Sunteți pe pagina 1din 2

PRADO, Luiz Carlos Delorme, EARP, Fbio S. O milagre brasileiro: crescimento acelerado, integrao internacional e concentrao de renda (1967-1973).

In O Brasil republicano o tempo da ditadura INTRODUO: O DEBATE SOBRE A CRISE ECONMICA BRASILEIRA NO INCIODA DCADA DE 1960 - primeiros anos da dcada de 1960: marcaram o fim de um perodo de crescimento acelerado na economia brasileira - economistas estruturalistas: consideravam que caractersticas herdadas da antiga insero brasileira na economia internacional (exportao de produtos primrios tropicais) e os mecanismos que promoviam a crescente concentrao de renda no Brasil (estrutura fundiria) estavam na origem da perda de dinamismo do desenvolvimento brasileiro; (p. 209-210) - economistas liberais: consideravam que a ideia de reformas de base e de interveno do Estado para superar a crise do desenvolvimento era equivocada, e seria justamente o excesso de interveno estatal e o descaso com a estabilidade econmica as principais razes da persistncia do atraso econmico brasileiro; (p. 212) - esse debate foi resolvido com o golpe militar de 1964, que determinou a vitria da estratgia econmica defendida pelos liberais; A NECESSIDADE POLTICA DO CRESCIMENTO ECONMICO - Mdici: o principal problema do governo era superar o subdesenvolvimento de forma a reduzir a distncia que separa o Brasil dos pases desenvolvidos; (p. 221) - 1971: I Plano Nacional de Desenvolvimento (I PND) prometia transformar o Brasil em nao desenvolvida dentro de uma gerao; O BOOM - a principal marca do milagre foi o carter inesperado das taxas de crescimento; (p. 222) - era politicamente inadivel crescer para esvaziar a oposio ao regime, frustrada com a manuteno do poder militar; (p. 223) - os resultados mais exuberantes foram aqueles obtidos no comrcio exterior, que cresceu muito mais rapidamente que o PIB; (p. 226) - se era inegvel que o Brasil crescia, estes benefcios no se distribuam equitativamente; (p. 228)

CRESCIMENTO ECONMICO SEM EQUIDADE - segundo Celso Furtado e Maria da Conceio Tavares (estruturalistas). A m distribuio de renda era uma caracterstica estrutural do sistema, sem a qual o dinamismo econmico desse perodo no seria possvel; (p. 231) A CONTROVRSIA SOBRE A DISTRIBUIO DE RENDA - a constatao de que a distribuio de renda tinha piorado no Brasil na dcada de 1960 e as denncias dos economistas da oposio mostraram que este era o calcanhar-de-aquiles do governo; - trabalho de Langoni foi a principal defesa do governo crtica quanto concentrao de renda no Brasil segundo ele, haveria um aumento provisrio da desigualdade; (p. 232-233) - modelo brasileiro tinha a caracterstica de ser fortemente concentrador de renda essa seria uma das mais pesadas heranas que o perodo do milagre deixou para o futuro; CONCLUSO - mito da predestinao brasileira para um crescimento econmico sem interrupes ou limites; (p. 235)

S-ar putea să vă placă și