Sunteți pe pagina 1din 5

A Disneylandia de bombachas

A identidade que o senso comum registra do gacho uma das tantas tradies inventadas, pelo mundo afora. O mito gacho uma narrativa fixa de trs combinaes histricoculturais: o republicanismo farroupilha, um comtismo crioulo, e um rstico positivismo estancieiro. A vulgarizao fetichizada disso o que chamamos de disneylandia de bombachas. Cristvo Feil* Quando se corre muito, h que parar e esperar pela alma (Provrbio dos ndios Guarany, antigos habitantes do Brasil meridional). Max Weber dizia que ningum nasce religioso, mas torna-se religioso. Simone de Beauvoir sustentou que no se nasce mulher, mas torna-se mulher. Parafraseando os dois, diremos que, igualmente, ningum nasce gacho, alguns se tornam gachos. O gacho, segundo a mitificao tradicionalista, o clculo acumulado de uma imposio cultural inventada e cevada no iderio rude de uma certa elite do Rio Grande do Sul. Mendes Fradique escreveu, no incio do sculo XX, a Histria do Brasil pelo mtodo confuso, pois a sabedoria gauchista tentou arremed-lo contando a histria do Rio Grande do Sul. A confuso, e no o mtodo, inspirou a plataforma do tradicionalismo de fancaria. Os primeiros esboos desse constructo mental que procura representar o tipo ideal dos indivduos nascidos na regio mais meridional do Brasil foram dados por jovens lderes polticos republicanos, ainda no final do sculo XIX, todos seguidores do positivismo de Auguste Comte. Jlio Prates de Castilhos, fundador do Partido Republicano Rio-grandense (1882), foi um dos que passaram a fazer uma lenta e continuada apropriao dos despojos da Revoluo Farroupilha (1835-1845). A modernizao conservadora que propugnavam, e depois levaram a efeito na Provncia do Rio Grande do Sul, atravs dos governos de Castilhos e Borges de Medeiros, e mais tarde no resto do Brasil, com Getlio Vargas, vinha a cavalo e estava adornada de toda a memria herica dos revoltosos farroupilhas, ainda que respingado pelo sangue coagulado da escravido.

A influncia do positivismo O pensamento comtiano curiosamente vicejou no pastoril cenrio austral brasileiro. Embora positivista e reacionrio no plano geral da modernidade, numa provncia xucra e spera como o Rio Grande do Sul, o comtismo representava um verniz de civilidade e

institucionalizao republicana. Havia, pelo menos, algum pensamento. Basta saber que, ainda no perodo 1893-95, na chamada Revoluo Federalista, foram mortos mais de 10 mil pessoas, entre civis e militares de ocasio, numa Provncia que contava com 1 milho de almas, onde a seco da cartida por lmina branca (degola) de prisioneiros era prtica comum em ambos os lados - liberais e republicanos. Joseph Love chega a afirmar que, no Rio Grande, no final do sculo XIX, ainda vagavam hordas semibrbaras egressas do regime agro-pastoril. Pelear era um meio de vida e de morte; especialmente, onde no havia trabalho assalariado regular no campo. Comte, um dos tantos pensadores positivistas, concebia um mundo republicano, positivo (em relao ao ideal burgus da Revoluo Francesa), organicista, no-esttico, em evoluo atravs de estgios civilizatrios, e com valores dispostos numa hierarquia. Havia o dogma da superioridade do amor sobre a razo. As mulheres eram superiores aos homens, por diversas razes, mas a principal era a do suposto predomnio dos sentimentos afetivos sobre os valores da razo, na alma feminina. Os negros eram superiores aos brancos. Os latinos eram superiores aos anglo-saxes. Todos pelas mesmas imaginadas razes altrusticas e de valorao puramente moral.

Uma mitologia do mundo rural O segundo e definidor impulso do tradicionalismo crioulo foi dado somente a partir de 1947, por jovens de classe mdia do grmio estudantil do colgio estadual Jlio de Castilhos, em Porto Alegre. Um movimento urbano, estudantil, pequeno-burgus, reivindicando e propondo uma mitologia do mundo rural, cuja unidade econmica era o universo da estncia latifundiria agro-pastoril, seus smbolos, sua oligarquia militarizada, suas relaes objetivas de trabalho, onde a acumulao primitiva estava fundada na escravatura, no abigeato, em terras havidas pela fora das armas, pelo bandoleirismo, pelo saque, pelas vantagens da fronteira mvel, pela ausncia do Estado, e pelo contrabando de mo-dupla; na esfera subjetiva, a estncia foi matriz de relaes de trabalho com conflitos no-manifestos, onde a relao patro-peo estava dissimulada por laos de sociabilidade marcados pela mtua convivncia em peleias contra os castelhanos ou contra faces polticas rivais. Relaes de trabalho economicamente opostas, ainda no agudizada pelas contradies de classe, naqueles perdidos confins de coxilhas, ventos e horizontes sem curvas como o mar, mas que, no plano subjetivo fator de solidariedade, coeso social e que tende a favorecer a unidade poltica. Barbosa Lessa e Glaucus Saraiva acabam sendo os intelectuais orgnicos do chamado movimento tradicionalista gacho. Um oxmoro: movimento tradicionalista. So palavras de sentido oposto: tradicionalismo pressupe algo fixo no tempo; logo, no h movimento. Assim foi, e . Eles, primeiro, recuperam o vocbulo gacho que sempre teve qualificao negativa, sendo sinnimo de desajustado social, um desclassificado teatino, guacho, peo andarilho, etc. Antes do re-cozimento da histria, preciso apresentar identidades, heris, um verniz cultural, uma bravura, prpria das solenidades da origem, na luz sem sombra da primeira manh. Entretecer as narrativas que montaro o imaginrio da

pequena ptria (Comte) carente de identidade. Ao faz-lo, emprestam-lhe um passado herico de glrias infinitas, cujas ilustraes vivas, que o saber histrico no deixa mentir, so as revolues por causas nobres e justas. Sendo a principal delas a Revoluo Farroupilha de 1835 a 1845, com seus personagens mticos, sua bandeira republicana e autonomista, mesmo escondendo a ausncia de uma consigna abolicionista.

A histria como lenda Escondem, alis, tudo que possa cheirar a povo, autenticidade das manifestaes populares, seja do branco despossudo, do negro, do ndio e da mulher. carimbado com o selo do tradicionalismo somente a memria do regime patrimonialista latifundirio ou da histria convertida em lenda das revolues sulinas. Com isso, a histria transforma-se numa reduo narrativa degradada. J no mais histria, mas fbula, lenda, alegoria. O passado cuidadosamente recortado numa seletiva representao de fatos deformados ou exagerados. A inveno da tradio, como clculo poltico de identidade e dominao, agora um mosaico de fatos positivos prontos para serem exibidos como espetculo, esquecendo os aspectos sempre revolucionrios do republicanismo e dos elementos modernos do comtismo, como o respeito mulher e ao negro. Eles operaram com um pau de dois bicos: de um lado, uma expropriao da histria; de outro, a montagem de uma representao histrica. Paixo Crtes, um dos idealizadores do tradicionalismo de espetculo, admite que o Rio Grande do Sul um dos Estados brasileiros mais pobres em folclore, e confirma: o que assistimos o culto das nossas tradies e no a vivncia do folclore (in jornal ZH, 22.08.1977). O tradicionalismo de espetculo - inventado e curado nas charqueadas da ignorncia - substituiu o folclore como fonte autntica de manifestao popular na arte, na msica, na poesia, nas cantigas e jogos infantis, na dana de perdidas origens, no artesanato, nas narrativas orais das tantas etnias que cimentam a cultura meridional do Brasil, como os povos europeus, o judeu, o libans, o palestino, o negro de diversas extraes africanas, e os indgenas que tem uma histria riqussima de vida pr-colombiana e depois com a experincia das redues jesuticas, na regio missioneira.

O esteretipo do tradicionalismo A cultura do Rio Grande do Sul muito mais rica do que o esteretipo do tradicionalismo fetichizado. O tradicionalismo crioulo excludente e autoritrio, sufoca todas as outras manifestaes culturais de um Estado mltiplo, colorido de etnias, artes, linguagens e imaginrios, parecendo-se com um corredor que se recusa a esperar sua alma. Uma das provas desse fenmeno nocivo da hegemonia unidimensional do tradicionalismo o da culinria, onde o churrasco parece ser o monarca das mesas sulinas. Existe at uma lei estadual que o consagra como comida oficial do Estado. Nada mais intil e tolo. E as ricas e saborosas culinrias das tantas etnias que temperam a mesa sulina? Numa regio que teve nas charqueadas a base da sua economia, por longos decnios do sculo 19 e 20, o saboroso charque pobremente servido de uma nica forma, o arroz de carreteiro.

O tradicionalismo unidimensional e monotemtico um fator de inibio da criatividade e da livre manifestao de tantas culturas em um solo generoso e multitudinrio. Uma prova da m conscincia do tradicionalista de espetculo a relao difcil e conflituosa que sempre tiveram com os intelectuais sulinos. Ignoram, por exemplo, rico Verssimo, o escritor que construiu a maior e melhor narrativa literria de uma regio brasileira, teceu tipos inesquecveis e que vivem entre ns como se fossem de carne e osso, tamanha a sua sensibilidade, fora artstica e exemplo tico. Ignoram Pedro Weingrtner, Jos Franz Lutzenberger e Vasco Prado, para citar alguns artistas plsticos de pocas diferentes, mas que tiveram como temtica pictrica e escultural o homem e a alma do Rio Grande, nos cenrios da querncia pampeana, missioneira e serrana, nos utenslios, no vesturio, nos instrumentos de trabalho, nos hbitos, no cavalo, nas vacarias, nos aperos, etc., mas sem convergir para o fantasioso mundo artificial do tradicionalismo de espetculo. O uso da bombacha tem a sua introduo nos Pampas (seja brasileiro, argentino ou uruguaio) por uma dessas ironias do destino (e do oportunismo comercial dos ingleses): conta o pesquisador uruguaio, Fernando Assuno, que durante a guerra da Crimia (185456), as fbricas inglesas produziram um grande excedente de uniformes para o exrcito da Turquia, o qual era ornado pelas tais calas bufantes, e como o conflito teve curta durao, os comerciantes ingleses resolveram desov-las para as tropas da Trplice Aliana na guerra contra Solano Lopez, do Paraguai.

A "ideologia do gauchismo" Alguns crticos do tradicionalismo de espetculo exageram ao classific-lo como uma ideologia do gauchismo. No nesse brevssimo artigo que se debater a interessante polmica, mas, desde j, no adotaramos tal categoria para tais propsitos. Trata-se de uma mitologia to pobre e mal ajambrada que seria elogioso classific-lo como ideologia, de resto, uma categoria com mltiplas noes. Mas, sem dvida, funciona como uma usina de produo de verdades, que preenche o vazio do desencantamento do mundo, fortalecendo o senso comum em detrimento do senso crtico. Cumpre a funo de cobrir as lacunas e buracos de um imaginrio popular que tem as iluses cada vez mais erodidas pela psmodernidade. Se no um partido poltico na forma, milita politicamente em favor de uma ordem para todos, e um progresso para os eleitos. Num mundo fetichizado pela misria da mercadoria, os espelhos so inutilizados a tantos quadros por segundo. O homem, j sem espelho, auto-imagem, auto-referncia, no se reconhece no mundo das coisas. quando o tradicionalismo de espetculo providencialmente estende espelhos simblicos que oferecem um conforto identificador, um repouso ntico, ao homem-multido. Agora ele reconhece-se, agora ele identifica-se, ainda que na fantasia pilchada de uma iluso galponeira. Tivesse bala na agulha, ousadia, empreendedorismo, o movimento tradicionalista gacho (MTG) poderia associar-se Walt Disney Corporation no sentido de negociar o direito de ser objeto da dramaturgia materializada em parques temticos e embalsamar mitologias e histrias. Uma mega

disneylandia de bombachas a aspirao mais legtima do tradicionalismo de espetculo. A estncia-fetiche como sagrao da vida boa, e o gacho, qual quixote temporo, se defendendo na coxilha da vida com um peleguinho j deslanado e a ferrugenta espada do tradicionalismo. (*) Cristvo Feil socilogo e ensasta. Nasceu no Rio Grande do Sul.

S-ar putea să vă placă și