Sunteți pe pagina 1din 136

1 Questes prejudiciais, Questes preliminares e outros procedimentos incidentes Questes prejudiciais. Conceito. Caracteres. Classificao. Sistemas. Pressupostos.

Suspenso do processo principal (imperativa e facultativa) e interveno do Ministrio Pblico. Prescrio. Incidncia no processo principal da coisa julgada no juzo cvel. Recursos.

QUESTES PREJUDICIAIS Este tema esta prevista nos artigos 92 e 93 do CPP. As questes prejudiciais sempre dizem respeito ao mrito da ao penal , e da muitos autores complementarem esse conceito, chamar ento QUESTES PREJUDICIAIS DE MRITO. ATENO: As questes prejudiciais podem nos da a falsa idia de que trata de uma questo que prejudicaria a anlise do mrito.NO, questo prejudicial uma questo que ir influenciar definitivamente na analise do mrito da ao penal. Portanto prejudicar enquanto influenciar. OBS: A doutrina francesa ao abordar a questo prejudicial ela faz uma distino. Ela costuma dividir esse comportamento em 2 partes. LE SURFACE DE LA DEMANDE (A superfcie da demanda) Questes Prejudiciais LE FOND DE LA DEMANDE (Questes Meritrias de fundo,fundo este que seria o prprio mrito.) ENTO: As questes prejudiciais, elas interferem exatamente no fundo da demanda, no mrito da ao penal (demanda) e da que podemos tirar a primeira grande caracterstica das questes prejudiciais:

2 DISTINO ENTRE QUESTO PREJUDICIAL E QUESTO PRELIMINAR: 1 2 1) QUESTO PRELIMINAR ou simplesmente PRELIMINAR, o fato processual ou de mrito, que impede que o juiz aprecie o fato principal ou a questo principal (a infrao penal); quando o juiz acolhe a questo prejudicial, ele vai decidir o mrito; no entanto, quando acolhe a questo preliminar, no julga o mrito da causa. Ex: Preliminar processual: litispendncia e coisa julgada. Ex: Preliminar de mrito: extino da punibilidade 2) A Questo Prejudicial autnoma (direito material) (existe independentemente da questo principal), podendo ser objeto de processo distinto. Ex: Pode-se discutir a nulidade de um casamento ainda que ningum esteja sendo processado penalmente por bigamia; pode-se julgar um furto ainda que no haja crime de receptao. 3) A Questo Preliminar no autnoma, dependendo da existncia da questo principal e devendo sempre ser decidida no mesmo processo ou procedimento onde julgada a questo principal. Ex: No se vai argir a nulidade de um processo que nem foi instaurado; no se vai argir prescrio da pretenso punitiva se no h inqurito policial, processo penal ou qualquer procedimento investigatrio penal contra a pessoa. 4) A Questo Preliminar sempre ser decidida no juzo criminal, em quanto a questo prejudicial nem sempre, dependendo de sua natureza. Teoria adotada no sistema brasileiro a teoria mista ou ecltica.

Pacheco, Denlson Feitoza, Direito Processual Penal: teoria, crtica e prxis Impetus, 2005, 3 ed., pg. 724. 2 Capez, Fernando, Curso de Processo Penal 8 ed.: Saraiva, 2002, pg. 331.

3 Caracteres: (segundo Tourinho)3 1) A questo prejudicial deve ser julgada antes da prejudicada, isto , da questo principal. Ela um antecedente da prejudicada, ou no haveria falar em prejuzo. 2) A questo prejudicial , sempre e sempre, de valorao jurdica, cuja soluo ir influir sobre a existncia ou inexistncia do crime objeto do processo. 3) As questes prejudiciais podem existir autonomamente. bem verdade que, aparecendo com autonomia, elas j no se revestem do carter de prejudicialidade. 4) As questes prejudiciais, s vezes, acarretam a paralisao da questo principal, situao que perdura enquanto no forem solucionadas. Diferenas entre Prejudiciais e Preliminares(segundo Tourinho): 4 a) As prejudiciais so sempre de Direito Material, enquanto as preliminares, sempre questes processuais, de Direito Processual, portanto. b) As prejudiciais cingem-se ao mrito da principal, e as preliminares dizem respeito a alguns pressupostos processuais: Juiz competente e no suspeito, capacidade das partes, no litispendncia nem coisa julgada. c) As questes prejudiciais, gozam de autonomia, isto , podem existir sem que haja a questo principal, muito embora j no tenha o sabor da prejudicialidade. d) As questes preliminares ou prvias so sempre e sempre decididas no juzo penal, enquanto as prejudiciais podem ser solucionadas quer na jurisdio penal, quer na jurisdio extrapenal, conforme sua natureza.

Espcies: a) questes prejudiciais: arts. 92 a 94; b) excees: art. 95 a 111; c) incompatibilidades e impedimentos: art. 112; d) conflito de jurisdio: arts. 113 a 117; e) restituio de coisa apreendida: arts. 118 a 124;
3

Manual de Processo Penal, Fernando da Costa Tourinho Filho, 11 edio, Ed. Saraiva, pg. 393 4 Manual de Processo Penal, Fernando da Costa Tourinho Filho, 11 edio, Ed. Saraiva, pg. 394

f) medidas assecuratrias: arts. 125 a 144; g) incidente de falsidade: arts. 145 a 148; h) incidente de insanidade mental do acusado: arts. 149 a 154

Das Excees quanto as Espcies: 1) Peremptrias: quando acolhidas pem fim causa, extinguindo o processo; dentre elas destacam-se as excees de coisa julgada e litispendncia. 2) Dilatrias: quando acolhidas, acarretam nica e exclusivamente a prorrogao no curso do processo, procrastinando-o, retardando-o ou transferindo o seu exerccio: suspeio, incompetncia e ilegitimidade de parte.
CAPTULO II DAS EXCEES Art. 95. Podero ser opostas as excees de: I - suspeio; (DILATRIA) II - incompetncia de juzo; (DILATRIA) III litispendncia; (PEREMPTRIA) IV - ilegitimidade de parte; (DILATRIA) V - coisa julgada. (PEREMPTRIA)

EXCEES

Dilatrias (visam a afastar o juiz, paralisa, procrastina o processo)

Peremptrias (visam a extinguir o processo)

Suspeio : 95, I Incompetncia: 95, II Ilegitimidade de parte: 95, IV

Litispendncia: 95, III Coisa julgada: 95, V

Defesa contra a ao: direito pblico subjetivo do ru. Em suma a prpria defesa do ru. Defesa contra o processo: o ru pode dirigir-se, tambm, contra o processo, o ru evoca uma causa qualquer de nulidade. 5 EXCEES PROCESSUAIS so alegao de ausncia de alguma daquelas circunstncias a que se referem os arts. 95 e 112.6

SUSPEIO: 1) dilatria , 96 a 107 2) motivos e algumas das eventualidades: art. 254 3) se o juiz no aceitar, autua-se em apartado 4) no existe no IP, porque o IP procedimento
5

Tourinho Filho, Fernando da Costa, Processo Penal, volume 2 : Saraiva, 2002, 24 ed., pg. 553. 6 Tourinho Filho, Fernando da Costa, Processo Penal, volume 2 : Saraiva, 2002, 24 ed., pg. 556.

5) contra o MP, smula 234 do STJ 6) passvel de correio parcial, o juiz que se alega suspeito espontaneamente. 7 7) Juiz no se d por suspeito (arts. 97 e 254, primeira parte, CPP), pode ele ser recusado pela parte via EXCEO (arts. 98 e 254, CPP). No primeiro caso (o juiz espontaneamente se d por suspeito), ele fundamenta sua deciso e remete o processo ao seu substituto legal, 99, CPP). No segundo caso, se o juiz no declara a suspeio de ofcio. 8 Obs: A exceo de suspeio deve preceder as demais, salvo quando fundada em motivo superveniente (CPP, art. 96).9 8) O STJ, reiterou o entendimento de que a incompetncia relativa causa geradora de nulidade relativa, a qual reputa-se sanada se no alegada por ocasio da defesa prvia.10
EXEMPLO PRTICO, DE QUE FORMA E A QUE MOMENTO SE USA A EXCEO DE SUSPEIO: W, processado pela prtica do crime de falsificao de documento, descobre que o magistrado que recebeu a denncia antigo desafeto seu. Comunicou seu advogado, logo aps receber a citao, que tomou a medida cabvel. EXISTE UMA PETIO, em anexo, somente ilustrativa do exemplo, na prtica.

Capez, Fernando, Curso de Processo Penal 8 ed.: Saraiva, 2002, pg. 336(item: 18.2.6). 8 Capez, Fernando, Curso de Processo Penal 8 ed.: Saraiva, 2002, pg. 336(item: 18.2.5.1). 9 IDEM. 10 Capez, Fernando, Curso de Processo Penal 8 ed.: Saraiva, 2002, pg. 337(item: 18.2.6).

7 INCOMPETNCIA DO JUZO (ausncia de capacidade funcional do juzo): 1) dilatria, 108 e 109 2) pressuposto (ao penal), 69 e seguintes 3) O juiz, de ofcio, se declara incompetente, remete os autos ao juzo competente. Recurso: art. 11 581,II. 4) Incompetncia relativa (territorial), se no argida na defesa prvia, haver a precluso e a prorrogao da competncia.12 5) Incompetncia absoluta (ex: incompetncia em razo da matria) : Procedimento: a) deve ser oposta junto ao prprio juiz da causa b) pode ser arguda verbalmente e reduzida a termo ou por petio c) ser autuada em apartado d) A incompetncia relativa no pode ser argida de ofcio, pacificando tal 13 entendimento. Smula 33 do STJ e) o MP tem que falar nos autos f) O juiz ento julga a exceo. HIPTESES: A)O juiz julga a exceo improcedente e continua no processo, o CPP omisso quanto ao recurso cabvel. Recomendase, na prtica, HC. B)O juiz julga procedente a exceo, remete os autos ao juzo, que considera competente. Recurso cabvel recurso em sentido estrito. 581

EXEMPLO PRTICO, DE QUE FORMA E A QUE MOMENTO SE USA A EXCEO DE INCOMPETNCIA: U, foi citado pela prtica do crime de estelionato pela emisso de cheque sem suficiente proviso de fundos. Constatou seu defensor dativo, no momento do interrogatrio, que o cheque foi devolvido pela Agncia da Comarca B, embora tenha sido emitido o ttulo na Comarca A, onde a ao penal foi ajuizada. Interps, aps o interrogatrio, a medida cabvel.
11 12

Capez, Fernando, Curso de Processo Penal 8 ed.: Saraiva, 2002, pg. 336. Capez, Fernando, Curso de Processo Penal 8 ed.: Saraiva, 2002, pg. 337(item: 18.2.6). 13 Capez, Fernando, Curso de Processo Penal 8 ed.: Saraiva, 2002, pg. 337.

8
EXISTE UMA PETIO, em anexo, somente ilustrativa do exemplo, na prtica.

LITISPENDNCIA: 1) peremptria 2) PRINCPIO DO NE BIS IN IDEM, OU, NON BIS IN IDEM, ningum paga duas vezes pelo mesmo crime. 3) Elementos que identificam a demanda, impedindo a litispendncia: pedido, partes, causa de pedir. Faltou qualquer um, no h litispendncia. 4) Detalhes: a) o rito o mesmo da exceo de incompetncia b) no h prazo para interposio c) deve ser argido no segundo processo d) no importa se no segundo processo foi dada qualificao jurdica diferente; se o fato o mesmo, existe a litispendncia e) tratando-se do mesmo acusado e do mesmo fato, cabvel a exceo f) no h suspenso do processo 5) Recursos: a) que acolhe a exceo: recurso em sentido estrito: 581, III b) que no acolhe a exceo: HC c) litispendncia afirmada ex officio pelo juiz: apelao, 593, II, CPP. Obs: 1) o rito o mesmo da incompetncia 2) no h prazo para a interposio 3) deve ser argida no segundo processo 4) no importa se no segundo processo foi dada qualificao jurdica diversa; se o fato o mesmo, haver litispendncia 5) no importa que figura no plo ativo da ao penal; tratando-se do mesmo ru e do mesmo fato, cabvel a exceo (ex: uma ao pelo querelante na ao penal de iniciativa privada subsidiria da pblica, porque o MP demorou a apresentar a denncia e a denncia a seguir. 14 6) no h suspenso do processo

14

Pacheco, Denlson Feitoza, Direito Processual Penal: teoria, crtica e prxis Impetus, 2005, 3 ed., pg. 743.

ILEGITIMIDADE DE PARTE: 1) dilatria 2) abrange no s a titularidade do direito de ao, como tambm a capacidade de exerccio 3) ILEGITIMIDADE AD CAUSAM, processo anulado 4) ILEGITIMIDADE AD PROCESSUM, anulam-se os atos praticados, e pode ser sanada a qualquer tempo 5) Recursos: a) reconhecida a exceo de ilegitimidade de parte: Recurso em Sentido Estrito, 581, III b) julga improcedente: HC

COISA JULGADA: Distino entre COISA JULGADA FORMAL e COISA JULGADA MATERIAL: A coisa julgada formal reflete a imutabilidade da sentena no processo onde foi proferida; tendo efeito preclusivo, impedindo nova discusso sobre o fato no mesmo processo; na coisa julgada material existe a imutabilidade da sentena que se projeta fora do processo, obrigando o juiz de outro processo a acatar tal deciso, ou seja, veda-se a discusso dentro e fora do processo em que foi proferia a deciso. Observao: Ao passo que a sentena absolutria no nosso direito imutvel, portanto existe a coisa julgada material. O acusado absolvido por sentena passada em julgado no poder ser submetido a novo processo pelos mesmos fatos (art. 8, item 4, da Conveno Decreto 678/1992). Trata-se do princpio do NON BIS IN IDEM.15 No nosso direito a imutabilidade da sentena condenatria no absoluta, em vrias hipteses caber: REVISO CRIMINAL (art. 621,
15

Pacheco, Denlson Feitoza, Direito Processual Penal: teoria, crtica e prxis Impetus, 2005, 3 ed., pg. 747.

1 CPP); tambm nos casos de ANISTIA, INDULTO, 0 UNIFICAO DE PENAS, etc. CARACTERSTICAS: IDENTIDADE DO FATO e IDENTIDADE DO RU. Ex: indivduo que absolvido de acusao de furto de um relgio; aps o trnsito em julgado; no poder ser instaurado contra o mesmo ru processo-crime por haver-se apropriado, indebitamente daquele relgio. OBS: Pode ser argida verbalmente ou por escrito(art. 108 CPP), sendo o rito(art. 110, CPP). Autuada em apartado. A exceo de coisa julgada somente poder ser oposta em relao ao fato principal, que tiver sido objeto da sentena (art. 110, pargrafo 2, CPP). Se o juiz rejeitar a exceo: em princpio no h recurso especfico, nada obsta, possa o ru impetrar a Ordem de HABEAS CORPUS.16 A coisa julgada no crime continuado: (art. 82, CPP c/c 71 CP) pode-se promover a unificao das penas, aps o trnsito em julgado do ltimo crime. Se descobrirem outros atos aps a sentena, nada impede a instaurao de outro processo. No concurso de agentes o STF decidiu que, absolvido o ru da acusao de autor de homicdio, nada impede que seja processado como PARTCIPE do mesmo fato, 17 inexistindo o impedimento da coisa julgada. No concurso formal homogneo ou heterogneo se os bens jurdicos lesionados so distintos, dvida no h de que estamos em face de dois fatos, embora uma nica ao. Se houve absolvio no decreto absolutrio em razo de ausncia de dolo ou culpa, no deve haver outro processo. Ex: motorista de nibus processado, porque, em face da sua imprudncia, deu causa a um acidente, lesionando duas pessoas, e, afinal, o juiz absolve, sob o fundamento de no haver ele obrado com culpa, no teria sentido se instaurasse um segundo processo, por esse mesmo fato, em relao a uma terceira vtima. 18 REGRAS APLICVEIS:
16

Tourinho Filho, Fernando da Costa, Processo Penal, volume 2 : Saraiva, 2002, 24 ed., pg. 602. 17 Capez, Fernando, Curso de Processo Penal 8 ed.: Saraiva, 2002, pg. 345(item: 18.2.9.9). 18 Tourinho Filho, Fernando da Costa, Processo Penal, volume 2 : Saraiva, 2002, 24 ed., pg. 598.

1 1) Em qualquer fase do procedimento o juiz 1 declara a existncia do RES JUDICATA, faz tal declarao nos autos, a parte que discordar pode interpor APELAO (art. 593,II CPP). 2) O ru nos termos do art. 108, CPP, pode interpor a exceo de coisa julgada. 3) Deve ser ouvida a parte contrria e o MP. 4) Se formulada verbalmente ser reduzida a termo. 5) O incidente deve processar-se em autos apartados. 6) Nada impede que o MP suscite tal exceo. 7) Se o juiz rejeit-la: Em princpio no h recurso, nada impede o HC, seno poderia acontecer o NON BIS IN IDEM. 8) Se o juiz acolher a exceo, o recurso oponvel est previsto no art. 581,III CPP. 19
A teoria da substanciao, que impe a narrao dos fatos, e no a teoria da individuao adotada em outros pases -, imponente da qualificao jurdica do fato narrado. Em sntese : o sistema adota a narrao do fato, como elemento identificativo da ao, independentemente da roupagem legal que se lhe queira dar. a narrao do fato, de convir-se que no a capitulao legal que vai definir o ne bis in idem. O que vai definir o referido fenmeno a unidade de sujeitos, fatos e fundamentos, entendidos da forma a seguir : o sujeito puniente o mesmo? O fato, naturalstico, objeto da lide, o mesmo? O fundamento jurdico, a categoria jurdica em que se enquadra o fato, a mesma? Se positiva a resposta, tem-se bis in idem, e sua conseqente proibio.

REVISO DAS PREJUDICIAIS: NATUREZA JURDICA DAS PREJUDICIAIS: Entende a maioria que a PREJUDICIAL deve referir-se exatamente ao tema das relaes entre jurisdies ou entre competncias. 20

(Elementos essenciais da Prejudicalidade) CARACTERISTICAS DAS QUESTES PREJUDICIAIS:

19

Tourinho Filho, Fernando da Costa, Processo Penal, volume 2 : Saraiva, 2002, 24 ed., pg. 602. 20 Tourinho Filho, Fernando da Costa, Processo Penal, volume 2 : Saraiva, 2002, 24 ed., pg. 550.

1 - ANTERIORIDADE LGICA:

1 2

Anterioridade por que? Para que aquele mrito daquela causa seja examinado, haver preliminarmente de ser decidida q questo prejudicial, e uma vez decidida quela questo prejudicial, isso ir repercutir na questo de fundo (mrito), e da se dizer anterioridade lgica. EX: Crime de Bigamia: O sujeito acusado do crime de bigamia, todavia esta em curso uma ao anulatria de primeiro casamento. Seria uma questo prejudicial? Sim, o crime de bigamia manter dois casamentos. Se a pretenso para ao anulatria do casamento for julgada procedente e aquele casamento for anulado; subsistira o crime de bigamia? No. Da que se diz que a questo da anulao do primeiro casamento prejudicial, isso porque ela h de ser primeiramente resolvida para depois se examinado o mrito daquela ao proposta do crime de bigamia.
Outro Exemplo: Sabemos que nos crimes de calunia admiti-se a chamada EXCEO DA VERDADE, ou seja, o querelante prope uma queixa crime contra o querelado acusando-o do crime de calnia, s que o querelado pode opor a exceo da verdade. Eu vou provar que aquela imputao delituosa era de fato pertinente. Essa exceo da verdade ser tambm uma questo prejudicial em relao ao crime de calnia, porque se aquele crime de calunia no subsistir no existe o crime de calnia.

ATENO: isso que dizer que o mrito daquela ao penal no ser apreciado? No, ser apreciado Sim, mas conduzir a uma SENTENA ABSOLUTRIA sobre o fundamento de INEXISTENCIA DO FATO DELITUOSO. OBS: Quando o querelado ope a exceo da verdade o nus da prova dele. O querelado ento prova que aquelas acusaes eram pertinentes, o crime de calnia ser julgado? Sim, o mrito ser apreciado, s que resultar numa SENTENA ABSOLUTRIA por inexistncia do fato delituoso. Outro EX: Sabemos que uma das agravantes crime praticado de pai contra filho.Imaginemos que o sujeito esteja respondendo por um crime de ter provocado leses corporais no prprio pai. Existe a uma circunstancia agravante por conta disso. S que esta em curso uma ao negatria de paternidade.[Se essa pretenso nessa ao for julgada procedente no subsistir essa agravante], teremos ento a uma outra questo prejudicial. 2 - NECESSIDADE Esta uma segunda caracterstica das questes prejudiciais, esta uma conseqncia direta da primeira caracterstica que a anterioridade lgica, isso por que ? Se existe um liame lgico entre a questo prejudicial e a questo de fundo necessrio que seja sanado, seja resolvido primeiro a questo prejudicial. A questo prejudicial tem que ser necessariamente resolvida para depois ser resolvida a questo de mrito. 3 - AUTONOMIA

A questo prejudicial absolutamente autnoma em relao a questo 3 principal ( de mrito). A questo prejudicial por si s j encerra uma controvrsia, j encerra um conflito de interesses.Ela no depende da questo principal. A existncia da questo prejudicial ela no esta condicionada, nem atrelada a existncia da questo de mrito. Ela por si s j constitui uma lide autnoma, j constitui fatos autnomos. EX: uma ao anulatria de casamento j uma lide autnoma, no precisa da lide penal para existir. EX: Um sujeito que se dispe a provar que o querelante de fato praticou o crime , portanto estamos diante de outro crime . A existncia desse crime esta condicionada a eventual calnia? No, porque o crime j ter ocorrido. EX: Uma ao negatria de paternidade, a sua existncia esta condicionada a existncia de um crime de um filho contra o pai? No, porque todas configuram conflitos de interesses autnomos. OBS: Questes prejudicais X questes de mrito, so lides absolutamente autnomas, so conflitos de interesses autnomos, mas que guardam entre si um bnus de necessidade. Na questo prejudicial a sua soluo necessria para a soluo de uma outra soluo, mas a existncia daquela questo prejudicial no esta condicionada a existncia da QP. 4 - COMPETNCIA competncia na apreciao da questo prejudicial.

CLASSIFICAO:
Quanto matria : as questes prejudiciais podem ser: A) Questes Prejudiciais Homogneas: so aquelas questes que versam sobre a mesma matria da questo principal, isto , se a questo de mrito penal, o fato que a questo prejudicial tambm ser penal. De direito penal. EXCEES: Exceo da Verdade nos crimes de calnia. Art. 138, pargrafo 3, CP. A exceo da matria versa sobre direito penal, no provar que o querelante de fato praticou o crime. B) Questes Prejudiciais Heterogneas : So aquelas nas quais a questo prejudicial versa sobre matria distinta da questo principal. De direito extrapenal. A questo principal ser sempre penal j que obvio por estar se tratando da matria Processual Penal e a Questo Prejudicial ser sempre de natureza no penal. EX: A anulao de casamento em relao ao crime de bigamia (direito civil direito de famlia).

Subsistncia ou no da agravante de crime praticado de filho contra 4 pai. uma questo de natureza penal mas a ao negatria de paternidade de natureza civil.

Questes Preliminares. Continuao. Objees (excees) processuais. Crtica expresso. Defesa contra a ao e defesa contra o processo. Objees processuais no CPP: suspeio (suborno, incompatibilidades e impedimentos); incompetncia, litispendncia; ilegitimidade de parte; coisa julgada. Distino entre coisa julgada formal e coisa julgada material. Coisa julgada no crime continuado, no concursos formal e no concurso de agentes. Teoria da substanciao e reflexos da continuidade delitiva e de concurso formal de crimes. Conflito de competncia e conflito de atribuies. 1 2 3 4 5 Seqestro Especializao de hipoteca legal e busca e apreenso Restituio de coisas apreendidas Incidente de falsidade e de insanidade mental do acusado Embargos ao seqestro

DISTINO ENTRE OBJEO E EXCEO: Objeo defesa que pode ser conhecida de ofcio pelo juiz. Ex: A parte argula como preliminar da contestao no processo civil. Exceo defesa que s pode ser conhecida se for alegada pela parte. No processo penal, a distino no se faz presente, pois toda matria de exceo pode ser conhecida de ofcio pelo juiz como objeo.

VIMOS QUE O JUIZ CRIMINAL NO TEM QUE SUSPENDER O PROCESSO SOB SUA PRESIDNCIA, QUANDO DE DEPARA COM UMA QUESTO PREJUDICIAL HOMOGNEA.

QUESTES PREJUDICIAIS No-Devolutivas E Devolutivas

1 5

No devolutivas

Questo prejudicial heterognea, que tem relao jurdica civil como elementar do crime

Devolutivas

O prprio juiz criminal deve decidir

Absolutas:o juiz criminal deve aguardar a deciso do juiz extrapenal e suspender o proc. penal

Relativas: o juiz discricionariamen te pode suspender o processo, agarda a deciso do juiz extrap

Quanto a Competncia As questes prejudicais quanto a competncia se dividem em:


1) Questes no devolutivas

So aquelas que podem ser resolvidas pelo prprio juiz criminal. S que qual a competncia do juiz criminal? para dirimir conflitos de natureza penal. Portanto as questes prejudiciais no devolutivas so aquelas que podem ser resolvidas pelo prprio juiz da causa principal.Essas questes por sua natureza podem e devem ser resolvidas pelo juiz da causa principal.Isso porque se o juiz criminal e se esta diante de uma questo preliminar homognea ou seja que verse tambm sobre direito penal, quem tem competncia para resolver e equaciona-la? o juiz criminal.

EX: Se um crime de calunia oposta uma exceo da verdade, quem vai julgar a exceo da verdade? o mesmo juiz que esta apreciando a causa principal, a queixa crime por calnia. ATENO: Deputado Federal quem o quorum competente em se tratando de Deputado Federal? Por prerrogativa da funo o SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF). OBS: Deputado Federal ingressa com sua queixa crime contra um cidado qualquer o acusando de calunia.Pergunta-se: Existe foro por prerrogativa de funo aqui? No, em face do cidado comum est se tramitando o processo numa vara criminal comum.S que a esse cidado ope uma exceo da verdade e garante provar que o Deputado Federal praticou um crime,nessa hiptese, esse juiz singular vai julgar a exceo da verdade ou no? No, pois o foro competente para julgar crimes praticados por Deputado Federal o STF. Nessa hiptese se for oposta uma exceo da verdade, ela pula e ser julgada pelo STF e se o STF entender que houve de fato a pratica do crime esse processo continuar tramitar perante o STF, se todavia entender improcedente aquela exceo da verdade, o processo volta para o juzo singular.Com base nisto correto afirmar que sempre uma questo prejudicial homognea ser uma questo prejudicial no devolutiva? No, essa uma exceo , quando envolver regras de competncia. OBS: Se for colocada numa prova a seguinte questo: As questes prejudiciais homogneas so sempre questes no devolutivas? Falso, pois nas questes que envolvem exceo da verdade nas hipteses que envolvem regras de competncia por prerrogativa da funo haver a devoluo do processo para o juzo competente. IPC: A regra quase absoluta que uma questo homognea seja sim uma questo prejudicial no devolutiva, mais existe essa exceo.Quando envolver foro por prerrogativa de funo na exceo da verdade, se o querelante gozar de um foro por prerrogativa de funo e for proposta uma exceo da verdade essa exceo no ser equacionada pelo juzo de 1 grau, haver uma transferncia , uma devoluo de competncia para o STF, porque numa exceo da verdade o querelante passa a ser de certa forma ru e o ru quando desempenhar cargo de natureza poltica goza de foro por prerrogativa da funo.
2) Questes Devolutivas Relativas

1 6

So aquelas questes prejudicais heterogneas que podem ser resolvidas pelo prprio juiz da questo principal que,se quiser poder remete-la ao juzo cvel. Correspondente a hiptese do artigo 93 do CPP tambm podem ser chamadas QUESTES DEVOLUTIVAS FACULTATIVAS, porque faculdade do juiz da causa principal resolver ou remeter ao juzo cvel para que o juzo cvel ento resolva aquela questo.E FACULDADE dele.

Art. 93 - Se o reconhecimento da existncia da infrao penal 7 depender de deciso sobre questo diversa da prevista no artigo anterior, da competncia do juzo cvel e se neste houver sido proposta ao para resolv-la, o juiz criminal poder, desde que essa questo seja de difcil soluo e no verse sobre direito cuja prova a lei civil limite suspender o curso do processo, aps a inquirio das testemunhas e realizao das outras provas de natureza urgente.
3) Questes Devolutivas Obrigatrias ou Absolutas:

Estas questes esto estampadas no artigo 92 CPP. O juiz nessa hiptese, o juiz da causa principal, est obrigado a suspender o processo criminal e remeter ao juzo civil a soluo daquela questo prejudicial.O juiz da causa principal (juiz penal) ele esta obrigada a suspender o processo criminal remetendo a soluo daquela questo prejudicial ao juzo cvel. Aqui no se trata de faculdade e sim de obrigao. Isso esta prevista no artigo 92 CPP. Art. 92 - Se a deciso sobre a existncia da infrao depender da soluo de controvrsia, que o juiz repute sria e fundada, sobre o estado civil das pessoas, o curso da ao penal ficar suspenso at que no juzo cvel seja a controvrsia dirimida por sentena passada em julgado, sem prejuzo, entretanto, da inquirio das testemunhas e de outras provas de natureza urgente. Pargrafo nico. Se for o crime de ao pblica, o Ministrio Pblico, quando necessrio, promover a ao civil ou prosseguir na que tiver sido iniciada, com a citao dos interessados.(legitimao ativa extraordinria conferida ao MP). OBS: Na questo prejudicial devolutiva obrigatria ou absoluta estamos diante de uma questo prejudicial de natureza heterognea ou seja, que versa sobre matria de natureza no penal, porque se fosse matria de natureza criminal ele mesmo , o juiz poderia resolver. OBS: Questo prejudicial devolutiva relativa (facultativa) envolvem questes prejudiciais heterogneas , ou seja, que versem sobre matria no penal e o juiz pode querendo suspender o processo e remeter a soluo daquela questo ao juzo cvel, mas isso uma faculdade do juiz; o juiz pode entender por bem dar continuidade, dar prosseguimento ao feito e ele mesmo resolver a questo, por isso que se diz relativo ou facultativo, porque no necessariamente implicar na suspenso do processo.Ele que vai decidir diversamente da questo prejudicial devolutiva absoluta ou obrigatria quando por fora de lei ele tem obrigao. EXTRA: Pode ocorrer que uma questo prejudicial no chegue ao conhecimento do juzo criminal?

Resposta: Sim, pode ocorrer.

1 8

EX: Deputado Federal querelante, acusa o sujeito pelo crime de calnia e este no ope a exceo da verdade, acabou a.Se houvesse a possibilidade da exceo da verdade seria ento uma questo prejudicial. OBS: Se esse sujeito aqui nessa hiptese tivesse sido condenado, ai caberia uma reviso criminal que essa s seria possvel quando for PR RE (em favor do ru), nunca POR SOCIEDADE (em favor da sociedade.) Imaginemos que o sujeito seja absolvido do crime de bigamia pois a parte contraria no conseguiram provar a existncia de dois casamentos. Da o juiz decidiu absolve-lo. Depois sobrevm, surge dos autos j transitados em julgado, uma certido de casamento provando que de fato o sujeito era casado duas vezes, nessa hiptese nada se poderia fazer porque no nosso ordenamento jurdico no se admite reviso criminal por societate mas somente pro ru e qual a razo de ser disto? Resposta: Acusar algum e coisa muito sria porque o que esta em jogo a so dois valores. 1) Liberdade do Ru 2) Paz Social que est ameaada pela suposta ocorrncia de um delito. Por isso que a persecuo criminal tem que ser uma atividade muito sria. OBS: As questes prejudiciais absolutas sero sempre heterogneas. OBS: No caso da questo prejudicial obrigatria o processo ter de ser suspenso. No caso da questo prejudicial facultativo o processo pode ou no ser suspenso.

Quanto aos Sistemas de Soluo: Existem: 3) Predomnio da jurisdio penal ou sistema de cognio incidental 4) Separao jurisdicional absoluta ou da prejudicialidade orbigatria 5) Prejudicialidade facultativa ou da remessa facultativa ao juiz especializado 6) Sistema misto ou ecltico Justificativas: Art. 92, prejudicialidade obrigatria Art. 93, prejudicialidade facultativa

Quanto a Extenso

As questes prejudiciais quanto a sua extenso podem ser: A) QUESTES PREJUDICIAIS TOTAIS

1 9

So as questes prejudiciais que se referem diretamente ao mrito da ao penal, abarca o mrito da ao principal (ao penal). B) QUESTES PREJUDICIAIS PARCIAIS

So as questes prejudiciais que abarcam no o mrito em si da ao penal mas sim uma circunstancia a ele relativa. EX: Circunstancia qualificadora, agravante. No abarca propriamente o mrito da ao penal (ou seja autoria/materialidade) mas sim uma circunstancia relativo aquele delito. EX: Filho que pratica leso corporal no pai. Artigo 92 CPP trata da questo prejudicial obrigatria porque implica necessariamente na suspenso do processo. Isso se defluiu da imposio legal da suspenso do processo. O processo no ficar suspenso em qualquer hiptese, isso no ocorre. To somente quando a questo prejudicial versar sobre o estado civil das pessoas. IMPORTANTE: O processo fica suspenso.Isso no quer dizer que nada ento poder ser feito naquele processo.As testemunhas podero ser ouvidas, diligencias podero se tomadas, o que ficara suspensa a deciso final do juiz, este no poder sentenciar. O processo poder continuar a tramitar, s que at a fase de diligencias, tem que parar no momento das alegaes finais, isso porque as alegaes finais do Ministrio Publico e da Defesa tero por base a soluo daquela questo prejudicial. OBS: O juiz pode tambm se quiser aguardar tudo, sequer nem ouvir as testemunhas mas a isso no seria interessante porque isso atentaria contra O PRINCIPIO DA VERDADE REAL ou seja, o ideal que o juiz j proceda a instruo criminal, porque depois passa muito tempo, as pessoas esquecem os fatos e a verdade real prejudicada. A questo prejudicial dever tambm ser resolvida at existir o transito em julgado da sentena no juzo cvel isso para evitar DECISES CONTRADITRIAS. ENTO:Qual o fundamento legal, o moin legis das Questes Prejudiciais? Resposta: Evitar decises contraditrias evitar que sobrevenha uma sentena penal dizendo que aquele adultrio.bigamia existiu sim e sobrevenha uma deciso no cvel dizendo que no com base naquele casamento que nunca existiu. No pargrafo nico do artigo 92 CPP verificamos uma Legitimao ativa extraordinria conferida ao Ministrio Publico o porque ainda que o MP no tenha interesse direto naquela questo prejudicial, ainda que si no encerre direitos que dizem respeito a sociedade portanto no justificaria interveno do Parque. O pargrafo nico do artigo 91 diz que o MP pode propor a ao no juzo civil ou ento assumir dando

prosseguimento a ao.Essa a hiptese de uma legitimao ativa 0 extraordinria conferida ao MP. Se for um crime de Ao Penal pblica o MP quando necessrio promover Ao Penal Civil ou prosseguir quem tiver sido indiciado com a citao dos interessados. QUESTES IMPORTANTES EM RELAO AO ARTIGO 92 CPP 1) Se o juiz no suspender o processo quando a questo prejudicial versar sobre o estado civil das pessoas e sentenciar estaro ento diante de uma SENTENA NULA pois ele desrespeitou o preceituado no artigo 92 do CPP. A sentena proveniente desse processo ser nula. Ser anulado todo o processo.No caso de anulabilidade no caso de INSANVEL porque todo ato que for contrrio a norma um ato ilcito e portanto nulo, NO GERA EFEITOS. OBS: Sempre que uma sentena nivelar princpios de processo penal de ndole constitucional ou seja garantias dos princpios previstos na constituio federal no s a sentena como o processo ser nulo e nulidade absoluta. ENTO: Sempre que uma sentena atentar contra princpios como o do contraditrio, ampla defesa, devido processo legal, prova ilcita, regas de competncia previstas na constituio ser nula porque a deciso se tornar inconstitucional e no se pode admitir que uma deciso contrria a constituio federal possa surtir algum afeito. Imaginemos que uma sentena seja lastreada do inqurito policial. Uma sentena que condena o ru to somente no inqurito policial uma sentena nula, porque o inqurito policial por si s um nada probatrio porque foi obtido sem o contraditrio, sem o devido processo legal, sem a ampla defesa. Nesse caso aqui a sentena ser nula por ofensa ao principio da devido processo legal. 2) O processo ficar suspenso, e o problema da prescrio? O que ocorreria? SEM PROBLEMA, a prejudicialidade implicar na suspenso do processo e da prescrio.Suspende-se tambm a prescrio.(Ver artigo 116,I do CP) Art. 116 - Antes de passar em julgado a sentena final, a prescrio no corre: I - enquanto no resolvida, em outro processo, questo de que dependa o reconhecimento da existncia do crime; 1) A deciso do juiz civil vincula o juiz criminal e por que existe esse efeito vinculante nas questes prejudiciais? A fim de evitar decises contraditrias. Art. 93 - Se o reconhecimento da existncia da infrao penal depender de deciso sobre questo diversa da prevista no artigo anterior, da competncia do juzo cvel e se neste houver sido proposta ao para resolv-la, o juiz criminal poder, desde que essa questo seja de difcil soluo e no verse sobre direito cuja prova a lei civil limite suspender o curso do processo, aps a inquirio das testemunhas e realizao das outras provas de natureza urgente. 1 - O juiz marcar o prazo da suspenso, que poder ser razoavelmente prorrogado, se a demora no for imputvel parte. Expirado o prazo, sem que o juiz cvel tenha proferido deciso, o juiz criminal far prosseguir o processo, retomando sua competncia para

resolver, de fato e de direito, toda a matria da acusao ou da 1 defesa. COMENTRIOS: Quando ocorrer a questo prejudicial facultativa? 1) no envolve matria relativa ao estado civil das pessoas porque se envolvesse matria sobre o estado civil das pessoas estaramos diante de questes obrigatrias. 2) trata-se de questes prejudiciais heterognea porque h de ser sempre da competncia do juzo civil.Se for da competncia do juzo cvel porque de natureza no penal. 3) A ao no civil j tem de estar em curso, ou seja, quando o processo criminal est em andamento j tem de ter sido proposta ao no juzo civil, ou seja, no se pede que o processo seja suspenso para que seja proposta a ao no juzo cvel, NO, s haver possibilidade de suspenso se a ao sobre a qual verse a questo prejudicial j tiver em curso no juzo cvel. 4) Faculdade do juiz, o juiz pode ou no suspender o processo. ATENO: Toda questo devolutiva heterognea ser questo devolutiva absoluta? NO, eis o exemplo uma questo prejudicial heterognea mas que pode ser resolvida pelo juiz criminal, porque que pode ser resolvida por um juiz criminal? Em respeito ao PRINCIPIO DA VERDADE REAL. 5) A suspenso s ocorrer depois de colhida a prova porque est inserida na parte final do artigopoder suspender o curso do processo aps a inquirio das testemunhas e realizao de outras provas de natureza urgentes. EX: De questes prejudiciais facultativas. Imaginemos que A esta sendo acusado de furtar B a sua coleo de CDS , A ento est sendo acusado de ter furtado a coleo de CDS de B. S que ele est pegando o que era dele, alega que a coleo era dele e que ficou com B durante um ano porque ele emprestou. S que j estava em curso uma ao de reintegrao de posse proposta por A em face de B a fim de retomar a coleo de CDS.Uma ao possessria que pode ser requerida sobre bens mveis ou imveis. Essa ao possessria ela prejudicial em relao a criminal e ela heterognea facultativa.e por que no obrigatria, por que o juiz no esta obrigado a suspender o processo? Porque a prova que A fizer no juzo cvel poder fazer tambm no juzo criminal .AGORA:Se A absolvido no crime com fundamento da deciso: A coleo de CDS de fato pertencer a A mas no juzo no civil A perde a ao com fundamento da deciso de que a coleo de CDS era de B. PERGUNTA-SE: Poder ser reaberto esse processo penal? No, porque no se admite reviso criminal PRO SOCIETATE s reviso criminal PRO REU. O MP no pode processar novamente porque ele j foi absolvido, j transitou em julgado logo no cabe reviso criminal pro societate. OUTRA HIPTESE: A no juzo criminal condenado s que no juzo cvel reconhece que a coleo de CDS era dele. Pergunta-se: A poder ingressar com uma reviso criminal? SIM,com base naquela sentena passada em julgado no juzo cvel. Ento, ser possvel sim porque tambm na prejudicialidade facultativa a deciso do juzo cvel te FORA VINCULANTE, ou seja, na hiptese do artigo 93 do CPP a deciso da questo

prejudicial tomada pelo juzo cvel tambm vincula o juiz criminal. Portanto 2 se o juiz cvel entendeu que a coleo de CDS pertencia a A acusado de furto no juzo penal ento isso que dizer que A necessariamente ter que ser absolvido por inexistncia do fato pois ningum pode furtar aquilo que lhe pertence. AGORA: Se fosse o Oposto? Se A tivesse sido absolvido no crime, mas no cvel tivesse sido reconhecido que aquela coleo de CDS no pertencia a Nessa hiptese a ao do crime no poder se reaberta, mas por outra razo, no h de se justificar aqui ausncia de efeito vinculante, no. Qual a razo ento? o fato de existir uma norma que probe a reviso de uma sentena criminal absolutria. Uma sentena criminal absolvitoria no poder ser revisada. Como que resolve esse conflito? J que foi absolvido no criminal mas perdeu no cvel? Independncia de instancias. Se em uma foi absolvido, uma soluo obvio que a soluo dessa questo ir repercutir no outro processo (no dever ter ocorrido no outro processo o transito em julgado) de qualquer maneira ainda sim no juzo cvel h a possibilidade de ao rescisria.

EFEITO VINCULANTE: A prejudicialidade facultativa tem efeito vinculante: A deciso do juzo cvel vincula o juzo penal.O oposto no ocorrer? E a eu j saio do processo penal e venho direto para o processo civil. Se fosse o oposto tivesse correndo uma ao de reintegrao de posse e no processo penal sobrevm uma sentena absolvitoria dizendo que ficou comprovado que A no praticou o furto porque A se apropriou de algo que j era seu. Isso aqui vai ter influencia no juzo cvel? Sim, ter influencia. Ser Uma prova significativa?Sim, agora teria um efeito vinculante?No de jeito nenhum, por uma razo muito simples: Aqui, dizer que A se apropriou do que era seu, isso a ingressa a parte dispositiva ou a motivao da sentena? (Fundamentao) ? Isso aqui motivao, fundamentao! A parte dispositiva da sentena a absolvio de A e portanto h independncia de instncias dentro do juzo cvel e penal.Logo nessa hiptese no teria afeito vinculante. Agora no oposto h sim esse efeito vinculante.A questo que tiver sido resolvida no juzo civil seja prejudicialidade absoluta, seja prejudicialidade relativa ela vincula deciso do juiz criminal.Sempre,sempre, sempre. 6) Haver tambm na questo da prejudicialidade facultativa a suspenso da prescrio, ou seja, a prescrio tambm ser suspensa por fora do artigo 116 do CP. 7) Prazo mximo para suspenso do processo penal de um ano na hiptese da prejudicialidade facultativa. O juiz ter um ano para suspender o tal processo.Qual o fundamento legal disso? Aplicao subsidiria do CPC , isso porque o cdigo de processo penal omisso em relao a essa matria.,Artigo 265 pargrafo 5 CPC. Art. 265 - Suspende-se o processo:

5 - Nos casos enumerados nas letras "a", "b", "c" do nmero IV, o 3 perodo de suspenso nunca poder exceder 1 (um) ano. Findo este prazo, o juiz mandar prosseguir no processo. 8) No pargrafo 2 do artigo 93 do CPP tem um equvoco porque no se trata de despacho se trata de DECISO. 2 - Do despacho que denegar a suspenso no caber recurso Despachos so aqueles pronunciamentos de mero impulso processual, tipo: Ao MP, defesa, ao perito.... No pargrafo segundo no possvel interpor qualquer recuso contra essa deciso, agora eventualmente a defesa poder propor Habbeas Corpus. A impetrao de Habbeas Corpus possvel porque tem natureza de ao constitucional (essa a doutrina majoritria). Embora haja correntes que diga que Habbeas Corpus tenha natureza de Recurso.A corrente majoritria defende que o Habbeas Corpus tem natureza de ao constitucional,ento contras essa deciso do juiz que no suspende ,se for demonstrado que a prudncia mandaria que aquele processo fosse suspenso, evidentemente que tudo isso nus da prova de quem ta alegando do impetrante,de quem impetrou o HC portanto se o impetrante conseguir provar que naquele caso era em homenagem a ampla defesa, o processo ainda sim dever ento impetrar HC ou ento um outro remdio nus constitucional que existe que chamado de CORREIO PARCIAL um remdio previsto nos regimentos internos dos tribunais e que tem por finalidade evitar tumultos, balburdia processuais. E se for o MP descontente com aquela deciso do juiz que no suspendeu o processo? Se for o MP no cabe o Habbeas Corpus caber tecnicamente a correio Parcial. Portanto se for o promotor, o remdio mais correto seria a correio parcial. AGORA: Da deciso que suspender o processo tem recurso sim, que o recurso em sentido estrito (artigo 581, XVI CPP). Decreto-lei n 3.689, de 3 de outubro de 1941 Art. 581 - Caber recurso, no sentido estrito, da deciso, despacho ou sentena: OBS: No artigo 93 pargrafo 3 extraordinria do MP. outra hiptese de legitimao ativa

3 - Suspenso o processo, e tratando-se de crime de ao pblica, incumbir ao Ministrio Pblico intervir imediatamente na causa cvel, para o fim de promover-lhe o rpido andamento. Artigo 94 do CPP a suspenso poder ser decretada de oficio ou a requerimento da parte interessada no caso do artigo 92 qual a regra? Que seja determinada DE OFFICIO. Nunca esquecer o seguinte:

As questes prejudiciais facultativas e as questes relativas elas tem sim bero legal no artigo 93 do CPP.

2 prejudiciais 4

OBS: Nem toda questo prejudicial resolutiva relativa ser tambm facultativa, ou seja, existe uma questo prejudicial que no devolutiva, isto , que quem resolve o juzo penal, mas que implicar necessariamente na suspenso do processo. Que questo essa? Exceo da verdade.Nos crimes de calnia, ou seja, para que o processo de calunia continue h a necessidade de se resolver a exceo da verdade( uma questo no devolutiva) PORQUE A EXCEO DA VERDADE UMA QUESTO PREJUDICIAL QUE RESOLVIDA EM REGRA PELO PROPRIO JUIZ CRIMINAL. OBS:Questes Homogneas so aquelas que tratam da mesma matria portanto qual a regra? Que as questes homogneas sejam no devolutivas porque se matria penal ser de competncia do juiz criminal. S que tem a exceo que aquela da exceo da verdade por prerrogativa da funo STF. Que o exemplo do Deputado Federal X Cidado.A exceo da verdade uma questo prejudicial homognea.S que nessa hiptese ela ser uma questo prejudicial DEVOLUTIVA OBRIGATRIA porque quem vai resolver o STF.

EXEMPLO PRTICO, DE QUE FORMA E A QUE MOMENTO SE USA A QUESTO PREJUDICIAL HETEROGNEA: F foi denunciado pela prtica de bigamia. Apresentou defesa prvia, levantando questo prejudicial heterognea, pois est discutindo a validada do seu primeiro casamento na esfera cvel. Pretende a suspenso do processo criminal at que a questo seja resolvida definitivamente. EXISTE UMA PETIO, em anexo, somente ilustrativa do exemplo, na prtica.

EXEMPLO PRTICO, DE QUE FORMA E A QUE MOMENTO SE USA A QUESTO PREJUDICIAL HOMOGNEA: G foi denunciado pela prtica de calnia. Apresentou defesa prvia, levantando questo prejudicial homognea, pois pretende demonstrar a veracidade do que afirmou a respeito de T. EXISTE UMA PETIO, em anexo, somente ilustrativa do exemplo, na prtica.

EXCEES DE IMPEDIMENTO e INCOMPATIBILIDADE quanto ao JUIZ: a) art. 252 do CPP, as causas de impedimento se referem a vnculos objetivos do juiz com o processo. b) art. 253 do CPP, as causas de incompatibilidade no se conciliam com outras regras objetivas. c) art. 254 do CPP, as causas de suspeio se referem ao nimo subjetivo do juiz quanto s partes.21

2 5

Aplicam-se as hipteses e o regime das suspeies e dos impedimentos do juiz: a) ao MP: art. 104 c/c arts. 258 (impedimento) e 254 (suspeio) do CPP b) ao jurado: art. 458 c/c arts. 106 (rito), 254 (suspeio), 458 (impedimentos e incompatibilidades) e 462 (incompatibilidades) do CPP As excees de impedimento e as de incompatibilidade do juiz seguem o mesmo rito, no que for aplicvel, da exceo de suspeio do juiz (art. 112, CPP) As excees de impedimento e de incompatibilidade do jurado seguem o mesmo procedimento das de suspeio do jurado (arts. 106, 112 e 458,caput, 460 e 462 do CPP). No confundir tais excees com as recusas imotivadas dos jurados ou tambm chamadas de recusas peremptrias. 22 H trs meios de declarao da incompetncia, no processo penal, por meio: a) declarao de incompetncia do juiz b) exceo de incompetncia oferecida por alguma das partes c) conflito de competncia, positivo ou negativo (art. 113, CPP) Ocorre o conflito de competncia (art. 114, CPP) O conflito de competncia pode ser: a) positivo: quando dois ou mais juzes se considerarem competentes para a mesma causa penal. (suspenso para evitar nulidades: 116, pargrafo 2, CPP) b) negativo: quando dois ou mais juzes se considerarem incompetentes para a mesma causa penal.
21

Pacheco, Denlson Feitoza, Direito Processual Penal: teoria, crtica e prxis Impetus, 2005, 3 ed., pg. 747. 22 IDEM,pg. 748.

2 (pode suscitar nos prprios autos: 116, pargrafo 1, 6 CPP) CONFLITO DE JURISDIO: Acontece em qualquer fase do processo, um ou mais juzes, tomam ou recusam tomar conhecimento do mesmo fato delituoso. Generalizando, ocorre entre JUSTIAS diferentes. Obs: No existe conflito de jurisdio quando um dos processos j se encontra com sentena transitada em julgado (Smula 59 do STJ) CONFLITO DE ATRIBUIES: Se identifica pelo contedo da atividade desenvolvida. Ex: conflito entre o Poder Judicirio e o rgo de outros poderes.

INCIDENTE DE INSANIDADE MENTAL ART. 149, DO CDIGO DE PROCESSO PENAL O incidente de insanidade mental instaurado quando houver dvida sobre a sade mental do acusado. Pode ser instaurado no inqurito policial ou na ao penal, mas somente instaurado por ordem judicial. A percia psiquitrica realizada no inqurito policial s pode ser instaurada pelo juiz. Se o delegado percebe a insanidade, representa autoridade judiciria o incidente de insanidade mental, conforme art. 149, 1., do Cdigo de Processo Penal. O incidente pode decorrer do requerimento das seguintes pessoas: Ministrio Pblico; defensor; curador; cnjuge, ascendente, descendente e irmo. Observao: O incidente pode tambm ser instaurado de ofcio. P: No interrogatrio o juiz percebe a insanidade mental do acusado. Seu defensor junta ao processo a interdio, no cvel, do acusado; ainda assim deve-se realizar o

incidente de insanidade mental? R: O incidente instaurado quando h dvida sobre a sade mental e para verificar se na poca dos atos era o indivduo imputvel ou inimputvel, conforme art. 26, par. n. do Cdigo Penal. No basta a doena mental, precisa saber se em virtude dela, ao tempo da ao ou omisso, era incapaz de entender o carter ilcito da infrao. A interdio no cvel irrelevante para o processo penal. A percia penal visa verificar a imputabilidade. Procedimento do incidente de insanidade mental: O incidente autuado em apartado (art. 153, CPP), o juiz expede portaria de instaurao e nomeia curador. Se j houver processo em andamento, esse ficar suspenso at julgamento do incidente. Determina o juiz que as partes elaborem quesitos. Com os quesitos, realizada a percia psiquitrica. O prazo para realizao do exame de 45 dias, prorrogvel por igual perodo, conforme. art. 150, 1., Cdigo de Processo Penal. As partes examinam o laudo, se estiver regular, o juiz homologar. A homologao do laudo no significa concordncia. A homologao diz respeito somente quanto aos aspectos formais. O juiz no est vinculado ao laudo, em razo do princpio do livre convencimento do juiz. O laudo pode concluir pela: imputabilidade; semi-imputabilidade, cf. art. 151, do Cdigo de Processo Penal; inimputabilidade, art. 151, do Cdigo de Processo Penal; doena mental superveniente, cf. art. 152, do Cdigo de Processo Penal. Se o laudo decidir pela imputabilidade, prossegue o processo que estava suspenso, dispensando-se o curador que foi nomeado. Se concluir pela semi-imputabilidade, o processo segue com o curador nos autos. Concluindo pela doena mental superveniente, o processo continuar suspenso. A prescrio continuar at sobrevir o prazo prescricional ou sanar a doena mental. A falta de nomeao de curador gera nulidade absoluta.

2 7

2 8

TEORIA DA PROVA

CONSIDERAES INICIAIS

Em sendo nosso sistema processual penal acusatrio, est o mesmo balizado pelo Princpio do Contraditrio e Ampla Defesa. Desta forma, todas as provas produzidas em Juzo devem ser submetidas ao crivo deste princpio, conforme comandamento constitucional insculpido no art. 5, LV. Em razo desta realidade, as provas produzidas no transcorrer no Inqurito Policial devem ser repetidas na fase processual, desde que assim seja possvel, pois sendo Inqurito Policial meramente inquisitivo, no admite o contraditrio e a ampla defesa.

Sistema de Apreciao da Prova Sistema Primitivo (hoje j est abandonado). Utilizavamse dois sistemas: o sistema religioso e o sistema tnicopago. O sistema religioso invocava a divindade para apreciar as provas, qualquer que fosse o julgamento. No sistema tnico-pago, a apreciao das provas era feita de forma emprica, sem qualquer regra.

2 9

Sistema Moderno. So trs os sistemas modernos:

Sistema da ntima convico ou da certeza moral do julgador. Nesse sistema, a deciso ficava a cargo do juiz, que decidia com base em regras, porm, no havia necessidade de fundamentao do julgamento. Ensejou abusos.

Sistema da prova legal ou da certeza moral do legislador. Nesse sistema, a lei preestabelecia os critrios para julgamento. Preestabelecia o valor de cada prova.

Sistema do livre convencimento motivado ou persuaso racional do juiz. Nesse sistema, o julgador tem liberdade para decidir, porm, com a obrigao de fundamentar seu julgamento. No Brasil, o Cdigo de Processo Penal adota o sistema do livre convencimento motivado. A exceo para o Tribunal do Jri. Os jurados, quando julgam, no justificam, sob pena de ser anulado o Jri.

Princpios Relativos Prova Princpio da Comunho da Prova: uma vez trazida aos autos uma prova, ela se incorpora ao processo. Por essa razo, a prova trazida por uma das partes, pode ser usada pela parte contrria. Alm disso, uma vez admitida a prova, para que a parte desista dela, deve haver anuncia da parte contrria.

sempre deve ser dado o direito de impugnar a prova produzida pelo ex adverso. Princpio da Liberdade dos Meios de Prova: no Processo Penal so admitidos todos os meios de prova, nominados ou inominados, salvo as provas ilcitas ou as provas ilegtimas. Prova ilcita a prova produzida com desrespeito regra de direito material. Ex.: confisso mediante tortura. Prova ilegtima a prova produzida com desrespeito regra de Direito Processual. Ex.: exibio em plenrio de documento do qual no foi dado cincia parte contrria, com pelo menos trs dias de antecedncia. Teoria sobre as provas ilcitas: A rvore dos frutos envenenados. A prova, ainda que lcita, mas decorrente de outra prova ilcita, tambm considerada ilcita. Ex.: o ru, mediante tortura, confessa e aponta trs testemunhas. Essas testemunhas so chamadas a Juzo. A oitiva dessas testemunhas, apesar de lcita, ser considerada ilcita, pois originou-se de uma prova ilcita. No poder ser aceita. nus da Prova O nus da prova o encargo que recai sobre as partes, impondo-lhes o dever de provar algo, sob pena de suportar uma situao processual adversa. A acusao deve fazer prova da autoria e da materialidade do delito. Deve fazer prova plena desses elementos. Compete, ainda, acusao fazer prova do elemento subjetivo, isto , do dolo da ao ou do elemento normativo, ou seja, a culpa: provar que o agente agiu com imprudncia, negligncia ou impercia. A defesa deve provar os fatos impeditivos (excludentes de ilicitude), extintivos (causas de extino da punibilidade) ou modificativos (desclassificao ou causas de diminuio da pena) do direito do autor. A defesa no precisa produzir prova plena, basta o juzo de probabilidade.

3 Princpio da Audincia Contraditria: parte contrria0

Sistema de Apreciao da Prova Sistema Primitivo (hoje j est abandonado). Utilizavamse dois sistemas: o sistema religioso e o sistema tnicopago. O sistema religioso invocava a divindade para apreciar as provas, qualquer que fosse o julgamento. No sistema tnico-pago, a apreciao das provas era feita de forma emprica, sem qualquer regra. Sistema Moderno. So trs os sistemas modernos: Sistema da ntima convico ou da certeza moral do julgador. Nesse sistema, a deciso ficava a cargo do juiz, que decidia com base em regras, porm, no havia necessidade de fundamentao do julgamento. Ensejou abusos. Sistema da prova legal ou da certeza moral do legislador. Nesse sistema, a lei preestabelecia os critrios para julgamento. Preestabelecia o valor de cada prova. Sistema do livre convencimento motivado ou persuaso racional do juiz. Nesse sistema, o julgador tem liberdade para decidir, porm, com a obrigao de fundamentar seu julgamento.

3 1

PRINCPIOS
1. VERDADE REAL: este princpio j foi abordado no tpico Princpios Vetores do Processo Penal. O nosso Processo Penal deve buscar a verdade real dos fatos acontecidos, delineando perfeita e precisamente todas as nuances que envolveram a prtica da conduta criminosa. No se satisfaz, portanto, com meias-verdades ou verdades presumidas. Tudo deve ser comprovado de forma cabal, para que o evento criminoso seja devidamente esclarecido. Portanto, acordos, meras presunes, no possuem o condo de modificar a busca da verdade material. E por que o Princpio da Verdade Real tambm integra a Teoria da Prova? Ora, o nico meio de se buscar a verdade real no processo penal atravs da apresentao de provas. So as provas que emergem durante a investigao e o Processo que iro dar forma conquista ou no da verdade real, de acordo com qualidade das mesmas.

3 2

2. INADMISSIBILIDADE DAS PROVAS ILCITAS

A Constituio Federal, em seu art. 5, LVI, consagrou o Princpio da Inadmissibilidade das Provas Ilcitas, inserindoo no rol dos direitos e garantias individuais.

So

inadmissveis, no processo, as provas obtidas por meios ilcitos..

Conforme j estudado, sob um enfoque estrito, Provas Ilcitas no se confundem com Provas Ilegtimas. As primeiras se referem produo de provas produzidas por meio de violao de regras atinentes ao Direito Material, constituindo-se em um ilcito penal, civil ou administrativo. J as Provas Ilegtimas so aquelas produzidas a partir de afronta de regras relacionadas dinmica meramente processual, tal como a apresentao de provas fora do prazo legalmente previsto, conforme pode ocorrer na desconsiderao do prazo previsto no art. 475 CPP. De uma forma ou de outra, alertamos que o Princpio insculpido no art. 5, LVI, da CF, abrange os chamados meios ilcitos, que incorporam tanto as Provas Ilcitas, quanto s Provas Ilegtimas. Devemos verificar a ilicitude das provas em razo de trs prismas:

Quanto

criao das provas: so provas consideradas falsas na sua origem, quer seja porque produzidas de forma fraudulenta, quer seja porque oriundas de processos e mtodos de cientificidade no comprovada. Poderamos afirmar que so provas que nada provam, uma vez que so geradas a partir de manifestaes probatrias inexistentes ou sem qualquer base cientfica, tais como: documentos forjados, falsa testemunha, detector de mentiras, psicografias, hipnose, narcoanlise (soro da verdade), retinoscpio etc.

Quanto

obteno das provas: so provas verdadeiras, na essncia. No entanto, foram produzidas a partir de afrontas a

direito constitudo, tais como: confisso por tortura, invaso de 3 domiclio, interceptao telefnica sem autorizao judicial etc.

Quanto

apresentao (produo) das provas: so as chamadas provas ilegtimas, provas verdadeiras e lcitas, na essncia, mas produzidas a partir de afronta de regras relacionadas dinmica meramente processual. So exemplos clssicos as violaes dos preceitos dos artigos 406 2 e 475, ambos do CPP.

Dito isto, ressaltamos que existem dois tipos de Provas Ilcitas:

Provas Ilcitas Diretas: so aquelas onde a ilicitude repercute diretamente sobre seu contedo. Busca e Apreenso em domiclio sem mandado judicial; interceptao telefnica sem autorizao judicial; Provas obtidas por meio de tortura etc.

Provas Ilcitas por Derivao: so aquelas provas sobre as tais no paira diretamente nenhuma ilicitude. Sua produo direta se d por meio da utilizao dos instrumentos legais. No entanto, tais provas acabam por prejudicadas em razo de derivarem de uma prova produzida ilicitamente. A partir da prova ilcita, as provas ilicitas derivao so produzidas e acabam por ser oneradas, em virtude da contaminao de sua fonte.

Em relao s provas ilcitas diretas, estas esto definitivamente prejudicadas, sendo consideradas inexistentes para o processo. No se pode lanar mo sequer do Princpio da Proporcionalidade para aproveit-las, uma vez que estaramos gerando perigosos precedentes contra as normas garantistas constitucionais. No entanto, a jurisprudncia vem admitindo uma nica hiptese onde as provas ilcitas diretas podem ser aproveitadas no processo: quando so utilizadas como meio de defesa, para comprovar, por exemplo, que determinada pessoa no foi autora de um delito. Assim, j se possibilitou o reconhecimento de gravao clandestina para delinear a inocncia de acusado em processo como autor de delito de homicdio, configurando-se o estado de necessidade. Porm, advirta-se, entendemos que em casos extremos, at mesmo as provas ilcitas podem ser consideras em desfavor do ru, conforme ensina Adalberto Aranha:

3 4
Para tal teoria intermediria, propomos uma nova denominao: a do interesse preponderante. Em determinadas situaes a sociedade, representada pelo Estado, posta diante de dois interesses relevantes antagnicos e que a ela cabe tutelar: a defesa de um princpio constitucional e a necessidade de perseguir e punir o criminoso. A soluo deve consultar o interesse que preponderar e que, como tal, deve ser preservado.

Csar Dario Mariano da Silva complementa, exemplificando:

A nica prova obtida contra um sanguinrio seqestrador foi a gravao de uma conversa telefnica interceptada: absolve-se, preservando-se um princpio constitucional, ou condena-se, preservando-se a sociedade?

Quando estamos diante de prova ilcita por derivao, a questo mais polmica. Isto porque o STF vem aplicando a Teoria dos Frutos da rvore Envenenada (Fruits of the Poisonous Tree), considerando a prova legalmente angariada, mas produzida por derivao de prova ilcita, tambm onerada com a ilicitude. Por outro lado, desponta o Princpio da Proporcionalidade, onde se recomenda que seja realizada uma ponderao de valores e verificado qual o direito de maior relevncia mereceria a proteo da lei. Assim, caso o direito a ser protegido seja de grande relevncia, as provas ilcitas por derivao poderiam ser aproveitadas. Nesta linha de entendimento, recentemente a 6 Turma do STF aplicou o Princpio da Proporcionalidade, admitindo prova ilcita, em defesa da sociedade, abrindo interessante precedente.

A gravao da conversa telefnica ou de conversa pessoal prprias, por um dos interlocutores, tem sido considerada pelo STF, analisado o caso concreto, como prova lcita. No entanto, no se trata de uma regra, mas sim da apreciao caso a caso de tal gravao.

No entanto, a jurisprudncia consolidou-se no sentido de admitir as provas ilcitas quando as mesmas podem ser utilizadas em defesa da liberdade do acusado, consagrando, assim, o Princpio da Proporcionalidade pro ru. Mesmo entendimento tambm est solidificado na doutrina.

3 ptria5

3. ACTORI INCUMBIT PROBATIO: No Processo Penal, o nus da prova (onus probandi) cabe a quem a alega, conforme prescreve o art. 156 do CPP. Em razo da interveno do Princpio Constitucional da Presuno do Estado de Inocncia, por bvio se algum alega que determinada pessoa cometeu um delito, caber a quem alegou apresentar provas sobre os fatos. O acusado, diante de meras alegaes, no precisa comprovar sua inocncia. A partir desse momento, o processo penal torna-se dinmico, acarretando a aplicao do Princpio Actori Incumbit Probatio para ambas as partes envolvidas. Assim, quando a parte que indicou determinada pessoa como autor ou participante de um delito, trouxer a juzo provas acerca de suas alegaes, se forem provas contundentes e esclarecedoras, caber ao acusado a comprovao de que os fatos no ocorreram daquela forma. O prprio juiz pode determinar diligncias, no curso do processo ou antes de sentenciar, se pairar alguma dvida sobre fato relevante. Ao final do processo, caso os fatos no indiquem um contedo probatrio relevante e esclarecedor, sobre o qual no pairem mais dvidas acerca da autoria do delito e da forma como ocorreu, o juiz dever absolver o ru, em homenagem ao Princpio do Favor Rei (art. 386 CPP).

Art. 156. A prova da alegao incumbir a quem a fizer; mas o juiz poder, no curso da instruo ou antes de proferir sentena, determinar, de ofcio, diligncias para dirimir dvida sobre ponto relevante.

4. LIBERDADE DE PROVAS: o juiz deve permitir que as partes produzam amplamente as provas necessrias elucidao dos fatos. No entanto, tal princpio no absoluto, uma vez que sofre intensa repercusso do Princpio da Inadmissibilidade de Provas Ilcitas. Assim, a regra geral a aceitabilidade das provas produzidas pelas partes, desde que as mesmas no estejam gravadas pela ilicitude ou ilegitimidade, conforme estudaremos mais adiante. Esta caracterstica se faz imprescindvel como instrumento de busca da verdade real. Tanto que as limitaes que oneram a produo de provas no Processo Civil no

so aplicadas, em regra, ao Processo Penal, conforme preconiza o art. 6 155 do CPP, que determina somente aplicar-se no juzo penal as restries estabelecidas na lei civil, em se tratando de estado das pessoas (por exemplo, o matrimnio somente pode ser comprovado mediante prova documental certido, no se admitindo provas testemunhais a respeito, tanto no juzo cvel quanto no juzo penal). Assim, fora tais limitaes, a produo de provas no juzo penal ampla (no juzo cvel, somente podemos comprovar propriedade de bem imvel via escritura pblica. No entanto, se houver uma questo envolvendo bem imvel no juzo penal, possvel, somente para tais fins, que se comprove a propriedade por via testemunhal, por exemplo).

Art. 155. No juzo penal, somente quanto ao estado das pessoas, sero observadas as restries prova estabelecidas na lei civil.

Neste contexto surge a problemtica envolvendo a chamada Prova Emprestada. A prova emprestada aquela que produzida em determinado processo e vem a ser aproveitada (transladada) em um outro processo. No processo penal o aproveitamento da prova emprestada muito mais restrito que no processo civil. No devemos perder de vista que o processo penal encampa os Princpios do Contraditrio e da Ampla Defesa de forma bem mais incisiva que o processo civil. Logo, para aproveitamento, em seara processual penal de uma prova emprestada, necessrio se faz submet-la a um contraditrio especfico. Desta forma, a prova emprestada somente ter validade se submetida ao contraditrio no processo em ela pretenda interferir, com a presena e interveno das partes. A jurisprudncia, no entanto, admite tambm a utilizao de prova emprestada no processo penal, desde que esta tenha sido produzida em processo contendo as mesmas partes, observada a natureza da prova e as possveis limitaes a ela impostas.

5. DA AQUISIO (COMUNHO DAS PROVAS): as provas no Processo Penal no pertencem somente parte que as produziu, nem tampouco somente ao juiz. A prova, uma vez produzida, passa a pertencer relao jurdico-processual. Assim, a testemunha arrolada por uma das partes, pode ser reperguntada pela outra parte, por intermdio do juiz, na forma do art. 212 CPP. As provas trazidas aos autos por uma das partes pode ser aproveitada, no que couber, pela parte contrria. Sobre o tema, Adalberto Aranha assim se pronuncia:

no campo penal no h prova pertencente a uma das partes, mas o nus de produzi-la. Toda prova produzida integra um

campo unificado, servindo a ambos os litigantes e ao 7 interesse da justia.

6. AUDINCIA CONTRADITRIA: este Princpio relacionado Teoria da Prova est em sintonia com o Princpio do Contraditrio e da Ampla Defesa. Desta forma, uma vez produzida a prova pela parte, a parte oposta dever tomar conhecimento da mesma, tendo a oportunidade de contradit-la. Assim, podemos afirmar que, no Processo Penal, toda prova admite uma contraprova. Por esta razo, inaceitvel o aproveitamento de prova emprestada em que uma das partes no participou da produo da mesma (contraditrio).

7. ORALIDADE: a produo das provas submete-se sobremaneira ao Princpio da Oralidade. No que toda prova deva ser produzida oralmente, no isto, mesmo porque temos as provas documentais e materiais que fornecem muitas vezes subsdios vitais elucidao do delito. No entanto, onde couber, dever haver predominncia da oralidade na produo de provas, como nos casos de depoimentos, alegaes, debates, acareaes etc; mesmo que, posteriormente, haja necessidade de se reduzir a termo tais provas, como na hiptese do art. 195 CPP. O art. 204 do CPP tambm determina que o depoimento das testemunhas dever ser prestado oralmente, no sendo permitido que se fornea o mesmo por escrito, sem a oralidade, muito embora seja permitido que a testemunha venha a consultar apontamentos durante a oitiva.

8. CONCENTRAO: est atrelado ao Princpio da Oralidade, uma vez que busca concentrar a produo de provas na audincia. O Princpio da Concentrao tem como conseqncia principal a definio de uma s audincia para produo de provas ou de vrias audincias em curto espao de tempo, objetivando evitar a perda da seqncia probatria.

9. LIVRE CONVENCIMENTO MOTIVADO NA APRECIAO DA PROVA OBTIDA NO CONTRADITRIO: o nosso Processo Penal no

admite as chamadas provas tarifadas, quais sejam aquelas valoradas 8 antecipadamente pela legislao. O juiz possui liberdade para apreciar as provas trazidas aos autos e, desta forma, construir seu juzo de convencimento livremente, independentemente de quem originou a prova. Alis, tal princpio est devidamente consagrado no art. 155 do CPP, tambm sendo conhecido como Princpio ou Sistema da Persuaso Racional do Juiz, da Livre Convico Condicionada ou da ntima Convico. Ressalte-se, no entanto, que juiz ficar limitado s provas constantes dos autos do processo, no podendo considerar outros fatos ou circunstncias que no faam parte do processo. Em outras palavras, o livre convencimento motivado a ser exercitado pelo juiz deve estar limitado aferio das provas constantes dos autos, sendo vedado ao magistrado decidir pela sua prpria cabea, por achismos, em detrimento das provas acostadas aos autos do processo.
Art. 155. O juiz formar sua convico pela livre apreciao da prova produzida em contraditrio judicial, no podendo fundamentar sua deciso exclusivamente nos elementos informativos colhidos na investigao, ressalvadas as provas cautelares, no repetveis e antecipadas.

(Redao dada pela Lei n 11.690, de

2008)

OBS: Outros Princpios relacionados Teoria da Prova existem. Todos os Princpios e Regras Garantidoras estudadas at o momento tambm devem ser aplicados na produo da prova, tais como: Presuno de Inocncia, Publicidade, Auto-Responsabilidade das Partes, Proporcionalidade, No Auto-Incriminao, Razoabilidade, etc.

OBJETIVOS & OBJETO DA PROVA


Segundo estabelece Donaldo J. Fellipe, Prova o conjunto de meios regulares e admissveis que se empregam para demonstrar a verdade ou falsidade de um fato conhecido ou controvertido, ou para convencer da certeza de um ato ou fato jurdico[1]

3 9
Na verdade, a prova o ponto de equilbrio de todo o processo penal, uma vez que a verdade real por ele perseguida somente ser caracterizada ante a configurao plena do fato delituoso, revelado pelo contedo probatrio produzido. Alis, tal fato desponta como o principal objeto da Prova, ou seja, estabelecer a verdade real. Por isso, Frederico Marques afirma, com total procedncia, ser a prova elemento instrumental para que as partes influam na convico do juiz e o meio de que este se serve para averiguar sobre os fatos em que as partes fundamentam suas alegaes .

[2]

Neste contexto, o objeto da prova (thema probandum) desponta como sendo qualquer fato, coisa, lugar, acontecimento ou circunstncia que guarde relevncia para com o fato principal do processo. Assim, os fatos em geral que no influenciarem na soluo da causa (mesmo tendo alguma relao com esta ex. o prato que era servido no jantar no momento do disparo do tiro que vitimou uma das pessoas que faziam a refeio) ou que no tenham nenhuma pertinncia com a mesma, sequer necessitam ser objeto de prova, sendo estes denominados fatos inteis, consagrando o Princpio frustra probatur quod probantum non relevat. Importante ressaltar que, em regra, o objeto da prova ser relacionado somente s questes de fato, uma vez que existe a presuno no sentido do juiz conhecer o Direito, consubstanciada no brocardo jurdico Iure Novit Curia. No entanto, tal afirmao no absoluta, uma vez que em se tratando de questo que invoque direito municipal, estadual, estrangeiro ou costumeiro, dever a parte que o alegar fazer prova em relao a tais direitos.

Alm dos citados fatos inteis, outros fatos independem de prova. So eles:

Fatos Axiomticos (Intuitivos) : so aqueles fatos que esto decisivamente atrelados a seu elemento gerados, constituindo-se em um atributo lgico e conhecido do mesmo. Assim, no precisamos provar que o lcool, a cocana, o crack, dentre outras drogas, causam dependncia em seus usurios, uma vez que tal fato inerente prpria essncia destas substncias. Se foi provado que o acusado no momento do crime estava em seu local de trabalho, desnecessria a prova de que o

mesmo no estava no local do crime. Ainda em relao aos 0 fatos axiomticos, Manzini oferece o exemplo do cadver putrefado, onde diante de tal ocorrncia no existe necessidade de se provar a morte da pessoa.

Fatos Notrios: os fatos notrios so aqueles relacionados a fatores inerentes cultura normal de determinado meio, sendo de plano amplamente conhecido. Assim, podemos considerar como exemplo de fato notrio, onde no necessrio haver comprovao, a informao que dia 25 de dezembro Natal, que o dia 7 de setembro um feriado nacional, que a Central do Brasil fica localizada no centro da cidade do Rio de Janeiro, que o trnsito em uma grande cidade mais tranqilo no domingo, que na cidade de So Paulo no existem praias etc. No devemos confundir os fatos notrios com crendices populares (tpicas de determinadas localidades), boatos vagos, clamor pblico ou com o mero conhecimento do fato por parte do juiz ou de um determinado grupo. Fatos Presumidos: os fatos presumidos no necessitam ser objeto de prova. Neste contexto, temos dois tipos de presuno: a presuno absoluta, dita juris et de jure, que no admite qualquer prova em contrrio, tal como a presuno de inimputabilidade penal do menor de 18 anos (pode at ser comprovado que o menor tinha discernimento para conhecer a reprovabilidade de sua conduta, mas tal comprovao ser incua, frente tal presuno legal), e a presuno relativa (juristantum), esta sim, admite prova em contrrio, tal como ocorre na presuno de violncia estabelecida em alguns delito contra os costumes pelo art. 224 do CP.

Todos os demais fatos necessitam ser devidamente objeto de prova no Processo Penal, inclusive os fatos que no geram controvrsias entre as partes (fatos incontroversos). No Processo Civil, os fatos incontroversos no necessitam ser objeto de prova, mas no Processo Penal, a mera anuncia da parte contrria em relao apresentao de determinado fato, no elimina a necessidade do mesmo ser comprovado.

MEIOS DE PROVA

4 Meios de Prova so os aparatos utilizados no 1


curso da persecutio criminis para fins de instrumentalizar a busca pela verdade real. No h o que se confundir entre Meios de Prova e Sujeitos da Prova. Os Meios de Prova incidem sobre os Sujeitos da Prova, manipulando-os e extraindo deles elementos importantes para se definir o mrito do processo. Assim, a testemunha sujeito da prova, enquanto que a oitiva da mesma meio de prova. O revlver disparado para matar a vtima sujeito da prova, enquanto que a percia do mesmo meio de prova. A vtima de leses corporais ou estupro sujeito da prova, enquanto que o exame de corpo de delito que recai sobre a mesma meio de prova.

Assim, podemos classificar os meios de prova da seguinte forma:

1. MEIOS LEGAIS DE PROVA (PROVAS NOMINADAS)

So os meios de prova expressamente previstos em lei, conforme artigos 158 a 250 do CPP, sendo eles:

Exame de Corpo de Delito e demais Percias (arts. 158 a 184 do CPP); Interrogatrio do Acusado (arts. 185 a 196 do CPP); Confisso (arts. 197 a 200 do CPP); Perguntas ao Ofendido (art. 201 do CPP); Oitiva de Testemunhas (arts. 202 a 225 do CPP);

Reconhecimento de Pessoas ou Coisas (arts. 226 a 228 do CPP); Acareao (arts. 229 e 230 do CPP); Documentos (arts. 231 a 238 do CPP); Indcios (art. 239 do CPP); e Busca e Apreenso (arts. 240 a 250 do CPP).

4 2
2. PROVAS INOMINADAS (NO PREVISTAS NO CPP)

pacfico o entendimento no sentido dos meios de prova previstos no CPP apresentarem apenas o carter exemplificativo, no excluindo a possibilidade da existncia de outros meios no relacionados no diploma adjetivo penal. Assim, desde que no sejam ilcitas ou ilegtimas, as provas inominadas constituem-se em meio idneo a figurar no processo em busca da verdade real. A jurisprudncia j consolidou a plena admisso do reconhecimento por fotografia como modalidade lcita de prova inominada (TJCE APen 1998.06053-1 1 C.Crim. Rel. Des. Francisco da Rocha Victor DJCE 25.02.2000). As fitas de vdeo, fitas K7, CDs, CD-ROM, disquetes, dentre outros, eram considerados provas inominadas, em razo do conceito restritivo de documentos trazido pelo art. 232 do CPP. No entanto, modernamente, a doutrina e a jurisprudncia tendem a considerar tal aparato como prova documental, estendendo o conceito relacionado quele dispositivo legal.

A) PERCIAS E EXAME DE CORPO DE DELITO

PERCIAS

Conceito: O termo percia derivado de peritia, que significa habilidade especial. Assim, a Percia vem a ser um meio de prova por intermdio do qual um profissional, dotado de conhecimento tcnico sobre o tema da percia, realiza acurado exame incidindo sobre determinado objeto, sendo tal informao de relevncia para a soluo do mrito da causa. Segundo Frederico Marques, a percia seria a prova destinada a levar ao juiz elementos instrutrios sobre normas tcnicas e sobre fatos que dependam de conhecimento especial.[3]

Natureza Jurdica: a Percia um meio de prova especial. Considera-se a Percia como um meio de prova que estaria um degrau

acima em relao aos outros meios de prova. Desta forma, a Percia 3 estaria alocada um pouco acima em relao s outras provas e um pouco abaixo da sentena, sendo tambm conhecida como prova crtica.

Requisitos: o art. 159 do CPP estabelece os requisitos gerais a serem observados em relao realizao de Percias:
Art. 159. Os exames de corpo de delito e as outras percias sero feitos por dois peritos oficiais. (Redao dada ao caput pela Lei n 8.862, de 28.03.1994) 1. No havendo peritos oficiais, o exame ser realizado por duas pessoas idneas, portadoras de diploma de curso superior, escolhidas, de preferncia, entre as que tiverem habilitao tcnica relacionada natureza do exame. (Redao dada ao pargrafo pela Lei n 8.862, de 28.03.1994) 2. Os peritos no oficiais prestaro o compromisso de bem e fielmente desempenhar o encargo.

Portanto, podemos exigncia dos seguintes requisitos:

verificar

1.

Realizao por dois peritos oficiais: a Lei n 8.862, de 28.03.94, estabeleceu expressamente a necessidade de dois peritos oficiais para dar validade percia. Anteriormente, a Smula n 361 do STF determinava a nulidade do exame pericial realizado por um s perito, mas entendia-se que tal smula somente seria aplicada em hiptese de peritos leigos. Assim, a Lei n 8.862/94 veio disciplinar tal controvrsia, estabelecendo ser nulo (nulidade relativa deve ser alegada tempestivamente e demonstrado o prejuzo que causou) o exame realizado por um s perito, quer seja ele oficial ou no. Na ausncia de peritos oficiais, proceder-se- conforme previsto no 1 do art. 159 do CPP. Advertimos, no entanto, que em se tratando de processo penal tramitando na Justia Militar, aplicar-se- o art. 318 do CPPM, que exige a realizao das percias por dois peritos, somente quando assim for possvel. Havendo impossibilidade de se contar com dois peritos, a percia ser considerada vlida se subscrito por um s. Mas, ateno! Esta soluo somente aplicada na Justia Militar. 2. Os peritos no oficiais devero prestar o compromisso legal: o que determina o 2 do art. 159 do CPP.

Assim, somente os peritos oficiais ficam dispensados de prestar 4 o compromisso, pois este j est inserido nas obrigaes inerentes ao cargo que ocupa. No entanto, existe corrente entendendo que a nova redao do art. 422 do CPC (alterado pela Lei n 8.455/92) repercutiu tambm em relao aos peritos que atuam no processo penal, revogando o 2 do art. 159 do CPP. [4] Alis, j se decidiu que a realizao da percia por peritos leigos que no prestaram o compromisso no suscitaria a nulidade da percia, mas sim uma mera irregularidade. No entanto, entendemos que, por uma questo de segurana, o compromisso dos peritos no oficiais no seja dispensado.

Quem pode determinar a realizao de percias?

A autoridade policial competente para determinar a realizao de percias, conforme prescreve o art. 6, VII, do CPP. Por bvio, o juiz, enquanto condutor do processo, tambm competente para determinar a realizao das percias que entender necessrias. As partes interessadas podem tambm requerer autoridade policial ou ao juiz a realizao de percias. No entanto, salvo as hipteses de exame de corpo de delito , se o juiz verificar que a percia no trar nenhum benefcio busca da verdade real, poder indeferir tal requerimento, conforme art. 184 do CPP. Vejamos:

RECURSO EM HABEAS CORPUS. INDEFERIMENTO DE PERCIA. EXISTNCIA DE DOIS EXAMES TCNICOS. DESNECESSIDADE DE UM TERCEIRO. INEXISTNCIA DE CONSTRANGIMENTO. As normas processuais, quando da previso de realizao dos atos do procedimento, destinam ao condutor do feito alguma liberdade para direcionar o melhor caminho ao convencimento final. Essa sistemtica garante-lhe, por exemplo, afastar ou conceber certos expedientes que no interessam ao processo ou que o resultado deles esperado j se encontra por outros dados nos autos. In casu, o indeferimento da percia requerida pela defesa afigurou-se correto, porquanto o teor da perquirio j teria sido eficazmente desvendado por outros dois exames tcnicos, cuja eficincia para a instruo probatria mostrou-se ao julgador absolutamente visvel. Recurso desprovido. (RHC N 16.565-PE. Rel. Min. Jos Arnaldo da Fonseca. 13/09/2005)

4 Importante observar que nada impede s partes, 5


em busca da demonstrao de sua tese, valer-se de peritos e laudos emitidos por experts particulares. Muito embora no exista previso expressa a respeito em nosso CPP, entende-se que, em homenagem ao Princpio da Verdade Real e do Contraditrio e Ampla Defesa, tais provas devem ser aceitas. No entanto, no fica o juiz vinculado ao teor de tais laudos

Sistemas de Apreciao dos Laudos Periciais

1.

Sistema Vinculatrio: o juiz ficar vinculado ao teor do laudo, no podendo dele discordar. 2. Sistema Liberatrio: o juiz no ficar vinculado ao teor do laudo, podendo aceit-lo ou rejeit-lo, no todo ou em parte, desde que motive seus fundamentos. Nosso Processo Penal adotou tal sistema, conforme inteligncia do art. 182 do CPP, como decorrncia lgica da adoo do Princpio do Livre Convencimento Motivado, em relao apreciao de provas (art. 157 do CPP). Havendo divergncia entre os peritos, o juiz poder nomear um terceiro perito para dirimi-la. Se este discordar da posio dos peritos anteriores, o juiz poder determinar nova percia (art. 180 do CPP). Caso no se convena em relao ao contedo do laudo, o juiz poder determinar a realizao de diligncias complementares e, por fim, at mesmo rejeitar totalmente ou parcialmente o laudo, desde que o faa de forma expressamente justificada.

Art. 182. O juiz no ficar adstrito ao laudo, podendo aceit-lo ou rejeit-lo, no todo ou em parte.

Laudo Pericial: o Laudo Pericial o documento a ser confeccionado pelos peritos, onde estaro consubstanciadas todas as informaes relacionadas percia realizada. Assim, os peritos devem descrever minuciosamente o objeto estudado, assim como responder a todos os quesitos formulados pelo juiz e pelas partes, anexando sempre que possvel desenhos, fotografias, dados tcnicos etc, conforme previsto no caput do art. 160 do CPP. Vale ressaltar

4 que a autoridade que determinou a percias e as 6

partes podero formular quesitos at o final das diligncias, de acordo com o art. 176 do CPP. Segundo prescreve o pargrafo nico do art. 160 do CPP, os peritos tero um prazo mximo de 10 dias para elaborarem o laudo pericial. Este prazo poder ser prorrogado, somente em casos excepcionais, a pedido dos peritos, que devero fundamentar o mesmo.

EXAME DE CORPO DE DELITO

Consiste o Exame de Corpo de Delito na anlise efetuada em relao aos vestgios materiais deixados pelo crime. Assim, tal exame atesta a materialidade do delito. No se trata de uma espcie distinta da percia. O Exame de Corpo de Delito nada mais que a principal espcie de percia. Principal porque recai sobre os elementos produzidos pela ao criminosa, que sero analisados pelos peritos. Podemos afirmar que o Exame de Corpo de Delito um auto pericial especfico destinado comprovao da materialidade do delito. J o Corpo de Delito nada mais do que o objeto relacionado infrao penal sob o qual recair os exames. Cabe observar que o exame de corpo de delito poder ser realizado a qualquer dia e a qualquer hora, conforme previso do art. 161 do CPP.

Da Essencialidade do Exame de Corpo de Delito

seguinte:

O art. 158 do CPP expressa

4 o7

Art. 158. Quando a infrao deixar vestgios, ser indispensvel o exame de corpo de delito, direto ou indireto, no podendo supri-lo a confisso do acusado.

Portanto, em se tratando de infraes penais que deixam vestgios (homicdio, leso corporal, estupro, estelionato, aborto, dentre tantas outras) o exame de corpo de delito ser indispensvel, justamente para que se comprove a materialidade do fato, prova essencial busca da verdade real. So os denominados delictas factis permanentis. No entanto, existem outros delitos que no deixam vestgios (crimes contra honra praticados oralmente, desacato, etc). Em relao a estes no o caso em se falar de exame de corpo de delito. So os chamados delictas factis transeuntis.

Importante salientar que a confisso do acusado no possui o condo de suprir a ausncia do exame de corpo de delito. Assim, ante a ausncia do citado exame, se o processo no apresentar outras provas substanciais, havendo como prova principal a confisso do acusado, no haver sustentao jurdica para impor uma condenao, conforme prescreve a parte final do art. 158 do CPP.

Neste contexto, convm diferenciar Exame de Corpo de Delito Direto e Indireto. O Exame de Corpo de Delito Direto aquele que efetuado diretamente sobre os vestgios da infrao penal. Assim, no caso de leso corporal, o exame de corpo

4 de delito direto consiste no exame acurado das 8

prprias leses. Na hiptese de homicdio, o exame de corpo de delito direto ser realizado no prprio cadver. Se ocorreu um furto, com arrombamento de uma porta, o exame direto recair sobre a porta arrombada. J o Exame de Corpo de Delito Indireto produzido a partir da narrativa de testemunhas, acerca dos fatos criminosos, quando no for possvel realizar o exame direto. O exame indireto poder realizado, tambm, nos vestgios perifricos deixados pela infrao penal (marcas de sangue, fios de cabelo etc). Importante salientar que, caso seja possvel realizar o exame direto de pronto e o mesmo for substitudo pelo exame indireto, este ser nulo. No sendo possvel a realizao do exame direto, os vestgios perifricos ainda podero ser examinados, sendo plenamente vlido o exame indireto neles realizados. J o art. 167 do CPP ameniza o rigor do art. 158 do CPP, quando possibilita s provas testemunhais suprirem a ausncia do exame de corpo de delito, desde que no seja possvel a realizao deste por terem desaparecidos os vestgios. Neste ponto, concordamos com Fernando Capez, que entende ser aplicvel o teor do art. 167 do CPP somente na hiptese de desaparecimento de todos os vestgios, diretos e perifricos. Tal posio reforada pelo teor do art. 564, III, b, do CPP, que prev ocorrer nulidade quando ausente o exame de corpo de delito em relao aos crimes que deixam vestgios, ressalvado o disposto no art. 167 do CPP.

Do Exame Cadavrico

Havendo consumao de qualquer delito contra a vida, imperiosa a realizao do exame de corpo de delito no cadver da vtima. No entanto, a ausncia de tal exame ou mesmo o

desaparecimento do cadver, no inviabiliza condenao do acusado, desde que existam outras provas cabais no processo. Porm, como regra geral, o exame do cadver possibilitar a verificao de dados de vital importncia para o processo. O caput do art. 162 do CPP determina que a autpsia dever ser realizada pelo menos 6 horas aps o bito, salvo se os peritos, pela evidncia dos sinais de morte, julgarem que possa ser feita antes daquele prazo, o que declararo no auto. Tratase de medida de cautela, que objetiva impedir a realizao do exame em um corpo onde ainda haja possibilidade de vida. Note-se que o CPP refere-se autpsia, quando tecnicamente deveria indicar necropsia. Nos casos de morte violenta, bastar o simples exame externo do cadver, quando no houver infrao penal que apurar, ou quando as leses externas permitirem precisar a causa da morte e no houver necessidade de exame interno para a verificao de alguma circunstncia relevante. (pargrafo nico do art. 162 do CPP) Segundo prescreve o art. 164 do CPP, os cadveres sero sempre fotografados na posio em que forem encontrados, bem como, na medida do possvel, todas as leses externas e vestgios deixados no local do crime. Trata-se de vestgios diretos e perifricos. Para representar as leses encontradas no cadver, os peritos, quando possvel, juntaro ao laudo do exame provas fotogrficas, esquemas ou desenhos, devidamente rubricados (art. 165 do CPP). Havendo dvidas acerca da identidade do de cujus, aplicar-se- o disposto no art. 166 do CPP.

4 a9

de exame de corpo de delito em cadver j enterrado, a legislao processual penal autoriza a exumao do cadver. Neste caso, autoridade providenciar para que, em dia e hora previamente marcados, se realize a diligncia, da qual se lavrar auto circunstanciado. O administrador de cemitrio pblico ou particular indicar o lugar da sepultura, sob pena de desobedincia. No caso de recusa ou de falta de quem indique a sepultura, ou de encontrar-se o cadver em lugar no destinado a inumaes, a autoridade proceder s pesquisas necessrias, o que tudo constar do auto, conforme art. 163 do CPP.

5 Havendo necessidade da realizao 0

Outras Espcies de Exame de Corpo de Delito

Leses Corporais: art. 168 do CPP. Exame de Local: arts.169 a 173 do CPP. Exame de Reconhecimento de Escritos: art. 174 do CPP.

B) INTERROGATRIO DO ACUSADO

O Interrogatrio do Acusado o ato judicial, de carter formal, no qual o juiz questiona o acusado acerca dos fatos que lhe foram imputados na denncia ou queixa. momento importantssimo do processo, j que possibilita ao juiz ter seu primeiro contato com o acusado (observar sua personalidade e suas reaes) e ouvi-lo pessoalmente acerca dos fatos

que motivam o processo. Desta forma, interrogatrio do acusado ato personalssimo do juiz, no podendo ser delegado a serventurios. Nesta oportunidade, o acusado poder exercer o seu legtimo direito de autodefesa, sendo obrigatria a presena de seu advogado.

5 o1

Natureza Jurdica:

A nova redao do caput do art. 185 do CPP, capitaneada pela Lei n 10.793/2003, adequou a natureza jurdica do interrogatrio, consubstanciada pela lei, abordagem implementada anteriormente pela doutrina e pela jurisprudncia. Assim, sem abandonar a idia de meio de prova, entende-se que, diante dos novos paradigmas processuais penais, gerados pelo advento da Constituio Federal de 1988, o interrogatrio do acusado desponta como importante instrumento de defesa, ocasio na qual o acusado poder exercitar a sua autodefesa e expor pessoalmente ao juiz do processo a sua verso sobre os fatos e os sentimentos que nutre em relao a eles, obrigatoriamente orientado por um advogado, que dever estar presente ao ato, sob pena de nulidade do mesmo. Caso o acusado no tenha constitudo advogado, caber ao juiz nomear-lhe um defensor, somente podendo proceder ao interrogatrio na presena deste. O juiz dever, ainda, antes da realizao do interrogatrio, assegurar o direito de entrevista reservada do acusado com seu defensor, para que este possa orient-lo no sentido de como se comportar durante o procedimento (2 do art. 185 do CPP). Assim, a natureza jurdica do interrogatrio do acusado, ao

5 nosso entender, mista (meio de prova e meio 2

de defesa). Vejamos:

Art. 185. O acusado que comparecer perante a autoridade judiciria, no curso do processo penal, ser qualificado e interrogado na presena de seu defensor constitudo ou nomeado.

Caractersticas:

Ato Processual Personalssimo do Ru e Privativo do Juiz: este o primeiro momento processual em que o ru estar diante do juiz. Ningum poder substitui-lo no interrogatrio, nem mesmo o advogado legalmente constitudo. O Ministrio Pblico ou o Querelante (nas aes penais privadas) deve estar presente, pois o art. 394 do CPP determina a notificao da acusao em relao ao interrogatrio do ru. Ademais, a nova redao do art. 188 do CPP deixa claro que, no s a defesa, mas tambm a acusao devero estar presentes, uma vez que se refere a partes. Neste contexto, muito embora a redao do art. 187 do CPP tambm tenha sido substancialmente alterada pela Lei n 10.792/2003, entendemos que permanece a vedao em relao a uma possvel interveno da defesa ou acusao no ato do interrogatrio. No entanto, conforme previsto no art. 188 do CPP, aps o interrogatrio, o juiz indagar das partes se algo mais precisa ser esclarecido:
Art. 188. Aps proceder ao interrogatrio, o juiz indagar das partes se restou algum fato para ser esclarecido, formulando as perguntas correspondentes se o entender pertinente e relevante.

5 3

Anteriormente ao advento da Lei n 10.792/2003 entendia-se que no era possvel a interveno das partes no interrogatrio em momento algum, ainda que uma corrente minoritria defendesse tal possibilidade. Agora, as partes funcionam como colaboradoras do interrogatrio, ainda que somente venham a ser provocadas aps o ato propriamente dito. J em relao defesa do acusado, conforme j comentado, dever ser assegurado o direito de entrevista reservada com seu cliente, antes do interrogatrio.

Ato Necessrio: o caput do art. 185 do CPP estabelece que o acusado que comparecer perante a autoridade judiciria, no curso do processo penal, ser qualificado e interrogado. J o art. 196 do CPP estabelece que a qualquer tempo o juiz poder proceder a novo interrogatrio (de ofcio ou a requerimento fundamentado das partes). Assim, alm dos momentos em que a lei expressamente prev a necessidade do interrogatrio, o juiz poder ouvir o ru quando entender que as informaes pessoais trazidas pelo mesmo contribuiro para a soluo do mrito da causa. Existem divergncias acerca da aplicao do art. 196 do CPP em grau de recurso, entendendo parte da jurisprudncia e doutrina que somente poder ser realizado o interrogatrio nessa fase por expressa determinao da instncia superior (art. 606 do CPP). No entanto, concordamos com Julio Fabbrini Mirabete, no sentido de no ser tal entendimento absoluto, uma vez que nos parece imprescindvel o interrogatrio na hiptese de priso do ru ou de sua apresentao antes do julgamento da apelao[5]. No mesmo sentido, Fernando Capez

5 entende que somente em carter excepcional, 4

mesmo depois de proferida a sentena, o juiz dever realizar o interrogatrio, desde que presentes as hipteses legais, somente sendo dispensado tal ato em hipteses excepcionais (absolvio for notria ou o interrogatrio for desnecessrio) A ausncia do interrogatrio, nas hipteses exigidas pela lei, causa de nulidade dos atos posteriores, conforme prev o art. 564, III, e, do CPP. Existe grande polmica acerca da natureza jurdica da citada nulidade. A 1 corrente entende tratar-se de nulidade relativa, podendo ser superada, inclusive, pela inrcia do interessado (Mirabete). A 2 corrente, que predomina, a qual nos afiliamos, entende que, em razo dos contornos constitucionais garantistas que revestem o interrogatrio, a sua falta resulta em nulidade absoluta dos atos posteriores, insanvel, desde que, obviamente, no haja revelia (Fernando Capez).

Ato Pblico: em regra, o interrogatrio do acusado segue o princpio constitucional da publicidade dos atos processuais. No entanto, pode ser aplicado o disposto no art. 792 1 do CPP, que estabelece limitao publicidade dos atos processuais, em sintonia com o disposto no art. 5, LX, parte final, da CF/88. Ressalte, porm, que a Lei n 10.792/2003, ao estabelecer o 1 do art. 185 do CPP, gerou importante novidade em termos de interrogatrio de ru preso. Vejamos:

1. O interrogatrio do acusado preso ser feito no estabelecimento prisional em que se encontrar, em sala prpria, desde que estejam garantidas a segurana do juiz e auxiliares, a presena do defensor e a publicidade do ato.

Inexistindo a segurana, o interrogatrio ser feito nos 5 termos do Cdigo de Processo Penal.

O objetivo do dispositivo em questo primeiramente preservar a sociedade dos riscos relacionados conduo do preso at o frum, possibilitando aes relacionadas a fugas e colocando em risco a integridade dos cidados. Ademais, o aparato necessrio para conduzir o preso at o frum onde ser interrogado sai caro aos cofres pblicos. Assim, desde que seja garantida a segurana do magistrado e de seus auxiliares, o interrogatrio do acusado preso ser realizado no prprio estabelecimento prisional, que dever providenciar sala prpria e adequada, sendo obrigatria a presena do defensor do acusado e tambm da acusao (art. 188 do CPP), garantida a publicidade do ato. Para que a publicidade do interrogatrio seja viabilizada, ser necessrio que a sala onde o ato ser realizado seja localizada em ponto estratgico, que possibilite o ingresso de quem se interessar em assistir o ato, sem que tal procedimento oferea riscos segurana do estabelecimento prisional. Na prtica, acreditamos que o interrogatrio do acusado preso, uma vem implementado no estabelecimento prisional, dificultar sobremaneira a viabilizao da ampla publicidade do ato, passando a ser consagrada a publicidade restrita. Caso se verifique que as condies de segurana no so adequadas, o interrogatrio do acusado preso ser implementado nos moldes do previsto no CPP para o acusado solto.

e deve ser desenvolvido dentro do princpio da oralidade, no sendo permitido ao acusado responder s perguntas por escrito ou ao juiz formul-las tambm por escrito. No entanto, dependendo do caso especfico, excepcionalmente ser possvel excetuar o princpio da oralidade. O prprio CPP, em seu art. 192 estabelece a possibilidade da realizao de perguntas e respostas por escrito, quando o ru for mudo, surdo ou surdo-mudo. Tal dispositivo tambm pode ser aplicado por analogia a outras hipteses em que o ru esteja incapacitado de falar ou ouvir. Caso o interrogado no saiba ler ou escrever, intervir no ato, como intrprete e sob compromisso, pessoa habilitada a entend-lo. J o art. 193 do CPP estabelece que, no falando o acusado a lngua nacional, o interrogatrio ser feito por intrprete. Assim, o juiz formular as perguntas que sero repassadas pelo intrprete ao acusado, que responder em sua lngua, traduzindo o intrprete as respostas para o juiz. Ressalte-se que a presena do intrprete somente ser necessria no interrogatrio judicial, em razo da impossibilidade de manifestao de seu advogado. Em audincias de outra espcie (instruo e julgamento, por exemplo) tal providncia no ser necessria (TRF-3
ACr 98.03.062099-1 SP 2 T. Rel. Des. Fed. Aric Amaral DJU 01.09.1999 p. 164).

5 Ato Oral: o interrogatrio um ato formal 6

Meios Especiais de Interrogatrio

Conforme j comentado, o interrogatrio dever ser realizado exclusivamente pelo juiz. Da se afirmar que um dos atributos do

interrogatrio a judicialidade. No entanto, evoluo da sociedade e do processo penal demonstra que, muitas vezes, o sistema necessita estabelecer novas dimenses a instrumentos tradicionais, que permitam cumprir a funo efetiva do processo. Assim, neste contexto, cabe analisar as duas modalidades de interrogatrio abaixo:

5 a7

Interrogatrio por Precatria: o interrogatrio realizado por outro juiz que no o da instruo criminal, por via precatria, tem sido utilizado para evitar o deslocamento desnecessrio do ru at a comarca onde esteja sendo processado. Tal procedimento tem o objetivo de dinamizar o processo e evitar gastos desnecessrios e, at mesmo, colocar em risco a ordem pblica (dependendo do ru a ser interrogado). O Conselho Superior de Magistratura do Estado de So Paulo adota tal procedimento desde 1984, quando baixou o Provimento CXCI, autorizando tal procedimento. Porm, esse mesmo Provimento estabelece que o juiz deprecante no pode nomear defensor dativo, ante ausncia de defensor nomeado pelo ru. Assim, alega-se que a ausncia de um defensor impossibilitaria o interrogatrio via precatria. Com o advento da Lei n 10.792/2003, tornou-se obrigatria a presena do defensor no ato do interrogatrio, ainda que este seja realizado por precatria, sob pena de nulidade. No caso do interrogatrio por precatria, caso o juiz entenda necessrio, poder tal ato ser renovado.

Interrogatrio por Videoconferncia: trata a hiptese de interessante aplicao ao

5 interrogatrio de moderno aparato eletrnico, 8

permeado pela informtica, onde permitido ao juiz realizar o interrogatrio distncia, apenas visualizando o ru pela tela do vdeo e ouvindo o mesmo atravs de transmisso eletrnica de voz. Da mesma forma, o ru visualiza e ouve o juiz. Muito embora alguns interrogatrios desse tipo j tenham sido realizados no Brasil, existe um amplo movimento contra esta espcie de ato judicial, entendendo-se que o mesmo no cumpre as finalidades do processo e submete o ru a uma situao degradante[6], suprimindo seu direito de ter contato pessoal com o juiz, objetivando a implementao de sua autodefesa. Apesar de j no ano de 1996 o Prof. Luiz Flvio Gomes, ainda atuando como Juiz de Direito, ter realizado um interrogatrio por intermdio de um computador, o 1 interrogatrio por videoconferncia realizado no Brasil ocorreu no Estado de So Paulo, em 19.09.2002, quando um detento foi inquirido do Centro de Deteno Provisrio do Belm, por um juiz no Frum de Barra Funda. Apesar das reaes de diversas instituies que congregam advogados, o futuro da videoconferncia pode ser vislumbrado nas palavras do Dr. Roberto Podval, do Instituto Brasileiro de Cincias Criminais: Acho inevitvel, mas somos contra. [7] Segundo Luiz Flvio Borges D Urso:[8]

A videoconferncia impede o contato fsico entre o magistrado e o acusado, condio fundamental para definir a apreciao da prova, sendo que o interrogatrio pea fundamental de defesa, na qual o ru busca refutar as acusaes contra ele

Advirta-se, porm, que a alterao produzida pela Lei n 10.792/2003 no art. 185 do CPP, introduzindo o 1, que estabelece o

5 interrogatrio do ru preso sendo efetuado no 9

prprio estabelecimento prisional, como regra, enfraqueceu o procedimento da videoconferncia, que j era por demais combatido. Sem embargos desta considerao, os Estados de So Paulo e Rio de Janeiro j regulamentaram a implementao do interrogatrio por videoconferncia.

No Estado do Rio de Janeiro, a Lei n 4.554, de 02.06.2005, autoriza a instalao de salas de videoconferncia nas penitencirias localizadas no Estado, destinadas realizao dos procedimentos judiciais que exijam a oitiva de detentos e apenados. Obviamente, tal instrumento somente poder ser utilizado na hiptese do interrogatrio feito pessoalmente vir a ameaar a segurana dos envolvidos.

A Lei n 11.819, de 05.01.2005, do Estado de So Paulo, que autoriza o interrogatrio por videoconferncia mais ampla que a do Rio de Janeiro, uma vez que possibilita o procedimento no somente no interior do estabelecimento penal, mas em qualquer local, desde que objetivando a celeridade do trmite processual.

CAPTULO III DO INTERROGATRIO DO ACUSADO

6 Art. 185. O acusado que comparecer perante a 0

autoridade judiciria, no curso do processo penal, ser qualificado e interrogado na presena de seu defensor, constitudo ou nomeado. (Redao dada pela Lei n 10.792, de 1.12.2003) 1o O interrogatrio do ru preso ser realizado, em sala prpria, no estabelecimento em que estiver recolhido, desde que estejam garantidas a segurana do juiz, do membro do Ministrio Pblico e dos auxiliares bem como a presena do defensor e a publicidade do ato. (Redao dada pela Lei n 11.900, de 2009) 2o Excepcionalmente, o juiz, por deciso fundamentada, de ofcio ou a requerimento das partes, poder realizar o interrogatrio do ru preso por sistema de videoconferncia ou outro recurso tecnolgico de transmisso de sons e imagens em tempo real, desde que a medida seja necessria para atender a uma das seguintes finalidades: (Redao dada pela Lei n 11.900, de 2009) I - prevenir risco segurana pblica, quando exista fundada suspeita de que o preso integre organizao criminosa ou de que, por outra razo, possa fugir durante o deslocamento; (Includo pela Lei n 11.900, de 2009) II - viabilizar a participao do ru no referido ato processual, quando haja relevante dificuldade para seu comparecimento em juzo, por enfermidade ou outra circunstncia pessoal; (Includo pela Lei n 11.900, de 2009) III - impedir a influncia do ru no nimo de testemunha ou da vtima, desde que no seja possvel colher o depoimento destas por videoconferncia, nos termos do art. 217 deste Cdigo; (Includo pela Lei n 11.900, de 2009) IV - responder gravssima questo de ordem pblica. (Includo pela Lei n 11.900, de 2009)

6 3o Da deciso que determinar a realizao de1

interrogatrio por videoconferncia, as partes sero intimadas com 10 (dez) dias de antecedncia. (Includo pela Lei n 11.900, de 2009) 4o Antes do interrogatrio por videoconferncia, o preso poder acompanhar, pelo mesmo sistema tecnolgico, a realizao de todos os atos da audincia nica de instruo e julgamento de que tratam os arts. 400, 411 e 531 deste Cdigo. (Includo pela Lei n 11.900, de 2009) 5o Em qualquer modalidade de interrogatrio, o juiz garantir ao ru o direito de entrevista prvia e reservada com o seu defensor; se realizado por videoconferncia, fica tambm garantido o acesso a canais telefnicos reservados para comunicao entre o defensor que esteja no presdio e o advogado presente na sala de audincia do Frum, e entre este e o preso. (Includo pela Lei n 11.900, de 2009) 6o A sala reservada no estabelecimento prisional para a realizao de atos processuais por sistema de videoconferncia ser fiscalizada pelos corregedores e pelo juiz de cada causa, como tambm pelo Ministrio Pblico e pela Ordem dos Advogados do Brasil. (Includo pela Lei n 11.900, de 2009) 7o Ser requisitada a apresentao do ru preso em juzo nas hipteses em que o interrogatrio no se realizar na forma prevista nos 1o e 2o deste artigo. (Includo pela Lei n 11.900, de 2009) 8o Aplica-se o disposto nos 2o, 3o, 4o e 5o deste artigo, no que couber, realizao de outros atos processuais que dependam da participao de pessoa que esteja presa, como acareao, reconhecimento de pessoas e coisas, e inquirio de testemunha ou tomada de declaraes do ofendido. (Includo pela Lei n 11.900, de 2009)

6 9o Na hiptese do 8o deste artigo, fica garantido2

o acompanhamento do ato processual pelo acusado e seu defensor. (Includo pela Lei n 11.900, de 2009)

O Direito ao Silncio

O art. 186 do CPP estabelece o direito do ru em se manter em silncio, direito este que deve ser relembrado pelo juiz antes de iniciar o interrogatrio. A Lei n 10.792/2003 alinhou a redao do citado dispositivo s normas garantistas constitucionais, uma vez que a redao anterior ainda ressalvava que o silncio do acusado poderia ser interpretado em prejuzo sua defesa. Muito embora o entendimento acerca da no recepo da parte final do antigo art. 186 do CPP fosse pacfico, a nova redao atualiza o CPP neste sentido. Vejamos:

Art. 186. Depois de devidamente qualificado e cientificado do inteiro teor da acusao, o acusado ser informado pelo juiz, antes de iniciar o interrogatrio, do seu direito de permanecer calado e de no responder perguntas que lhe forem formuladas. Pargrafo nico. O silncio, que no importar em confisso, no poder ser interpretado em prejuzo da defesa.

abrange somente as questes de mrito, no podendo o ru silenciar em relao aos dados de qualificao. Caso isto ocorra, o ru ser enquadrado no art. 68 da Lei de Contravenes Penais.

6 Vale ressaltar que o direito de silncio 3

Da mesma forma, consideramos uma falcia a afirmao de que o ru tem direito de mentir no processo. Por bvio, o ru no est obrigado a produzir provas que venham a incrimin-lo. No entanto, quando mente objetivando prover sua defesa, dependendo da repercusso da mentira poder ser responsabilizado criminalmente. Podemos citar algumas hipteses em que a mentira como forma de defesa acarretar um outro processo criminal ao acusado: mentir sobre a identidade, autoacusao falsa, falsidade documental etc. Sobre o tema, Luiz Flvio Borges DUrso bem assevera:
Dessa forma fica evidente que o acusado criminalmente no tem direito de mentir impunemente, pois mesmo que se utilize do princpio da ampla defesa, de no produzir prova contrria a si mesmo ou de permanecer calado, jamais estar autorizado a mentir sobre sua identidade ou a se auto-acusar falsamente, respondendo por tais crimes se assim proceder.[9]

Dinmica do Interrogatrio

O interrogatrio do acusado dever ser implementado como primeira medida formal do processo, aps a citao do mesmo. Tambm, na hiptese do acusado ser preso ou, estando revel, se apresentar, dever ser realizado o interrogatrio. Havendo mais de um acusado, o interrogatrio dever

6 ser realizado individualmente, conforme determina 4

o art. 191 do CPP. O interrogatrio de co-rus em plenrio, na presena um do outro, embora importe infringncia ao art. 191 do CPP, e deva ser evitado, no possui fora bastante para invalidar o julgamento, desde que no seja demonstrado efetivo prejuzo, constituindo-se mera nulidade relativa (TJPR ApCr 0103570-1
(13799) Wenceslau Braz 2 C.Crim. Rel. Des. Gil Trotta Telles DJPR 04.02.2002).

Portanto, a dinmica do interrogatrio deve seguir o roteiro proposto pelo art. 187 do CPP, com nova redao da Lei n 10.792/2003:

Art. 187. O interrogatrio ser constitudo de duas partes: sobre a pessoa do acusado e sobre os fatos. 1. Na primeira parte o interrogado ser perguntado sobre a residncia, meios de vida ou profisso, oportunidades sociais, lugar onde exercer a sua atividade, vida pregressa, notadamente se foi preso ou processado alguma vez e, em caso afirmativo, qual o juzo do processo, se houve suspenso condicional ou condenao, qual a pena imposta, se a cumpriu e outros dados familiares e sociais. 2. Na segunda parte ser perguntado sobre: I ser verdadeira a acusao que lhe feita; II - no sendo verdadeira a acusao, se tem algum motivo particular a que atribu-la, se conhece a pessoa ou pessoas a quem deva ser imputada a prtica do crime, e quais sejam, e se com elas esteve antes da prtica da infrao ou depois dela; III - onde estava ao tempo em que foi cometida a infrao e se teve notcia desta; IV - as provas j apuradas; V - se conhece a vtima e as testemunhas j inquiridas ou por inquirir, e desde quando, e se tem o que alegar contra elas; VI - se conhece o instrumento com que foi praticada a infrao, ou qualquer dos objetos que com esta se relacione e tenha sido apreendido;

VII - todos os demais fatos e pormenores, que 5 conduzam elucidao dos antecedentes e circunstncias da infrao; VIII se tem algo mais a alegar em sua defesa.

Interrogatrio do Ru Menor

A redao do art. 194 do CPP estabelecia que o interrogatrio do acusado menor deveria ser acompanhado por um curador. Ora, por bvio que o CPP se referia ao maior de 18 anos e menor de 21 anos, pois o menor de 18 anos inimputvel, no podendo figurar no processo penal na condio de acusado. No entanto, com o advento da Lei n 10.406/2002 (Novo Cdigo Civil), que em seu art. 4 estabeleceu a maioridade civil plena aos 18 anos, a doutrina, de forma unssona, entendeu que o disposto no art. 194 do CPP estaria revogado, por se tratar de referncia menoridade que est interligada ao conceito de maioridade civil. Assim, no mais existe menor de 21 anos e maior de 18 anos, em se tratando de capacidade civil. Logo, tambm no h no que se falar em menoridade desta natureza para efeitos processuais penais. [10] Concretizando esta realidade, a Lei n 10.792/2003 revogou expressamente o art. 194 do CPP.

6 Impossibilidade ou Negativa de Assinatura do Termo6

de Interrogatrio

Se o ru no souber escrever ou estiver impossibilitado de faz-lo (mos quebradas, membros superiores inertes etc) ou, ainda que sabendo escrever e podendo, recusar-se a assinar o termo de interrogatrio, aplicar-se as regras do art. 195 do CPP. Neste caso, ante nova redao do citado dispositivo (dada pela Lei n 10.792/2003), o juiz simplesmente far consignar tal fato no termo de interrogatrio. Por si s a aplicao do art. 195 do CPP no possui o condo de enfraquecer o interrogatrio como meio de prova. At mesmo porque a presena do defensor passa a ser obrigatria, afastando, em tese, qualquer tipo de coao sobre o ru.

C) CONFISSO

A Confisso o ato pelo qual, perante autoridade legal, a pessoa reconhece espontaneamente que praticou determinada conduta delituosa. Segundo Fernando Capez, a confisso a declarao voluntria, feita por um imputvel, a respeito de fato pessoal e prprio, desfavorvel e suscetvel de renncia. [11]

Espcies de Confisso:

Simples: caracteriza-se aquele que confessa (confitente) reconhece de forma simples a prtica da conduta criminosa, atribuindo-se to s a prtica do delito, no realizando nenhum tipo de conjectura de justificativa (excludentes de ilicitude, coao etc); Qualificada: ocorre quando o confitente reconhece a prtica da conduta criminosa, mas apresenta algum fato que possui o potencial de influenciar a existncia do crime ou mesmo a dosimetria da pena (excludentes de ilicitude ou culpabilidade); Judicial: aquela produzida no prprio processo, diante do juiz competente, observandose as formalidades legais. Esta a espcie de confisso de maior idoneidade, uma vez que fiscalizada pelo juiz do processo. Via de regra, possui uma maior valorao como prova do que a confisso produzida em outro processo (prova emprestada) ou durante a investigao criminal preliminar. O art. 199 do CPP dispe que a confisso, quando feita fora do interrogatrio, ser tomada por termo nos autos, observado o disposto no artigo 195 do CPP; Extrajudicial: aquela produzida fora do processo penal, no transcorrer de um inqurito policial, de uma sindicncia, no ato do flagrante etc. Tcita (Ficta): ocorre quando o potencial autor do delito procura reparar os danos sustentados pela vtima. modalidade de confisso que deve ser interpretada com cautela, uma vez que no vigora no processo penal a possibilidade de confisso presumida;

6 quando7

6 Explcita: ocorre quando o potencial 8

autor do delito, de forma espontnea e cabal, reconhece ter praticado a infrao penal.

Valor Probatrio da Confisso

A Confisso j teve valor absoluto no processo penal, inclusive sendo equiparada coisa julgada. Assim, era a confisso considerada a Rainha das Provas, apresentando valor quase que absoluto. No entanto, com a evoluo do processo penal, perdeu a confisso o seu carter de prova inquestionvel, passando a figurar no mesmo patamar que o restante dos meios de prova, exigindose a perfeita harmonia do contedo da confisso com o restante das provas, para que produza efeitos na apreciao do magistrado. Alis, o teor do art. 197 do CPP reflete exatamente esta realidade:
Art. 197. O valor da confisso se aferir pelos critrios adotados para os outros elementos de prova, e para a sua apreciao o juiz dever confront-la com as demais provas do processo, verificando se entre ela e estas existe compatibilidade ou concordncia.

Mittermaier j se pronunciava no mesmo sentido da inteligncia do art. 197 do CPP, ao afirmar que
a nua confisso no faz a convico do juiz, esta s lhe vem por meio de presunes racionveis, sucessveis, tiradas da observao cotidiana das leis da natureza humana e das fisionomias; adquiridas estas presunes, o juiz verifica a confisso recorrendo s outras fontes de informao existentes; e, enfim, no a considera verdadeira seno sob uma ltima condio, a saber: que lhe parea ter tido o acusado vontade firme de dizer a verdade.

[12]

6 9

Assim sendo, a confisso meio de prova relativo, que deve ser apreciado com cautela pelo julgador, em harmonia com o restante das provas produzidas. No entanto, se a confisso no prova absoluta, tambm no se constitui prova irrelevante, podendo servir para embasar uma condenao, desde que produzida em juzo, na presena do defensor e sendo coerente com o contedo das investigaes. Vale ressaltar que um erro a afirmao de que a confisso extrajudicial no possui valor probante, podendo ser retratada no processo com precedncia deste ltimo ato. A confisso extrajudicial possui valor probante relativo, no servindo por si s como elemento de condenao, mas podendo contribuir para tal, desde que em harmonia com o restante das provas produzidas, independente de ter havido a retratao na fase processual. Vejamos:
TXICOS CONFISSO NA FASE EXTRAJUDICIAL RETRATAO INSUBSISTNCIA DEPOIMENTO DE POLICIAL MILITAR VALOR PROBANTE CONDENAO SUBSTITUIO INADMISSIBILIDADE NO CASO CONCRETO A retratao, em juzo, da confisso feita, na fase extrajudicial, somente tem valor quando amparada pelo conjunto probatrio. Os depoimentos de policiais, quando coerentes, firmes e consonantes com os demais elementos de prova, so relevantes e merecem todo crdito. Tendo restados cumpridamente provados os fatos atribudos ao ru, de se manter a deciso condenatria, que o deu como incurso nas penas do art. 12 da Lei n 6.368/76. Examinado o caso concreto e constatado que o acusado possui maus antecedentes, inadmissvel se revela a substituio da pena privativa de liberdade. (TJMG ACr 000.242.459-6/00 2 C.Crim. Rel. Des. Jos Antonino Baa Borges J. 08.11.2001)

Caractersticas da Confisso

Livre e espontnea: a dever consistir em um ato livre e espontneo por parte do confitente. Qualquer confisso que no obedea a tais caractersticas no ter qualquer valor probatrio, sendo considerada prova ilcita. Assim o a confisso obtida por meio de tortura, coao fsica e moral ou por qualquer outro meio ilegal ou ilegtimo.

7 confisso0

Ato Pessoal: a confisso ato pessoal e exclusivo do confitente, no sendo admitida a confisso por procurao ou por meio de testemunha. Assim sendo, deve o confitente, no ato da confisso, estar gozando de plena sade mental para que seja validado tal ato.

Retratabilidade: segundo dispe o art. 200 do CPP, uma das caractersticas da confisso a possibilidade de retratao em relao a tal ato. Logo, o acusado poder desdizer-se e voltar atrs na confisso. No entanto, os efeitos da retratao tambm so relativos. De nada adiantar a retratao do acusado, se as provas produzidas nos autos do processo indicam que a confisso se harmonizava plenamente. Logo, para que a retratao produza efeitos, dever o acusado demonstrar os motivos que viciaram sua vontade no ato da confisso.

Divisibilidade (Cindibilidade): a confisso no precisa incidir sobre a integralidade dos fatos, podendo ser total ou parcial. Assim, considerada vlida a confisso acerca do cometimento de um homicdio simples, negando o acusado que o tenha cometido por motivo ftil

(qualificadora). Se dos autos provas suficientes acerca da presena da qualificadora, a confisso funcionar como elemento de convico do juiz em relao ao evento, podendo o mesmo condenar por homicdio qualificado. Tambm est prevista no art. 200 do CPP.

7 despontarem1

Vedao Confisso Ficta

O art. 198 do CPP prev o seguinte:

Art. 198. O silncio do acusado no importar confisso, mas poder constituir elemento para a formao do convencimento do juiz.

Harmonizando-se o art. 198 do CPP com o art. 5, LXIII, da Constituio Federal, conclumos que a 2 parte do citado dispositivo no possui mais eficcia, uma vez que inadmissvel com as regras garantistas que permeiam nosso atual processo penal. Conforme j estudado, o direito ao silncio garantido pelo prprio comando constitucional, no podendo o seu exerccio ser motivo de qualquer tipo de prejuzo para quem exerc-lo. Assim, o exerccio do direito de silncio no importar em confisso, eliminando da realidade processual penal a chamada confisso ficta ou presumida, que comum no processo civil.

Delao

7 2

No decorrer da confisso possvel que o confitente indique uma outra pessoa que o tenha auxiliado na prtica do delito. Trata-se da chamada delao. A delao meio de prova relevante, em especial quando o confitente no pretende eximir-se da autoria do delito. No entanto, o delatado deve ser ouvido nos autos na condio primeira de testemunha. A delao por si s, sem o respaldo de um acervo probatrio a ela relacionado, no possui potencialidade para definir a condenao do delatado. Vejamos:
FALSIFICAO DE DOCUMENTO PBLICO (CP, ART. 297) AUSNCIA DE PROVA SUFICIENTE PARA A CONDENAO DO RU (CPP, ART. 386, IV) 1. A delao, ou chamada de co-ru, somente constitui prova que autoriza a imposio de um Decreto condenatrio quando estiver em consonncia com os demais elementos de convico constantes dos autos e no tiver por objetivo isentar de culpa o autor dela. Precedentes desta Corte e do STF. 2. Para que o acusado seja condenado mister que os fatos a ele imputados na denncia sejam provados. 3. Falta de prova de que o passaporte tenha sido falsificado pelo acusado (CPP, art. 386, IV). 4. Apelao provida. (TRF 1 R. ACR 01000552018 DF 2 T.Supl. Rel. Juiz Conv. Leo Aparecido Alves DJU 05.12.2002 p. 127)

D) PERGUNTAS AO OFENDIDO

O Ofendido aquele que sofreu a ao delituosa. Assim, o Ofendido figura como vtima da infrao penal objeto do processo penal, sendo ele o titular do direito violado pelo acusado. Conforme j comentado, o direito violado no se confunde com o

7 direito ao penal. O titular do direito violado nem 3

sempre figurar como titular do direito ao penal correspondente. Isto porque, em se tratando de crime de ao penal pblica, a Constituio Federal, em seu art. 129, I, direciona a titularidade da ao penal ao Ministrio Pblico. Portanto, o Ofendido somente ser o titular do direito de ao penal na hiptese de crime de ao penal privada. De qualquer forma, o Ofendido ser um dos sujeitos da relao jurdico-material.

Natureza Jurdica

Pelas caractersticas do Ofendido, no pode ele ser considerado testemunha. Portanto, seu depoimento no caracteriza uma prova testemunhal, no contando o mesmo para o cmputo do nmero mximo de testemunhas permitidas, at porque, efetivamente, a figura do Ofendido no pode ser confundida com a figura da Testemunha. Assim, as perguntas ao Ofendido so meio de prova autnomo, no se confundindo com as provas testemunhais.

Valor Probatrio do Depoimento do Ofendido

O Ofendido no presta compromisso e nem se sujeita s penas do falso testemunho (tipo penal somente destinado s testemunhas). No entanto, poder ser responsabilizado por delito de denunciao caluniosa (art. 399 do CP). Questiona-se o valor da prova produzida pelo depoimento do Ofendido, uma vez que, sendo este a vtima da conduta delituosa, uma srie de nuances se posicionam diante da questo.

Assim, o depoimento do Ofendido pode prejudicado por uma srie de sentimentos de cunho pessoal, tais como: dio, sentimento de vingana, medo, emoo, ressentimento etc. Por lgico, que fatos podem ser distorcidos ou modificados, determinando tal realidade uma interrogao em relao ao valor probatrio deste meio de prova. No entanto, na maioria dos delitos, em especial em delitos contra os costumes, o depoimento do Ofendido oferece importante contedo probatrio, que no pode ser desconsiderado pelo julgador, desde que seja coerente e esteja adequado dinmica dos fatos. Por bvio, sendo o depoimento do ofendido a nica prova constante dos autos, no ter ela potencialidade para determinar a condenao, pois tal prtica poderia guardar uma srie de nuances que serviriam de incentivo a falsas incriminaes. Assim, o valor probatrio do depoimento do Ofendido relativo, devendo ser aferido de acordo com outras provas produzidas e com a coerente dinmica dos fatos. Vejamos o julgado abaixo:

7 ser 4

ATENTADO VIOLENTO AO PUDOR. VIOLNCIA PRESUMIDA. CRIME HEDIONDO. NO CONFIGURAO. PROVA. DEPOIMENTO DA VTIMA. REGIME FECHADO. Atentado violento ao pudor. Violncia presumida. Prova. Depoimentos do ofendido. Regime prisional. Para a caracterizao do crime de atentado violento ao pudor basta que o agente tenha contato fsico diferente da conjuno carnal com a inteno de satisfazer a sua lascvia, o seu prazer sexual, o que por vezes no deixa vestgios, podendo a materialidade ser comprovada por outros meios que no o laudo pericial. No caso, e' isso que os elementos de prova revelam porque o agente, alm de ter roado o pnis no nus do menor, obrigou-o a praticar com ele o sexo oral e masturbao. Na apurao desse crime, geralmente cometido s escondidas, os depoimentos dos ofendidos menores tm validade e relevncia, sobretudo se corroborados por outros elementos de prova

colhidos sob o contraditrio. (TJRJ. 3 C.Crim. Ap 5 Crim. Ref. Proc. 1999.050.03121. Rel. Des. Ricardo Bustamante. J. 09.11.1999)

Do Contraditrio no Depoimento do Ofendido

Questo que vem sendo discutida acerca da possibilidade ou no da acusao contraditar, atravs de reperguntas, o depoimento do Ofendido, tendo por base o Princpio do Contraditrio e da Ampla Defesa. Sobre o tema, Fernando da Costa Tourinho Filho assim se manifestou:
Que o ofendido no testemunha nenhuma dvida. Entretanto no se pode inferir dessa circunstncia estejam as partes impossibilitadas de fazer-lhes reperguntas. s vezes, a palavra da ofendida , verdadeiramente, a prova de maior valia, e, por isso mesmo, se as partes no pudessem formular-lhe perguntas, ficariam cerceadas nos seus direitos. Se o legislador quisesse impedir as reperguntas, t-lo-ia feito, maneira de como procedeu ao traar normas quanto ao interrogatrio do ru.

[13]

No mesmo sentido, Herclito Antnio Mossin[14], Eugnio Pacelli de Oliveira [15] e Guilherme de Souza Nucci[16]. Advirta-se, no entanto, que o STF j se posicionou pela no admissibilidade do contraditrio nas perguntas ao ofendido. [17] Ao nosso entender, a oitiva do ofendido constitui-se importante meio de prova, tendo caractersticas diferentes do interrogatrio do acusado. Se neste, aps o advento da Lei n 10.792/2003, j possvel se vislumbrar um contraditrio mitigado (art. 188 do CPP), que dir em

7 relao s perguntas ao ofendido. No entanto, via 6

de regra, a oitiva do ofendido no se constitui em mero meio de prova da acusao, mas sim podendo e devendo ser explorado tambm pela defesa. Reduzir tal procedimento incidncia somente do magistrado, poderia impedir a busca da verdade real, no s constituindo tal prtica em cerceamento da defesa, como tambm em grave entrave atuao da acusao. Portanto, em homenagem busca da verdade real e dinmica garantista do processo penal, o contraditrio deve ser estabelecido na fase de perguntas ao ofendido.

Obrigatoriedade da Oitiva do Ofendido

Em determinados delitos, o ofendido no ser uma pessoa fsica, mas sim uma pessoa jurdica, como ocorre nas hipteses de crime contra a administrao pblica. No entanto, na maioria dos tipos penais figurar na qualidade de ofendido uma pessoa fsica. No sendo o ofendido uma testemunha, conforme j comentado, no necessrio que seja arrolado pela acusao ou defesa, devendo o juiz do processo providenciar para que o mesmo seja ouvido, independentemente de requerido pelas partes. No entanto, nada impede que defesa ou acusao requeiram expressamente a oitiva do ofendido.

Pela interpretao literal do disposto no caput do art. 201 do CPP, conclui-se que a oitiva do ofendido no seria obrigatria, uma vez que tal dispositivo legal refere-se a sempre que possvel. Bem, h de se convir que existem impossibilidades

7 cabais que inviabilizam tal procedimento, como na 7

hiptese da morte do ofendido ou do mesmo estar desaparecido ou mesmo gravemente doente. exatamente esta interpretao que deve ser dada ao dispositivo. Assim, a doutrina e a jurisprudncia majoritrias tm entendido que a oitiva do ofendido facultativa. Com efeito, uma vez j constante dos autos da investigao preliminar a verso do ofendido ou a dinmica prvia dos fatos, compete ao juiz do processo analisar e decidir se a oitiva do ofendido ser ou no essencial formao de seu juzo de convico. No entanto, advirta-se, se tal procedimento for requerido por alguma das partes, ficar o juiz obrigado a realizar a oitiva, sob pena de nulidade absoluta dos atos posteriores.

O pargrafo nico do art. 201 do CPP, prev a possibilidade de conduo coercitiva do ofendido, caso o mesmo tenha sido intimado para comparecer juzo e tenha se negado a faz-lo.
Art. 201. Sempre que possvel, o ofendido ser qualificado e perguntado sobre as circunstncias da infrao, quem seja ou presuma ser o seu autor, as provas que possa indicar, tomando-se por termo as suas declaraes. Pargrafo nico. Se, intimado para esse fim, deixar de comparecer sem motivo justo, o ofendido poder ser conduzido presena da autoridade.

E) PROVAS TESTEMUNHAIS

Os artigos 202 a 225 do CPP tratam de importante meio de prova, qual seja a prova testemunhal. A prova testemunhal j foi observada com grande desconfiana, ganhando inclusive a

7 designao de prostituta das provas, uma vez que 8

plenamente possvel a compra de um testemunho. No entanto, ao longo do tempo, a prova testemunhal foi se consolidando como importante instrumento de construo da verdade real, principalmente aps a adoo do Sistema do Livre Convencimento Motivado, onde o juiz decidir o mrito da causa atravs da avaliao conjunta das provas produzidas. Neste contexto, a prova testemunhal possui peso considervel, mesmo porque nosso sistema prev clusula de resguardo em relao a possveis testemunhos tendenciosos, conforme veremos.

Conceito

Conforme Fernando da Costa Tourinho Filho, testemunhas so terceiras pessoas que comparecem perante a Autoridade para externar-lhe suas percepes sensoriais extraprocessuais: o que viu, o que ouviu etc.[18] Desta forma, o conceito de Testemunha est ligado produo de provas, constituindo o testemunho um importante meio de prova. Quem pode ser Testemunha?

A princpio qualquer pessoa pode figurar como testemunha em um processo penal. O art. 202 do CPP estabelece a regra geral a respeito:
Art. 202. Toda pessoa poder ser testemunha.

pblico indeclinvel, no podendo a testemunha, uma vez intimada a depor, eximir-se de tal obrigao, podendo ser enquadrada no crime de desobedincia. Portanto, a testemunha tem o dever, no s de depor, mas tambm de dizer a verdade, uma vez que fica submetida ao compromisso previsto no art. 203 do CPP. No destinatria a testemunha do direito de silncio, prerrogativa exclusiva do acusado. Logo, quer diga no diga a verdade, quer silencie em relao a esta, poder ser enquadrada no delito capitulado no art. 342 do CP (Falso Testemunho).

7 O testemunho uma espcie de mnus 9

No entanto, o prprio Cdigo de Processo Penal prev dois grupos de exceo obrigatoriedade de depor, sendo eles:

Os que podem se recusar a depor: a 2 parte do art. 206 do CPP estabelece o rol das pessoas que podem se recusar legalmente a depor. Assim, mesmo que arroladas pelas partes ou convocada pelo juiz, no vigoram em relao a elas a obrigatoriedade de depor. No entanto, desejando prestar seu depoimento, nada impede. Porm, o depoimento das pessoas elencadas no art. 206 do CPP ser obrigatrio em uma hiptese: quando no for possvel por outro modo obter-se a verdade ou integrar-se a prova do fato e de suas circunstncias. Nesta hiptese de obrigatoriedade, o juiz motivar sua deciso, no deferindo, tambm, o compromisso de dizer a verdade, conforme previsto no art. 208 do CPP.
Art. 206. A testemunha no poder eximir-se da obrigao de depor. Podero, entretanto, recusar-se a faz-lo o ascendente ou descendente, o afim em linha reta, o cnjuge, ainda que desquitado, o irmo e o pai, a me, ou o filho adotivo do acusado, salvo quando no for possvel,

por outro modo, obter-se ou integrar-se a prova do fato 0 e de suas circunstncias.

Os proibidos de depor: o art. 207 do CPP estabelece genericamente as hipteses em que a pessoa ficar proibida de depor, somente podendo faz-lo se desobrigadas pela parte interessada:
Art. 207. So proibidas de depor as pessoas que, em razo de funo, ministrio, ofcio ou profisso, devam guardar segredo, salvo se, desobrigadas pela parte interessada, quiserem dar o seu testemunho.

Neste contexto enquadram-se diversas atividades que, por dever legal ou regulamentar, so impelidas a guardar segredo, tais como: o advogado, o mdico, o padre, o contador etc. No entanto, tal dever de segredo somente se caracteriza quando existe a relao profissional ou ministerial unindo a pessoa e o acusado. Alerte-se que no basta tais pessoas desejarem prestar seu testemunho, mas tambm devem estar desobrigadas para tal pelo acusado. Da mesma forma, se o acusado desobrig-las em relao ao sigilo, isto no quer dizer que tenham que necessariamente prestar o testemunho, pois ainda assim tal ato constituir-se- numa faculdade.

[1] [2] [3]

FELLIPE, Donaldo J.. Dicionrio Jurdico de Bolso, 12 ed. Campinas: Bookseller, 1997, p. 237. MARQUES, Jos Frederico. Elementos de Direito Processual Penal, 1. ed., vol. 2. Campinas: Bookseller, 1998, p. 253. MARQUES, Jos Frederico. Ob. cit., p. 324.

[4] [5] [6] [7] [8] [9]

Nesse sentido: CAPEZ, Fernando. Ob. cit., p. 273. MIRABETE, Julio Fabbrini. Ob. cit, p. 278. Nesse sentido, Ren Ariel Dotti.

8 1

Pela 1 vez, interrogatrio por videoconferncia. Jornal O Estado de So Paulo, Seo Cidades, 20.09.2003, p.C-5. Olho no Olho Para OAB videoconferncia pode confundir as testemunhas . Revista Consultor Jurdico, 26.03.2004. DURSO, Luiz Flvio Borges. Acusados criminalmente no tm o direito de mentir. Revista Consultor Jurdico, 11.07.2003.

[10]

Concluso da Mesa de Cincias Criminais do Complexo Jurdico Damsio de Jesus: A nova maioridade civil: reflexos penais e processuais penais, fevereiro/2003. Disponvel em

http://www.damasio.com.br/novo/html/frame_artigos. htm. Acesso em 27.10.2003. [11] [12]


CAPEZ, Fernando. Ob. cit, p. 287.

MITTERMAIER, C.J.A.. Tratado da Prova em Matria Criminal, trad. da 3ed., por Herbert W.Heinrich. Campinas: Bookseller, 1997, p. 189.

[13] TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Processo Penal, v. 3. [14] MOSSIN, Herclito Antnio. Curso de Processo Penal, v. 2. So Paulo: Atlas, 1998, p. 299. [15] OLIVEIRA, Eugnio Pacelli de. Curso de Processo Penal. Belo Horizonte: Del Rey, 2001. [16] NUCCI, Guilherme de Souza. Cdigo de Processo Penal Comentado, 3 ed. So Paulo: RT, 2004, p. 406. [17] [18] RTJ 83/938.
TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Ob. cit, p. 478.

8 2

DA PRISO E DA LIBERDADE PROVISRIA 1.1. Conceito Priso consiste na privao da liberdade de locomoo, mediante clausura, decretada por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciria competente, ou decorrente de flagrante delito. Conforme o art. 5., inc. LXI, da Constituio Federal, ningum ser preso seno em flagrante delito, ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciria competente, salvo nos casos de transgresso militar ou crime propriamente militar, definidos em lei. A priso ser efetuada sem o respectivo mandado somente nos casos de priso em flagrante, transgresso militar, durante estado de stio e no caso de recaptura do evadido. O Cdigo Eleitoral prev que, 5 dias antes e 48h depois do dia da eleio, no podem ser cumpridos mandados judiciais de priso processual. Tal disposio visa assegurar o exerccio do direito poltico. Podem, entretanto, ser efetuadas as prises em flagrante e as decorrentes de sentena penal condenatria com trnsito em julgado. 1.2. Espcies As espcies de priso so: Priso Penal ou Priso com Pena. a priso decorrente de sentena penal condenatria transitada em julgado, irrecorrvel.

Priso Processual, Provisria ou Cautelar . a priso decretada no curso do processo. Como tem natureza cautelar, precisam estar presentes o fumus boni iuris e o periculum in mora para ser decretada. So espcies de priso processual:

priso em flagrante; priso preventiva; priso temporria; priso para apelar; priso por sentena de pronncia.

8 3

Priso Civil. A Constituio Federal no permite a priso civil por dvida, salvo a do responsvel pelo inadimplemento voluntrio e inescusvel de obrigao alimentcia e a do depositrio infiel, conforme art. 5., inc. LXVII, da Constituio Federal. Priso disciplinar. a priso para as transgresses militares e os crimes propriamente militares.

Priso administrativa. Com a Constituio Federal de 1988, a autoridade administrativa no pode mais aplicar a pena de priso, sendo necessria a decretao pelo Poder Judicirio, respeitando-se o devido processo legal.

1.3. Mandado de Priso O Cdigo de Processo Penal, nos arts. 285 e ss., trata do mandado (ordem) de priso. Conforme dispe esse diploma, a autoridade judicial que ordenar a priso expedir o respectivo mandado, que ser lavrado pelo escrivo e assinado pela autoridade competente. Alm de designar pelo nome ou sinais caractersticos a pessoa a ser presa, o mandado mencionar a infrao penal que motivou a priso, declarar o valor da fiana, se afianvel o delito, e ser dirigido a quem tenha qualidade para execut-lo. O mandado ser apresentado em duplicata, e o preso passar recibo em uma das vias. A execuo do mandado ser realizada em qualquer dia e horrio, guardadas as disposies sobre inviolabilidade de domiclio. Na priso em flagrante, no h inviolabilidade de domiclio. Exemplo: guardar entorpecentes em casa um crime permanente, sua consumao se prolonga no tempo. A priso em flagrante pode ocorrer a qualquer momento.

1.4. Priso em Domiclio e em Perseguio

8 4

A priso decorrente de mandado deve respeitar a inviolabilidade do domiclio, prevista no art. 5., inc. XI, da Constituio Federal. O mandado de priso s poder ser cumprido durante o dia, compreendido o interregno das 6 s 18h. Alguns entendem que o direito ao cumprimento do mandado de priso se inicia com a aurora e se encerra com o crepsculo. Nesse perodo, a priso pode ser efetuada ainda que sem o consentimento do morador, podendo o executor arrombar as portas se preciso, conforme art. 293 do Cdigo de Processo Penal. O morador que se recusar a entregar o ru oculto em sua casa cometer o crime de favorecimento pessoal, art. 348 do Cdigo Penal. Esto excludos o cnjuge, ascendente, descendente e irmo (cadi) do ru. Durante a noite, o mandado de priso s ser cumprido se houver concordncia do morador. A recusa, nesse caso, no configura crime, um exerccio regular do direito. Se no houver concordncia do morador, como cautela, as sadas devem ser vigiadas, tornando a casa incomunicvel. Ao amanhecer ser efetuada a priso. No caso de perseguio, passando o ru para outra Comarca, o executor da priso poder prend-lo onde o alcanar, apresentando-o imediatamente autoridade policial local, que lavrar o auto de priso em flagrante, se for o caso, e providenciar sua remoo para apresentao ao juiz que determinou a priso. 1.5. Priso Especial Algumas pessoas, em razo de sua funo, cumpriro a priso processual em celas especiais ou quartis tal priso s vigora at a sentena condenatria definitiva. assegurado: alojamento condigno, alimentao, recreio, uso de vesturio prprio, assistncia do advogado, assistncia religiosa, assistncia mdica particular, visita de parentes e amigos em horrio previamente fixado, visita de parentes prximos durante o expediente, sem horrio determinado, recepo e transmisso de correspondncia livremente, salvo casos especiais, e

8 transporte diferenciado. O art. 295 do Cdigo de 5

Processo Penal relaciona aqueles que tm direito priso especial. Alm desses, h outros previstos em leis especiais tambm. Se no houver estabelecimento adequado, poder ser concedido o regime de priso provisria domiciliar, na prpria residncia, de onde o preso no poder se afastar sem prvio consentimento judicial. Conforme art. 86, 3., da Constituio Federal, o Presidente da Repblica no estar sujeito priso enquanto no sobrevier sentena condenatria transitada em julgado.

1.6. Priso em Flagrante A palavra flagrante vem do latim, significando queimar. Flagrante delito o crime que ainda queima, isto , que est sendo cometido ou acabou de s-lo. A priso em flagrante uma medida restritiva da liberdade de natureza processual e cautelar. Consiste na priso independente de ordem escrita e fundamentada de juiz competente de quem surpreendido enquanto comete ou acaba de cometer a infrao penal. Aplica-se tambm contraveno. 1.6.1. Espcies de flagrante Flagrante prprio: o flagrante propriamente dito, real ou verdadeiro. O agente preso enquanto est cometendo a infrao penal ou assim que acaba de comet-la art. 302, incs. I e II, do Cdigo de Processo Penal.

Flagrante imprprio: o flagrante irreal ou quaseflagrante. O agente perseguido logo aps cometer o ilcito, em situao que faa presumir ser ele o autor da infrao art. 302, inc. III, do Cdigo Penal.

Flagrante presumido: o flagrante ficto assimilado. O agente do delito encontrado, logo depois, com papis, instrumentos, armas ou objetos que fazem presumir ser ele o autor do delito art. 302, inc. IV, do Cdigo de Processo Penal.

8 ou 6

Flagrante compulsrio: as autoridades policiais e seus agentes tm o dever de efetuar a priso em flagrante, no possuindo qualquer discricionariedade.

Flagrante facultativo: a faculdade que qualquer um do povo tem de efetuar ou no a priso em flagrante, conforme os critrios de convenincia e oportunidade.

Flagrante preparado ou provocado : o delito de ensaio, delito de experincia, delito putativo por obra do agente provocador. Ocorre quando algum, de forma insidiosa, provoca o agente prtica de um crime e, ao mesmo tempo, toma providncias para que ele no se consume. No flagrante preparado, o policial ou terceiro induz o agente a praticar o delito e o prende logo em seguida, em flagrante. O Supremo Tribunal Federal considera atpica a conduta, conforme a Smula n. 145.

Flagrante esperado: essa hiptese vlida. O policial ou terceiro esperam a prtica do delito para prender o agente em flagrante. No h qualquer induzimento.

Flagrante prorrogado: o flagrante previsto no art. 2., inc. II, da Lei n. 9.034/95, que trata das organizaes criminosas. O policial tem a discricionariedade para deixar de efetuar a priso em flagrante no momento da prtica delituosa, tendo em vista um momento mais importante para a investigao criminal e para a colheita de provas.

S possvel nesses crimes. Flagrante forjado: o flagrante maquinado, fabricado ou urdido.

Policiais ou terceiros criam provas de um crime inexistente para prender em flagrante. Exemplo: o policial, ao revistar o carro, afirma ter encontrado drogas,

8 quando na verdade foi ele quem colocou a droga dentro 7

do carro, visando a incriminao. Apesar da dificuldade de sua prova, quando ela se d considerado crime inexistente, e o policial responde por abuso de autoridade. O flagrante em crime permanente pode ocorrer enquanto no cessar a permanncia do delito. No tocante ao flagrante em crime habitual, surgiram duas correntes: A primeira entende que o crime habitual exige a reiterao de condutas, logo, no cabe a priso em flagrante.

A segunda afirma que, se j existe prova habitualidade, pode ocorrer a priso em flagrante.

da

A ao penal privada no impede a priso em flagrante, desde que o ofendido autorize a lavratura do auto e o ratifique no prazo da entrega da nota de culpa, ou seja, em 24h. No podem ser presos em flagrante:

Menor de 18 anos (menor apreendido). Diplomatas estrangeiros. Presidente da Repblica.

Agente que socorre a vtima de trnsito art. 301 da Lei n. 9.503/97. Aquele que se apresenta espontaneamente autoridade aps o cometimento do delito. Nada impede, entretanto, que lhe seja decretada a priso preventiva, se necessrio.

Podem ser presos em flagrante apenas nos crimes inafianveis:


membros do Congresso Nacional; deputados estaduais;

magistrados; membros do Ministrio Pblico; advogados no exerccio da profisso.

8 8

A autoridade policial competente, para lavrar o auto de priso, ser aquela do local onde se efetivou a priso. Se for local diferente de onde ocorreu o delito, os autos devem ser posteriormente para l remetidos a fim de instaurao do inqurito policial e propositura da ao penal. Se se desrespeitar essa regra, o auto ser vlido, haver mera irregularidade. No caso de infrao militar, o auto de priso em flagrante lavrado pela autoridade oficial militar. Nos crimes cometidos no interior da Cmara ou do Senado, a Mesa da Cmara ou outra autoridade competente, designada no regimento interno, lavrar o auto. Se o fato foi praticado contra autoridade ou em sua presena, ela prpria, desde que investida de suas funes, poder lavrar o auto. Como o prazo para a entrega da nota de culpa ao preso de 24 horas, por deduo lgica, o prazo para lavratura do auto tambm de 24 horas. 1.6.2. Etapas da priso em flagrante Comunicao ao preso de seus direitos, dentre eles os de permanecer em silncio no interrogatrio. Deve-se tambm comunicar sua famlia ou seu advogado sobre a priso. O direito do preso o de comunicar e no o de ser assistido.

Iniciam-se as oitivas do condutor do preso e depois, no mnimo, de duas testemunhas. Na falta de uma testemunha, o prprio condutor poder ser a testemunha. No havendo testemunhas, devem ser ouvidas duas testemunhas que presenciaram a apresentao do preso autoridade policial so as testemunhas instrumentrias. Se for possvel, ouve-se tambm a vtima.

do interrogatrio judicial. Se o acusado for menor de 21 anos, ser-lhe- nomeado um curador, sob pena de relaxamento do flagrante. At 24 horas, deve ser entregue ao preso a nota de culpa, que o instrumento que informa ao preso os motivos da priso. Deve ser assinado pelas testemunhas. Art. 306 do CPP A falta da nota de culpa tambm acarreta o relaxamento da priso.

8 Interrogatrio do preso. Segue os mesmos requisitos 9

Encerrada a lavratura do auto, a priso comunicada ao juiz, que dar vistas ao Ministrio Pblico. Com essa comunicao, a autoridade policial se desincumbe da sua obrigao.

O art. 306 do CPP, diz que so 24 hs para se comunicar ao juiz competente, advogado do acusado (se no tiver ao acusado), nota de culpa, enfim tudo em 24 hs 1.7. Priso Preventiva A priso preventiva uma priso processual de natureza cautelar. Pode ser decretada desde o inqurito policial at antes do trnsito em julgado da sentena penal condenatria. Como exceo, s pode ser decretada quando demonstrado o fumus boni iuris e o periculum in mora. Ser decretada a requerimento do Ministrio Pblico, por representao da autoridade policial, ou de ofcio pela autoridade judicial, tanto em ao penal pblica como em ao penal privada. Se o Ministrio Pblico, ao invs de oferecer a denncia, devolver os autos para diligncias complementares, no poder ser decretada a preventiva, pois no esto caracterizados os indcios da autoria falta o fumus boni iuris. A apresentao espontnea do acusado no impede a decretao da preventiva.

9 A deciso que denega o pedido de priso preventiva 0

comporta recurso em sentido estrito, conforme art. 581, inc. V, do Cdigo de Processo Penal. A deciso que concede pedido de priso preventiva comporta o pedido de habeas corpus. A priso preventiva no pode ser decretada nas infraes penais em que o ru se livra solto.

Pressupostos para decretao da priso preventiva: Fumus boni iuris: Prova da materialidade e indcios de autoria.

Periculum in mora:

Garantia da Ordem Pblica (GOP): Visa impedir que o agente, solto, continue a delinqir ou acautelar o meio social. Maus antecedentes e reincidncia evidenciam provvel prtica de novos delitos. Tambm cabvel quando o crime se reveste de grande violncia e crueldade. Convenincia da Instruo Criminal (CIC): Visa impedir que o agente perturbe ou impea a produo de provas.

Garantia da Aplicao da Lei Penal (GALP): H iminente risco de o acusado fugir, inviabilizando a aplicao da lei penal. Cabvel principalmente nos casos do agente no ter residncia fixa ou ocupao lcita.

Garantia da Ordem Econmica (GOE): Foi introduzida pela lei antitruste (Lei n. 8.884/94), visando coibir graves crimes contra a ordem econmica, ordem tributria e o sistema financeiro.

S se admite a decretao da preventiva nos crimes dolosos:


punidos com recluso;

identidade duvidosa;

9 punidos com deteno, se o acusado for vadio ou de 1

se o ru foi condenado por outro crime doloso em sentena transitada em julgado. 1.8. Priso Temporria A priso temporria no est prevista no Cdigo de Processo Penal, mas na Lei n. 7.960/89. Suas principais caractersticas so:

Somente decretada durante o inqurito policial.

Nunca pode ser decretada de ofcio, somente por requerimento do Ministrio Pblico ou representao da autoridade policial. Tem prazo determinado. Esgotado o prazo, o acusado deve ser solto.

Em regra, o prazo de 5 dias, prorrogveis por mais 5 em caso de extrema e comprovada necessidade. Nos crimes hediondos e assemelhados (Lei n. 8.072/90), o prazo de 30 dias prorrogveis. Apesar de ter prazo predeterminado, pode ser revogada antes disso. uma priso de natureza cautelar, s tem razo de ser quando necessria. Aps esgotado o prazo, o acusado pode continuar preso, se houver a converso da priso temporria em priso preventiva.

O art. 1. da Lei n. 7.960/89 determina os requisitos necessrios para a decretao da priso temporria. So eles: quando imprescindvel inqurito policial;

para

as

investigaes

do

quando o indiciado no tiver residncia fixa ou no fornecer elementos suficientes para sua identificao;

ser autor ou ter participado dos seguintes crimes:


9 quando houver fundadas razes provas de o agente 2

atentado violento ao pudor; crimes contra o sistema financeiro nacional; extorso; extorso mediante seqestro; estupro; epidemia com resultado morte;

envenenamento de gua potvel ou de substncia alimentcia ou medicinal, qualificados por morte;


genocdio; homicdio doloso; quadrilha ou bando; roubo; rapto violento; seqestro ou crcere privado; trfico de drogas.

O rol do art. 1., inc. III, da Lei n. 7.960/89 taxativo, mas no se esgota ali; a Lei n. 8.072/90 o complementa.

Os requisitos do art. 1., incs. I a III, so alternativos ou cumulativos? Posies: primeira TOURINHO e

Uma

corrente,

sustentada

pelos

Profs.

MIRABETE, afirma que os requisitos so alternativos.

9 Uma segunda, sustentada pelo Prof. S CARANCE,3

estabelece que os requisitos so cumulativos e que todos devem estar presentes para que seja decretada a temporria. Inviabiliza, na prtica, a aplicao da lei.. Uma terceira corrente, sustentada pelo Prof. V ICENTE GRECO FILHO, entende que os requisitos so alternativos, porm, o juiz s poder decretar a priso temporria se presentes os fundamentos da preventiva.

Uma quarta, sustentada pelos Profs. D AMSIO DE JESUS e MAGALHES GOMES FILHO, sustenta que, como em toda priso cautelar, devem estar presentes o fumus boni iuris e o periculum in mora. Na temporria, o periculum in mora o requisito do art. 1., incs. I ou II, da Lei n. 7.960/89; e o fumus boni iuris o requisito do art. 1., inc. III, da Lei 7.960/89. O juiz, portanto, no caso concreto, vai decretar a temporria se estiverem presentes:

o inc. III combinado com o inc. I; o inc. III combinado com o inc. II.

a posio dominante e acolhida pela jurisprudncia.

DA PRISO E DA LIBERDADE PROVISRIA (TOMO II) Priso por Sentena Condenatria Recorrvel (Priso para Apelar) O art. 393, inc. I, do Cdigo de Processo Penal dispe que um dos efeitos da sentena condenatria recorrvel ser o ru preso ou conservado na priso, seja no caso de infraes inafianveis, seja nas afianveis enquanto no prestar fiana. O art. 594 do Cdigo de Processo Penal dispe que o ru no poder apelar sem estar recolhido priso ou prestar fiana, salvo se for primrio e de bons antecedentes assim reconhecido na sentena condenatria ou condenado por crime de que se livre

9 solto. Em virtude desses dispositivos, so requisitos da 4

priso por sentena condenatria recorrvel:

Condenao, por sentena condenatria recorrvel, a pena privativa de liberdade no suspensa e no substituda (inexistncia de sursis penal ou pena alternativa). Ser o ru reincidente ou primrio de maus antecedentes. Se for primrio e de bons antecedentes poder apelar em liberdade.

Ser a infrao for inafianvel ou, se afianvel, no tiver sido paga.

A priso por sentena condenatria recorrvel no decretada no caso de infraes em que o ru se livra solto, em que no aplicada pena privativa de liberdade ou quando o mximo da pena privativa de liberdade no exceder a 3 meses (art. 321 CPP).

Regras especficas A Lei n. 8.072/90 (crimes hediondos), no art. 2., 2., e a Lei n. 9.613/98 (lavagem de capitais), no art. 3., determinam que o juiz decidir, fundamentadamente, se o ru apelar em liberdade ou no. A Lei n. 9.034/95 (organizaes criminosas), no art. 9., vedam a possibilidade de o ru apelar em liberdade. Na viso da doutrina, o ru s poderia ser preso por fora de sentena condenatria recorrvel quando o encarceramento se mostrar necessrio. Isso ocorre quando presentes os fundamentos da priso preventiva (fumus boni iuris, que a sentena condenatria recorrvel; e o periculum in mora, garantia da ordem pblica, garantia da ordem econmica, convenincia da instruo criminal, garantia da aplicao da lei penal). Deve-se compatibilizar essa priso com o princpio do estado de inocncia. S os requisitos do art. 594 do

9 Cdigo de Processo Penal no podem determinar a5

priso, pois seria execuo provisria da pena. Quanto jurisprudncia, h duas posies:

Parte dela aplicaria o art. 594 do Cdigo de Processo Penal in totum. (foi revogado e nenhum outro dispositivo foi criado em seu lugar, porque todos devem ter o dirito de Apelar em Liberdade, este o entendimento atual do STF)

Para outra parte, o tratamento dependeria de como o ru respondeu o processo, se preso ou solto. Se durante o processo o ru estava solto, no h porqu prend-lo para recorrer da sentena. Se estava preso durante o processo, no h razo para solt-lo;ele permanecer preso, ainda que primrio e com bons antecedentes.

Priso por Pronncia O art. 413 do Cdigo de Processo Penal dispe que o juiz, se convencido da existncia do crime e de indcios de que o ru seja o seu autor, dever pronunci-lo, indicando os motivos do seu convencimento. Conforme o 1., a sentena de pronncia indicar o dispositivo legal em cuja sano for julgado incurso o ru, e o recomendar na priso em que se achar, ou expedir ordem para sua captura. Dispe o 2. que, se o crime for afianvel, poder o juiz deixar de decretar-lhe a priso ou revog-la, caso j se encontre preso. Em virtude desses dispositivos, so pressupostos para que o ru seja preso por sentena de pronncia: ru pronunciado; ser o crime inafianvel ou, se afianvel, o ru no ter pago fiana (nos crimes dolosos contra a vida, so afianveis o infanticdio, art. 123 do CP, e o aborto provocado pela gestante ou com seu consentimento, art. 124 do CP); a priso ser necessria para no violar o princpio da presuno de inocncia. Para a doutrina, so necessrios

os requisitos da priso preventiva. Para jurisprudncia, se permaneceu solto durante o processo, continuar em liberdade. Se j estava preso durante o processo, permanecer preso, ainda que primrio e com bons antecedentes. Liberdade Provisria Aplica-se a liberdade provisria para a priso em flagrante (salvo se houver irregularidade ou nulidade que enseje o relaxamento da priso em flagrante), para a priso por pronncia (art. 413, 3., do CPP) e para a priso para apelar (sentena condenatria recorrvel, art. 594 do CPP (revogado)). Para a priso preventiva e para a temporria, pede-se a revogao da priso. A liberdade provisria uma contra-cautela que vigora at o trnsito em julgado da deciso final, quando haver a execuo da pena, aplicada no caso de condenao, ou a liberdade definitiva, no caso de absolvio. A Liberdade Provisria obrigatria nas infraes penais em que o ru se livra solto as apenadas exclusivamente com multa e as apenadas com pena privativa de liberdade que no exceda 3 (trs) meses (art. 321, incs. I e II, do CPP). A Liberdade Provisria permitida nas infraes em que h o pagamento de fiana. De acordo com o art. 322 do Cdigo de Processo Penal, so afianveis as infraes punidas com deteno ou priso simples (fiana concedida pelo juiz ou pela autoridade policial) ou punidas com recluso cuja pena no exceda 2 (dois) anos (fiana concedida somente pela autoridade judicial e fundamentadamente). A Smula n. 81 do Superior Tribunal de Justia dispe que, em caso de concurso material, para se determinar a afianabilidade ou no no caso concreto, as penas devem ser somadas. At 1977, obtinha-se a liberdade provisria somente mediante o pagamento de fiana. Em 1977, a Lei n. 6.416 acrescentou um pargrafo nico ao art. 310 do Cdigo de Processo Penal, criando-se a possibilidade da obteno da liberdade provisria sem fiana, sempre que estiverem ausentes os motivos da priso preventiva, at mesmo

9 a6

nos crimes inafianveis. So inafianveis conforme os arts. 323 e 324 do Cdigo de Processo Penal: crimes punidos com recluso, em que a pena mnima for superior a dois anos; contravenes de mendicncia e vadiagem; crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade, se o ru for reincidente; crimes punidos com recluso e que provoquem clamor pblico, ou que tenham sido cometidos com violncia contra a pessoa, ou que envolvam grave ameaa; quebra de fiana anteriormente concedida, ou infringncia de obrigao imposta; priso por mandado do juiz cvel disciplinar, administrativa ou militar; o ru estiver no gozo de suspenso condicional da pena ou de livramento condicional; quando presentes os motivos que autorizam a preventiva. Nesses casos, o juiz dever fazer o seguinte raciocnio: se o ru estivesse solto, haveria motivos para ser decretada a priso preventiva? Se houver motivos, no se concede a liberdade provisria. Se no houver motivos, concede-se a liberdade provisria. A liberdade provisria independente de fiana criou, na prtica, uma situao injusta. Se no o caso de priso preventiva e o delito afianvel, a liberdade provisria somente poder ser concedida mediante o recolhimento de fiana. Se o delito inafianvel, a liberdade provisria poder ser concedida sem qualquer pagamento. Ex.: o juiz recebe um processo de furto simples, cuja pena de 1 (um) a 4 (quatro) anos e que admite a fiana. Arbitrada e paga a fiana, concedida a liberdade provisria. Em outro processo de roubo simples, com a pena de 4 (quatro) a 10 (dez) anos de recluso em pena mnima superior a 2 (dois) anos no cabe fiana , conclui o juiz que, se o ru estivesse solto, no seria o

9 7

9 caso de decretao da priso preventiva e, ento, 8

concede tambm a liberdade provisria. Percebe-se uma injustia da lei: no crime menos grave h o pagamento de fiana; no mais grave, no. Na prtica, por razes de poltica criminal, o juiz, verificando o preenchimento dos requisitos, concede a liberdade provisria independente do pagamento de fiana em ambos os processos. A Lei n. 8.035/90 determinou que, nos crimes contra a economia popular e de sonegao fiscal, a liberdade provisria somente ser concedida mediante recolhimento de fiana. A liberdade provisria vedada: (o entendimento atual do STF que cabe a liberdade provisria em todas as circunstncias em razo do Princpio da Presuno da Inocncia) nos crimes hediondos e assemelhados, salvo em caso de tortura que, apesar de inafianvel, admite a liberdade provisria; no art. 7. da Lei n. 9.034/95, que trata das organizaes criminosas; no art. 3. da Lei n. 9.613/98, que trata da lavagem de bens e capitais.

Fiana Fiana a cauo destinada a garantir o cumprimento das obrigaes processuais por parte do ru. Sua natureza jurdica a de cauo. Pode ser prestada pelo acusado ou por terceiro em seu favor, nas modalidades de depsito ou hipoteca. So infraes inafianveis, alm das previstas nos arts. 323 e 324 do Cdigo de Processo Penal: o crime de racismo, o crime hediondo, prtica de tortura, trfico ilcito de entorpecentes, terrorismo e a ao de grupos armados civis e militares contra a ordem constitucional e o estado democrtico de direito; a contraveno de aposta em corrida de cavalo fora do hipdromo (art. 9., 2., da Lei n. 7.291/84); os crimes contra o sistema financeiro, se estiver

9 configurada situao que autorize a priso preventiva 9

(art. 31 da Lei n. 7.492/86); os crimes contra a fauna (art. 34 da Lei n. 5.197/67). A autoridade policial pode arbitrar a fiana nas infraes punidas com deteno e priso simples; nos demais casos, compete ao juiz (art. 322, do CPP). Obrigaes do ru sob pena de quebramento da fiana Comparecimento a todos os atos processuais a que for intimado. Obrigao de comunicar ao Juzo qualquer mudana de endereo. No se ausentar da Comarca por mais de 8 dias sem autorizao do juiz. A fiana cabvel desde o inqurito policial at o trnsito em julgado da sentena. Consistir no depsito de bens, valores, pedras preciosas, ttulos da dvida pblica ou na hipoteca de imvel. Valor da fiana O valor da fiana ser fixado pela autoridade, conforme o disposto no art. 325 do Cdigo de Processo Penal (questo do concurso n. 172 da magistratura de So Paulo). Ser de 1 (um) a 5 (cinco) salrios mnimos quando a pena privativa de liberdade for de at 2 (dois) anos; de 5 (cinco) a 20 (vinte) salrios mnimos quando a pena privativa de liberdade for de, no mximo, 4 (quatro) anos; de 20 (vinte) a 100 (cem) salrios mnimos quando a pena privativa de liberdade for superior a 4 (quatro) anos. Conforme a situao econmica do ru, o valor da fiana pode ser reduzido at o mximo de dois teros ou aumentada at o dcuplo (art. 325, 1., incs. I e II, do CPP). Para determinar o valor da fiana, ser levado em considerao: natureza da infrao; condies pessoais de fortuna e vida pregressa do acusado; circunstncias indicativas da periculosidade do agente; importncia provvel das custas do processo at o final

do julgamento.

1 0

Reforo da fiana Poder ser necessrio o reforo da fiana, nos casos previstos pelo art. 340 do Cdigo de Processo Penal; no sendo reforada, a fiana ficar sem efeito e o ru ser recolhido priso. Ser exigido o reforo quando: por engano, for tomada a fiana em valor insuficiente; houver inovao na classificao do delito; houver depreciao do objeto da fiana. Se o juiz verificar que impossvel ao ru prestar fiana, por motivo de pobreza, poder conceder-lhe a liberdade provisria, sujeitando-o ao cumprimento das obrigaes, que, se no cumpridas, acarretaro a revogao do benefcio, conforme o art. 350 do Cdigo de Processo Penal. Esse dispositivo anterior ao surgimento da possibilidade da liberdade provisria sem fiana. As atenuantes e as agravantes no so levadas em conta para a fixao da fiana, pois no alteram o mnimo e o mximo da pena. Cassao da fiana A fiana ser cassada quando se verificar, posteriormente, que no era cabvel. Se a fiana foi concedia por autoridade policial, compete a juiz cass-la; se foi concedida por juiz, ser cassada por tribunal mediante recurso da acusao. Quebra da fiana Haver quebra da fiana nos seguintes casos: quando o ru descumprir suas obrigaes processuais; quando o ru estiver, mediante fiana, no gozo da liberdade provisria e praticar nova infrao penal. So conseqncias do quebramento da fiana: perda da metade do valor da fiana; obrigao de recolher-se priso; impossibilidade de concesso de nova fiana no mesmo processo.

1 Quando o ru deixar de recolher-se priso, sendo isso 0

necessrio, perder todo o valor depositado a ttulo de fiana. O recurso adequado para as decises sobre fiana ser o recurso em sentido estrito (art. 581, incs. V e VII), deciso que concede, cassa, julga inidnea, decreta o seu quebramento, nega, arbitra e declara perdido o seu valor. O Ministrio Pblico no precisa ser ouvido para concesso de fiana; dever, contudo, ser intimado da deciso, para interpor recurso se achar necessrio. Se o ru no for condenado, o valor da fiana lhe ser restitudo, deduzido eventual montante declarado perdido. Se o ru for condenado, o valor da fiana ser destinado ao pagamento das custas processuais, ao pagamento de multa criminal e ainda pode ser revertido no pagamento de indenizao civil ex delicto. Nas infraes penais de competncia do Juizado Especial Criminal, no se impor priso em flagrante nem se exigir fiana, se o autor do fato for imediatamente encaminhado ao Juizado ou assumir o compromisso de a ele comparecer (art. 69, par. n., da Lei n. 9.099/95).

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: NUCCI, GUILHERME DE SOUZA, PRTICA FORENSE PENAL, editora revista dos tribunais Pacheco, Denlson Feitoza, Direito Processual Penal: teoria, crtica e prxis Impetus, 2005, 3 ed Capez, Fernando, Curso de Processo Penal 8 ed.: Saraiva, 2002 DUTRA, MARCOS PAULO, apostila de sala de aula MAXIMILILIANUS, CLUDIO AMRICO FUHRER, RESUMO DE PROCESSO PENAL, malheiros editores

1 TOURINHO FILHO, FERNANDO DA COSTA, PROCESSO PENA, 0 editora saraiva, v2

1 0

Acerca da medida socioeducativa de internao prevista no Estatuto da Criana e do Adolescente, assinale a opo correta. (A) Essa medida somente pode ser aplicada em caso de ato

infracional cometido mediante grave ameaa ou violncia a pessoa. (B) No permitida a realizao de atividades externas pelo interno, salvo com expressa autorizao judicial. (C) Quando no houver local apropriado, o adolescente poder permanecer em estabelecimento prisional destinado a maiores, desde que haja critrios de separao por sexo e gravidade da infrao. (D) A liberao ser compulsria aos dezoito anos de idade.QUESTO 46 Sobre a aplicao da lei penal e da lei processual penal, assinale a opo incorreta. (A) Os atos processuais realizados sob a vigncia de lei processual anterior so considerados vlidos, mesmo aps a revogao da lei. (B) As normas processuais tm aplicao imediata, ainda que o fato que deu origem ao processo seja anterior entrada em vigor dessas normas. (C) O dispositivo constitucional que estabelece que a lei no retroagir, salvo para beneficiar o ru, aplica-se lei penal e lei processual penal. (D) Lei penal que substitua outra e que favorea o agente aplicase aos fatos anteriores sua entrada em vigor, ainda que decididos por sentena condenatria transitada em julgado.
QUESTO 47

1 0

Alonso, com evidente inteno homicida, praticou conduta compatvel com a vontade de matar Betina. A partir dessa situao hipottica, assinale a opo correta. (A) Caso Alonso interrompesse voluntariamente os atos de execuo, caracterizar-se-ia desistncia voluntria, e ele s responderia pelos atos j praticados. (B) Caso Alonso utilizasse os meios que tinha ao seu alcance para atingir a vtima, mas no conseguisse faz-lo, ele s responderia por expor a vida de terceiro a perigo. (C) Caso Alonso fosse interrompido, durante os atos de execuo, por circunstncias alheias sua vontade, no chegando a fazer tudo que pretendia para consumar o crime, no se caracterizaria a tentativa de homicdio, mas leso corporal. (D) Caso Alonso no fosse interrompido e, aps praticar tudo o que estava ao seu alcance para consumar o crime, resolvesse impedir o resultado, obtendo xito neste ato, caracterizar-se-ia o arrependimento posterior, mas ficaria afastado o arrependimento eficaz.
QUESTO 48

Entre as circunstncias que sempre atenuam a pena, no est includo o fato de o agente (A) desconhecer a lei.

(B) ter cometido o crime sob coao a que pudesse resistir. (C) ter cometido o crime sob a influncia de multido em tumulto, se no o tiver provocado. (D) ter cometido o crime em ocasio de incndio, inundao ou qualquer calamidade pblica.
QUESTO 49

1 0

elemento do crime culposo (A) a observncia de um dever objetivo de cuidado. (B) o resultado lesivo no querido, mas assumido, pelo agente. (C) a conduta humana voluntria, sempre comissiva. (D) a previsibilidade.
QUESTO 50

Acerca do instituto da prescrio penal e seus efeitos, assinale a opo correta. (A) A partir do trnsito em julgado da sentena penal condenatria, comea a correr o prazo da prescrio da pretenso punitiva. (B) O reconhecimento da prescrio da pretenso punitiva significa que o ru pode ser considerado reincidente caso pratique novo crime. (C) Ocorrendo a prescrio da pretenso executria, o ttulo executrio formado com o trnsito em julgado; entretanto, o Estado perde o direito de executar a sentena penal condenatria. (D) Ocorrendo a prescrio da pretenso executria, a vtima no tem sua disposio o ttulo executivo judicial para promover a liquidao e execuo cvel.
QUESTO 51

Acerca das modificaes penais e processuais penais introduzidas pela Lei n. 11.343/2006 Lei de Txicos com relao figura do usurio de drogas, assinale a opo correta. (A) A conduta daquele que, para consumo pessoal, cultiva plantas destinadas preparao de substncia capaz de causar dependncia fsica ou psquica permanece sem tipificao. (B) possvel, alm das penas de advertncia, prestao de servios comunidade ou medida educativa, a imposio de pena privativa de liberdade ao usurio de drogas. (C) O porte de drogas tornou-se infrao de menor potencial ofensivo, estando sujeito ao procedimento da Lei n. 9.099/1995, que dispe sobre os juizados especiais criminais. (D) Poder ser imposta ao usurio de drogas priso em flagrante, devendo o autuado ser encaminhado ao juzo competente para que este se manifeste sobre a manuteno da priso, aps a lavratura do termo circunstanciado.
QUESTO 52

Leonardo, indignado por no ter recebido uma dvida referente a venda de cinco cigarros, desferiu facadas no devedor, que, em razo dos ferimentos, faleceu. Logo aps o fato, Leonardo escondeu o cadver em uma gruta. Com base na situao hipottica acima, correto afirmar que (A) A ocultao de cadver crime permanente. (B) h concurso formal entre o homicdio e a ocultao de cadver. (C) Leonardo praticou crime de homicdio qualificado por motivo torpe. (D) o fato de Leonardo ter cometido o crime por no ter recebido uma dvida circunstncia que agrava a pena.
QUESTO 53

1 0

Com relao ao inqurito policial, assinale a opo correta. (A) indispensvel a assistncia de advogado ao indiciado, devendo ser observadas as garantias constitucionais do contraditrio e da ampla defesa. (B) A instaurao de inqurito policial dispensvel caso a acusao possua elementos suficientes para a propositura da ao penal. (C) Trata-se de procedimento escrito, inquisitivo, sigiloso, informativo e disponvel. (D) A interceptao telefnica poder ser determinada pela autoridade policial, no curso da investigao, de forma motivada e observados os requisitos legais.
QUESTO 54

Extingue a punibilidade do agente (A) a decadncia, nos crimes de ao penal privada e pblica incondicionada. (B) a renncia, nos crimes de ao penal privada subsidiria da pblica. (C) a perempo, nos crimes de ao penal privada. (D) o perdo, nos crimes de ao penal pblica condicionada representao.
QUESTO 55

compatvel com a Constituio Federal de 1988 (A) o processo iniciado, de ofcio, pela autoridade policial ou judiciria. (B) a priso processual. (C) a priso para averiguao. (D) a busca domiciliar determinada pela autoridade policial.
QUESTO 56

Assinale a opo correta acerca da citao. (A) So formas de citao do ru no processo penal e no civil: por mandado, por edital e por hora certa. (B) O processo e o curso do prazo prescricional ficaro suspensos no caso do ru que, citado por edital, no comparecer ao interrogatrio nem constituir advogado. (C) O processo prosseguir sem a presena do ru que se oculta para no ser citado, desde que certificado pelo oficial de justia. (D) Nos processos penal e civil, efeito da citao vlida a interrupo da prescrio.
QUESTO 57

1 0

Assinale a opo correta no que se refere a procedimentos e nulidades. (A) No procedimento do juiz singular, aps a oitiva das testemunhas, aberto prazo para a apresentao das alegaes finais. (B) A apresentao de defesa prvia ou de alegaes preliminares mera faculdade processual, mas a falta de concesso de prazo gera nulidade. (C) O interrogatrio do ru ato privativo do juiz, sendo dispensvel a presena de defensor. (D) A defesa deficiente gera nulidade absoluta, sendo presumido o prejuzo.
QUESTO 58

Com relao a recursos, assinale a opo correta. (A) O recurso em sentido estrito ser declarado deserto caso o ru fuja aps haver recorrido. (B) No julgamento de apelao de deciso do tribunal do jri em que a sentena seja contrria deciso dos jurados, o tribunal ad quem deve determinar que o ru seja submetido a novo jri, em respeito soberania dos veredictos. (C) No julgamento de apelao de deciso do tribunal do jri em que a deciso dos jurados seja manifestamente contrria prova dos autos, o tribunal ad quem deve determinar que o ru seja submetido a novo jri, em respeito soberania dos veredictos. (D) Na apelao das decises proferidas por juiz singular, admitese o juzo de retratao.
QUESTO 59

Acerca dos crimes hediondos, assinale a opo correta. (A) O rol dos crimes enumerados na Lei n. 8.072/1990 no taxativo. (B) possvel o relaxamento da priso por excesso de prazo. (C) O prazo da priso temporria em caso de homicdio

qualificado igual ao de um homicdio simples. (D) Em caso de sentena condenatria, o ru no poder apelar em liberdade, independentemente de fundamentao do juiz.
QUESTO 60

1 0

No processo penal, os instrumentos utilizveis pela defesa e pela acusao incluem (A) a reviso criminal. (B) os embargos infringentes. (C) o protesto por novo jri. (D) a carta testemunhvel.

1 0

QUESTO 85

Com relao s causas excludentes de ilicitude (ou antijuridicidade), assinale a opo correta.

(A) Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar-se de perigo atual ou iminente que no provocou por sua vontade ou era escusvel. (B) Supondo o agente, equivocadamente, que est sendo agredido, e repelindo a suposta agresso, configura-se a legtima defesa putativa, considerada na lei como caso sui generis de erro de tipo, o denominado erro de tipo permissivo. (C) Agem em estrito cumprimento do dever legal policiais que, ao terem de prender indiciado de m fama, atiram contra ele para domin-lo. (D) O exerccio regular do direito compatvel com o homicdio praticado pelo militar que, em guerra externa ou interna, mata o inimigo.
QUESTO 86

1 1

Acerca do procedimento de apurao do ato infracional e de execuo das medidas previstas no Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA), assinale a opo correta. (A) Ser competente o juiz da infncia e juventude do lugar da ao ou omisso, observadas as regras de conexo e continncia, inclusive nos casos de concurso com a jurisdio comum. (B) A execuo da medida de proteo poder ser delegada autoridade competente do lugar onde residem os pais da criana, desde que situado no mesmo estado da Federao do juzo processante. (C) A remisso, como forma de extino ou suspenso do processo, pode ser aplicada em qualquer fase do procedimento ou depois de proferida a sentena. (D) A representao do Ministrio Pblico no que se refere proposta de instaurao de procedimento para aplicao de medida socioeducativa independe de prova prconstituda de autoria e materialidade.
QUESTO 87

Acerca do julgamento de recursos, assinale a opo correta. (A) No haver reviso dos processos findos, quando a sentena condenatria for contrria ao texto expresso da Lei Penal ou evidncia dos autos. (B) Os recursos extraordinrio e especial tm efeito suspensivo. (C) No julgamento das apelaes, poder o tribunal, cmara ou turma proceder a novo interrogatrio do acusado, reinquirir testemunhas ou determinar outras diligncias. (D) A apelao suspende a execuo da medida de segurana aplicada provisoriamente.
QUESTO 88

Com relao s infraes administrativas e aos crimes praticados contra crianas e adolescentes, assinale a opo correta de acordo com o ECA.

(A) O agente que submete criana ou adolescente sob sua autoridade, guarda ou vigilncia a vexame ou a constrangimento comete infrao administrativa. (B) O professor ou responsvel por estabelecimento de ensino que deixa de comunicar autoridade competente os casos de que tenha conhecimento e que envolvam suspeita de maus-tratos contra criana ou adolescente pratica crime. (C) O agente que produz ou dirige representao televisiva ou cinematogrfica utilizando-se de criana ou adolescente em cena pornogrfica ou de sexo explcito pratica crime, que deve ser objeto de ao penal pblica incondicionada. (D) O mdico ou enfermeiro que deixa de identificar corretamente o neonato e a parturiente, por ocasio do parto, pratica crime, que s admite a modalidade dolosa e deve ser processado mediante ao penal pblica condicionada representao.
QUESTO 89

1 1

Em relao delimitao da competncia no processo penal, s prerrogativas de funo e ao foro especial, assinale a opo correta. (A) O militar que, no exerccio da funo, pratica crime doloso contra a vida de um civil deve ser processado perante a justia militar. (B) Membro do Ministrio Pblico estadual que pratica crime doloso contra a vida deve ser processado perante o tribunal do jri e, no, no foro por prerrogativa de funo ou especial, visto que a competncia do tribunal do jri est expressa na Constituio Federal. (C) No caso de conexo entre um crime comum e um crime eleitoral, este deve ser processado perante a justia eleitoral e aquele, perante a justia estadual, visto que, no concurso de jurisdies de diversas categorias, ocorre a separao dos processos. (D) No viola a garantia do juiz natural a atrao por continncia do processo do co-ru ao foro especial do outro denunciado, razo pela qual um advogado e um juiz de direito que pratiquem crime contra o patrimnio devem ser processados perante o tribunal de justia.
QUESTO 90

O inqurito um procedimento investigativo que pode ser realizado pela polcia judiciria ou por outras autoridades. Nesse contexto, assinale a opo correta acerca dos inquritos. (A) Quando, no curso das investigaes, surgir indcio da prtica de infrao penal por parte de membro da magistratura, aps a concluso do inqurito, a denncia deve ser remetida ao tribunal ou rgo especial competente para o julgamento. (B) O inqurito judicial ocorre nos casos das infraes falimentares e deve ser presidido pelo juiz de direito da vara em que esteja tramitando o processo de falncia. (C) As comisses parlamentares de inqurito tm poderes de investigao prprios das autoridades judiciais para a apurao de fato determinado e por prazo certo, sendo suas concluses

encaminhadas respectiva mesa do Senado ou da Cmara para promover a responsabilidade civil e criminal. (D) O poder de polcia da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, em caso de crime cometido nas suas dependncias, compreende a priso em flagrante do agente e a realizao do inqurito.
QUESTO 91

1 1

Acerca do princpio da inocncia, assinale a opo correta. (A) O juiz deve ter plena convico de que o acusado responsvel pelo delito, bastando a dvida a respeito da sua culpa para absolv-lo. (B) O ru tem o dever de provar sua inocncia e cabe ao acusador apresentar indcios de autoria e materialidade. (C) Com a deciso de pronncia, que reconhece a existncia de crime e indcios de autoria, o nome do ru pode ser includo no rol dos culpados. (D) A restrio liberdade do acusado antes da sentena definitiva deve ser admitida sempre que se verificar o fumus boni iuris, independentemente da existncia de periculum in mora.
QUESTO 92

A respeito das condies de procedibilidade, assinale a opo correta. (A) Nos crimes contra a honra do presidente da Repblica, a requisio do ministro da Justia condio de procedibilidade para a ao penal, que deve ser providenciada no prazo legal de seis meses a contar da data do fato. (B) Nos crimes cometidos fora do territrio nacional, so condies de procedibilidade a entrada do agente no territrio nacional e o fato de os crimes no serem punveis no pas em que foram praticados. (C) Nos crimes comuns e de responsabilidade praticados pelo presidente da Repblica, condio de procedibilidade a autorizao do Senado Federal para ser instaurado o processo. (D) Havendo vestgios nos crimes contra a propriedade imaterial, o exame pericial condio de procedibilidade para a ao penal.
QUESTO 93

Acerca dos sujeitos processuais, assinale a opo correta. (A) O juiz deve declarar-se suspeito caso seja amigo ou inimigo das partes, esteja interessado no feito ou quando a parte o injuriar de propsito. (B) A participao de membro do Ministrio Pblico no inqurito policial acarreta o seu impedimento para o oferecimento da denncia. (C) A vtima pode intervir no processo penal por intermdio de advogado, como assistente da acusao, depois de iniciada a ao penal e enquanto no transitada em julgado a deciso final.

(D) O assistente da acusao pode arrolar testemunhas e recorrer da deciso que rejeita a denncia, pronuncia ou absolve sumariamente o ru, tendo o recurso efeito suspensivo.
QUESTO 94

1 1

Acerca dos recursos no processo penal, assinale a opo correta. (A) Admite-se protesto por novo jri quando a condenao imposta em grau de recurso for igual ou superior a vinte anos, desde que decorrente de concurso material. (B) nula a deciso do tribunal de justia que acolhe, contra o ru, nulidade no argida no recurso da acusao, ressalvados os casos de recurso de ofcio. (C) No caso de crime poltico previsto na Lei de Segurana Nacional, cabe recurso ordinrio constitucional ao STJ. (D) No caso de concurso de pessoas, a deciso do recurso interposto por um dos rus se estende aos demais, em face do princpio da igualdade, sendo irrelevante o fundamento.
QUESTO 95

No que se refere s aes autnomas criminais, assinale a opo Correta. (A) Cabe habeas corpus contra deciso condenatria a pena de multa ou quando j estiver extinta a pena privativa de liberdade. (B) Admite-se mandado de segurana para o advogado poder acompanhar diligncia em processo judicial, ainda que sigiloso. (C) Em face da soberania dos veredictos, das decises de mrito do tribunal do jri no se admite reviso criminal. (D) A reviso criminal pode ser requerida, desde que antes da extino da pena, pelo ru ou por procurador, independentemente de habilitao.
QUESTO 96

Acerca do crime de lavagem de dinheiro, previsto na Lei n. 9.613/1998, assinale a opo incorreta. (A) O crime de lavagem de dinheiro pressupe a existncia de uma conduta antecedente, que no precisa ser, necessariamente, criminosa, mas que deve estar prevista no rol exemplificativo da lei acima citada. (B) Esse crime constitui atividade complexa, que envolve trs fases: a introduo do dinheiro ilcito no sistema financeiro, promovendo o distanciamento dos recursos de sua origem; a transformao, quando, por meio de negcios, ocultada a procedncia dos recursos; e a integrao, quando os bens aparentemente regulares so incorporados ao sistema econmico. (C) No processo por crime de lavagem de dinheiro, no se aplica o disposto no art. 366 do Cdigo de Processo Penal, que estabelece que o processo e o curso do prazo prescricional fiquem suspensos caso o acusado, citado por edital, no comparea nem constitua

advogado, situao em que o processo deve seguir sua revelia. (D) Esse crime admite ao controlada, pela qual a ordem de priso de pessoas ou da apreenso ou seqestro de bens, direitos ou valores poder ser suspensa pelo juiz, ouvido o Ministrio Pblico, quando a sua execuo imediata possa comprometer as investigaes.
QUESTO 97

1 1

Acerca do dolo e da culpa, assinale a opo correta. (A) Quando o agente deixa de prever o resultado que lhe era previsvel, fica caracterizada a culpa imprpria e o agente responder por delito preterdoloso. (B) Quando o agente, embora prevendo o resultado, no deixa de praticar a conduta porque acredita, sinceramente, que esse resultado no venha a ocorrer, caracteriza-se a culpa inconsciente. (C) Quando o agente comete erro sobre elemento constitutivo do tipo legal de crime, exclui-se o dolo, embora seja permitida a punio por crime culposo, se previsto em lei. (D) Quando o agente, embora no querendo diretamente praticar a infrao penal, no se abstm de agir e, com isso, assume o risco de produzir o resultado que por ele j havia sido previsto e aceito, h culpa consciente.
QUESTO 98

Jlio, empresrio, deixou de recolher, no prazo legal, contribuio destinada previdncia social que ele havia descontado de pagamento efetuado a segurado. Considerando a situao hipottica descrita, assinale a opo correta. (A) Caso Jlio, espontaneamente, confesse e efetue o pagamento integral das contribuies previdncia social, antes do incio da ao fiscal, ele ter direito suspenso condicional da pena. (B) O juiz deve conceder o perdo judicial ou aplicar somente a pena de multa, caso Jlio seja primrio e tenha bons antecedentes. (C) O crime praticado por Jlio constitui espcie de apropriao indbita, que deve ser processado na justia federal mediante ao penal pblica incondicionada. (D) O crime, consumado no momento em que Jlio decidiu deixar de recolher as contribuies, depois de ultrapassado o prazo legal, admite tentativa e a modalidade culposa.
QUESTO 99

Acerca da reincidncia, assinale a opo correta. (A) Para se caracterizar a reincidncia na prtica de crime, necessrio que haja trnsito em julgado de sentena condenatria por prtica de crime anterior. (B) O agente que, na fase de recurso de sentena condenatria pela prtica de crime, comete contraveno penal, deve

ser considerado reincidente no-especfico. (C) Para efeito de reincidncia especfica, prevalece a condenao anterior, se, entre a data do cumprimento da pena e a infrao posterior, tiver decorrido tempo superior a 5 anos. (D) Para efeitos de reincidncia, so considerados os crimes eleitorais, os crimes militares prprios e os crimes polticos.
QUESTO 100

1 1

A respeito da prescrio, assinale a opo correta. (A) Nas infraes permanentes, assim como na bigamia e na falsificao, a prescrio da pretenso punitiva comea a correr a partir do primeiro dia em que o crime ocorreu. (B) No caso de o condenado evadir-se, a prescrio da pretenso executria deve ser regulada pelo tempo que resta da pena. (C) A prescrio comea a correr a partir do dia em que transita em julgado, para a defesa, a sentena condenatria. (D) O curso da prescrio interrompe-se pelo oferecimento da denncia e pela sentena condenatria ou absolutria recorrvel.

1 1

QUESTO 85

Os irmos Leo, com 18 anos de idade, Lcio, com 17 anos de idade, e Lino, com 11 anos de idade, roubaram dinheiro do caixa de uma padaria. Com base nessa situao hipottica, correto afirmar que (A) Lcio poder, excepcionalmente, ficar submetido a medida socioeducativa de internao at completar 21 anos, idade em que a liberao ser compulsria.

(B) Lcio e Lino praticaram ato infracional e respondero a procedimento junto Vara da Infncia e Juventude, podendo ser aplicada, para ambos, medida socioeducativa de internao. (C) Leo no ser processado criminalmente por sua conduta, visto que os demais autores do fato so menores de idade e, nesse caso, as condies de carter pessoal se comunicam. (D) Leo, Lino e Lcio sero processados criminalmente pelos seus atos, caso fique demonstrado que todos quiseram praticar o fato e possuam plena capacidade de entender o carter ilcito dele.
QUESTO 86

1 1

Acerca dos direitos individuais previstos no ECA, assinale a opo correta. (A) A internao antes da sentena, ao contrrio do que ocorre com a priso cautelar, prevista no processo penal, dispensa fundamentao em face das peculiaridades do procedimento de apurao do ato infracional e das condies especiais de desenvolvimento do adolescente. (B) Nenhum adolescente ser privado de sua liberdade, seno em flagrante de ato infracional, por determinao judicial, ou para averiguao, por ordem de autoridade policial. (C) A internao antes da sentena, ocorrida durante o procedimento de apurao do ato infracional, no tem prazo mximo preestabelecido, contudo o juiz deve justificar a demora excessiva, sob pena de constrangimento ilegal. (D) Excetuando-se as hipteses de dvida fundamentada, o adolescente civilmente identificado no ser submetido a identificao compulsria pelos rgos oficiais.
QUESTO 87

Com relao ao procedimento de apurao do ato infracional, assinale a opo correta de acordo com o que dispe o ECA. (A) A outorga de mandato indispensvel caso o defensor seja constitudo ou nomeado, sendo a formalidade necessria em face das peculiaridades do procedimento. (B) Cabe recurso em sentido estrito da deciso que aplica medida socioeducativa, sendo possvel o juzo de retratao. (C) No recurso de apelao, antes de determinar a remessa dos autos instncia superior, o juiz poder reformar a deciso proferida. (D) Na ausncia de advogado constitudo, para resguardar o sigilo )quanto conduta do infrator, no se admite a nomeao de defensor ad hoc.
QUESTO 88

Durante uma blitz, um policial simulou a descoberta de arma de fogo e substncia alucingena no porta-malas do carro de Rui, que foi preso em flagrante. O flagrante foi comunicado ao juiz no prazo legal. O advogado de Rui apresentou requerimento adequado ao juiz de planto, que indeferiu o pedido, sob o fundamento de que as prises provisrias no ofendem os preceitos constitucionais. Nessa situao hipottica, a providncia cabvel para que Rui seja liberado ser

(A )o habeas corpus perante o STF. (B) o habeas corpus perante o tribunal de justia. (C) o livramento condicional perante o juiz titular. (D) a reclamao corregedoria de polcia.
QUESTO 89

1 1

Maria, que tem 18 anos de idade, universitria e reside com os pais, que a sustentam financeiramente, foi vtima de crime que processado mediante ao penal pblica condicionada representao. Considerando essa situao hipottica, assinale a opo correta. (A) Caso Maria venha a falecer, prescrever o direito de representao se seus pais no requererem a nomeao de curador especial pelo juiz, no prazo legal. (B) O representante legal de Maria tambm poder mover a ao penal, visto que o direito de ao concorrente em face da dependncia financeira e inicia-se a partir da data em que o crime tenha sido consumado. (C) Caso Maria deixe de exercer o direito de representao, a condio de procedibilidade da ao penal poder ser satisfeita por meio de requisio do ministro da justia. (D) Caso Maria exera seu direito representao e o membro do MP no promova a ao penal no prazo legal, Maria poder mover ao penal privada subsidiria da pblica.
QUESTO 90

No que se refere s disposies do CPP acerca da competncia por conexo ou continncia, assinale a opo incorreta. (A) A conexo e a continncia no concurso entre a jurisdio comum e a do juzo de menores importaro separao de processos e de julgamento. (B) No concurso entre a competncia do jri e de outro rgo da jurisdio comum, prevalecer a competncia do jri. (C) No concurso entre a jurisdio comum e a especial, prevalecer a jurisdio especial. (D) A conexo e a continncia importaro unidade de processo e julgamento, inclusive no concurso entre a jurisdio comum e a militar.
QUESTO 91

Assinale a opo correta com base na legislao penal. (A) Pratica o crime de latrocnio o agente que subtrai uma bolsa mediante violncia a pessoa, em face da qual resulta morte da vtima. (B) O agente que mata algum, sob o domnio de violenta emoo, logo aps injusta provocao da vtima, est legalmente acobertado pela excludente da legtima defesa. (C) No pratica crime ou contraveno penal o agente que, no

intuito de provocar alarme, afirma, inveridicamente, que h uma bomba em determinado prdio. (D) Pratica o crime de seqestro em concurso formal com furto o agente que, no intuito de obter senha de carto bancrio, priva a vtima de liberdade e, obtendo xito, a liberta.
QUESTO 92

1 1

Entre as penas restritivas de direitos previstas no Cdigo Penal, no est includa A a interdio permanente de direitos. (B) a prestao de servio a entidades pblicas. (C) a prestao pecuniria. (D) a perda de bens e valores.
QUESTO 93

Manoel est sendo investigado pela prtica do crime de lavagem de dinheiro. Por meio de testemunhas, a autoridade policial tomou conhecimento de que, em sua residncia, constam provas da autoria do crime, tais como dinheiro, registros contbeis e transferncias bancrias. Considerando a situao hipottica acima, assinale a opo correta. (A) Ainda que Manoel, durante a busca e apreenso, se negue terminantemente a abrir gavetas, sob o argumento de que tenha perdido as chaves, os policiais no podero arromb-las; caso o faam, estar caracterizado abuso de autoridade, independentemente da existncia de mandado judicial. (B) A autoridade policial pode realizar imediatamente a busca e apreenso, visto que, quando realiza a diligncia pessoalmente, no necessita de mandado judicial. (C) Caso Manoel permita que a autoridade policial entre em sua residncia, a diligncia poder ser efetuada durante o dia ou noite, com ou sem mandado judicial. (D) Cartas particulares encontradas durante a busca e apreenso, estejam elas abertas ou fechadas, podero ser apreendidas, quando a diligncia ocorrer mediante autorizao judicial.
QUESTO 94

Com base na CF, assinale a opo correta. (A) Assegura-se ao acusado a gratuidade do habeas corpus, a razovel durao do processo e os meios que garantam a celeridade de tramitao processual. (B) O Estado indenizar o condenado por erro judicirio, a pessoa que ficar presa alm do tempo fixado na sentena bem como o preso provisrio. (C) Concede-se habeas corpus sempre que o indivduo sofrer ou se achar em iminente perigo de sofrer violncia ou coao em relao a qualquer de seus direitos individuais, por ilegalidade ou abuso de poder.

(D) Aos acusados so assegurados o contraditrio e a ampla defesa, no sendo possvel restringir determinado recurso a apenas uma das partes, como a defesa, por exemplo.
QUESTO 95

1 2

Acerca dos crimes contra a honra, assinale a opo correta. (A) O agente que preconceituosamente se refere a algum como velho surdo, ciente da idade e deficincia da pessoa, comete uma das modalidades do crime de racismo. (B) O agente que atribui a algum a autoria de um estupro, ciente da falsidade da imputao, comete o crime de calnia. (C) O agente que imputa a algum a conduta de mulherengo, no intuito de ofender sua reputao, comete o crime de injria. (D) O agente que designa algum como ladro, no intuito de ofender sua dignidade, comete o crime de difamao.
QUESTO 96

Os parmetros previstos no CPP para que a autoridade determine o valor da fiana no incluem (A) o valor provvel das custas do processo. (B) a natureza da infrao. (C) o grau de instruo do acusado. (D) a vida pregressa do acusado.
QUESTO 97

Compete justia federal processar e julgar (A) crime de desero praticado por bombeiro militar. (B) crime contra a organizao do trabalho. (C) crime de transporte de eleitores no dia da votao. (D) furto de bem de sociedade de economia mista.
QUESTO 98

Com base na legislao penal, no se impe o dever de agir (A) ao condutor do veculo que, por motivo de segurana, deixa de prestar socorro vtima de acidente, mas solicita auxlio da autoridade pblica. (B) ao pai que deixa de prover ao filho em idade escolar a instruo primria, porque deseja que este o ajude no trabalho. (C) ao mdico que, em face de pedido do paciente, deixa de denunciar autoridade pblica doena cuja notificao seja obrigatria. (D) ao servidor pblico que deixa de praticar, indevidamente, ato de ofcio, para satisfazer sentimento pessoal de comiserao.
QUESTO 99

Com base na Lei de Execuo Penal, assinale a opo correta.

(A) Os presos, sem distino, tm direito a contato com o mundo exterior por meio de visitas, inclusive ntimas, correspondncia escrita, leitura e demais meios de comunicao e informao. (B) A assistncia material ao preso consiste no fornecimento de alimentao, vesturio, objetos de higiene pessoal e da limpeza da cela, bem como instrumentos de trabalho e educacionais. (C) A assistncia sade do preso, de carter preventivo e curativo, compreende atendimento mdico, farmacutico e odontolgico. (D) A autoridade administrativa pode decretar o isolamento preventivo do preso faltoso e inclu-lo em regime disciplinar diferenciado, por interesse da disciplina, independentemente de despacho do juiz competente.
QUESTO 100

1 2

De acordo com a Lei n. 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, constatada a prtica de violncia domstica e familiar contra a mulher, o juiz poder aplicar ao agressor, de imediato, a seguinte medida protetiva de urgncia: (A) arbitramento do valor a ser prestado a ttulo de alimentos definitivos ofendida e aos filhos menores. (B) proibio de aproximar-se da ofendida, de seus familiares e das testemunhas, fixando limite mnimo de distncia entre estes e o agressor. (C) decretao da priso temporria do agressor. (D) proibio de contato direto com a ofendida, seus familiares e testemunhas, salvo indiretamente, por telefone ou carta.

1 2

Assinale a opo correta acerca do regime disciplinar diferenciado, segundo a Lei de Execuo Penal. (A) Estar sujeito a esse regime disciplinar, sem prejuzo da sano penal, o condenado que praticar, enquanto preso, fato previsto como crime doloso, causando com isso subverso da ordem ou disciplina internas. . (B) O regime disciplinar diferenciado ter a durao mxima de 6 meses.

(C) O preso provisrio no se sujeita ao regime disciplinar diferenciado. (D) O preso no ter direito a visitas semanais.
QUESTO 86

1 2

Assinale a opo correta de acordo com o CPP. (A) Com a aplicao imediata da lei processual penal, os atos realizados sob a vigncia da lei anterior perdem sua validade. (B) A lei processual penal no admite interpretao extensiva. (C) Caso a autoridade policial tome conhecimento de um crime de ao penal privada, ela poder instaurar, de ofcio, o inqurito policial. (D) Caso a autoridade policial tome conhecimento da prtica de infrao penal, ela deve averiguar a vida pregressa do indiciado, sob o ponto de vista individual, familiar e social, sua condio econmica, sua atitude e estado de nimo antes e depois do crime e durante ele, bem como quaisquer outros elementos que contriburem para a apreciao do seu temperamento e carter.
QUESTO 87

Com base no CPP, assinale a opo correta acerca do inqurito policial. (A) O MP, caso entenda serem necessrias novas diligncias, por consider-las imprescindveis ao oferecimento da denncia, poder requerer a devoluo do inqurito autoridade policial. (B) Se o rgo do MP, em vez de apresentar a denncia, requerer o arquivamento do inqurito policial, o juiz determinar a remessa de oficio ao tribunal de justia para que seja designado outro rgo de MP para oferec-la. (C) A autoridade policial, caso entenda no estarem presentes indcios de autoria de determinado crime, poder mandar arquivar autos de inqurito. (D) Depois de ordenado o arquivamento do inqurito pela autoridade judiciria, por falta de base para a denncia, a autoridade policial no poder proceder a novas pesquisas, ainda que tome conhecimento de outras provas.
QUESTO 88

Com relao legislao referente ao combate s drogas, assinale a opo correta. (A) O agente que, para consumo pessoal, semeia plantas destinadas preparao de pequena quantidade de substncia capaz de causar dependncia psquica pode ser submetido medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo. (B) O agente que tiver em depsito, para consumo pessoal, drogas sem autorizao poder ser submetido pena de recluso. (C) O agente que transportar, para consumo pessoal, drogas em desacordo com determinao legal poder ser submetido pena de deteno. (D) O agente que entregar a consumo drogas, ainda que

gratuitamente, em desacordo com determinao legal, pode ser submetido pena de advertncia sobre os efeitos das drogas.
QUESTO 89

1 2

Com base na Lei Maria da Penha, assinale a opo correta. (A) Para os efeitos da lei, configura violncia domstica e familiar contra a mulher a ao que, baseada no gnero, lhe cause morte, leso, sofrimento fsico ou sexual, no estando inserido em tal conceito o dano moral, que dever ser pleiteado, caso existente, na vara cvel comum. (B) desnecessrio, para que se aplique a Lei Maria da Penha, que o agressor coabite ou tenha coabitado com a ofendida, desde que comprovado que houve a violncia domstica e familiar e que havia entre eles relao ntima de afeto. (C) A competncia para o processo e julgamento dos crimes decorrentes de violncia domstica determinada pelo domiclio ou pela residncia da ofendida. (D) Para a concesso de medida protetiva de urgncia prevista na lei, o juiz dever colher prvia manifestao do MP, sob pena de nulidade absoluta do ato.
QUESTO 90

Assinale a opo correta acerca dos crimes contra a honra. (A) Tratando-se do delito de injria, admite-se a exceo da verdade caso o ofendido seja funcionrio pblico, e a ofensa, relativa ao exerccio de suas funes. (B) Caso o querelado, antes da sentena, se retrate cabalmente da calnia ou da difamao, sua pena ser diminuda. (C) Caracterizado o delito de injria, o juiz pode deixar de aplicar a pena, no caso de retoro imediata, que consista em outra injria. (D) O pedido de explicaes em juzo cabvel nos delitos de calnia e difamao, mas no se aplica ao de injria.
QUESTO 91

Com relao ao sequestro como medida assecuratria, assinale a opo correta, de acordo com o CPP. (A) Se o indiciado tiver adquirido bens imveis utilizando os proventos da infrao, caber o sequestro desses bens, desde que no tenham sido transferidos a terceiro. (B) Para a decretao de sequestro, necessria a existncia de certeza acerca da provenincia ilcita dos bens. (C) O sequestro pode ser embargado pelo acusado, mas no, por terceiro a quem os bens tenham sido transferidos a ttulo oneroso. (D) Se for julgada extinta a punibilidade ou absolvido o ru, por sentena transitada em julgado, o sequestro ser levantado.
QUESTO 92

Acerca das disposies gerais sobre os recursos criminais, assinale a opo correta. (A) O MP poder desistir de recurso que haja interposto, desde que se verifique que o fato evidentemente no constitui crime. (B) Ainda que haja m-f, em face do princpio da fungibilidade recursal, que possui natureza absoluta no direito processual penal, a parte no ser prejudicada pela interposio de um recurso por outro. (C) No caso de concurso de agentes, a deciso do recurso interposto por um dos rus, se fundado em motivos que no sejam de carter exclusivamente pessoal, aproveitar aos outros. (D) O recurso no poder ser interposto pelo ru, pois tal ato exclusivo de advogado.
QUESTO 93

1 2

De acordo com o Cdigo Penal, salvo exceo, quando, por acidente ou erro na execuo do crime, sobrevm resultado diverso do pretendido, o agente responde por culpa caso o fato seja previsto como crime culposo. Entretanto, se ocorrer, tambm, o resultado pretendido, o agente (A) no responder por ele, sob pena de responsabilidade penal objetiva. (B) responder por ele, segundo a regra do concurso formal. (C) responder por ele, segundo a regra do concurso material. (D) no responder por ele, sob pena de bis in idem.
QUESTO 94

Acerca da reviso criminal, assinale a opo correta. (A) A reviso poder ser requerida em qualquer tempo, antes ou aps a extino da pena. (B) Ainda que fundada em novas provas, no admitida a reiterao do pedido de reviso criminal. (C) A reviso no pode ser pedida pelo prprio ru, pois recurso de interposio privativo de advogado. (D) Julgando procedente a reviso, o tribunal poder alterar a classificao da infrao ou absolver o ru, mas no poder modificar a pena.
QUESTO 95

No se computar, na pena privativa de liberdade imposta ao condenado, o tempo de (A) priso preventiva no Brasil ou no estrangeiro. (B) priso temporria no Brasil. (C) priso provisria no estrangeiro. (D) internao em hospital ou manicmio.

QUESTO 96

1 2

Constitui crime omissivo prprio (A) o abandono intelectual. (B) a mediao para servir a lascvia de outrem. (C) a falsidade de atestado mdico. (D) o atentado ao pudor mediante fraude.
QUESTO 97

Acerca da execuo das penas, assinale a opo correta. (A) Se impostas cumulativamente penas privativas da liberdade, poder ser executada primeiramente a de deteno e depois, a de recluso. (B) A recaptura do ru evadido depende de prvia ordem judicial. (C) O sentenciado a que sobrevier doena mental, verificada por percia mdica, ser imediatamente posto em liberdade. (D) Extinta a pena, o condenado ser posto, imediatamente, em liberdade, mediante alvar do juiz.
QUESTO 98

Acerca da reabilitao do condenado, assinale a opo correta, com base no CPP. (A) A reabilitao ser requerida ao juiz da execuo criminal. (B) A deciso final do juiz acerca da reabilitao independe de prvia oitiva do MP. (C) Da deciso que conceder a reabilitao haver recurso de ofcio. (D) Indeferida a reabilitao, o condenado no mais poder renovar o pedido, sob pena de ofensa coisa julgada.
QUESTO 99

luz do ECA, assinale a opo correta. (A) A internao constitui medida privativa de liberdade e, dada essa condio, no permitida ao adolescente interno a realizao de atividades externas, como trabalho e estudo. (B) A medida de internao poder ser aplicada, ainda que haja outra medida adequada, se o MP assim requerer. (C) Poder ser decretada a incomunicabilidade do adolescente, a critrio da autoridade competente, quando ele praticar atos reiterados de indisciplina. (D) Em caso de internao, a autoridade judiciria poder suspender temporariamente a visita, inclusive de pais ou responsvel, se existirem motivos srios e fundados de prejudicialidade aos interesses do adolescente.
QUESTO 100

Acerca do ECA, assinale a opo correta.

(A) Nos casos de ato infracional, a competncia jurisdicional, em regra, ser determinada pelo domiclio dos pais ou responsvel pelo adolescente. (B) O adolescente a quem se atribua autoria de ato infracional no poder ser conduzido ou transportado em compartimento fechado de veculo policial, sob pena de responsabilidade. (C) A representao feita pelo MP em face de adolescente depender de prova pr-constituda da autoria e materialidade do ato infracional. (D) O adolescente apreendido por fora de ordem judicial ser, desde logo, encaminhado autoridade policial competente, para oitiva e qualificao.

1 2

1 2

Ana e Bruna desentenderam-se em uma festividade na cidade onde moram e Ana, sem inteno de matar, mas apenas de lesionar, atingiu levemente, com uma faca, o brao esquerdo de Bruna, a qual, ao ser conduzida ao hospital para tratar o ferimento, foi vtima de acidente de automvel, vindo a falecer exclusivamente em razo de traumatismo craniano. Acerca dessa situao hipottica, correto afirmar, luz do CP, que Ana

(A) deve responder pelo delito de homicdio consumado. (B) deve responder pelo delito de homicdio na modalidade tentada. C no deve responder por delito algum, uma vez que no deu causa morte de Bruna. (D) deve responder apenas pelo delito de leso corporal .
QUESTO 86

1 2

Acerca dos crimes contra a honra, assinale a opo correta. (A) Caracterizado o crime contra a honra de servidor pblico, em razo do exerccio de suas funes, a ao penal ser pblica incondicionada. (B) O CP prev, para os crimes de calnia, de difamao e de injria, o instituto da exceo da verdade, que consiste na possibilidade de o acusado comprovar a veracidade de suas alegaes, para a excluso do elemento objetivo do tipo. (C) No constituem injria ou difamao punvel a ofensa no excessiva praticada em juzo, na discusso da causa, pela parte ou por seu advogado e a opinio da crtica literria sem inteno de injuriar ou difamar. (D) Em regra, a persecuo criminal nos crimes contra a honra processa-se mediante ao pblica condicionada representao da pessoa ofendida.
QUESTO 87

Acerca dos crimes contra o patrimnio, assinale a opo correta. (A) Quem falsifica determinado documento exclusivamente para o fim de praticar um nico estelionato no responder pelos dois delitos, mas apenas pelo crime contra o patrimnio. (B) O crime de apropriao indbita de contribuio previdenciria delito material, exigindo-se, para a consumao, o fim especfico de apropriar-se da coisa para si (animus rem sibi habendi). (C) O crime de latrocnio s se consuma quando o agente, aps matar a vtima, realiza a subtrao dos bens visados no incio da ao criminosa. (D) O crime de extorso consumado quando o agente, mediante violncia ou grave ameaa, obtm, efetivamente, vantagem econmica indevida, constrangendo a vtima a fazer alguma coisa ou a tolerar que ela seja feita.
QUESTO 88

Com relao finalidade das sanes penais, assinale a opo correta. (A) O ordenamento jurdico brasileiro no reconheceu somente a funo de retribuio da pena, sendo certo que a denominada teoria mista ou unificadora da pena a mais adequada ao regime adotado pelo CP. (B) As medidas de segurana tm finalidade essencialmente retributiva.

(C) Segundo entendimento doutrinrio balizador das normas aplicveis espcie, as teorias tidas por absolutas advogam a tese da aplicao das penas para a preveno de futuros delitos. (D) As teorias tidas por relativas advogam a tese da retribuio do crime, justificada por seu intrnseco valor axiolgico, que possui, em si, seu prprio fundamento.
QUESTO 89

1 3

Em relao s causas de excluso de ilicitude, assinale a opo incorreta. (A) Um bombeiro em servio no pode alegar estado de necessidade para eximir-se de seu ofcio, visto que tem o dever legal de enfrentar o perigo. (B) Entende-se em legtima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessrios, repele injusta agresso, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem. (C) Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que no provocou por sua vontade nem podia de outro modo evitar, direito prprio ou alheio, cujo sacrifcio, nas circunstncias, no era razovel exigir-se. (D) Considera-se causa supralegal de excluso de ilicitude a inexigibilidade de conduta diversa.
QUESTO 90

Constitui conduta criminosa (A) emitir cheque pr-datado, sabendo-o sem proviso de fundos. (B) destruir culposamente a vidraa de prdio pertencente ao departamento de polcia civil. (C) deixar o pai de prover, sem justa causa, a instruo primria do filho em idade escolar. (D) cometer adultrio.
QUESTO 91

Acerca dos institutos da desistncia voluntria, do arrependimento eficaz e do arrependimento posterior, assinale a opo correta. (A) Crimes de mera conduta e formais comportam arrependimento eficaz, uma vez que, encerrada a execuo, o resultado naturalstico pode ser evitado. (B) A natureza jurdica do arrependimento posterior a de causa geradora de atipicidade absoluta da conduta, que provoca a adequao tpica indireta, de forma que o autor no responde pela tentativa, mas pelos atos at ento praticados. (C) O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execuo ou impede que o resultado se produza responder pelo crime consumado com causa de reduo de pena de um a dois teros.

(D) A desistncia voluntria e o arrependimento eficaz, espcies de tentativa abandonada ou qualificada, passam por trs fases: o incio da execuo, a no consumao e a interferncia da vontade do prprio agente.
QUESTO 92

1 3

Jaime foi denunciado pela prtica de crime poltico perante a 12. Vara Criminal Federal do DF. Acolhida a pretenso acusatria e condenado o ru, a deciso condenatria foi publicada no Dirio da Justia. Nessa situao hipottica, considerando-se que no h fundamento para a interposio de habeas corpus e que no h ambiguidade, omisso, contradio ou obscuridade na sentena condenatria, contra esta cabe (A) recurso de apelao ao Tribunal Regional Federal da Primeira Regio. (B) pedido de reviso criminal ao prprio juzo sentenciante. (C) recurso ordinrio constitucional diretamente ao STF. (D) recurso ordinrio constitucional diretamente ao STJ.
QUESTO 93

Em relao ao inqurito policial, assinale a opo incorreta. (A) Nas hipteses de ao penal pblica, condicionada ou incondicionada, a autoridade policial dever instaurar, de ofcio, o inqurito, sem que seja necessria a provocao ou a representao. (B) A autoridade policial no poder mandar arquivar autos de inqurito, uma vez que tal arquivamento de competncia da autoridade judicial. (C) Caso as informaes obtidas por outros meios sejam suficientes para sustentar a inicial acusatria, o inqurito policial torna-se dispensvel. (D) O MP no poder requerer a devoluo do inqurito autoridade policial, seno para que sejam realizadas novas diligncias, dado que imprescindveis ao oferecimento da denncia.
QUESTO 94

Acerca do significado dos princpios limitadores do poder punitivo estatal, assinale a opo correta. (D) Segundo o princpio da ofensividade, no direito penal somente se consideram tpicas as condutas que tenham certa relevncia social, pois as consideradas socialmente adequadas no podem constituir delitos e, por isso, no se revestem de tipicidade. (D) O princpio da interveno mnima, que estabelece a atuao do direito penal como ultima ratio, orienta e limita o poder incriminador do Estado, preconizando que a criminalizao de uma conduta s se legitima se constituir meio necessrio para a proteo de determinado bem jurdico. (C) Segundo o princpio da culpabilidade, o direito penal deve limitar-se a punir as aes mais graves praticadas contra os bens jurdicos mais importantes, ocupando-se somente de uma parte dos bens protegidos pela ordem jurdica. (D) De acordo com o princpio da fragmentariedade, o poder punitivo

estatal no pode aplicar sanes que atinjam a dignidade da pessoa humana ou que lesionem a constituio fsico-psquica dos condenados por sentena transitada em julgado.
QUESTO 95

1 3

Acerca de excees, assinale a opo correta. (A) A exceo de incompetncia do juzo, que no pode ser oposta verbalmente, deve ser apresentada, no prazo de defesa, pela parte interessada. (B) A parte interessada pode opor suspeio s autoridades policiais nos atos do inqurito, devendo faz-lo na primeira oportunidade em que tiver vista dos autos. (C) Podem ser opostas excees de suspeio, incompetncia de juzo, litispendncia, ilegitimidade de parte e coisa julgada e, caso a parte oponha mais de uma, dever faz-lo em uma s petio ou articulado. (D)Tratando-se da exceo de incompetncia do juzo, uma vez aceita a declinatria, o feito deve ser remetido ao juzo competente, onde dever ser declarada a nulidade absoluta dos atos anteriores, no se admitindo a ratificao.
QUESTO 96

Acerca do procedimento relativo aos crimes de menor potencial ofensivo, previsto na Lei n. 9.099/1995, assinale a opo correta. (A) Na audincia preliminar, o ofendido ter a oportunidade de exercer o direito de representao verbal nas aes penais pblicas condicionadas e, caso no o faa, ocorrer a decadncia do direito. (B) Tratando-se de crime de ao penal pblica incondicionada, no sendo o caso de arquivamento, o MP poder propor a aplicao imediata de pena de multa, a qual, se for a nica aplicvel, poder ser reduzida, pelo juiz, at a metade. (C) A reparao dos danos sofridos pela vtima no objetivo do processo perante o juizado especial criminal, devendo ser objeto de ao de indenizao por eventuais danos materiais e morais sofridos, perante a vara cvel ou o juizado especial cvel competente. (D) No sendo encontrado o acusado, para ser citado pessoalmente, e havendo certido do oficial de justia afirmando que o ru se encontra em local incerto e no sabido, o juiz do juizado especial criminal dever proceder citao por edital, ouvido previamente o MP.
QUESTO 97

A respeito do questionrio utilizado no tribunal do jri, assinale a opo correta.

(A) Se a resposta a qualquer dos quesitos estiver em contradio com outra ou outras j apresentadas, o juiz-presidente dever, de imediato, declarar a nulidade da sesso de julgamento, designando outra para o primeiro dia desimpedido. (B) Se, pela resposta apresentada a um dos quesitos, o juizpresidente verificar que ficam prejudicados os seguintes, assim o declarar, dando por finda a votao. (C) O juiz-presidente no deve formular quesitos sobre causas de diminuio de pena alegadas pela defesa, visto tratar-se de matria atinente fixao da pena, que incumbe ao juizpresidente, e no, aos jurados. (D) Havendo mais de um crime ou mais de um acusado, os quesitos devem ser formulados em srie nica, dividida em captulos conforme o crime ou o acusado.
QUESTO 98

1 3

Acerca da substituio da pena privativa de liberdade, assinale a opo incorreta. (A) A pena restritiva de direitos converte-se em privativa de liberdade quando ocorrer o descumprimento injustificado da restrio imposta. (B) A pena de multa descumprida no pode ser convertida em priso. (C) As penas restritivas de direitos so autnomas e substituem as penas privativas de liberdade, podendo ser aplicadas em casos de crimes cometidos com grave ameaa, desde que no tenha havido violncia contra a pessoa. (D) Se o condenado for reincidente, o juiz poder aplicar a substituio, desde que, em face de condenao anterior, a medida seja socialmente recomendvel e a reincidncia no se tenha operado em virtude da prtica do mesmo crime.
QUESTO 99

Com relao s disposies do ECA acerca da colocao da criana e do adolescente em famlia substituta, assinale a opo correta. A Somente a adoo constitui forma de colocao da criana em famlia substituta. (B) O guardio no pode incluir a criana que esteja sob sua guarda como beneficiria de seu sistema previdencirio visto que a guarda no confere criana condio de dependente do guardio. (C) A colocao da criana em famlia substituta, na modalidade de adoo, constitui medida excepcional, preferindo-se que ela seja criada e educada no seio saudvel de sua famlia natural. (D) A guarda destina-se a regularizar a posse de fato e, uma vez deferida pelo juiz, no pode ser posteriormente revogada.
QUESTO 100

Acerca da medida socioeducativa de internao, prevista no ECA,

assinale a opo correta. (A) No processo para apurao de ato infracional de adolescente, no se exige defesa tcnica por advogado. (B) A medida socioeducativa de internao no comporta prazo determinado, devendo sua manuteno ser reavaliada, mediante deciso fundamentada, no mximo a cada 6 meses. (C) Comprovada a autoria e materialidade de ato infracional considerado hediondo, tal como o trfico de entorpecentes, ao adolescente infrator deve, necessariamente, ser aplicada medida socioeducativa de internao. (D) O adolescente que atinge os 18 anos de idade deve ser compulsoriamente liberado da medida socioeducativa de internao em razo do alcance da maioridade penal.

1 3

Gabarito

1 3

1 3

S-ar putea să vă placă și