vencer adversidades. Voc um vencedor, lembre-se de outros momentos difceis por que passou e conseguiu super-Ios com muita garra e determinao. Ento, agora a hora de voc despertar outra vez. Lembre dos versos da linda cano de Milton Nascimento: "Mas preciso ter fora, preciso ter garra, preciso ter gana sempre, quem traz no corpo essa marca possui a estranha mania de ter f na vida". Hoje dia de recomear a minha vida. Sou merecedor de novas oportunidades. Sou uma pessoa perseverante e vitoriosa.

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DE FALAR COM DEUS


Sua vida est caminhando para melhor, creia nisso. Voc j pensou na importncia da orao em sua vida? Eu creio que sim, embora nem todos tm a prece como hbito. Sempre estamos com pressa e quase nunca temos tempo para o encontro com Deus. Acordamos atrasados, samos de casa como um furaco e iniciamos o dia sem nenhum preparo espiritual. O homem precisa de orao, tanto quanto necessita de alimento. No somos apenas matria, somos espritos transitoriamente vestidos de um corpo. O alimento fortifica o fsico; a orao revigora o esprito. A maioria de ns padece de anemia espiritual, porque pouca importncia damos orao. Por meio desse dilogo com Deus, porque orao no outra coisa seno uma conversa com Deus, nosso esprito se abastece das energias csmicas que se acham distribudas em abundncia no Universo. E da mesma forma que s se alimenta quem leva comida boca, o homem somente recebe o alimento espiritual se abrir a alma para Deus atravs da prece. Ainda h outro benefcio que a orao proporciona: ela nos pe em sintonia com as correntes mentais superiores, junto das quais receberemos a inspirao divina para enfrentar as ocorrncias do dia-a-dia. Teremos, assim, coragem, espeerana e o fortalecimento espiritual para vencer as dificuldades do caminho. Por isso a Espiritualidade nos diz que a orao um tnico espiritual. Na orao, falamos com Deus e Deus fala conosco. A orao o mais forte estmulo de que a alma pode dispor para plenificar-se. Quando queremos conversar com algum, utilizamos algum meio para esse fim: um telefonema, uma carta, um recado, at pelo computador j conseguimos conversar. Assim, quando precisamos falar com Deus, a orao o canal de contato direto com o Criador. Muita gente diz que no ora porque no sabe pronunciar palavras bonitas. Devemos entender que a orao no um concurso de beleza literria. Deus no nos ouve pela beleza das palavras, mas pela qualiidade do nosso sentimento. Orar sentir. E ns sentimos com a alma, no com os lbios. Alguns estudiosos narram que So Benedito, homem de poucos recursos intelectuais, no sabia nem sequer escrever o prprio nome. Contudo, quando orava, ajoelhava-se prximo a um tronco de rvore e exclamava: "Pai, nego vio t aqui". E era s isso que dizia, mas tinha tanta sinceridade e simplicidade que, com freqncia, os amigos o surpreendiam em estado de levitao. Ns at poderemos no chegar a tanto, mas perceberemos que a orao transformar nossa vida para melhor. A prece nos proporcionar equilbrio interior, paz, serenidade e coragem para superarmos os obstculos inevitveis da vida. Isso s voc poder comprovar. Tenha a experincia da prece, comprove seus benefcios, converse com seu Pai; Ele tem muito a lhe dizer. Converso com Deus em todos os momentos. Estou ligado a Ele pelas ondas do meu pensamento. Deus me ouve, me entende e me guarda.

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DE PAZ
Vamos agradecer por mais uma nova oportunidade de progredir e ser feliz. Para tanto, a paz interior indispensvel. Um dia feliz comea com um dia de paz. E nunca como hoje a paz foi to almejada. Vivemos tantos conflitos e conclumos que viver sem paz se torna um fardo muito pesado. Mas j estamos percebendo que a paz no vir por decreto do Governo, nem por imposio divina. A paz no pode ser adquirida somente atravs da assinatura de documentos diplomticos. Ela uma conquista pessoal, nasce de dentro para fora. A Espiritualidade nos indica que a paz do mundo depende da nossa paz individual. O mundo exterior apenas o reflexo do nosso mundo interior. O mundo violento apenas o reflexo de homens violentos. No adianta sonhar com um planeta de paz se os homens no forem pacficos. A paz do mundo comea na paz do nosso corao, depende da nossa serenidade, da nossa pacincia diante dos desafios que se apresentam em nosso cotidiano. Fazendo um trocadilho, poderamos dizer que a pacincia a cincia da paz. E, por vezes, diante de pequenos contratempos, perdemos a tranqilidade. Por exemplo: o transporte que perdemos, o alimento que atrasou, a roupa que no ficou pronta, a camisa mal passada, o carro quebrado e tantas outras situaes atravs das quais demonstramos quo distantes estamos da paz. Se queremos a paz entre as naes, precisamos comear a nos pacificar por dentro. Se queremos a paz l fora, preciisamos de paz dentro de ns. sempre mais cmodo exigir a paz dos outros. E a nossa paz individual depende de uma conscincia tranqila ante os nossos deveres. Se agirmos com tica, justia e amor, nossa conscincia estar em paz. Mas quando somos agressivos, quando desrespeitamos o prximo, quando somos injustos, semeamos trevas interiores. E a partir disso teremos muitos conflitos, gerando intranqilidade e desarmonia, como se houvesse uma guerra dentro de ns mesmos. E essa guerra interior se projetar para fora de ns, tornando-nos pessoas agressivas, violentas, azedas, provoocadoras. J deu para perceber que quando assim agimos atramos mais violncia em nossa vida. a lei de afinidades. Agora, quando promovemos o bem, nossa conscincia est em paz, porque somos essencialmente pessoas boas. E quando estamos em paz, seremos pacficos no lar, no trabalho e na via pblica. Seremos pacficos no trnsito, onde muitos acidentes ocorrem por falta de paz dos motoristas. Enfim, a nossa conscincia que ditar um comportamento sereno ou agressivo. Quem no promove a paz o primeiro a sofrer. Ningum sentir paz se no a promover. Francisco de Assis, em sua conhecida orao, pedia a Deus que o convertesse em instrumento da paz. Vamos imitar Francisco e adotar a paz como modo de vida. Cabenos a pergunta: como posso neste dia pacificar a minha vida? Eu acredito que todos ns, doravante, vamos modificar as nossas atitudes para melhor. Verifiquemos quais so os comportamentos que esto gerando agresso, revolta, discusso e discrdia e invertamos nossas atitudes promovendo o bem. Veja o que fala, o que pensa e como age, e vamos deixar a paz invadir nosso corao. Sou uma pessoa pacfica. A paz toma conta da minha vida. Tenho paz na mente e no corao.
10

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DE PENSAR BEM


Que alegria estarmos juntos neste novo encontro. Quero falar a respeito do pensamento. Voc j imaginou que o pensamento uma fora poderosa? isso mesmo, uma energia, por isso muitos se referem ao poder do pensamento. O que se cultiva no pensamento transborda para a esfera oqetiva, por isso o pensamento fonte geradora e dnamo condutor da vida Poderamos dizer que o pensamento um agente criador, ele molda o destino de acordo com a direo que lhe damos. Se pensas no medo, ele assoma e te domina. Se ds ateno ao pessimismo, tornas-te incapaz de realizaes ditosas. Se te preocupas com o mal, permanecers cercado de temores e problemas. Se agasalhas as idias enfermias, perders a ddiva da sade. Seremos, portanto, prisioneiros dos nossos prprios pensamentos desequilibrados. Todavia se dermos uma direo superior nossa mente, nossa vida tambm se ver refletida por essa mudana. Se pensar no amor, voc se sentira afvel. Se pensar na alegria, sentir-se- alegre. Se pensar na paz, sentir paz em seu interior. Se pensar na sade, ter harmonia corporal. Tudo pode ser alterado sob a ao do pensamento. Por isso, se desejamos fazer mudanas em nossa vida, comecemos mudando os pensamentos. Examine, agora, seus pensamentos. So positivos? Saudveis? Alegres? Ou so pensamentos de tristeza, enfermidade, raiva, desnimo e violncia? Lembre-se de que o homem aquilo que pensa. Depois de fazer esse exame, procure substituir as idias afligentes e perturbadoras. Aqui est uma tima sugesto. Muitos dizem que no conseguem abandonar os pensamentos negativos. A sugesto no a de voc ficar mentalizando para no ter pensamentos ruins, mas sim a de voc substituir os negativos pelos positivos. Se falar para no pensar em doena, a primeira coisa que voc vai pensar exatamente na enfermiidade. Se eu disser: no pense em banana. Por certo a primeira coisa que voc pensou foi banana. O processo ideal o de substituio, por exemplo: se voc tem pensamentos de medo, passe a cultivar idias de coragem. Se voc tem pennsamentos de tristeza, substitua-os por pensamentos de alegria e otimismo. Se voc tem idia fixa de doena, passe a cultivar pensamentos de sade e bem-estar. No brigue com os pensamentos negativos, apenas os substitua por ideias superiores. Aos poucos, as idias nobres ocuparo espao em sua mente. E sejamos persistentes, pois h muitos anos, talvez sculos, estamos pensando erradamente. assim que, a pouco e pouco, vamos melhorando os pensamentos e, portanto, a nossa prpria vida. J percebeu quanto trabalho temos a fazer? Que tal comear agora, fazendo as seguintes afirmaes positivas: Meu dia ser muito bom. Sou capaz de vencer todos os desafios. Sou uma pessoa alegre, saudvel e feliz.

11

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DE SADE
Juntos iniciamos mais um momento de reflexo em nossa vida. Desejo connversar com voc a respeito da sade. Todos ns desejamos muito ter boa sade, poder realizar todos os nossos projetos sem impedimentos fsicos. Um dos votos que mais formulamos aos amigos o de muita sade. Mas, afinal de contas, o que a sade? Seria a ausncia da enfermidade? No . Os estudiosos dizem que sade um estado completo de bem-estar fsico, emocional e social. claro que uma pessoa com distrbios digestivos est enferma. Mas no apenas os distrbios fsicos registram a nossa debilidade. Se no tivermos tambm um bem-estar emocional, seremos caatalogados pelos compndios de medicina como doentes. H vrios distrbios emocionais, como a depresso, a sndrome do pnico, as neuroses, os distrbios compulsivos, a ansiedade, enfim, as chamadas enfermidades da alma. Mas a sade tambm presssupe um bem-estar social, ou seja, a perfeita integrao do homem com o meio ambiente, e a poderemos lembrar o quanto o homem vem degradando a natureza, destruindo as reservas florestais, poluindo rios e mares e, ainda, afetando a camada de oznio, no sem srios prejuzos nossa sade. Com esse panorama, chegamos concluso de que todos ns estamos enfermos, no mesmo? Sendo assim, para recuperar a sade, preciso zelar bem por nosso corpo, escolhendo os alimentos que vamos ingerir, cuidando da higiene corporal e evitando os vcios que tanto nos prejudicam. Observe, hoje, que alimentos entraro no seu cardpio e lembre-se de que da quantidade e da qualidade deles depende a sua sade. Mas isso no basta. preciso tambm ter sade emocional, vale dizer, cuidar das emoes, afastar o medo, a ansieedade, a raiva, a tristeza, a culpa, pois esses sentimentos negativos, se persistentes, podero nos levar a vrias enfermiidades. Pessoas que alimentam elevado e repetido grau de hostilidade, geralmente desenvolvem doenas cardiovascuulares. Muitos distrbios do aparelho digestivo tm origem na ansiedade constante, na raiva e no mau humor que no cessam. Por isso, vamos encontrar no Evangelho a teraputica adequada para a cura de vrias enfermidades, como o perdo, a tolerncia e o amor. No queremos dizer que voc pode dispensar o concurso da medicina, mas que no pode tambm desprezar a teraputica evanglica, ingerindo, ao lado da meedicao fsica, gotas de perdo, cpsulas de pacincia e vrias drgeas de amor. A sade no se restringe apenas harmonia e ao funcionamento dos rgos, possuindo maior extenso, que abrange a serenidade intima, o equlibrio emocional e as aspiraes estticas, artisticas, culturais e religiosas. Se voc est doente, procure o mdico de sua confiana, mas no deixe de procurar no Evangelho o remdio chamado amor, pois esse elixir poder fazer milagres em sua vida. Sou uma pessoa saudvel. Eu acredito na sade. Alimento-me com pensamentos de paz e alegria.

12

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DE VIVER
Iniciamos mais um dia, agradecidos pela oportunidade de escrever mais uma pgina no livro da nossa vida. Pretendo refletir com voc a respeito do quanto temos desperdiado a nossa vida. No ano de 1999, minha me desencarnou e esse fato me fez pensar no que estava fazendo da vida. Conclu, no sem um certo arrependimento, no tinha aproveitado suficientemente o tempo em que ela estava ao meu lado. Repensei toda a minha existncia. Ser que estava fazendo as coisas realmente importantes? Ser que estava aproveitando minha vida? Porventura no a estaria malbaratando com coisas insignificantes? Ora, a nica coisa importante na vida o amor, o sentimento que justifica nossa existncia. Ser que estam os aprofundando todos os relacionamentos? O desperdcio da vida est no amor que no damos, no aprisionamento das nossas potencialidades, no medo que paralisa e no arrisca. Muitas vezes, para evitar o sofrimento, no amamos, no sentimos, no arriscamos, no nos relacionamos, enfim, vivemos uma vida muito prxima da mediocridade. Noto que a maioria de ns vive como se a morte no existisse, como se tivssemos a eternidade para viver a presente encarnao. claro que somos espritos eternos, mas isso no significa que a nossa presente existncia seja eterna. Muitos ignoram a certeza da morte para no ter uma vida fnebre, querem aproveitar a vida, mas o fazem de forma destrutiva. No entanto, viver com a perspectiva do desencarne no implica ter uma vida triste, com cara de velrio; significa ter a real dimenso da existncia, ou seja, viver conscientes de que nascemos com um determinado propsito de vida e que um dia regressaremos ptria espiritual, de preferncia com nosso propsito alcanado. E esse objetivo existencial s se conquista amando. Se voc no amar, sua existncia ter tido pouqusssimo ou quase nenhum valor. No importar se voc sofreu muito, importar se voc amou. E poucos amam. Quando temos essa conscincia, a nossa vida tem um sentido muito diferente. Vivemos cada minuto como a prpria eternidade; vivemos cada experincia como se fosse a mais bela de todas. Cada pessoa que cruza o nosso caminho um convite amizade, ao companheirismo, fraternidade. Cada trabalho que recebo um ensejo de cooperao com o Universo. Cada talento que descubro uma chance de tornar a vida mais bela e mais til. Tenho convico de que existe um grande propsito divino para a minha existncia. No estou neste mundo por acidente, aqui no me encontro para sofrer ou mesmo para desaparecer depois da morte. No quero, por isso, caminhar neste mundo com medo da morte, porque sei que ela no existe. Sei que a morte apenas me convida a ver a vida de outra maneira. Eu quero andar livre para viver toda a beleza da vida, aproveitar cada instante, vivendo a eternidade de cada minuto. Pare e reflita sobre sua vida. O rabino Henry Sobel escreveu uma pgina incomparvel sobre a urgncia de viver. Ele advertiu que ns esperamos demais para fazer o que precisa ser feito na vida. Falou que lamentamos a vida curta, mas que agimos como se tivsssemos nossa disposio um estoque inesgotvel de tempo, que esperamos demais para dar carinho aos nossos pais, aos nossos filhos e amigos, ignorando quo curto o tempo e quo depressa a vida os faz ir embora. Esperamos demais para pronunciar palavras de perdo, de gratido e de amor. Saiba que um dia, que no se sabe quando ser, voc atravessar a fronteira da
13

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

morte e para o outro lado da existncia s levar aquilo que conseguiu construir dentro de voc. Aproveite a vida, tempo de viver, de brincar com os filhos, de beijar a esposa, de abraar o marido, de estar com os amigos, de cumprimentar as pessoas na rua, de ajudar algum em dificuldade, de tambm pedir ajuda, de chorar nos momentos de dor, de pedir desculpas, de buscar suas aspiraes profissionais, enfim, de viver cada segundo da sua existncia em toda a plenitude. No espere o amanh para viver. Isso uma forma de estar morto antes da hora. Aproveito o dia de hoje para viv-la em plenitude. Preencho a minha vida com alegria, trabalho e amor. Coloco amor em todos os minutos da minha vida.

14

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DE ACEITAR-SE
Desejo muita luz no seu corao, torcendo para que voc seja vitorioso. Um dos ingredientes fundamentais da felicidade consiste na capacidade que o indivduo tem de se auto-aceitar. Quando queremos nos dirigir a um determinado lugar, sempre indagamos onde estamos, a fim de demarcar a rota a seguir. Sempre temos dois pontos: o de partida e o de chegada. Pois , o nosso aprimoramento, seja material, seja espiritual, sempre pressupe um ponto de partida, que consiste em nossa condio atual. Somos espritos criados por Deus, simples e ignorantes; vamos nos construindo atravs dos tempos. O meu ponto de partida comeou na noite dos tempos, a minha condio atual fruto das experincias que somei at o presente momento. Hoje sou a plataforma do anjo que se desenhar mais tarde. Portanto, no posso negar o que sou, no posso fechar os olhos para a minha atual condio evolutiva, seja ela qual for. Tudo o que nego tende a crescer. A toda hora precisamos nos aceitar como somos, conhecendo-nos interiormente. Se quisermos crescer, precisamos partir do que hoje somos com todas as nossas virtudes, com todos os nossos defeitos, com toda a nossa luz, com toda a nossa sombra. No se envergonhe do que hoje voc , no se critique, no se negue por nada. Assuma o que voc . Aceite-se, reconhea suas fragilidades, admita que nem sempre acerta e que tambm se engana, que no tem respostas para tudo. Aceite que voc no perfeito, que j se equivocou por inmeras vezes. Mas no se entristea por isso; ao contrrio, alegre o corao por reconhecer que ainda um ser inacabado, algum buscando a prpria felicidade por meio de erros e acertos. Voc no Deus, admita isso. Aceite-se, portanto. No h nada de errado em voc, no seja seu inimigo, no se julgue tanto, abandone o juiz implacvel que existe dentro de voc, pois qualquer tentativa de autopunio dever ser substituda pela aquisio da auto-estima e da boa orientao para o logro da sade mental e comportamental. Aceite-se, pois, do jeito que voc , sem mscaras, sem iluses. Largue esse orgulho de viver de aparncias. Seja autntico, sendo apenas voc. Mas como somos seres em constante transformao, no podemos nos acomodar com o que somos. Vida transformao, crescimento. Construa novos modelos para sua vida, cresa interiormente, busque novos caminhos, deixe de andar pelas estradas que ontem o levaram ao labirinto dos problemas atuais. Todo crescimento pressupe o abandono de velhos padres. Somos seres que esto se construindo todos os dias. Mas essa construo depende do quanto voc no nega sua caminhada, do quanto voc se aceita. Goste da maneira de ser, elogie-se, no imite quem quer que seja, seja apenas voc, e nada mais. Aprecie seu sorriso, sua maneira de falar, o jeito que s voc tem, a voz que s sua. Ache graa das suas mancadas, no se leve to a srio. Isso ser espiritual, reeconhecer que um ser nico na criao, que tem sua individualidade, que tem seu talento prprio, seu jeito que s seu. Ningum igual a voc, por isso ame-se, aceitese e construa, a cada dia, novas paredes que o levaro ao edifcio chamado felicidade. Eu me aceito como sou. Reconheo minhas virtudes, aceito minhas fragilidades. Admiro minha individualidade e aceito meus limites.
15

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DE TRABALHAR
Confiando que a nossa conversa se transforme em gotas de paz no oceano de sua vida, vamos pensar a respeito de como encaramos o trabalho. Passamos um tero ou mais da nossa vida trabalhando. Buscando a etimologia da palavra trabalho, iremos verificar que ela tem origem no latim, derivando de "tripalium", que era um instrumento de tortura utilizado em pocas j distantes. muito interessante essa associao entre trabalho e sofrimento. E assim o para muitos ainda hoje. Tem-se a falsa idia de que o trabalho o castigo que a vida nos imps por algum erro cometido. Muitas pessoas, quando acordam para trabalhar, sentem-se como sentenciadas forca. Um empresrio confidenciou-me que grande parte de seus funcionrios chegam pela manh ao trabalho de mau humor, mas todos estampam um sorriso largo quando termina o expediente. Acredito que o sentimento negativo em relao ao trabalho merece reconsiderao da nossa parte. Observemos que todo o progresso humano se deu custa de muito trabalho. Um cientista trabalhou muito tempo para descobrir a cura de determinada enfermidade. Um remdio novo para chegar s prateleiras da farmcia exigiu muitos anos de pesquisas e testes. Uma casa no se levanta do dia para a noite. A comida que nos chega mesa demandou o suor do lavrador por vrios meses. O trabalho uma das maiores conquistas do ser humano, pois por meio dele o homem progride e ajuda o progresso social. O trabalho Dom da vida, que dignifica e mantm o homem. Em toda a parte o trabalho se impe como lei mantenedora do equilbrio e sem ele tudo retomaria ao caos do princpio. Dessa maneira, todo trabalho importante. Como ficariam as nossas ruas se no fosse o trabalho rduo que desenvolvem os garis? Precisamos de todos, do mdico e do pedreiro, do cientista e do padeiro, do executivo e do artista, do presidente e da empregada domstica. Todos so importantes porque todo trabalho digno de quem o executa. Voc j imaginou que o seu trabalho pode ajudar a vida de muitas pessoas? Se voc trabalha atendendo ao pblico, pense que a educao e a cordialidade podero ser o fator diferencial da sua empresa. Quantas vezes entramos numa loja para adquirir um produto qualquer e o vendedor nem sequer nos enderea um olhar? E ainda nos trata com absoluta indiferena. provvel que esse tipo de vendedor esteja hoje praguejando contra seu emprego, pensando em arrumar outro que lhe d menos trabalho e mais dinheiro. um srio candidato ao desemprego, revela a Espiritualidade. Muitos querem um emprego, no um trabalho. E o mundo de hoje procura pessoas que querem trabalho, no emprego. Precisamos mudar nosso relacionamento com o trabalho, v-lo como oportunidade de progresso, no apenas o progresso material, mas sobretudo como oportunidade de crescimento interior, de cooperao com o bem-estar geral. Portanto, vamos trabalhar com amor e dedicao, doando o melhor de ns. Com isso, estaremos abenoando o nosso trabalho e, por certo, ele tambm nos abenoar. Adoro trabalhar. O trabalho me d progresso material e espiritual. Meu trabalho contribui para um mundo melhor.

16

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DE REPOUSAR
Deus est abenoando sua vida, sinta o amor que Ele tem por voc e viva mais tranqilo. Queremos falar sobre a necessidade do repouso. Da mesma forma que o homem precisa do trabalho, a fim de movimentar suas potencialidades, deve tambm repousar, refazendo as energias do corpo e da mente. Os filsofos da Antiguidade explicaram que a virtude estava no caminho do meio, isto , nem tanto ao cu, nem tanto ao mar. Trabalhar e repousar so atitudes que, se bem dimensionadas, podero se converter em paz e sade em nossa vida. Quem muito trabalha e no repousa, est fadado a desequilbrios futuros, ao esgotamento das energias fsicas e mentais. Os mdicos alertam que hoje em dia as pessoas esto dormindo muito pouco, no sem evidentes prejuzos sade. J conhecida, tambm, a expresso workaholic, designativa da pessoa viciada em trabalho. a primeira que chega empresa e a ltima a sair. No tem refeies regulares, almoa em meio a papis, negcios e reunies. No tira frias, porque se acha a pessoa mais importante no trabalho. O workaholic pensa que se ele faltar, a empresa vai falncia; trabalha no fim de semana, enfim, um trabalhador compulsivo. Como conseqncia, est sempre estressado, nervoso, irritado, produzindo menos e com pouca qualidade; esquece-se de que as horas de descanso so vitais para um bom dia de trabalho. Quem estuda muito precisa de boas horas de sono. Todo extremo perigoso. Se vamos muito para um lado, a vida depois nos leva ao outro, forosamente. Por isso, muitos viciados em trabalho acabam tendo srios problemas de sade, uma forma que a vida encontra de lev-los ao equilbrio. Se voc est num extremo, a vida o pe no outro para que possa encontrar o meio-termo. Portanto, aps um dia de trabalho, precisamos nos permitir momentos de repouso, sem o que estaremos longe do equilbrio. Procure descansar, variando as atividades; as posssibilidades so muitas. Visite uma exposio de arte, v a uma sala de cinema ou teatro, assista a um bom filme em casa, faa uma boa leitura, encontre os amigos para uma boa conversa, participe de um trabalho voluntrio, tire frias quando possvel, v a um parque pblico e tenha as horas de sono necessrias. Esto a algumas sugestes para o merecido repouso. No podemos converter o descanso em ociosidade, seno a preguia toma conta de ns. o caminho do meio a que nos referimos. Da mesma forma que trabalhar muito prejudicial, repousar em excesso tambm no bom, pois as muitas horas de descanso violentam o carter moral do homem e desarticulam as fibras e msculos orgnicos destinados ao movimento, ao. Isso explica o motivo pelo qual o relaxamento excessivo torna as pessoas indolentes, apticas, ociosas, desanimadas. A nossa felicidade depende das atitudes equilibradas que tomamos na vida. O trabalho e o repouso so duas ferramentas que Deus entregou ao homem para que, com moderao, encontrasse progresso e alegria. Pelo caminho do meio, voc ir muito longe. Tenho direito ao repouso. Meu sono reconfortante. O equilbrio governa a minha vida.
17

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DE CONVERSAR
Que as nossas palavras possam enriquecer sua vida de beleza e alegria. Um dos grandes empecilhos para que tenhamos um bom dia reside no teor das conversaes que mantemos. Muitas vezes, gastamos boa parte do dia em conversas pouco edificantes. Em relao s pessoas, detemo-nos em aspectos menos felizes de suas vidas, propagando comentrios maledicentes. Aproveitamos a fraqueza alheia, divulgando situaes particulares que s interessam aos seus protagonistas. Transformamos as quedas do prximo em noticirios de ampla cobertura. Em vista das notcias pblicas, destacamos o lado ruim dos acontecimentos, remexendo detalhes violentos, ressaltando o pessimismo, exaltando a violncia. Esquecemos, todavia, que essas conversaes doentias sempre trazem prejuzos aos que a mantm. As conversas vis envenenam aqueles que as sustentam, enquanto vilipendiam vidas outras que padecem constries e vivem situaes difceis buscando super-las a contributo de muito sacrifcio. Certa feita indaguei Espiritualidade amiga como ficavam as pessoas que se entregavam s conversaes negativas e os benfeitores me permitiram ver que elas estavam impregnadas de uma substncia escura e pegajosa, que se estendia por vrias partes do corpo, enfraquecendo seu campo energtico. Por isso que as conversas negativas so um veneno. Mas um veneno que primeiro atinge os que as produzem. Ser que isso que voc deseja para o seu dia? Envenenar-se de resduos txicos? Voc comeria um alimento se soubesse que ele est estragado, cheio de vermes e bactrias nocivas? Por certo, no. Por isso, cuidado com suas conversas. Se nada de til temos a falar, ser prefervel silenciar a acusar ou agredir. Toda palavra que fere voltar logo mais semeando espinhos em nossa vida. Para melhorar o padro das nossas conversaes, Joanna de ngelis prope algumas sugestes importantes: Quando te vejas envolvido pelo clima das conversaes nefastas, muda de assunto, prope tema diferente, concliador, edificante, substituindo a vulgaridade e o pessimismo, que devem ceder espao ao conhecimento da beleza e da verdade. Seja tua a palavra de gentileza e de esperana em qualquer situao. Entretece comentrios respeitosos e educa os que te compartem as palavras, gerando otimismo e fraternidade a todo momento. Na verdade, estamos lhe propondo mudana de hbitos, que voc pode adquirir com esforo pessoal e dirio. Falando exclusivamente no bem, suas conversaes estaro marca das por luz e paz, iluminando os seus prprios passos e ajudando o mundo a ser mais feliz. Que tal falar no bem? Das suas conversas depende a sua felicidade. Falo somente no bem. Minhas palavras so amorosas. Falo com gentileza e esperana. Construo a minha vida com palavras positivas.

18

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DE AMAR A SI MESMO


Vamos conversar a respeito do amor que voc deve ter por si mesmo. Acha estranho esse assunto? Pode ser. Muitas pessoas acreditam que s devem amar o prximo, esquecendo-se, porm, que tambm devemos amar a ns mesmos. Jesus enunciou a maior de todas as leis espirituais: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao prximo como a si mesmo. Nosso destino regido pela Lei do Amor. Esclarece a amiga Joanna de ngelis, que a lei do Amor poderia ser vista sob trs aspectos: Amar a Deus, Amar o prximo e Amar a si mesmo. So facetas do amor. Ningum ama a Deus se no ama o prximo. A porta de acesso a Deus o nosso prximo. E ningum amar o prximo se no amar a si mesmo. a trilogia do amor, que nasce em ns, atinge o nosso irmo para ento poder chegar at Deus. uma escala, cujo primeiro degrau consiste no auto-amor. Portanto, gostar de si mesmo ser o primeiro desafio da evoluo espiritual. Voc somente ser para o prximo aquilo que for para si mesmo. Se voc no se amar, no conseguir amar a quem quer que seja. Amar-se maneira de aprimorar-se em esprito, em emoo e em corpo . Esse autoamor significa autotao, autoperdo, auto-motivao para uma vida fsica repleta de alegrias e realizaes plenificadoras. O auto-amor lhe dar bem-estar, paz interior e alegria de viver, facilitando o relacionamento com o prximo. Quando voc est bem consigo mesmo, tudo sua volta est bem. Voc ver o prximo com mais ternura e compaixo, pois so esses os sentimentos que esto alimentando a sua alma. Lembre-se de que voc s d aquilo que tem. Ento a est um dos maiores desafios da nossa vida. Examine, agora, como voc est se tratando. S recebe quem d. Se no der amor a si mesmo, ningum o amar de verdade. Se no se der respeito, os outros no o respeitaro. Se no se valorizar, os outros no lhe daro valor. A vida nos trata de acordo como nos tratamos. Ela um grande espelho, sempre refletindo nossas atitudes interiores. Est sendo bom para voc? Tem se perdoado dos seus erros? Tem se motivado para superar os desafios? Tem se aceitado como ? Tem se comparado aos outros? Tem reconhecido o seu valor pessoal? A esto algumas questes importantes para meditarmos. Seja caridoso tambm com voc mesmo, d-se ateno, respeite suas vontades, fique em paz consigo mesmo, aceite seus limites, procure se dar apoio constantemente. Espero que a partir de agora voc possa ser o seu melhor amigo, enfim, que voc se ame de verdade, pois desse amor depender a sua felicidade. Declaro meu amor por mim. Eu me amo, aceito-me e me apoio. Eu me trato com carinho, respeito e ateno. O amor que tenho o amor que dou.

19

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DA FAMLIA
Tudo est caminhando para melhor. sempre uma alegria estar em sua companhia. Alis, voc j pensou que o homem no conseguiria viver s? Mesmo os que se acreditam sozinhos sempre dependem de algum. Ns precisamos da convivncia humana, e a maior prova disso que Deus nos fez nascer do contato de duas pessoas. Ns somos o fruto de duas almas que um dia se uniram e formaram uma nova famlia. E por meio da famlia que nascemos, crescemos, educamo-nos e vivemos em sociedade. Deu para perceber a importncia desse organismo que se chama famlia? Nossos pais nos propiciaram a vida, sustentaram-nos e deram as primeiras e as mais importantes lies de sobrevivncia. Entretanto, muitas vezes no damos o devido valor convivncia no lar. A famlia deveria ser um compromisso dignificador e no um ringue de lutas. Esclarecem os especialistas que grande parte dos distrbios psicolgicos do adulto tm as desavenas familiares por origem, principalmente as surgidas na infncia. No h tarefa mais importante para a pessoa do que a boa convivncia na famlia. Poderemos ser bons profissionais, timos executivos, pessoas de fama e projeo social, mas nada disso mais importante do que o sucesso nas relaes familiares. na vida do lar que diminumos o nosso egosmo, que aprendemos a dividir, a repartir, a tolerar e a aceitar as pessoas como elas so. na intimidade da famlia que demonstramos nossos valores morais, pois fora do lar temos de usar mscaras que nos fazem pessoas relativamente aceitveis. Mas dentro de casa somos o que somos. O lar o laboratrio que Deus criou para que pudssemos aprender a viver com a famlia humana. Se as famlias fracassarem, o mundo mergulhar no caos. Por sinal, voc j conversou com seu filho, hoje? J lhe deu um abrao? J beijou a sua esposa ou o seu marido? J deu um abrao em sua me, em seu pai? Famlia significa convivncia, ou seja, vivncia conjunta, vida em comum, estar ao lado, ser companheiro. Talvez os compromissos profisssionais sejam muitos. Mas importante que aproveitemos inteiramente o tempo de que dispomos com a famlia. No permita que a televiso sufoque o dilogo no lar. Quando chegar casa, fique com seu filho. Voc o melhor brinquedo que ele tem. Encontre um tempo para namorar sua mulher ou seu marido. Tenha um tempo s para vocs dois. Talvez seja pouco o tempo de que disponham, mas preciso que esse tempo exista e seja profundo, terno e amoroso. O amor precisa de cuidados contnuos. O casamento no um trofu, como se depois dele o torneio tivesse acabado. Os cnjuges precisam continuar conquistando um ao outro, pois do contrrio a rotina pode dificultar a vida a dois. Pense que a famlia o seu maior investimento, que lhe render frutos de paz, alegria e felicidade. Desperte para a sua famlia, ainda hoje. Amo a minha famlia. Valorizo os meus filhos. Meu cnjuge um presente que Deus me ofertou. Desejo todo o bem aos meus familiares.
20

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DE PACINCIA
Vamos falar sobre a pacincia. Ningum poder encontrar a felicidade sem o recurso da pacincia. O cansao, a desmotivao, a rotina e outros fatores estressantes, na rea do comportamento, geram a irritao, a m vontade, o ressentimento, que respondem por estados emocionais perturbadores exterioriizando-se como agressividade, violncia e pessimismo. De fato, a vida moderna pode nos conduzir a momentos de irritao, cansao, desnimo e medo. Esses fatores podem nos levar a comportamentos agressivos, no apenas agresssividade fsica, mas tambm verbal. Somos confrontados no lar, no trabalho, na via pblica, entre amigos e, muitas vezes, reagimos com irritao e agressividade. Agimos sob o manto da clera, do azedume, das palavras cidas, e, por vezes, com agressividade fsica. Tudo isso ocorre por falta de pacincia. Afirma-se que a pacincia a cincia da paz. Assim, ningum ter paz se no tiver pacincia. No trnsito, muitos perdem a vida por ausncia de pacincia. Depois da tragdia, o ofensor vai perceber que, se tivesse um pouquinho de pacincia, a tragdia poderia ter sido evitada. Os danos no automvel sempre sero nfimos diante da morte da vtima e dos anos de priso que o impaciente ter de enfrentar. Em face dos naturais obstculos da vida, a pacincia arma necessria para vencer qualquer dificuldade. Se o seu familiar no o entende, espere um pouco mais, possvel que ele ainda no consiga enxergar as coisas de acordo com a sua tica. A irritao s o afastar da posio que voc quer que ele entenda. Se alguma contrariedade o surpreendeu, tenha pacincia e espera um pouco mais, pode ser apenas um sinal da vida evitando males maiores. Se a doena o visitou, tenha pacincia e aceite-lhe o concurso amigo, pois atravs dela voc reconquistar a sade perdida. Se alguma pessoa querida partiu em direo ao mundo espiritual, tenha pacincia e, trabalhando pela feliciidade geral, espere pelo dia em que todos ns faremos a mesma viagem para o grande reencontro. Se a dificuldade financeira bateu sua porta, no se desespere, tenha pacincia, trabalhe e aguarde um pouco mais por dias melhores, pois a aflio jamais o conduzir s portas da prosperidade. Se algum no lhe entendeu a palavra, repita a idia, sem alterao da voz e de humor, a fim de que os seus objetivos sejam alcanados com xito. Em qualquer dificuldade, a soluo imediata a pacincia ativa, aquela que espera confiante e trabalha pelo melhor de tudo e de todos. Revista-se, pois, de pacincia e siga com confiana rumo felicidade. Como posso ser mais paciente neste dia? Sou uma pessoa paciente. Aceito o ritmo da vida. Tenho calma em tudo o que fao. Confio na Sabedoria de Deus, que sabe o que melhor para mim.

21

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DA PARTIDA
Que o nosso encontro converta em luz seus passos. Um dos mais angustiantes problemas que a criatura vive a desencarnao de um ente querido. Muitos perdem o sentido da vida e chegam a desejar a prpria morte ante a desencarnao da pessoa querida. A Espiritualidade amiga, entretanto, nos ensina que, ante os que partiram, no podemos nos desesperar e nos revoltar. uma verdade. A revolta e o desespero s pioram a nossa dor, tal qual a ferida aberta que sempre resvalada e nunca cicatriza. Sobretudo, precisamos ter uma atitude de compreenso do assunto. Quem compreende sofre menos. A morte no o fim, apenas maneira de conduzir o viajante da hospedaria terrestre para o seu lar verdadeiro. preciso lembrar do ser amado com alegria e amor. Eu, por exemplo, recordo-me de que minha me, hoje na ptria espiritual, deixou-me muitos exemplos de honradez, trabalho e f em Deus. Cultuar-lhe a memria ser viver os exemplos que ela me ensinou. A saudade jamais se apagar do nosso corao e preciso saber conviver com ela, fazer as pazes com a saudade. Gosto de uma cano interpretada por Roberto Carlos que exprime tudo: "Voc a saudade que eu gosto de ter, s assim sinto voc bem perto de mim outra vez". A saudade deve ser algo positivo, lembrar-se do amigo que se foi com alegria de ter tido a honra de conviver com ele. Lembrar-se dos momentos felizes que passaram juntos e esquecer as ocorrncias infelizes. preciso contiinuar perdoando os que atravessaram o rio da morte. Eles precisam do nosso perdo, tanto quanto ns precisamos do amor deles. No devemos permitir que a tristeza pela suposta morte dos entes queridos nos impea de continuar vivendo. Por certo, nossos afetos que esto do outro lado da vida no desejam a nossa angstia, a paralisia que toma conta de ns nesses momentos. Eles esto a nos dizer: "Continuem vivendo, vivam com esperana, no parem, no desistam, perseverem, deixem a tristeza para l porque a vida espiritual alegria e trabalho". A felicidade do ente amigo que partiu depende do quanto temos seguido o nosso caminho com paz e alegria. Cada pensamento de revolta e desespero que temos em relao ao companheiro que partiu chega a ele como uma carta assinada por ns mesmos e carregada de energia negativa. Ser isso que desejamos ao ser amado? Ser que ele no est precisando da nossa energia de coragem? A desencarnao um amor sem adeus, pois os que foram no morreram, apenas viajaram mais cedo rumo ao pas da luz para onde todos ns um dia tambm iremos. Imaginem uma estrada, nosso ente querido est nesse caminho e logo mais vem uma curva bem acentuada. Ele faz a curva e o perdemos de vista, mas sabemos que ele est na estrada da vida, esperando que um dia tambm faamos a nossa curva e finalmente nos reencontremos na eternidade de ns mesmos. Liberto o ser amado para que ele siga o caminho necessrio. Estamos todos mergulhados na vida, apenas separados por barreiras invisveis. Deixo partir os que foram chamados pela Vida para novas lies de crescimento. Desejo a felicidade a todos os que cruzaram o meu caminho.

22

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DE VENCER O MEDO


Confiante que seu dia ser uma pgina feliz no livro da sua vida, vamos refletir sobre o medo. Vivemos dias tumultuosos, cheios de desafios, a violncia campeia, as guerras explodem, as doenas se alastram e tudo isso tem feito com que muitas pessoas vivam sob medo intenso. o medo de ser assaltado, o medo de contrair uma doena, o medo de dirigir, o medo de falar em pblico, o medo de morrer, o medo de viver, o medo de que algo ruim ocorra a algum da nossa famlia, o medo de perder o emprego ... a lista interminvel. Embora no se negue que viver nos dias de hoje , de fato, um grande desafio, devemos considerar que o medo em nada nos ajuda. claro que no se pode viver sem prudncia. Se vou atravessar uma rua, prudente que antes me certifique de que o trnsito permite uma travessia segura. Mas se a prudncia necessria, o medo algo que no ajuda em nada. O medo no eficaz; ao contrrio, ele nos paralisa, aprisiona, ceifando a nossa vida. Eu conheci uma pessoa que tinha medo de ser assaltada na rua e por isso no saa mais de casa, nem de noite, nem de dia. Era aposentada, no deixava a casa nem para fazer compras. Fazia tudo pelo telefone. Pois bem, soube recentemente que ela morreu em sua prpria casa, vtima de uma bala perdida, em plena luz do dia. Se ela estivesse na rua, trabalhando ou at passeando, talvez no tivesse sido atingida. De que valeu o medo para essa pessoa? Percebam que ela acabou sendo vtima daquilo que tanto temia, a violncia. Esse um dos efeitos que o medo produz, traz tudo aquilo que voc mais teme, tudo o que voc quis evitar e que no estava no mapa das suas provaes. No podemos esquecer que o homem aquilo que pensa. Se nossos pensamentos so de medo, criaremos em torno de ns uma ambientao energtica de igual teor, atraindo, pela lei de afinidade vibratria, as situaes que tanto tememos. Como, ento, poderamos vencer esse adversrio cruel? A amiga Joanna de ngelis nos alerta para no cultivar o medo. Esse sentimento cresce se ns o cultivarmos, isto , se dermos importncia a ele, dermos crdito. Se nos vier um pensamento de medo, devemos elimin-lo pela raiz, substituindo-o, imediatamente, por pensamentos de coragem e f. Vena o medo, no seja por ele vencido. Joanna ainda nos diz que devemos manter confiana em Deus, a fim de enfrentar todas as ocorrncias de nossa vida. Todo mal encerra um grande bem e s me ocorre aquilo que me for necessrio; A vida nunca est contra ns, j que somos a prpria vida. Nada, pois, a temer, uma vez que sempre estaremos nas mos de Deus. Que mal pode me ocorrer se me reconheo um essprito eterno? Somos indestrutveis. Nenhuma doena, nenhum problema conseguir me derrubar se me vejo como esprito imortal. Se assim agirmos, com bons pensamentos, boas atiitudes e, mantendo absoluta confiana no bem universal, exxpulsaremos de ns todo o medo, vivendo uma vida de paz, coragem e alegria. Sou uma pessoa corajosa. Sempre estou protegido. Afasto de mim todo pensamento de medo. Sou forte, sou capaz, tenho fora interior para superar as adversidades.

23

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DA LIBERTAO
Meu grande abrao a voc, que agora inicia mais uma jornada em sua vida, tenha confiana que o dia lhe trar muitas oportunidades positivas. Numa das noites em que escrevia este livro, fui tocado por uma energia espiritual meiga, mas vigorosa; terna, mas firme, inspirando-me palavras de alento e esperana, que agora divido com todos: "Amigos, estou aqui para falar a todos que a vida muito boa, que tudo est muito bom, que estamos iniciando mais um dia que poder ser o grande dia da nossa libertao interior. Jesus disse: 'Conhecereis a verdade e a verdade vos libertar'. E qual essa verdade? a verdade da nossa essncia interior, daquilo que somos, espritos eternos, e do que aqui viemos fazer neste planeta, que ainda vive muita dor e amargura por causa da nossa ignorncia. Nossa passagem pelo planeta tem por objetivo a transformao interior de cada criatura, no para uma vida de santidade, mas para uma existncia que tenha o bem como norma de conduta. Quando falamos no bem, no nos referimos apenas ao da caridade material, que importante, mas que no atende a todas as nossas necessidades de evoluo. Falamos nesse bem maior, que a nossa identificao com o progresso material e espiritual, esse progresso que vem da criatividade que se tem no trabalho, de voc fazer o servio bem feito, com muito capricho, com muito gosto; de voc, dona de casa, fazer a comidinha bem gostosa, deixar a casa bem aconchegante; de voc compor a msica com todas as letras da alma, de progredir em todos os nveis e gostar do progresso dos outros. Meu amigo, essa a beleza da vida; estamos a para ver esse povo cantar mais, trabalhar com mais alegria interior, com mais confiana nas suas possibilidades; ser mais criativo e reclamar menos; ser mais firme nas atitudes do bem e abandonar o mal como opo de vida. O mal s nos faz mal, s agride a ns mesmos, s prejudica a nossa sade, s tranca os nossos caminhos. Mas eu quero ficar no bem, no bem das pessoas, no bem dos pases, das situaes; quero me identificar com o que bom. Ns, que estamos aqui do outro lado da vida, que podemos ver as coisas com maior amplitude, s nos identificamos com o bem de cada um. No nos interessam os defeitos das pessoas, pois isso coisa de gente que ainda valoriza o mal, e o mal, no deve ser valorizado. Hoje o dia em que voc pode mudar sua vida, meu companheiro, minha companheira, mudando a sua atitude mental. Pare de reclamar, minha gente, chega de olhar para aquilo que lhe falta, deixe de ser vtima do mundo e v se levantando para preparar o seu caminho em novas bases positivas. J viu quanta coisa temos a fazer e ainda queremos cuidar da vida do prximo? Por isso, caros amigos, vamos cuidar de ns, vamos trabalhar, pois se estivermos bem, o mundo ficar bem. J percebeu que seu rosto sisudo amarra o mundo e emperra sua vida? J viu que sua tristeza deixa o mundo mais triste e a inrcia toma conta de voc? J viu que sua doena deixa o mundo todo doente? Ento, se quisermos mudar o mundo, vamos comear mudando a ns. Vamos endireitar apenas a nossa vida, colocando-a no caminho do . amor, do bem interior, da paz e da alegria. Quando estamos bem por dentro, o mundo fica bom por fora. Vamos tirar as mgoas de dentro de ns, vamos acabar com a tristeza, pois seno a depresso acaba conosco. Vamos tirar as dificuldades da nossa mente, seno elas se manifestaro
24

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

em nossa vida. O mundo no tem problemas, tem desafios que vamos enfrentar com determinao e coragem. A vida no tem paredes intransponveis, ns que ainda no enxergamos a porta aberta. No h luz no fim do tnel porque no existe tnel sem sada. Tudo tem jeito, tem soluo, basta estarmos com os olhos de ver, como falava Jesus. Ento essa energia que eu queria trazer para vocs neste dia. Vamos para frente, amigos, pois nem os defuntos esto mortos". Minha vida caminha para melhor. Deixo partir todos os padres negativos que me aprisionaram. Sinto muita segurana. Liberto-me do fracasso, da solido e do medo de viver.

25

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DA JUVENTUDE
Vamos ter mais um dia de paz em nossa vida. Quero contar a vocs uma histria que circulou na internet, cujo autor desconhecido. Trata-se da histria de dona Cacilda, uma senhora realmente excepcional, que tem muito a nos ensinar. Dona Cacilda tem noventa e dois anos, mida, e to elegante que, todos os dias, s oito da manh, j est toda vestida, bem penteada e maquiada, apesar da pouca viso. Ela teve de se mudar para uma casa de repouso, pois o marido, com quem conviveu durante setenta anos, havia morrido fazia pouco tempo. Depois de esperar pacientemente, por duas horas, na sala de visitas do asilo, ela ainda deu um lindo sorriso quando a atendente veio dizer que seu quarto estava pronto. Enquanto ela manobrava o andador em direo ao novo aposento, a atendente deu uma descrio do minsculo quarto em que dona Cacilda ficaria, falando sobre as cortinas floridas que enfeitavam a janela "Ah, eu adoro essas cortinas ... ", ela interrompeu a atendente com o entusiasmo de uma garotinha que acabou de ganhar um filhote de cachorrinho. "Dona Cacilda, a senhora ainda nem viu seu quarto ... espera mais um pouco ... ", interpelou a atendente. "Isso no tem nada a ver", respondeu. "Felicidade algo que voc decide por princpio. Se eu vou gostar ou no do meu quarto no depende de como a moblia est arrumada, mas sim de como eu preparo minha expectativa E eu j decidi que vou adorar. uma deciso que tomo todos os dias quando acordo. Sabe, eu tenho duas escolhas: posso passar o dia inteiro na cama contando as dificuldades que tenho em certas partes do meu corpo que no funcionam bem ... ou posso levantar da cama agradecendo pelas outras partes que ainda me obedecem. Cada dia um presente, e enquanto meus olhos se abrirem, vou focalizar no apenas o novo dia, mas tambm as lembranas alegres que eu guardei para esta poca da vida. A velhice como uma conta bancria: voc s retira daquilo que voc guardou. Ento, meu conselho para voc depositar um monte de alegrias e felicidades na sua Conta de Lembranas. E, alis, obrigada por este seu depsito no meu Banco de Lembranas. Como voc v, eu ainda continuo depositando". "E qual seria uma receita para se manter jovem, dona Cacilda?", perguntou a moa. "Bem eu poderia sugerir o seguinte: 1. Freqente de preferncia seus amigos alegres. Os de baixo-astral puxam voc para baixo. 2. Continue aprendendo. Aprenda mais sobre computador, artesanato, jardinagem, qualquer coisa. No deixe o crebro desocupado. Uma mente sem uso a oficina do diabo. E o nome do diabo A1zheimer. 3. Curta coisas simples. 4. Ria sempre, muito e alto. Ria at perder o flego.
26

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

5. Lgrimas acontecem. Agente, sofra e siga em frente. A nica pessoa que acompanha voc a vida toda VOC mesmo. Esteja vivo enquanto voc viver. 6. Esteja sempre rodeado do que voc gosta: pode ser famlia, animais, lembranas, msica, plantas, um hobby, o que for. O lar o seu refgio. 7. Aproveite sua sade. Se for boa, preserve-a. Se est instvel, melhore-a. Se est abaixo desse nvel, pea ajuda. 8. No faa viagens de remorsos. Viaje para o shopping, para a cidade vizinha, para um pas estrangeiro, mas no faa viagens ao passado. 9. Diga a todos a quem voc ama, que voc realmente os ama, em todas as oportunidades. 10. A vida no medida pelo nmero de vezes que voc respirou, mas pelos momentos em que voc perdeu o flego de tanto rir de surpresa, de xtase, de felicidade ... ". Eu adoro a vida. Identifico-me com o que belo e saudvel. Estou sempre rodeado de bons amigos. Estou sempre bem-humorado.

27

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DO AUTOCONHECIMENTO
Muito se fala na necessidade que temos de conhecer a ns mesmos. Para alguns pode ser estranha essa idia, pois acreditam que todos conhecem a si mesmos. A est o engano. Somos, quase sempre, desconhecidos para ns mesmos. Costumo perguntar a vrias pessoas quem elas so e recebo respostas mais ou menos parecidas: "Sou professora", "Sou mecnico", "Sou jovem", "Sou rico", "Sou religioso". Ora, essas caractersticas no demonstram que a pessoa se conhece, pois profisso, sexo, religio e condio social so estados passageiros, e o que transitrio no pode definir o que de fato somos. Poucos, portanto, conhecem-se. Essa conversa de autocoonhecimento no nova, os filsofos gregos da Antiiguidade j se referiam necessidade que o homem tinha de se conhecer. Se tudo na vida depende de mim, depende das minhas atitudes, se sou um universo em ao, preciso saber quem sou, o que me move na vida, por que me comporto desta ou daquela maneira, a fim de tomar as atitudes adequadas que geraro paz e felicidade. Alm do mais, temos uma verdade interior, aquilo que se passa no fundo da nossa alma, so os nossos sonhos existenciais, os nossos objetivos, a razo da nossa vida. Voc j parou para pensar que existe uma razo para voc estar vivo? Que existe um motivo para que voc esteja aqui em nosso planeta? Que voc no est aqui por acaso? Voc tem uma misso a realizar, que o seu desenvolvimento inteerior. E se voc est vivo, por pior que lhe parea a situao, porque essa misso ainda no terminou. Voc est aqui para evoluir desenvolvendo seus inmeros potenciais. Mas quais so eles? Ah, isso s voc poder saber, desde que mergulhe fundo no seu universo interior. Pode ser o seu potencial de garra, de determinao, de coragem, de renncia, de afeto, de tolerncia, de pacincia, enfim, as possibilidades so muito variadas. Seus problemas podem indicar que setor da sua vida est precisando de ateno, o que reala a idia da necessiidade que temos de nos conhecer. preciso descobrir-se, saber quem voc , qual a razo da sua existncia, quais as lies que a vida est lhe trazendo para o seu crescimento. O Uniiverso est sempre do seu lado, porque Deus deseja o seu bem. Espero que esta conversa possa despertar em voc o desejo de se autoconhecer, de se descobrir. Por certo, conheecemos muito dos outros, mas pouco sobre ns mesmos. Se eu for um desconhecido para mim, que felicidade eu posso esperar da vida? Quando vamos dar um presente a algum, procuramos nos inteirar do que a pessoa gosta, quem ela . Da mesma forma deve ocorrer conosco. O autoconhecimento coopera para que se possa discernir em torno do que til ou suprfluo, indispensvel ou secundrio vida feliz. Afinal, quem voc? Quem sou eu? Por que fico triste diante de determinados fatos? Qual o meu propsito de vida? Estou realizando na vida o que pede a minha alma?

28

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DE SER VOC


Tudo est caminhando para melhor. Hoje dia de assumir a pessoa que voc . Em qualquer circunstncia, mantm-te tu mesmo. No te apresentes superior ao que s, nem te subestimes, a ponto de parecer o que no sfjas22 Muitas vezes, aparentamos ser o que de fato no somos, vivendo uma vida de aparncias. Seja voc apenas aquilo que pode ser, nem mais, nem menos daquilo que voc . Isso ser autntico. Aceite as imperfeies, as limitaes. Todos que estamos na terra temos defeitos. Aceite-se do jeito que voc . No se esquea, voc humano. Mas tambm reconhea suas virtudes, voc sabe que tem muitos talentos. Lembre-se de que voc um projeto inacabado, um ser ainda em construo, que est no planeta para evoluir em todos os aspectos. Abandone toda idia de fracasso e de prepotncia. Aproveite este dia para tomar conscincia de si mesmo, das infinitas possibilidades de crescer a partir das prprias imperfeies. Seja voc, revele a sua individualidade, que to bela. No tenha vergonha de voc. No se compare a ningum nem procure imitar quem quer que seja. Aprenda com os outros, mas no inveje ningum. Os outros no so mais, nem menos que voc. Eles so apenas eles, assim como voc simplesmente voc. Sentindo cada uma das palavras, diga para voc mesmo: Eu sou eu. Mais uma vez: Eu sou eu. bem provvel que tenha sentido uma agradvel sensao, fruto do contato que teve com voc mesmo, com a sua individualidade. Muitos, todavia, vivem de acordo com as expectativas do prximo, querem agradar o outro desagradando a si mesmo. Negam a sua natureza, negam o esprito e vivem uma vida de fachada. Repare que a vida diversidade. H pessoas que preferem morangos; outras apreciam laranjas. Uns preferem o amarelo; outros o verde. Uns gostam de pintura; outros apreciam esportes. Uns so bons mecnicos; outros, excelentes professores. Algumas mulheres cozinham muito bem; outras se do melhor na mquina de costura ou no magistrio. E a mulher que se d melhor na sala de aula no mais importante do que a que gosta de cozinhar. Cada um s bom se deixar sua luz brilhar. Cada um cada um, isso pode parecer bvio, mas muitas pessoas insistem em no viver a sua individualidade. Por isso Jesus disse: "Brilhe a vossa luz" .. Neste dia, deixe a sua luz iluminar o Universo, com os talentos que voc possui. Se voc uma pessoa falante e gosta de ser assim, continue sendo do seu jeito, porque dessa maneira que voc contribui para o mundo ficar mais comunicativo. Se voc feliz sendo mais introspectivo, no queira modificar o seu jeito, pois o seu silncio tambm coopera para um mundo de paz. Se voc gosta de danar, exercite o seu talento, porque a sua dana vai ajudar o mundo a ficar mais alegre. Se voc cozinha bem, no se envergonhe disso, acenda toda a sua luz na preparao de uma refeio bem gostosa e as pessoas agradecero s suas mos generosas. Se voc gosta de ser professor, no se iluda com os que falam que o magistrio o deixar pobre. Se os seus olhos brilharem na sala de aula, a vida abrir para voc todas as portas da prosperidade. Isto ser espiritual: viver pelo esprito, colocarmo-nos em tudo o que fazemos, pr o nosso selo individual
29

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

em todas as nossas aes. Ser espiritualista reconhecer que na vida cada um est onde pode estar. Cada esprito tem a sua trajetria, a sua caminhada, o seu jeito prprio de ser. Negando a nossa individualidade e a do prximo, viveremos como materialistas, ignorantes das verdades espirituais. Viva, a partir de hoje, a sua espiritualidade, assumindo quem voc e vivendo de acordo com o seu esprito. para isso que voc est vivo. Eu sou eu. Eu sou eu. Sou uma pessoa especial. Aceito-me como sou. Trabalho para desenvolver a minha espiritualidade.

30

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DE FALAR BEM


Esteja bem disposto para boas realizaes. Vamos conversar a respeito de um assunto que poder nos ajudar a ter um dia feliz. Refiro-me s palavras, ao poder que elas tm de afetar nossa vida. Reconhecemos que a palavra dotada de fora, energia. Da mesma forma que o pensamento tem poder, a palavra tambm cria um campo energtico compatvel com o seu teor, abrindo caminhos ou embaraando nossos passos. Construmos o destino e fazemos isso tambm com o que falamos e com o que escrevemos. A palavra pode ser mais cruel do que um canho, tem poder de fazer mais estragos que uma bomba. Mas pode abrir caminhos, conquistar pessoas, melhorar os relacionamentos. Se a nossa palavra no tiver o objetivo de auxiliar, ser melhor que no a apresentemos para criticar. No raro, nossa palavra cida, venenosa, cheia de rancor. A pretexto de falar a verdade, ferimos as pessoas com palavras marca das pelo fogo da crueldade. Por vezes no tanto o que se fala, mas a maneira como se fala. A palavra agressiva no esclarece, ao contrrio, s dessperta dio na pessoa que nos ouve. Somos responsveis por tudo o que dissermos. Tambm semeamos o futuro com as palavras que hoje proferimos. Examinemos o que temos falado, e como temos falado, procurando falar no bem, a fim de que amanh possamos ser tambm envolvidos pelas boas palavras dos que cruzarem o nosso caminho. Mas bom considerar que muitas vezes nos omitimos em pronunciar palavras que so essenciais no relacionamento humano. Quantas vezes esquecemos de dizer "muito obrigado", ou um "por favor", palavras fundamentais na vida familiar, no trabalho, na via pblica. Quantas vezes esquecemos de emitir palavras de elogio s pessoas que nos cercam. Temos o hbito de criticar o que est errado, mas no elogiamos o que bom. Experimente elogiar as pessoas na sua famlia e voc ver os milagres que ocorrero. O notvel escritor Mark Twain exclamou que ganhava energia por dois meses ao receber um bom elogio. Por sinal, voc j elogiou seu marido hoje? J disse palavras doces essposa? J experimentou falar a respeito das qualidades dos filhos? E voc, empresrio, por que no elogiar os funcionrios, hoje? E voc, que empregado, anda falando bem do patro? A gratido precisa ser dita, necessita ser expressa, verbalizada. preciso abenoar a vida para que a vida nos abenoe. Seu dia de paz depende de palavras pacficas. Seu dia de alegria depende de palavras alegres. Seu dia de sade depende de palavras saudveis. Receber amor da vida depende do quanto h de amor em voc. assim que poder criar uma vida nova por meio de palavras iluminadas. S depende de voc. Tenho muitas palavras amveis a dizer. Gosto de elogiar as pessoas. Falo com bondade e pacincia. Construo a minha vida com boas palavras.

31

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DE VALORIZAR O PRESENTE


H uma estatstica feita por psiclogos que nos dar boas pistas para melhorar nossa vida. Estudiosos procuraram saber como as pessoas aproveitavam o tempo. O resultado foi surrpreendente: 70% das pessoas vivem do passado, 25% vivem do futuro e somente 5% vivem do preesente. Disso resulta que a maioria de ns no d valor ao presente, ora se fixando no passado, ora no futuro. Fcil explicar o motivo pelo qual somos to infelizes, pois estamos vivendo num tempo que no existe. Passado e futuro so realidades imaginrias. Com freqncia, no percebemos que o passado passado, ou seja, um tempo j findo e que no poderemos refazer o que foi feito. Essas pessoas vivem lamentando as oportunidades perdidas, os amores no correspondidos, os erros cometidos. No conseguem viver o presente porque esto com a mente voltada num tempo que j no existe. Para elas, o passado no passou. Relembram as experincias infelizes a toda hora e sofrem, em vo, dezenas de vezes pelo que ocorreu. No conseguimos mudar o passado. Se algum bateu o carro, ser possvel voltar no tempo e evitar a coliso? evidente que no. O que ocorreu no pode ser mudado. Poder ser remediado. No exemplo, a pessoa poder mandar consertar o veculo. Portanto, precisamos fechar as gavetas do passado, pois sem isso jamais poderemos ter um dia feliz. Se ontem tive uma discusso com um amigo, no posso ficar remoendo o ocorrido. A discusso j terminou, esse fato j passado. preciso virar a pgina, do contrrio a discusso no sair da nossa cabea e reviveremos todos os sentimentos negativos que alimentaram a discrdia, sofrendo novamente. O passado pode nos ajudar a aprender com os erros cometidos, a fim de no reincidir no mesmo equvoco. Para libertar-se do passado, encontraremos no Evangelho um poderoso dissolvente chamado perdo; sem ele a conscincia arde em chamas. Outra situao que nos tira do presente a ansiedade, a preocupao excessiva com o amanh, no sem prejuzos para ns, pois a ansiedade trabalha contra a estabilidade do corpo e da emoo. Ora, o futuro ainda no chegou e quando chegar deixar de ser futuro para ser presente. importante ( que tenhamos objetivos para o amanh, mas no podemos nos preocupar com o que poder, ou no, sobrevir a ns. A propsito, algum consegue controlar o amanh? Temos alguma garantia do futuro? Nenhuma. Ento vamos depositar toda a nossa ateno no presente, pois cuidando do hoje iremos cicatrizar as feridas do passado e preparar o nosso porvir. Alerta o Dalai-Lama que h dois dias no ano em que nada pode ser feito: o dia de ontem e o dia de amanh. Portanto, como seu dia est comeando, tome posse da sua vida e assuma o controle da sua existncia. Deixe o passado passar, liberte-se da nsia do amanh e viva intensamente o dia que lhe cabe hoje e agora. H tanta vida l fora, tantos caminhos novos aguardando a sua deciso de ser feliz, hoje ... Valorizo o meu presente. Deixo o passado passar, todas as mgoas, culpas e medos. Valorizo cada minuto da minha vida. Hoje o dia mais feliz da minha existncia.
32

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DE PERDOAR-SE
Iniciamos mais um dia com entusiasmo, crendo que a felicidade est nossa espera. Tenho observado que muitas pessoas no alcanam a felicidade porque carregam sentimentos de culpa. Sentem que no so merecedoras de coisas boas, pois nutrem sentimentos de dio em relao a si mesmas em virtude de erros praticados. Penso que so pessoas dotadas de muito orgulho, pois no admitem sequer a possibilidade do erro em sua vida. Alis, notava essa tendncia em mim, sempre implacvel com os meus erros. Analisando-me, porm, descobri-me orgulhoso, vaidoso; acreditava que devia me comportar como um deus, que nunca erra. Estava longe da minha natural condio humana. Foi preciso muita humildade para poder me perdoar dos equvocos cometidos, com o que passei a experimentar mais felicidade em minha vida. A Espiritualidade vem alertando para a necessidade do autoperdo. Da mesma forma que devemos ser tolerantes com as faltas alheias, tambm devemos usar de indulgncia para com as nossas. Por que razo somente deverei perdoar o prximo? Somente posso ser para o outro o que sou para mim. No fiques remoendo o acontecimento no qual malograste, nem vitalizes o erro atravs da sua incessante recordao. Quando nos descobrirmos em erro, no poderemos perder tempo com o remorso, que em nada ajuda na soluo do problema. Ficar relembrando de episdios tristes s aumentar a nossa tristeza. importante aceitar os nossos limites, saber que ainda somos seres falveis. Perdoe-se e arrebente as algemas com o passado, prosseguindo sua vida. O homem que ama, a si mesmo se ama e se perdoa. Voc merece ser perdoado, no importa a gravidade da sua conduta; num mundo de relatividade no h lugar para erros absolutos, expressou Yogananda, sbio espiritualista, que viveu na ndia, no sculo passado. D-se a oportunidade do autoperdo. Quando Jesus encontrou a mulher adltera, libertou-a do apedrejamento, ensejando-lhe o perdo. Ele ofereceu mulher uma proposta teraputica, dizendo: "V e no volte a errar". Perceba que essas palavras de Jesus encerram uma prooposta de libertao das nossas culpas e medos. Falou o Mestre do Perdo: "V". Isso maravilhoso. Significa que diante do erro no podemos impedir nossa vida de crescer, de continuar, de conquistar novas oportunidades de reconstruo da nossa histria. "V" significa andar, levantar-se, sacudir o p das sandlias e recomear a vida, sem olhar para trs? Entretanto, Jesus traz ainda a proposta de no voltarmos a errar, reconsiderarmos os nossos atos. No importa muito o que ns temos sido at o momento. mais importante saber o que ns pooderemos ser de agora em diante, no repetindo velhas conndutas que j sabemos causadoras de perturbaes de toda ordem. Esteja voc onde estiver agora - na sua casa, no traabalho, num leito de hospital, no presdio, no transporte coletivo - alimente-se desse elixir milagroso que se chama perdo. No demore nem mais um minuto de sua vida sem esse dissolvente de culpas. Perdoe-se, mas se perdoe agora. Eu me perdo de todos os erros cometidos. Mereo o perdo, porque Deus me ama incondicionalmente. Abandono as atitudes que ontem me causaram dor e sofrimento. Eu me vejo como Deus me v.
33

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DE CARIDADE
Queremos iniciar o nosso dia agradecendo a Deus por mais uma oportunidade de progresso. Um dia feliz depende tambm de como fazemos os outros felizes, isto , a nossa felicidade ser equivalente felicidade que proporcionarmos ao prximo. muito intrigante esse pensamento, j que a Espiritualidade nos prope uma atitude de dar para ser feliz. E, comumente, pensamos que o contrrio, ou seja, que quanto mais acumularmos, mais seremos felizes. No assim, porm. Perante as leis csmicas, rico aquele que multiplica seus tesouros, e assim quanto mais d, mais tem. H um fluxo de energia no Universo que movimenta as nossas possibilidades de acordo com a nossa generosidade. Se voc movimenta seu patrimnio em favor dos que, tm menos que voc, mais o Universo saber recompens-lo. Entretanto, bom considerar que no estamos nos referindo somente aos bens materiais. Temos tambm tesouros espirituais que podem e devem ser repartidos: um bom conselho, um telefonema a um amigo em dificuldades, uma visita a algum hospitalizado, um livro edificante que podemos oferecer a uma pessoa desorientada, um sorriso, um abrao, enfim, milhares de possibilidades de ajudar sem pr a mo no bolso. Outro dia parei num semforo e um menino de rua queria me vender balas. Recusei a venda, mas dei a ele uma moeda. A amiga que me acompanhava disse a ele: "Menino, voc muito bonito". Encantado com o elogio, o garoto encheu a mo de balas e ofertou minha amiga. A mim ele nada deu, nada falou, no obstante a moeda que friamente lhe havia oferecido. Mas o fato que minha amiga deu a ele algo que o dinheiro no podia comprar: o afeto, a ternura e a compaixo. Ao deixar o local, notei que tanto o garoto como a minha amiga estavam muito felizes. Um pequeno gesto de amor foi capaz de realizar o milagre da felicidade. Quando se estende a mo ao prximo, entramos na sinergia do amor, damos e recebemos, ajudamos e somos ajudados. Quantas vezes me consolo ao escrever meus livros. Quantas vezes minhas palestras se constituem nas verdades que preciso ouvir. Fica sempre um pouco de perfume nas mos que oferecem rosas, declamam os poetas. No que devemos fazer algo para receber benefcios, mas a melhor teraputica para muitos dos nossos problemas consiste em esquecermos um pouco de ns e socorrer os que se acham em situaes mais penosas do que as nossas. Nossas dificuldades, no raro, so bem menores que as do irmo que nos pede ajuda. Se cada um pensar apenas em si, jamais teremos um mundo feliz. Veja como pode ajudar-se, ajudando. H quem precise do po do corpo, h quem necessite do po da alma. Examine as suas possibilidades de ser aquele que feliz pelo muito que d ao seu prximo. Certa feita me aconselhou Chico Xavier: "Procure enxugar as lgrimas do prximo para que Deus enxugue as suas". o que estou fazendo ao escrever este livro. Eu sei que voc tambm pode. Sou uma pessoa generosa. A caridade a minha salvao. Gosto de ajudar as pessoas.

34

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DE VENCER A DEPRESSO


Agradeo a Deus por mais esta oportunidade de dialogar com voc. A deepresso vem atingindo diversas pessoas, encoobrindo seus dias com escuras nuvens. Estima-se que cerca de 20% da populao mundial esteja deprimida. Isso significa que, em cada dez pessoas, duas sofrem de depresso. No por outra razo que hoje a depresso tida como doena e no apenas como estado de alma. Diz-se que a depresso distrbio da afetividade, que acarreta alterao em nosso estado de nimo, variando de grau em cada pessoa. Pode ir desde um desalento moderado at um intenso desespero. claro que todos ns temos durante a vida estados momentneos de tristeza e melancolia, o que muito natural, e isso no se confunde com a depresso. A depresso, na verrdade, resulta de um estado contnuo de tristeza, uma incapacidade de sentir prazer, associada falta de vontade de viver. Mas qual seria a causa da depresso? Segundo o doutor Marco Aurlio Dias da Silva, conceituado mdico em So Paulo, os quadros depressivos comumente se instalam em conseqncia de uma situao de perda; material ou afetiva. Essa perda pode tambm representar um sentimento de deecepo em relao aos outros ou at em relao a si mesmo. Qual seria a terapia adequada para a depresso? de relevante importncia para o enfermo considerar que no doente, mas que se encontra em fase de doena, trabalhando-se sem autocomiserao, nem autopunio para reencontrar os objetivos da existncia. Alm do mais, no deve ser descartado o concurso teraputico especializado. A vivncia religiosa ajuda na recuperao, mas longe est de substituir o tratamento mdico e psicolgico. Entretanto, muitas vezes somente o tratamento clnico no suficiente, pois o depressivo, como todo enfermo em geral, necessita ser visto e tratado como um todo, ou seja, como uma realidade material e espiritual. O esprito tambm requer cuidados, de modo que o apoio da religio deveras importante. De grande valia, pois, a terapia bioenergtica (que se recebe na casa esprita atravs dos passes), e a logoterapia, isto , a terapia centrada na busca de um sentido de vida, pois o vazio existencial pode gerar muitas neuroses. Nossa vida tem um sentido superior, temos uma misso a realizar, precisamos descobrir o que nos cabe fazer. Se estamos vivos porque ainda no realizamos o sentido da nossa existncia. Buscando-o, haveremos de suplantar o tdio, a nostalgia e o vazio existencial, erradicando a depresso. Se voc est deprimido, busque ajuda, voc merece e precisa, procure o mdico de sua confiana e ele indicar caminhos seguros para sua recuperao. Encontre grupos de ajuda, que lhe sero muito teis e no se esquea de que h um propsito para voc realizar nesta vida. A depresso talvez esteja apenas lhe mostrando isso. Sou uma pessoa saudvel. Aceito os obstculos da vida com naturalidade e disposio para super-Ias. Nada me falta, pois dentro de mim tenho o necessrio para ser feliz. Sou alegre e agradecido por tudo o que tenho recebido de Deus. Elimino todos os ressentimentos do meu corao.

35

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DE RECEBER JESUS EM CASA


Com muita alegria, desejamos que sua vida familiar seja enriquecida de paz e compreenso. Esclarece a Espiritualidade que quando um lar de amor cristo se abre na Terra, fecham-se os presdios punitivos e as casas de reeducao. O leitor certamente est se perguntando como poder conseguir transformar sua casa num lar onde Jesus faa perene morada. Saiba que essa possibilidade est em suas mos. Trata-se da reunio do Evangelho no lar. um momento sublime em que a famlia se rene para conversar acerca de seus problemas luz do Evangelho de Jesus. Pelo menos uma vez por semana, em dia e horrio preestabelecidos, a famlia pra com suas atividades, por meia hora, aproximadamente, e todos examinam uma pgina dos ensinamentos de Jesus e, sobretudo, como incorpor-los na vida da famlia. Dedica uma das sete noites da semana ao culto do Evangelho no lar, a fim de que Jesus possa pernoitar em tua casa. No uma beleza essa possibilidade concreta de ter Jesus em sua casa? Se, amide, permitimos que o nosso lar seja visitado por energias perniciosas, por que no deixar que Jesus encontre campo propcio para estar com nossa famlia? Quando a famlia ora, Jesus se demora em casa. E no s isso. Quando uma familia ora em casa, reunida com Jesus, toda a rua recebe os benefcios de nossa comunho com o alto. J imaginou se todos os lares do planeta fizessem o culto do Evangelho em casa? Devemos estudar com os familiares as lies do Evangelho, debatendo os problemas que nos afligem luz clara da mensagem da Boa Nova. A reunio simples: no dia e horrio combinados, a famlia se rene, desligam-se a televiso e o rdio, iniciando o encontro com uma prece singela, aquela que sai do nosso corao. Logo depois, fazemos a leitura de um trecho do Novo Testamento. Se voc quiser, poder se valer da leitura seqencial do livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, ou mesmo de outro livro de cunho evanglico do seu gosto. Feita a leitura, os participantes conversam sobre o tema em clima fraterno. Tome cuidado para no transformar a reunio em ringue de lutas. Nada de acusar quem quer que seja. Sempre devemos fazer perguntas do tipo: "Como aplicar em nossa vida a lio comentada?", "Como melhorar o meu relacionamento dentro e fora do lar?", "O que posso fazer para tornar a minha famlia mais feliz? Depois do dilogo fraterno, vamos vibrar, manifestando o desejo firme em favor da paz universal, em benefcio dos enfermos, das crianas desamparadas, enfim, por todos aqueles que se encontram em situao de dificuldades. E logo em seguida encerramos a reunio com uma prece de agradecimento. Simples, no ? Agora com voc, tome essa iniciativa de transformar sua casa num lar cristo. Esse ser o primeiro passo. Se voc tiver dvidas sobre o assunto, procure orienntao em alguma casa esprita do seu bairro ou de sua cidade ou escreva para ns, teremos enorme prazer em enviar-lhe o roteiro de implantao do Evangelho no lar. Jesus aguarda o seu convite. Meu lar moradia de Jesus. Vibraes superiores se derramem em minha casa atravs do Evangelho no lar. Desejo todo o bem aos meus familiares.
36

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DA INDULGNCIA
Outro dia, lendo jornal, tive a percepo de como as pessoas criticam umas s outras. Na poltica, a oposio critica o partido da situao e vice-versa. O povo, por sua vez, critica o governo, mas este no deixa por menos ao criticar a populao. Criticamos o vizinho, o parente, o amigo, as pessoas em geral, as religies, enfim, a nossa lista enorme. H tempos houve uma polmica sobre o lixo de uma certa localidade. O povo dizia que o governo no limpava as ruas, e o prefeito falou que era a populao quem as deixava sujas. Quem estaria certo? Eu no quero entrar nessa polmica. Quero apenas observar que o hbito da crtica est muito presente em ns. O Evangelho nos diz que somos clarividentes com os erros do prximo e cegos com os nossos. Devemos empreender esforos para deixarmos esse terrvel hbito, que nos faz pessoas cidas, venenosas, irritadas e insatisfeitas. Afinal, ningum gosta de uma pessoa assim, no mesmo? E como poderamos abandonar esse hbito? Joanna de ngelis nos d alguns caminhos. Ela sugere que reconheamos os nossos prprios erros. Voc j fez isso? Paremos um pouco para meditar e reconhecer nossas faltas. J nos equivocamos por diversas vezes. J nos permitimos muitos deslizes. Por que ficarmos criticando o prximo? No considere isso uma crtica, apenas uma lembrana da nossa condio humana, falvel, frgil. Joanna nos avisa que a crtica em nada ajudar os criticados, que se irritaro, carregando-se de dio contra ns. Ningum gosta de receber crticas, mesmo as merecidas. Portanto, o hbito da crtica criar um campo de energias negativas ao nosso redor, atraindo, em conseqncia, foras equivalentes. muito provvel que venhamos a incidir no mesmo erro cometido pelos que hoje recebem as nossas condenaes. Precisamos adquirir novos hbitos, substituindo a crtica pelo elogio. Troque a crtica pela palavra gentil, que produz melhor efeito do que a acusao. Mas se voc no puder elogiar, faa silncio e deixe que o tempo se encarregue de tudo tornar belo, til e bom. O mundo no precisa de acusadores e censores da vida alheia. Habituemos esse juiz que h dentro de ns to-s para observar o erro do prximo com o nico propsito de melhorar a ns mesmos. Vejo s o bem das pessoas e das situaes. Interesso-me pelo que bom, alegre e harmonioso. Deixo de julgar e condenar os meus semelhantes. As pessoas so boas e amorosas e assim que desejo v-Ias.

37

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DE SABER E FAZER


Que alegria estar ao seu lado novamente. Voc talvez j deve ter ouvido uma belssima cano de Beto Guedes, intitulada Sol de primavera. A letra primorosa, simples e repleta de reflexes. No fim da msica, depois de falar da importncia do perdo, no quanto importante manter os nossos sonhos, o compositor finaliza com uma sbia advertncia: "A lio sabemos de cor, s nos resta aprender". Note quanta sabedoria h nessa idia. O compositor faz uma diferena entre saber e fazer, distino que nem sempre observamos. Temos conhecimento de muita coisa, estamos carregados de informaes, mas nem sempre nos comportamos de acordo com o grau de conhecimento que possumos. Sabemos, mas no fazemos. Sabemos que o cigarro prejudicial nossa sade, mas nos custa abandonar o vcio. Conheci um mdico especialista em problemas pullmonares que era um fumante inveterado. Sabemos que h muita coisa em nossa vida que no anda bem e temos conscincia do que precisa ser feito para mudar. Contudo, entre o saber e o fazer h uma grande diferena. No mais das vezes, falta a nossa atitude. Essa a palavra mgica: atitude. Escrevia Monteiro Lobato que ns temos muita iniciativa e pouca "acabativa". Temos timas idias, mas poucas atitudes. Concebemos muitos planos, mas nem sempre exeecutamos o que idealizamos. E a nos sentimos frustrados. Sonhamos muito, todavia realizamos pouco ou quase nada. muito importante ter objetivos na vida, fazer planos, idealizar metas, entretanto todo sonho exige ao produtiva. Uma residncia inicia-se na planta, porm se os pedreiros no entrarem em ao, a casa no sai do papel. Toda grande caminhada comea sempre pelo primeiro passo. No adianta traarmos o roteiro da viagem se no percorrermos a estrada. Certa feita, perguntaram a Chico Xavier como ele havia conseeguido psicografar mais de quatrocentos livros, ao que o mdium respondeu: "Ora, um por vez". A propsito, voc j pensou nas atitudes que precisa tomar em sua vida? Pode ser um curso de reciclagem profisssional, deixar um vcio que tanto o prejudica, um dilogo franco com o cnjuge, o desenvolvimento da religiosidade, exercitar o corpo, perdoar algum que o ofendeu, enfim uma srie de situaes em que j sabemos o que precisa ser feito. Deixar para depois pode ser tarde; as possibilidades atuais podero ser diferentes amanh. No adie a possibilidade de ser feliz, hoje. Isso s ocorrer se voc no tomar as decises necessrias, agora. A toda hora moldamos o nosso destino com as nossas atitudes, ou seja, com aquilo que fazemos ou com aquilo que deixamos de fazer. Voc o construtor da sua felicidade. Desperte, trabalhe, movimente-se. S assim voc vai aprender a lio que j sabe de cor. Sou uma pessoa realizadora. Tomo as atitudes que me conduzem felicidade. Sou responsvel por tudo o que ocorre em minha vida.

38

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DE ABANDONAR A TRISTEZA


A alegria se manifestar em sua vida, esteja certo disso. Algum escreveu que se na Terra existe algum inferno, este certamente se encontra no corao de um homem triste. A amiga espiritual Joanna de ngelis adverte que a tristeza grave enfermidade que devemos commbater de imediato, sem nenhuma complacncia. certo que h momentos em nossa vida em que a tristeza surge, inevitavelmente. Os problemas que nos ocorrem podem gerar esse estado interior melanclico, como a perda de pessoas queridas, o apaarecimento de enfermidades, o surgimento de obstculos financeiros, desencontros amorosos e toda uma gama de aflies. Sentir tristeza natural, humano. Perigoso ser dominado por ela, estar aprisionado por uma melancolia que no cessa, que acaba governando os nossos dias, amargurando a nossa vida. Isso devemos combater com todo o nosso empenho. preciso dominar a tristeza, venc-Ia e no ser por ela vencido. preciso reagir. Isso mesmo, reagir. s candidato s cumeadas da montanha, e no um condeenado s gals nas sombras do remorso intil ou no charco das lgrimas perdidas. Se permaneces na situao infeliz, tornas-te vtima de ti mesmo. Todavia, se resolves por sair do caos, transformas-te em teu prprio psicoterapeuta. Empenhe-se, pois, a sair desse quadro deprimente. Se quer sair da tristeza, voc pode. Manifeste sua vontade firme, decidido em vencer esse adversrio cruel. A Espirituaalidade nos recomenda eliminar as impresses pessimistas, cultivando idias novas, agradveis, positivas. o seu traabalho de arar a terra das impresses mentais inferiores. Como um jardineiro que sabe retirar as ervas daninhas, v alijando do seu inconsciente as idias negativas, os pensamentos sombrios, as lembranas amargas, passando, imediatamente, a cultivar novas idias superiores. Veja-se feliz, realizado, vitorioso, otimista. Insista nas idias positivas, alimente-as, com insistncia. Colheremos o que plantarmos no terreno da nossa mente. l que a tristeza foi plantada um dia, portanto de l, do terreno das nossas emoes, que deve ser retirada. Se voc se empenhar na lavoura dos pensamentos superiores, ver que logo mais a tristeza o abandonar. Eu espero que voc esteja mais alegre, dono de si, das suas possibilidades infinitas de modificar o seu destino, agora, pensando bem e agindo bem. Por isso, como diz a cano popular, deixe a tristeza para l ... Meu destino a felicidade. Liberto-me da tristeza, aceitando a alegria em minha vida. Visualizo-me feliz, alegre, realizado e til ao meu semelhante.

39

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DA AMIZADE
Renove as esperanas de viver. Um dos maiores tesouros que o homem possui a amizade. Penso no assunto e me dou conta de que minha vida no seria to agradvel se no fossem as amizades que possuo. H, no mundo moderno, muita falta de amizade. O egosmo afasta as pessoas e as isola. De fato, nunca como hoje as pessoas esto to afastadas umas das outras. No vemos mais as famlias se reunirem; as pessoas quase no se cumprimentam nas ruas. Falamos, com o mundo pela internet, mas no conversamos com o nosso vizinho. O egosmo o grande ressponsvel pela falta de amizade. Cardiologistas americanos proclamam que a solido tem matado mais pessoas no mundo do que as doenas cardiovasculares. No por outra razo, recentes pesquisas afirmam que a amizade capaz de prolongar a vida. Muitos estudos demonstraram os benefcios que a amizade traz sade. Pessoas com boas ligaes sociais tm maior chance de sobreviver s doenas de alto risco, possuem um sistema imunolgico mais forte, melhoram sua sade mental e vivem mais do que as sem suporte social. Tambm est demonstrado que pessoas com laos slidos de amizade so capazes de melhor transpor os naturais obstculos da vida. Se a amizade fugisse da Terra, a vida espiritual dos seres se esfacelaria. Devemos abrir em nossa vida espaos para o estabelecimento de amizades slidas, sem esquecer de cultivar as j conquistadas. Cultivar amizades constitui um dever de todos ns, pois ningum tem xito na vida se avana com aridez na alma. Vamos intensificar as amizades para que a nossa exisstncia tenha mais beleza. Todo relacionamento pressupe convivncia. Mantenha contato com seus amigos. Se no for possvel o contato pessoal, utilize o telefone, a carta e tambm o e-mail. Abra sua casa para os amigos, marque um encontro para um jantar ou pelo menos para um simples cafezinho. Convide-os para uma caminhada ou para um cinema. No se esquea das datas de aniversrio dos seus amigos e esteja sempre presente nos momentos em que eles estiverem em dificuldades. Oferea o ombro amigo, pois amanh pode ser voc quem estar chorando. nessas horas que percebemos o quanto uma bela amizade fundamental em nossa vida. Abra-se para o mundo e para as pessoas, cultive boas amizades para que seu dia seja mais feliz. Esto a algumas sugestes para que voc conquiste e mantenha suas afeies. Disso depender a sua felicidade. Sou uma pessoa aberta a novas amizades. Gosto dos meus amigos e desejo todo bem a eles. Pelas amizades vou sentindo alegria e felicidade na vida.

40

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DA IMORTALIDADE
Seu esprito superar todas as adversidades. Um dos postulados no qual se assentam muitas doutrinas religiosas se refere noo de imortalidade do esprito. Nossa realidade no apenas material; a aventura no comeou no bero, nem terminar no tmulo. No somos um corpo de carne, ele apenas se apresenta como uma roupa que vestimos enquanto for necessria a nossa permanncia no mundo fsico. Mas um dia deixaremos essa roupagem, sem que isso signiifique desaparecermos para sempre. No h o fim. Somos imortais. Essa noo muito antiga, e grande parte das religies a referendam. Contudo, o que me chama a ateno que, apesar de sermos imortalistas, como so os espritas, os catlicos, os protestantes, os budistas e tantos outros religiosos, no vivemos de acordo com esse princpio. A imortalidade parece ser um conceito terico, no algo que incorporamos em nosso cotidiano. Voc j pensou como seria diferente a nossa vida se de fato vivssemos como espritos eternos? Imagine-se eterno, sem fim, imortal. Qual a sensao que lhe d? No de grandeza, de fora, de ampliitude? Agora perceba como ficam os seus problemas diante da eternidade; todos eles passaro e s voc sobreviver. No fica tudo muito pequeno? Que mal poder lhe ocorrer se voc um ser que nunca vai se acabar? Nenhum, a resposta. Que doena poder consumi-Io, se voc indestrutvei? Diante da imortalidade, tudo fica relativo, tudo muito pequeno, tudo passageiro. E seus ttulos, suas posses, sua fortuna ou sua misria, como ficam? Para o outro lado da vida, no levaremos nossas riquezas materiais, nossos cargos, nossos ttulos acaadmicos. Tudo fica, tudo passa, s o esprito eterno. O que vale so as aquisies interiores, a riqueza espiritual, a nobreza de carter. Regressaremos ao mundo espiritual com o que construmos por dentro. Diante da imortalidade, nossos conceitos de nacionaliidade se perdem, pois no h pas, no h ptria, s h o Universo. Alis, a palavra "Universo" expressa esse sentido, um verso, um nico lado. Em face da imortalidade, nossa idia de famlia carnal se esvazia, j que descobrimos que somos partes da grande famlia de Deus. Diante da eternidade, sabemos que a morte no o fim, mas apenas a mudana de estado vibratrio. No h morte, apenas mudana. Diante da imortalidade, no h dramas, apenas desencontros, no h quedas, apenas estagnao, no h propriedade, apenas uso. Diante da eternidade, ningum de ningum, somos apenas companheiros de viagem. No h raa, nem credo, apenas formas diferentes de ver a mesma realidade. Esses conceitos mudariam inteiramente a nossa vida se passssemos a viver como espritos imortais. Ser espiritualista viver centrado no esprito, no na matria como costumeiramente ocorre. Observe-se, sinta-se esprito imortal, viajor das estrelas, caminheiro da eternidade. O dia de hoje apenas um dos captulos de uma histria iniciada na noite dos tempos e sem data para terminar. Minha natureza eterna. Sobreviverei a todas as dificuldades. Sou maior que tudo, sou infinito, eterno, maior do que o prprio tempo...

41

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DE ABANDONAR A GUERRA


Desejo que sua vida seja rica de paz e alegria. Vivemos tempos de guerra. Infelizmente, o homem ainda no aprendeu a viver em paz. Duas grandes guerras no foram suficientes para nos situar no caminho da paz. Temos a tendncia de achar que somos superiores ao outro, que h uma raa superior outra, que algum tem o direito de ditar os destinos do outro. Pensamos, orgulhosos, que temos a exata noo do que seja correto, ignorando, por completo, que cada um tem a sua verdade. Gandhi, ao ser indagado sobre qual era o caminho para a Paz, afirmou que a Paz era o caminho. Notem que observao sbia, no h um caminho para a paz, a paz o caminho. Ainda cremos no direito da fora e no na fora do direito. Por enquanto, o amor no conseguiu emular os grandes grupamentos, encorajando-os recproca fraternidade, o que facultaria a solidariedade, mediante cuja contribuio os muitos males que desarvoram os Estados seriam debelados. Cremos, por isso, que vivemos tempos de guerra porque ainda no aprendemos a amar. Ainda no experimentamos a soluo do amor para os nossos problemas. E no falo s dos problemas mundiais, como a guerra, a fome e a misria. Falo, tambm, dos nossos problemas individuais, das nossas guerras internas, de onde partem todos os conflitos maiores, que ainda no receberam o amor por soluo. Toda guerra tem origem no ser individual que ainda no aprendeu a amar. O somatrio de toda a nossa agressividade individual que d origem aos conflitos mundiais. No dia em que formos seres amorosos, no haver espao para a guerra. Podero surgir lderes guerreiros, que, todavia, no encontraro campo para a disseminao de suas idias assassinas. Se queremos acabar com as dissenses no mundo, deixemos a paz e o amor tomarem conta do nosso mundo interior. Esse amor deve comear em ns, cada um s d aquilo que tem. Se voc comear se amando, acabar com suas guerras interiores, deixar de ser seu prprio inimigo, estar se apoiando todos os dias. Estando em paz consigo mesmo, o relacionamento com o prximo ser marcado pelo mesmo amor que o envolve. A guerra separa, o amor une. A guerra enfraquece, o amor fortalece. A guerra mata, o amor vivifica. Comece a mudar o mundo por seu mundo interior. A necessidade de predomnio sobre o outro indica a nossa fragilidade interior. Quando pretendemos ser superiores, exiibimos a nossa fraqueza. Quando criticamos o prximo, demonstramos que valorizamos o mal que ainda h em ns. Quando armamos ciladas, evidenciamos nossa insegurana emocional. Toda arma sinal de fraqueza. Jesus advertiu Simo Pedro: "Embainha tua espada". Deixemos as nossas armas, deixemos a guerra interior, vamos dispar os canhes do amor com msseis da paz, carinho e fraternidade. Acabemos com as nossas guerras e o mundo se tornar um lugar aprazvel de viver. Hoje voc poder deixar o mundo mais pacfico; com quem estiver e por onde for, leve a paz no corao.' Sou uma pessoa pacfica. O amor me acalma e me deixa feliz. Sinto paz em meu corao. Terei um dia tranqilo e sem discusses
42

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DA AFIRMAO POSITIVA


Seu caminho vai se abrindo a novas possibilidades de progresso. Afirmam, com razo, que o homem aquilo que pensa ser. Tudo o que ocorre em nossa vida ocorreu primeiramente em nosso pensamento. O mundo mental governa o mundo fsico. O pensamento fora criadora, indiscutivelmente. Recebemos o que damos, insistimos na idia. O homem pode ser considerado o pensamento que exterioriza, fomenta e nutre. Conforme a sua paisagem mental, a existncia fsica ser plasmada, face ao vigor da energia direcionada. Se queremos mudar algo em nossa vida, devemos iniciar pela mente, mudar o pensamento, que a causa, para sentir a mudana na esfera exterior. Se voc for realizar uma prova com pensamentos negativos, o desempenho ser um fracasso. Se tiver pensamentos de mgoa, raiva, culpa, sua sade acusar o desequilbrio da mente. Se voc pensa que nasceu para sofrer, sua vida ser sofrimento. Tudo est em ns, tudo principia em ns, por isso, qualquer mudana real s pode iniciar em ns mesmos. Voc encontrar neste livro um captulo especfico sobre o pensamento, por isso, no deixe de ler. Agora quero lhe propor alguns pensamentos positivos, que voc poder usar diariamente em substituio aos negaativos que tem alimentado at o momento. Faa essas afirrmaes positivas, sempre que possvel, com confiana e como se voc j estivesse vivendo uma vida de paz, harmonia, sade e prosperidade. Essas afirmaes, desde que sentidas por voc como reais, como se elas j fossem o espelho do que voc ou deseja ser, acabaro por marcar o seu subconsciente com os contedos positivos e se tornaro fatos concretos em sua vida. Incorpore esse hbito em seu modo de viver. Da mesma forma que nos permitimos cultivar pensamentos negativos, vamos adotar padres mentais superiores, com o que haveeremos de ter um dia feliz. Faa uma faxina mental, purifique a mente com idias felizes. Diga para voc mesmo e sinta: Tenho confiana em mim mesmo. Sou uma pessoa de valor, merecedora de felicidade. Sou capaz de resolver qualquer obstculo que surgir. Sou rico de sade. Todos os meus rgos funcionam em harmonia. Sou uma pessoa prspera. O Universo me traz um bom emprego, um bom trabalho, traz-me a riqueza da vida. Sou uma pessoa criativa, alegre e mereo o que h de melhor na vida. Se voc fez as afirmaes, perceber as sensaes de paz, alegria e confiana na vida. Assim pensando, sua existncia ser o reflexo do que voc por dentro, de sua mente, de seu mundo. assim que o dia nasce feliz.

43

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DA VERDADE
Estamos juntos para mais esse encontro de luz. Quero lhe contar uma histria que circulou na internet, cujo autor no foi revelado. Preste bem ateno, tenho certeza de que voc vai gostar. "Era uma vez uma moa que estava espera de seu vo, na sala de embarque de um grande aeroporto. Como ela deveria esperar muitas horas pelo vo, resolveu comprar um livro para passar o tempo. Comprou, tambm, um pacote de bolachas. Sentou-se num banco, na sala de espera, a fim de que pudesse descansar e ler em paz. Ao seu lado sentou-se um homem. Resolveu abrir o pacote de bolacha e quando pegou a primeira, o homem tambm pegou uma. Ela se sentiu indignada, porm nada disse. Apenas pensou: 'Mas que cara de pau! Se estivesse mais disposta, eu lhe daria um soco no olho para que ele nunca mais esquecesse!!!'. A cada bolacha que ela pegava, o homem tambm pegava uma. Aquilo a deixava to agastada, que no conseguia nem reagir. Quando restava apenas uma bolacha, ela pensou: 'O que ser que este abusado vai fazer agora?'. Ento o homem dividiu a ltima bolacha ao meio, deixando a outra metade para ela. Ah!!! Aquilo era demais!!! Ela estava bufando de raiva. Pegou o seu livro e as suas coisas e se dirigiu ao local de embarque. Quando ela se sentou, confortavelmente, numa poltrona, j no interior do avio, olhou dentro da bolsa para pegar uma bala, e, para sua surpresa, o pacote de bolachas estava l ... ainda intacto, fechadinho!!! Ela sentiu tanta vergonha! S ento percebeu que a errada era ela, sempre to distrada! Ela havia esquecido que suas bolachas estavam guardadas, dentro da sua bolsa ... O homem havia dividido as bolachas dele, sem nenhuma irritao, enquanto ela se transtornara, pensando estar dividindo suas bolachas com ele. E j no havia mais tempo para se explicar, nem para pedir desculpas" . No raro, agimos assim, comemos as bolachas dos outros, e no temos conscincia disso. Antes de concluir, observe melhor! Talvez as coisas no sejam exatamente como voc imagina. No pense o que no sabe sobre as pessoas. Nem sempre as aparncias demonstram a realidade. Com freqncia, as aparncias so apenas aparncias. No julgue precipitadamente, alis, de preferncia no julgue, observe apenas. Olhe sem tirar concluses. Nem tudo o que reluz ouro, diz um antigo ditado. Nunca tire concluses apressadas, pois voc correr o risco de emitir uma falsa opinio. E, alm do mais, existem quatro coisas na vida que jamais voltam: a pedra depois de lanada, a palavra depois de proferida, a ocasio depois de perdida e o tempo depois de passado. Sou uma pessoa observadora Abandono a crtica e a precipitao Abandono todo e qualquer preconceito.

44

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DE ESPERANA
Hoje o dia em que a esperana vai estar presente em sua vida. Sabemos que, amide, passamos por momentos de dificuldades. So os problemas no lar, as dificuldades econmicas, os problemas com a sade e uma infinidade de desafios. Diante de um panorama sombrio, temos a natural tendncia de nos abater, de mergulharmos na tristeza e entregar os pontos. Mas eu gostaria que voc considerasse outros aspectos para sair desse desnimo.

A Espiritualidade nos prope lembrar dos que padecem dores maiores que as nossas. Haver algum que est em pior situao do que ns, sempre. Essas pessoas dariam tudo para experimentar nossas dificuldades. No quero menosprezar a sua dor; todavia, para sair dela, um bom caminho notar que voc poderia estar em situao mais penosa. Se voc est tendo a oportunidade de ler um livro como este, sua situao bem melhor do que de milhares de pessoas que jamais lero uma linha sequer. Mais importante, porm, do que simplesmente observar, ajudar os que atravessam o rio das dificuldades. Ajudando-os, estaremos ajudando a ns mesmos.

Nas palestras que venho desenvolvendo, concluo que o maior beneficiado delas tem sido eu mesmo. Quantas vezes estou desmotivado, preocupado, porm ao cabo da palestra, vejo-me com as energias redobradas e o nimo restaurado. Meus dois livros anteriores j venderam, juntos, mais de cem mil exemplares. A experincia dos editores tem mostrado que o nmero de leitores de um livro quase trs vezes o nmero de exemplares vendidos, o que significa dizer que por volta de trezentas mil pessoas j tenham lido minhas obras. No entanto, a pessoa que mais se valeu dos livros fui eu. Ao escrev-los, notei pontos importantes da minha personalidade que estavam merecendo transformaes. Ajudei, mas antes fui ajudado. Chico Xavier repetia: Quando a vida est por um fio, o trabalho engrossa o fio.

Outra observao importante para manter a esperana consiste em no perder tempo relacionando dissabores. Temos o hbito de ficar contando e recontando nossos problemas. Quanto mais falamos no problema, mais ele aumentar. Quanto mais nos fixamos na dificuldade, mais ela crescer. como o fermento do bolo, que o faz crescer. Elimina, do teu vocabulrio, as frases pessimistas habituais, substituindo-as por equivalentes ideais. No digas: "no posso", "no suporto mais", "desisto". Faze uma mudana de paisagem mental e corrige-a por outras: "Tudo posso quando quero, "suporto tudo quanto para meu bem e "prosseguirei ao preo do sacrifcio, para a vitria que persigo". Surgido o problema, devemos buscar as solues possveis e no ficar relembrando, a todo momento, as agruras do caminho. Devemos imaginar um novo dia, um amanh melhor, uma nova oportunidade de ser feliz que vir logo mais. A isso se chama esperana, uma virtude que devemos cultivar todos os dias e que nos ser forte aliada nos momentos de dor e sofrimento.

45

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

Tudo passa, no h dor que no cesse. Devemos seguir adiante, sempre, mesmo que em meio s maiores dificuldades. Mas se a noite escura se aproximar de voc, lembre-se de que logo mais a aurora de um novo dia chegar e que o sol de Deus, em breve, nos trar novo dia. Desesperar, jamais. Mantenho acesa a luz da esperana. Confio na Sabedoria Divina, que me orienta em todos os passos da vida. Tudo est ocorrendo para o melhor. As dificuldades so passageiras. Sinto que Deus me ama e me inunda de esperana.

46

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DE PERDOAR
Deus enriquece a sua vida de amor e paz. Hoje dia de pensar no perdo. Quando penso nesse assunto, noto que, em regra, assumimos posturas contraditrias: desejamos ser perdoados, todavia nos custa perdoar. muito nobre quando algum pede perdo por suas faltas. Chegar pessoa a quem prejudicamos e pedir dessculpas revela a nossa condio humana. Quem pede perdo admite que no perfeito, que erra e se engana. um ato de humildade; reconhece-se a prpria fragilidade. O orgulho nunca nos d nada de bom, s nos isola das pessoas, situa-nos numa posio de falsa superioridade. Pedir perdo no demonstrao de fraqueza; ao contrrio, revela a nossa grandeza de alma. importante reconhecer que no sou o bom, o maravilhoso, mas que sou algum como todo mundo, com erros e acertos. Ser que voc tem necessidade de desculpar-se com algum? Que tal voc aproveitar este dia para desfazer esse n que tanto o incomoda? No deixe para amanh. Tome a deciso de pedir perdo e voc ver o quanto isso lhe far bem ao corao. Agora, se voc quem foi prejudicado, sente-se magoado, ferido, bom considerar que o perdo tambm indicado no seu caso. Aconselha Joanna de ngelis que o perdo sempre melhor para quem perdoa. Isso se explica pelo fato de que o perdo liberta o ofendido dos laos mentais que mantinha com o ofensor. Enquanto no perdoarmos, ficaremos ligados com a pessoa que nos prejudicou, formando uma cadeia indissolvel de dio e revolta. Essa cadeia tem uma energia, que negativa, a envolver ofensor e ofendido num clima vibratrio nada agradvel. O dio e a mgoa nos aprisionam ao passado, no nos deixam progredir, a vida fica amarrada, nossos projetos no decolam, nossos relacionamentos no fluem. como se houvesse um n no fio da nossa vida. E s o perdo arrebenta esses laos destrutivos. Quando alimentamos mgoas e ressentimentos por algum tempo, estamos prejudicando tambm a nossa sade. Perrdemos o apetite, desenvolvemos lceras, poderemos experimentar insnia, enxaqueca, alteraes da presso arterial e tantos outros distrbios na sade. Mgoas e dios so venenos. Algum j disse que guardar ressentimento o mesmo que tomar veneno e querer que o outro morra. Acredita-se, mesmo, que o dio e a mgoa so poderosos venenos que podem diminuir o nmero de anos que teramos pela frente. No apenas figurativa a idia de que algum morreu de raiva. Quem no perdoa, por certo est se prejudicando. Alm do mais, devemos nos lembrar que s seremos perdoados dos nossos erros quando perdoarmos os erros do prximo. O perdo uma via de mo dupla: s se perdoado quando se perdoa. Recebo aquilo que dou, eis a lei que Jesus ensinou: "Perdoai as nossas dvidas assim como perdoamos aos nossos devedores" . Uma forma eficiente de nos ajudar a perdoar consiste em lembrarmos dos nossos prprios erros. Somos criaturas falveis, tambm ofendemos o nosso prximo. Ento, por que no perdoar se eu tambm preciso de perdo? Ser que h pessoas que voc precisa perdoar? Eu acreedito que voc deve ter pelo menos algum a perdoar. Ento no espere mais um minuto para experimentar essa fora fantstica que se chama perdo. Lembre-se de que, ao perdoar voc no estar
47

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

fazendo um favor aos que o ofenderam; estar, sim, libertando-se dos tristes episdios que o infelicitaram e que ainda ocupam grande espao em sua vida. Tenho certeza de que sua vida ser outra se voc perdoar do fundo do seu corao. Cure-se pelo perdo. Eu perdo todas as pessoas que, por ignorncia, prejudicaram-me. Desejo o bem a todos os que no me compreendem. Liberto-me de todas as experincias amargas. Liberto-me do dio e da mgoa. Estou em paz com o mundo.

48

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

UM DIA COM MADRE TERESA DE CALCUT


Renovamos nossa esperana de uma vida alegre e feliz. Neste mundo de tanto pessimismo, de explorao das tragdias e das personalidades doentias, trago a voc alguns pensamentos de Madre Teresa de Calcut, esse esprito bondoso que nasceu na Albnia, em 1910, e que viveu na ndia uma das maiores histrias de amor que se tem notcia na face da Terra. Em 1979, ganhou o prmio Nobel da Paz e obteve reconhecimento internacional pelo trabalho missionrio junto aos milhares de miserveis que viviam e morriam nas ruas da ndia. Apresentaram a ela algumas perguntas sobre temas importantes e Madre Teresa deu respostas que eu considero das mais relevantes para uma vida feliz. Eu o convido a examinar um pouco do pensamento dessa mulher notvel, e veja como poder fazer deste dia um dia feliz. - Irm, qual o dia mais belo? - O dia mais belo se chama hoje ... - Qual o maior obstculo? - O maior obstculo do homem o medo. - E qual o maior erro? - O abandono. - Qual a raiz de todos os males? - o egosmo. - Qual a distrao mais bela, irm? - O trabalho. - O que mais traz felicidade ao homem? - ser til aos demais. - O pior defeito? - O pior defeito do homem o mau humor. - O presente mais belo? - Eu acho que o perdo o presente mais belo que um homem pode dar ao seu semelhante. - O mais imprescindvel? - O lar se constitui na tarefa mais imprescindvel ao ser humano. - E qual seria a proteo mais efetiva? - O sorriso. - O melhor remdio que poderamos tomar? - O otimismo. - E qual a fora mais potente do mundo?
49

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

- A f. - A mais bela de todas as coisas? - O Amor. Ofereo a voc esses pensamentos iluminados. Que eles possam clarear a sua vida, tornando-a mais bela, til e amorosa. Basta seguirmos os conselhos de Madre Teresa de Calcut, preenchendo o nosso dia com paz, alegria, f, amor e trabalho no bem. assim que o dia nasce feliz. Sou uma pessoa amvel. O amor me inspira em todos os momentos. Tenho prazer em ajudar o meu semelhante. Sou uma pessoa otimista, tudo est cada dia melhor...

50

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DE ESTAR EM BOA COMPANHIA


Estou confiante em que suas aes estaro envolvidas em paz e alegria. Durante a nossa jornada, vamos nos aproximando das pessoas, primeiramente na famlia, e depois na escola, no trabalho e na prpria comunidade em que estivermos inseridos. Embora conhecemos muitas pessoas, somente algumas delas sero nossas companheiras, ou seja, aquelas que estaro mais prximas de ns em variados momentos da existncia. Algumas chegam, outras vo, mas sempre teremos, em maior ou menor nmero, pessoas que estaro dispostas a nos acompanhar. Essa seleo se d pela afinidade. Uma pessoa com idias criminosas, procurar estar acompanhado de algum que partilhe das mesmas intenes. J uma pessoa interessada em assuntos cientficos procurar companhias afins. Os que gostam dos alcolicos procuraro pessoas de semelhante gosto. Observe que a nossa felicidade tambm depende do tipo de amizades que escolhemos. Por isso, h necessidade de escolher nossas companhias, pois ningum to independente e pleno que no corra o perigo de contaminar-se, com aqueles que estagiam e se comprazem na delinqncia ou na insensatez viciosa. Isso quer dizer que as companhias que temos podem influenciar positiva ou negativamente a nossa vida. Os antigos diziam: Junte-se aos bons e ser um deles. E poderamos completar: junte-se aos maus e se tornar um deles. claro que no devemos tratar as pessoas menos felizes com indiferena e descaso. Joanna nos recomenda gentileza para com eles, sem que isso signifique partilha de vida. Chico Xavier visitava, amide, as casas de prostituio e os presdios, levando palavras de amparo, esperana e solidariedade. Se queremos melhorar a nossa vida, passemos a melhorar a qualidade das nossas companhias. Aproxime-se dos bons, dos que apreciam as artes, a cultura, a tica, a educao, os nobres princpios morais e religiosos. Freqentemos os ambientes de estudo, os grupos de autoconhecimento e de desenvolvimento espiritual, as instituies que propiciam servios beneficentes, enfim, voc encontrar muitas oportunidades de conhecer pessoas nobres que enriquecero sua vida. No so pessoas santas, por certo, mas comprometidas com objetivos superiores. Tudo na vida est nossa disposio, o Universo rico, abundante, basta que saibamos procurar as riquezas espirituais nas fontes certas. A amizade uma beno em nossa vida, estar cercado de boas pessoas s enriquecer nossa existncia. Ningum to perfeito que possa dispensar o auxlio do outro para progredir. Esteja em companhia dos alegres, e a alegria se far presente em sua vida. Permanea ao lado das pessoas otimistas, e a f nascer em seu caminho. Escolha a companhia dos cultos, e a sabedoria chegar at voc. Junte-se aos solidrios, e a solido deixar voc. Perceba que escolher boas companhias escolher uma vida de alegria e felicidade. Entretanto, sempre que a vida o situar ao lado de algum que no lhe parea boa companhia, procure irradiar bondade e simpatia, a fim de que voc conquiste um novo amigo pelo amor que h em seu corao. Escolho boas companhias para mim. As pessoas que cruzam o meu caminho me proporcionam aprendizados importantes.
51

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DE DESCOBRIR
Desejo que a paz e a luz habitem seu corao. Quero lhe contar uma histria. Narra-se que havia um homem chamado Ali Hafed, que morava num belo pas. Fazendeiro, vivia contente com o que possua. Tinha esposa, filhos, sade e terras produtivas. Certo dia, um amigo vindo da cidade comeou a falar sobre diamantes, algo de que Ali Hafed jamais ouvira falar. E o amigo falava das maravilhas que eram os diamantes. A partir de ento, Ali Hafed passou a sentir-se por demais descontente com a sua vida e, vendendo tudo o que possua, deixando a prpria famlia, percorreu o mundo procura das pedras preciosas. Mas sua busca foi em vo. Tudo gastou e nenhuma pedra encontrou. Deprimido, Ali Hafed lanou-se ao mar e morreu. Nesse nterim, o homem que adquiriu os bens de Ali Hafed achou uma linda pedra negra na fazenda onde Ali morava com a famlia. Descobriu-se que era um diamante precioso, e o local onde a pedra foi encontrada se transformou na maior mina do mundo. Assim se d conosco. Quantas vezes no reconhecemos que a felicidade, o diamante mais ambicionado pelo homem, encontra-se mais perto do que se imagina. Estamos sentados em cima da mina de diamantes e no a reconhecemos. Por isso, importante constatar que a felicidade nasce no solo da terra onde Deus nos plantou. Em regra, queremos fugir dos ambientes em que a vida nos situou. Implicamos com a nossa famlia, pensando que a famlia do prximo melhor do que a nossa. No gostamos do nosso trabalho e freqentemente pensamos que o emprego do amigo melhor que o nosso. Criticamos o pas, julgando que outros so melhores. E assim vamos vivendo sem florescer onde Deus nos plantou. Mas bom pensar que a vida no erra conosco. Tudo est certo em nossa vida: nascemos no local adequado, com os familiares certos, no pas conveniente, temos o emprego de que precisamos e assim por diante. Est tudo certo. S no est certo o inconformismo, a insatisfao que emperra nossa vida. Mas quando afirmamos: est tudo bom, est tudo bem, a vida va para frente e comeamos a achar os diamantes que estavam bem na frente do nosso nariz. Pergunte-se todos os dias: Como posso florescer no lugar em que a vida me colocou? Devo enxergar tudo bem, minha famlia est bem, o meu trabalho muito bom, a minha empresa est indo bem, est tudo bom, meu pas uma maravilha. Eu s vejo o progresso das coisas e das pessoas, beleza das idias e dos sentimentos, s o bem me interessa Eu no quero andar olhando para a lama, mas quero estar de cabea erguida vendo as estrelas do cu. Ah, como a vida boa, o mundo est a, com mil possibilidades de crescimento, de modo que ns vamos deixando essa reclamao toda, esse desalento, essa preguia interior e vamos cuidando da vida com alegria e entusiasmo, pois se a vida no puder ser vivida assim, cheia de alegria interior, no tem razo de ser esse mundo de sacrifcios e dores que inventamos para ns. Descubra os tesouros enterrados dentro de voc mesmo. Descubro que minha vida rica de oportunidades de progresso. Descubro a cada dia uma nova oportunidade de crescimento. Sou uma pessoa prspera, cheia de contentamento por tudo o que me ocorre na vida.

52

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DE DESAPEGO
Gosto muito de uma cano de Lulu Santos chamada Como uma onda, que voc talvez conhea. A msica comea com a seguinte estrofe: "Nada do que foi ser de novo do jeito que j foi um dia, tudo passa tudo sempre passar, a vida vem em ondas como o mar, num indo e vindo infinito. Tudo o que se v no igual ao que a gente viu h um segundo, tudo muda o tempo todo no mundo". O compositor mostra a impermanncia da vida, ou seja, as constantes transformaes a que tudo e todos esto sujeitos. Tudo passa, tudo sempre passar. A vida vem em ondas, ou seja, hoje estamos de um jeito, amanh de outro. Hoje temos sade, amanh enfermidade. Hoje moramos numa cidade, amanh estamos em outro pas. Hoje temos o convvio de uma pessoa querida, amanh ela nos deixar. Hoje temos prestgio social, amanh estaremos no anonimato. Hoje temos posses, amanh as finanas estaro em crise. Tudo muda. A vida vem em ondas, horas de mar calmo, perodos de mar agitado. Todavia, nem sempre nos preparamos para as inevitveis mudanas, temos um sentimento de apego muito forte. Joanna nos esclarece que esse apego s pessoas e coisas o grande responsvel por muitos sofrimentos. O apego representa a iluso que temos para deter a marcha dos acontecimentos. Para viver sem sofrimento devemos evitar o apego exagerado s pessoas e s coisas. No viver indiferente, sem paixo, sem intensidade. viver sem o sentido de posse. viver aproveitando cada experincia, cada relacionamento, como se fosse a ltima vez que voc estivesse naquela situao. Se soubesse que hoje seria o ltimo dia de sua vida, como voc se comportaria? Ligaria para quem? Declararia seu amor a algum? Pediria perdo? Perdoaria? Visitaria algum amigo? Abraaria seu filho, sua esposa, seu marido? Ouviria sua msica preferida? Isso viver cada segundo da sua existncia como se fosse a prpria eternidade. Lembre-se, voc apenas um passageiro da vida. Sinta-se como uma onda no mar, um dia as areias da praia recebero seus braos. No se apegue a nada. Nada lhe pertence definitivamente. As pessoas da sua famlia no so sua propriedade, apenas lhe fazem companhia na grande viagem que fizemos a este planeta. O dinheiro, o poder, o prestgio social, a cultura e a prpria beleza so ferramentas que a vida nos emprestou para alcanarmos o desenvolvimento das nossas potencialidades. Voc no o seu carro, a sua empresa, a sua famlia, a sua religio, o seu pas, o seu clube esportivo, os seus ttulos acadmicos. No somos donos de nada, temos apenas a posse temporria dos bens e o convvio momentneo das pessoas. Se assim conseguirmos viver, nossa vida ganhar paz e alegria, valorizando cada oportunidade que surgir em nosso caminho, bem como cada pessoa que atravessar o rio da nossa existncia. Somos viajantes do Universo, passageiros com a misso de aproveitar as estaes da vida, vivendo-as em plenitude, para um dia retomarmos ao pas de origem e dizermos da nossa viagem: "valeu a pena" . Nada na vida me pertence, sou apenas usurio dos bens. As pessoas so livres, podem seguir seus caminhos. Aceito as mudanas que a vida me traz. Nada espero das pessoas, deixo cada um partir na hora que desejar.
53

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DE PROSSEGUIR
Receba a minha saudao de paz, certo de que o amor se manifestar em seu caminho, ainda hoje. H momentos em nossa existncia que, diante das dificuldades, pensamos em desistir, parar, abandonar a luta. Muitos dizem: vou entregar os pontos. Mas seria importante connsiderar que a vitria no vem sem o nosso esforo constante. A persistncia e a perseverana so a chave para a vitria. No mais das vezes, estamos muito prximos do xito, e abandonar a luta seria declarar o prprio fracasso a poucos metros da viitria. O sbio Yogananda afirmou que os santos so pecadores que no desistiram: "Quaisquer que sejam as suas dificuldades, se no desistir, voc estar progredindo na sua luta contra a corrente. Lutar ganhar a graa de Deus"'. De fato, na vida das pessoas de sucesso, vamos encontrar momentos de erros, quedas, dificuldades sem conta. Voc sabia que em 1958, um empresrio artstico despediu o ator C1int Eastwood com a seguinte afirmao: "Voc tem um defeito no dente, um pomo-de-ado protuberante e fala muito devagar"? E como Clint no desistiu, tornou-se um dos grandes astros do cinema. Essa a histria de muitas pessoas que no desistiram diante dos insucessos, que jamais abandonaram o barco na hora da tempestade. Vieram os ventos fortes, as grandes ondas, o mar agitado, mas permaneceram firmes nos ideais que abraaram e por isso, tornaram-se pessoas especiais. Voc, que est com este livro nas mos, que muitas vezes est pensando em abandonar a vida, que est cansado, desanimado, pronto a entregar os pontos, agora a hora de prosseguir. Como afirmou Yogananda, quem persiste est progredindo, est vencendo a corrente adversa. Agora, quem deixa de lutar levado pela correnteza para as guas profundas do desespero. Nunca desanime, no entregue os pontos, por pior que lhe parea a situao. Se voc est enfermo, no desista do tratamento mdico, no descreia da medicina, tampouco ignore a fora curativa que h dentro de voc. Quando voc desiste da cura, todas as suas clulas obedecem ao seu desejo. Se voc acreditar na doena, a doena tomar conta de voc. Se voc est em dificuldades financeiras, no desista. O socorro no chega a algum que j se deu por vencido. O Universo ajuda os que ainda acreditam que podem vencer, por pior que seja a situao! Se voc crer no fracasso, o fracasso se far presente em sua vida. Ensina Yogananda que lutar ganhar a graa de Deus. Se queremos a ajuda de Deus para solucionar os nossos problemas, deveremos conquist-la pela luta, pelo traabalho contnuo das nossas mos operosas, tal como o lavrador que sabe que a terra s produz se for cultivada. Esse o recado que o Universo deixa a todos ns neste dia. Vamos em frente, vamos luta, que a vitria est prxima. Sou uma pessoa perseverante. Tenho garra e determinao. Sou capaz de vencer os obstculos que se apresentarem em meu caminho. Sou filho de Deus, digno do que h de melhor no Universo

54

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DE SE DAR FORA


As estrelas do cu brilham para voc, incentivando-o a superar os desafios da vida. Queremos que seu dia seja muito bom. Falo no plural, porque sei que no apenas eu desejo o seu bem, mas todas as foras do Universo desejam o melhor para voc, a fim de que renove a esperana de viver, que tenha confiana em si mesmo. assim que comeamos um dia novo, alimentando a mente de idias novas, idias positivas, idias de progresso material e espiritual. Toda renovao comea sempre pelo pensamento. Ningum muda se no muda os pensamentos. Hoje quero iniciar o dia bem, estou vendo que tudo est bem, que tudo vai dar certo. No vou me preocupar com a maldade, com as guerras, com os crimes, com as tragdias, com o desemprego, com as doenas, com os juros altos, eu vou para frente, no vou me preocupar com essas coisas negativas. claro que vou cuidar de mim, vou ser prudente, mas no quero ser um depsito do lixo do mundo. Vou enfrentar as dificuldades do caminho. Alis, o mundo no tem dificuldades, o mundo tem desafios. No bonito isso, meus amigos? A vida tem desafios; problemas so apenas mestres do nosso desenvolvimento material e espiritual. E eu estou aqui no mundo para vencer desafios, superar adversidades, resolver problemas. Vou deixar essa tristeza de lado, porque se ficar do lado dela vou me entristecer mais ainda. No vou dar ao problema uma dimenso maior do que ele tem. Aprecio este sbio pensamento: "No diga a Deus que voc tem um grande problema, diga ao seu problema que voc tem um grande Deus". No forte essa idia? Essa viso nos d uma fora interior muito intensa, porque nada pode nos derrubar. Jamais vou desaparecer, por isso, pode ser o problema que for que vou dar cabo dele. Voc j reparou no jogador de futebol que durante a partida est numa situao difcil, sem sada? Parece que ele no tem para onde ir, mas de repente d um drible; todo mundo pensava que ele ia para a direita e, sem ningum esperar, escapa para outro lado. Vamos dar um drible nos problemas, vamos usar a criatividade, vamos sair do comodismo, vamos buscar novos caminhos. Ponha o foco na soluo, no nos problemas. Tenho um amigo engenheiro, que trabalhava numa construtora e vivia trancado em seu gabinete; gostava mais de nmeros do que de pessoas, homem de pouca conversa. De personalidade rgida, detestava improvisos, queria tudo muito certo, planejado, como se a vida fosse um clculo matemtico. Veio, porm, o desemprego, dois anos sem trabalho. Desesperado, disse-lhe para mudar de atividade, no que ele protestou. Mas a necessidade fez com que ele aceitasse minha idia. Abriu com a esposa um pequeno comrcio; ela cozinhava e ele se encarregava de vender salgadinhos. Era obrigado a desenvolver habilidades que no tinha para trabalhar com o pblico. No comeo as dificuldades eram muitas, porque ele resistia s mudanas. Todavia, pouco a pouco, percebeu que era preciso mudar, conversar com os fregueses, ouvir reclamaes, ser compreensvel, flexvel. Tornou-se um homem afvel e tolerante, e as vendas crescem a cada dia. O desemprego foi-lhe soluo.
55

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

Hoje o grande dia da sua vida, o dia da virada, o dia em que voc vai tomar posse da sua condio de Filho de Deus e libertar-se dos pensamentos negativos, deixar sua luz brilhar, acreditar em voc mesmo, descobrir quantos talentos se acham adormecidos e dar um novo rumo vida. No o mundo que muda para voc, mas voc quem muda para o mundo. Vou repetir: no o mundo que muda para voc mudar, mas voc quem muda o mundo. Eu tenho certeza de que voc vai fazer deste dia um novo captulo na histria da sua vida. D-se fora, apie-se e seu dia ser o incio de novos tempos de felicidade. Renovo as minhas foras todos os dias. Aproveitarei este dia para resolver os desafios que me esperam. Deus me guiar os passos, as decises e me conduzir a uma vida de felicidade.

56

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DO ARQUIVO CONFIDENCIAL


Deus nos ama profundamente e deseja sempre o nosso bem. Dias atrs assisti ao programa de televiso do Fausto Silva, em que ele apresentava um quadro chamado "Arquivo Confidencial", que achei interessante. Voc talvez j o tenha visto: algum convidado a assistir aos inesperados depoimentos de diversas pessoas de seu relacionamento passado e atual. So amigos de infncia, colegas de profisso, familiares prximos ou distantes, que comparecem para prestar um depoimento sobre a pessoa convidada. O quadro emocionante, pois o convidado desconhece quem so as suas "testemunhas", e tampouco o que elas vo dizer a seu respeito. Foi ento que imaginei se eu fosse um dos convidados do programa. Dei asas imaginao e pensei o que as pessoas falariam a meu respeito. Que fatos elas lembrariam? Que virtudes seriam destacadas? Que aspectos negativos seriam citados? muito vlido esse tipo de reflexo. Na vida, temos necessidade de referenciais internos e externos. Os internos so os que ns mesmos formamos pelas impresses e opinies pessoais - vale dizer, o que acho, o que sinto, o que considero importante. vital que tenhamos esse referencial, pois muitas vezes nos guiamos apenas pelo que os outros consideram importante para ns, desconsiderando-nos por completo. Contudo, s esse referencial interno no basta. Precisamos, tambm, de referenciais externos, nascidos das opinies que as pessoas tm a nosso respeito. Precisamos nos ouvir, sem dvida, mas tambm devemos levar em considerao a opinio que o prximo tem a nosso respeito. Muitas vezes, envolvidos em uma determinada situao, no temos a viso completa de todos os componentes do problema. Quem est fora pode perceber aspectos que no estamos conseguindo enxergar. E ento, voc no quer fazer um arquivo confidencial? Por que no pergunta sua esposa o que ela pensa a seu respeito? Permita que seus filhos tambm participem. Abra-se para que os amigos tambm se manifestem. No se trata de um momento de crticas, mas um instante precioso em que as pessoas que caminham conosco na vida possam revelar como somos, o nosso jeito de ser, nossas virtudes, nossas fraquezas, vitrias e dificuldades pessoais. Voc no precisa fazer isso publicamente, nem fazer uma reunio especial para que todos participem. Mas v, no diadia, abrindo-se para ouvir o que o outro tem a dizer sobre voc, sem melindres, sem ressentimentos. Voc, por certo, vai se surpreender com as manifestaes das pessoas. Viro elogios a respeito de virtudes que voc nem tinha se dado conta at o momento, o que aumentar a sua auto-estima. Viro, tambm, dicas a respeito de como voc poder meelhorar o comportamento em relao ao prximo, o que contriibuir para uma vida mais feliz. Enfim, seja l o que disserem, voc s tem a ganhar. Seja corajoso para conhecer a voc mesmo atravs do que os outros tm a lhe dizer. Tenho certeza de que essa atitude s ir enriquecer a sua vida. Gosto de me conhecer, pois sou uma pessoa em busca de crescimento. Nada em mim me envergonha. Aceito as crticas como informaes importantes para o meu crescimento.
57

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DE AMAR
O amor o mais sublime dos sentimentos, dele dependem a vida, a sade, a paz e a fraternidade. Da mesma forma que no se vive sem alimento, ningum pode viver sem amor. Vivemos em busca de amor, de reconhecimento, de afeto e de ternura. A busca pelo amor que faz voc estar vivo. claro que no falo aqui somente do amor carnal, do jogo do sexo e da paixo. Falo tambm, e principalmente, de um sentimento mais amplo, puro e transcendente. O amor o verdadeiro milagre da vida, o sentimento mais profundo que se conhece e o antdoto eficaz para todo sofrimento. Sofremos, enfim, porque no amamos. O homem que no se alimenta padece de anemia. De igual maneira, o homem que no ama tem anemia emocional, com os mesmos sintomas de fraqueza, desnimo e enfermidades. Todos os grandes problemas da nossa vida, individuais e coletivos, estariam resolvidos se soubssemos amar. Mas o que o amor? Fala-se muito nele, porm poucos o experimentam em sua plenitude. Paulo, o Apstolo, definiu o amor como poucos: "O amor paciente, no ciumento, no invejoso, no procura o prprio interesse, no se irrita nem guarda rancor, pois tudo desculpa, tudo suporta. Paulo ainda fala que o amor nunca desaparece nem se alegra com a injustia". Diante dessas definies, poderamos perguntar, como o nosso amor. Ser que um amor que liberta ou um sentimento ainda possessivo? Ser um amor que perdoa ou um sentimento que guarda rancor? Ser que o nosso amor daquele que tudo suporta ou o amor das mil exigncias? Porventura, o nosso amor compreende e aceita o ser amado como ele ou exige que seja como gostaramos que fosse? So perguntas que merecem a nossa reflexo. Muitos, entretanto, podero replicar que esse amor aqui definido inatingvel, impossvel de se alcanar. A histria, porm, registrou inmeros exemplos de pessoas amorosas, como Jesus, Buda, Madre Teresa de Calcut, Francisco de Assis, Gandhi, Irm Dulce, Betinho, Eurpedes Barsanulfo, Francisco Cndido Xavier e tantos outros annimos que demonstraram a possibilidade concreta do amor. Exclamaro alguns que a lista s contm santos, mas a verdade que so santos porque amaram. Contudo, devemos lembrar que o amor no se instala de um momento para outro, ele tem um curso a percorrer. Inicia-se na amizade e se expande na ternura, em forma de gentileza para consigo e para com o prximo. assim que, pouco a pouco, nossos sentimentos de amizade vo se transformando em laos de amor, mas para que isso ocorra preciso impulsionar a nossa vontade e demonstr-la em gestos concretos. Se voc ama, demonstre o seu amor pelas suas atitudes. Diz a Espiritualidade que o amor no um tratado, no um discurso filosfico, mas vivncia diria. Comece pelos pequenos gestos e em breve voc ser uma pessoa amorosa, alegre e saudvel. Como posso ser mais amoroso neste dia? Sou uma pessoa que ama. Deixo o amor penetrar o meu ser e me impregnar de paz e contentamento. Amo a Deus, amo o prximo da mesma maneira que me amo.
58

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

UM DIA COM FRANCISCO DE ASSIS


Neste mundo de tanta ostentao e aparncias, onde muitas vezes perdemos a vida em busca de riquezas e glrias terrenas, minha alma busca a figura de Francisco de Assis, um dos espritos mais iluminados que esteve entre ns. Sua vida foi um hino de amor e de paz entre os homens, uma histria que jamais se apagar da face da Terra. Muitas cidades levam o seu nome, muitas biografias foram escritas sobre sua pessoa, centenas de religiosos ainda seguem seus passos, vrios grupos ecolgicos se criaram inspirados em sua vida, canes foram compostas em sua homenagem. Tudo isso porque Francisco no foi um terico do amor, antes viveu-o em toda a sua plenitude. Nunca aceitou sequer uma homenagem que fosse. Fugiu da ribalta to comum aos que usam a religio para a prpria promoo. Deu de ombros ao poder e deixou de lado uma vida de luxo e ostentao, que seus pais poderiam lhe oferecer. Buscou a simplicidade de viver, coisa que o mundo moderno parece ter esquecido. Sinto que tornamos a vida muito difcil, cheia de regras, convenes, etiquetas, necessidades irreais, e Francisco foi muito feliz com to pouco. O Santo de Assis no foi um homem triste, que vivia trancado nos templos religiosos cercado de livros e dogmas. Seu templo era a natureza, seus irmos eram todos os que cruzavam seu caminho, inclusive os animais. Seu ritual era o amor, a fraternidade e a alegria. Como Francisco era alegre, parecia criana. Sinto que perdemos nossa criana interior em alguma quadra da vida, somos adultos demais, indivduos fechados, carrancudos. O irmo de Assis nos ensina a resgatar a criana interior. Como esse esprito franciscano nos faz falta! Todavia, poderemos seguir seus passos porque o pobrezinho de Assis a demonstrao de que a vivncia do Evangelho no uma utopia. Ela possvel, real. A conhecida orao de Francisco um roteiro de felicidade que poder ser aplicado em nossos dias. Em sua orao, o Sol de Assis pede a Deus que o transsforme em instrumento da paz. Quanta beleza! Ser instrumento da paz. Ser que temos sido instrumentos da paz? Ou temos sido instrumentos da guerra, do dio, da calnia, da malediicncia? Eu tenho me perguntado a esse respeito e verifico que muitas vezes deixei de ser o instrumento da paz. Se nos omitirmos com o bem, o mal crescer. Mas se agirmos com paz, o mal desaparecer. S existe o mal porque ainda no somos bons o bastante. O mal a ausncia do bem. A guerra a ausncia da paz em nosso interior, isso porque ainda acreeditamos na fora da violncia, na vingana e na superioridade de uns sobre outros. Francisco o doce convite para que nos transformemos em instrumentos da paz na familia, onde muitas vezes somos motivo da desunio. Que nos transformemos em mensageiros da paz no trabalho, na via pblica, no grupo religioso, na poltica, enfim, onde estivermos. E como poderemos ser esse insstrumento da paz? Francisco nos ensina a levar amor onde houver dio, a levar perdo onde houver ofensa, a semear unio onde houver discrdia, a levar f onde houver dvidas. Sugere-nos a levar verdade onde houver erro, o blsamo da esperana onde houver desespero, a plantar alegria onde a
59

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

tristeza fez ninho, e onde houver trevas que acendamos a luz do amor. Eis a o caminho da felicidade proposto por Francisco, o ser que mais se aproximou do amor depois de Jesus. Despertemos para esse sublime convite e nossa vida tambm ser um hino de alegria e paz. A paz toma conta do meu corao. Vivo feliz com o que posso ter. Sou alegre e feliz, sinto-me em paz com meus irmos. Amo os animais, as flores, os rios e mares, sinto-me integrado a tudo o que existe no Universo.

60

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DE RESPONSABILIDADE
Desde pequeno minha me me falava da importncia de ser uma pessoa responsvel. Custou-me acreditar que tinha razo. Deus nos deu o livre-arbtrio e, por conseqncia, a liberdade de fazer, ou no, o que queremos. Tudo me lcito, como afirmou Paulo de Tarso, embora nem tudo me convenha. Entretanto, essa liberdade deve vir acompanhada da responsabilidade, j que estaremos sempre vinculados a tudo quanto nossas aes tenham produzido. Sempre colheremos de acordo com o que semeamos, por intermdio dos nossos atos, pensamentos e palavras. Se jogarmos uma bola amarela na parede, voltar uma bola amarela, nunca uma bola de outra cor. Contudo, temos uma forte tendncia a transferir responsabilidades, fugindo dos nossos compromissos. Quantas vezes transferimos nosso insucesso para o acaso, para a falta de sorte, para Deus, para os parentes e inimigos, para os espritos e at mesmo para o governo. Entretanto, a ningum transfiras a causa dos teus desaires, dos teus insucessos. D-te conta deles e recomea a ao transformadora. Mesmo que no o queiras, sers sempre responsvel pelos efeitos dos teus atos. Jamais nos afastaremos de ns mesmos. Somos hoje o que ontem produzimos. Advertenos a Espiritualidade que um dos maiores entraves ao nosso adiantamento moral o de no querermos assumir responsabilidades perante a vida. Quanto mais evoludo o esprito, mais responsvel ele . Entretanto, geralmente vivemos com uma certa dose de inconseqncia. Pensamos somente no agora, esquecidos de que as nossas aes geram conseqncias a ns mesmos. Se me embriagar, sou responsvel pelos danos que ocasionar ao meu corpo. Se me consumir nas drogas, ser minha a responsabilidade pelo suicdio praticado. Informam os amigos espirituais que do outro lado da vida h muita gente sofrendo por falta de responsabilidade, pois viveram na inconseqncia, sem ordem, sem disciplina, querendo tomar conta dos outros e no cuidaram de si mesmos. Hoje esto em condies nada confortveis. Alguns j se preparam para futuras reencarnaes, participando de estudos sobre responsabilidade individual, a fim de evitarem novas quedas. Sem responsabilidade, jamais conseguiremos alcanar a felicidade real. No me refiro apenas responsabilidade perante as obrigaes sociais, mas tambm a que devemos ter sobre ns mesmos. Precisamos assumir o comando da nossa vida, meditar, sempre, antes de qualquer atitude, a fim de verificar o motivo das nossas aes e as conseqncias que adviro com os nossos atos, pensamentos e palavras.

61

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

Ser responsvel por si no esperar nada de ningum, no esperar que o outro preencha as minhas necessidades. A responsabilidade individual deve ser nossa maior conquista, assim como deve ser o maior ensinamento que os pais podero transmitir aos filhos. Quando adquirirmos maturidade perante a vida, assumindo as conseqncias das nossas condutas e adotando novos padres de comportamento, estaremos dando passos seguros em favor da felicidade real. Sou responsvel pela minha vida. Trabalho pelos meus ideais, assumindo o comando da minha existncia. Deixo que cada um assuma as suas responsabilidades perante a vida.

62

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

UM DIA COM JESUS


Gosto de uma belssima msica do compositor erudito Johann Sebastian Bach, chamada Jesus, alegria dos homens". Ao escut-la, meu corao exalta de alegria com essa figura incomparvel chamada Jesus de Nazar. Impressiona-me como Jesus tem sido alvo de estudos nas mais variadas reas do conhecimento. Que mistrio tem esse Homem, que transformou a histria da humanidade em dois perodos, antes e depois Dele? Que fora tem Jesus para transformar a vida de milhares de pessoas em todo o mundo, homens e mulheres que, em seu nome, deram suas prprias vidas pela causa do amor? Que fora estranha tem Jesus! "Evangelho" quer dizer Boa Nova. Isso significa que Jesus tem uma boa notcia, uma nova mensagem que poder modificar nossa vida, por completo. Como encaramos o Evangelho? Temos procurado nele a soluo para nossos conflitos? Temos buscado nas palavras de Jesus o lenitivo para nossas dores? Sim, porque muitas vezes vamos procurar solues nos astros, nas cartas e esquecemos de buscar a rota segura do Evangelho. O Evangelho de Jesus o mais belo poema de esperanas e consolaes de que se tem notcia. Concomitantemente, precioso tratado de psicoterapia contempornea para os incontveis males que afligem a criatura e a humanidade. No Evangelho encontramos Jesus falando dos magnos problemas que aturdem o ser humano, como o egosmo, a ansiedade, a violncia, a guerra, a vingana, a mgoa e a doena. Mais do que isso, Jesus prope solues concretas para a erradicao das aflies humanas, indicando o amor, o perdo, a tolerncia, a paz, a fraternidade e a serenidade, como excelentes teraputicas para os nossos males. Q Homem de Nazar no se limitou a apresentar-nos simples regras morais, mas cuidou de oferecer a todos ns um tratado da cincia de bem-viver. As bases do pensamento de Jesus so hoje estudadas por mdicos, juristas, socilogos, psiclogos e psicoterapeutas de todo o mundo, os quais encontram no Evangelho a soluo para as agruras da nossa existncia. A doutora Winifred Rushforth, psiquiatra americana, prescrevia a seus pacientes: "Quando o Cristo est vivo em nosso corao, somos despertados para o amor em sua completa extenso. Esse o amor que no tem espao para a ansiedade, mas traz consigo alegria, paz, pacincia, delicadeza, bondade, suavidade e autocontrole"*. No ser esse o remdio de que necessitamos? Que hoje possamos estreitar o nosso relacionamento com Jesus, fortalecer essa amizade, t-lo como nosso psicoterapeuta e fazer do Evangelho o nosso div, pensando nas propostas que o Nazareno endereou a todos ns: que nos amemos uns aos outros. S assim Jesus ser a alegria da nossa existncia. Jesus o amigo incondicional da minha vida. Estabeleo uma amizade slida com Jesus. Com Jesus ao meu lado terei um excelente dia.

63

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DE ABANDONAR AS QUEIXAS


Certa feita, depois de um dia estafante, de regresso ao lar, notei-me murmurando contrariedades que me haviam ocorrido no dia. Aos poucos, fui me recordando das ocorrncias menos felizes e, em breve tempo, queixava-me de tudo e de todos. Uma voz interior, porm, fez-me a seguinte pergunta: "Por que voc no observa o que lhe ocorreu de positivo em seu dia?". Fui ento passando a limpo todos os acontecimentos favorveis e me dei conta de que foram em maior nmero do que os menos felizes. Lembrei-me de que tive sade para levantar da cama, dispus de um carro que me levou aos locais necessrios, pude me alimentar, conheci pessoas, fiz novos contatos profissionais, abri frentes de trabalho, ganhei o necessrio para a minha subsistncia e ainda estava voltando para casa. Surpreso, percebi que, em meio a tantas bnos, estava me queixando de pequenos contratempos. O hbito da queixa ou reclamao constitui um dos mais graves condicionamentos que a criatura se permite incorporar conduta cotidiana. Diante das concesses que lhe chegam atravs das manifestaes da vida, o homem somente motivos possui para louvar e agradecer,jamais para queixar-se. Sabemos que todos tm grandes desafios a vencer, ningum est na vida sem lutas, muitas das quais deveras amargas. Mesmo assim, devemos evitar a queixa, que em nada contribui para a resoluo dos problemas e s agrava a situao. A queixa um txico venenoso; ningum gosta de ficar ao lado de uma pessoa que tem por hbito a reclamao. A queixa nos isola das pessoas, bem como das energias espirituais positivas, pois nos detm no lado negativo das situaes. E se voc est no negativo, o positivo no o alcana. a lei das semelhanas. As foras positivas jamais podero se aproximar de algum que s reclama. De que lado voc est? Est no bem? Est vendo o bem em tudo? Se comearmos o dia reclamando, a felicidade vai passar longe de ns. Se hoje a situao de dor e aflio, saiba que apenas estamos colhendo o que ontem plantamos, porm com a bendita possibilidade de renovar a vida atravs de novas atiitudes positivas. A queixa no nos faz bem, deixa-nos com a idia de que somos vtimas do mundo, pessoas injustiadas e esquecidas por Deus. E sabemos que no isso que ocorre, vivemos no mundo que criamos para ns. Hoje Deus nos deu a possibilidade de estarmos vivos para renovar o destino, transcend-lo, enfrent-Io, elegendo novas atitudes otimistas, mudando antigos hbitos nocivos, extirpando pensamentos de medo e fracasso, com o que estaremos nos libertando do sofrimento. O problema que hoje nos visita oportunidade de progresso. Faa da dificuldade um trampolim para a felicidade. Se voc s tem um limo, ento faa uma boa limonada. Pare de sofrer, meu amigo, queiixando-se menos e agradecendo mais por tudo o que voc e por tudo o que voc ainda pode ser, agora mesmo. Sou agradecido por tudo o que tenho. Sou grato por todas as pessoas que cruzam o meu caminho. Aceito as dificuldades como oportunidades de progresso. Minha vida est fluindo bem e cada dia melhor.
64

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DE SE COMUNICAR
Voc j pensou na importncia da comunicao em sua vida? Eu mesmo demorei muito a perceber isso. A comunicao a forma pela qual ns nos expressamos perante a vida, expondo as idias, os desejos, as opinies e os sentimentos. Voc j pensou que sem a comunicao no haveria convivncia humana? O mundo simplesmente no existiria. Viver estabelecer laos com tudo o que nos cerca. Poderemos compreender que para se viver bem preciso se comunicar bem. De uma boa comunicao depende a nossa felicidade, tanto na rea profissional, como na rea afetiva. Poderemos fazer isso de diversas formas, como, por exemplo, por meio das palavras, dos gestos, do olhar, dos nossos trajes, dos pensamentos e at pelo nosso silncio. Muitos problemas de relacionamento ocorrem porque no nos comunicamos adequadamente. Por vezes, pensamos uma coisa e nos expressamos de forma diversa, permitindo que o nosso interlocutor tenha uma idia falsa do que na verdade estvamos querendo manifestar. Em outras circunstncias, sentimos algo e no nos expressamos corretamente, dizendo menos do que era preciso. Isso ocorre freqentemente no lar. Muitas vezes um dos cnjuges se cala por medo do outro e deixa de expressar suas mgoas, medos e receios, no contribuindo assim para a harmonizao da vida conjugal. Voc no precisa brigar, gritar, xingar, mas no pode deixar de expressar seus sentimentos perante a pessoa com a qual voc elegeu passar o resto dos seus dias. Nesse caso, est faltando comunicao, sem a qual a vida no lar se tornar difcil. Outras vezes, porm, falamos mais do que deveramos, perdemos tempo falando de coisas inteis. Em outras circunstncias, nossa comunicao agressiva, a palavra spera, o olhar fulminante, o silncio sepulcral, so exemplos de comunicaes improdutivas, porque a pessoa que nos ouve somente desejar se proteger dos nossos impulsos agressivos, pouco se importando com o que desejamos comunicar. No fales, apenas por falar. A boa comunicao resulta da qualidade do tema e da forma como se apresenta; da sinceridade com que se expe, assim como da motivao de que se reveste. Considere, tambm, que ns nos comunicamos atravs dos ouvidos. Quando algum lhe dirige a palavra, oua com ateno, no interrompa o seu interlocutor, como se a palavra pertencesse apenas a voc. Enquanto ouas, raciocina, coordena idias para que a comunicao se torne simptica e proveitosa.

65

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

Sempre colheremos o resultado das nossas comunicaes. Por isso, devemos estar atentos maneira pela qual interagimos com as pessoas. Vamos assim enriquecer o nosso vocabulrio, a fim de que as palavras sejam esclareci das e amveis. Vamos dar leveza e bondade aos nossos gestos, para que o corpo se expresse com alegria e suavidade. E que os nossos ouvidos estejam sempre atentos aos que nos pedem ateno. Tudo isso para que, em bem se comunicando com o mundo, possa tambm o mundo se comunicar conosco em ateno, amor e paz. Expresso ao mundo todos os meus anseios. Falo com bondade e carinho. Ouo com ateno todos os que me procuram. Meu rosto expressa alegria de viver.

66

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DE QUEBRAR PRECONCEITOS


Como sou apaixonado por msica, recordei-me de uma cano de Raul Seixas, intitulada Metamorfose ambulante, que traz discusso o tema dos preconceitos e condicionamentos. O compositor expressou, com outras palavras, que preferia ser uma pessoa aberta a novas idias, a ter velhas opinies formadas sobre tudo. Talvez um dos graves equvocos psicolgicos do homem ter idias preconcebidas de tudo e de todos, sem abertura para novos enfoques. Vida evoluo e toda evoluo pressupe mudana de paradigmas. Ningum evolui se no mudar. Veja um simples exemplo: a mquina de datilografia foi uma pea indispensvel na vida comercial. Todo mundo que desejasse um bom emprego precisava saber datilografar. Jamais se pensou que a mquina de escrever um dia se tornaria pea de museu. O computador veio e ocupou o espao das velhas mquinas. Numa cidade do interior de So Paulo, uma pessoa procurou-me para queixar-se que seu negcio ia mal, que sua escola estava falindo. Perguntei que tipo de curso ela mantinha, ao que, para meu espanto, respondeu-me que se tratava de uma escola de datilografia. No tinha um aluno sequer. Ponderei a ela que seria melhor mudar para escola de informtica, porm ela me respondeu que estava velha demais para mudar. provvel que tenha fechado a escola reclamando do progresso. Temos a tendncia de cristalizar idias e convices. Pensamos de uma determinada maneira e nos recusamos a observar outros enfoques da questo. Recusamo-nos a enxergar o novo, que sempre nos assusta. Mas a cincia somente avana porque os cientistas no se conformam com o atual estgio do conhecimento da humanidade. E graas a Deus que assim o , pois do contrrio ainda estaramos morrendo de gripe. S uma pessoa aberta s idias, aos conceitos novos. Discute-os, compara-os com o que sabes e pensas, retirando o melhor proveito das informaes que desconheces. Ningum to sbio que no necessite aprender mais, nem to completo que possa dispensar outros contributos para o seu crescimento ntimo. Essa abertura a que se refere Joanna de ngelis implica quebrar nossos preconceitos, as idias cristalizadas, os nossos prejulgamentos. O homem sbio aquele que est de mente aberta, sempre disposto a novos aprendizados, pois sabe que pouco sabe diante do muito que ainda tem a aprender. No podemos ter a pretenso de conhecer tudo, de pensar que nosso pequeno saber seja capaz de equacionar todos os problemas do mundo.

67

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

Espero que hoje seu dia seja repleto de novos conhecimentos, esteja aberto a novas descobertas, mantenha-se receptivo a novos aprendizados. A curiosidade a condio do conhecimento. No acredite que tarde demais para isso, pois velho aquele que se recusa a aprender com a vida, independentemente da idade cronolgica. Por isso, pergunte, indague, reveja idias, questione valores, reconsidere velhas opinies, para que, ao chegar o fim do dia, possa dizer que um homem novo, uma criana, a metamorfose ambulante. Estou sempre aberto a novos aprendizados. Abandono os velhos padres que j no me servem mais. Aceito novos conhecimentos, estou aberto a tudo aquilo que bom para minha vida.

68

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DA SERENIDADE
Hoje dia de abrir espao para a serenidade em nossa vida. Alis, voc j conhece a prece da serenidade? Ela diz o seguinte: "Deus, conceda-me coragem para mudar o que eu posso mudar; serenidade, para aceitar o que eu no posso mudar e sabedoria para perceber a diferena". claro que a prece no tem nenhuma conotao mgica; nada de palavras cabalsticas portadoras de uma suposta fora mstica. A forma no nada, o pensamento tudo. No entanto, pode-se assimilar o elevado propsito moral de uma orao e, neste particular, a prece da serenidade nos convida a preciosas reflexes. A orao nos ensina a pedir: "Deus, conceda-me coragem para mudar o que eu posso mudar ... ". Devemos pedir coragem. Mas para qu? Para que possamos mudar aquilo que nos cabe mudar. No raro, a soluo para as dificuldades est em nossas mos, no nas mos de Deus, nem nas do padre, do pastor, do mdium, dos espritos etc. Deus nunca far a parte que nos cabe. Um professor no far a prova no lugar do aluno, nem o mdico tomar o remdio no lugar do paciente. Nas situaes em que j sabemos o que fazer, Deus no pe a mo. Eu conheo uma pessoa que reza, h pelos menos trinta anos, pedindo a Deus que lhe tire o vcio do tabaco. E por que Deus no tira? Porque essa tarefa compete pessoa. Ningum poder alegar ignorncia quanto aos prejudiciais efeitos do tabaco e do lcool para a sade. Ento, como j sabemos o que fazer, Deus deixa que tomemos a atitude, respeitando o nosso livre-arbtrio. Isso no quer dizer que Deus abandonou os viciados; Ele sempre oferece ajuda, seja por intermdio de um conselho de amigo, seja por intermdio de um livro que lhes chega s mos, de um sonho de advertncia - enfim, por inmeros toques que a vida nos d para que realizemos as mudanas necessrias. A segunda parte da prece diz o seguinte: "Conceda-me serenidade para aceitar o que eu no posso mudar". Quanta sabedoria h nesse pensamento. Se por um lado muitas solues esto em nossas mos, por outro, algumas independem da nossa vontade ou de nossa atuao concreta. Em algumas situaes, s Deus poder alterar o curso dos acontecimentos. Quando nada podemos fazer, Deus pode. E Deus sempre far o melhor por ns. Ele sempre atua quando no sabemos o que fazer ou quando j fizemos tudo o que poderia ser feito, o que estava ao nosso alcance. Victor Hugo escreveu: "Quando tiver feito tudo o que for possvel, deite-se e v dormir. Deus est acordado". Ser que percebemos o motivo dessa orao ser denoominada prece da serenidade? A razo simples. Ns s conquistaremos a paz quando realizarmos o bem que est ao nosso alcance, e diante do que est fora das nossas possibilidades, entreguemos a Deus a resoluo do problema. Saber a nossa parte e fazer, saber a parte de Deus e esperar - eis a expresso da serenidade. Estou nas mos de Deus, Trabalho pela minha felicidade. Todos os dias enriqueo a minha vida de trabalho e esperana. Sou uma pessoa serena porque fao o que me cabe realizar pela felicidade, Confio em que Deus me prover do necessrio.
69

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DE OLHAR PARA O ESPELHO


A vida um grande espelho a refletir nossos estados interiores. A vida por fora de ns a imagem daquilo que somos por dentro. como se a vida fosse um grande espelho refletindo o que somos na verdade. Voc j havia pensado a esse respeito? Como uma casa reflete a condio de seus moradores, o planeta Terra reflete a condio de seus habitantes. Por exemplo: o mundo violento, porque os homens ainda so violentos. Assim o mundo o reflexo dos seus habitantes. Isso tambm ocorre no plano individual. As coisas que esto ocorrendo em nossa vida refletem o nosso estado interior, o nosso mundo ntimo. TIve uma fase de minha vida em que passei a receber muitas crticas. Eram amigos, conhecidos, familiares e at gente com quem tinha pouqussima convivncia. Tudo o que fazia dava ensejo a comentrios cidos a meu respeito. Certa noite, meditando na situao que j me incomodava, tentava descobrir a causa do problema. Foi ento que uma voz interior me lanou a seguinte pergunta: "Voc j buscou a causa em voc?". Confesso ter ficado embaraado, desconcertou-me a possibilidade de saber que eu poderia ser a causa do problema. Mas aquela voz ainda prosseguiu: " Tudo est em voc. Os outros apenas refletem a sua imagem e a sua conscincia. Eles so o seu espelho, mostram o que voc . A vida devolve a voc o que voc a ela d" Confesso que estava perplexo com a idia. No entanto, procedendo a uma auto-anlise, descobri que, de fato, era um tremendo crtico; julgava a tudo e a todos, lanando condenaes a todo instante. No perdoava o menor deslize e ningum escapava das minhas sentenas. Em todos encontrava algum defeito para criticar. Por isso, que passei a ter vrias pessoas me criticando, ou seja, as pessoas apenas refletiam a minha maneira de ser, de pensar e de agir. Quis fazer o teste para ver se esse negcio de espelho era mesmo verdade. O que fiz? Parei de criticar. O resultado foi surpreendente. Pouco a pouco fui sendo esquecido pelos meus juzes. Outro dia um amigo me procurou desejando saber a razo pela qual sentia tanta irritao ao ver algumas propagandas polticas na televiso. Pedi a ele que fosse mais preciso, que procurasse saber o que lhe causava aquela sensao. Prontamente, respondeu que eram as promessas de campanha que provavelmente no seriam cumpridas. Indaguei a ele se tambm fazia promessas que no cumpria. Meu amigo empalideceu. Parece que eu havia descoberto um grande segredo de sua vida. Depois de alguns segundos de profundo silncio, ele me confidenciou que tambm havia feito vrias promessas ainda no cumpridas. Havia prometido famlia que iria parar de fumar, que teria mais tempo para ela ... Tudo o que nos irrita em outras pessoas pode indicar o que se passa conosco.

70

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

Seria bom que todos estivssemos atentos aos espelhos da vida, eles nos mostram quem realmente somos. No seria bom dar uma espiada no espelho? Que pessoas voc est atraindo para o seu convvio? Que tipo de pessoa deixa voc bem irritado? Que espcie de pessoa voc costuma criticar? Que situao est se repetindo em sua vida? Que espcie de par amoroso tem aparecido com freqncia em sua existncia? Todas essas pessoas e situaes refletem sua maneira de agir, de pensar e de ver a vida. Quando voc muda por dentro, o mundo muda por fora. No adianta brigar com o mundo de fora. No adianta querer mudar o mundo exterior, que apenas o reflexo do que somos por dentro. A grande revoluo de nossas vidas a mudana em ns. Aproveite os espelhos para que brilhe a sua luz. E a luz do mundo ser apenas o reflexo de voc mesmo. Sou uma atenta observadora do que ocorre comigo. As pessoas refletem o meu interior, do-me pistas de quem sou eu. Nada do que preciso est fora de mim.

71

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA CERTO
Quero lhe contar uma hisstria interessante. Poderemos retirar dela uma bela mensagem para o seu dia. Preste ateno: "Certo dia, um homem observava uma pequena abertura em um casulo. Observando-o por vrias horas, ele via o modo como o pequeno animal, uma borbooleta, esforava-se para fazer com que seu corpo passasse atravs daquela abertura. Ento pareceu ao homem que ela no fazia progressos em suas tentativas. Assim, ele decidiu ajud-la, abrindo o restante do casulo com uma tesoura. A borboleta, ento, saiu facilmente. Mas seu corpo estava murcho, era pequeno e tinha as asas amassadas. O homem continuou a observar a borboleta, porque ele esperava que, a qualquer momento, a asa dela se abriria e se esticaria, prontas para o vo. Nada aconteceu, porm. Na verdade, a borboleta passou o resto da vida rastejando, com um corpo murcho e asas encolhidas. Ela nunca fora capaz de voar. O que o homem no compreendia, em sua gentileza e vontade de ajudar, era que o casulo apertado e o esforo necesssrio borboleta para passar atravs da pequena abertura se tratava do modo com que Deus fazia para que o fluido do corpo da borboleta fosse para suas asas, de modo que ela estaria pronta para voar uma vez que estivesse livre do casulo". O esforo justamente o que precisamos em nossa vida. Se Deus nos permitisse passar a vida sem algum obstculo, Ele nos deixaria fragilizados. Os mdicos explicam que a criana no pode ser privada de ter algum contato com a sujeira, a fim de que fortalea seu sistema imunolgico. A criana que no brinca na rua, a pretexto de no contrair doenas, estar com o corpo mais debilitado, pois seu sistema interno no foi estimulado. Proteo demais desprotege. No quero afirmar que a criana no deva lavar as mos quando vem da rua, mas que ela no pode ser privada de ter contato com a terra, com as pessoas, com outras crianas. O esforo que torna o homem forte. O atleta s chega ao pdio depois de muito treino, muitas horas de dedicao e esforos contnuos. Um exmio pianista necessitou de muitos anos de estudos dirios estafantes. O bom mdico s reconhecido se curar doenas graves. O bom professor o que educa o aluno rebelde. O bom religioso o que converte o pecador. No fossem as dificuldades, no seramos to fortes como somos. Se voc atravessa o mar das dificuldades, das provaes, saiba que est desenvolvendo seus potenciais innteriores e se persistir na luta, a vitria em breve chegar em sua vida. Estamos na vida para fortalecer nossos pontos fracos. Recorde-se que o desanimado algum que tombou antes do termino da jornada. Os problemas esto nos conduzindo a novos caminhos. Porque somos muito acomodados, camos facilmente na rotina, ficamos perdidos com as iluses passageiras do mundo. A vida nos proporciona a experincia dos obstculos para que movimentemos o nosso manancial de possibilidades de crescimento.
72

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

Certa feita, quando minha me estava doente, levei-a a uma clnica de radioterapia, e pude notar que muitos enfermos tinham em suas mos livros religiosos. Arrisquei perguntar a um deles, um senhor de quase setenta anos, o porque de estar to empolgado com a leitura, ao que ele me disse ter chegado a hora inadivel de realizar as mudanas que ele sempre adiou fazer. De certa forma, a doena foi a intimao que a vida lhe deu para crescer, para sair do casulo da inrcia. Por isso, seja l como esto as coisas, hoje o dia certo de voc voar alto por meio do esforo, do trabalho, do estudo, da meditao, da vivncia do Evangelho. No desista, pois, d mais um passo, respire fundo, pise no acelerador que a bandeirada da chegada est prxima, afinal de contas, voc um vencedor . Aceito as dificuldades da vida como experincias de engrandecimento moral e material. A dor minha mestra, ensina-me a trilhar novos caminhos de paz e alegria.

73

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DE ACREDITAR NO BEM


Outro dia, trabalhando no computador, eu preparava um texto para uma conferncia e pretendia inserir um grfico para melhor ilustrar a exposio. Acionei no teclado os comandos necessrios, mas o computador informou-me que no havia encontrado um programa que possibilitasse a insero de grficos. Dentro da minha ignoorncia em matria de informtica, conclui que o computador s executa programas que estejam previamente instalados. A partir dessa constatao, fiquei imaginando se tambm no ocorreria o mesmo conosco, vale dizer, se ns tambm no funcionaramos como um computador, trabalhando em face de programas que adquirimos ao longo da existncia. E me dei conta que sim. Desde criana, temos recebido diversos programas que foram instalados em nossa mente: alguns bons, outros nem tanto. Eles foram inseridos por nossos pais, professores, amigos, religiosos etc. Vamos a um exemplo: Pedrinho estava no segundo ano primrio e, ao mostrar a lio de casa, a professora, insatisfeita com a tarefa apresentada, repreendeu o menino chamando-o de burro. possvel que Pedrinho, por vrias circunstncias, tenha, de fato, aceitado como verdadeira a acusao da irritada professora. Em conseqncia, o programa foi instalado e funcionar toda vez que Pedrinho tiver que demonstrar as habiliidades intelectuais. provvel que nessas horas ele se lembre da infeliz advertncia feita pela professora, tendo dificuldades para expressar suas aptides, pois a mente foi programada para ser incompetente. Essas idias cristalizadas em nossa mente tornaram-se crenas, ou seja, algo que passamos a acreditar como verdadeiro e que acabam se concretizando exatamente porque acreditamos nisso. Veja algumas crenas muito comuns: "Eu sou feio", "Eu no sou capaz", "Eu no tenho sorte", "Amar sofrer", "Homem no chora", "Eu nasci para sofrer", "Comigo nada d certo". Ser que voc se identificou com alguma delas? Recorde-se de que a vida nunca diz no. Ela sempre diz sim ao que julgamos verdadeiro. Aquilo em que acredito, fruto do meu livre-arbtrio, concretizar-se- para mim. Melhor de tudo saber que, da mesma forma que se procede no computador, ns poderemos fazer uma reprogramao mental. Isso quer dizer que poderemos alterar todas as nossas crenas, substituindo as negativas, as depreciativas, por outras mais compatveis com os propsitos de felicidade. E no esquea: o que voc acredita por dentro se concretiza por fora. Muita paz e mos obra. Acredito que sou uma pessoa merecedora de felicidade. Tenho direito a um bom emprego e trabalho para isso. Sou uma pessoa inteligente e capaz.

74

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

DIA DE LIBERTAR-SE DA AGRESSIVIDADE


Um assunto que merece toda a nossa ateno se refere aos instantes em que somos dominados pela ira, pela irritao e pela agressividade. Por muito pouco enfurecemos, encolerizamos. Acho que todos passamos por esses momentos, uns mais, outros menos, mas todos ns temos instantes de perda do controle emocional. So nessas ocasies que praticamos atos dos quais amanh vamos nos arrepender. Outro dia me vi numa situao dessas. Algum falou algo que me desagradou. Perdi o controle e respondi pessoa coisas que no devia, tornei-me agressivo na forma de me expressar. Minha conduta em nada contribuiu para a soluo do problema; ao contrrio, s o agravou. A ira um perigoso veneno que vai nos corroendo por dentro e minando o relacionamento social. Afinal, ningum gosta de uma pessoa com freqentes ataques de clera. A ira tem origem nos instintos primrios que predominam em nossa natureza animal. Acredito que temos um zoolgico interior. Contudo, ningum ser feliz se no dominar seus instintos. Muitas vezes a ira se manifesta porque no aceitamos que os outros sejam diferentes de ns, tenham outras vises de vida. Somos impacientes com o prximo, porque achamos que ele no enxerga as coisas da mesma forma que ns, ignoramos que ele tem outro ritmo de vida. Devemos considerar que as pessoas tm um compasso diferente, tm outras preferncias, outros enfoques da vida. Se no tivermos esse entendimento, tenderemos a exigir que os outros se comportem do nosso jeito, pensem com a nossa cabea. Como ento sair desse quadro? Joanna de ngelis pondera: Tem cuidado com as tuas reaes emocionais. Vigia as nascentes do corao de onde nascem o bem e o mal proceder. Disciplina os teus impulsos e direciona bem os teus sentimentos, a fim de que no venhas a tornar-te iracundo, gerando dificuldades no meio em que vives. Concede aos demais o direito de serem conforme o conseguem e no de acordo com as tuas imposies, nem sempre corretas.

75

Para o Dia Nascer Feliz

Jos Carlos de Lucca

Devemos nos auto conhecer para saber quem somos, por que reagimos com agresso s menores contrariedades, identificando, assim, as causas do nosso desajuste interior. Um poderoso medicamento contra a irritao aceitar as pessoas e as coisas como elas so, deixar cada um ser o que e o que pode ser. Cada um est no seu ritmo, no seu mundo, cada um o seu prprio universo. Quando aceito esse conceito espiritualista, porque centrado na idia do esprito como ser individual, vou me libertando do condicionamento de querer impor aos outros as minhas verdades. O que bom para mim pode no ser bom para o outro. Mas quando quero impor ao outro as minhas verdades, estou violentando conscincias, podendo sofrer a reao emocional das pessoas que no aceiitaro o meu modo de ver a vida. A maior conquista de um homem vencer a si mesmo, a fim de que resplandea em si a luz da bondade e do amor. Chico Xavier dizia que amar compreender o prximo. Quando isso ocorrer em nossa vida, estaremos libertos dos impulsos agressivos. Que tal comear esse trabalho, hoje? Aceito as pessoas como elas so. Dou o direito de cada um ser o que . Aceito os acontecimentos com naturalidade, pois Deus sabe o que melhor para mim. Liberto-me da raiva e da irritao, pois a paz e a harmonia habitam o meu interior.

76

S-ar putea să vă placă și