Sunteți pe pagina 1din 12

Fase pura de Beta - Triclcio Fosfato - TCP

www.classymed.com.br

Sistema Esqueltico
O OSSO Osso a principal calcificao de tecidos presentes no corpo humano. Tem funo mecnica (estrutural) para sustentao corprea, e o principal reservatrio de ons clcio e fosfato necessrios para uma ampla variedade de funes metablicas. Do ponto de vista qumico, o osso um material compsito de fosfato de clcio e colgeno. Normalmente sua camada exterior densa e compacta chamada de osso cortical. A seguir em sua poro interior apresenta uma calcificao menos densa, um tecido poroso chamado de osso esponjoso que em seu interior preenchida pela medula ssea (Figura 1). Em geral, uma seqncia de eventos temporais pode ser reconhecidos durante a formao ssea. A primeira fase envolve a sntese extracelular e montagem de matriz de colgeno, seguido de sua mineralizao. Ao contrrio de outros tecidos mineralizados, o osso sofre continuamente um processo chamado remodelamento em que reabsorvido por clulas especializadas chamadas de osteoclastos e formado por outro tipo de clulas chamadas osteoblastos em um delicado equilbrio. [Biological and Medical Significance of Calcium Phosphates Sergey V. Dorozhkin and Matt hias Epple].

O PROCESSO DE OSSIFICAO O tecido sseo pode se formar a partir de um tecido conjuntivo denso ou a parti r de um molde de cartilagem hialina. No primeiro caso, a ossificao chamada de intramembranosa ou conjuntiva e ocorre nos ossos chatos da caixa craniana. No segundo caso, o molde cartilaginoso substitudo pelo tecido sseo, que denominada ossificao endocondral ou intracartilaginosa. Esse tipo de ossificao o mais freqente no organismo, ocorrendo em ossos como o fmur, tbia, mero e outros. Nos dois tipos de ossificao mencionados, a formao do tecido sseo depende da atividade dos osteoblastos que so clulas que resultam da diferenciao de clulas mesenquimais. Os osteoblastos so clulas que sintetizam grandes quantidades de colgeno, organizando uma matriz descalcificada chamada osteide. Em seguida, promove na matriz uma forte deposio de sais de clcio, originando a matriz ssea. Os osteoblastos so dotados de inmeros prolongamentos; isso permite que haja interligao entre eles, apesar de se encontrarem dispersos na matriz ssea. Aps a formao da matriz ssea calcifi cada, os prolongamentos citoplasmticos retraem-se. Os osteoblastos, ento, tornam-se relativamente inertes, passando a ser chamado de ostecito. Os locais anteriormente ocupados pelos prolongamentos citoplasmticos dos osteoblastos promovem a formao de pequenos canais que promovem a comunicao entre os ostecitos que so chamados de canais de Harvers.

Distribuidor

Contedo extrado do catlogo da PROCELL: BETA PRO - Fase pura de Beta - Triclcio Fosfato - TCP

A ESTRUTURA SSEA Analisando a estrutura de um osso longo como o fmur, verifica-se a presena de uma bainha de tecido conjuntivo fibroso denominado peristeo. No interior do osso, existem inmeros canalculos, chamados canais de Havers, que comunicam-se atravs de outros canalculos dispostos paralelamente denominados canais de Volkmann. Os canais de Havers e de Volkmann contm vasos sanguneos e fi bras nervosas. Ao redor de cada canal de Havers existem lamelas sseas concntricas e, entre elas, constata-se a presena de inmeros ostecitos. Ao conjunto formado por um canal de Havers e s lamelas que os circundam denomina-se sistema de Havers. ATUAO DOS OSTEOCLASTOS E OSTEOBLASTOS Osteoclastos e osteoblastos atuam, respectivamente, degradando e formando partes sseas em stios especficos de remodelao, denominados unidades bsicas multi celulares de remodelao ssea, os quais esto espalhados por todo o esqueleto. A remodelao ssea ocorre em uma seqncia na qual h uma fase rpida de reabsoro (duas a trs semanas) e uma fase mais lenta de formao (dois a trs meses). A reabsoro se inicia quando os osteoclastos ligam-se a uma superfcie do osso e secretam substncias que degradam partes estruturais, como protenas colgenas, liberando o ons clcio. Essa atividade forma entalhes e fissuras no osso e, ento, os osteoclastos desaparecem, provavelmente em conseqncia da apoptose celular.

A fase de formao ssea comea quando os osteoblastos, atrados por fatores de crescimento liberados durante a absoro ssea, convergem para a fissura de reabsoro, preenchendo-a ao sintetizar e secretar colgeno e outras protenas sseas. Clcio, fsforo e outros minerais, ento, cristalizam-se em torno da matriz de colgeno para formarem hidroxiapati ta, a parte mais rgida e mineralizada do osso responsvel por 90% da massa ssea. REGENERAO SSEA Em casos de fratura e perda ssea h geralmente necrose de fragmentos sseos por ruptura de vasos. Imediatamente o sistema imunolgico da incio a uma seqncia de eventos distintos caracterizados por 5 fases para reparo do tecido local: hemostasia, Inflamao, calo sseo, mineralizao e remodelamento. HEMOSTASIA - Constitui a fase inicial da reparao e tecidual. caracterizada pelo hematoma causado no stio da leso o ocasionado pela adeso de plaquetas e formao do cogulo. INFLAMAO - Horas aps o trauma h uma expressiva vasodilatao dos vasos e uma hiperemia nos tecidos moles em volta da fratura. Subseqentemente, um exsudato inflamatrio composto por clulas e plasma adiciona-se aos cogulos sangneos iniciais. Os macrfagos remoem o tecido morto e outros debrisnecrticos. Os osteoclastos comeam a mobilizar e remover o osso morto na superf cie da fratura atravs de mecanismos lisossomais. Este processo de remoo do tecido morto continua por dias a semanas, dependendo da quanti dade de tecido envolvido.

Distribuidor

Contedo extrado do catlogo da PROCELL: BETA PRO - Fase pura de Beta - Triclcio Fosfato - TCP

CALO SSEO - Na linha da fratura, originalmente preenchida por sangue e fibrina, forma-se aps poucas semanas o tecido de granulao, constitudo por capilares neoformados, fi broblastos e clulas mesenquimais imaturas e multi potenciais. Estas tm capacidade para diferenciar-se em condroblastos, que, depositando matriz cartilaginosa, originaro o calo cartilaginoso, ou em osteoblastos, que depositam matriz ssea, originando diretamente osso neoformado. O conjunto dos dois tecidos formam o calo provisrio da fratura. MINERALIZAO - Quando maduro, o calo fibrocartilaginoso consiste de uma massa translcida de um tecido fibroso denso, fibrocartilagem e cartilagem. A partir da comea a deposio de cristalitos principalmente de clcio e fsforo preenchendo a matriz cartilaginosa formando uma matriz rgida. Remodelamento - A fase final e mais duradoura da regenerao de um osso fraturado a de remodelagem, na qual o osso fibroso recm formado gradualmente converti do a osso lamelar. O formato do osso remodelado de forma a permiti r a funcionalidade e restaurar a resistncia normal. Os osteoclastos so ativos em remodelar a superfcie externa do osso para diminuir o tamanho do calo. O canal medular similarmente reconstitudo. Durante este perodo, deformidades angulares podem lentamente diminuir ou desaparecer medida que o osso deposita-se sobre a superfcie cncava e removido da superfcie convexa restaurando assim a estrutura ssea original. A IMPORTNCIA DO USO DE ENXERTOS A uti lizao de enxertos nos casos em que a reposio ssea desejada, constitui um fator importante para acelerao e restaurao do tecido sseo original. O BETApro um osteoestimulador que, quando implantado, promove um ambiente bioinspirado (enxerto tem estrutura, tamanho e orientao de poros semelhantes ao tecido sseo) no qual as clulas encontram um ambiente propicio para adeso, diferenciao e proliferao de osteoblastos promovendo a osteognese no stio do defeito sseo. O BETApro funciona como hemosttico estabilizando o cogulo e, quando hidratado apresenta excelente propriedade de adeso no stio cirrgico.

A estrutura cristalina e a morfologia dos gros garantem uma maior molhabilidade na superfcie do enxerto possibilitando o carreamento constante de nutrientes para a estrutura do enxerto, garantindo assim a nutrio das clulas aderidas na estrutura. A matriz do enxerto totalmente absorvvel servindo de suporte mecnico criando um ambiente propcio para a ao das clulas regenerativas nas primeiras fases de reparo da leso e, durante a absoro fornecem ons clcio e fsforo para a formao da nova matriz ssea. REQUESITOS PARA BIOMATERIAIS DE PREENCHIMENTO SSEO O tratamento de leses ou doenas que demandam o uso de biomateriais tm sido aplicadas para melhorar os procedimentos cirrgicos ou para restaurar a perdida funes corporais. Um biomaterial para uso clnico deve apresentar as seguintes propriedades: Biocompatibilidade: Para que a coexistncia biomaterial-hospedeiro no desencadeie reaes adversas ou incontrolveis nos sistemas biolgicos, o material estranho ao corpo humano deve ser biocompatvel.A biocompatibilidade pode ser definida como a compati bilidade de qualquer material (estranho) com um tecido vivo, de modo que no ocorra interao adversa entre ambos (BRANEMARK, 1989). Atualmente no mais se supem que materiais biocompatveis devam ser absolutamente inertes e incuos, mas que as respostas induzidas ao organismo sejam controlveis (WILLIANS, 1987). BIOFUNCIONALIDADE: Pode ser definido como sendo uma capacidade de um dispositivo funcionar com uma resposta apropriada do hospedeiro em uma reao ou aplicao especfica. Conseqentemente um determinado material pode ser biofuncional para uma determinada aplicao e no ter utilidade para outras. Por exemplo, para implantes ortopdicos uma adequada resistncia trao pertinente, j em lentes de contato, transparncia uma propriedade desejada (BENTO, 2000). BIOADESO: A adeso uma propriedade macroscpica que depende da natureza da ligao fsico-qumica em torno da regio interfacial entre os materiais. A bioadeso obtida com o uso de um material bioativo, o qual produz a unio entre o implante e o tecido. O implante precisa ter uma estrutura qumica e superficial micromorfolgica adequada ao tipo de aplicao ao qual ser designado. Para preenchimento de cavidades sseas os requisitos. Distribuidor

Contedo extrado do catlogo da PROCELL: BETA PRO - Fase pura de Beta - Triclcio Fosfato - TCP

OS REQUISITOS DE UM SUBSTI TUTO IDEAL SO: uma porosidade com um dimetro dos poros de cerca de 100 a 400m para permiti r a entrada das de clulas sseas (fi guras 2); biodegradao em uma taxa comparvel formao do tecido osso (ou seja, entre poucos meses e cerca de dois anos), e uma suficiente estabilidade mecnica para modelagem e aplicao no sti o cirrgico. considerado padro ouro para enxertia ssea, enxertos autlogos de osso esponjoso reti rados da prpria cristailaca do indivduo. Porm esse tipo de enxerto geralmente no est disponvel em quantidade suficiente e, por ser um material de origem biolgico so questionados pela possvel causa de infeces, patologias e reaes imunes. Fosfatos de clcio geralmente tm uma excelente biocompatibilidade, isto , eles so bem aceitos pelo organismo e se integram muito bem ao tecido sseo. Hoje, diversos tipos de cermicas fosfato de clcio esto disponveis no mercado para o tratamento de defeitos sseos. A estrutura desses materiais sintticos utilizados como substituto sseo so normalmente baseados em cermicas de Hidroxiapatita-HA, BetaTriclcio Fosfato (-TCP), ou cermicas bifsicas compostas de HA/TCP. A HA mais estvel do que o -TCP sob fisiolgicas condies, j que tem uma baixa solubilidade e lenta reabsoro cintica. Enxertos de HA cristalina ficam presentes em uma cavidade de forma prati camente inalterada aps anos de implantao. O substituto ideal devem ser absorvido no interior do defeito simultneamente com a neoformao ssea.

PUREZA O BETApro um material sinttico de altssimo grau de pureza (99%), para aplicao como substituto sseo em operaes de implante ou reposio de perda ssea. A fase pura que compe o BETApro o Beta-Triclcio Fosfato (-TCP) pertencentes famlia das apatitas conhecida por sua semelhana com as diversas formas de matrizes minerais sseas humanas. ESTABILIDADE No incio da regenerao, no processo inflamatrio, o material deve permanecer estvel. No deve quebrar, dissolver-se e perder estabilidade devido ao de fludos e clulas locais. A microestrutura do BETApro provinda de sua alta cristalinidade foi projetado para resistir a essa ao sistema local nos primeiros dias, evitando assim desintegrao prematura em micropartculas o que provocaria a ati vidade dos macrfagos e clulas polimfi cas multi nucleadas intensificando reaes de defesa imunolgica prejudicando e retardando a regenerao ssea. A Figura 4 ilustra a microestrutura dos gros sinterizados o que confere maior estabilidade ao enxerto. POROSIDADE No BETApro a estrutura cristalina e qumica dos gros, bem como sua porosidade (20 a 600m) foi projetada para se assemelhar aos componentes de fosfato de clcio que compe a matriz mineral do osso humano. Essa faixa de porosidade garante que os gros no tenham uma absoro prematura pela ao dos macrfagos e cria um ambiente favorvel para a ancoragem e proliferao de osteoblastos. O perfil topogrfico mostra uma superfcie rugosa com uma alta rea superficial e um aumento na molhabilidade da superfcie (Figura 5), o que garante a chegada e permeao dos fluidos biolgicos em toda superfcie do enxerto.

Distribuidor

Contedo extrado do catlogo da PROCELL: BETA PRO - Fase pura de Beta - Triclcio Fosfato - TCP

Fig. 4 - Micrografia da estrutura sinterizada do BETApro.

Fig. 5 - Micrografi a da porosidade da rea superf ciel do BETApro.

Fig. 6 - Enxerto Granulado BETApro.

SOLUBILIDADE Com a ao degradativa e oxidativa dada ao longo do enxerto pelos fluidos biolgicos e clulas progenitoras sseas, os mtodos de sntese garantem uma solubilidade homognea ao longo de todo o enxerto criando um gradiente constante de ons clcio e fsforo utilizados no anabolismos das clulas sseas formando a matriz extra celular mineralizada (osso neoformado). FORMAS DE UTILIZAO Antes de aplicar o produto prepare a rea debridando-a de tecido fibroso, necrtico ou fibroso e, no caso de contato direto com osso realizar a decorticao de modo a proporcionar contato direto do enxerto com tecido sseo vivel. Fazer toda a manipulao do stio antes da colocao do BETApro, bem como a irrigao do stio cirrgico. O BETApro deve ser hidratada imediatamente antes de sua aplicao. A seguir a relao de possveis solues de hidratao: Plasma rico em plaquetas (PRP): melhora o ambiente para crescimento celular atravs de fatores de crescimento autlogos; Selante de fibrina autlogo: Plasma concentrado totalmente autlogo, que, combinado com trombina humana (tambm autloga) formam um selante rico em fibrinognio, promovendo homeostasia, alm de prevenir escoamento de fludo da inciso cirrgica; Aspirado de medula ssea: contm clulas progenitoras que auxiliam na formao ssea; Sangue autlogo: por se tratar de sangue do prprio paciente no oferece risco alm de melhorar a propriedade de aplicabilidade; Soro Fisiolgico (soluo salina): opo segura de hidratao; O fechamento do sti o cirrgico deve ser completo e hermtico ao ar e feito de tal modo que alivie toda e qualquer tenso na rea do implante.

ESTUDOS CLNICOS INTRODUO O -TCP conhecido por ser altamente biocompatvel, reabsorvvel e osseocodutivo. Devido a estas propriedades, o -TCP utilizado em muitas aplicaes cirrgicas na medicina e odontologia, para o preenchimento de cavidades sseas que aos poucos vo sendo substitudas pelo osso neoformado. In situ, o -TCP apresenta uma reabsoro dentro de 6 a 24 meses no ps-operatrio. Segue alguns estudos clnicos onde -TCP foi aplicado como substituto sseo em diferentes formas de apresentao (gros e monolitos) mostrando a eficcia de aplicao destes produtos. Metodologia: a pesquisa bibliogrfica foi realizada na base de dados Medline Silverplatter considerada uma das mais completas e que dispe em seu acervo os peridicos mais respeitados na rea de medicina e odontologia. Avaliao de estudos clnicos sobre -TCP em cirurgia ortopdica, a seguir: -TCP na ortopedia em geral Cavidades criadas no momento da remoo de tumores sseos benignos em 18 pacientes foram preenchidas com -TCP granulado e documentado por Nicholas (Nicholas e Lange, 1994). 16 casos foram acompanhados at a completa reabsoro do enxerto e remodelao ssea. Em 12 casos, o processo at a neoformao ssea foi concludo no prazo de 24 meses e, em 4 casos no prazo de 48 meses. Nenhum efeito adverso foi relacionado a implantao do enxerto. Verificou-se que grandes leses cicatrizaram mais lentamente do que as pequenas. Segundo os autores deste estudo, o -TCP pode ser utilizado com segurana e com xito para o enxerto de cavidades ssea provindas de tumores sseos benignos.

Distribuidor

Contedo extrado do catlogo da PROCELL: BETA PRO - Fase pura de Beta - Triclcio Fosfato - TCP

Distribuidor

Contedo extrado do catlogo da PROCELL: BETA PRO - Fase pura de Beta - Triclcio Fosfato - TCP

Distribuidor

Contedo extrado do catlogo da PROCELL: BETA PRO - Fase pura de Beta - Triclcio Fosfato - TCP

Distribuidor

Contedo extrado do catlogo da PROCELL: BETA PRO - Fase pura de Beta - Triclcio Fosfato - TCP

Tratamentos de no consolidao de partes sseas, retardo na unio de mero, tumores benignos ou leses causadas por tumor, osteonecrose, osteocondrite, artrodese no p e tornozelo ps trauma, foram documentadas para 110 pacientes por Galois (Galois, Mainard et al. 2002). Todos os pacientes foram revistos aps um mnimo de 6 meses. A osseointegrao do -TCP foi observada em todos os casos. No foram observados fragmentao e migrao do enxerto, nem encapsulamento fi broso. Em um caso, foi realizada uma bipsia onde foi constatado a crescimento de osso lamelar. A osseointegrao foi mais efetiva em defeitos pequenos. Em grandes defeitos, a falta de clulas osteognicas em regies centrais do enxerto explica o retardo da cicatrizao ssea nessa regio. Os autores tambm relataram 3 infeces em casos de trauma. Os autores no obtiveram concluses sobre as causas das infeces. Cistos sseos foram tratados por Altermatt (Altermatt, Schwobel et al. 1992) em pacientes jovens (5 a15 anos). Os resultados clnicos e radiolgicos resultantes de um acompanhamento a longo prazo (1 a 7 anos) demonstraram a incorporao do -TCP, sem qualquer reao adversa ao material sinttico. Roesgen (Roesgen 1991) relataram o tratamento de defeitos sseos criados na cristailaca com -TCP (gros ou blocos) e outros biomateriais. 30 pacientes receberam implantes -TCP e foram acompanhados por 12 meses no ps-operatrio. Um tecido sseo entre o -TCP foi observado. Poros foram preenchidos com osso lamelar com novos osteons. Gros foram bem osseointegrados, enquanto que os blocos s foram fixados nas extremidades e na superf cie por osso trabecular. Os autores concluram que os gros de -TCP podem ser usados como incremento de material em combinao com osso autlogo. A regenerao do osso pela uti lizao de -TCP foi possvel. Em certos casos, a crista ilaca tambm foi regenerada espontaneamente. Maus (Maus et al. 2003) implantou gros de -TCP na bacia de 12 pacientes que se submeteram a uma osteotomia. Aps avanada reabsoro do enxerto, integrao entre o enxerto e o osso se mostrou bem consolidada nas radiografi as. O crescimento de osso na estrutura do enxerto foi demonstrado por corte histolgico (n = 1), no aparecendo qualquer camada intermediria de fi brose. Doursounian et al. uti lizou enxerto de -TCP em cunhas para defeitos causados por fraturas do plat tibial em 15 pacientes provenientes de acidentes de carro ou quedas cotidianas. Um estudo radiogrfico foi realizado imediatamente aps a cirurgia e no ltimo acompanhamento, para estudar a gravidade das leses. As cunhas de -TCP no apresentram migrao em nenhum dos casos; no houve reabsoro das cunhas aps 2 anos e, na maioria dos casos a absoro foi incompleta, em 38 meses. O autor concluiu que o -TCP oferece as qualidades biolgicas que o tornam o substi tuto sseo escolhido para o preenchimento de defeitos aps fratura proximal da t bia. -TCP CASOS DE TRAUMA McAndrew (MCANDREW, Gorman et al. 1988) relataram o tratamento de 30 fraturas e 13 casos de no-unio ssea (43 pacientes) com gros de -TCP. A maior parte das extremidades inferiores fraturadas (fmur, tbia e calcneo) cicatrizou em uma mdia de 3 meses. Todas as fraturas das extremidades superiores (mero, ulna, radio) foram unidas em uma mdia de 6 semanas. 11 dos 13 casos de no-unio cicatrizaram em 5 meses. A completa reabsoro do -TCP ocorreu dentro de 6 a 24 meses. No entanto, os autores encontraram alguma limitao na efi ccia do -TCP para tratar defeitos em contato com tecidos moles.

24 casos de trauma com defeitos localizados no osso esponjoso, no corti cal e nas duas regies sseas em extremidades superiores e inferiores foram tratados por Galois (Galois, Mainard et al. 2000). Com uma mdia de seguimento de 20 meses, a osseointergrao de -TCP (gros ou blocos) foi considerada excelente em 41,2% dos casos, boa em 29,2% e moderado em 17,4%. No houve encapsulamento fibrosoem nenhum dos casos. A completa reabsoro de -TCP ocorreu em 22 meses. Osso lamelar foi encontrado na estrutura do -tcp aps ensaio histolgico. Os autores sugerem a implantao dos enxertos de -TCP onde apenas esto disponveis condies asspticas, a fi m de evitar complicaes infecciosas. Assim, de acordo com Galois enxertos cermicos no devem ser utilizados para tratamento de fraturas expostas. Concluiu-se que o -TCP foi um bom substituto sseo para o preenchimento de pequenos e mdios defeitos em casos de trauma. -TCP EM CASOS DE COLUNA Escoliose idioptica pode ser tratada pela fuso das vrtebras. Essa fuso pode ser alcanada atravs da utilizao de enxertos de -TCP como substitutos sseos. Muschik (Muschik, Ludwig et al. 2001) relataram o tratamento de escoliose idiopti ca em 9 paciente adolescente com uma mistura de osso autlogo e gros de -TCP. Os pacientes foram acompanhados com pelo menos 24 meses de ps-operatrio. A fuso foi observado aps 6 1 meses. Correo significativa da coluna vertebral foi atingida em todos os pacientes. A reabsoro do -TCP foi completas aps 8 2 meses (estudo feito com base em radiografias). A densidade do osso foi maior no grupo -TCP enquanto no grupo controle, que receberam uma mistura de auto e aloenxerto. No foram observados pseudoartrodeses. Complicaes foram observadas em quatro pacientes, mas no foram relacionados com a utilizao do enxerto sseo. Os autores concluram que o -TCP foi um bom substituto sseo para fuso da espinha dorsal em adolescentes com escoliose idioptica. De acordo com os resultados clnicos e radiolgicos, juntamente com a densidade mineral ssea obtida, a taxa de fuso ssea de -TCP granulado foi semelhante as taxas de fuso ssea para utilizao do enxerto autlogo. Le HUEC (Le HUEC, Lesprit et al. 1997) realizaram fus da espinha em pacientes que sofriam de escoliose idiopti ca. 24 casos foram tratados com uma mistura de partes iguais de -TCP e osso autlogo. Reabsoro de TCP tornou evidente aos 12 meses e foi concluda depois de 2 anos. O TCP foi totalmente substi tudo por tecido sseo normal 2 aps as cirurgias (anlise feita por estudos radiogrfi cos). Estes resultados foram comparveis aos obti dos com aloenxertos, embora com o -TCP houve uma rpida estabilizao nas regies torcica e toracolombar. O -TCP no apresentou quaisquer sinais de rejeio. Nenhum sinal de dor profunda ou infeco foram observados, em qualquer tempo de seguimento (4 anos). Os autores concluram que o -TCP associado com osso autlogo foi uma valiosa alternati va para aloenxertos em artrodese posterolateral. Outros resultados positi vos para a fuso da espinha com -TCP pode ser encontrado em outros estudos (Husson, Le HUEC et al. 1998; Marchesi 2000).

Distribuidor

Contedo extrado do catlogo da PROCELL: BETA PRO - Fase pura de Beta - Triclcio Fosfato - TCP

AVALIAO DE ESTUDOS CLNICOS SOBRE -TCP EM APLICAES BUCOMAXILOFACIAL, A SEGUIR: LEVAMENTAMENTO DO SEIO MAXILAR Zerbo (Zerbo, Bronckers et al. 2001) relataram o desempenho de gros de -TCP no tratamento da atrofia maxilar em um paciente desdentado. Oito meses de ps-operatrio, grande parte dos gros de -TCP foi reabsorvida. Osso e osteides foram encontrados em contato com os gros ainda no absorvidos. Nos ensaios histolgicos no foram detectados sinais de infl amao. De acordo com este estudo, gros de -TCP podem ser usados como material para enxerto sseo para levantamento do seio maxilar. Resultados semelhantes foram encontrados por Szab (Szab, Suba et al. 2001). A elevao do seio foi realizada em 4 casos graves de atrofi a anterior e posterior do maxilar. Este estudo revela que a neoformao ssea foi independente do material uti lizado como enxerto (osso autlogo e -TCP), mas tambm depende bastante da capacidade de regenerao ssea do paciente. Ensaios histolgicos mostraram que aps 6 meses ainda havia pouca quantidade de gros de -TCP. No ocorreram complicaes ps-operatrias em nenhum dos pacientes. Reinhard (Reinhard e Kreusser 2000) tambm relataram um caso sucesso no levantamento do seio maxilar. Ele encontrou um nmero reduzido de casos de complicaes que foram facilmente tratados com o uso de anti biti cos. O -TCP foi, em muitos casos, substitudo por osso lamelar dentro de 6 a 9 meses de ps-operatrio. Aps a formao do novo tecido sseo, implantes j puderam ser ancorados na regio do novo tecido sseo formado. Trisi (Trisi et al. 2003) demonstraram em seres humanos que defeitos arti fi ciais causados no queixo, aps enxerto com -TCP, foi reabsorvido simultneamente com a neoformao ssea, atravs da medio da densidade do osso e histologia. O estudo concluiu tambm que a absoro do enxerto ocorre sem interferncia nenhuma com a formao de matriz ssea. Zerbo (Zerbo et al. 2005), confirmou no presente estudo o potencial osteognico do -TCP parti culado. A causa predominante da degradao atribuda dissoluo qumica por fluidos corpreos, considerando que reabsoro do enxerto pelos osteoclastos desempenha um papel menor. As reas com pouca matriz ssea mineralizada so susceptveis a formao, preenchimento e total substi tuio por tecido sseo. DEFEITOS SSEOS PERIODONTAIS Tratamentos de defeitos sseos periodontais tambm so relatados na literatura. A eficincia dos gros de - TCP inseridos em bolsas periodontais como substituto sseo , o entanto, ambgua. Stahl (Stahl e Froum 1986) trataram oito sti os periodontais com gros de -TCP. As leses foram curadas sem qualquer resposta inflamatria para os gros de -TCP. Os gros foram encapsulados nas paredes de colgeno em oito meses de ps-operatrio. Embora a implantao de TCP permiti u um ganho clnico com o preenchimento do defeito, no houve qualquer evidncia de osteognese. Froum (Froum e Stahl 1987) encontraram resultados semelhantes em outro caso em 18 meses. O paciente, no entanto demonstrou alguns sinais de inflamao.

Baldock (Baldock, Hutchens et al. 1985) encontraram promissores resultados clnicos e radiogrficos em dois pacientes que no houve complicao alguma, mas os ensaios histolgicos no revelaram qualquer sinal de neoformao ssea e osseointegrao. Palti (Palti e Hoch 2002) relatou alta taxa de sucesso do tratamento de periodontites com gros de - TCP em 54 casos. O uso de -TCP permitiu reduzir significativamente a profundidade da bolsa periodontal em 18 meses de ps-operatrio. Aps esse tempo os gros de -TCP foram totalmente substi tudos por tecido sseo. Tais resultados positivos no tratamento da periodonti te foram confirmados em grande escala clnica em estudos de Foitzik Foitzik (Stamm Foitzik e 1997; Foitzik e Staus 1999; Foitzik e Staus1999), independente da utilizao de membranas. OUTRAS APLICAES DE -TCP EM ODONTOLOGIA Gros de -TCP foram usados no tratamento de abcessos periapicais crnicos (Barkhordar e Meyer 1986). No entanto, no caso apresentado, a infeco no pode ser eliminada e foi observada a reabsoro ssea. Os autores concluram que o implante de quaisquer materiais cermicos no deve ser colocado em reas onde infeco bacteriana crnica esteja presente. O PREENCHIMENTO COM GROS DE -TCP EM GRANDES defeitos sseos na mandbula posterior aps a remoo de um cisto foi relatado por Zerbo (Zerbo, Bronckers et al. 2001). Em 9,5 meses, resqucios de -TCP foram encontrados em contato com o osso neoformado. Sinais de inflamao no foram encontrados. A partir deste estudo, concluiu-se que os gros de -TCP foram efi cazes no tratamento de grandes defeitos sseos na odontologia. Palti (Palti e Hoch 2002) relataram o tratamento de leses aps apicectomia, cistectomia e tratamento de defeitos alveolares com gros -TCP. Completa absoro do -TCP e neoformao ssea foi observada no perodo de 6 a 12 meses de ps- operatrio. CASOS DESFAVORVEIS SOBRE O USO DO -TCP Mueller et al. (Mueller et al. 2004) relataram um comportamento desfavorvel do -TCP implantado em um modelo de defeito de fmur em ratos. O -TCP induziu a neoformao ssea e conduziu, no s para o aumento da ati vidade dos osteoclastos e osteoblastos, mas tambm para a alta taxa de converso de -TCP para osso causando um alargamento da medula ssea. Este efeito desfavorvel do aumento da taxa de formao ssea, leva ao deslocamento da medula ssea causando uma instabilidade e, conseqentemente, uma pseudoartrose. Handschel et al. (Handschel et al. 2002) relataram o comportamento desfavorvel dos gros de -TCP na calota craniana de 21 ratos. O estudo histolgico no revelou absoro do -TCP aps 6 meses de implantao. Em todos os tempos estudados o -TCP foi encapsulado por uma fina camada de fibrose, sem a presena de osteoblastos e as caractersticas regulares de mineralizao.

Distribuidor

Contedo extrado do catlogo da PROCELL: BETA PRO - Fase pura de Beta - Triclcio Fosfato - TCP

Rua Engenheiro Carlos Euler, 101 - Lojas 109 / 110 Shopping Santa Mnica Point - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ CEP: 22.793-262 / Tel./Fax: + 55 21 2435-2670

www.classymed.com.br

S-ar putea să vă placă și