Sunteți pe pagina 1din 21

Sobre a regulamentao da profisso de Paisagista no Brasil O Projeto de Lei 2043/2011

Jlio Bara Pastore jbpastore@gmail.com


Agrnomo pela Universidade Federal de Gois (UFG) Mestre em Arquitetura da Paisagem pela Universidade de Florena (UniFi) Doutorando em Paisagismo, Faculdade de Arquitetura da Universidade de So Paulo (FAUUSP)

O projeto de lei 2043/2011 do Deputado Ricardo Izar1, tem duas funes principais: - regula a profisso de paisagista; - estabelece os critrios para o exerccio profissional. Trato aqui dos dois itens separadamente: o segundo eventual decorrncia do primeiro. Apenas se h acordo sobre a regulamentao de profisso de paisagista, faz-se necessrio discutir as qualificaes necessrias para exerc-la.

(O texto a seguir possui amplas notas de referencia, a fim de no deixar de fora as referncias complementares teis para o leitor mais interessado, sem que o texto resulte demasiadamente longo.)

***

Projeto de Lei 2043/2011, que Regula o exerccio da profisso de paisagista e d outras medidas. Cmara dos Deputados, Dep. Ricardo Izar (2011), disponvel em: http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=909564&filename=PL+204 3/2011.

1: Por que propor a regulamentao da profisso de paisagista

no Brasil?

A profisso de paisagista foi amplamente regulamentada em nvel internacional a partir da segunda metade do sculo XX3, acompanhando o crescente reconhecimento do tema. Sua importncia vem sendo consagrada em documentos centrais para os governos nacionais e seus planos de desenvolvimento territorial. Exemplo disso a Conveno Europeia da Paisagem, em Florena (2000), que reafirma o comprometimento dos signatrios - estipulando objetivos e medidas especficas - em promover o desenvolvimento sustentvel atravs da proteo, gesto e ordenamento territorial desses pases, tendo como princpio norteador a centralidade da paisagem para a sociedade e o meio-ambiente: Constatando que a paisagem desempenha importantes funes de interesse pblico, nos campos cultural, ecolgico, ambiental e social, e constitui um recurso favorvel atividade econmica, cuja proteo, gesto e ordenamento adequados podem contribuir para a criao de emprego; Conscientes de que a paisagem contribui para a formao de culturas locais e representa uma componente fundamental do patrimnio cultural e natural europeu, contribuindo para o bem-estar humano e para a consolidao da identidade europeia; Reconhecendo que a paisagem em toda a parte um elemento importante da qualidade de vida das populaes: nas reas urbanas e rurais, nas reas

A Classificao Brasileira de Ocupaes (CBO) de 2002 considera como sinnimos os termos Arquiteto Paisagista, Arquiteto da paisagem e paisagista. Esta classificao reflete a prtica internacional: paisagista sinnimo de arquiteto paisagista, assim como Paisagismo sinnimo de Arquitetura da Paisagem e Arquitetura Paisagstica. Esta dupla denominao ocorre pela original convivncia entre os termos Paysagiste e Architecte paysagiste no Francs. Esta ltima foi depois traduzida para o ingls como Landscape Architect (sc. XIX). A expresso Architecte paysagiste, assim como Landscape architect, sempre foram objeto de discusso, pois abarcam uma variedade de significados que aproximam projetos para jardins, parques e ordenamento territorial rural e urbano. Em ingls este termo veio se afirmando sobre o antigo Landscape gardener no decorrer do sculo XX s custas de muita polmica. Na Frana, a Fdration Franaise du Paysage (FFP) tem adotado a expresso Paysagiste concepteur, ainda que a legislao francesa se baseie na denominao oficial da Organizao Internacional do Trabalho, OIT, de arquiteto paisagista. Na Rssia, Landscape Architect menos usado que Green Engineer. Note-se, portanto, que definir um profissional como arquiteto paisagista no significa qualific-lo como um arquiteto. (Ver a este respeito o livro Landscape Architectural Graphic Standards, de Leonard J. Hopper, 2007, assim como o texto de Charles Waldheim, Landscape as Architecture, In Harvard Design Magazine, N36, pp 17-20, 2013, e o site do European Council of Landscape Architecture Schools (ECLAS): www.eclas.org.) Alex P. Schatz, J.D. & Lafayette, Colorado. Regulation of Landscape Architecture and the Protection of Public Health, Safety, and Welfare. ASLA, 2013.
3

degradadas bem como nas de grande qualidade, em reas consideradas notveis, assim como nas reas da vida quotidiana; Constatando que as evolues das tcnicas de produo agrcola, florestal, industrial e mineira e das tcnicas nos domnios do ordenamento do territrio, do urbanismo, dos transportes, das infra-estruturas, do turismo, do lazer e, de modo mais geral, as alteraes na economia mundial esto em muitos casos a acelerar a transformao das paisagens; [] Cada Parte compromete-se a: a) Reconhecer juridicamente a paisagem como uma componente essencial do ambiente humano, uma expresso da diversidade do seu patrimnio comum cultural e natural e base da sua identidade; b) Estabelecer e aplicar polticas da paisagem visando a proteo, a gesto e o ordenamento da paisagem []; c) Estabelecer procedimentos para a participao do pblico, das autoridades locais e das autoridades regionais e de outros intervenientes interessados na definio e implementao das polticas da paisagem mencionadas na alnea b) anterior; d) Integrar a paisagem nas suas polticas de ordenamento do territrio e de urbanismo, e nas suas polticas cultural, ambiental, agrcola, social e econmica, bem como em quaisquer outras polticas com eventual impacto direto ou indireto na paisagem.4 A definio de arquiteto paisagista (landscape architect) aprovada pela IFLA no World Council 2003, em Banff, Canad, reflete a formao de um profissional que tem o seu saber direcionado s questes acima:
Arquitetos Paisagistas realizam pesquisa, planejamento, projeto e gesto do meio ambiente e espaos abertos, dentro e fora do ambiente construdo, e sua conservao e desenvolvimento sustentvel. Para a profisso de paisagista, uma 5 graduao em Paisagismo requerida. (traduo nossa).

Esta definio foi depois adotada pela Organizao Internacional do Trabalho (OIT), e consta no Padro Internacional de Definio das Profisses, que inclui tambm as tarefas (tasks) especficas do paisagista, as quais no incluo aqui em sua totalidade, mas que caracterizam a identidade desta categoria profissional:
4

Conveno Europia da Paisagem. Concil of Europe, 2000. Disponvel em: http://www.gddc.pt/siii/docs/dec4-2005.pdf


5

IFLA News N48, Julho de 2003. P.8. Disponvel em http://www.landscape.cn/special/ifla/down/ifla_news048.pdf.

- "Desenvolvimento terico e tcnico para promover a conscincia ambiental e a prtica do planejamento, design, restaurao, gesto e manuteno das paisagens culturais e / ou histricas, regies parques e jardins; - "Planejamento, design, gesto, manuteno e monitoramento de aspectos funcionais e estticos do ambiente construdo em reas urbanas, suburbanas e rurais, incluindo espaos abertos pblicos e privados, parques, jardins, praas, conjuntos habitacionais; - "Inspecionar locais, analisando fatores como clima, solo, flora, fauna, gua de superfcie e subsuperfcie, drenagem; e consultoria com os clientes, fazendo recomendaes relativas aos mtodos de trabalho e sequencias de operaes para projetos relacionados com a paisagem e com o ambiente construdo; - "A realizao de pesquisas, ensino, elaborao de documentos cientficos e relatrios tcnicos, aconselhamento em polticas pblicas e sobre aspectos relacionados com arquitetura da paisagem, tais como a aplicao de sistemas de informao geogrfica, sensoriamento remoto, direito, a interpretao e difuso cultural, e ecologia da paisagem." (traduo nossa) 6

Justamente por se colocar na interseco entre o homem e a Natureza, a paisagem tem sido considerada como chave para o planejamento das aes que visam a preservao do meio ambiente, a qualificao dos espaos verdes e o planejamento territorial tambm atento aos seus aspectos histricos, sociais, culturais, ambientais, estticos e econmicos. O Brasil tem um imenso territrio, pontuado por grandes centros urbanos, com histrico de busca pelo desenvolvimento econmico que muitas vezes ocorre com o prejuzo de nosso patrimnio social, ambiental e paisagstico. Porm, desenvolvimento, preservao do meio ambiente e qualidade de vida no podem ser termos autoexcludentes: s possvel haver desenvolvimento a longo prazo se preservarmos nossas riquezas naturais. E no se pode falar em desenvolvimento se h perda na qualidade de vida das pessoas. Sendo assim, parece justa e urgente - a demanda para que o campo de saber da Arquitetura Paisagstica obtenha o mximo reconhecimento no Brasil, tanto na prtica profissional quanto nas leis que regem as atividades concernentes, assim como acontece em mbito internacional. E isto inclui, certamente, autonomia deste campo de saber, fundamentada na instituio formal de um corpo acadmico autnomo e inteiramente dedicado a este tema, com programas de graduao e ps-graduao nas universidades brasileiras.

Organizao Internacional do Trabalho (OIT). International Standard Classification of Occupations, 2008. Pp. 122-123. Disponvel no site: http://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---dgreports/--dcomm/---publ/documents/publication/wcms_172572.pdf.

No entanto, o PL 2043/2011 tem encontrado resistncia dentro de um setor especfico da sociedade: as instncias representativas dos arquitetos brasileiros, como a Federao Nacional dos Arquitetos Urbanistas (FNA), Conselho de Arquitetura e Urbanismo de So Paulo (CAU/SP), Colegiado das Entidades de Arquitetura e Urbanismo (CEAU) (antigo Colgio Brasileiro de Arquitetos, CBA), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), e tambm pela Associao Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP)7. O que argumentam estas instituies contra um projeto que, aparentemente, no faz outra coisa que equiparar o Brasil a uma prtica mundialmente reconhecida de planejamento e desenvolvimento atento s questes ambientais, econmicas, culturais e sociais mobilizadas pelo conhecimento paisagstico? ***

Note-se que entre as instituies se que posicionaram de maneira contrria ao PL 2043/2011 est a Associao Brasileira de Arquitetos Paisagistas. Neste texto procuro rebater os argumentos da ABAP, sem no entanto questionar a representatividade desta instituio. Escrevi uma carta, ainda na condio de scio, questionando tal atitude e no obtive uma resposta. Esta carta est disponvel em: http://www.scribd.com/doc/165523308/Carta-a-ABAP-Julio-Pastore.

2: Os argumentos contrrios

Nas manifestaes oficiais8 do CAU/SP, do CEAU e da ABAP, o primeiro argumento que as atribuies profissionais ligadas ao Paisagismo j so, desde 1933, parte da profisso do arquiteto urbanista (Lei n 23.569/1933) e foram includas na Lei n 12.378/2010 que criou o CAU9: Internacionalmente o exerccio profissional das trs reas correspondentes ao desenho do espao garantido a trs categorias profissionais: Arquitetos, urbanistas e arquitetos-paisagistas. No Brasil, a regulamentao da profisso de Arquiteto e Urbanista existe desde 1933, e desde esta primeira Legislao (Decreto Federal n. 23.569 de 11 de dezembro de 1933) o exerccio da Arquitetura Paisagstica est especificado em seu artigo 30, item d, compondo, juntamente com outras atividades concernentes a arquitetura e urbanismo, o quadro das atribuies dos arquitetos e urbanistas brasileiros. [] Desta forma a profisso j existe h mais de setenta anos, e tem sua regulamentao, no havendo, portanto, justificativa para que, neste momento, se apresente uma proposta que somente acarretar perturbao no cumprimento da legislao em vigor." (ABAP, Manifesto contra o PL 2043/2011, 2012)

Documentos citados: ABAP. Manifesto Contra o PL 2043/2011, 2012. Disponvel em: http://www.abap.org.br/pdfs/MANIFESTO%202012%20CONTRA%20O%20PL-2043.pdf; - CBA. Argumentao pela rejeio do PL-2043/2011. 11 de novembro de 2011. Disponvel em: http://helenadegreas.wordpress.com/2011/12/09/argumentacao-pela-rejeicao-do-pl20432011/#comment-166; Em 16 de maro de 2012, j como CEAU, esta instituio emitiu uma segunda carta onde a argumentao no se distancia, em substancia, daquela do CAU/SP que cito aqui. - CAU/SP. Manifestao do CAU/SP sobre o Projeto de Lei N2043/2011. CAU/SP. 07 de Maio de 2012. Disponvel em: http://novo.causp.org.br/wp-content/uploads/2013/05/4-MANIFESTACAO-PLPAISAGISMO-CAU-SP-07-05-2012.pdf. Leis, decretos e resolues citados: Decreto Federal N 23.569/1933, que regula o exerccio das profisses de engenheiro, de arquiteto e de agrimensor. Lei n 5194/1966. Resoluo CONFEA Ns 218/1973 e 1010/2005. Lei n 12.378/2010, que cria o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Resoluo N21/2012 do CAU/BR, que dispe sobre as atividades e atribuies profissionais do arquiteto e urbanista e d outras providncias.
9

O mesmo argumento consta na carta do CEAU10 e no manifesto do CAU/SP11, com a exposio dos respectivos trechos das leis citadas. Se resumido ao fato da existncia prvia de uma legislao para o tema (argumentando que seria equivocado um projeto de lei para regulamentar uma profisso que j est prevista nas atribuies dos arquitetos), no se explica a orientao assumida por estas instituies e pelas outras instituies citadas, porque uma lei nasce justamente para alterar e cobrir as eventuais deficincias da legislao vigente. Antes: sempre que exista um ncleo caracterizador de uma atividade profissional relevante e distinta, no contemplada em sua totalidade pelas demais categorias profissionais j regulamentadas no pas, papel do Estado proceder sua regulamentao. Assim ocorreu no ltimo sculo, por exemplo, com a profisso de arquiteto regulamentada pela Lei Federal n 5.194/66. No sendo assim, tal problema seria tratado como um direito adquirido, calcado na tradio, contrariando o dever das instituies, e das leis, de se adaptar para melhor cumprir seu papel social12 e 13.

[] juridicamente inapropriado o PL-2043/2011 que trata da questo como se j no houvesse uma profisso de nvel superior regulamentada pela legislao federal brasileira para a Arquitetura Paisagstica. (CBA- Argumentao pela rejeio do PL 2043/2011, 2011). [] desde 1933 at os dias de hoje, a graduao em Arquitetura e Urbanismo que determina, no Brasil, a atividade de Projeto de Arquitetura Paisagstica. [] Dessa forma a Lei Federal n. 12.378/2010 foi aprovada em acordo com esse histrico de regulamentao das atribuies da profisso. Consequentemente, o que consta da recente Resoluo n. 21 do CAU/BR, aprovada em plenria e publicada no D.O.U., o detalhamento dessas atribuies profissionais. Como se observa pelo breve histrico aqui apresentado, as atribuies profissionais dos Arquitetos e Urbanistas j estavam dadas muito antes da popularizao, na mdia, dos conceitos hoje difundidos sobre a sustentabilidade das cidades e importncia das reas verdes. Diante dos aspectos elencados acima, O CAU/SP, de forma respeitosa porm firme, se v na obrigao de recomendar a retirada do Projeto de Lei 2043/2011, por este conter diversos trechos que nitidamente confrontam com a legislao federal em vigor, igualando, de forma errnea graduaes distintas e de perfis diferenciados na atuao interdisciplinar em relao s questes do meio ambiente e da esttica. (CAU/SP, Manifestao do CAU/SP sobre o Projeto de Lei N2043/2011, 2012).
12 11

10

No mbito pessoal, um direito dos profissionais serem tutelados para continuar exercendo as atividades que por ventura tenham dedicado prpria formao acadmica e o trabalho at ento, e que encontrem nessas atividades seu meio de sustento e seu interesse individual. Neste sentido, mais do que assegurar o direito adquirido dos profissionais j formados e dos universitrios, como de praxe nestes casos, a lei no retira dos profissionais formados em Arquitetura a prerrogativa de trabalhar como paisagista. (Artigos 3 e 4 do PL 2043/2011)

Essa perspectiva a respeito do papel das instituies representativas das classes profissionais reconhecida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) como fundamento da prpria Lei n 12.378 que o cria: "No so os interesses corporativos dessa ou daquela categoria profissional que vm em primeiro lugar, mas, ao contrrio, deve prevalecer sempre a defesa e a proteo da sociedade, evitando-se que certas atividades tcnicas sejam indevidamente exercidas por profissionais

13

necessrio, portanto, reter destas passagens aquilo que constitui de fato o centro da discusso: estas instituies defendem que no necessrio que a profisso de arquiteto paisagista se constitua num campo tcnico e cientfico autnomo no Brasil, posto que aqui j haja a graduao em Arquitetura e Urbanismo. Uma decorrncia direta e fundamental desse argumento que, neste caso, a formao universitria do arquiteto em nosso pas deve contemplar os saberes necessrios para que ele seja, a pleno ttulo, um arquiteto paisagista, com conhecimentos equiparveis queles dos arquitetos paisagistas formados em outros pases. Do contrrio, acarretar-se-ia um dano sociedade brasileira, que no contaria com uma expertise fundamental para a sociedade, como afirmam os prprios arquitetos e urbanistas que elaboraram estes manifestos. Referncias efetividade da formao do arquiteto urbanista brasileiro enquanto paisagista ocorreram apenas na manifestao publicada pelo CAU/SP em 2011, que procura mostrar que a formao em Arquitetura e Urbanismo no Brasil suficiente para que este profissional possa ser considerado tambm um paisagista: "[] sabendo-se que o estudo intrnseco das plantas/vegetais e suas caractersticas botnicas ou condies de sade e desenvolvimento precisam, sem dvida, da contribuio de especialistas, sabe-se, tambm, que o PROJETO de tratamento e criao de espaos e conjuntos de espaos ajardinados ou edificados, impermeabilizados ou no impermeabilizados, na escala urbana ou pontual, privada ou pblica, matria de atribuio clara dos arquitetos urbanistas, responsveis, inclusive, pela elaborao dos planos e cdigos que apresentam tais exigncias, ao longo de nossa histria. Alm disso, o curso de Arquitetura e Urbanismo privilegia as atividades de projeto durante toda a formao da graduao, com milhares de horas aula distribudas em cinco anos de curso, onde o Paisagismo parte integrante desse currculo em praticamente todas as suas disciplinas projetuais, em suas diversas escalas. A presena e importncia do ensino da Arquitetura Paisagstica est expressa nas Diretrizes Curriculares Nacionais, com relevncia equivalente ao urbanismo e a edificao: (...) a proposta pedaggica para os cursos de graduao em Arquitetura e Urbanismo devem assegurar a formao de profissionais generalistas, capazes de compreender e traduzir as
que no disponham de suficiente formao acadmica que os credencie para tal exerccio, o que viria expor o usurio do servio prestado a qualquer tipo de dano ou de risco sua segurana ou sade, ou ao meio ambiente. (NOTA DE ESCLARECIMENTO: ATRIBUIES PRIVATIVAS DE ARQUITETOS E URBANISTAS, CAU/BR, 2013. Disponvel em: http://novo.cauam.org.br/wp-

content/uploads/2013/07/Res_51-Nota_de_Esclarecimento-2013_07_27.pdf.) (grifo meu).

necessidades de indivduos, grupos sociais e comunidade, com relao concepo, organizao e construo do espao interior e exterior, abrangendo o urbanismo, a edificao, o paisagismo, bem como a conservao e a valorizao do patrimnio construdo, a proteo do equilbrio do ambiente natural e a utilizao racional dos recursos disponveis (CAU/SP, Manifestao do CAU/SP sobre o Projeto de Lei N2043/2011, 2012) (grifos do CAU/SP). muito pertinente colocar a discusso sobre a formao do paisagista de modo mais abrangente do que restringi-la s disciplinas especificamente direcionadas ao Paisagismo do curso de Arquitetura e Urbanismo. De fato, esta graduao tem em seu corpo conhecimentos que, fora das disciplinas especficas de Paisagismo, so fundamentais para a formao do paisagista. Mas importante observar que o mesmo ocorre em outras graduaes que tm saberes que constituem parte fundamental do campo do Paisagismo, e nem por isso poder-se-ia dizer que elas so suficientes para a formao de um arquiteto paisagista. De outro modo, da mesma maneira que o CAU/SP cita as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministrio da Educao para o curso de Arquitetura e Urbanismo,14 os agrnomos poderiam com muita propriedade citar as prprias diretrizes curriculares, onde consta: Art. 7, item II O ncleo de contedos profissionais essenciais [para o agrnomo] ser composto por campos de saber destinados caracterizao da identidade do profissional. O agrupamento desses campos gera grandes reas que caracterizam o campo profissional e agronegcio, integrando as subreas de conhecimento que identificam atribuies, deveres e responsabilidades. Esse ncleo ser constitudo por: Agrometeorologia e Climatologia; Avaliao e Percias; Biotecnologia, Fisiologia Vegetal e Animal; Cartografia, Geoprocessamento e Georeferenciamento; Comunicao, tica, Legislao, Extenso e Sociologia Rural; Construes Rurais, Paisagismo, Floricultura, Parques e Jardins; [] Manejo e Produo e Florestal. Zootecnia e Fitotecnia; Gesto Empresarial, [] Hidrologia, Manejo de Bacias Hidrogrficas, Sistemas de Irrigao e Drenagem; Manejo e Gesto Ambiental; Microbiologia e Fitossanidade; Sistemas Agroindustriais; Solos, Manejo e Conservao do Solo e da gua, Nutrio de Plantas e Adubao; ().15 (Grifo meu).

Resoluo n2, de 17 de junho de 2010. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduao em Arquitetura e Urbanismo. Ministrio da Educao. Publicada no DOU de 18/6/2010, Seo 1, pp. 37-38. Disponvel em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12991. Resoluo n 1, de 2 de fevereiro de 2006. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduao em Eng. Agronmica ou Agronomia. Ministrio da Educao. Publicada no DOU de 03/02/2006, Seo I, pp. 31-32. Disponvel em:
15

14

No se trata aqui de recair nos argumentos levantados nas disputas entre as categorias j estabelecidas no Brasil (agrnomos, arquitetos, engenheiros florestais, artistas, bilogos), a respeito de qual destas categorias propicia a formao mais prxima de um paisagista. Trata-se aqui de optar pela regulamentao ou no de uma nova profisso, ento devemos procurar saber se a formao em Arquitetura e Urbanismo no Brasil equivale formao em Arquitetura da Paisagem onde ela ministrada, para poder efetivamente avaliar se justificvel ou no a criao de uma nova figura profissional. Alguns sites de associaes ligadas Arquitetura da Paisagem disponibilizam um servio j catalogado de informaes sobre cursos superiores em Paisagismo em vrios pases. Dentre eles cito o Degree programs by state, da ASLA American Society of Landscape Architectures: http://www.asla.org/schools.aspx; e o Study Programmes, da ECLAS European Council of Landscape Architecture Schools: http://www.eclas.org/study-programmes-courses.php. Muito resumidamente, possvel verificar que as graduaes em Paisagismo se constituem dos seguintes eixos temticos: - Cincias fsicas e biolgicas aplicadas: temas da geografia fsica, tcnicas agronmicas e silviculturais, ecologia, botnica e tcnicas de jardinagem; cartografia. - Fundamentao: histria da arte e da representao da paisagem e dos jardins; geografia humana, teoria da paisagem; as relaes entre natureza, meio ambiente, cidade e territrio; legislao; - Projeto de paisagismo: teoria e prtica do projeto de paisagismo, metodologia, design grfico, Computer aided design. Vejamos um exemplo de comparao direta entre os cursos de Arquitetura da Paisagem da Universidade do Porto, em Portugal (UP), realizado em 5 anos, (Licenciatura, 3 anos, + especializao, 2 anos), e o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Braslia (UnB), tambm de 5 anos de durao16:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12991.
16

Os planos de curso assim como o contedo programtico das disciplinas listadas esto disponveis em: http://sigarra.up.pt/fcup/pt/cur_geral.cur_planos_estudos_view?pv_plano_id=3179&pv_ano_lectivo=2 013&pv_tipo_cur_sigla=&pv_origem=CUR; http://sigarra.up.pt/fcup/pt/cur_geral.cur_planos_estudos_view?pv_plano_id=5741&pv_ano_lectivo=2 013&pv_tipo_cur_sigla=&pv_origem=CUR e http://www.fau.unb.br/index.php/gadruacao#item2. Os dois cursos citados prevem ainda um leque de disciplinas seletivas e opcionais para a complementao da graduao. Outros exemplos de programas de graduao em Arquitetura da Paisagem so: cole Nationale Suprieure de Paysage de Versailles FR : http://www.ecolepaysage.fr/media/ecole_fr/UPL1068117720698116492_prog_ped_juin_2012_EN.pdf; Berkeley, Universidade da Califrnia, EUA: http://ced.berkeley.edu/downloads/forms/academic/ced_landscapearchitecture-major-handbook_2012-13.pdf; Universidade de Florena (UniFi), IT, disponvel em: http://www.unifi.it/clmarp/upload/sub/PdS_B067-08-10_coorte2010.pdf;

Universidade do Porto (UP) Arquitetura Paisagstica Formao completa - 5 anos Biogeografia Biologia das Plantas Botnica Florestal Diversidade das Plantas Ecofisiologia Vegetal Ecologia Geral Agricultura I Agricultura II Elementos de Geologia Mtodos em Cartografia Geolgica Pedologia (Cincia dos solos) e Hidrologia Matemtica I Desenho Gesto de espaos exteriores Histria da Arquitetura Paisagstica Histria da Arte Histria e Crtica da Paisagem Introduo ao Ordenamento do Territrio Ordenamento do Territrio I Ordenamento do Territrio II Polticas da Paisagem Introduo ao Projeto em Arquitetura Paisagstica I Introduo ao Projeto em Arquitetura Paisagstica II Projeto - Tcnicas de Construo Projeto - Vegetao em Espao Urbano Projeto de Espaos Exteriores I Projeto de Espaos Exteriores II Projeto de Paisagismo Projeto - Aplicao de Material Vegetal Projeto - Espao Pblico Projeto - Gesto da Paisagem Projeto - Paisagens Culturais Projeto - Qualificao Urbana Projeto - Impacto e Recuperao da Paisagem Tcnicas de Gesto de Espaos Verdes Urbanstica Dissertao Estgio

Universidade de Braslia (UnB) Arquitetura e Urbanismo Graduao - 5 anos Introduo Arquitetura e Urbanismo Instalao de Equipamentos Sistemas Construtivos I Tcnicas de Construo Projeto Arquitetnico Projeto de Arquitetura - Linguagem e Expresso Projeto de Arquitetura - Habitao Projeto de Arquitetura - Grandes vos Projeto de Arquitetura de Edificaes em Altura Projeto de Arquitetura de Funes Complexas Projeto de Urbanismo I Projeto de Urbanismo II Estgio Supervisionado em Obra Projeto Paisagstico Desenho Arquitetnico Desenho e Plstica I Desenho e Plstica II Geometria Construtiva Estudos Ambientais - Bioclimatismo Conforto Trmico Ambiental Sistemas Estruturais na Arquitetura Sistemas Estruturais em Concreto Armado Sistemas Estruturais em Ao Sistemas Estruturais em Madeira Histria da Arquitetura e do Urbanismo I Histria da Arquitetura e do Urbanismo II Arquitetura e Urbanismo da Sociedade Industrial Arquitetura e Urbanismo do Brasil Colnia Imprio Arquitetura e Urbanismo da Atualidade Ensaio de Teoria e Histria de Arq. e Urb. Introduo ao Trabalho Final de Graduao Computao Grfica Aplicada Arq. e Urb. I Infra-estrutura Urbana Conforto Sonoro Conforto Ambiental Luminoso Projeto de Arq e Urb. - Tcnicas Representativas Esttica e Histria da Arte Trabalho Final de Graduao Materiais de Construo - Teoria Materiais de Construo - Experimental

Contra a perspectiva que reduz o Paisagismo ao mbito da jardinagem, deve-se notar que o foco do curso de Arquitetura da Paisagem a relao entre natureza,

paisagem e projeto paisagstico, ou seja, o estudo profundo do territrio e da paisagem com o intuito de proteger, restaurar ou enriquecer e representar sua beleza e sua natureza em jardins, cidades e, principalmente, na escala territorial. Na comparao entre as duas grades formativas fica evidente que se tratam de programas distintos. Mesmo na parte onde h maior sobreposio, no grupo de disciplinas referente a projeto, marcante a diferena de enfoque e mesmo de objeto estudado. Enquanto um explicitamente direcionado ao projeto paisagstico, o outro trata de projeto arquitetnico e urbanstico. 17 bem verdade que parte fundamental dos conhecimentos em Paisagismo vem sendo desenvolvida no Brasil quase que exclusivamente nas faculdades de Arquitetura e Urbanismo, e muito do que temos nesta rea deve-se ao trabalho de arquitetos e urbanistas. Mas mesmo reconhecendo a proximidade desta rea com o Paisagismo, e o trabalho de excelncia realizado dentro das (poucas) melhores escolas de Arquitetura e Urbanismo do Brasil para oferecer um leque amplo de disciplinas optativas18, inclusive com o apoio das atividades de ensino e pesquisa em nvel de ps-graduao (da qual fao parte), inegvel que grande parte dos conhecimentos exigidos para a graduao em Paisagismo no contemplada no currculo das graduaes em Arquitetura e Urbanismo no Brasil. O argumento que resta destas passagens da ABAP, do CAU/SP e do CEAU (ou CBA) no , portanto, a obrigatoriedade da formao em Arquitetura para um arquiteto paisagista, visto que a formao em Arquitetura no obrigatria para paisagistas no resto do mundo, notadamente nos pases que possuem a graduao especfica em Arquitetura da Paisagem. Assim como tampouco argumentam que as graduaes em Arquitetura e Urbanismo no Brasil incluem as vrias reas envolvidas na multidisciplinaridade dos conhecimentos necessrios para o paisagista, ou mesmo que o programa formativo da Arquitetura possui a exclusividade dos temas relativos ao Paisagismo. O que argumentam, no fim das contas, a ABAP, o CAU/SP e o CEAU, que a Arquitetura da Paisagem teria a centralidade de seu saber na concepo espacial e na elaborao de projetos, temas mais afins aos conhecimentos desenvolvidos nas graduaes em Arquitetura em comparao a outras graduaes disponveis no Brasil.

Um trabalho mais detalhado de comparao entre as duas graduaes que pode servir complementar a leitura deste artigo foi produzido para a audincia pblica na Cmara dos Deputados em 13 de outubro de 2013. Trata-se de uma reflexo sobre a comparao entre programas mantidos pelas melhores universidades latino-americanas e europeias. Tal estudo, vale a pena sublinhar, poderia ser realizado com proveito tambm para demonstrar a autonomia do campo do paisagismo frente a outras graduaes, como a agronomia ou a geografia. O texto que serviu de pauta para o debate est disponvel em: http://www.scribd.com/doc/183981528/Comparacao-cursos-Julio-Pastore-pdf. (O autor, 04 de dezembro de 2013). Dentre elas, cito a Universidade de So Paulo (USP), cuja realidade conheo mais de perto. As disciplinas oferecidas pela graduao esto disponveis em: http://www.fau.usp.br/cursos/graduacao/arq_urbanismo/disciplinas/index.html.
18

17

Esta afirmao poderia ser vlida para contendas entre as categorias de arquitetos, agrnomos, engenheiros florestais, bilogos, etc., como tm ocorrido no Brasil j h bastante tempo. Mas ela no suficiente para desautorizar a criao do campo autnomo da Arquitetura da Paisagem: no se prova que a graduao em Arquitetura inclui o corpo de saberes necessrios formao de um arquiteto paisagista. Certamente que um curso dedicado Arquitetura da Paisagem deve prever toda a formao em projeto especfica e necessria ao paisagista. Alm disso, deve prever todas as outras disciplinas necessrias para esta profisso. Esta formao deve possuir uma carga horria equivalente formao em Paisagismo onde ela ocorre: 5 anos. Seria, portanto, demasiadamente extensa para ser incorporada numa graduao em arquitetura e urbanismo. De fato, este campo profissional e cientfico nico: possui uma base de saberes suficientemente densa e autnoma para se equiparar e no se confundir - com nenhum outro programa acadmico, seja ele arquitetura, urbanismo, agronomia, artes, etc. A autonomia da Arquitetura Paisagstica foi, ademais, reconhecida em documento especfico assinado entre a IFLA e a Unio Internacional dos Arquitetos (UIA). Trata-se do Memorando de Entendimento (Agreement) em 2006 e 2012, onde estas duas instituies reconhecem o carter distinto, nico, separado e complementar das profisses de arquiteto paisagista e arquiteto.19 Vemos, portanto, que contrariam a argumentao apresentada pelo CAU, ABAP e CEAU: 1. O entendimento firmado pelo rgo mximo dos arquitetos no mundo (o agreement entre IFLA e UIA); 2. O padro internacional das profisses estabelecido pela OIT; 3. A prtica internacional de reconhecimento e regulamentao da profisso de paisagista; e 4. A comparao entre os programas formativos em Arquitetura no Brasil e a formao em Arquitetura da Paisagem. Devemos reconhecer: Arquitetura da Paisagem - ou Paisagismo um campo de saber autnomo e relevante, e no contemplado suficientemente na graduao em Arquitetura e Urbanismo no Brasil. necessrio, portanto, que ele seja institudo, reconhecido e valorizado pelo governo e pela sociedade para que tais saberes possam contribuir para um futuro melhor para o Brasil. Diante disso, caem por terra os argumentos de que o PL 2043/2011 representaria um desrespeito aos arquitetos, como afirma o CAU/SP, ou um atentando contra a integridade profissional do arquiteto, como exposto na carta do CBA:
19

Disponvel em: http://www.scribd.com/doc/164890396/Ifla-uia-Mou-2012.

As representaes nacionais dos Arquitetos Urbanistas encontram-se envolvidas na organizao de seu novo conselho e atentamos para diversos projetos congneres ao PL 2.043/2011, que surgem no sentido de retalhar as atribuies profissionais de Arquitetos Urbanistas. (CBA, Argumentao pela rejeio do PL 2043/2011, 2011). Se a Arquitetura da Paisagem se constitui num campo de saber que extrapola os limites da formao dos arquitetos urbanistas, assim como escapa a qualquer outra graduao no Brasil, seu reconhecimento no pode ser abordado pela tica das categorias j estabelecidas, como se fosse um atentado integridade de cada uma delas, ou um retalhamento de suas atribuies, mas deve ser defendido dentro dos seus prprios valores, que so o de afirmar e fazer valer a importncia do saber paisagstico. A esta altura sobrou nos manifestos do CAU/SP, CEAU e ABAP apenas um argumento contra a regulamentao da profisso de Arquiteto Paisagista no Brasil20: A existncia de um Conselho necessria para regulao das atividades profissionais em defesa da sociedade e dos consumidores e a correta fiscalizao dessas atividades pelos profissionais com competncia legal para tal. Nenhuma profisso pode ter um conselho antes de ser regulamentada. O que se pode esperar que a nova profisso venha acolhida por um conselho existente ou que se crie um conselho prprio. A criao de um conselho matria de deliberao do poder executivo, e no pode ser prevista, portanto, no Projeto de Lei em questo.

***

Em todos os documentos ocorrem referncias luta pela criao do Conselho independente para os arquitetos e urbanistas (CAU) e sobre o papel relevante que teriam tido neste processo o CEAU e da ABAP. No se considera aqui que tais argumentos sejam pertinentes ao debate sobre o PL 2043/2011.

20

3. Vantagens da regulamentao da Arquitetura Paisagstica no Brasil

A falta de um curso especfico e de uma base mais ampla de discusso a respeito da paisagem e da Arquitetura da Paisagem na maioria das instituies de ensino brasileiras e de seus cursos superiores (sejam de Arquitetura, Agronomia, ou outro qualquer), se reflete na legislao e no mercado de trabalho no Brasil. No por acaso, no est adequadamente prevista em nosso pas a centralidade do tema da paisagem e do trabalho do arquiteto paisagista no planejamento estratgico territorial, o que contrasta sempre mais no mundo de hoje com a prtica internacional, com a demanda cada vez maior da sociedade por qualidade de vida nas grandes cidades, e com os problemas ambientais e paisagsticos de um enorme pas em transformao acelerada e com a degradao de suas formaes naturais e histricas. Tendo em vista esta realidade, penso que, para os interessados em defender a importncia do campo da Arquitetura da Paisagem no Brasil, seria mister reconhecer que justa - e urgente - a demanda pela implantao de cursos de graduao na rea. Tais cursos deveriam funcionar como plos de desenvolvimento deste tema e impulsionar as esferas governamentais e as prprias universidades em direo a um aprofundamento da pesquisa neste campo de saber - to atual no mundo contemporneo. por isso que a IFLA tem defendido com veemncia em todo o mundo: a formao em Arquitetura da Paisagem essencial para o profissional paisagista e para os prprios pases. Isto consta, por exemplo, na carta Resolution in Support of Cau Brazilian Council of Architecture and Urban Design and Landscape Architecture Education in Brazil, que a ABAP disponibiliza no prprio site21: Brazil to be one of the leading countries of this century, will greatly benefit on landscape architects effective capacity to publicly disseminate works concerned the realms of our professional practices or of academic reflection and research. This will be a task which will demand great work if we consider the difficulties due to the vast array of local projects that should be set; of the ever growing fragmentation, specialization and overlapping of professional attributions and of the increasing economic pressures on professional practice. However, these are the stimuli to the Country to be in a world of such intense diversity, soaring challenges but growing knowledge and expertise to respond to them in new forms that Landscape Architecture could deliver. Most of this work should begin preparing the next generations for these challenges. In this sense, IFLA strongly recommends a joint political and academic effort in the creation and implementation of Graduate

21

Disponvel em: http://www.abap.org.br/profissao.htm.

Programmes with a focus on Landscape Architecture, aiming at a specialized professional capacitation. (IFLA, 2009) (Grifo meu) Por fim, importante dizer que existe no Brasil um nico curso superior na rea do Paisagismo: o Curso Superior em Composio Paisagstica, da Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que funciona desde 1976. Os profissionais formados pela EBA os nicos propriamente formados em Paisagismo no Brasil - tm encontrado dificuldade em exercer esta profisso, por no estar ela ainda regulamentada no Brasil. Vrias outras instituies de ensino superior no Brasil tm apresentado propostas ao Ministrio da Educao para a implantao de cursos de nvel superior em Paisagismo. Tais propostas tm sido arquivadas pelo fato de que a legislao atual no prev esse perfil profissional.22 Em ao menos uma ocasio a IFLA emitiu um documento oficial de apoio criao do curso, em carta que disponibilizo ao final deste texto. V-se, portanto, que h demanda da sociedade e algumas universidades j esto se preparando para isso.

***

Iniciativas que conheo: Pontfica Universidade Catlica de Gois (PUC-Gois) , Universidade de Curitiba (UNIC); Universidade Veiga de Almeida (UVA), em curso foi coordenado pelo Arq. Fernando Chacel, um dos fundadores da ABAP e paisagista que deixou um enorme legado no Brasil.

22

4: Critrios para o exerccio profissional

Uma vez colocada a necessidade de haver no Brasil uma formao especfica para arquitetos paisagistas, devemos passar aos critrios para o exerccio desta profisso. Alm, claro, dos futuros portadores de diploma especfico, devem ser considerados meios de assegurar que os profissionais hoje disponveis no Brasil, oriundos de reas afins ao Paisagismo (arquitetos, agrnomos, etc.), muitas vezes com experincia na rea ou ps-graduao, continuem contribuindo para a estruturao desta rea de conhecimento no Brasil. Este ponto foi tratado no projeto de lei original dentro do 3 artigo. As duas emendas propostas pelo Deputado Stepan Nercessian23, da Comisso de Educao da Cmara dos Deputados, alteraram as disposies iniciais. Tomemos como objeto de anlise, portanto, o texto j com as emendas, (artigos 3 e 8): "Art. 3 O exerccio da profisso de paisagista, em todo o territrio nacional, privativo dos portadores de diploma de curso reconhecido, se expedido por instituio de ensino no Pas, ou revalidado, se expedido por instituio de ensino do exterior, nos seguintes casos: I- curso superior de graduao em Paisagismo, Arquitetura da Paisagem ou Composio Paisagstica; ou II- curso superior de graduao em Arquitetura, Urbanismo, Agronomia, Engenharia Florestal ou Artes Plsticas, e curso de psgraduao em uma das reas previstas no inciso I. (PL 2043/2011, Art. 3, Emenda N1, Dep. Stepan Nercessian, 2013). V-se que o ponto central, neste caso, definir o acesso s atribuies de paisagista para aqueles profissionais no graduados nesta rea. Este artigo no estipula um prazo limite para sua validade, e os parmetros propostos consideram a graduao de origem e a realizao de ps-graduao em Paisagismo. De acordo com o PL 2043/2011, podero exercer a funo de paisagista profissionais oriundos de reas afins (arquitetura, agronomia, biologia, engenharia florestal ou artes plsticas) com psgraduao na rea de Paisagismo. Vale lembrar que a incluso destas categorias citadas no rol dos paisagistas no estranha histria da Arquitetura da Paisagem. Estas profisses tambm compartilham de parte da base de conhecimentos do Paisagismo. De fato, as academias de paisagismo tiveram origem a partir das academias de Arquitetura e Agronomia na maior parte dos pases. Devido a esta ascendncia, muitos agrnomos e arquitetos formavam e formam ainda - o corpo de muitos dos afiliados da IFLA no mundo, como o caso, por
23

Texto com emendas do Dep. Stepan Nercessian disponvel em: http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1087754&filename=EMR+2 +CE+%3D%3E+PL+2043/2011

exemplo, da Argentina, onde o Centro Argentino de Arquitectos Paisajistas (CAAP) possui, como membros, agrnomos, arquitetos e arquitetos paisagistas. No que concerne possibilidade de complementao da capacitao em programas de ps-graduao, a frmula apresentada pelo projeto de lei no constitui uma novidade em nvel internacional, visto que seria similar ao modelo americano, onde o Bachelors Degree pode ser seguido de um Graduate Degree, ou europeu, onde a graduao curta, de 3 anos, seguida de um Master de 1 nvel, de mais 2 anos. Enfim, parece coerente a formao complementar dos profissionais que j tivessem tomado contato com parte relevante dos conhecimentos de base da Arquitetura da Paisagem (agrnomos, arquitetos, engenheiros florestais, bilogos, e graduados em artes plsticas) para que estes profissionais possam exercer as funes de paisagista, visto que nenhuma dessas graduaes possui a totalidade dos contedos necessrios atuao na rea do Paisagismo. Passemos ento ao artigo 8: "A aplicao do disposto no art. 3 observar as seguintes condies: I - o requisito de diploma de curso de ps-graduao, previsto no inciso II do art. 3, ser exigvel somente a partir do dcimo primeiro ano de vigncia desta Lei. II ser admitido, durante cinco anos a contar da data de publicao desta Lei, o registro, como profissional paisagista, daquele que, sendo portador de diploma de curso superior de graduao em qualquer rea, reconhecido, se expedido por instituio de ensino no Pas, ou revalidado, se expedido por instituio de ensino do exterior, for tambm portador de certificado de curso de especializao em Paisagismo, Arquitetura da Paisagem ou Composio Paisagstica, expedido por instituio de ensino credenciada, nos termos da legislao educacional em vigor. (PL 2043/2011, Art. 3, Emenda N2, Dep. Stepan Nercessian, 2013). Com relao ao Item I, como este projeto de lei reconhece que os profissionais que temos hoje no Brasil devem continuar trabalhando na rea de paisagismo, parece muito oportuno estipular um prazo para que tais profissionais procurem complementar sua capacitao na rea. Com relao ao Item II, pode ser vlido questionar-se a extenso da atribuio de paisagista a profissionais formados em reas no afins ao Paisagismo, ainda que essa regra tenha carter transitrio, com prazo de 5 anos a partir da aprovao do projeto de lei.

Contudo, independentemente do posicionamento a respeito destes ltimos pontos do PL 2043/201124, deveria prevalecer a necessidade imperiosa de se reconhecer e regulamentar a rea do Paisagismo no Brasil. Acredito que todos que reconheam este ponto central do PL 2043/2011 podem, ao tomar parte no debate, contribuir para definir se - e quais - outras categorias deveriam gozar o direito de exercer as atividades de paisagista e, nesta eventualidade, quais as recomendaes adequadas para a capacitao suplementar direcionada aos j graduados e/ou para os futuros profissionais em reas afins.

Jlio Bara Pastore, Campinas, 09 de setembro de 2013

(Todos os documentos ou passagens citados nesta carta esto disponveis na internet, de acordo com as
referncias citadas, e foram acessados entre os dias 10 e 15 de agosto de 2013.)

Foi contra a extenso das atribuies de paisagista aos oriundos de outros programas formativos que no a Arquitetura e contra o reconhecimento da capacitao realizada em nvel de pgraduao, que o CAU/SP, a ABAP e o CEAU direcionaram os argumentos restantes dos manifestos publicados. Cito aqui o documento da ABAP: Pelo presente PL 2043/2011, esto sendo equiparadas diversas e distintas formaes profissionais, de categorias diferentes (Artistas plsticos, bilogos, agrnomos, arquitetos, e outros). Alm disso, esse PL considera os ttulos de ps-graduao como vlidos para formao de profissionais, o que nunca foi considerado por vrios conselhos profissionais em nosso pas, uma vez que as atribuies profissionais esto, tradicionalmente, vinculadas aos cursos de graduao. (ABAP, Manifesto contra o PL 2043/2011, 2012). Como se v, do modo como vem ocorrendo, estas instituies podem no s estar se colocando margem dos interesses prprios da Arquitetura da Paisagem, como podem criar um pesado nus para o futuro da Arquitetura da Paisagem no Brasil, pois, se esta graduao vier a ser criada no infeliz caso de isso ocorrer revelia das instituies ligadas Arquitetura possvel que transcorram muitos anos, seno dcadas, para que estas categorias arquitetos e paisagistas reconheam-se mutuamente e de boa vontade.

24

S-ar putea să vă placă și