Sunteți pe pagina 1din 6

TUBERCULOSE 1- O que tuberculose?

? A tuberculose uma doena infecciosa e transmissvel, causada pelo microbacterium tuberculosis, que pode atingir os vrios rgos do corpo humano, principalmente os pulmes. 2- Qual o agente etiolgico da tuberculose? A bactria que transmite a tuberculose, tambm conhecida como bacilo de Koch. Ela se apresenta em forma de pequenos bastonetes com 1 4 micra de comprimento. Quando corada pelo mtodo de Ziehl Neelsen, fixa a fucsina, no se descorando depois de tratada pelos cidos e pelos lcoois, por isso tambm chamada de bacilo lcool cido resistente (BAAR). 3- Qual o perodo de gerao do bacilo da tuberculose e que resistente? O bacilo da tuberculose tem perodo de gerao longo (de 14 20 horas) e resistente ao de agentes qumicos. sensvel ao de agentes fsicos como o calor e os raios ultravioletas da luz solar. 4- Qual o tempo de sobrevida dos bacilos da tuberculose? Apenas 1% dos bacilos nas gotculas suspensas, sobrevivem por algumas horas, desde que estejam em locais fechados, onde o ar no renovado e no sejam expostos luz solar (que fatal para o bacilo). Alm disso, o bacilo aerbio (necessita de oxignio pra crescer e se multiplicar). Duplica sua populao em 18 - 48 horas, dependendo de maior ou menor oferta de oxignio, do pH do meio, da facilidade de nutrientes e da resistncia do indivduo. Este crescimento lento do bacilo d um curso lento e evoluo crnica para a doena. 5- Qual o rgo preferencial de localizao e infeco do bacilo da tuberculose? Por ser aerbio estrito, tem no pulmo seu rgo preferencial de localizao e infeco. A presena de oxignio favorece sua multiplicao e a ligao com o meio externo, atravs dos brnquios e vias areas superiores, facilita sua transmisso. 6- Como pode ser visualizado o Micobactrium tuberculosis? O M. tuberculosis pode ser visualizado, principalmente, nas secrees broncopulmonares (escarro) atravs de microscopia direta (baciloscopia) e atravs de cultura, sendo que a cultura permite sua identificao. 7- Qual a fonte de infeco da tuberculose? A fonte de infeco a pessoa com tuberculose pulmonar e com baciloscopia positiva, isto , eliminando bacilos para o exterior. 8- Quais as vias de transmisso da tuberculose? Quando um paciente bacilfero tosse, so eliminadas gotculas contendo de 1 2 bacilos que ficam em suspenso no ar, podendo ser aspirados por uma pessoa sadia. Neste caso, os bacilos iro passar pelos bronquolos e atingir os alvolos, e a inicia sua multiplicao.

Faculdade JK Ediene Ramos Amadeu de Macedo

A penetrao do bacilo , portanto, pela via respiratria. Os bacilos atravessam a rvore brnquica e localizam-se nos alvolos pulmonares, provocando uma reao inflamatria no local. Nos primeiros 15 dias os bacilos se multiplicam facilmente porque ainda no existe a resistncia especfica. 9- Como o crescimento e a multiplicao dos bacilos da tuberculose? O bacilo se multiplica em 2 no perodo de 14 20 horas e pode atingir, no fim deste perodo, nmero superior a 100 mil bacilos. Desta leso no pulmo, os bacilos partem por via sangunea ou linftica, podendo comprometer o fgado, bao, medula ssea, rins e sistema nervoso, etc. 10- Como ocorre a disseminao bengna do bacilo da tuberculose? A disseminao chamada de bengna quando poucos bacilos ficam latentes, ou so destrudos pela defesa do organismo, quando j instalada. Esta tambm a explicao para outras formas de tuberculose. 11-Em quanto tempo comea aparecer o defesa do organismo contra os bacilos? E o que ocorre em funo do nmero desses bacilos? A partir da 3 semana comea a aparecer a defesa do prprio organismo, e acontece a luta entre o hospedeiro e o invasor, tentando a destruio ou a inativao do bacilo. em funo do nmero de bacilos que se encontram num paciente, da virulncia dos mesmos, da resistncia e hipersensibilidade do indivduo, que sua doena poder ser grave ou no. Algumas pessoas podem ser acometidas pela forma grave da doena (meningite tuberculosa, tuberculose miliar), outras podem adoecer logo aps o contato com o bacilo, outras podero adoecer mais tardes e outras nem adoecero, ficando apenas infectadas. 12- Um paciente curado pode vir adoecer novamente? Sim, em conseqncia daquele foco j existente em seu organismo, ou por receber nova carga bacilar do exterio r. 13- Quais os sintomas da tuberculose pulmonar? A tuberculose pulmonar se manifesta causando tosse, quase sempre persistente. Na maioria das vezes h presena de secreo amarela e s vezes escarro com sangue. Nos casos mais graves (tuberculose avanada) apresenta hemorragia chamada hemoptise. Este sangramento ocorre quando a caverna atinge uma artria do pulmo. Os indivduos tambm podem apresentar outros sintomas: falta de apetite (anorexia), perda de pese, fraqueza geral e febre baixa no perodo da tarde (febre vespertina), sudorese, calafrios, etc. estes sintomas vo se agravando medida que a doena progride. 14- Fale sobre a tuberculose extrapulmonar. Os casos de tuberculose extrapulmonar mais freqentes so: a tuberculose renal, a tuberculose ganglionar e pleural. A tuberculose renal e pleural aparece mais na populao adulta, enquanto que a forma ganglionar mais comum em crianas.

Faculdade JK Ediene Ramos Amadeu de Macedo

Das formas extrapulmonares consideradas graves, destacamos a tuberculose miliar (disseminada) e a meningite tuberculosa (localizada no sistema nervoso). A meningite tuberculosa a mais comum em crianas de 0-4 anos e no vacinadas pelo BCG. Ambas so consideradas formas graves da doena e quando no diagnosticado logo no incio, podem surgir complicaes srias e o paciente vir falecer. 15- Como pode ser diagnosticado a tuberculose? Alm da avaliao clnica, dever ser fundamentado nos mtodos bacteriolgicos, radiolgico e prova tuberculnea. 16- Como realizado o exame microscpico direto do escarro? A baciloscopia direta do escarro permite descobrir as fontes mais importantes de infeco: os casos bacilferos. 17- Quando deve ser solicitado o exame baciloscpico? Deve ser solicitados aos pacientes que: procurem os servios de sade por queixas respiratrias, ou que informem tosse e expectorao com durao de 3 semanas ou mais; e aos pacientes que apresentem alteraes radiolgicas pulmonares. 18- Como realizada a coleta do escarro? Deve ser coletado uma boas quantidade de escarro que provm da rvore brnquica, obtida aps o esforo de tosse. O volume ideal est compreendido entre 5 10 ml. Recipiente o material deve ser coletados em potes plsticos descartveis, com boca larga (50 mm de dimetro), transparente, com tampa de rosca, altura de 40 mm e capacidade entre 35 50 ml. Deve conter a identificao do paciente e a data da coleta, devendo ser feita no corpo do pote usando se fita gomada ou caneta para retroprojetor. Local da coleta devem ser coletadas as amostras em ambientes abertos, de preferncia ao ar livre ou em sala bem arejada. Momento da coleta e nmero de amostras recomenda-se duas amostras de escarros, uma na primeira consulta e outra independente do resultado da primeira, na manh do dia seguinte, ao acordar. Conservao e transporte devem ser processadas ao laboratrio imediatamente aps duas coleta, mas as coletas fora da unidade de sade devero ser mantidas sob refrigerao, proteo contra a luz solar e acondicionamento adequado, para no ser derramada. Os laboratrios privados devero enviar as lminas positivas e negativas devidamente acondicionadas, junto com o resultado do exame, unidade de sade (pode ser feito pelo prprio paciente). 19 Quando necessrio realizar a cultura do bacilo de Koch? indicada para os suspeitos de tuberculose pulmonar persistentemente negativos ao exame direto, e para o diagnstico de formas extrapulmonares como meningoenceflica, renal, pleural, ssea, ou ganglionar. tambm indicada nos casos de suspeita de resistncia bacteriana s drogas, seguida do teste de sensibilidade.

Faculdade JK Ediene Ramos Amadeu de Macedo

Nos casos de suspeita de infeco por micobactrias no tuberculosas, notadamente nos pacientes de HIV + ou com AIDS, dever ser realizada a tipificao do bacilo. 20 para que serve o exame radiolgico e quando indicado? O exame radiolgico auxiliar no diagnstico da tuberculose, usado em casos suspeitos. Nesses, o exame radiolgico permite a seleo de portadores de imagens sugestivas de tuberculose e outras patologias, sendo indispensvel submet-lo para um exame bacteriolgico para um diagnstico correto, j que no aceitvel (exceto em crianas) o diagnstico de tuberculose pulmonar sem investigao do agente causal pela baciloscopia de escarro. Em suspeitos radiolgicos de tuberculose pulmonar com baciloscopia direta negativa, deve se afastar a possibilidade de outras doenas, recomendando a cultura para o bacilo de Koch. O estudo radiolgico importante para a diferenciao de formas de tuberculose de apresentao atpica como o diagnstico de outras pneumopatias no paciente portador da AIDS ou de outras situaes de imunissupresso. No diagnstico de probabilidade deve-se levar em conta que o erro causa atraso na identificao da verdadeira doena, acarretando sofrimento fsico, psicolgico, social e econmico ao doente. O exame radiolgico em pacientes com baciloscopia positiva tem como funo a excluso de doena pulmonar associada que necessite de tratamento concomitantemente, alm de permitir a avaliao da evoluo radiolgica dos pacientes. 21- Qual a classificao que devem obedecer aos resultados dos exames radiolgicos do trax? Normal os que no apresentam imagens patolgicas nos campos pulmonares; Seqela os que apresentam imagens sugestivas de leses cicatriciais; Suspeito os que apresentam imagens sugestivas de tuberculose; Outras doenas os que apresentam imagens sugestivas de pneumopatia no tuberculosa. 22- O que a prova tuberculnica? indicada como mtodo auxiliar, sendo positiva, indica apenas infeco e no suficiente para o diagnstico da tuberculose. No Brasil a tuberculina usada o PPD RT23, aplicada por via intradrmica, no tero mdio da face anterior do antebrao esquerdo, na dose de 0,1ml, equivalente a 2 UT (unidade de tuberculina). A tcnica de aplicao e o material usado so padronizados pela OMS e tem especificaes semelhantes s usadas para a vacinao BCG. A leitura da prova tuberculnica realizada 72 96 horas aps a aplicao, medindo se com rgua milimetrada, o maior dimetro transverso da rea de endurecimento palpvel, o resultado registrado em milmetros pode ser: 0-4 mm No-reator indivduo no infectado pelo M tuberculosis ou com hipersensibilidade reduzida; de 5-9 mm reator fraco indivduo vacinado com BCG ou infectado pelo M. tuberculosis ou por outras micobactri as; de 10 ou mais reator forte indivduo

Faculdade JK Ediene Ramos Amadeu de Macedo

infectado pelo M tuberculosis, que pode estar doente ou no, e indivduos vacinados com BCG nos ltimos 2 anis. Em paciente com HIV + a prova tuberculnica com resultado de indurao maior ou = 5 mm, indicativa de quimioprofilaxia. 23- Como realizada a classificao dos doentes de tuberculose? - Tuberculose pulmonar: Positivo quando apresentam = 2 baciloscopias diretas positivas, 1 baciloscopia direta positiva e cultura positiva; 1 baciloscopia direta positiva e imagem radiolgica sugestiva de tuberculose. No caso de uma baciloscopia positiva e outra negativa deve ser encaminhado para outros exames, no havendo disponibilidade de meios, deve -se iniciar o tratamento de prova. Negativo quando apresentam = 2 ou mais baciloscopia diretas negativas e cultura positiva; 2 baciloscopias negativas com imagem radiolgica sugestiva e achados clnicos ou outros exames que permitam o mdico efetuar o diagnstico de tuberculose. OBS antes da opo por um diagnstico de tuberculose pulmonar sem confirmao bacteriolgica deve ser afastados os quadros agudos principalmente os que apresentam febre. Nesses o paciente ser reavaliado.

Faculdade JK Ediene Ramos Amadeu de Macedo

Faculdade JK Ediene Ramos Amadeu de Macedo

S-ar putea să vă placă și