Sunteți pe pagina 1din 25

PRIMEIROS ESTUDOS | ARTIGOS

Novas centrais sindicais: desafios e limites na contemporaneidade


Thamires Cristina da Silva*
Resumo: Este artigo prope a discusso sobre a redefinio do papel das centrais sindicais na sociedade brasileira com base na compreenso do sistema sindical contemporneo, o qual incorpora caractersticas de continusmo e de inovao observadas nas novas centrais sindicais que emergiram na ltima dcada. O campo de observao privilegia variaes recentes da trajetria sindicalista, aps o impacto da crise dos sindicatos na dcada de 1990, a qual despontou profundas mudanas nas relaes entre o capital e o trabalho. Neste trabalho, as novas centrais sindicais representam uma ruptura com a fora social assimilada por centrais sindicais tradicionais em outro referencial temporal, e projetam para o futuro da sociedade capitalista delineaes institucionais que efetivam o dilogo das regulaes complexas do trabalho. De forma analtica, este trabalho pretende apontar diferentes vises de sindicalismo difundido pelos representantes das novas centrais sindicais e identificar novas formataes do corporativismo sindical no Governo Lula, a fim de questionar suas prticas e interesses, e confront-las com a atuao de centrais sindicais tradicionais, isso por meio do material de pesquisa de campo. Esta plataforma de discusso traz uma perspectiva atualizada sobre as novas construes do sindicalismo. Palavras-chave: novo sindicalismo, centrais sindicais, Governo Lula, corporativismo, capitalismo sindical.

Panorama do sindicalismo contemporneo O cenrio que pretendemos construir com esta pesquisa conforma um paralelo entre as novas centrais sindicais, fundadas no incio do sculo XXI, e as centrais sindicais tradicionais surgidas aps o fenmeno sindical que deu origem denominao Novo Sindicalismo1. Dessa forma, buscamos alcanar mltiplas leituras sobre a possibilidade de inovao no campo do sindicalismo a partir do surgimento das novas centrais sindicais. Uma delas refere-se possibilidade de transformao da estrutura sindical tradicional, ou apenas a reproduo continuada do que j est determinado na agenda das prticas sindicais cotidianas.

* 1

Graduanda em Cincias Sociais FESPSP.

O termo Novo Sindicalismo expressou o momento de ascenso do movimento sindical no cenrio poltico nacional iniciado com as mobilizaes dos sindicalistas metalrgicos no ABC e Diadema, regio mais industrializada da capital paulista. A erupo de greves iniciadas em 1978 anunciou a retomada dos trabalhadores na cena pblica no momento de redemocratizao do pas. Assim, o Novo Sindicalismo resignificou a participao dos trabalhadores na cena nacional e ofereceu novos instrumentos de luta para inovar a ao sindical desse perodo, potencializada com a criao da CUT em 1983 (RODRIGUES, 1999).

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 119-143, 2012

119

Novas centrais sindicais

A comparao entre o continusmo e a inovao reflete o posicionamento das novas representaes do sindicalismo ante os desafios colocados no nosso tempo, permitindo uma relao aproximada entre contextos que convocam o passado para a realizao dos projetos sindicais atuais. Para tanto, a metodologia desta pesquisa privilegiou a transmisso de falas e sintonias com o presente que as novas centrais sindicais estabelecem no cenrio social. Assim, podemos suspender por alguns instantes o distanciamento temporal de fundao das centrais sindicais tradicionais como CUT (Central nica dos Trabalhadores) e Fora Sindical (FS) das novas centrais sindicais UGT (Unio Geral dos Trabalhadores), Conlutas (Coordenao Geral de Lutas) e Intersindical. Foram realizadas trs entrevistas com representantes das novas centrais cuja seleo partiu da relevncia de suas atuaes nas respectivas entidades. A CUT e a FS correspondem categoria de centrais sindicais tradicionais neste trabalho sero referenciadas com base em fontes secundrias enquanto a UGT, Conlutas e Intersindical sero parte da expedio de campo realizada, com esforo de somar falas que configuram o sindicalismo na atualidade. Essas duas esferas (centrais sindicais tradicionais e novas centrais sindicais) correspondem ao referencial de anlise deste trabalho, para identificar o atual percurso sindical praticado no Brasil e acompanhar mudanas e/ou repeties nas prticas sindicais promovidas pelos representantes entrevistados. As lacunas compostas pelo tempo evidenciadas no amplo terreno das proposies sindicais discursivas funcionam como mtodo de despertar o passado para recriao imediata da ideia de futuro exposto nas falas dos sindicalistas. As entrevistas contribuem como recurso indispensvel ao esforo terico desta pesquisa e possibilitam uma interao entre os contextos particulares das experincias sindicais, vivenciadas pelos entrevistados. O ideal de um mundo mais democrtico, justo e inclusivo foi um dos captulos protagonizados pelo movimento sindical brasileiro. As mobilizaes promovidas no perodo de redemocratizao destacaram o Novo Sindicalismo como promessa de um movimento popular indito, engajado em lutas populares e mediador da participao ativa dos trabalhadores por melhores condies sociais. As transformaes sucessivas no mundo do trabalho e a velocidade das mudanas econmicas sofridas em escala internacional fatores que implicaram uma desestabili-

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 119-143, 2012

120

Thamires Cristina da Silva

zao da organizao dos trabalhadores e um esforo para recriar o modelo corporativo adotado pelas centrais sindicais modificaram os paradigmas do sindicalismo. Os dispositivos de representao sindical junto ao territrio de seu reconhecimento (dos trabalhadores e outras instituies formais) repousam no desafio de superar os moldes da estrutura e alavancar o encontro de interpretaes distintas sobre a realidade social que se impe na agenda dos sindicalistas. O fenmeno da globalizao e o advento de novas tecnologias engendraram um novo formato para o trabalho. O capitalismo flexvel impulsionado pela reestruturao produtiva e a flexibilizao das relaes trabalhistas pulsaram uma carga de subjetividade no carter dos indivduos, criando um novo perfil de trabalhador estudado por Richard Sennett. Segundo suas anlises, a perda de vnculos sociais duradouros, o esvaziamento da experincia como estmulo de narrativas acerca da vida, a integridade e a confiabilidade no prximo so fatores que participaram da noo de comunidade, mas foram minimizados na sociedade contempornea (SENNETT, 2004). Esse processo exigiu uma readaptao das estratgias corporativas, cercando o indivduo com novos dispositivos de regulao necessrios para o desenvolvimento do neoliberalismo. A predominncia desse perfil empresarial exigiu releituras atualizadas dos sindicatos sobre o comportamento dos trabalhadores nessa fase do capitalismo global, fator que, dentre outros, contribuiu para as mudanas de natureza reivindicatria do movimento sindical. Na mesma corrente, Cornelius Castoriadis (1992) identificou o fenmeno da informatizao como fator de esvaziamento de significados que contribuiu para a refrao do tempo no espao de interao e para o excessivo grau de individualismo. A expectativa otimista da substituio da produo automtica por um espao de criao fundamentado nas inovaes tecnolgicas foi reduzida, ao passo que a participao do trabalhador flexibilizado em sua base sindical levou falncia o prestgio dos instrumentos de representao que poderiam ser utilizados em seu benefcio. Mais adiante, o cientista poltico Krishan Kumar (KUMAR; JUNGMANN, 1997) estudou a concepo recorrente de ps-modernidade2 na atualidade, evi-

O conceito de ps-modernidade para Kumar refere-se ao fluxo de mudanas sociais aleatrias, sem correspondncia com uma trajetria continuada no tempo. O individualismo excedeu s prticas coletivas, determinando um carter mutvel nas conexes humanas com o mundo de interao institucional e de participao
2

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 119-143, 2012

121

Novas centrais sindicais

denciando a dissoluo das teorias fixadas nas relaes produtivas industriais por uma administrao cientfica. As condies produtivas e a intensificao do consumo configuraram o painel institucional do trabalho, cuja influncia recai em todos os raios de ao do indivduo. As relaes comerciais tornaram-se multilaterais e o trabalho internacionalizado, os empreendimentos ao consumo e de produo tecnolgica determinaram outra forma de gerenciamento corporativo, que tambm influenciou polticas de instituies burocrticas do Estado. O alcance desse fenmeno resultou na mudana de contrataes trabalhistas em funo da rpida evoluo da tecnologia e das novas categorias de emprego criadas, fator que contribuiu essencialmente para o abalo da estrutura sindical nos anos de 1990.

Perspectiva histrica e a instituio sindicato Os traos da poltica institucional brasileira, reconfigurada em uma nova conjuntura, trouxeram diversas tendncias para pensar os regimes contemporneos de regulao sindical. A linearidade histrica do sindicalismo prope interpretaes que revelam uma marca do tempo nas prticas atuais das novas centrais, assim como as tradicionais centrais sindicais. Ambas as categorias, por natureza jurdica, sugerem a unicidade representativa, condensando no interior de seu organismo em nveis diferenciados uma pluralidade de sindicatos com interesses distintos, que ora pretendem expandir sua atuao dissociada ao Estado, ora buscam espaos slidos para negociar seus interesses diretamente com empresrios e com o governo. A escolha das direes polticas sindicais corresponde ao empreendimento das articulaes corporativas implantadas no perodo do Estado Novo (1937-1945), responsvel por modernizar as instituies de bases tradicionais no Brasil. Esse processo conduziu a um momento de intensa atividade legislativa sobre o campo das relaes de capital e trabalho, denominado como o perodo de controle sindical de 1934 at 1945, durante o primeiro governo de Getlio Vargas (RODRIGUES, 1968, p. 11).

poltica. Assim temos a definio O ps-modernismo em essncia a ecltica mistura de qualquer tradio com a do passado imediato: tanto uma continuao do modernismo quanto sua transcendncia (KUMAR; JUNGMANN, 1997, p. 123).

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 119-143, 2012

122

Thamires Cristina da Silva

A forte influncia governamental instaurou a legislao do trabalho baseada nos interesses do empresariado industrial, a fim de mobilizar o avano econmico e introduzir o Brasil no circuito das relaes econmicas modernas. A concesso das leis trabalhistas no formato da Consolidao das Leis do Trabalho (CLT) foi uma estratgia de unio do Estado com o empresariado, no intuito de enfraquecer a organizao sindical e permitir a implantao do capitalismo em pleno funcionamento com as condies de acumulao do mundo moderno. Os desdobramentos do processo de modernizao brasileira reificaram uma memria na trajetria do sindicalismo, construindo uma identidade espelhada nas estruturas do Estado interposta nas aes das centrais sindicais. A predominncia da estrutura sindical corporativa admitiu adaptaes s demandas sociais, mas no comprometeu a estrutura tradicional. O corporativismo3, desse modo, explica uma das correntes polticas brasileira, com a tarefa de construir a malha das relaes liberais modernas por meio da incorporao de valores burgueses na sociedade. Temos, ento, uma relao ambgua de garantia de existncia do sindicato, que, por um lado, necessita da regulao corporativa como mantenedora da estrutura e, por outro, necessita de atualizaes permanentes quanto s mudanas no mercado de trabalho (NUNES, 2003). Em contrapartida, a interpretao de Adalberto Cardoso (2003) lanou movimento ao consenso terico de corporativismo brasileiro. O Estado tornou-se o centro de direito trabalhista e produziu um conflito de regulaes institucionais, suspendendo o tipo corporativista e assumindo o modelo de relaes de trabalho legislado. O corporativismo implantado pelo executivo definia os sindicatos como parte do aparelho estatal e o direito sindical como parte do direito pblico, mas as relaes de trabalho, isto , o uso cotidiano do trabalho, era regulado, sobretudo, por instrumentos de direito privado, relativos a obrigaes contratuais4 (CARDOSO,

O corporativismo funciona como importante estratgia para vincular o trabalho ao Estado. Para Edson Nunes [a]tualmente o corporativismo no Brasil um mecanismo que serve ao propsito de absorver de forma antecipada o conflito poltico atravs [sic] da incorporao e da organizao do trabalho (NUNES, 2003, p. 36).

Ao contrrio de Edson Nunes que interpreta a ordem corporativa como um aspecto poltico institucional adaptado ao tempo, junto com outras caractersticas tradicionais da poltica que mantm espao para modificaes dentro da lgica de modernizar com instrumentos de conservao para Cardoso, no conceito de corporativismo difundido por tericos do assunto no predominam as relaes vigentes do trabalho. Ele corresponde enquanto importante ator para a Revoluo de 1930 na primeira fase da Era Vargas, e muda de figura com os acontecimentos sociais decorridos no tempo (CARDOSO, 2003).
4

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 119-143, 2012

123

Novas centrais sindicais

2003, p. 121). O quadro normativo dos sindicatos determinou uma existncia corporativa ao direito do trabalho, de forma que seria impossvel avivar alguma manifestao sindical fora da estrutura do Estado. Assim, a garantia de bem-estar social ficou restrita s categorias de trabalho determinadas pelo governo mediante seu papel fundamental no desenvolvimento da economia nacional. O modelo rgido das normas da CLT perdeu uma importante frao da funo de proteger o trabalhador, em decorrncia da flexibilizao contratual produzida por novas categorias de emprego surgidas no final do sculo XX. A nova configurao das relaes de trabalho no Brasil promovida pela inovao tecnolgica colocou a Justia do Trabalho como o principal centro de mediao dos mecanismos de representao coletiva, como os sindicatos e as centrais sindicais. A debilidade desse processo de controle sindical foi potencializada pela crescente judicializao, utilizada como recurso principal para advogados dispostos a aplicar infinitas interpretaes aos processos trabalhistas individuais, e no natureza coletiva do direito do trabalho baseado nas tenses produzidas entre as classes sociais. Aps a Constituio de 1988, o sindicalismo brasileiro passou pela fase de concertao social, responsvel por criar estratgias de manuteno da sobrevivncia sindical ante os impulsos do capital produtivo. O corporativismo passou por uma alterao adequada s novas alternativas do mercado global, ao passo que a estrutura sindical tambm sofreu adaptaes em um terreno de incertezas instaurado. O Estado preservou a unicidade e desfez o controle tutelar sobre o sindicato, obrigando um rearranjo dos valores convencionais intrnsecos ao sindicalismo, flexibilizando tambm o trato com a regulao sindical. Esse processo implicou o enfraquecimento da CUT, que de oposio passou a colaborar com as regras do jogo econmico dominante (ALVES, 2000). O processo que culminou com a crise do trabalho alterou a zona de conforto das estratgias sindicais e deslocou seu eixo reivindicatrio para proposies de difcil acesso aos trabalhadores, enfraquecendo seu discurso enquanto instrumento de comando da classe. A intensificao das trocas complexas originadas da globalizao fez do termo a nova questo social, recorrido por Jos Ricardo Ramalho e Marco Aurlio Santana (2003), um destaque para a criao de outras categorias de entendimento com base na apropriao dos sentidos e nas prticas produzidas

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 119-143, 2012

124

Thamires Cristina da Silva

com a organizao flexvel dos mercados mundiais, que originou outras inmeras condies de trabalho. As centrais sindicais alam questes que ultrapassam as relaes sindicais, para definir novos posicionamentos com outros setores da sociedade que mesclam uma constelao de interesses5.

A transitoriedade das experincias das centrais sindicais tradicionais e das novas centrais sindicais Nesta parte do artigo avaliaremos o efeito do tempo na estrutura sindical, que contm em si contradies visualizadas no paralelo entre as centrais sindicais tradicionais e as novas centrais sindicais. Em vista disso, o ensaio sobre o sindicalismo e o equilbrio de fatores de discordncia com sua existncia, portanto, da produo de valores no mundo de agora, gera uma inclinao para o tipo de politizao dos atos sindicais. A central sindical um rgo de representao unvoca, que agrupa uma pluralidade de sindicatos a fim de fortalecer sua atuao principalmente no campo trabalhista. Seu envolvimento com o neoliberalismo causou uma crescente vulnerabilidade dos trabalhadores pela ausncia de uma entidade que poderia idealizar maior participao na distribuio de renda do pas e convocar a prtica constante de defesa de direitos trabalhistas no cotidiano. Atualmente o Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE) possui em seu quadro de reconhecimento 18 centrais sindicais6. No quadro a seguir, podemos visualizar o coeficiente representativo das centrais sindicais com base em seus sindicatos de trabalhadores filiados:

Este fator pode indicar um papel relevante s novas centrais sindicais por participarem do cenrio j modificado pelas relaes de trabalho, de forma que se contemple uma posio de vantagem em relao mobilidade social atual. O contedo das modificaes produtivas rebateu nas entidades sindicais e em outras instituies brasileiras, dependentes do Estado e de polticas de expanso econmica neoliberal.

Por meio dos dados de aferio da representatividade das centrais sindicais em 2010 constatou-se: 38,23% para CUT; 13,71% para FS; 7,55% para CTB; 7,19% para UGT; 6,69% para NCST e 5,04% para a CGTB. (Ministrio do Trabalho e Emprego: http://www.mte.gov.br/central_sindical/default.asp).
6

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 119-143, 2012

125

Novas centrais sindicais

ENTIDADES SINDICAIS CENTRAL SINDICAL CUT (Central nica dos Trabalhadores) FS (Fora Sindical) NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores) UGT (Unio Geral dos Trabalhadores) CTB (Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil) CSP (Central Sindical de Profissionais) CGT (Confederao Geral dos Trabalhadores) Associao Coordenao Nacional de Lutas Associao Nacional dos Sindicatos Social Democrata UST (Unio Sindical dos Trabalhadores) CAT (Central Autnoma de Trabalhadores) CNT (Central Nacional dos Trabalhadores) Unio Sindical Independente USB (Unio Sindical Brasileira) Polo Sindical da Regio de Livramento Unio Nacional Sindical - Unidade do Estado de Minas Gerais Intersindical da Orla Porturia do Esprito Santo FILIADAS (em nmero) 1.698 982 680 559 271 244 88 39 39 35 6 6 2 2 1 1 1 1

Fonte de pesquisa: <http://sis.dieese.org.br/consulta_simples.php?central>.

As novas centrais compartilham da mesma realidade que se impe para as centrais tradicionais e avolumam o pluralismo concorrencial existente entre elas. Mas a principal questo a ser levantada a capacidade representativa que cada central possui para agregar sua unidade as diversas entidades sindicais. Na ordem de classificao numrica, a CUT liderou a representatividade sindical, seguida da FS com 982 entidades filiadas. J as novas centrais sindicais apresentaram uma discrepncia representativa em relao ao cadastramento sindical do MTE. A UGT, por exemplo, ocupou a posio de 4 lugar, enquanto a Conlutas apresentou 39 entidades sindicais filiadas. Devemos a esses nmeros um momento importante para as centrais sindicais: o de seu reconhecimento oficial na ordem jurdica brasi-

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 119-143, 2012

126

Thamires Cristina da Silva

leira7. Com base no modelo de lei proposto pelo MTE, verificamos a existncia de centrais sindicais com irrisria capacidade representativa da classe trabalhadora. No entanto, um fator legitimado pelo estatuto consolidou a participao de 10% na diviso da contribuio sindical para as centrais, dentro do montante que absorvido entre confederaes, federaes, sindicato da categoria, e tambm para a Conta Especial Emprego e Salrio8. Levando em conta os aspectos de reconhecimento das centrais sindicais, as condies legitimadas pelo poder executivo reiteraram o aparecimento de novas centrais agora beneficiadas com a nova lei. Nesse sentido, mesmo que as novas centrais se assemelhem, no que tange s prticas, s centrais sindicais tradicionais, o principal fator de incentivo empregado na atualidade vai alm da capacidade representativa da entidade: os interesses esto circunscritos na diviso das arrecadaes de impostos sindicais. A metamorfose no mundo do trabalho e na realidade poltica do pas orientou os agentes sindicais a criar estratgias flexveis que poderiam alcanar os novos ditames do capital e os interesses gerais das centrais sindicais. As centrais CUT e FS consolidaram tipos especficos de estratgias polticas no plano nacional. Enquanto a CUT embasava seus projetos juntamente com o PT (Partido dos Trabalhadores) a fim de pressionar o poder central e mobilizar os trabalhadores, principalmente nos setores industriais e de servios pblicos para conquistar espao nas discusses poltico-institucionais logo frente a FS ocupava um espao de conformao com as regras do tabuleiro neoliberal e fortalecia sua participao como interlocutor do governo, equilibrando seu peso crtico sobre as instituies oficiais da ordem, usufruindo de situaes que a colocasse em vantagem na cena poltica (CARDOSO, 2003). A FS nasceu em 1991, perodo das transformaes do carter produtivo industrial e da crise sindical. A bandeira da central colaborou para efetivar as tendncias liberais em destaque no momento, revelando outro aspecto importante

7 Segundo o pargrafo nico da lei de reconhecimento das centrais sindicais: Considera-se central sindical, para os efeitos do disposto nesta Lei, a entidade associativa de direito privado composta por organizaes sindicais de trabalhadores. (Decreto-Lei n. 11.648, de 31 de maro de 2008).

A relevncia do reconhecimento legal das centrais sindicais implica o amadurecimento das relaes sindicais estabelecidas no Brasil. Entretanto, a formalizao da arrecadao sindical demonstra um lado contraproducente das centrais, pela parcela de contribuio repassada aos cofres de sua estrutura.
8

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 119-143, 2012

127

Novas centrais sindicais

para o movimento sindical brasileiro. Os interesses da FS possibilitaram um alcance das bases do governo e de lideranas capitalistas, tornando-a instrumento de colaborao com o capital e com a Presidncia da Repblica. Contudo, podemos comparar analiticamente a nova central sindical UGT que promove a bandeira do sindicalismo cidado, tico e inovador com os preceitos difundidos pela FS. Foi fundada em 2007 no Congresso Nacional de Trabalhadores, adensando outras centrais sindicais como a Confederao Geral dos Trabalhadores (CGT), a Social Democracia Sindical (SDS) e a Central Autnoma de Trabalhadores (CAT)9. Essa fuso permitiu que antigos membros das organizaes, suplantados ao novo corpo sindical, produzissem concepes asseguradas nas razes do tradicional sindicalismo. Outro aspecto que aproxima a FS do perfil da UGT a trajetria de Ricardo Patah, presidente da UGT e do Sindicato dos Comercirios. Patah, em 1991, ocupou o cargo de tesoureiro da FS, central que incorporou interesses capitalistas negociveis com o Estado e germinou sua histria com base no quadro de mudanas sindicais nos anos de 1990, caracterizado pela crise dos sindicatos. sindicalista pela via da colaborao e no do enfrentamento, fator que influencia a concepo das prticas sindicais na UGT. Esta atualmente representa 730 sindicatos legitimados e mil entidades filiadas cuja base de maior representao abarca o setor de comrcio e servios10. Ambas as entidades sindicais compartilham de abordagens semelhantes, razo que questiona a possibilidade da UGT, enquanto nova central sindical, de criar inovaes estratgicas em suas prticas cotidianas para modificar a ordem do que j reproduzido automaticamente. J a poltica da CUT empreendeu uma ofensiva ao sistema de flexibilizao das contrataes e reavivou a discusso sobre a defesa de polticas sociais que estavam sendo arbitradas pelo governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC) (CAR-

As propostas da CGT no contexto de reestruturao produtiva priorizaram a manuteno dos postos de trabalho e diminuio do desemprego. A central ressaltou a necessidade de levar os interesses dos sindicatos para questes mais amplas e no apenas ao atendimento de demandas corporativistas da entidade. Para enviesar o desenvolvimento tecnolgico como ferramenta de contribuio para sua participao social, a CGT defendeu uma educao baseada nos novos sistemas de produo a fim de atender aos princpios de prtica sindical, levando em conta o aparelho pblico do Estado e questes como a reforma tributria e o melhor desempenho nos gastos pblicos (SANTANA, 2000).

A Unio Geral dos Trabalhadores possui base majoritria de representao no setor de comrcio e servios. Por essa razo, suas prticas so interligadas com as estratgias sindicais promovidas pelo sindicato dos comercirios de So Paulo. Esses dados foram obtidos na pgina virtual da central sindical (www.ugt.org.br).
10

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 119-143, 2012

128

Thamires Cristina da Silva

DOSO, 2003). Contudo, ao ganhar espao poltico no governo petista de Lula, afastou

grupos de militncia esquerdista por promover polticas sindicais em desacordo com seus princpios de formao. Dessa forma, houve uma ruptura no interior da CUT, dando origem a duas correntes sindicais polticas: a Conlutas e a Intersindical. A criao da Conlutas ocorreu no Congresso Nacional dos Trabalhadores em 200611. O intuito da central agregar sindicatos, movimentos sociais e representantes populares de origens heterogneas com o propsito comum de organizar foras para beneficiar os trabalhadores brasileiros, princpio cofundador da CUT nos anos de 1980, central tradicional que encabeou a trajetria do diretor sindical Jos Maria12, personagem que contribuiu para fundao do PT e, em 1983, da CUT. Militou nesta ltima como membro da executiva nacional de 1991 at 2004, quando se desligou da central por discordar das diretrizes, que provocaram um distanciamento da classe trabalhadora aps a posse presidencial de Lula. Pela perspectiva de utilizar o sindicalismo como ferramenta para modificar a realidade, o dirigente sindical props alternativas que um dia figuraram a central tradicional CUT. A segunda corrente que rompeu com a CUT, a Intersindical, foi fundada em 2006 na cidade de Campinas. Dividida por grupos de princpios ideolgicos diferenciados, a central abarcou fraes de militantes que discordaram do formato de sindicato proposto pela Conlutas. No evento de formao reuniu trabalhadores, dirigentes sindicais e movimentos sociais para discutir novos caminhos para o sindicalismo que vo ao encontro do socialismo13. Um dos princpios apontados pelo militante da Intersindical e dirigente da Nova Central Sindical (NCS)14, Walber

11 A Conlutas est em processo de cadastramento de sindicatos para obter reconhecimento legal como central sindical por meio do Ministrio do Trabalho.

Desde a dcada de 1970, no ABC paulista, Jos Maria participou ativamente do processo de redemocratizao no Brasil com greves em massa, tambm foi dirigente do sindicato dos metalrgicos de Belo Horizonte e diretor da federao democrtica dos metalrgicos de Minas Gerais. Atualmente dirigente da Conlutas e do sindicato dos metalrgicos, e ainda se candidatou ao cargo de presidente nas eleies 2010 pelo PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados).
12 13

A frente de representao da Intersindical critica o posicionamento de centrais sindicais tradicionais por agirem em conciliao com capitalismo e com o Estado sem favorecer o trabalhador. Dessa forma, sua existncia no oficializada no Ministrio do Trabalho demonstra a inteno de produzir um sindicalismo no institucionalizado, distante de cpulas polticas e mais preocupado com o reconhecimento das categorias de trabalhadores. Mas em vista do futuro, se necessrio, poder concordar com o reconhecimento legal para fortalecer a representao dos interesses da base.

A NCST uma central brasiliense por formao, criada em 2005. Sua composio representa sete confederaes, 136 federaes, aproximadamente trs mil sindicatos e cerca de 12 milhes de trabalhadores filiados em todo o Brasil.
14

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 119-143, 2012

129

Novas centrais sindicais

Monteiro15, a necessidade de um desvio ao formato produzido por centrais tradicionais e, com base nos desdobramentos da discusso do mundo do trabalho, criar opes de melhorias para a sociedade. O sindicalismo se refaz, por meio de caractersticas dominantes que colocam como condio uma relao com o passado, em um ciclo previsto de mudanas em que prevalece a lgica estrutural. Na contemporaneidade suas aes possuem reflexos de curta durao. com esse ponto de vista que Walber Monteiro destacou as diferenas da Intersindical com as centrais sindicais tradicionais:
[...] pra gente no importante o reconhecimento do Estado, mas sim o reconhecimento das categorias. Ento, a nossa opo, em vez de fazer um esforo de legitimar, legalizar nacionalmente, fazer um trabalho que exatamente a discusso do tempo do pr-CUT, de que qualquer instrumento da classe trabalhadora tinha que ter o referendo do trabalhador. A grande questo que no vemos a necessidade de mais uma central sindical pra fazer o mesmo que as outras sete fazem. Ns temos hoje no Brasil mais de 400 clulas de trabalho nos sindicatos que a gente representa. A Intersindical, por no ser uma central oficial, pode dialogar com os sindicatos filiados [a outras centrais] que no concordamos com a linha [de atuao]. Ns temos sindicatos hoje, que respondem Intersindical, que esto na CUT, esto na nova central, esto na UGT. Eu consigo fazer o debate com a categoria, como a gente sempre mencionou h 40 anos no pr-CUT, pra realmente representar, porque seno fica mais do mesmo, o grande problema que se ns cairmos, a gente recua no mesmo sentido que faz a CUT, por exemplo. O problema de quem a gente representa (entrevista concedida em julho de 2010).

Numa outra viso, Ricardo Patah avaliou alguns aspectos que diferenciam a UGT das centrais sindicais tradicionais, pontuando seus princpios inovadores:
[...] ns somos a nica central do Brasil que estamos lutando muito pela questo da resoluo da situao dos comercirios. A UGT tem alguns sentimentos que diferenciam de outras centrais, ento uma central sindical que tem tentado fazer com que a voz desses milhes de trabalhadores e trabalhadoras seja sentida em todos os nveis, em especial, no executivo de nosso pas. A UGT tem um diferencial interessante porque ns somos plurais, e tanto a CUT quanto a FS tem, por exemplo, uma linha poltica basicamente de um partido s, e ns achamos que no devemos seguir um partido, ns achamos que os partidos devem estar trabalhando para a sociedade, no pra UGT. A

15 Mais conhecido como Magro, o sindicalista entrevistado relatou o incio de sua trajetria sindical no movimento secundarista no final dos anos de 1980 com manifestaes de massa incluindo a fora Collor. Quando foi servidor do Estado, reivindicou um sindicato atuante para o setor pblico a fim de conquistar direitos trabalhistas, prtica da qual as associaes assistencialistas no cumpriam. Membro da coordenao nacional da Intersindical e voz dissonante na Nova Central Sindical de Trabalhadores no qual seu sindicato filiado, o sindicalista e tambm candidato a deputado estadual nas eleies de 2010 pelo PCB (Partido Comunista Brasileiro) percorre dois paralelos entre entidades sindicais com perfis diferenciados. Ao recriar sentidos para o sindicato com propostas de mobilizao esquerdista mediante a Intersindical, e ao colocar em pauta sua opinio sobre as aes da Nova Central, esse personagem consegue dialogar com correntes polticas convergentes e faz com que essas estruturas de sindicalismo confluam nos espaos do discurso.

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 119-143, 2012

130

Thamires Cristina da Silva

UGT tem como temas principais as questes da cidadania, por isso que ela inovadora (entrevista concedida em maro de 2010).

Mas, para Jos Maria, a central sindical no oficializada Conlutas, corresponde aos princpios da CUT dos anos de 1980. Esse resgate pode constituir uma alternativa para o sindicalismo atual:
[...] a Conlutas de fato resgata os princpios de construo da CUT, a ideia de que necessrio transformar a sociedade, e organiza e orienta as formas do cotidiano em defesa do salrio, da moradia e do emprego, com base nessa lgica. Ao mesmo tempo, muda a tradio, muda aquilo que so as formas de relaes que j esto estabelecidas dentro dos sindicatos e movimentos populares, como uma forma de relao muito ruim, uma relao muito utilitria. O que ns queremos com a Conlutas ter um polo consciente para construir esse processo de resistncia, de luta. A direo da Conlutas constituda por uma coordenao nacional de entidades que se renem a cada dois meses. Ento a cada reunio da coordenao nacional, todos os sindicatos e movimentos populares que fazem parte da Conlutas mandam seus representantes pra reunio. A direo no tem mandato fixo; a cada reunio, se o sindicato quiser mandar uma pessoa diferente ele manda (entrevista concedida em abril de 2010).

Nas novas centrais transparecem a permanncia de elementos tradicionais do sindicalismo praticado, cuja tendncia fixa um ponto comum entre as novas centrais sindicais: de que todas elas so oriundas de centrais sindicais tradicionais.

Retratos da crise e os estilhaos discursivos do novo sindicalismo A onda de iniciativas tecnolgicas projetadas para o sculo XXI inaugurou escalas elevadas de desafios para o sindicalismo. Grandes centrais como a CUT e a FS foram submetidas ao um redimensionamento das prticas tradicionais. Esse fenmeno lanou luz ao perodo caracterizado pela crise dos sindicatos, que consistiu em queda das taxas de sindicalizao e de greves, crescimento do desemprego, criao de postos informais de trabalho e desenvolvimento do setor de servios, baixa qualificao na mo de obra para atender exigncias do setor tecnolgico e crescente individualizao nas relaes de trabalho. Para alm das mudanas produtivas, houve uma profunda alterao dos sentidos de ao sindical em um perodo adensado por incertezas, conformadas ao projeto neoliberal. Essa realidade imps novos desafios sindicais para o sculo XXI, de acordo com Ricardo Patah, presidente da UGT:

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 119-143, 2012

131

Novas centrais sindicais

[...] no campo do trabalho, a tecnologia veio para ceifar postos de trabalho e no tivemos tempo para pensar no que estava acontecendo. Pra ter uma ideia, ns tnhamos no Brasil, h uma dcada, um milho de bancrios, hoje ns temos 400 mil. Na indstria a mesma coisa, e agora se est buscando essas alternativas de tecnologia na rea do comercio, que vai ser um desastre. Ento ns precisamos qualificar nossos trabalhadores para terem a percepo e sensibilidade de como trabalhar esse novo mundo que estamos vivenciando, esse mundo da tecnologia. Ns queremos, inclusive, valorizar a dimenso de quem ns representamos no comrcio e servios no Brasil (entrevista concedida em maro de 2010).

Os temas clssicos abordados pelos sindicatos e suas respectivas centrais sindicais como garantia de emprego e renda mnima, direitos trabalhistas, greves, aumento de salrios, negociaes coletivas, entre outros, chocaram-se ante o novo tipo de trabalhador predominantemente individualista e autnomo quanto s inmeras qualificaes criadas pelas invenes tecnolgicas. O aldeo urbano, termo de Michael Dertouzos (1998), expressou um tipo de trabalhador atuante no mercado de informaes; a extenso econmica legitima a tecnologia em funo das alteraes repercutidas de forma decisiva nas novas prticas que exigem um conhecimento tcnico-cientfico para o desenvolvimento dos negcios. A sociedade da informao invadiu a contemporaneidade, deixando um dficit de produo em escala global. A consolidao do Novo Sindicalismo refletiu um processo de mudanas no terreno poltico brasileiro com o surgimento de novos lderes sindicais para defender interesses populares e confrontar com o regime poltico estabelecido. Com a criao da CUT em 1983, conheceu-se uma nova face dessa realidade despertada pela agitao sindical e pelo desejo democrtico. Baseando-se nas anlises do professor Iram Jcome Rodrigues (1999), diferente de um passado que previa condies sindicais institucionalizadas, as grandes mobilizaes nas fbricas metalrgicas no ABC, em Diadema e em So Paulo, e o surgimento de representantes sindicais, contriburam para a construo do perfil desse novo sindicalismo, efetivando um rompimento temporrio com o Estado. Da crtica sobre a estrutura sindical nos anos de 1980, o debate que questionou os rumos da prxis sindical efetuada principalmente pela CUT nos anos seguintes foi em relao prpria capacidade de adaptao ativa nesse mesmo modelo corporativo (RODRIGUES, 1999). Os signos da poltica neoliberal debilitaram o propsito de luta de classe do Novo Sindicalismo nos anos de 1980. Na viso de Antonio Cruz (2000), a dimenso

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 119-143, 2012

132

Thamires Cristina da Silva

do perodo impactou a sociedade por meio da ativao dos sentidos de mobilizao coletiva, o discurso das lideranas polticas sindicais estava em consonncia com as experincias vivenciadas pelos trabalhadores, fazendo da ao social um cdigo universal. Os componentes da estrutura sindical foram suspensos enquanto o avano das relaes econmicas passou a limitar o poder de deciso no espao das negociaes coletivas e suas diversas tenses de interesse. Da em diante, os novos padres de acumulao operaram na dinmica mundial, afetando o ritmo da populao brasileira, prejudicada com os direcionamentos polticos e econmicos do Regime Militar. No intuito de levantar foras polticas apoiadas em movimentos populares, a CUT e o PT conectaram os principais problemas do momento em um discurso homogneo, que estimulou debates de carter classista, formando uma grande massa de oposio ao poder central. Nesse espao, o fenmeno da crise do discurso do novo sindicalismo demonstrou que a desfavorvel leitura sindical diante do ritmo imposto pelo choque da transio tecnolgica produtiva fragmentou o territrio de sua autonomia em funo da ineficincia discursiva e da prpria confuso terica em definir as situaes de conflitos das categorias de trabalho. Um ponto forte que contribuiu para popularizar os princpios da CUT-PT foi o de mudar o estado de coisas da sociedade. As propostas participavam de uma dimenso ampliada dos problemas sociais que colidiram de frente com as bases da pirmide social. Mas, aps a crise dos sindicatos, houve um abandono do discurso realista e pragmtico, distante das condies de trabalho que estavam surgindo, tornando o sindicalismo um instrumento obsoleto. A mutao do perfil reivindicatrio do sindicato causou profundo desconforto no trato das relaes coletivas de trabalho e na maioria das abordagens tericas sobre o tema, expondo a quebra de valores que separavam os interesses materiais da classe trabalhadora. As consequncias do capitalismo ps-industrial legitimaram todas as nuanas de seu efeito na prtica sindical tradicional. Assim, resta ao sindicato um espao cada vez mais restrito; a reduo das circunstncias que favoreciam sua expanso passaram a competir com o crescimento do setor de servios, com individualizao profissional, com as quedas de taxa de sindicalizao e

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 119-143, 2012

133

Novas centrais sindicais

ausncia de poder em agregar coletivos de trabalhadores em greves16 (RODRIGUES, 2002). Na tentativa de resgatar alguns dos princpios fundadores da CUT, Jos Maria, diretor da Conlutas, promoveu um discurso de resistncia ao capitalismo flexvel:
[...] todos os setores explorados e oprimidos cabem aqui dentro, e ns queremos em primeiro lugar fortalecer a luta concreta de cada um deles, pois cada um tem suas demandas concretas, seus interesses especficos, mas ao mesmo tempo [queremos] somar essa luta toda numa luta de classe comum contra o capitalismo. Essa opo me obriga aqui na construo da plataforma poltica, no plano de ao dessa organizao [para] que eu d conta de responder s necessidades e aos interesses de cada segmento. Nosso desafio fundamental construir uma alternativa de classe no Brasil que possa reorganizar a sociedade em funo dos interesses da maioria. Luta concreta cotidiana, que no podemos deixar de trav-la (entrevista concedida em abril de 2010).

A crise do sindicalismo foi superada pela conformao ao sistema econmico dominante projetado para as novas configuraes liberais, sobrepondo princpios mercantilizados no campo dos direitos sociais e dissolvendo a autonomia dos grupos e movimento sociais, despolitizando a ao coletiva pela ausncia de representatividade. Nesse contexto, de acordo com a anlise de Walber Monteiro, diretor da Intersindical e da NCST, o desafio que obriga repensar a ao sindical na atualidade :
[...] o reconhecimento da classe trabalhadora, que em nossa opinio est desmobilizada. Ns passamos por um momento histrico de desorganizao da classe. pra gente um grande problema quando a classe no se politiza, porque fica aparte de todo debate que se faz; ao no se politizar, ns temos uma influncia muito menor de mobilizao, fora as grandes situaes; no se coloca as pessoas em movimento. O Governo Lula desmobilizou a classe; o Governo FHC foi um governo muito terrvel, a conjuntura internacional era terrvel, mas a classe trabalhadora estava de um lado s, a gente sabia quem era o inimigo. Hoje, o inimigo est camuflado, o maior inimigo, alis, est no governo e com 80% de aprovao, a pessoa que tem leis que mais desorganizou a classe trabalhadora. A gente no faz revoluo pela classe, a gente tem que fazer com ela. Porque ter mandato pra falar a gente at tem, [tem] legitimidade, mas a gente no vai mudar as coisas (entrevista concedida em julho de 2010).

Lencio M. Rodrigues, autor do livro O fim do sindicalismo, avaliou um espao de atuao pouco favorvel aos sindicatos, no sentido de converter a lgica de sua natureza reivindicatria para um perfil ligado dinmica do mercado. As condies que um dia possibilitaram a participao sindical ativa na sociedade j no correspondem rotina do trabalhador do sculo XXI, essa mudana de origem da ao sindical um dos principais fatores de deslocamento do sindicato com interesses estritamente relacionados em benefcio do trabalhador.
16

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 119-143, 2012

134

Thamires Cristina da Silva

O conjunto de foras que atuam no corpo social j construiu um arqutipo para o sindicalismo, fazendo do tempo de sua existncia uma bssola sem horizontes pr-determinados. As novas centrais sindicais reinterpretam os mecanismos de sobrevivncia de sua natureza representativa e faz do sistema um mdulo de resistncia aos impulsos de crise, assim como ocorre na economia capitalista, que prev a crise como parte do processo de desenvolvimento. Nesse caso, prope-se refletir a crise enquanto marcador da nova realidade social.

Governo Lula e a aquiescncia sindical

Com a chegada de Lula ao Poder Executivo em 2003, a expectativa de uma participao social mais ampla e representativa trouxe conjuntura nacional outro parmetro de poltica institucional. A idealizao de projetos garantidores de cidadania e defesa dos trabalhadores focou em um presidente emergido das bases populares que liderou a oposio ao governo de Fernando Henrique Cardoso por meio de um discurso com princpios do Novo Sindicalismo. Numa agenda poltica complexa, o papel das centrais sindicais no Governo Lula tornou-se proeminente e fundamental para avivar a participao dos pequenos ncleos sindicais, com intuito de atualizar a agenda do desenvolvimento econmico produtivo do pas. O desempenho positivo de setores da tecnologia e prestao de servios alterou a dinmica do mercado, descaracterizando o perfil de empregabilidade dos brasileiros, para atingir uma nova dinmica do ponto de vista qualitativo. A predominncia de uma escala de emprego foi substituda gradualmente pelo surgimento de outros profissionais adequados s demandas da nova realidade, fato que subtraiu a utilidade dos tipos de contratos previstos na legislao trabalhista brasileira. Os temas abordados como desregulamentao do trabalho, reduo do nmero de conflitos com empregador, criao de novos postos de emprego relacionados aos setores em expanso, entre outros, estiveram presentes na agenda de discusses da base governamental lulista, fator que ofereceu um vis sindicalista de forte envolvimento macropoltico. O Frum Nacional do Trabalho (FNT), criado em 2003, ilustrou um balano sobre as primeiras aes do Governo Lula, que, den-

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 119-143, 2012

135

Novas centrais sindicais

tre outros aspectos, imprimiu na sociedade a decadncia da ideologia esquerdista e um processo de torpor do movimento sindical (ALMEIDA, 2007). A gesto de Lula, que tambm mencionou a reforma trabalhista e sindical como plano de governo, demonstrou no FNT intenes de carter conciliatrio com os representantes da esfera econmica e poltica que ali participaram, sucedendo uma propagao de rgos e comisses relacionados aos interesses das empresas, centrais sindicais e Estado. Como pauta do dia, a possibilidade da reforma sindical destacou a utilidade instrumental do reconhecimento das centrais sindicais enquanto amortecedor das relaes entre capital e trabalho. Essa nova formatao da estrutura do Estado transferiu grande parcela dos representantes sindicais para postos de confiana no governo federal. A insero dos membros da instituio cutista, ligada ao PT, na burocracia poltica formou uma nova elite sindical, indicando uma revalorizao da percepo sobre o trabalho e dos sindicatos nesse momento. As centrais sindicais no FNT responderam pela coordenao majoritria da CUT, mas tal participao no possibilitou avanos para construo de alternativas no movimento sindical. Os representantes insistiram em um modelo verticalizado, sem romper com a trade modular entre capital, trabalho e Estado. Os caminhos para uma regulamentao mais justa em beneficio dos trabalhadores tiveram efeito nocivo no peso das mudanas estruturais do trabalho (ALMEIDA, 2007). Dentro do intenso fluxo de foras polticas, Lula assumiu o papel de rbitro das questes nacionais, sobretudo nas relaes de trabalho nas quais se incluram as novas centrais sindicais. Das expectativas de um espao mais aberto aos interesses dos trabalhadores, Lula cooperou para uma tendncia sindical cada vez mais incorporada na mquina de Estado. O reflexo da cpula sindical na macroestrutura possibilitou o fortalecimento do sindicalismo por meio de interferncias governamentais e no da participao popular. De oposio, o Governo Lula passou a usar as peas do jogo capitalista para suas estratgias polticas e sindicais, paralisando os instrumentos de mobilizao social que fez de sua matria de reivindicao uma ramificao da estrutura. Como forma para repensar as novas centrais no campo da poltica institucional, a elaborao dos projetos futuros da UGT tem o intuito de ampliar sua par-

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 119-143, 2012

136

Thamires Cristina da Silva

ticipao representativa na estrutura do Estado. Como interlocutora do governo, ela representa o carter conciliador com os projetos do governo junto s necessidades da burguesia:
[...] no que tange a essas grandes situaes e questes, nenhuma central sozinha tem qualquer tipo de proposta que possa ser efetivada. A uma necessidade das centrais estarem unidas nesse sentido, e no que tange a crise a unidade das centrais tambm ajudou. A UGT tem como perspectiva uma participao firme na poltica, por intermdio dos seus representados eleitos, porque na casa das leis ns vamos conseguir no mnimo fazer com que no haja definies contrrias classe trabalhadora. A meu ver, hoje, o Lula est consagrado de forma internacional, no campo sindical, no h dvida, pela sua origem; nunca tivemos um presidente que ouvisse tanto a atividade sindical e social. Colocando dentro do seu conselho vrios dirigentes sindicais (Ricardo Patah em entrevista concedida em maro de 2010).

O decrscimo da participao coletiva e o esvaziamento das prticas sindicais no cotidiano demonstram a distncia da sociedade brasileira com os assuntos de interesse pblico. Os mecanismos de consumo em massa desmobilizaram a sociedade para interesses de bem coletivo, esse sintoma refletiu uma dependncia profunda com as propostas de carter assistencialista que no preveem a existncia de uma organizao social autnoma. A despolitizao da populao distanciou os interesses pblicos das metas promovidas por rgos de representao da sociedade civil. Os sindicatos esto programados principalmente para atuar com o empresariado e o governo, agregando benefcios para a cpula de poder. Insatisfeito, o trabalhador no reconhece o sindicato como entidade de defesa de seus interesses e no se engaja nas mobilizaes sindicais, por desacreditar na capacidade de negociao sindical reivindicatria. Foi nessa perspectiva que a Conlutas verificou a necessidade de participao popular ativa para defesa de interesses das classes em desacordo com os ganhos econmicos da burguesia. Na fala de Jos Maria:
[...] no pode ser que os projetos que se apresentam sejam da Dilma ou do Serra; a esquerda brasileira, a esquerda socialista, tem que apresentar uma candidatura capaz de expressar esse projeto, que seja no processo eleitoral uma expresso das lutas e que use o processo eleitoral para promover as lutas. A Conlutas no apresenta candidaturas, ela uma organizao sindical popular, ela autnoma em relao aos partidos, no devemos indicar diretamente alguma candidatura justamente para preservar o respeito liberdade poltica. Mas os partidos nos quais militamos devem apresentar; o PSTU vai apresentar uma candidatura Presidncia da Repblica (entrevista concedida em abril de 2010).

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 119-143, 2012

137

Novas centrais sindicais

Mas a posio de Walber Monteiro quanto participao da Intersindical em negcios do Estado est vinculada ao sentido de defesa dos trabalhadores, potencializada pela estrutura partidria:
[...] hoje oficialmente na Intersindical estamos em unidade classista, e alguns so do PCB. Nem todo mundo da unidade classista do PCB, mas todo mundo concorda com a linha sindical de unidade, ento a gente milita junto, tal alternativa sindical a socialista. Por exemplo, eu sou candidato a deputado, ao contrrio do que faz o deputado, nossa campanha est disponvel para o movimento. Partido comunista hoje tem que estar disposio dos movimentos (entrevista concedida em julho de 2010).

As relaes entre capital e produo foram intensificadas pelo processo de converso de interesses de uma minoria para um largo conjunto de trabalhadores, que passou a compartilhar princpios sustentados na prtica do consumo incentivada por programas do Governo Lula. A participao ativa dos trabalhadores na ampliao do mercado contribuiu como instrumento de desmobilizao sindical. De acordo com Andr Singer (2009), o Governo de Lula lanou um processo de suspenso do programa de esquerda, adotando estratgias das quais atendiam ao pacto capitalista. Contudo, os diversos interesses das classes e elites polticas se acomodaram dentro da estrutura do Estado. Lula reconfigurou a participao poltica de oposio e atraiu para o plano discursivo de campanha, no segundo mandato, a parte mais conservadora da sociedade brasileira, deixando uma parcela de centro (representada pela classe mdia) distante de sua ateno. Tal fenmeno implicou um processo de realinhamento17 que confundiu a natureza da esquerda e da direita, afinal essas definies no compartilhavam mais uma diviso polticoideolgica. Com as oposies arbitradas pelo Estado e com um sindicalismo cada vez mais suscetvel aos efeitos da financeirizao, a arqueologia institucional do Governo Lula conseguiu abarcar blocos polticos antagnicos, unindo mudanas polticas na ordem do aparelho estatal e diminuindo a propenso ao conflito social. nesse contexto que o sindicalismo se tornou instrumento manipulado pelas estratgias neoliberais adaptadas ao fenmeno do lulismo, que realizou uma juno
Para Singer (2009), o fenmeno de realinhamento eleitoral ocorreu em 2006, no segundo mandato de Lula, fator que evidenciou mudanas na sociedade brasileira, principalmente no aspecto econmico domiciliar. A hiptese do autor refere-se s classes pobres concentradas no Nordeste do Brasil (regio mais propensa ao lulismo), que representam a condio do subproletariado. Esse substrato da sociedade se manteve fiel ao Lula mesmo com melhorias na renda e acrscimos ao poder de compra, elementos que se enquadram em outra categoria da pirmide social.
17

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 119-143, 2012

138

Thamires Cristina da Silva

de elementos da esquerda e da direita, trazendo um novo perfil ideolgico para as tenses polticas produzidas na arena social. Por outro ngulo, enquanto a economia global passava por uma crise impetuosa em 2008, demonstrando um fortalecimento do Brasil em relao intensa reao negativa de outros pases, a poltica social de Lula investiu em programas populares de transferncia de renda, controlando os ndices de desenvolvimento populacional e promovendo uma ampliao aos direitos de cidadania. Na poltica institucional firmaram-se alianas partidrias que salientaram contradies ideolgicas no aparelho estatal. Por fim, o movimento sindical foi beneficiado pelo amplo espao de participao na mquina do Poder Executivo, para efetivar um dilogo permanente entre os poderes regulares na arena poltica. Nesse sentido, as reformas sindicais e trabalhistas do Governo Lula surtiram frgeis efeitos em sua proposta inicial. O pragmatismo lulista resgatou o fio condutor do processo de crescimento econmico do governo anterior, diminuindo as expectativas de mudanas basilares na sociedade brasileira (LADOSKI, 2009). A despeito de um presidente que criticou as polticas neoliberais, o programa promovido por Lula contemporiza a realidade nacional advinda do processo de ampliao do mercado financeiro nos anos de 1990. O capitalismo sindicalista conciliador, unidade conceitual emprestada de Wallace dos Santos Moraes (2009), oferece-nos uma compreenso sobre a relao que une interesses dos sindicalistas com o conjunto de ministrios e instituies de representao do Poder Executivo. Esse fator recai na permanncia das estruturas tradicionais corporativas influenciadas pelo capitalismo, portanto, na manuteno de prticas que acionam a relao de interesses sindicais mais amplos com o capital. Desse modo, o sindicalismo passou a operar seu prprio interesse no plano das relaes polticas institucionais, combinando estratgias capitalistas de negociao aberta pautadas pelo empresariado e por programas polticos do Estado. Isso imprimiu ao sindicato um papel de desmobilizar instncias sindicais de enfrentamento e de difundir uma prtica mecnica de representao dos trabalhadores.

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 119-143, 2012

139

Novas centrais sindicais

A transitoriedade do sindicato-movimento para sindicalismo-conciliador contribuiu para a formao do sindicato-empresa18. Esse fenmeno ofertou uma racionalidade capitalista no cotidiano dos sindicatos e criou meios de profissionalizar cargos de sindicalistas. Assim, o representante sindical incorporou a estrutura empresarial em suas tarefas e conquistou status de nvel gerencial, distante dos conflitos e contestaes trabalhistas. Com isso, os problemas da classe tornaram-se um objeto de manuseio operacional; o filiado se converteu em cliente subserviente aos estmulos da esfera do consumo e da mercantilizao dos prprios direitos (BERNARDO; PEREIRA, 2008). A explorao dos meios de obteno de lucro contribuiu para o sistema do sindicato rentvel, por meio de negociaes baseadas em contribuies dos trabalhadores. O capitalismo sindical tem como propsito manipular a oferta de aes do mercado corporativo, retirando do salrio do trabalhador uma frao para ser investida em ativos de sua empregadora. Diante da novidade que se lanou como alternativa para avivar a participao sindical nas questes do governo e da economia, muitos representantes sindicais fundaram um novo grupo no mercado de aes, compartilhando as estratgias financeiras por meio de arrecadao dos fundos de penso na prtica sindical cotidiana. Centrais sindicais como a CUT, a FS e tambm a CGT passaram a gerenciar a massa de investimentos cuja parcela retirada do salrio convertida em polticas compensatrias para o futuro do trabalhador. Essa ferramenta sindical se tornou um importante recurso atualizado com os fluxos do capital corporativo (MARTINS, 2007).

Consideraes Finais A coleo de ideias e falas expostas ao longo deste artigo nos possibilitou uma mediao entre a ao do tempo no sindicalismo brasileiro e suas principais

18

O sindicato-empresa corresponde inverso do rgo de representao dos trabalhadores em instrumento de colaborao com os interesses corporativos. Esse tipo de sindicalismo reconhecido nas prticas atuais dos sindicatos envolvidos em negociaes que se restringem ao campo de defesa dos trabalhadores. A acumulao do capital sindical tornou-se a principal atividade exercida pelos dirigentes sindicais, essa prtica da obteno de lucro por meio da satisfao das necessidades da burguesia empresarial viabilizou um sindicalismo cooperador com o regime de mercado e inativo ante sua capacidade de acolher as demandas dos trabalhadores (BERNARDO; PEREIRA, 2008).

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 119-143, 2012

140

Thamires Cristina da Silva

diretrizes adensadas no interior do Estado e no avano das prticas neoliberais. O peso da trajetria corporativista na formao do sindicato-instituio e os parmetros de continusmo e inovao como fator de comparao entre as centrais sindicais tradicionais e as novas centrais sindicais nos ofereceu uma breve compreenso sobre os meios de representao do sistema disponveis aos trabalhadores atualmente. A UGT manteve o carter estrutural com alteraes de curto prazo na sua agenda conforme as demandas pautadas na ordem do dia. O contraste da nova central sindical UGT com a FS ou com a CUT protagonista da ruptura com a cidadania regulada do Estado , conciliadora dos interesses trabalhistas com o mercado capitalista, alcanou prticas que mantiveram o molde sindical em outra dimenso temporal, incorporando novos elementos de representao sem colocar em risco a estrutura tradicional. A Conlutas, ao romper com a CUT, transformou-se em outra central sindical com intuito de resgatar os princpios cutistas de fundao, a fim de reavivar a participao ativa das classes e dos movimentos sociais. J a Intersindical props uma ruptura com o modelo de sindicato vigente, com o propsito de contrariar a herana estrutural que cerceou a participao dos trabalhadores. Contudo no recusou o fato de no futuro ser necessrio o reconhecimento institucional. A Conlutas e a Intersindical apresentaram um propsito mais ativo e aproximado com os trabalhadores e movimentos populares a fim de retomar o esprito politizado nas aes sindicais. Sem inaugurar uma nova fase para a poltica sindical, as novas centrais ainda do passos tmidos em relao ao sindicalismo praticado atualmente, fixando sua participao em questes onde o poder de deciso compete ao peso do governo e das exigncias do empresariado. Uma possvel inverso do quadro sindical brasileiro, passando de mero expectador para coadjuvante na defesa dos interesses do trabalhador, est longe de ser visualizada como um fenmeno sentido em todas as esferas sociais. A relao com o continusmo ainda domina as prticas sindicais do presente promovidas pelas novas centrais. Sendo assim, a trajetria sindical se constitui num acmulo de runas, como uma fragmentao em funo das mudanas do tempo. Os novos rumos para o sindicalismo pedem que a instituio sindicato re-

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 119-143, 2012

141

Novas centrais sindicais

pense suas aes representativas e faa novos contornos condizentes com o mundo de agora. De qualquer forma, os fatores que englobam esta jornada de estudos esto distantes de situar uma concluso definitiva sobre o papel das novas centrais sindicais na sociedade contempornea. Esta etapa de estudos impede resultados acabados nessa infinita teia de discusso.

Referncias ALMEIDA, G. R. (2007). O Governo Lula, o Frum Nacional do Trabalho e a Reforma Sindical. Revista Katl, Florianpolis, vol. 10, n. 1, p. 54-64. ALVES, G. (2000). Do novo sindicalismo a concertao social: Ascenso (e crise) do sindicalismo no Brasil (1978-1998). Revista de Sociologia e Poltica, Curitiba, vol. 15, p. 111-124. Disponvel em: <www.scielo.br/pdf/rsocp/n15/a08n15.pdf>. Acesso em fev. 2010. BERNARDO, J.; PEREIRA, L. (2008). Capitalismo sindical. So Paulo, Xam. CARDOSO, A. M. (2003). A dcada neoliberal e a crise dos sindicatos no Brasil. So Paulo, Boitempo. CASTORIADIS, C. (1992). O mundo fragmentado: as encruzilhadas do labirinto. 3.ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra. CRUZ, A. (2000). A janela estilhaada: a crise do discurso do novo sindicalismo. Rio de Janeiro, Vozes. DERTOUZOS, M. L. (1998). O que ser? Como o novo mundo da informao transformar nossas vidas. So Paulo, Companhia das Letras. KUMAR, K.; JUNGMANN, R. (1997). Da sociedade ps-industrial ps-moderna: novas teorias sobre o mundo contemporneo. Rio de Janeiro, Zahar. LADOSKI, M. H. G. (2009). A CUT no Governo Lula: Da defesa da liberdade e autonomia reforma sindical inconclusa. Tese (Doutorado em Cincia Poltica) Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas, Universidade de So Paulo, So Paulo. MARTINS, C. E. (2007). O Brasil e a dimenso econmico-social do Governo Lula: resultados e perspectivas. Revista Katl, Florianpolis, vol. 10, n. 1, p. 35-43. MORAES, W. S. (2009). Capitalismo sindicalista de conciliao e capitalismo de las calles: os casos de Brasil e Venezuela no ps-neoliberalismo na Amrica Latina. Tese (Doutorado em Cincia Poltica) Instituto Universitrio de Pesquisas do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 119-143, 2012

142

Thamires Cristina da Silva

NUNES, E. (2003). A gramtica poltica do Brasil: clientelismo e insulamento burocrtico. 3. ed. Rio de Janeiro, Jorge Zahar. RODRIGUES, I. J. (org.). (1999). O novo sindicalismo: vinte anos depois. Petrpolis, Vozes. RODRIGUES, J. A. R. (1968). Sindicato e desenvolvimento no Brasil. 2. ed. So Paulo, Smbolo. RODRIGUES, L. M. (2002). Destino do sindicalismo. 2. ed. So Paulo, EDUSP. SANTANA, M. A. (2000). As centrais sindicais brasileiras e a reestruturao produtiva: anlises e propostas. Sociologias, Porto Alegre, ano 2, n. 4. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-4522200000020 0008&lang=pt>. Acesso em: jun. 2009. SANTANA, M. A.; RAMALHO, J. R. (orgs.). (2003). Alm da fbrica: trabalhadores, sindicatos e a nova questo social. So Paulo, Boitempo. SENNETT, R. (2008). A corroso do carter: consequncias pessoais do trabalho no novo capitalismo. 13. ed. Rio de Janeiro, Record. SINGER, A. (2009). Razes sociais e ideolgicas do lulismo. Novos Estudos Cebrap. So Paulo, n. 85, p. 83-102. Disponvel em: <www.scielo.br/scielo.php?script= sci_abstract&pid=S0101-33002009000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: ago. 2010.

Recebido em janeiro/2011 Aprovado em junho/2011

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 119-143, 2012

143

S-ar putea să vă placă și