Sunteți pe pagina 1din 5

Atividades EBF Faixas etrias: 3 a 4 ano e 5 a 6 anos Calar e descalar Duas equipes perfiladas em uma das extremidades da sala

e do outro lado, a uma distancia considervel colocada uma cadeira com um tnis em cada p da cadeira. Ao sinal do monitor, o primeiro jogador de cada fila, sai correndo descala a cadeira e corre at sua equipe, bate na mo do prximo aluno e este faz o mesmo percurso, desta vez deve calar a cadeira. E assim sucessivamente, at que todos tenham realizado a atividade. COELHINHO SAI DA TOCA: Formao: Grupos de 3 crianas, duas formam a toca e abrigam um coelhinho no centro com as mos dadas e os braos estendidos. As vrias tocas com os seus coelhinhos ficam dispersas no terreno, afastadas umas das outras, deixando espaos para as corridas. Sobra um coelhinho sem toca no centro da sala. Desenvolvimento: ordem do lder: __Coelhinho sai da toca, os coelhinhos trocam de lugar. O coelhinho sem toca procura encontrar moradia. O coelhinho que sobrar continua o jogo. DENTRO! FORA!: Formao: Ao redor de um crculo grande ficam as crianas. Desenvolvimento: O monitor ordena Dentro ou Fora e todas as crianas cumprem as ordens pulando com os ps juntos para dentro ou para fora do crculo. De vez em quando o professor repete a mesma ordem. As crianas que erram so eliminadas provisoriamente, isto , at serem substitudas por outras que cometeram a mesma falta. Dinmica: "dana da cadeira cooperativa" Objetivo: essa dinmica serve para quebrar o gelo e fazer com que os participantes pensem sobre cooperao entre o grupo. Materiais: varias cadeiras Procedimento: consiste na brincadeira da dana da cadeira(mesmo procedimento), s que em ao invs dos que ficarem sem se sentar sairem, tero que se sentar no colo do amigo, de modo que ningum fique em p. muito engraado! Ao final, com apenas uma cadeira todo o grupo ter que se sentar um no colo do outro. Dinmica: "da Bola(balo, bexiga)" Objetivo: Testaremos a atitude de cada participante e sua coragem e se uma pessoa que corre atrs de seus objetivos. Material: Bolo e Barbante. Procedimento: -Como funciona: todos participantes devem estar com um balo amarrado em suas pernas, com um barbante. -Objetivo: os participantes tem que proteger a bola para que no estourem. Informar antes de comear a brincadeira. Corrida do ovo na colher: Marca-se um local de partida e outro de chegada. Cada corredor deve segurar com uma das mos (ou a boca) uma colher com um ovo cozido em cima. Vence quem chegar primeiro ao local de chegada, sem derrubar o ovo. Se quiser variar, substitua o ovo cozido por batata ou limo.

CARNIA LDICA Um trenzinho ser formado pelo quinteto, que, ao primeiro sinal do monitor, ir se locomover. Ao segundo sinal, os quatro primeiros componentes se abaixam e o ltimo salta sobre os demais, at chegar frente para ser o maquinista do trem, recomeando a atividade.

LEVA-E-TRAZ Duas colunas, o primeiro jogador de cada coluna dar a mo ao colega que estiver atrs. Ao sinal para iniciar a atividade, os dois devero correr at um local, em frente sua coluna, previamente determinado pelo monitor. O primeiro jogador fica neste local e o segundo volta para buscar o terceiro, e assim sucessivamente at o ltimo jogador da coluna. Este, ao chegar ao local, dever trazer o primeiro, que voltar para buscar o segundo, e assim sucessivamente, at todos estarem em seus locais de origem.

CENTOPIA Duas colunas, o primeiro jogador dever colocar o brao esquerdo por baixo de suas pernas, que estaro afastadas; o segundo, que est atrs, dever segurar a mo do primeiro com a sua mo direita e colocar o brao esquerdo por baixo de suas pernas, que estaro afastadas; o terceiro, que est atrs, dever segurar a mo do segundo com sua mo direita e colocar o brao esquerdo por baixo de suas pernas, que estaro afastadas, e assim sucessivamente, at chegar ao ltimo da coluna, formando uma linda centopia. Ao sinal do professor, estas centopias tero que se deslocar at um local previamente determinando por ele. Vencer a centopia que chegar primeiro, sem largar as mos.

OBSERVAO: A bola tem que passar pelas pernas de todos os alunos. Corrida de jornal em duplas Forma de organizao: As duplas, unidas por um barbante nos tornozelos, de posse cada dupla de duas folhas de jornal. Aps a organizao, cada dupla ficar sobre um jornal e colocar outro frente. Ao sinal do monitor, a dupla passar para o jornal da frente e puxar num segundo momento, o

jornal que ficou para trs, para sua frente, repetindo o gesto que ultrapassem a linha de chegada. No ser permitido deslocar-se fora do jornal. Bola ao tnel Materiais: 2 bolas fazer duas colunas dar a bola para o primeiro e assim vai passando, pode ser por cima da cabea, das pernas e de lado o ultimo ir ser o primeiro, assim sucessivamente. Boliche Os jogadores com a ajuda do monitor fazem montes de latas, recebem uma bola e de um determinado local tentam acertar e derrubar a pilha de latas rolando a bola. Estafetas de cabo de vassouras e latas Os alunos em fila, o primeiro com um bastos para empurrar a lata que est no cho, devendo predeterminado. Aps ter ido e voltado, entrega continuando o jogo at que todos tenham participado, primeiro vence.

e uma lata, nas mos lev-los a um ponto ao segundo da fila, a coluna que terminar

Estafetas de encher latas O monitor previamente colocar em uma das extremidades do espao uma lata vazia para casa grupo de participantes. Todas as latas devero ser idnticas. No meio do espao, colocar um balde contendo gua at sua metade (ou vrios). Os participantes estaro divididos em grupos. Cada grupo formar uma coluna, correr at o balde e encher o sua lata pequena, correndo at a lata que est vazia, despejando a gua sem usar a outra mo (a que no segura o copo).feito isso, voltar para sua coluna. Ao passar por seu colega, dever toc-lo e este partir, repetindo as atitudes do anterior. Vencer a equipe que terminar primeiro. P de lata O jogador ter que se equilibrar sobre as latas e cumprir um percurso CABRA-CEGA Para essa brincadeira so necessrias, no mnimo, 3 pessoas. Um dos participantes deve ser a cabra-cega e ter os olhos vendados com um leno. importante definir o espao onde acontecer a brincadeira, pois se a rea for muito grande, a pessoa que tem a venda nos olhos no vai conseguir achar ningum. Todos devem tentar fugir, pois o objetivo da cabra-cega achar algum e adivinhar quem essa pessoa. Enquanto a brincadeira acontece, os participantes fazem um jogo de perguntas e respostas, o que ajuda a cabracega a localizar os outros pela audio. ESTTUA Para essa brincadeira bom ter mais de 3 pessoas. Voc vai precisar de um aparelho de som. Todos os jogadores fazem um crculo e um fica como o mestre, controlando o som. Quando o mestre quiser ele abaixa o volume e diz "esttua"! Os jogadores devem ficar em posio de esttua, sem se mexer e o mestre vai tentar fazer caretas e brincadeiras para ver quem se mexe primeiro. No vale fazer ccegas. Quem se mexer ou rir primeiro paga uma prenda.

Faixa etria de 7 8 anos e 9 a 11 anos Futebol de tampinhas O futebol de tampinhas jogado em uma mesa, sendo uma criana de cada lado da parte mais cumprida da mesa. Para esse jogo usado 7 tampinhas de garrafa pet, sendo 4 usadas para fazer a trave do gol(duas de cada lado) e outras trs so usadas para o jogo. O jogo comea com um jogador definido por sorteio, esse jogador deve colocar as trs tampinhas conforme a foto e deve iniciar com a tampinha do meio passando-a pelo meio das outras duas tampinhas, Na segunda jogada ele deve movimentar outra tampinha que deve passar novamente pelo meio de outras duas e assim sucessivamente at fazer o gol. Se o jogador fizer o gol, deixar a tampinha cair da mesa, fazer com que a tampinha tocada toque outra ou ainda se a tampinha tocada no passar pelo meio das tampinhas, esse passa a vez para o outro jogador. BOLA QUENTE Material: - duas bolas Mesma formao da atividade anterior, porm todos os alunos com as pernas estendidas, bem prximos, e com as mos para trs. A bola ser colocada sobre as pernas dos primeiros alunos de cada coluna. Ao sinal do professor, devero passar a bola, sem o auxlio das mos, em hiptese nenhuma. A bola tem que ir at o ltimo aluno e voltar at o aluno que iniciou a atividade.

ACERTAR A LATA Material: 6 latas de alumnio, 3 bolas de tnis, giz. Colocar 6 latas iguais numa superfcie a 1 metro do cho. Formar com elas um tringulo, colocando assim as 3 latas na base, 2 em cima e 1 no topo. Traar uma linha no cho com um giz, a uns 3 metros, a partir de onde as crianas lanaro as bolas. Cada jogador receber trs bolas para tentar derrubar as latas. Conta-se um ponto por cada lata derrubada. E trs pontos a mais para quem conseguir derrubar todas. Rouba-Rabo Cada particpante devera dobrar uma folha de jornal ate que a mesma se transforme em uma pequena tira, esta dever ser colocada nas costas, pendurada na cala, imitando um pequeno rabo. Ao sinal do recreador, todos devero tentar roubar os rabos dos colegas, defendendo os seus sem sair do espao determinado. CARRINHO DE MO Traam-se duas linhas paralelas a uma distncia de cinco metros uma da outra: a linha de partida e a linha de chegada. Os jogadores formam duas fileiras, uma atrs da outra.A um primeiro sinal, os jogadores que estiverem na fileira da frente apiam as mos no solo, estendendo ao mesmo tempo as pernas para trs. Os jogadores da retaguarda elevam as pernas dos companheiros, ficando entre elas e segurando-as altura do joelho. A um

segundo sinal, os jogadores correm em direo linha de chegada. Os jogadores que carem durante a corrida sero desclassificados. Ganhar a dupla que alcanar primeiro a linha de chegada. Estafetas de encher latas O monitor previamente colocar em uma das extremidades do espao uma lata vazia para casa grupo de participantes. Todas as latas devero ser idnticas. No meio do espao, colocar um balde contendo gua at sua metade (ou vrios). Os participantes estaro divididos em grupos. Cada grupo formar uma coluna, correr at o balde e encher o sua lata pequena, correndo at a lata que est vazia, despejando a gua sem usar a outra mo (a que no segura o copo).feito isso, voltar para sua coluna. Ao passar por seu colega, dever toc-lo e este partir, repetindo as atitudes do anterior. Vencer a equipe que terminar primeiro. Boliche Os jogadores com a ajuda do monitor fazem montes de latas, recebem uma bola e de um determinado local tentam acertar e derrubar a pilha de latas rolando a bola. Estafetas de cabo de vassouras e latas Os alunos em fila, o primeiro com um bastos e uma lata, nas mos para empurrar a lata que est no cho, devendo lev-los a um ponto predeterminado. Aps ter ido e voltado, entrega ao segundo da fila, continuando o jogo at que todos tenham participado, a coluna que terminar primeiro vence. Dinmica: "da Bola(balo, bexiga)" Objetivo: Testaremos a atitude de cada participante e sua coragem e se uma pessoa que corre atrs de seus objetivos. Material: Bolo e Barbante. Procedimento: -Como funciona: todos participantes devem estar com um balo amarrado em suas pernas, com um barbante. -Objetivo: os participantes tem que proteger a bola para que no estourem. Informar antes de comear a brincadeira. Corrida do ovo na colher: Marca-se um local de partida e outro de chegada. Cada corredor deve segurar com uma das mos (ou a boca) uma colher com um ovo cozido em cima. Vence quem chegar primeiro ao local de chegada, sem derrubar o ovo. Se quiser variar, substitua o ovo cozido por batata ou limo.

S-ar putea să vă placă și