Sunteți pe pagina 1din 10

FACULDADE NOBRE DE FEIRA DE SANTANA

CURSO: Direito DISCIPLINA: Direito do Trabalho -6 Semestre 2012.1 PROF. Paulo Toledo

AULAS: 19, 20 e 21

__________________________________________________________(L.S.N.S.J.C)______________________

5.- O empregador
Legislao : CLT> arts. 2, 10 e 448; Lei 5.889/73 > art.3 ; Lei
11.101/2005 > arts.60 e 141; Lei 8.212/91> art.25-A. Jurisprudncia: Sm.129/TST. Vimos que o contrato de trabalho pressupe a interveno de duas partes que se identificam como empregador, aquele que propicia o trabalho, e empregado, o que o executa, pessoalmente.

5.1.- Correntes
O professor Ricardo Resende, leciona que existem duas correntes doutrinrias que explicam o conceito do empregador, constante do art.2 da CLT. A primeira corrente, majoritria, defende que a CLT apresenta atecnia em seu art.2, tanto que ao confundir empresa e empregador, quanto ao considerar equiparados a empregador, aqueles que de fato so empregadores. Critica-se o conceito, em primeiro lugar, por considerar o empregador a empresa, e no pessoa fsica, jurdica ou ente despersonalizado; em segundo lugar, por considerar equiparados a empregador outras pessoas que, na verdade, so autnticos empregadores. Na definio de Fbio Ulhoa Coelho EMPRESA, ... atividade organizada no sentido de que nela se encontram articulados, pelo empresrio, os quatro fatores de produo: capital, mo de obra, insumo e tecnologia. Assevera o mesmo autor que somente se emprega de modo tcnico o conceito de empresa quando for sinnimo de empreendimento. No mesmo sentido, o art.966 do Cdigo Civil dispe que a empresa a atividade econmica organizada para a produo ou a circulao de bens e servios.

O estabelecimento, por sua vez, definido, tambm, por Fbio Ulhoa Coelho como sendo: o complexo de bens reunidos pelo empresrio desenvolvimento de sua atividade econmica. , assim, o estabelecimento o instrumento da atividade da empresa. E, o conceito legal de estabelecimento extrado do art.1.142 do Cdigo Civil, segundo o qual, Considera-se estabelecimento todo complexo de bens organizado,para exerccio da empresa, por empresrio, ou por sociedade empresria. Finaliza o professor Ricardo Resende Diante dos conceitos de empresa e estabelecimento obtidos no ramo do Direito Comercial, conclui-se que equivocada a identificao do empregador noo de empresa, pois empresa no o sujeito de direitos na ordem jurdica ptria. Nestes termos, para esta parte da doutrina, empregador a pessoa (fsica ou jurdica) ou mesmo o ente despersonificado (Por ex., a massa falida) que contrata pessoa fsica para lhe prestar servios, sendo que estes servios devem ser prestados com pessoalidade, no eventualidade, onerosidade, alteridade e sob subordinao. Entretanto, pelo art.2 implcita de vez, amplia h uma segunda corrente doutrinria, que defende a definio dada da CLT, considerando-a vis doutrinrio do legislador, com a finalidade reforar a idia de despersonalizao do empregador , que por sua a proteo do empregado. para o

Para esta corrente o legislador quis destacar, quanto ao aspecto subjetivo do contrato de emprego, a empresa (como empreendimento) em detrimento da pessoa do tomador dos servios (quem contrata), idia esta que serviria de base inclusive para a teoria da sucesso de empregadores. Diante disso, podemos conceituar o empregador como sendo:

5.1.1.- O conceito de empregador


O conceito encontra-se definido no artigo 2 da CLT. Vejamos:

Art. 2 - Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econmica, admite, assalaria e dirige a prestao pessoal de servio.

1 - Equiparam-se ao empregador, para os efeitos exclusivos da relao de emprego, os profissionais liberais, as instituies de beneficncia, as associaes recreativas ou outras instituies sem fins lucrativos, que admitirem trabalhadores como empregados.

5.1.2.- Caractersticas da figura do empregador


Sua despersonalizao e a assuno dos riscos do empreendimento e do prprio trabalho contratado.

a) Despersonalizao

> O requisito da pessoalidade da relao de emprego essencial em relao figura do empregado, sendo irrelevante em relao figura do empregador.

exatamente esta idia de despersonalizao, pela qual o empregado se vincula ao empreendimento, e no pessoa do empregador, permitindo assim que se afirme que a mudana subjetiva na empresa (mudana de scios, por exemplo) no afetar os contratos de trabalho vigentes. Dessa forma em relao pessoa ao empregador predomina a impessoalidade, o que viabiliza a aplicao concreta do princpio da continuidade da relao de emprego.

b) Assuno dos riscos do empreendimento > Se por um lado, o


empregador detm o poder de dirigir a prestao de servios, determinando, por exemplo, o tempo, o modo e o lugar do trabalho, por outro lado, face oposta da moeda, caber ao empregador assumir integralmente os riscos do negcio (empreendimento), a considerados inclusive os riscos do prprio contrato de trabalho celebrado com seus empregados.

Atribuir exclusivamente ao empregador os riscos do empreendimento (art.2), a CLT probe sejam distribudos eventuais prejuzos entre os empregados. O raciocnio simples: o contrato de trabalho no um contrato de resultado, e sim um contrato de prestao (de atividade). Cabendo somente ao empregado neste contrato simplesmente colocar disposio do empregador sua energia de trabalho e cumpri as ordens patronais quanto ao modo de execuo do trabalho.

5.2.- Grupo de Empresas e Solidariedade


Pode ocorrer que vrias empresas se renam em grupo econmico, sob controle, direo ou administrao de apenas uma delas.

Assim, o pargrafo segundo do mesmo artigo 2, reza o seguinte: 2 do art.2/CLT - Sempre que uma ou mais empresas, tendo, embora, cada uma delas, personalidade jurdica prpria, estiverem sob a direo, controle ou administrao de outra, constituindo grupo industrial, comercial ou de qualquer outra atividade econmica, sero, para os efeitos da relao de emprego, solidariamente responsveis a empresa principal e cada uma das subordinadas.

5.2.1.- O conceito de grupo econmico do Direito do Trabalho mais abrangente do que no Direito Comercial ou Civil:
a reunio de vrias empresas que obedecem a uma unidade de comando, no necessita se revestir das modalidades jurdicas tpicas do Direito Econmico e Comercial (holding, pools, etc.). no requer qualquer formalidade institucional ou notarial e pode se dar por coordenao, por subordinao, por controle entre pessoas jurdicas ou por meio de pessoas fsicas. Desta forma, mesmo que exista personalidade jurdica prpria de cada participante do grupo, haver responsabilidade solidria entre a empresa principal e suas subordinadas, em relao s obrigaes trabalhistas.

5.2.2.- Grupo Econmico como Empregador nico


O Enunciado 129 do TST, consagra o entendimento jurisprudencial de que o grupo econmico empregador nico ao dispor: A prestao de servios a mais de uma empresa do mesmo grupo econmico, durante a mesma jornada de trabalho, no caracteriza a coexistncia de mais de um contrato de trabalho, salvo ajuste em contrrio.

5.3.- Consrcio de Empregadores


O consrcio de empregadores a reunio de empregadores para a contratao de empregados, a fim de que se prestem servios a todos os integrantes do consrcio, na medida de suas necessidades. Esta figura, surgiu no meio rural, como soluo para a questo da informalidade, adaptando os interesses dos empregadores rurais necessidade de proteo do trabalhador que se ativa no campo. A partir do consrcio, diversos empregadores se renem para dividir os custos decorrentes da contratao formal de empregados.

5.3.1.- Equiparao empregador rural pessoa fsica o consrcio simplificado de produtores rurais.

Logo, a figura do consrcio de empregador rurais foi positivada com o acrscimo do art.25-A Lei n8.212/1991. Dispe a Lei 8.212/91; sobre a organizao da Seguridade Social, institui Plano de Custeio, e d outras providncias. Art. 25A. Equipara-se ao empregador rural pessoa fsica o consrcio simplificado de produtores rurais, formado pela unio de produtores rurais pessoas fsicas, que outorgar a um deles poderes para contratar, gerir e demitir trabalhadores para prestao de servios, exclusivamente, aos seus integrantes, mediante documento registrado em cartrio de ttulos e documentos. (Includo pela Lei n 10.256, de 2001). 1o O documento de que trata o caput dever conter a identificao de cada produtor, seu endereo pessoal e o de sua propriedade rural, bem como o respectivo registro no Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria - INCRA ou informaes relativas a parceria, arrendamento ou equivalente e a matrcula no Instituto Nacional do Seguro Social INSS de cada um dos produtores rurais. (Includo pela Lei n 10.256, de 2001). 2o O consrcio dever ser matriculado no INSS em nome do empregador a quem hajam sido outorgados os poderes, na forma do regulamento. (Includo pela Lei n 10.256, de 2001). 3o Os produtores rurais integrantes do consrcio de que trata o caput sero responsveis solidrios em relao s obrigaes previdencirias. (Includo pela Lei n 10.256, de 2001).

5.3.2.- Caractersticas da figura do consrcio


a) Os integrantes do consrcio de empregadores so solidariamente responsveis pelas obrigaes previdencirias em relao a seus empregados. b) A figura do consrcio cria a solidariedade ativa, isto os empregados so empregados de todos os integrantes do consrcio, indistintamente. c) A CTPS do empregado dever ser anotada por uma das pessoas fsicas integrantes do consrcio, cujo nome ser acrescido e outros d) O consrcio dever ser obrigatoriamente formalizado por documento registrado em Cartrio de ttulos e documentos, do qual dever constar expressamente a clusula de solidariedade, nos moldes do art. 896 do CCB.

Empregador Rural

> Tem o seu conceito institudo pela Lei N 5.889, DE 8 DE JUNHO DE 1973, que reza:

Art. 3 - Considera-se empregador, rural, para os efeitos desta Lei, a pessoa fsica ou jurdica, proprietrio ou no, que explore atividade agro-econmica, em carter permanente ou temporrio, diretamente ou atravs de prepostos e com auxlio de empregados. 1 Inclui-se na atividade econmica, referida no "caput" deste artigo, a explorao industrial em estabelecimento agrrio no compreendido na Consolidao das Leis do Trabalho. 2 Sempre que uma ou mais empresas, embora tendo cada uma delas personalidade jurdica prpria, estiverem sob direo, controle ou administrao de outra, ou ainda quando, mesmo guardando cada uma sua autonomia, integrem grupo econmico ou financeiro rural, sero responsveis solidariamente nas obrigaes decorrentes da relao de emprego.

5.4.-A sucesso de empregadores


Ao contrrio do empregado, o contrato de trabalho no intuitu personae (no pessoal) em relao ao empregador. A mudana na propriedade ou na estrutura jurdica da empresa em nada afeta os contratos de trabalho (Arts.10 e 448/CLT) dos respectivos empregados (princpio da continuidade do contrato de trabalho), e a regra de que o risco do negcio do empregador, ou seja, os contratos de trabalho so mantidos com a organizao do trabalho e no com as pessoas que estejam sua frente. Dois so os dispositivos da Consolidao das Leis do Trabalho que tratam da sucesso trabalhista, os arts. 10 e 448, ambos da CLT., que assim dispem: "Art. 10/CLT. Qualquer alterao na estrutura jurdica da empresa no afetar os direitos adquiridos por seus empregados". Art. 448/CLT. A mudana na propriedade ou na estrutura jurdica da empresa no afetar os contratos de trabalho dos respectivos empregados". Os dispositivos acima, visam a proteo do trabalhador em caso de alterao na estrutura jurdica da empresa ou na troca de sua titularidade. O objetivo da norma garantir ao empregado a satisfao de seus direitos mesmo com a troca da titularidade do empregador ou qualquer outra transformao jurdica do mesmo, de forma que a clusula segunda a qual o antigo titular responder exclusivamente pelos dbitos ocorridos durante a sua gesto no gera efeitos para fins trabalhistas, pois os artigos 10 e 448 so normas de ordem pblica, gerando apenas o direito de regresso do novo titular contra o antigo. Ou seja, embora, em regra, o contrato de trabalho seja personalssimo em face do empregado, o mesmo no acontece em relao ao empregador, porque a transferncia da atividade econmica para outro titular em nada altera o contrato de trabalho celebrado entre o trabalhador e o titular anterior, mantendo-o em todos os seus itens.

A nica exceo com relao mudana na propriedade da empresa que afeta o empregado, ocorre na morte do empregador constitudo em empresa individual. Nesse caso, facultado ao empregado rescindir o contrato de trabalho (Art.483, parg. 2). O empregado tambm, no est obrigado a cumprir o aviso prvio, e nem receber a multa de 40% do FGTS.

5.3.1.-Hipteses de Sucesso de Empresas no Direito empresarial - Transformao, incorporao, fuso e ciso das sociedades comerciais.
A sucesso de empresa ocorre atravs da incorporao, da fuso, da ciso ou da transformao, que so conceitos de direito comercial. Desta forma, interessante analisar cada uma das citadas formas de operaes societrias que geram efeitos no Direito do Trabalho, por meio de uma anlise equilibrada do Direito Comercial e do Direito Laboral, pois tais definies sero muito importantes para o tema central deste trabalho.

a) Transformao
"A transformao a operao pela qual a sociedade, independentemente de dissoluo e liquidao, passa de um tipo social para outro". A transformao muito comum na dinmica das sociedades empresarial, vez que, em determinados momentos mais interessante que determinada empresa seja constituda sob a forma de Sociedade por Quotas de Responsabilidade Limitada, em outro momento, diferentemente, pode ser mais conveniente que seja uma Sociedade Annima. Para que uma empresa passe de uma forma para outra, desnecessria a sua extino ou liquidao, para constituio de outra, basta a sua transformao, mediante alterao em seus elementos constitutivos (contrato social, para as sociedades de pessoas e por quotas de responsabilidade limitada ou estatuto social, para as sociedades por aes). Com a transformao, no ocorre alterao da pessoa jurdica, razo pela qual no ocorre sucesso de empregador, o que muda, apenas, o regime jurdico societrio da empresa.

b) Fuso e Incorporao
Incorporao a operao pela qual uma ou mais sociedades so absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigaes. Amador Paes de Almeida, leciona o seguinte:

"Pelo processo da incorporao uma ou mais sociedades so absorvidas pela incorporadora, permanecendo inalterada a identidade desta, que, por via de conseqncia, assume todas as obrigaes das sociedades incorporadas". A fuso, por sua vez, " a operao pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar sociedade nova, que lhes suceder em todos os direitos e obrigaes" . Comparando as duas operaes, segundo lio de Fbio Ulhoa Coelho, conclui-se que a fuso pouco utilizada, dando-se preferncia pela incorporao, diante de vrias previses legais: "Como a lei considera a sociedade resultante da fuso uma nova pessoa jurdica, ela deve, concluda a operao, regularizar-se na Junta Comercial e nos diversos cadastros fiscais (CNPJ, FGTS, INSS, estado e prefeitura). Ora, essas providncias demandam tempo, durante o qual a nova sociedade no pode realizar nenhum negcio regular; como, por outro lado, as sociedades participantes da operao, com a fuso, deixam de existir, a empresa fica simplesmente paralisada. Na incorporao, a sociedade incorporadora sucede a incorporada, proporcionando, assim, o regular desenvolvimento dos negcios das duas, sem soluo de continuidade. Em virtude dessa considervel diferena, a fuso praticamente no existe". Todos os procedimentos da incorporao e da fuso esto previstos na Lei das Sociedades Annimas, sendo tais previses criticadas pela doutrina especializada em Direito Societrio. Com a incorporao, a empregadora incorporada sucedida pela incorporadora, e com a fuso a nova empresa sucede as duas empresas que a formaram. So casos tpicos de sucesso de empregador, encaixando-se, perfeitamente, nas previses dos artigos 10 e 448 da CLT.

c) Ciso
Dos ensinamentos de Fbio Ulhoa Coelho sobre ciso, extramos o seguinte: "A ciso a operao pela qual uma sociedade empresria transfere para outra, ou outras, constitudas para essa finalidade ou j existentes, parcelas do seu patrimnio, ou a totalidade deste. Quando a operao envolve a verso de parte dos bens da cindida em favor de uma ou mais sociedades, diz-se que a ciso parcial; quando vertidos todos os bens, total. Neste ltimo caso, a sociedade cindida extinta. Por outro lado, se a sociedade empresria para a qual os bens so transferidos j existe, a operao obedece s regras da incorporao (LSA, art. 229, 3)". Ocorrendo a ciso, ocorre a sucesso de empregador, ficando uma das novas empresas responsvel pelos empregados da parte da antiga sociedade.

5.5.- Poderes do Empregador


A ordem jurdica assegura ao empregador o poder empregatcio, com vista direo, regulamentao, fiscalizao e disciplinamento da empresa.

1) Poder de Direo.

O empregador detm o poder de organizar, fiscalizar e controlar o desenvolvimento de sua empresa. Este poder deriva do poder de propriedade inerente ao contrato de trabalho subordinado e das normas que regulam a empresa como instituio voltada para um fim determinado. O poder de direo do empregador est sujeito dos limites do artigo 483 da CLT, que possibilita ao empregado considerar rescindido o contrato de trabalho. (Ver art.483/CLT). O poder de direo do empregador, manifesta em trs modalidades: Poder disciplinar, poder organizador e poder controlador. Poder disciplinar. No exerccio deste poder, pode o empregador ao aplicar penalidades ao empregado indisciplinado ou desidioso. So trs as penalidades admissveis no poder disciplinar: A advertncia, a suspenso e dispensa por justa causa. A advertncia, a suspenso dos dias de trabalho, (o prazo comum de 1 a 5 dias, no podendo exceder a 30 dias consecutivos), com prejuzo dos salrios e do repouso semanal remunerado, e a dispensa por justa causa. Tanto a advertncia como a suspenso podem ser imposta verbalmente ou por escrito. Sendo a advertncia aplicada nos casos de menor gravidade. No h tambm necessidade de aplicar penalidade antes de despedir o empregado por justa causa, nem existe hierarquia ou ordem de precedncia entre as penalidades. As penalidades aplicadas pelo empregador so passveis de reviso via ao judicial, na Justia do Trabalho, que anular aquelas que forem injustas ou abusivas.

2) Poder controlador. o poder de fiscalizao. Admite-se a revista


pessoal no empregado, desde que no cause vexame ou ofensa integridade moral. Porm, proibida a revista ntima nas empregadas ou funcionrias (art.373-A, VI/ CLT Redao da Lei.9.799/99). A submisso do empregado ao carto de ponto e ao livro de ponto tambm se inclui no poder de controle do empregador.

3) Poder de organizar. o poder de nortear os rumos da empresa.


Algumas legislaes possibilitam a participao do empregados na gesto da empresa. Pode o empregador organizar seu pessoal, editando um regulamento de empresa, ou classific-lo, criando um quadro de carreira, onde as promoes so reguladas pelos critrios de antigidade e merecimento. Os quadros de pessoal s sero vlidos quando homologado pelo Mistrio do Trabalho e Previdncia Social. Havendo quadro de carreira, a desobedincia aos critrios fixados para promoo ou a classificao incorreta conferem ao empregado o direito de ingressar em juzo reclamando seu direito de promoo. (VER art.461, parag. 2/ CLT). Na prtica o poder de organizao materializa-se na emisso de ordens, que podem ser pessoais (ao empregado) ou gerias (para todos os empregados).

5.6.- Empregador domstico Poder ser representado em juzo por


qualquer pessoa da famlia que tenha conhecimento dos fatos; tratando-se de empregador que possua empregados registrados, estes tambm podero represent-lo nas audincias trabalhistas. NOTA> No h sucesso de empregador domstico, pois, no mesmo emprego domstico no h que se falar sequer em empresa. Ademais, a despersonalizao do empregador bastante mitigada no mbito da relao de emprego domstico. Neste mesmo sentido, o aresto: (...) Com efeito, cinge-se salientar a impossibilidade de sucesso trabalhista em relao ao empregado domstico, diante da implicabilidade do art.10 da CLT ao domstico e em face de o empregador no ser empresa. Recurso no conhecido. (...) TST, ED-R 3355900-10.202.5.02.0900, 4 Turma, Rel. Min. Antnio Jos de Baros Levenhagen, DJ 11.06.204.
2007.

10

S-ar putea să vă placă și