Sunteți pe pagina 1din 15

2.5.

PORTUGAL:O ESTADO NOVO

Trabalho realizado por:


Cludia Venncio n7 Ins Carapuo n10 Ins Bernardo n11 Maria Santos n17

CONTEDOS:
2.5. Portugal: o Estado Novo 2.5.1. O triunfo das foras conservadoras; a progressiva adoo do modelo fascista italiano nas instituies Da ditadura militar ao estado Novo
A 28 de Maio de 1926 d-se um golpe de Estado dirigido pelo General Gomes da Costa que pe fim I Repblica. No entanto, no encontrou grande oposio. Pelo contrrio, reuniu em torno de si um grande consenso, beneficiando do apoio de grupos como os grandes proprietrios e capitalistas, a classe mdia, intelectuais de direita, o Exrcito, a Igreja Catlica, monrquicos, grupos que contestavam cada vez mais o estado de degradao do regime republicano. Depois do Golpe de 28 de Maio de 1926, a agitao poltica continuava. Os governos sucediam-se. A 9 de Julho, d-se um novo golpe, dirigido por scar Carmona, que instala a Ditadura Militar. A Ditadura Militar impe a censura e suprime as liberdades individuais, no conseguindo porm resolver a situao financeira, cada vez mais grave. Em 1928, Carmona eleito Presidente da Repblica e convida Antnio de Oliveira Salazar (professor da Universidade de Coimbra) para Ministro das Finanas. Este aceita o cargo, com a condio de que nenhuma despesa pblica seja aprovada sem o seu consentimento. Salazar consegue resolver a situao financeira e ascende Presidncia do Conselho de Ministros em 1932. Assume, ento, a chefia do Governo e forma um novo Ministrio constitudo por civis. Comea ento a delinear-se uma nova ordem, baseada num Estado forte, acima das lutas partidrias e do Parlamentarismo. A partir de 1930, uma srie de diplomas e organismos vo fazer surgir o ESTADO NOVO (termo que o regime atribui a si prprio) tais como: a Unio Nacional (1930), o Ato Colonial (1930) que estabelecia Portugal como um Estado pluricontinental, considerando as colnias como parte integrante e Inalienvel do territrio nacional, a Constituio de 1933, o Estatuto do Trabalho Nacional (1933), a P.V.D.E. / P.I.D.E (1933), a Legio Portuguesa (1936), e a Mocidade Portuguesa (1936).

Conservadorismo e tradio
O sistema poltico salazarista: Fascismo Conservador e tradicionalista, assente em calores e conceitos morais inquestionveis, esses eram: Deus, Ptria, Famlia, Autoridade, Paz Social, Hierarquia, Moralidade e Austeridade. Respeito pelas tradies Nacionais Promoo e proteo a tudo o que fosse genuinamente portugus.

Negao da Modernidade Desprezo pela modernizao: Crtica sociedade urbana e industrial, fonte de defeitos e de vcios. Enaltecimento do mundo rural, smbolo de virtude e de moralidade. Proteo da religio catlica Reduo da mulher a um papel passivo na sociedade O ideal de famlia: catlica e de moralidade austera, afastada dos vcios e da deteriorao dos costumes, proporcionados pela liberalizao da cidade moderna; o trabalho feminino fora do lar, ou seja a mulher ter um trabalho remunerado, era considerado uma ameaa estabilidade familiar e formao moral. Rejeio de influncias do estrangeiro nas manifestaes culturais

Nacionalismo Nacionalismo exacerbado: os portugueses so considerados um povo heris,


dotados de grandes qualidades civilizacionais, legitimadas pelo seu passado histrico (integrao racial no imprio colonial e a difuso da palavra de Deus levada a cabo durante a expanso ultramarina). As instituies conservadoras do Estado Novo afastam-se da natureza violenta das ditaduras europeias. Rejeio do carcter sobre-humano dos lderes e das manifestaes de massas, pois estas eram pags, contradizendo os princpios da moral crist e das tradies nacionais.

A recusa do liberalismo, da democracia e do parlamentarismo


A nao como um todo homogneo: Os interesses da nao sobrepunham-se s vontades individuais Os partidos polticos eram vistos como desagregadores da unidade da nao e uma causa da fragilidade do Estado

Corporativismo
O Estado Novo foi considerado pelos seus ideologistas como um "Estado corporativo", definindo-se oficialmente como uma "Repblica Corporativa", devido forma republicana de governo e vertente doutrinria e normativa corporativista, refletida no edifcio das leis (Constituio poltica, Estatuto do Trabalho Nacional e numerosa legislao avulsa) e na configurao do prprio Estado . Salazar considerou o corporativismo como a faceta do seu regime com maiores potencialidades futuras, mas a sua implantao prtica foi muito gradual e, sobretudo, obedeceu a um padro de "corporativismo de Estado" e no a um figurino de "corporativismo de associao", que poderia ter conferido um maior papel iniciativa privada e autorregulao da sociedade civil. Vrias personalidades apoiantes do Estado Novo apresentaram o regime poltico como tendo sido inspirado nas doutrinas corporativas do Integralismo Lusitano. Os integralistas lusitanos, no entanto, demarcaram-se daquele regime , considerando-o como um corporativismo de Estado de inspirao fascista e, como tal, uma falsificao insultuosa das suas doutrinas corporativas de associao. Deste modo o corporativismo : -Modelo de organizao econmica, social e poltica adotado pelo Estado Novo. Que visava: -Rejeio da desunio fomentada pela luta de classes

O corporativismo
A famlia Grupos de indivduos -Considerada o primeiro dos -Agrupados consoante as funes que elementos do estado constitucional exercem -Conciliao de interesses para alcanar o bem comum Tipos de corporaes: Morais: Instituies de assistncia e de caridade. Culturais: Universidades e agremiaes cientficas, tcnicas, literrias, artsticas, e desportivas. Econmicas: Patres e empregados incorporados em organismos do Estado em nome da concrdia nacional e da unidade da nao, sendo a economia e as relaes laborais rigorosamente controladas pelo Estado Novo.

-O enquadramento das massas no perodo do Estado Novo:


O sucesso do Estado Novo pode explicar-se pelo conjunto de processos e instituies que, conseguiram enquadrar as massas e obter a sua adeso ao projeto do regime, o Estado Novo apostou assim na orientao ideolgica do ensino e no enquadramento ideolgico da cultura. De seguida iremos falar dos vrios processos e instituies que contriburam para o enquadramento das massas, entre os quais destacamos a Mocidade Portuguesa, a Legio Portuguesa, o Secretariado da Propaganda Nacional (SPN) e o Corporativismo. O enquadramento da Juventude era feito atravs da Mocidade Portuguesa que tinha como objetivo doutrinar ideologicamente a juventude, mencionando valores nacionalistas e conservadores. Visava tambm estimular nos jovens valores como a devoo Ptria, o respeito pela ordem e disciplina e o culto ao chefe. Criaram-se milcias prprias, entre as quais a Legio Portuguesa com o objetivo de lutar contra o comunismo, embora nunca se tenha transformado num exrcito de choque ao servio do regime. Foi tambm criado o Secretariado da Propaganda Nacional (SPN) dirigido por Antnio Ferro que tinha como objetivo divulgar os ideais do regime do Estado Novo na cultura, nas artes e em todas as formas de propaganda. Adotou-se o corporativismo que tinha como finalidade a organizao corporativa do trabalho e da sociedade em geral. Assim, o Estado controlava o trabalho nacional (salrios, preos e direitos individuais), e impedia a luta de classes e as suas manifestaes, preservando a estabilidade social e o seu poder e autoridade sobre o mundo do trabalho.

O aparelho repressivo do estado


O Estado Novo foi um regime autoritrio e conservador de inspirao fascista, e de cariz antiliberal, antiparlamentarista e anticomunista. O regime criou a sua prpria estrutura de Estado e uma polcia poltica repressiva (PIDE) que reprimia a oposio poltica expressa ao regime, a PIDE derramava o terror, o medo e o silncio dos regimes opositores que fossem ativos na sociedade portuguesa e que apoiavam ou pertenciam a organizaes que defendiam a luta contra o Regime. Sem dvida alguma, o Estado Novo possua um acentuado carcter repressivo, impedindo a difuso de ideais que fossem contrrios aos do regime e punindo todos os que tentassem faz-lo. Imps-se assim a censura prvia imprensa, rdio, ao cinema, televiso, ao teatro e literatura. O governo reprimia todos os movimentos grevistas, deportando todos os responsveis para vrias prises (entre as quais a priso do Tarrafal), os dois movimentos de comisses centrais do MUD e do MUDJ foram extintos. Os partidos polticos foram abolidos e criou-se um nico partido a Unio Nacional, s esta fazia campanha eleitoral e s ela concorria s eleies. Os sindicatos livres e sociedades secretas (maonaria) tambm foram extintos.

2.5.2. Uma economia submetida aos imperativos polticos


A estabilidade financeira
A estabilizao das finanas do pas tornou-se a prioridade de Oliveira Salazar, que realizou inmeras reformas com a finalidade de diminuir as despesas do pas, conseguindo assim equilibrar as Finanas. Para obter este equilbrio oramental, Salazar tentou combater a inflao, criou novos impostos e aumentou as tarifas alfandegrias sobre as importaes. O Estado Novo conseguiu manter Portugal neutro durante a Segunda Guerra Mundial. O que levou a que durante boa parte do conflito, a balana comercial portuguesa mantivesse um saldo positivo, com as exportaes a ultrapassarem as importaes, facto que no se verificava desde h dezenas de anos. Na dcada de 50, Salazar abriu a economia ao estrangeiro o que permitiu a entrada regular de capitais estrangeiros, desenvolvendo assim a economia e as infraestruturas. Salazar, alm de reorganizar as finanas e de reanimar a economia, investiu nos sectores da educao bsica (construindo de milhares de escolas primrias), da sade (construo de hospitais e centros de sade, ento designados por "Casas do Povo") e das infraestruturas (barragens, estradas e abastecimento eltrico a algumas vilas e aldeias portuguesas), trazendo estabilidade e ordem ao Pas. No entanto, embora a propaganda se esforasse por elogiar a obra meritria de Salazar, no faltaram as crticas da sua poltica de austeridade, censurando os extremos sacrifcios pedidos e a elevada carga de impostos.

Defesa da ruralidade
Durante o Estado Novo, o regime apoiava uma economia essencialmente agrcola, considerando que o desenvolvimento da agricultura era fundamental para o desenvolvimento do pas e para a soluo dos problemas sociais da populao. O Estado Novo ainda defendeu o valor da ruralidade, exaltando as virtudes da vida no campo e a importncia da agricultura. A campanha do trigo, foi a primeira de muitas lanadas com a inteno de, estimular a autossuficincia alimentar. O Estado Novo procurou conter o crescimento urbano e o nmero de operrios fabris, pois considerava a vida urbana e industrial uma fonte de vcios, ao contrrio do mundo rural que tinha o que de melhor havia do povo portugus. Na propaganda do regime, o mundo rural era apresentado como uma espcie de refgio ou paraso terreno. Mas a realidade era bem diferente, pois a esmagadora maioria do povo debatia-se com ms condies de vida que a vida rural apresentava. Apesar desta propaganda vida rural, a importncia do setor agrcola decaiu gradualmente, entre os anos 50/60, pois a modernizao da agricultura no era suficiente e no correspondia s necessidades de uma populao crescentemente urbanizada, alm disso o regime defendia que a modernizao da agricultura viria por arrastamento do desenvolvimento industrial. No sendo prioritria a modernizao, assistiu-se perda de importncia da agricultura na economia e na sociedade, assim, a populao ativa do setor agrcola diminui continuamente, em favor da indstria, dos servios e da emigrao, e acentuou-se a dependncia da importao de bens alimentares.

Obras pblicas
O regime salazarista era muito conservador, tentando controlar o processo de modernizao do Pas, pois Salazar temia que se esse processo no fosse controlado, iria destruir os valores religiosos, culturais e rurais da Nao. Este medo de uma modernizao contribuiu, para o distanciamento progressivo de Portugal em relao a outros pases ocidentais, principalmente nas reas das cincias, da tecnologia e da cultura. Como existiam desequilbrios regionais em Portugal, com as cidades a expandirem-se e a beneficiarem do crescimento econmico, as zonas rurais continuavam a no se desenvolver ao mesmo ritmo, apesar do crescente nmero de vias de comunicao e outras infraestruturas (rede eltrica, rede viria com reparao e construo de estradas, etc.) que nelas iam sendo construdas. A poltica das obras pblicas, levada a cabo pelo Estado Novo recebeu um impulso notvel com a Lei da Reconstituio Econmica, que tinha como objetivo combater o desemprego gerado pela depresso, e procurar enriquecer o pas atravs de infraestruturas necessrias ao desenvolvimento econmico. As principais obras pblicas realizadas neste perodo que tinham como finalidade a modernizao do pas foram: a construo de estradas para aumentar o mercado interno e externo, construo de portos, barragens, aeroportos, redes telefnicas, pontes (entre as quais a ponte 25 de Abril em Lisboa e a Ponte de Santa Clara em Coimbra) e construo de escolas, hospitais, prises, tribunais, estdios, e habitaes.

O condicionamento industrial
Desde os finais da dcada 20 at aos anos 40, Portugal adotou um modelo econmico intervencionista e autrcico. Intervencionista pelo papel ativo do Estado nas atividades econmicas do pas e autrcico pela defesa de uma sociedade autossuficiente, que produz tudo o que necessrio para o consumo, recusando as importaes. No entanto, Portugal continuava dependente das importaes, como por exemplo, as matrias-primas, a energia e bens de equipamento. S neste perodo de tempo, os outros pases estavam em guerra o que implicava que os abastecimentos fossem menores do que o esperado. At Guerra II Grande Guerra, os objetivos da poltica econmica eram: Assegurar a estabilidade financeira; Promover o desenvolvimento da agricultura; Conter o crescimento urbano e o nmero de operrios fabris urbanos; O Estado defendia a ruralidade e considerava fundamental para o pas o desenvolvimento da agrcola. Aps a Grande Guerra, o regime decide avanar com a aplicao do I Plano de Fomento (1953-58), com o objetivo de modernizar a economia, cujas prioridades so o desenvolvimento das indstrias pesadas e das infraestruturas. Desenvolvendo-se assim, as refinarias de petrleo, siderurgia, eletricidade, produo de adubos, celulose, papel, vias de comunicao e transportes. O condicionalismo industrial, pretendia defender o desenvolvimento do mercado interno atravs da criao de unidades produtivas e do desenvolvimento de tcnicas de funcionamento. A Poltica do Condicionalismo Industrial baseava-se no facto das indstrias precisarem de uma prvia autorizao para s instalar, reabrir e efetuar aplicaes, mudar de local, ser vendida a estrangeiros ou at mesmo para comprar mquinas. Pretendia evitar superprodues, a descida dos preos, o desemprego e a agitao social, garantindo o controlo da indstria por nacionais, regulava a atividade produtiva e da concorrncia. Apesar de esta poltica ter contribudo para o crescimento de algumas indstrias tambm contribuiu para a queda de outros, da a indstria portuguesa ter continuado atrasada e continuando ligada agricultura.

A corporativizao dos sindicatos


O Estado Novo instaurou-se com a Constituio de 1933, sendo esta inspirada no modelo fascista italiano de Mussolini, onde Salazar adaptou aquilo que considerava mais importante para a Nao Portuguesa. Uma dessas medidas, foi o corporativismo. O corporativismo defendia que as corporaes eram organismos fundamentais do Estado, destinados a conciliar os interesses dos cidados a bem dos da Nao. Os principais organismos corporativos foram: Sindicatos e dos Grmios; Casas do Povo; Casas dos Pescadores; Ordens; Todas estas corporaes abrangiam atividades econmicas, culturais e morais da Nao. No entanto, o corporativismo serviu para o Estado controlar os trabalhadores e o seu poder reivindicativo, evitando assim uma agitao social, proibindo assim as greves.

A poltica colonial
Salazar preparou o Ato Colonial em 1930, com o qual pretendia estabelecer Portugal como um Estado pluricontinental, considerando as colnias portuguesas como parte integrante do territrio nacional. No Ato Colonial est escrito que Portugal teria de defender, civilizar e colonizar esses territrios. Mas o Estado, apenas se limitou a desenvolver s regies agrcolas e mineiras mais ricas das colnias. Estando assim, o colonialismo e o nacionalismo ligados entre si.

2.5.3. O projeto cultural do regime APRENDIZAGENS RELEVANTES:


Compreender os condicionalismos internos e externos que, em Portugal, conduziram falncia do projeto poltico e social da Primeira Repblica e que favoreceram a ascenso de foras conservadoras e a implantao de um regime autoritrio.
Os fatores que contriburam para a queda da 1 Repblica foram a instabilidade poltica e econmica e o descontentamento da populao e ainda a conjuntura internacional devido s crises da I Grande Guerra Mundial. Da, se originou a Revoluo de 28 de Maio de 1926, sendo de cariz nacionalista e antiparlamentar que ps fim 1 Repblica e levou a instaurao do Estado Novo. O Estado Novo caracterizado por ser um regime autoritrio e corporativista, com a aprovao da Constituio de 1933. O Estado Novo foi um regime, para alm de autoritrio, foi conservador, nacionalista, antiliberal, antiparlamentarista, anticomunista e colonialista.

Mostrar o carter antidemocrtico, conservador, nacionalista e corporativo do Estado Novo.


O Estado Novo considerado um Estado Corporativo, definindo-se oficialmente como uma "Repblica Corporativa", devido forma republicana de governo e vertente doutrinria e normativa corporativista, refletida na aplicao das leis. Salazar considerou o corporativismo como a faceta do seu regime com maiores potencialidades futuras, mas a sua implantao prtica foi muito gradual e, sobretudo, obedeceu a um padro de corporativismo de Estado e no a um corporativismo de associao, que poderia ter conferido um maior papel iniciativa privada e autorregulao da sociedade civil. Vrias personalidades apoiantes do Estado Novo apresentaram aquele regime poltico como tendo sido inspirado nas doutrinas corporativas do Integralismo Lusitano. Os integralistas lusitanos, no entanto, cedo se demarcaram daquele regime, considerando-o como um corporativismo de Estado de inspirao fascista e, como tal, uma falsificao grosseira das suas doutrinas corporativas de associao. O Estado Novo caracteriza-se por uma progressiva adoo do modelo italiano nas instituies e no imaginrio poltico. A construo da nova ordem poltica, econmica, social e cultural assenta nos seguintes aspetos: - Formao de um Estado forte e autoritrio, atravs da instaurao de um regime de poder personalizado, ditatorial e antiparlamentar; - Defesa do nacionalismo e do patriotismo; - Defesa do colonialismo; - Existncia de um partido nico, a Unio Nacional, fundada em 1930, entendida como associao poltica de carcter cvico com inscrio obrigatria para admisso em certos empregos pblicos;

- Existncia de milcias prprias, como a Legio Portuguesa, criada em 1936; - Controlo da formao ideolgica da populao em geral, da juventude, para a qual foi criada a Mocidade Portuguesa, e da opinio pblica pela propaganda poltica, pelo controlo do ensino e da educao e pela ao junta das famlias e dos trabalhadores; - Culto do chefe: tal como Mussolini e Hitler, Salazar foi proclamado como um gnio, um homem de exceo e quase infalvel, que a propaganda oficial impunha venerao da Nao, como se tratasse de um santo; - Carcter repressivo do poder, com a criao da polcia poltica, a PIDE, e com a institucionalizao da Censura; - Corporativismo: os trabalhadores e a sociedade organizavam-se em corporaes, com a finalidade de resolver os conflitos de interesses surgidos entre os diversos estratos sociais. Assim, ao longo da dcada de 30, Salazar criou um Estado autoritrio, antiparlamentar e antidemocrtico. Os slogans Tudo pela Nao, nada contra a Nao e Deus, Ptria, Famlia simbolizavam o novo regime.

Descrever o intervencionismo do Estado Novo na economia.


A instabilidade do regime republicano aumentou consideravelmente com o agravamento da crise econmica, financeira e social desencadeada pela Primeira Guerra Mundial. A economia portuguesa estava enfraquecida pela grande dependncia de matrias-primas e de produtos manufaturados importados como o ao, o ferro, o carvo e os adubos agrcolas. A falta destes produtos provocou uma quebra de produtividade que prejudicou as fbricas, e por consequncia os trabalhadores, e originou um grande nmero de desempregados. A falta de emprego, aliada ao aumento de custo de vida e ao acentuado aumento da inflao, originou um conjunto de greves, entre 1918 e 1925, e de manifestaes de rua s quais as fbricas responderam com diversos encerramentos das mesmas. No Governo reinava a instabilidade, inviabilizando-se, a implementao de um programa de reformas coerente e com continuidade. No plano social e cultural a Repblica implementara grandes e positivas mudanas, tais como a legalizao da vida civil, a reduo da taxa de analfabetismo, a expanso da frequncia escolar, a defesa do Patrimnio e a criao de movimentos literrios. No entanto, estas medidas no foram suficientes para fazer esquecer a difcil crise que o pas atravessava. Este clima de incertezas e dificuldades gerou forte descontentamento entre a populao. A 28 de Maio de 1926, a coluna militar liderada pelo General Gomes da Costa originou um golpe de Estado apoiado por um vasto nmero de monrquico, conservadores e alguns republicanos desiludidos com o regime, e instauraram assim uma ditadura em Portugal. Porm, numa fase inicial, assistiu-se ao conflito entre vrios partidos pelo poder, sobretudo entre duas tendncias: a que considerava a ditadura militar como um interregno da Repblica e como uma forma de permitir o saneamento poltico e administrativo, e a outra, que pretendia instaurar um novo regime dotado de

instituies autoritrias. Com o afastamento de Gomes da Costa em 1926, o General Carmona tornou-se a figura de equilbrio entre estes partidos. A 26 de Novembro de 1926, Carmona foi nomeado Presidente da Repblica interino. Contudo, rapidamente veio a desiludir os republicanos quando aderiu tendncia totalitria. As reaes republicanas foram anuladas pelas foras governamentais e os chefes partidrios deportados para presdios nos Aores, Guin, Cabo Verde e Angola. A censura militar da imprensa foi instalada, e proibida a atividade de partidos polticos, sindicatos e organizaes poltico-sociais. Alguns polticos exilaram-se noutros pases, como Espanha, Frana ou Brasil, onde tentaram boicotar o reconhecimento internacional do novo regime. O exemplo mais significativo o da Aco da Liga de Paris, que tentou impedir a concesso de um emprstimo a Portugal, sob a gide da Sociedade das Naes. A oposio exilada conseguiu agravar as condies deste emprstimo e, face s exigncias dos tcnicos da Sociedade das Naes, a ditadura militar desistiu desta operao. O General scar Carmona, eleito presidente interino, atravs de sufrgio directo, em Maro de 1928, convidou para ministro das Finanas Antnio de Oliveira Salazar, um cargo que j tinha ocupado no segundo Governo de Mendes Cabeadas, por um curto espao de tempo. Salazar rapidamente conseguiu impor a sua personalidade no Governo, o que lhe permitiu assumir no s o ministrio das Finanas como o das Colnias, considerados ministrios estratgicos, passando deste modo a controlar todo o Gabinete. Os bons resultados financeiros que conseguiu transformaram-no num poltico prestigiado e muito homenageado. A economia portuguesa foi beneficiada pela Segunda Guerra Mundial. Pela primeira vez desde o sculo XVIII, a balana comercial teve um saldo positivo, o que foi devido ao incremento do volume das exportaes de matrias-primas, produtos alimentares e manufaturados para os pases intervenientes no conflito e reduo das importaes causada pelas dificuldades atravessadas pelos pases em guerra. Contudo, no ps-guerra, enquanto as economias de outros pases europeus recuperavam da crise, o investimento e a indstria portuguesa estavam bloqueados devido excessiva preocupao com o equilbrio financeiro. Outro fator que impediu um rpido crescimento econmico foi a predominncia rural do regime e a falta de confiana no progresso industrial, que afastaram o pas, das naes mais desenvolvidas da Europa. Nos anos 50 houve um esforo para se desenvolver a economia, que se traduziu num aumento do incentivo industrial, no fomento das obras pblicas e na abertura da economia portuguesa ao comrcio e ao investimento externo. Outra medida tomada para implementar o crescimento econmico foi a criao dos Planos de Fomento. Foram institudos trs planos quinquenais e um Plano Intercalar, que procuraram corrigir o atraso da economia portuguesa.

Na dcada de 60, assistiu-se a um aumento do investimento e a uma progressiva abertura ao exterior. Operou-se uma evoluo positiva no sector turstico e as remessas dos emigrantes, possibilitaram um maior equilbrio econmico-financeiro. Porm, persistiam as dificuldades econmicas. Portugal enfrentava as despesas crescentes da guerra do Ultramar, que se tornaram insuportveis, e uma enorme vaga de emigrao. Portugal voltava a afastar-se do grupo das naes mais avanadas da Europa e dentro das suas fronteiras mantinha-se o crnico ruralismo e os acentuados desequilbrios regionais. Terminada a Segunda Guerra Mundial, Portugal conservava ainda o Imprio Colonial, composto pela Guin, Cabo Verde, S. Tom e Prncipe, Angola, Moambique, Goa, Damo, Diu e Timor. Territrios muito longnquos e muito distintos entre si, no geral pouco desenvolvidos, que funcionavam como mercados privilegiados dos produtos portugueses e fontes de matrias-primas, frequentemente exploradas por companhias multinacionais. As colnias africanas estavam divididas tnica e culturalmente, e como nesta vasta rea a colonizao no tinha sido, no geral, muito marcante, at dcada de 50, o domnio colonial no foi contestado com muita intensidade. Em poca de desagregao dos imprios coloniais, Portugal persistia em manter o seu, contrariando as diretivas dos organismos internacionais. Salazar nunca aceitou negociar a descolonizao, apesar de ter sido pressionado pela comunidade internacional, pois considerava que estes territrios constituam provncias de um Estado pluricontinental. Em 1961, a ndia anexou fora os territrios portugueses naquele pas, enquanto nas colnias africanas surgiam movimentos autonomistas armados, que receberam apoio de pases socialistas e que impuseram a Portugal uma guerra devastadora e ruinosa, que durou at queda da ditadura em 1974.

Reconhecer que, no Estado Novo, a defesa da estabilidade e da autarcia se apoiou na adoo de mecanismos repressivos e impediu a modernizao econmica e social do pas.
Os partidos de oposio recusaram-se apoiar um regime que consideravam ser uma farsa. Essencialmente, a oposio democrtica aproveitava estes perodos para se fazer notar e lanar algumas das suas ideias, pois sabia que os resultados estavam definidos partida. No entanto os partidos de oposio foram altamente perseguidos e muitos deles forados a terminar. Assim, o regime manteve-se por mais 30 anos com o apoio dos setores mais conservadores da sociedade nacional, com o auxlio do aparelho policial, sobretudo pela ao da PIDE (Polcia Internacional e de Defesa do Estado, que sucedeu ao primeiro organismo deste gnero, a Polcia de Vigilncia e Defesa do Estado),atravs da censura de toda a oposio ao regime, com o apoio de algumas potncias

ocidentais no clima de Guerra Fria, temerosas de uma transio poltica em Portugal que favorecesse o bloco de leste, liderado pela Unio Sovitica. Apesar da longevidade do regime, tolerado pelos pases democrticos, este viveu isolado do resto da Europa, por motivos de orientao poltica, mas tambm por razes econmicas, sociais e culturais. Portugal continuou a ser, at muito tarde, um pas rural com uma economia atrasada, com ndices de analfabetismo muito elevados e com um grave problema colonial. Salazar nunca ponderou a hiptese de conceder a independncia das colnias, o que provocou uma longa e ruinosa guerra colonial que veio a agravar ainda mais os problemas da nao. Esta situao, que, no fundo, acarretou o fim da ditadura, foi mais um fator de isolamento do regime, criticado em todos os fruns de deciso internacional por manter a tutela sobre vastos territrios ultramarinos.

Integrar a poltica do esprito no contexto de um projeto cultural totalizante por parte do Estado Novo.
Foi em 1933 que o regime desenhou pela primeira vez as linhas e mtodos gerais da sua poltica cultural. Criou o Secretariado de Propaganda Nacional (S.P.N.), chefiado por Antnio Ferro. Esta poltica durou at ao final dos anos 40 e ficou conhecida como "poltica do esprito". Eram trs as bases deste programa. A primeira consistia no uso da cultura como meio de propaganda; os movimentos culturais deviam ser orientados no sentido de glorificar o regime e o seu chefe. A segunda foi a tentativa de conciliar as velhas tradies e os antigos valores com a modernidade daquele tempo, articulando uma ideologia nacionalista de nautas, santos e cavaleiros com as ideias modernistas e futuristas de Antnio Ferro e seus parceiros. Em terceiro e ltimo lugar, e tendo em linha de conta o referido anteriormente, o programa cultural do regime procurava estabelecer uma cultura nacional e popular com base nas suas razes e nos ideais do regime. Em jeito de concluso, pode dizer-se que a cultura deste tempo pretendia ser simples, de modo a distrair o povo e no o fazer pensar naquilo que, segundo os membros do governo do Estado Novo, no era da sua competncia. Pintores como Antnio Pedro, Almada Negreiros ou Carlos Botelho foram convidados a colaborar, de forma direta ou indireta, nas iniciativas de propaganda do regime. Estes artistas marcaram, com o seu trao modernista, todo o grafismo inovador e original da propaganda oficial. Por todo o pas foram erguidas esttuas comemorativas dos heris e valores enaltecidos pelo regime. Realizaram-se tambm importantes obras pblicas. Mas o ponto alto das exposies do S.P.N. foi a Exposio do Mundo Portugus em 1940, que revelou a cultura no exterior. Apesar de afirmarem que se deveria conciliar a modernidade com a tradio, a verdade que os governantes do Estado Novo impuseram algumas limitaes. Assim, em 1948 muitos arquitetos vo criticar a posio do regime nesta rea, afastando-se assim da poltica arquitetnica oficial. Mais tarde, o S.P.N. passou a chamar-se S.N.I. (Secretariado Nacional de Informao). Continuou a organizar exposies, mas a partir de 1946 muitos pintores de renome deixam de participar nessas exposies e colocaram-se do lado daqueles que criticavam o regime. Sem o contributo de pintores famosos, as exposies do S.N.I. perderam o interesse e acabaram por se extinguir em 1961.

Os anos 40 foram de apogeu para a literatura e poesia, tendo mesmo muitos autores assumido uma atitude de luta frontal poltica cultural do Estado Novo. O final dos anos 40 trouxe tambm o fim da "poltica do esprito". O afastamento de Antnio Ferro do S.N.I. foi a queda total da poltica cultural do regime. Apesar da censura ter continuado a ser intransigente, o fim da mesma poltica deu a Portugal uma diversificao de correntes, ideias e expresses maiores no campo cultural. Os anos 50 e 60 foram assinalados por um acalmar de tenses entre o que sobrava da poltica cultural oficial e as novas correntes estticas, ficando marcada pela construo do Cristo Rei e do Monumento aos Descobrimentos em Belm. A poltica cultural do regime foi condicionada na dcada de 60 pelo comeo da Guerra Colonial, pelo mal-estar interno e por um isolamento internacional. O Estado Novo abandonou de vez a sua vertente cultural, de apoio aos artistas e aos seus projetos, adotando uma postura de mera censura contra todas as atividades criadoras.

S-ar putea să vă placă și