Sunteți pe pagina 1din 3

Um dos assuntos em fsica de maior complexidade para uma grande maioria dos alunos a entropia.

. Talvez pelo modo como o professor o aborde ou talvez pela falta de atividades prticas na sala de aula. Como forma de tornar a aula interessante, o professor deve utilizar-se de diferentes meios e artifcios para prender a ateno do aluno nas suas aulas. A atividade proposta abaixo tem por finalidade levar para dentro da sala de aula algo simples e que ajude os alunos a compreenderem de forma mais clara o assunto estudado at o momento. Dessa forma, podemos dizer que a atividade bastante simples e bem interessante, principalmente porque mostra um aspecto moderno da fsica, oriundo da termodinmica. Para construir a atividade prtica, vamos precisar de: - duas caixas de fsforos vazias - cola branca - feijes de cores diferentes (preto e marrom) Montando o recipiente da atividade Primeiramente, separe 20 unidades de cada cor de feijo. Em seguida, cole as duas caixas de fsforos. Faa uma abertura no meio das duas caixas, como mostra a figura abaixo, que permita a passagem dos feijes.

Duas gavetas de caixas de fsforos unidas, com uma abertura no meio

Realizando a atividade Inicialmente, coloque os vinte feijes marrons numa gaveta, deixando a outra vazia, como mostra a figura abaixo.

Feijes colocados de um s lado (em ordem)

Podemos ver na figura acima que os feijes esto em ordem, ou seja, todos os feijes esto dispostos em uma s gaveta. Dessa forma, podemos dizer que a entropia do sistema pequena. Agora feche as gavetas com as caixas correspondentes e agite o conjunto. Ao realizar a atividade importante que a caixa de fsforos esteja sobre uma mesa, de forma que a caixa no se incline para que a simetria do sistema no seja alterada. A figura abaixo nos mostra a simulao da forma como deve ser feita a agitao trmica da caixa de fsforos sobre a mesa. As setas vermelhas indicam as direes nas quais o movimento deve ser realizado.

Simulao da agitao trmica

Em seguida, abra as caixas de fsforos e veja como ficou a distribuio dos feijes dentro das caixas. a mesma? O que mudou? Agite um pouco e observe, repetindo o procedimento vrias vezes. O que acontece com a entropia do sistema? Se voc agitar mais vigorosamente, o que acontece? O que significa, em fsica, agitar mais vigorosamente? Se voc aumentar ou diminuir a abertura entre as caixinhas, ou fizer a substituio dos feijes por gros menores, como por exemplo, lentilhas, o que ocorrer? Qual o significado fsico dessas alteraes? Em um momento seguinte, distribua 20 feijes-pretos de um lado e 20 feijes marrons de outro lado. Observe que h uma ordem novamente no sistema: cada cor em uma caixinha. Vejamos a figura abaixo:

Feijes de cores diferentes em lados diferentes (em ordem).

Repita todo o procedimento feito anteriormente e tente responder os mesmos questionamentos. Concluso: suas observaes esto de acordo com o enunciado de Boltzmann da 2 lei da termodinmica? A entropia do sistema variou? Houve equilbrio trmico? Discuta com seus estudantes e seus colegas.

S-ar putea să vă placă și