Sunteți pe pagina 1din 16

Centro Estadual de Educao Tecnolgica Paula Souza

GOVERNO DO ESTADO DE SO PAULO

TRABALHO DO CURSO TCNICO EM INFORMTICA

Disciplina: TICA E CIDADANIA ORGANIZACIONAL

TEMA PROPOSTO: Cdigo de Defesa do Consumidor Casos Reais.

Jovamir Crispim da Silva N 17 Lucas Gomes de Oliveira N 19 MarciaAparecida Salti - N 22 Paulo Csar de Arajo N 24 rica Pereira de Lucena N 37 3 Semestre

Professor Orientador: Mestre CHONG


Mau / SP Novembro/2012 1

Jovamir Crispim da Silva Lucas Gomes de Oliveira MarciaAparecida Salti Paulo Csar de Arajo rica Pereira de Lucena

Cdigo de Defesa do Consumidor Casos Reais.

Trabalho do Curso Tcnico da ETEC MAU, apresentada como pr-requisito para a qualificao parcial da disciplina de ECO TICA E CIDADANIA visando

ORGANIZACIONAL,

obteno do Diploma de Tcnico em Informtica.

Orientador: Mestre CHONG.

Mau / SP Novembro/2012 2

Sumrio
1 - INTRODUO ......................................................................................................... 4 2 - DESENVOLVIMENTO ............................................................................................ 5 2.1 - Histrico do Consumidor. .................................................................................... 5 2.2 - Conceitos .............................................................................................................. 6 2.3 - Aplicaes ............................................................................................................ 8 2.4 - Casos Reais e Atualidades.................................................................................... 9 3 - CONCLUSO ......................................................................................................... 15 4 - REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ................................................................... 16

1 - INTRODUO
Neste tema, o Brasil est hoje entre os pases que saram na frente quanto elaborao de sua cartilha do Cdigo de Defesa do Consumidor, servindo inclusive como parmetro para outros pases. Nossa cartilha muito ampla e nela esto asseguradas todas as garantias para que possamos efetuar tanto a compra de produtos quanto, a contratao de servios sem quaisquer receios. Ainda assim, o PROCON estabelece uma lista com os campees de reclamaes. No obstante, importante lembrar que o este cdigo, com pouco mais de onze anos de vida, j proporcionou aos consumidores como um todo vitrias substanciais durante este ciclo e, o mais importante, ele ainda vem sofrendo alteraes com mudanas e atualizaes atravs do Congresso Nacional. Veremos a seguir, alguns exemplos reais de consumidores e, as solues adotadas caso a caso.

3 - DESENVOLVIMENTO

2.1Histrico do Consumidor.
Desde o final do sculo 19, quando as primeiras multinacionais se instalaram no Pas, ou at, mesmo antes desse perodo, o homem tem em si arraigado prtica do consumismo. Evidentemente, nada se compara aos dias atuais, ainda assim, em dado momento houve a necessidade de se estabelecer regras a fim de se adequar as aes entre cliente e fornecedor em vista do crescimento populacional e do aumento do consumismo em todos os seguimentos da sociedade. Em pensar que h centenas de anos atrs, a moeda corrente nem existia e, as transaes eram feitas na base da troca dos prprios produtos e, hoje, fazemos compras at pela internet e ainda, recebemos a mercadoria na porta de nossas casas. Pagamos quase tudo com o dinheiro de plstico, ou seja, cartes de crdito. Quase no se fazem mais transaes utilizando tales de cheques at porque, hoje extremamente fcil a falsificao alm de, o prprio roubo desses tales.

Desta forma vemos que hoje realmente necessria uma ferramenta que regularize as aes e obrigaes de ambas as partes, facilitando por fim a resoluo de pendncias que por ora ocorram, mesmo que estas sejam levadas a outras estncias, entendam-se, judiciais.

2.2 - Conceitos
Iremos neste conhecer o significado de alguns termos, exatamente como foram descritos no texto do Cdigo de Defesa do Consumidor. So conceitos essenciais para determinar para determinar se um conflito ou no um problema de consumo e, portanto, se pode ser solucionado com base nas leis de defesa do consumidor.

Consumidor a pessoa ou empresa que compra, contrata ou utiliza um produto ou servio como destinatrio final. Em se tratando de uma empresa, ela pode ser considerada um consumidor quando compra um produto para uso prprio. Assim, uma oficina mecnica considerada consumidora quando compra uma mesa para seu escritrio, mas no consumidora quando adquire uma pea para consertar o automvel de um cliente. importante observar que os direitos do consumidor no valem apenas para aquele que adquiriu pessoalmente o produto ou servio. Uma pessoa que venha a sofrer um acidente provocado pelo uso de um produto defeituoso tambm considerado consumidor e ter seus direitos garantidos por Lei.

Fornecedor a pessoa ou empresa que ofereceu produtos ou servios para os consumidores. Isso significa que todos os que produzem, montam, criam, transformam, importam, exportam, distribuem e vendem produtos ou prestam servios profissionais so fornecedores e, portanto, responsveis pela qualidade do que oferecem. Ainda assim, um lembrete: nem todos os que vendem alguma coisa podem ser considerados fornecedores. Se algum adquire um carro usado de um particular, por exemplo, a compra no estar garantida pelo CDC, porque o vendedor no um comerciante de automveis habitual e estabelecido e, portanto, no pode ser considerado um fornecedor.

Produto toda mercadoria colocada venda no comrcio. Pode ser um bem durvel aquele que no desaparece com o uso, como uma casa, um carro, eletrodomsticos, brinquedos, etc. ou no durvel aquele que acaba logo aps o uso, como os alimentos e os produtos de higiene e limpeza. Servio qualquer trabalho prestado mediante remunerao, como um corte de cabelo, o conserto de um eletrodomstico ou um tratamento dentrio. Assim como os produtos, os servios tambm podem ser no-durveis como a lavagem de roupas em uma lavanderia, os servios de jardinagem ou faxina, que precisam ser refeitos constantemente. O amplo conceito de servio tambm inclui os servios bancrios, os seguros em geral e os servios pblicos aqueles prestados pelo governo ou por empresas privadas contratadas pela administrao pblica mediante pagamento de tarifas, como o fornecimento de energia eltrica, gua, gs e telefone. importante observar que os trabalhos prestados sob vnculo empregatcio, ou seja, quando esto presentes as figuras do patro e do empregado, no so considerados servios, para efeito de aplicao do CDC.

Relao de consumo toda negociao realizada para a aquisio de um produto ou a prestao de um servio entre um consumidor e um fornecedor. A relao de consumo no depende da efetivao da compra mediante o pagamento. De acordo com o CDC, ela ocorre mesmo quando um fornecedor anuncia uma oferta de um produto por meio de folheto ou propaganda ou fornece oramento para um servio a ser prestado.

Mercado de consumo onde ocorre a oferta e a procura de produtos e servios, ou seja, onde as relaes de consumo acontecem. No precisa necessariamente ser um local fsico, como um shopping center ou um supermercado, j que a comercializao tambm pode ocorrer em domiclio, por telefone, correio e internet.

3.3 - Aplicaes

O Cdigo de Defesa do Consumidor foi elaborado com o intuito de proteger o consumidor, dito hipossuficiente, ou seja, o cidado que faz jus ao benefcio assistencial nos termos da lei, alm de, das grandes potencias empresariais que estavam ou que poderiam lesionar os seus direitos.

Tornou-se ainda um eficiente mecanismo por basear-se em princpios que se irradiam diretamente da Constituio Federal e do ao consumidor um tratamento diferenciado em razo da natureza das relaes jurdicas que envolvem os consumidores e o mercado empresarial. Essas peculiaridades do referido Cdigo so, em regra, inaplicveis s relaes jurdicas subordinadas s normas gerais, por tratar-se de lei especfica.

A eficincia apresentada pelo Cdigo de Defesa do Consumidor durante todos estes anos tem se destacado com a crescente conscientizao de que este no visa desestabelecer as partes envolvidas na relao de consumo, mas sim assegurar o desenvolvimento econmico do pas, fundado na livre concorrncia e na existncia do respeito dignidade, sade, segurana, proteo dos interesses econmicos, a melhoria da qualidade de vida dos consumidores e a transparncia e harmonia das relaes de consumo conforme os ditames da justia social estabelecidos na Constituio Federal.

3.4 Casos Reais e Atualidades.

Veremos a seguir, com base em exemplos extrados da pgina do IDEC, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, que h mais de duas dcadas, acumula vitrias na luta pelos direitos dos consumidores, alguns casos reais de consumidores que tiveram seus direitos ressarcidos atravs do Cdigo de Defesa do Consumidor:

1 Caso: Nova, mas quebrada!


Electrolux e Carrefour se recusaram a trocar geladeira que apresentou defeito no segundo dia de uso. Mas depois que Aparecida Nemeh recebeu orientao do Idec e registrou queixa no Procon, seu problema foi solucionado

Quando uma pessoa compra um eletrodomstico, espera que ele dure no mnimo alguns anos. Quando ele quebra um dia depois de ser retirado da caixa no h bom humor que resista. Que o diga a aposentada Aparecida Ivone Santiago Nemeh, de So Paulo.

Em abril, ela comprou o refrigerador Electrolux Frost Free Celebrate (DS 46) pelo site do supermercado Carrefour. Para sua surpresa, no dia seguinte instalao do eletrodomstico em sua casa, dois dos ps de apoio um da frente e outro de trs quebraram.

Aparecida entrou em contato com a Electrolux, que se negou a trocar o produto e atribuiu o problema ao transporte. Munida dessa informao, procurou o supermercado, responsvel pela entrega do aparelho em sua casa, que se comprometeu a troc-lo. Mas quando a equipe de tcnicos chegou casa de Aparecida, recusou-se a retirar o refrigerador, porque ele no estava embalado no plstico bolha.

A consumidora entrou novamente em contato com o Carrefour, mas dessa vez o discurso foi outro. O atendente lhe informou que no seria possvel 9

trocar o produto, pois a responsabilidade pela quebra dos ps seria, supostamente, dela.

Ento, em maio, a aposentada entrou em contato com o Idec, que a orientou a enviar carta ao Carrefour, formalizando a reclamao, e se no obtivesse retorno satisfatrio, a procurar o PROCON ou ingressar com ao no Juizado Especial Cvel (JEC).

A carta foi enviada em 1o de junho. Como Aparecida no obteve resposta registrou queixa no PROCON em 1 de Julho. Seis dias depois, o Carrefour trocou a geladeira por outra nova. A ajuda do Idec muito importante, pois ele aponta a direo que o consumidor deve seguir, reconhece a aposentada.

Servio

O refrigerador que Aparecida recebeu o que se considera um produto com vcio, j que, devido aos ps quebrados, no estava em perfeito estado. Em casos como esse o consumidor pode reclamar tanto ao fornecedor (a Electrolux) quanto loja (o Carrefour), pois ambos so responsveis. Segundo o artigo 26 do Cdigo de Defesa do Consumidor (CDC), a queixa deve ser feita em at 90 dias (no caso de produtos durveis, como o refrigerador), contados a partir da data da compra. Em voc encontra o modelo de carta apropriado. Se a resposta no for satisfatria, reclame ao PROCON ou ingresse com ao no JEC.

Ainda de acordo com o CDC (artigo 18), o defeito deve ser sanado em at 30 dias. Se o produto for essencial, como o caso do refrigerador, o problema deve ser resolvido imediatamente. Se o prazo no for cumprido pelo fornecedor ou pela loja, o consumidor tem direito de exigir a substituio do produto por outro de mesma espcie, a restituio imediata da quantia paga ou o abatimento proporcional do preo.

10

2 Caso: Interesse Unilateral.


O HSBC Seguros alterou o contrato de Arnaldo Bottan e Lourdes Bottan, e como estes no aceitaram as condies impostas, ele foi rescindido. S aps procurar o Idec e recorrer Justia o casal conseguiu resolver a situao

Qual no foi a surpresa do associado do Idec Arnaldo Bottan e de sua esposa, Lourdes Bottan, ambos aposentados, quando em Janeiro de 2007 foram avisados pelo HSBC Seguros de que teriam 15 dias para mudar a modalidade de seu seguro de vida, o que implicaria um reajuste de 100%. O casal era beneficirio do seguro por meio do Servio Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Como eles no aceitaram a condio, seu plano foi rescindido. Sentindo-se lesados, procuraram o Idec para saber como proceder. Foram orientados a levar, pessoalmente, reclamao por escrito seguradora. Procurada pelo casal, a HSBC informou que no poderia fazer nada.

Novamente, seguindo orientao do Idec, o casal entrou com processo no Juizado Especial Cvel (JEC), antigo Juizado de Pequenas Causas. Aps dvida se o processo deveria ser movido contra o SENAI ou contra a operadora de seguros, foi possvel processar o HSBC. A empresa perdeu a causa e recorreu, mas outra vez a deciso foi favorvel a Arnaldo e Lourdes.

Em Setembro de 2009 o casal, depois de passar dois anos desligado do seguro, conseguiu reav-lo pelo mesmo valor praticado em 2007. S foram cobradas, sem correo ou juros, as mensalidades atrasadas.

"O Idec foi muito importante, pois sem seu apoio no teramos coragem de enfrentar a HSBC, como muitos outros prejudicados", reconhece Lourdes.

11

Servio

O Idec entende que ao cancelar ou alterar o contrato de forma unilateral, a empresa viola o Cdigo de Defesa do Consumidor (CDC), j que o seguro protege algo importante e, dessa forma, so depositadas inmeras

expectativas no vnculo contratual estabelecido.

3 Caso: Falsas promessas.


Depois de recorrer Justia, associada recebeu de volta parcelas pagas Rodobens, que descumpriu as ofertas da contratao.

Em Novembro de 2006, Josefa dos Santos contratou um crdito imobilirio programado da administradora Rodobens em parceria com o Unibanco. Na ocasio, o corretor prometeu liberar a carta de crdito de R$ 40 mil em cerca de vinte dias, desde que ela desse um lance de R$ 16 mil. Como j tinha um imvel em vista e precisava do dinheiro rpido, a consumidora achou a oferta interessante e pagou, no ato, uma taxa de adeso de R$ 400, e mais R$ 813 referentes primeira parcela do contrato.

No entanto, depois disso no houve nenhum contato da empresa. Josefa comeou, ento, a ligar para o corretor, e dias depois, quando finalmente conseguiu falar, ele lhe garantiu que estava tudo certo.

Mas, ao procurar diretamente a Rodobens, a associada foi informada de que o prazo para receber a carta de crdito era de 36 meses. A empresa disse que no era responsvel pelas promessas do corretor. Sentindo-se enganada, Josefa decidiu cancelar o contrato e exigir seu dinheiro de volta. A administradora negou, alegando que uma clusula contratual previa que, em caso de desistncia, as parcelas pagas seriam devolvidas somente ao fim de trs anos.

12

A consumidora tentou um acordo com a empresa por um ms, mas no conseguiu. Assim, em Janeiro de 2007 pediu auxlio ao Idec. O Instituto lhe informou que o fornecedor solidariamente responsvel pelos atos de seus representantes, conforme o artigo 34 do Cdigo de Defesa do Consumidor (CDC). Orientou-a, ento, a enviar cartas Rodobens e ao Unibanco exigindo o cancelamento do contrato e a devoluo dos valores pagos com correo monetria, em razo do descumprimento da oferta (artigo 35 do CDC). Ela tambm poderia reclamar ao Banco Central (BC).

Mas nenhuma das cartas deu resultado. O Unibanco nunca lhe respondeu e o Banco Central disse que a reclamao era improcedente. J a Rodobens aceitou o cancelamento, mas props devolver apenas R$ 784, em seis parcelas. S que ela havia desembolsado mais de R$ 1.800! Josefa no aceitou e, assim, o Idec a orientou a entrar com uma ao no Juizado Especial Cvel (JEC).

Foi o que ela fez, em Julho de 2007. Um ano e duas audincias depois, Josefa obteve deciso favorvel. A Justia obrigou a Rodobens a devolver o valor das parcelas corrigido, mas no a obrigou a reembolsar as taxas de adeso. Ainda assim, a associada se considera vitoriosa e diz que o Idec foi fundamental para que ela persistisse na luta por seus direitos.

Servio

De acordo com os artigos 30 e 35 do CDC, toda informao minimamente precisa obriga o fornecedor a cumprir o que prometeu. Assim, o consumidor pode exigir, sua escolha, o cumprimento forado da obrigao, nos termos da oferta; a entrega de outro produto ou prestao de servio equivalente; ou ainda a devoluo do dinheiro pago, devidamente corrigido.

13

4 Caso: Oferta tentadora, realidade nem tanto.


Aps receber uma proposta pelo plano de internet da Oi, o associado do Idec, Walter dos Reis, adquiriu o servio. Na fatura, a Oi cobrou um valor acima do que havia sido ofertado. Aps seguir as orientaes do Idec, Walter recebeu seu dinheiro de volta.

O associado do Idec Walter dos Reis recebeu por telefone, em 18 de Janeiro de 2011, uma boa proposta de plano de internet da Oi: 300 Kbps por R$ 29,90 fixos por ms, mais 12 parcelas de R$ 8,99 referentes ao modem e R$ 3,90 mensais para o pagamento do provedor, alm de um contrato que no impunha fidelizao nem limite de uso da internet. Walter adquiriu o servio. Mas como diz o ditado, quando a esmola demais, o santo desconfia.

Na primeira fatura, ele percebeu que lhe haviam cobrado R$ 39,89 (e no R$29,90, como o ofertado) e mais R$ 6, referentes a um suporte que no tinha sido contratado. O consumidor entrou em contato com a Oi diversas vezes para pedir a contestao dos valores, mas s conseguiu ser atendido em 5 de maio, depois de muita insistncia.

Aps analisar a fatura, a operadora informou que, em Setembro, seria feito um abatimento de R$ 40, referente ao valor pago a mais nos quatro meses anteriores. Mas adiantou que a partir do ms seguinte, se no concordasse com o valor de R$ 39,89, ele deveria cancelar a internet e que as parcelas restantes do modem teriam de ser quitadas, pois o aparelho era oferecido por outra empresa.

Depois de tentar resolver a situao com a operadora, sem sucesso, o associado entrou em contato com o Idec, que o orientou a encaminhar a carta referente a m prestao de servio para a Oi, com prazo de cinco dias para a resposta. Como a Oi no respondeu carta enviada, Walter ingressou com ao no Juizado Especial Cvel (JEC), seguindo a orientao do Instituto.

14

A audincia de conciliao aconteceu no dia 7 de Dezembro de 2011, um ms antes do trmino do contrato. Walter conseguiu cancelar o plano e receber de volta os R$ 110 pagos a mais. O Idec me deu todo o apoio e me orientou a ir Justia, ele destaca.

5 Caso: Frias Frustradas.


Depois de passar seis dias em um hotel com infraestrutura precria, o associado do Idec Carlos Karekin Eorendjian entrou com ao contra a agncia de viagens CVC e conseguiu indenizao de R$ 1 mil por danos morais.

4 - CONCLUSO
Quisemos evidenciar neste trabalho que acima de tudo, a importncia que se tem no cumprimento de nossos direitos de consumidor. Infelizmente algumas empresas, diga-se de passagem, um nmero relativo delas, ainda tratam os consumidores de forma incorreta e por vezes, deplorvel, acerca da lei. O cdigo de defesa do consumidor, por si s, veio nos auxiliar a combater as imperfeies de todo o sistema, estabelecendo normas mais rgidas com penas mais rgidas tambm.

Ainda assim, como j fora descriminado neste texto, o cdigo sempre sofre algumas alteraes atravs do nosso rgo legislativo da nao, o Congresso Nacional, o que nos faz pensar: Assim como devemos ficar atentos sobre os nossos direitos dentro desta cartilha, ns devemos tambm acompanhar as alteraes que so implementadas ao cdigo pois, no nos esqueamos que, meses atrs, foi proposta a lei de flexibilizao da CLT, flexibilizao esta que visaria beneficiar nica e exclusivamente o

Empresariado Nacional e no os trabalhadores, legislando em causa prpria j que, muitos de nossos nobres Parlamentares, so tambm, grandes Empresrios. Portanto, fiquemos alerta. 15

4 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
http://consumidormoderno.uol.com.br/livros/a-historia-do-consumo-no-brasil

http://www.estadao.com.br/arquivo/economia/2001/not20010312p11518.htm

http://www.procon.sp.gov.br http://www.idec.org.br/consultas/casos-reais

http://www.idec.org.br/consultas/caso-real/oferta-tentadora-realidade-nem-tanto

http://www.idec.org.br/consultas/caso-real/falsas-promessas

http://www.idec.org.br/consultas/caso-real/interesse-unilateral

http://www.idec.org.br/consultas/caso-real/nova-mas-quebrada

http://www.financeiro24horas.com.br/informativo.aspx?CodMateria=384

16

S-ar putea să vă placă și