Sunteți pe pagina 1din 31

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLGICO CTC DEPARTAMENTE DE ARQUITETURA E URMABISMO

MTODOS E FERRAMENTAS PARA O

PROJETO INFORMATIZADO DE
ARQUITETURA DA PAISAGEM DE ENCOSTAS

RELATRIO FINAL DE ATIVIDADES

Bolsista: Ana Paula Batistela

Orientador: Prof. Dr. Sonia Afonso

Florianpolis, agosto de 2001.

MTODOS E FERRAMENTAS PARA O PROJETO INFORMATIZADO DE ARQUITETURA DA PAISAGEM DE ENCOSTAS

NDICE 1. Resumo................................................................................................2 2. Introduo............................................................................................3 2.1. Justificativa......................................................................................3 2.2. rea...................................................................................................4 2.2.1. O Bairro Jos Mendes.....................................................................5 2.2.1.1 Setor 1 Morro da Queimada......................................................6 2.2.1.2 Setor 2 Ruas em Zigue-Zague..................................................6 2.2.1.3 Setor 3 Clube do Penhasco........................................................7 2.2.1.4 Setor 4 Colnia de Pescadores..................................................7 2.3. Objetivos...........................................................................................8 2.4. Reviso Bibliogrfica.......................................................................9 3. Materiais e Mtodos...........................................................................12 4. Resultados e Discusso....................................................................14 4.1. Situao Existente...........................................................................18 4.2. Plano Diretor....................................................................................21 4.3. Proposta Segundo Critrios Paisagsticos e Ambientais.................25 4.4. Discusso.........................................................................................28 5. Concluso...........................................................................................29 6. Referncias Bibliogrficas................................................................30 7. Anexos

MTODOS E FERRAMENTAS PARA O PROJETO INFORMATIZADO DE ARQUITETURA DA PAISAGEM DE ENCOSTAS

1. RESUMO O que freqentemente vem ocorrendo na paisagem de encostas a consolidao de assentamentos em locais inadequados conservao do meio-ambiente afrontando a Lei de Gerenciamento Costeiro e o Cdigo Florestal. A ocorrncia deste tipo de irregularidade, principalmente na encosta dos morros, favorece o desequilbrio ambiental e provoca conseqncias agravantes ao espao urbano. A falta de permeabilidade do solo, a vegetao cada vez mais escassa nas encostas e a implantao de edificaes nos cursos de gua e em declividades acentuadas acarretam problemas como assoreamento de rios, eroso e alagamento de reas baixas da cidade nos dias de maior intensidade de chuvas. Este trabalho prope alguns critrios de projeto, seguindo princpios paisagsticos e ambientais, intervindo pontualmente conforme as caractersticas do stio e estabelecendo relaes entre os espaos livres e os volumes construdos, ou seja, os impactos causados pela urbanizao das encostas. Para tanto, como objetivo maior, pretendeu-se construir a simulao espacial volumtrica urbana em meio digital maquete eletrnica - tendo o Morro da Cruz como objeto de estudo. Aplicando mtodos e tcnicas informatizadas para a abordagem de ocupao de encostas, procuramos demonstrar tridimensionalmente um pequeno trecho do bairro Jos Mendes, representando em simulao eletrnica: a situao existente, a situao prevista pelo Plano Diretor de Florianpolis e uma proposta de interveno respeitando os aspectos paisagsticos e ambientais. A partir desta ferramenta, a inteno facilitar a tomada de decises, comparando os critrios de projeto utilizados, visando adotar a melhor forma de urbanizar as encostas.

Palavras-chave: Urbanizao de encostas; Paisagem e Ambiente; Desenho da paisagem; Arquitetura; Urbanismo; Maquete eletrnica urbana; CAD.

MTODOS E FERRAMENTAS PARA O PROJETO INFORMATIZADO DE ARQUITETURA DA PAISAGEM DE ENCOSTAS

2. INTRODUO A pesquisa Mtodos e Ferramentas para o Projeto Informatizado de Arquitetura da Paisagem de Encostas demonstra de que forma a paisagem natural e construda vem sendo modificada com o adensamento das edificaes, muitas vezes inadequadas conservao da paisagem de encostas. Atravs dela procuramos criar um novo mtodo de representao espacial: a visualizao tridimensional informatizada. Com o objetivo de alcanar resultados de pesquisa que apresentassem novos conhecimentos sobre a problemtica da paisagem de encostas, procuramos demonstrar de maneira grfica computadorizada uma simulao espacial, atravs de maquete eletrnica, a fim de trazer maior compreenso volumtrica da rea em estudo. O ponto de partida desta pesquisa deve-se ao fato de as pesquisadoras possurem afinidade com o tema e o conhecimento da rea, tendo no Morro da Cruz o bairro Jos Mendes como objeto de estudo.

2.1 JUSTIFICATIVA A tese de doutorado Urbanizao de Encostas: Crises e Possibilidades - O Morro da Cruz como um Referencial de Projeto de Arquitetura da Paisagem (AFONSO, 1999) o ponto de partida do contedo desenvolvido nesta pesquisa. A experincia anterior da bolsista em relao ao tema e rea, baseia-se em exerccio realizado na disciplina de Urbanismo e Paisagismo III, cujo objetivo possibilitar ao estudante a observao e anlise da paisagem e dos fenmenos urbanos, bem como contribuir para a formulao de interveno espacial na cidade, promovendo solues urbansticas, paisagsticas e arquitetnicas, seguindo os princpios de preservao cultural e ambiental. Desta forma, a relao entre a disciplina cursada e o tema da pesquisa desenvolvida define-se com a escolha do trecho urbano tido como objeto de estudo - o bairro Jos Mendes. Atravs de caractersticas peculiares o bairro Jos Mendes foi o stio ideal para uma interveno deste carter, primeiramente por ser composto de reas de preservao permanente junto encosta, em segundo por ser um importante eixo de ligao viria para a cidade, pois liga o norte ao sul da ilha e por ltimo, porque o bairro apresenta-se como o nico trecho que no sofreu aterramento, assim constitui-se como uma rea que ainda preserva caractersticas originais, tanto fsicas quanto culturais. Dentro deste contexto, buscou-se elaborar um projeto paisagstico de carter pblico, seguindo-se os princpios bsicos de preservao cultural e ambiental, respeitando principalmente a topografia, a hidrografia (crregos e afastamento costeiro) e a vegetao significativa existente (bosque e mata secundria); para tanto, adotou-se nas etapas de projeto, baixas densidades, justificadas pelas especificidades fsicas da rea. A relao entre o tema de tese e as atividades realizadas pelas pesquisadoras, orientadora e bolsista, originaram-se destas afinidades e da necessidade de desenvolver

MTODOS E FERRAMENTAS PARA O PROJETO INFORMATIZADO DE ARQUITETURA DA PAISAGEM DE ENCOSTAS

novas formas de representao grfica, neste caso, o uso do computador no enfrentamento das questes relacionadas ocupao de encostas.

2.2 A REA Tomou-se como referncia de estudo o Morro da Cruz, localizado em Florianpolis SC, na poro centro-ocidental da Ilha. O Morro da Cruz vem sofrendo forte processo de adensamento por edificaes que, comprometendo a sua visibilidade, ocupam 50% de sua superfcie. No Morro da Cruz possvel observar problemas como o desmatamento da vegetao nativa, e impedimento da visibilidade provocada pelas edificaes que impedem a viso do observador, tanto para o morro como para o mar. Observa-se a freqncia constante de ruas que sobem perpendicularmente s curvas de nvel em trechos ngremes de difcil acesso, com ausncia de espaos pblicos adequados. O desenvolvimento da pesquisa iniciou-se em um dos setores que constituem o Morro da Cruz - o bairro Jos Mendes, que apresentamos a seguir:

Fig.01 - Mapa situando o Morro da Cruz

Fig.02 - Foto area mostrando o bairro Jos Mendes Fonte: INFOARQ

MTODOS E FERRAMENTAS PARA O PROJETO INFORMATIZADO DE ARQUITETURA DA PAISAGEM DE ENCOSTAS

2.2.1 O BAIRRO JOS MENDES


"O terreno um groto em meia-lua, ladeado por duas ombreiras que avanam sobre o mar, terminando em promontrios, com uso particular. Acima da cota de 50 metros, junto ao divisor de guas, existe um outro groto que vem sendo desordenadamente ocupado, e j apresenta sinais de ravinamento pela desproteo e obstruo das linhas de drenagem natural. (AFONSO, 1999, p. 485)

Atualmente o bairro Jos Mendes representa para a cidade um eixo de ligao virio da poro continental central e do norte da ilha, dirigindo-se ao sul. A via principal que atravessa o bairro recebe ao longo do seu percurso trs denominaes: Rua Silva Jardim, Rua Jos Maria da Luz e Rua Jernimo Jos Dias. Por ser um importante trecho de ligao, pode-se observar a ausncia de espaos de uso pblico. Existe a predominncia de uso residencial, com alguns focos comerciais ao longo da via principal e no Morro da Queimada, onde o pequeno comrcio existente serve somente de apoio populao local. Apresentando-se como uma ocupao desordenada neste trecho da encosta, observa-se a ocorrncia de 1 e 2 pavimentos, porm nas margens da via considerada panormica, gabaritos de 3 a 7 pavimentos dificultam a visibilidade para o mar. Existem situaes onde mesmo que a visibilidade no esteja barrada por edificaes, muros de at 1,5m impedem fisicamente a relao com o mar. No bairro verifica-se tambm que grande parte da mata nativa j foi desmatada, e sabe-se que a vegetao mais desenvolvida desempenha papel estrutural para as reas de alta declividade, diminuindo riscos de eroso e contribuindo para a manuteno da fauna existente. Assim a vegetao secundria que deveria ser incorporada a parques de preservao ambiental, est sempre sujeita a novos desmatamentos, principalmente devido aos padres de parcelamento encontrados no bairro. Dentro da rea h quatro setores importantes que possuem diferentes tipos de parcelamento e ocupao e como j fora mencionado anteriormente, todas apresentam deficincias.

Fig.03 - Foto do bairro Jos Mendes

1 Morro da Queimada
Fig.04 Setores estudados nesta pesquisa. Fonte do mapa cadastral: Departamento Nacional de Obras de Saneamento,1969.

2 Ruas em Zigue-Zague 3 Ponta do Penhasco 4 Colnia de Pescadores

MTODOS E FERRAMENTAS PARA O PROJETO INFORMATIZADO DE ARQUITETURA DA PAISAGEM DE ENCOSTAS

2.2.1.1 SETOR 1 - Morro da Queimada Neste trecho observam-se ncleos de pobreza com assentamentos sobre fundo de vale, o que seria imprprio para o percurso natural das guas, principalmente comprometendo a rea em dias de chuva, bem como a prpria edificao. O fato que neste local no h um parcelamento regular, pois muitas vezes um nico lote pode englobar vrias edificaes, como mostra a figura 05. Neste local a via representa um elemento separador de diferenas sociais, pois no lado direito, junto ao curso dgua encontram-se edificaes de baixo padro e do lado esquerdo da via encontramse edificaes de mdio e alto padro, no ocorrendo relaes sociais de vizinhana.

Fonte da planta base cadastral: IPUF, 2000

Fig.05

Aterro sobre curso d'gua

2.2.1.2 SETOR 2 Ruas em Zigue-Zague Sendo um trecho bastante significativo da rea em estudo, os terrenos definem-se por possurem altas declividades, densamente edificados. Porm o trecho apresenta ruas que sobem o morro no formato em Z oblquas s curvas de nvel. Esta se caracteriza como uma das formas mais adequadas para o acesso s cotas superiores em terrenos com altas declividades. A figura 06 demonstra as ruas no formato Z (ziguezague).

Fonte da planta base cadastral: IPUF, 2000

Fig.06

MTODOS E FERRAMENTAS PARA O PROJETO INFORMATIZADO DE ARQUITETURA DA PAISAGEM DE ENCOSTAS

2.2.1.3 SETOR 3 Ponta do Penhasco Este setor caracteriza-se por apresentar alta densidade em terrenos que se encontram abaixo da via, junto orla. Alm de estes terrenos possurem um parcelamento sinuoso ao longo da orla, residncias de alto padro usufruem o acesso privativo praia, impedindo a visibilidade para o mar. Neste trecho acima da via encontra-se uma edificao marcante o Clube do Penhasco. Esta edificao situada no relevo que forma uma ombreira, prpria para instalao de mirantes, como um espao pblico para contemplao. Junto a este se encontram casas de alto padro.

Clube do Penhasco

Fig.07

Casas privando o acesso praia e a visualizao para o mar.

Fonte da planta base cadastral: IPUF, 2000

2.2.1.4 SETOR 4 Colnia de Pescadores Este se define como o setor mais significativo deste trabalho, por onde se deu incio e o maior desenvolvimento da pesquisa. O trecho apresenta-se com grande adensamento na parte superior da via com assentamento caracterstico das colnias de pescadores existentes na ilha. O setor caracteriza-se com parcelamento minimalista, onde os acessos do-se por escadarias e ruas estreitas. A anlise deste setor ser verificada no captulo 4.

A figura 08 mostra os acessos estreitos caracterizados por escadarias representados pela cor amarela, que do acesso s casas.

Fig.08 Fonte da planta base cadastral: IPUF, 2000

MTODOS E FERRAMENTAS PARA O PROJETO INFORMATIZADO DE ARQUITETURA DA PAISAGEM DE ENCOSTAS

2.3. OBJETIVOS GERAIS: Contribuir para a formao de recursos humanos para a pesquisa; Reforar a poltica de pesquisa para no Curso de Graduao em Arquitetura e Urbanismo; Possibilitar, atravs da orientao, maior integrao entre as atividades de pesquisa na graduao e na ps-graduao; Qualificar alunos de graduao para a educao continuada em nvel de psgraduao; Exercitar a interao interdepartamental e interinstitucional no mbito da pesquisa; Contribuir para o avano da competncia cientfica no tratamento da problemtica da urbanizao de encostas. Sistematizar e institucionalizar a pesquisa da ocupao de encostas em Arquitetura e Urbanismo; ESPECFICOS: Aprender e difundir novas tecnologias; Aplicar mtodos e tcnicas informatizados adaptando-os para a abordagem da ocupao das encostas; Digitalizar o material cartogrfico realizado manualmente, atualizando a base de dados existente; Progredir na prtica de anlises espaciais com simulao volumtrica; Simular exemplos de paisagem de encostas visando detectar padres recomendveis; Permitir a melhor apreenso espacial atravs das tecnologias utilizadas; Socializar amplamente os resultados da pesquisa; Editorar resultados em mdias informatizadas.

MTODOS E FERRAMENTAS PARA O PROJETO INFORMATIZADO DE ARQUITETURA DA PAISAGEM DE ENCOSTAS

2.4. REVISO BIBLIOGRFICA O contedo base deste trabalho est principalmente fundamentado nos seguintes trebalhos: o Urbanizao de Encostas: Crises e Possibilidades O Morro da Cruz como um Referncial de Projeto de Arquitetura da Paisagem ( AFONSO, 1999). Tomando-se o Morro da Cruz como referncia de estudo e abordando o tema Paisagem de Encostas, a pesquisa procura seguir princpios de composio que considerem os valores paisagsticos e ambientais, tendo em vista que o objetivo do projeto a preservao do carter esttico da paisagem e a conservao dos recursos ambientais, buscando a relao entre espaos livres e os volumes construdos. Topos, vertentes, sop, divisores e ombreiras (lugares privilegiados para a localizao de mirantes), bacias e linhas de drenagens (lugares prvilegiados para a criao de parques de conservao de gua), so elementos que constituem as encostas e que podem ajudar a estabelecer parmetros de projeto arquitetnico e paisagstico. A autora define como critrios de projeto a configurao dos espaos livres e a construo das unidades de paisagem segundo tipologias edificadas. Outros critrios para urbanizao de encostas podem ser verificados em anexo. A tese de doutorado apresenta algumas situaes de assentamentos que ocorrem no Morro da Cruz, contrapondo com o Plano Diretor de Florianpolis, sugerindo novas possibilidades de organizao espacial atravs de uma proposta que considera princpios paisagsticos e ambientais. o Loteamentos: Manual de Recomedaes Para Elaborao de Projeto (MORETTI, 1986). Esta trabalho aborda o crescimento desordenado e as deficincias nos projetos de parcelamento e a ocupao de reas pouco desfavorveis, como o caso das encostas. Segundo o autor, para que se consiga um projeto racional e econmico em uma rea de loteamento, deve-se primeiramente fazer um relato fsico da rea, observando o comportamento geotcnico dos solos e informaes relacionadas vegetao existente (reas verdes de preservao ambiental e de proteo contra eroso). Dessa forma, para realizar este tipo de levantamento, seria necessrio a utilizao de material cartogrfico como: cartas geotcnicas, mapas geolgicos, fotos areas, mapas cadastrais e pedolgicos. Cabe ressaltar a importncia das Cartas Gotcnicas como uma das fontes para se obter dados das caractesticas do meio fsico, visando a previso e preservao de problemas decorrentes da ocupao urbana . (Moretti,1986,47)

MTODOS E FERRAMENTAS PARA O PROJETO INFORMATIZADO DE ARQUITETURA DA PAISAGEM DE ENCOSTAS

10

Durante o estudo preliminar, so elaboradas plantas que condicionam a proposta de ocupao de uma rea:
As faixas non aedificandi previstas na legislao (ao longo dos cursos dgua, ferrovias, redovias etc.); As reas verdes selecionadas com base nas condies da vegetao observada na rea a ser loteada ou com base em critrios de preservao das condies do meio fsico ( linhas de drenagem natural); As reas imprprias implantao das vias e edificaes. De modo geral, considerase que as reas com declividades natural superior a 50% no devem ser destinadas implantao de edificaes, independentemente do tamanho do lote; As vias existentes nas reas vizinhas, a serem interligadas ao sistema virio do loteamento; As diretrizes apresentadas pela prefeitura; Uma proposta inicial de traado do sistema virio principal.

Elaborando uma carta de declividades naturais, atravs de uma base topogrfica (principalmente de metro em metro nas escalas 1:1000 ou 1:500), Moretti recomenda o escalonamento para a elaborao do projeto geomtrico, em benefcio do sistema virio, disposio dos lotes e reas livres. 0 < declividade U15%; 15% < declividade U 30%; 30% < declividade U 50%; 50% < declividade
Fonte: Moretti, 1986. Fig.09

o Plano de Gerenciamento Costeiro de Santa Catarina (Governo do Estado de Santa Catarina Secretaria do Estado do Desenvolvimento e Meio Ambiente, 2001). O Plano de Gerenciamento Costeiro de Santa Catarina que referese conservao de ecossistemas situados na Zona Costeira, tem por objetivo planejar o processo de ocupao e utilizao dos recursos naturais, visando a proteo de todo o patrimnio natural, histrico, tnico, cultural e paisagstico. Sendo o bairro Jos Mendes uma rea que ainda preserva caractersticas naturais, pode-se observar que nesta rea inteiramente aplicvel o Plano de Gerenciamento Costeiro, quando estabelece que a existncia de atividades humanas devem apresentar baixo impacto no meio natural tais como: a altura das edificaes devero obedecer as normas estabelecidas pela lei e principalmente, que deve ser garantido o uso pblico do mar e das praias, no permitindo a privatizao as mesmas. A Zona Costeira dever preservar reas verdes pblicas praas e parques dimensionadas de acordo com o suporte demogrfico da rea urbanizada, numa proporo mnima de 12m2/habitante.
MTODOS E FERRAMENTAS PARA O PROJETO INFORMATIZADO DE ARQUITETURA DA PAISAGEM DE ENCOSTAS

11

Lei Federal n 6.766/79 (Governo Federal) e Lei Estadual n 6.063/82 (Governo do Estado de Santa Catarina, SDM/DURB/GEPLA 1982). A respeito do parcelamento do solo as leis estabelecem que somente ser permitio o parcelamento em zonas urbanas para fins urbanos ou em expanso. Segundo o Art. 3o. no ser permitido o parcelamento do solo:
em terrenos alagadios e sujeitos ainundaes, antes de tomadas as providncias para assegurar o escoamento das guas; em terrenos que tenham sido aterrados com material nocivo sade pblica, sem que sejam previamente saneados; em terrenos com declividade igual ou superior a 30% (trinta por cento), salvo se atendidas exigncias especficas das autoridades competentes; em terrenos onde as condies geolgicas no aconselham a edificao; em reas de preservao ecolgica ou naquelas onde a poluio impea condies sanitrias suportveis, at a sua correo.

I. II. III. IV. V.

Fonte: SDM/DURB/GEPLA

o Cdigo Florestal n 4771 (INSTITUTO AMBIENTAL VIDGUA, 2001). O Cdigo Florestal uma das leis mximas do pas, estando atualmente em discusso. Em seu Art. 2 considera de preservao permanente as florestas e demais formas de vegetao natural situadas:
1) 2) 3) 4) 5) 30 metros para os cursos dgua de menos de 10 metros de largura; 50 metros para os cursos dgua que tenham de 10 a 50 metros de largura; 100 metros para os cursos dgua que tenham 50 metros a 200 metros de largura; 200 metros para os cursos dgua que tenham de 200 a 600 metros; 500 metros para os cursos dgua que tenham largura superior a 600 metros;

o Anlise do Bairro Jos Mendes Florianpolis, com Vistas Educao Ambiental (SOUZA, 2000). Em seu trabalho de concluso de curso, o autor faz um estudo do bairro Jos Mendes, apresentando algumas das caractersticas naturais que a rea ainda preserva, como a cobertura vegetal composta por mangue, restinga e remanescentes da mata atlntica. Devido ao crescimento urbano nas ultimas dcadas provocado pela localizao prxima ao centro da cidade, Souza como morador do bairro prope uma estratgia para tornar efetiva a educao ambiental, junto comunidade e o ensino aplicado na Escola de Educao Bsica Jurema Cavallazzi, onde leciona.

MTODOS E FERRAMENTAS PARA O PROJETO INFORMATIZADO DE ARQUITETURA DA PAISAGEM DE ENCOSTAS

12

3. MATERIAIS E MTODOS A pesquisa teve incio no espao cedido pela Prof. Dr. Alina Santiago, coordenadora do INFOARQ - Grupo de Pesquisa de Informtica na Arquitetura. No segundo momento adaptamos a metodologia inicialmente proposta, adequando-a para programar e organizar dados e materiais, usando os equipamentos adquiridos atravs do projeto FUNPESQUISA 2001(computador, softwares e scanner). Muitos foram os caminhos tomados, porm alguns no puderam ser utilizados, a exemplo citamos o Sistemas de Informaes Geogrficas SIG e o software MiniCAD Vector Works. Optamos pelo emprego de maquetes eletrnicas que permitiriam chegar aos objetivos iniciais de obter simulao espacial volumtrica urbana com auxilio para a tomada de decises para o planejamento e projeto da arquitetura da paisagem de encostas. Dessa forma adotamos o software 3D Studio Max como o melhor recurso, porm a necessidade de treinamento devido a inexperincia de representao tridimensional em computador; e a ajuda de usurios que j trabalhavam com o programa. Neste ponto destacamos o apoio do Acadmico Flvio Andalo, pesquisador do laboratrio de Hipermdia do Departamento de Expresso Grfica e um dos colaboradores do projeto Fortalezas Multimdia. Aps conhecimento do tema e registro da rea (diagnstico, levantamento fotogrfico e cadastral), a pesquisa iniciou-se atravs da coleta de materiais como mapas, aerofotos e plantas cadastrais, que pudessem ser escaneadas e digitalizadas em software que possibilitasse a elevao volumtrica dos dados desenhados (AutoCAD), para ento modelar e renderizar em simulao espacial (3D Studio Max). No foi possvel chegar a todos os resultados esperados, pois a complexidade de manusear o software utilizado e o nvel de detalhamento da pesquisa, acabaram por tomar um tempo maior que o previsto e dessa forma foi desenvolvido em simulao espacial, apenas um dos setores do Jos Mendes, analisado e detalhado no captulo 4.

MTODOS E FERRAMENTAS PARA O PROJETO INFORMATIZADO DE ARQUITETURA DA PAISAGEM DE ENCOSTAS

13

MATERIAL Levantamentos in loco.

MTODO Visita da rea, fazendo levantamentos fotogrficos e cadastrais, para a verificao de dados, muitos j existentes na Tese de Doutorado Sonia Afonso. Leitura de embasamento terico. Escanerizao de mapas e imagens, trabalhadas em software de digitalizao.

Teses, relatrios, artigos, legislaes. Plantas cadastrais, mapas, aerofotos.

Software AutoCAD Architectural Desktop Digitalizao de curvas de nvel, loteamento, edificaes, vegetao, 2. hidrografia e sistema virio na escala 1:2000

Software 3D Studio Max.

Software Corel Draw 9(2) e Software Adobe Photoshop 5.5 (2)

Treinamento e aplicao do software para a simulao de maquete eletrnica, analisand 3 alternativas: Situao Existente, Plano Diretor e Proposta segundo princpios paisagsticos e ambientais. Tratamento de imagens.

Equipamentos de representao grfica Micro-Computador processador AMD 750MHz, placa me Mod.ATLOM, 128 utilizados para o desenvolvimento da Mb RAM DIMM, 512 Kb de cach, disco pesquisa. rgido de 10GB, Gabinete Torre Mod. Nilko, Gravador de CD ROM LG, Placa controladora On Board, Placa de Vdeo de 32MB, Monitor LG 795F 17 Scanner HP 5300 resoluo 1200 x 1200dpi.

MTODOS E FERRAMENTAS PARA O PROJETO INFORMATIZADO DE ARQUITETURA DA PAISAGEM DE ENCOSTAS

14

4. RESULTADOS E DISCUSSO A simulao volumtrica espacial vem a ser uma ferramenta til para ajudar na tomada de decises, mas para que isso acontea deve haver uma definio clara de objetivos que podem ser esclarecidos desde a adoo de critrios para levantamento, diagnstico e projeto. Como produto final deste trabalho, desenvolveu-se a simulao volumtrica de um dos trechos do Jos Mendes a Colnia de Pescadores. Para que houvesse um termo de comparao, a confeco tridimensional resultou na representao de trs situaes distintas: 1) a Situao Existente, 2) a Situao prevista pelo Plano Diretor, 3) a Situao Proposta segundo princpios paisagsticos e ambientais. Dessa forma tentou-se demonstrar em maquete eletrnica o relevo (topografia natural acentuada de encostas), a implantao das edificaes, a alocao da vegetao mais significativa, a hidrografia e os acessos. O software 3D Studio Max verso 3.1 foi o programa que ofereceu o melhor recurso para a modelagem em maquete eletrnica. Este programa uma ferramenta desenvolvida para modelagem, renderizao e animao. Criado pela Autodesk, este programa possui uma interface amigvel com o usurio, sofisticado pela diversidade de comandos, porm complexo frente s exigncias de representar os objetos de forma fidedigna. Inicialmente antes de manusear o 3D Studio, foi realizada, no software AutoCAD, a digitalizao, na forma bidimensional, de todas as informaes que envolvem um estudo volumtrico em computao grfica, tanto das edificaes quanto da topografia. Os tpicos a seguir descrevem em seqncia os principais passos e comandos para a gerao das maquetes eletrnicas desenvolvidas: 1. Escanerizao de um mapa base (fig.10); 2. Digitalizao bidimensional sobre o mapa base no software AutoCAD Architectural Desktop 2 (fig.11), porm com propriedades j destinadas para o uso tridimensional, a exemplo citamos o comando extrude (Fig.12);

Fig.10

Fig.11

Fig.12

MTODOS E FERRAMENTAS PARA O PROJETO INFORMATIZADO DE ARQUITETURA DA PAISAGEM DE ENCOSTAS

15

3. Informaes importadas do AutoCAD para o software 3D Studio Max, incio da modelagem em maquete eletrnica. (Fig.13)

Fig.13

4. O relevo formado por uma malha formada pela ligao treliada dos pontos que constituem as curvas de nvel, atravs do comando Criate / Terrain. (Fig.14)

Fig.14

5. As edificaes j elevadas em 3D (AutoCAD) so importadas para o 3D Studio sobre o relevo. (Fig 15)

Fig.15

MTODOS E FERRAMENTAS PARA O PROJETO INFORMATIZADO DE ARQUITETURA DA PAISAGEM DE ENCOSTAS

16

6. Aps a implantao das edificaes na malha formada pelo terreno, preferiu-se situar a edificao na curva de nvel intermediria croqui 1. Foi preciso corrigir a topografia, atravs da remoo de terra na curva de nvel mais elevada 15m por exemplo, e um pequeno aterro na curva de nvel mais baixa 12m conforme o croqui 2. evidente que este tipo de soluo indica a necessidade de construo de muros de arrimo.

Croqui 1 Croqui 2

Atravs do comando Move / Modifiers / Sub-object / Vertex , foi possvel em cada ponto (vrtice) que constitui o terreno, mover a altura necessria (para cima ou para baixo) para que a edificao ficasse corretamente implantada na topografia. Esta foi a forma que se encontrou para demonstrar a remoo de terra e aterro quando necessrio. (Fig.16)

Fig.16 MTODOS E FERRAMENTAS PARA O PROJETO INFORMATIZADO DE ARQUITETURA DA PAISAGEM DE ENCOSTAS

17

7. Aps corrigido o terreno de cada edificao, foram importados os blocos de rvores. Atravs de uma foto area foi possvel locar a vegetao mais significativa. (Fig.17) 8. Para representar as ruas, passeio e crrego, foram utilizado os comandos: Modifier Stack / Move / Editable Spline / Conform Object / Bind to Space Warp.(Fig.18)

Fig.17

Fig.18

Com o comando Bind to Space Warp foi possvel de conformar a via, o passeio e o crrego, seguindo exatamente a declividade do terreno (como se fosse um plano sobre outro plano). 9. Finalizando aplicaram-se os materiais que renderizaram as maquetes modeladas, para isso colocou-se o cu como fundo; um plano abaixo da modelagem representando o mar; os materiais que representaram o relevo, edificaes, passeio, via, etc. utilizando o comando Material Editor.(Fig.19) Como detalhes finais, foram criadas algumas cmeras para melhor visualizao dos ngulos desejados, alm da utilizao de iluminao solar.

Fig.19

MTODOS E FERRAMENTAS PARA O PROJETO INFORMATIZADO DE ARQUITETURA DA PAISAGEM DE ENCOSTAS

18

4.1 SITUAO EXISTENTE O bairro Jos Mendes ainda um lugar que preserva algumas das caractersticas naturais ambientais e culturais, porm caracterizando-se como um lugar de passagem (via que liga o norte com o sul da ilha), percebe-se o quanto este esquecido, pela ausncia de espaos livres para o uso pblico, principalmente para os moradores. Quanto qualidade de vida, as deficincias que o bairro apresenta, tornam-se visveis quando observadas com um pouco mais de ateno. A ocupao exagerada da orla e imediaes acaba por bloquear fisicamente e visualmente a relao usurio/mar. A figura 20 mostra que mesmo quando no h edificaes obstruindo o acesso praia, muros ao longo do passeio impedem o contato fsico com a orla. Este um dos principais problemas observados, pois no existe uma relao clara entre as pessoas e a gua, dessa forma a descaracterizao da vegetao, topografia e crregos, ocasionam a m drenagem das guas pluviais. A falta de tratamento do esgoto que desemboca no mar, junto ao crrego existente, torna o local imprprio para o banho alm de produzir mau cheiro. Na figura 21 observam-se edificaes h menos de 1m do canal do crrego, desrespeitando as leis de preservao ambiental. Esta situao em dias de chuva intensa pode trazer problemas de estabilidade e inundaes, tornando perigosa a situao edificaes. Neste trecho do bairro, estas construes caracterizam-se por garagens de barco pesqueiro e residncias unifamiliares de baixa renda. No lado superior da via principal, o grande adensamento de edificaes (Fig.22), acaba por camuflar a declividade natural do terreno, sem deixar espao para a vegetao que protege o solo contra eroso e assoreamento. O acesso para as edificaes da antiga colnia de pescadores d-se somente atravs de escadarias labirnticas, como mostra a figura 23.

Fig.23

Fig.20

Fig.21

Fig.22

MTODOS E FERRAMENTAS PARA O PROJETO INFORMATIZADO DE ARQUITETURA DA PAISAGEM DE ENCOSTAS

19

Curvas de nvel Linha do mar e crrego Edificaes Vegetao Passeio Via Fig.24

MAQUETE ELETRNICA DA SITUAO EXISTENTE

MTODOS E FERRAMENTAS PARA O PROJETO INFORMATIZADO DE ARQUITETURA DA PAISAGEM DE ENCOSTAS

20

MTODOS E FERRAMENTAS PARA O PROJETO INFORMATIZADO DE ARQUITETURA DA PAISAGEM DE ENCOSTAS

21

4.2 PLANO DIRETOR O Instituto de Planejamento Urbano de Florianpolis (IPUF) elaborou um plano de zoneamento, uso e ocupao do solo de Florianpolis, que se transforma na Lei n 5055/97 que estabelece para o bairro Jos Mendes, o zoneamento de trs reas: APP, ARE-6 e ATR-4. APP REA DE PRESERVAO PERMANENTE: so caracterizadas como non aedificandi, preservando qualquer forma de vegetao nativa e outros aspectos ambientais, bem como a proibio de parcelamento do solo. ARE-6 REA RESIDENCIAL EXCLUSIVA:
Residncias unifamiliares, Condomnios Residencial Unifamiliares, Condomnios Residenciais Multifamiliares, Creches, Asilos, Conventos. rea = 360m2 Frente = 12m Profundidade = 30m N de Pavimentos = 2 ndice de Aproveitamento = 1.0 = 360m2 Taxa de Ocupao = 50% = 180m2 Densidade = 165hab/h = 6hab. Fonte: Afonso,1999

ATR-4 REA TURSTICO-RESIDENCIAL:


Residncias unifamiliares, Condomnios Residencial Unifamiliares, Condomnios Residenciais Multifamiliares, Hotis, Albergues, Clubes, Mercearias, Restaurantes, Estacionamentos.

rea = 360m2 Frente = 12m Profundidade = 30m N de Pavimentos = 2 ndice de Aproveitamento = 1.0 = 360m2 Taxa de Ocupao = 50% = 180m2 Densidade = 175hab/h = 6hab. Fonte: Afonso,1999

Fonte: Plano Diretor, 1998

Fig.25

Segundo o plano, percebe-se no Jos Mendes, que a lei n 5055/97 estabeleceu uma rea de preservao ambiental que no est associada presena de rios e crregos. O acesso pblico ao mar, no se constitui em reas de preservao. As ARE-6 e ATR-4, definidas pelo plano, permitem que os terrenos abaixo da via, junto praia, sejam densamente ocupados como zonas mistas residenciais e de servios ligados ao turismo, onde o acesso praia continua sendo privilgio de particulares.

MTODOS E FERRAMENTAS PARA O PROJETO INFORMATIZADO DE ARQUITETURA DA PAISAGEM DE ENCOSTAS

22

Curvas de nvel Linha do mar e crrego Edificaes Vegetao Passeio Via Fig.26

A figura 26 mostra como ficaria este trecho do bairro Jos Mendes, seguindo a lei prevista pelo Plano Diretor, sendo que os lotes estariam densamente ocupados, podendo trazer graves problemas de eroso, devido ao desmatamento. Ao propor a tipologia ATR-4 nas cotas inferiores Rua Jos Maria da Luz somente refora uma tendncia observvel nas reas pblicas brasileiras, elas tendem a ser consideradas de uso privado, e o privilgio do acesso praia fica restrito. (Afonso,1999,454)

A criao da Lei n 2726 de Preservao da Viso Paisagstica da Orla Martima, pelo ex-prefeito de Florianpolis Edison Andrino, em 04 de dezembro de 1987, indicou: Para preservao da viso paisagstica da orla martima, as obras de construo, acrscimo e as
edificaes existentes que sofram modificaes em 60% de sua rea, situadas nos terrenos com declividade acentuada lindeiras s Ruas Silva Jardim, Jos Maria da Luz e Jernimo Jos Dias, lado direito, sentido Centro-Saco dos Limes, no podero ter a altura superior a 1,0m em relao ao nvel do logradouro, aplicando-se esse gabarito tambm aos muros de vedao, as cercas e sebes nos limites da via, devero caracterizar-se por transparncia de forma ou material, de modo a no impedir a percepo visual da paisagem.

Conciliando a Lei n 2726 com o Plano Diretor, deveria ser estabelecido, ento para os terrenos localizados abaixo da via panormica, que as edificaes (embora permitam gabarito de dois pavimentos) no devam ultrapassar a altura superior a 1m a partir do nvel do logradouro.
O croqui explica como foi feita a implantao de uma edificao localizada abaixo da via. Possuindo 2 pavimentos, com p-dIreito de 2,6m mais a altura do telhado, a edificao fica com 6.5m de altura, ou seja, para que o observador situado na cota de nvel 15m (passeio) possa ter uma viso panormica, a edificao deve iniciar a sua implantao abaixo da cota 9m.

MTODOS E FERRAMENTAS PARA O PROJETO INFORMATIZADO DE ARQUITETURA DA PAISAGEM DE ENCOSTAS

23

A figura 27 demonstra uma diviso setorial que interpreta as leis n 2726/87 e n 5055/97, ao sul da via panormica para saber qual deve ser o nvel mximo para a implantao das edificaes abaixo da via.

Como o terreno est acima da via panormica, nem deveria ser construdo para preservar o mirante, mas a tendncia de mercado seria o adensamento das edificaes.

Sendo o nvel do passeio 15m, a implantao das edificaes d-se abaixo da cota 9m.

Sendo o nvel do passeio 9m, a implantao das edificaes dever estar abaixo da cota 3m.

Como o terreno est acima da via panormica, nem deveria ser construdo para preservar o mirante, mas a tendncia de mercado seria o adensamento das edificaes existentes. Fig.27

MAQUETE ELETRNICA ADOTANDO OS LIMITES DO PLANO DIRETOR

MTODOS E FERRAMENTAS PARA O PROJETO INFORMATIZADO DE ARQUITETURA DA PAISAGEM DE ENCOSTAS

24

MTODOS E FERRAMENTAS PARA O PROJETO INFORMATIZADO DE ARQUITETURA DA PAISAGEM DE ENCOSTAS

25

4.3 PROPOSTA SEGUNDO CRITRIOS PAISAGSTICOS E AMBIENTAIS Sabendo-se que a vegetao um importante elemento para a conteno das encostas, esta proposta visa seguir, atravs de princpios paisagsticos e ambientais, a preservao do carter esttico da paisagem e conservao dos recursos naturais, buscando a relao entre os espaos livres e os volumes construdos. A interveno no Morro da Cruz segue respeitando os aspectos ambientais, avaliando a situao existente contrapondo-se s densidades previstas legalmente pelo Plano Diretor. Dessa forma Afonso em sua tese, sugere alguns critrios de projeto, visando melhorar o existente e interferir somente onde necessrio; para tanto estabelece: Valorizar os aspectos paisagsticos e ambientais; Manter e recompor a vegetao existente; Criar parques junto aos corpos dgua em faixas non aedificandi; Reservar divisores de bacias, as ombreiras e os promontrios, destinando a mirantes (pontos privilegiados); Estruturar a malha para garantir espaos livres pblicos; Criar parques de preservao de herana cultural em torno de edifcios histricos; Criar tipologia de ruas em forma de Z (zigue-zague, seguindo oblquas s curvas de nvel) nos terrenos com declividades inferiores a 30% sem bosque; Criar tipologia de ruas perpendiculares s curvas de nvel (acesso por escadarias) nos terrenos com declividades entre 30% e 45% (sem bosque); Destinar a residncias com dois domiclios por hectare os terrenos com declividades superiores a 45% (com ou sem bosque).

Estes foram os principais critrios que se utilizou para o bairro Jos Mendes, porm o anexo que segue ao final deste trabalho, representado por uma tabela, apresenta todos os critrios de projeto seguidos por Afonso, para o Morro da Cruz. O estudo de interveno iniciouse pelo clculo das declividades, querendo-se saber a possibilidade de implantao de ruas no formato Z, permitindo o acesso para automveis.
> 45% 30% - 45% 15% - 30% 0% - 15% Fig.29

MTODOS E FERRAMENTAS PARA O PROJETO INFORMATIZADO DE ARQUITETURA DA PAISAGEM DE ENCOSTAS

26

O critrio anteriormente mencionado, que sugere ruas no formato Z, adequado somente para declividades inferiores a 30%, dessa forma a figura 29 mostra que h grandes trechos onde as declividades so maiores que 30%. Sobre esse aspecto seguindo as caractersticas topogrficas naturais neste trecho do Jos Mendes, no foi possvel sugerir este tipo de interveno, conservando assim, os acessos perpendiculares na forma de escadarias.

Curvas de nvel Linha do mar e crrego Edificaes Vegetao Passeio Via

Fig.30

A proposta de interveno tem como maior objetivo liberar o lado inferior da via com a criao de um espao livre de uso pblico, e estabelecer para o lado superior da via, baixa densidade para melhor conservao das caractersticas naturais do stio na ocupao de encostas.

Os resultados de proposta seguiram os seguintes critrios: Conservao da vegetao existente; Tomou-se um hectare (10.000m2) com unidade de projeto, determinando densidade de 30 domiclios por hectare; Definiu-se uma faixa de 120m como espao livre non aedificandi, a partir da linha do mar; Reservou-se 15m em cada lado do talvegue para rea non aedificandi, criando parques junto aos crregos existentes; Implantao de um mirante, na parte mais elevada do trecho, conservando a caracterstica topogrfica natural de ombreira; Criao de transversais que cruzam os acessos perpendiculares; Definiu-se para a largura da via 9m e do passeio 2,5m; Conservou-se algumas edificaes abaixo da via, como equipamentos de apoio e uso pblico; Conservao de duas edificaes de carter histrico, tombadas pelos processos n PMFP 14491/97 e PMFP 14493/97-7; Foram preservados os assentamentos consolidados.

MTODOS E FERRAMENTAS PARA O PROJETO INFORMATIZADO DE ARQUITETURA DA PAISAGEM DE ENCOSTAS

27

MAQUETE ELETRNICA SEGUNDO CRITRIOS PAISAGSTICOS AMBIENTAIS

MTODOS E FERRAMENTAS PARA O PROJETO INFORMATIZADO DE ARQUITETURA DA PAISAGEM DE ENCOSTAS

28

4.4 DISCUSSO Atravs da simulao espacial volumtrica de trs situaes representadas em maquete eletrnica, foi possvel identificar neste pequeno trecho do bairro Jos Mendes, que a paisagem de um mesmo lugar pode ser alterada conforme a estratgia de interveno adotada. A maquete eletrnica da situao existente demonstra um exemplo de ocupao real, onde a inexistncia de um planejamento adequado e falta de fiscalizao, podem trazer graves problemas tanto ambientais como para o espao urbano. Na segunda maquete que adota os limites do Plano Diretor, percebe-se que a previso que o plano estabelece para a cidade pode no se adequar ao meio fsico e s caractersticas culturais do local. Neste caso, se fosse seguido o que o plano permite com lotes de 360m, taxa de ocupao de 50% e gabarito de dois pavimentos, poderia descaracterizar totalmente o bairro, pela ocupao em altas declividades, causando uma grande impermeabilizao do solo, sem contar com a implantao de edificaes muito prximo aos cursos dgua. Segundo a Lei Federal 4771/65, conhecida como Cdigo Florestal, os cursos dgua demandam faixas non aedificandi variveis segundo o seu porte, a partir de 33 metros ao longo das margens ou talvegue desses cursos. Conforme o Plano Diretor, estas faixas marginais podero ser restritas a at 6 metros, no caso do corpo dgua situar-se em zona urbana comprometida, e a at 3 metros quando for permitida a construo de vias canalizadas por indicao de planos de drenagem, em total desrespeito a lei Federal e s condies ambientais, alm de afigurar-se um desinteresse completo pelas possibilidades de aproveitamento destas linhas de drenagens como elementos estruturadores da paisagem urbana. (AFONSO, 1999, p.434). Na terceira maquete apresentamos uma proposta fundamentada em leis de preservao ambiental, respeitando as caractersticas fsicas do terreno e estabelecendo um equilbrio paisagstico entre espaos livres e volumes construdos. Reservar espaos verdes para o uso em comum, ajuda na qualidade de vida dos habitantes e contribui para a conservao ambiental.

MTODOS E FERRAMENTAS PARA O PROJETO INFORMATIZADO DE ARQUITETURA DA PAISAGEM DE ENCOSTAS

29

5. CONCLUSO Considerando que Florianpolis vem sofrendo um forte processo de urbanizao das encostas, fcil perceber que as conseqncias trazidas ao meio urbano e principalmente conservao ambiental so devastadoras. A ocupao de reas pouco favorveis e a falta de fiscalizao so agravantes desta situao. Planos e legislaes referentes conservao ambiental e ao uso do solo no bastam, se faltam conhecimentos tcnicos, fiscalizao, conscientizao e planejamento urbano adequado ao meio fsico. Infelizmente alguns planos e legislaes visam atender apenas interesses lucrativos. Tomando o stio Jos Mendes para analise de estudo, foi possvel observar atravs da modelagem em simulao espacial, a problemtica existente na rea, provocada pelo adensamento de ocupaes e outras irregularidades referentes conservao ambiental. Este trabalho auxilia no somente a desenvolver um mtodo de representao digital a visualizao tridimensional dada a situao urbana, mas tambm de conhecer a problemtica de ocupao das encostas, e saber observar e compreender a cidade e a relao entre o espao urbano e seus recursos naturais, travs de um novo olhar. A simulao espacial volumtrica atravs de maquete eletrnica urbana foi uma ferramenta que ajudou a visualizar e compreender atravs de um pequeno exemplo, a dimenso que intervir num espao urbano, esclarecendo as formas adequadas de ocupao, contestando o Plano Diretor e estabelecendo restries paisagsticas e ambientais. A continuidade desta pesquisa poder auxiliar na tomada de decises para melhorar a paisagem do ambiente construdo atravs da simulao dinmica, que inclui a possibilidade de representar diferentes alternativas que considerem, por exemplo, o sistema de informaes geogrficas.

MTODOS E FERRAMENTAS PARA O PROJETO INFORMATIZADO DE ARQUITETURA DA PAISAGEM DE ENCOSTAS

30

6. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS AFONSO, Sonia. Urbanizao de Encostas: Crises e Possibilidades O Morro da Cruz com um Referencial de Projeto de Arquitetura da Paisagem, Tese de Doutorado. FAUUSP, 1999. CAD Technology Sistemas. Apostila MiniCAD Vector Works, 1999. CTAI Centro de Tecnologia em Automao e Informtica., 2000. Apostila 3D Studio Max 2.5. FEITOSA, Flvia da Fonseca e SANTIAGO,Alina G. Paisagem Natural e Paisagem Construda. O Caso da Lagoa da Conceio na Ilha de Santa Catarina. Relatrio CNPq, 2000. GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE SDM/DURB/GEPLA, O Parcelamento do Solo Urbano Lei Estadual 6063/82 e Lei Federal 6766/79, Florianpolis, 1982. GOVERNO FEDERAL MINISTRIO DO MEIO AMBIENTE http://www.brasil.gov.br/html/minst_set.htm INSTITUTO AMBIENTAL VIDGUA. 2001 http://home.techno.com.br/vidagua/leis/7803.htm INSTITUTO DE PLANEJAMENTO URBANO DE FLORIANPOLIS. Plano Diretor Distrito Sede Florianpolis, 1988. KAKERT, Paul. Aprenda em 14 dias do 3D Studio Max 2.5. Editora Campus Ltda, Rio de Janeiro: Campus, 1998. MORETTI, Ricardo de Sousa. Loteamentos: Manual de recomendaes para elaborao de projeto. So Paulo, IPT, 1986. REY, Lus. Planejar e Redigir Trabalhos Cientficos. Ed. Edgard Brcher LTDA, So Paulo, SP, 1993. SILVA, Edna Lcia de. Metodologia da pesquisa e elaborao de dissertao / Edna Lcia da Silva, Estera Muszkat Meneses. 2a. ed. rev. Florianpolis: Laborario de Ensino a Distncia da UFSC, 2001. SOUZA, Eduardo de. Anlise do Bairro Jos Mendes Florianpolis, com Vistas educao Ambiental, Florianpolis, SC, 2000.

MTODOS E FERRAMENTAS PARA O PROJETO INFORMATIZADO DE ARQUITETURA DA PAISAGEM DE ENCOSTAS

31

S-ar putea să vă placă și