Sunteți pe pagina 1din 2

Poder Judicirio do Estado de Minas Gerais COMARCA DE UB /MG Processo n; 06Y99.11.007314-4 Vistos, etc.

Cuidam os autos de Auto de Priso em Ragranle de Antero Gomes de Aguiar onde noticio a pratica por parte do indiciado do crime de estupro de vutne,vel, insculpido no artigo 217-A do Cdigo Penal. Aps uma onlise objetiva nos textos legais, infcre-se que realmente o tipo penal no qual esl incScioao o Requerente, c insuscetvel do concesso de fiana e liberdade provisria, posto estar incrustado no rol estabelecido pela Lei dos crimes hediondos lart. Io da Lei 8.072/90}. entrementes, miste tecer esclarecimentos a teor do figura tpica em comento. Sabdo que a Loi 12.015/09 revogou o artigo 214 do Cdigo Penal em quo descrevia a conduta tpica do crime de atentado violento ao pudor, somando tot conduta ao dehro prevhto no on. 213 do Cdigo Penal, ou seja. A conduta considerada atentado violento ao pudor passou a ser considerada para lins de aplicao da lei penal como sendo crime de estupro.

Antoriormente o aludida relorma advinda pela Lei 12.015/09. o delito de alentado violento ao pudor, no estava elencado no rol constante do Lei 8.072/90 Lei de Crimes Hediondos, sondo, portanto, suscetvel de fiana c liberdade provisria. Comezinho quo apesar de no estar claramente insculpido nos diplomas legais, a Constituio Federai traz em seu bojo o principio da proporcionalidade, onde limita a restrio da liberdade do individuo atravs da priso preventiva estritamente quando imprescindvel, revelando, pois, a vefdadeca existncia de um Estado Democrtico de Direito como coima os princpios lixados em nossa Constituio. Assim sendo, quando da decretao de uma priso cautelar, deve o magistrado avaliar a imprescindibilidade, nocessidade. adequabiidade e. por conseguinte, os mate fie vos gerados om decorrncia do encarceramento do ogenle que prtica o deito, levando em considerao a conduta praticada e o resultado advindo de tal conduta tonto para a vitima, como em certos casos para a sociedade como um todo. Deve o operado* do dreito procurar opes idneas a olin Oo"eTTiiado fim. buscando aquela que produza meros restries 0 obteno do resultado, indagando acerca da existncia de medidos menos gravosas aptas a lograr o mesmo desiderato. Analisando detidamente os autos do APF. amealha-se que a conduta impjlada oo indiciodo no e tipicamento estupro nos moldes conhecidos vulgarmente como conjuno cama1 mediante violncia oj giave ameao, mas a pratica de ato libidinoso diverso da conjuno carnal

com menor de 14 anos, No deixa de ser uma conduta grave, mormente porque praticada contra menor incapaz e vulnervel, todavia, a manuteno do indiciado em carece se taz por demais gravosa. Ademais, comungo do entendimento que se o delito pralicado, no preenche os pressupostos lixados no art. 312 do Cdigo de Processo Penal que ensejam a decro*oc da pnSo pfeventivo. fazendo o indiciado jus oo benfico da oerdade provrsrio. em aienoSmenlo oo princpio Constitucional da presuno de inocncia. No caso trazido a lume. o priori, os latos noticiados, ensejaram a necessidade do aecretao da custdia preventiva do acusado, ha^a vista, ser o tipo de delo que causa repdio e comoo no sociedade, entrementes, sua permanncia enclausurado no sc faz necessrio. De acordo com os incisos IXVI e LVII do artigo 5o a Constituio Federot, vige em nosso ordenamento o principio da inocncia, sendo o 'egre o concesso da liberdade provisria, devendo, no caso em corcrclo ser demonstrada da necessidade do cuslaia preventiva, o que no se vislumbra por hora nos autos. Aps compubar detidamente os outos. no se visfcxnbra. pelo menos per enquanlo, nenhum motivo ensejooVv manuteno da custdia preventivo, razo pelo qual concedo ao Indiciado ANTERO GOMES DE AGUIAR a liberdade provisrio mediante liana que lixo no montante de R$20.000.00 (vlnle ml reais}. Nos moldes do lei 12.403/11. fixo ainda as seguintes medidas cautelares, como tormo de manuteno da ordem social: 1 Comparecimento mensal em juzo paro comprovar enderea e justificar suas atividades; 2 - proibio de contato com a vitima e sem familiares durante todo o processo: / / 3 - recolhimento Oomk:*o< duionto o perodo noturno e oos finais de semana e leriodos: 4 suspenso do exerccio da vereana at o trmino do procosso. sob pena de revogao da benesse. Feito o deponto e ftrmodo o compromisso legal, expeo-se atvor de soltura. Intime-se o Defensor. Aps. d-se cincia Promotoria de^ Justia.

S-ar putea să vă placă și