Sunteți pe pagina 1din 9

SEMINRIO TEOLGICO BATISTA POTIGUAR TEOLOGIA SISTEMATICA II 1 MDULO CRISTOLOGIA PR.

ELIABE DE OLIVEIRA E SILVA

JERNIMO VIANA DE MEDEIROS ALVES

CRISTOLOGIA

NATAL/RN 2013

JERNIMO VIANA DE MEDEIROS ALVES

CRISTOLOGIA

Atividade de Teologia Sistemtica para composio de nota na disciplina Cristologia ministrada pelo Pr. Eliabe de Oliveira e Silva.

NATAL/RN 2013

1. Faa uma dissertao sobre a unio hiposttica (das duas naturezas de Cristo) com base na leitura de Erickson e Grudem.

Na teologia de Erickson como na de Grudem a divindade e humanidade de Jesus so apresentadas como um fato consumado e provado, quer seja, pela escritura, pelo testemunho do prprio Cristo e discpulos. Contudo aspectos desta verdade so abordados de forma diferenciada de acordo com o material e ngulo usados pelos autores na construo do arcabouo terico. Quando Erickson aborda a divindade de Cristo com base nas sagradas escrituras ele destaca: a. Fica evidente quando so usadas expresses prprias de uma divindade: Mt 13.41, 1C 12.8-9; 15.10. b. Quando o prprio Cristo declara ter poder de perdoar pecados (Mc 2.5), de julgar a terra Mt 25.31-46, de ser senhor do sbado (Mc 2.27-28) de ser um com Deus (Jo 10.30), bem como, ser preexistente, assim como Deus Pai (Jo 8.58). c. Pela reao dos seus opositores. No especifico quando questionado pelo sumosacerdote se era o Messias (Mt 26.63), ou quando corou no sbado (Joao 5.2-18). Em todas essas ocasies Jesus se considerava Deus e possuidor do direito de fazer coisas que apenas Deus tem o direito de fazer. Para Grudem a divindade de Cristo realada em termos como Theos (Jo 1.1; 1.18; Rm 9.5 e outros), Kyrios (Lc 2.11; 2.18), filho do homem (Mt 16.13; Lc 9.18), em sinais e prodgios realizado pelo Filho do Homem como ao acalmar a tempestade (Mt 8.26.27) ao multiplicar os pes e peixes (Mt 14.19) ao transformar a gua em vinho (Jo 2.1-4). A concluso que se chega de to grande nmero de evidncia que Cristo Deus. Ao tratar da humanidade de Jesus, Erickson diferente de Grudem no dar destaque a doutrina do nascimento virginal. Segundo seu entendimento essa doutrina subsidiaria as demais. Para Grudem essa doutrina importante visto que mostra que a salvao em ltima anlise deve vir do Senhor, que o nascimento virginal possibilitou a unio plena entre a divindade e o humano o que torna possvel a verdadeira humanidade de Cristo sem a herana do pecado.

Erickson alega que Jesus Deus independente do nascimento virginal, bem como, questiona a tese de que estava livre do pecado por ser filho apenas da mulher. Erickson argumenta que a humanidade de Jesus era perfeita, assim como a de Ado e Eva antes da queda e afirma ser a interveno do Espirito Santo de Deus a verdadeira causa de Jesus Cristo no ter herdado a natureza pecadora da raa humana. Prosseguindo em seus argumentos tanto Grudem como Erickson apresentam uma srie de provas bblicas que comprovam a humanidade do nosso Senhor. a. Jesus possua um corpo humano (Lc 2.7, 40,52). b. Jesus possua uma mente humana (Lc 2.52; Hb 5.8; Mc 13.32). c. Jesus possua alma e emoes humanas (Jo 12.27; 13.21; Mt 8.10; Jo 11.35; Hb 5.7 e Tg 1.13). d. As pessoas ao seu redor o consideravam-no apenas humano (Mt 13.53-58). e. Jesus nunca pecou. Nesse item Erickson usa o texto de Hb 4.15 (foi tentado em todas as cousas, nossa semelhana, mas sem pecado) iniciando sua argumentao acerca da humanidade especial de Cristo tanto Erickson quanto Grudem do destaque a natureza humana diferenciada que existia em Cristo. Ele era plenamente humano, no conhecia o pecado, assim como nossos primeiros pais antes da queda. Desta forma satisfazia as condies para o sacrifcio requerido por Deus pelo preo da nossa desobedincia. Ao argumentar sobre esse mesmo ponto Grudem se utiliza da passagem de Jo 8.12 (Eu sou a luz do mundo) para acentuar a fidedignidade e pureza moral de Jesus Cristo. O fato de Cristo ser totalmente humano traz inmeros benefcios a ns outros. Erickson lista alguns destes benefcios: Primeiro, ele nos conhece profundamente, nosso maior exemplo na luta contra o pecado, prova que Deus no totalmente transcendente (Jo 1.14), que a natureza humana boa (quando destituda do pecado) enquanto Grudem destaca sua condio de sacrifcio perfeito pelos nossos pecados (Hb 2.16-17; Cf, v,14) de ser o nico mediador entre Deus e os homens (1Tm 2.5), capaz de cumprir o proposito original do homem de dominar a natureza (Hb 2.8) e por fim para compadecer-se como Sumo Sacerdote (Hb 2.18; Cf, 4. 15-16). A sua experincia humana o capacitou para compreender nossas limitaes. Assim, diante do Pai advoga as causas concernente a seu povo exercendo o papel justificador diante da justia de Deus.

2. Qual o problemas com as seguintes heresias: a) b) c) d) e) Adocionismo Nestorianismo Eutiquianismo Doutrina do Kenosis Encarnao dinmica.

Erickson e Grudem expe de forma didtica as diversas tentativas de compreenso da plena humanidade e divindade de Jesus Cristo ao longo da histria da Igreja. Grudem afirma que as principais concluses acerca das duas naturezas de Cristo, sua combinao e demandas s ganharam corpo a partir do Conclio de Calcednia em 451 d.C. Antes do Conclio surgiram diversas teorias que tinha como propsito buscar definies sobre o tema, mas por serem portadoras de erros teolgicos graves foram descartadas pela igreja sendo deixadas as margens do cristianismo. As principais proposies do perodo e seus enganos foram: Adocionismo, Nestorianismo, Eutiquianismo, doutrina do Kenosis e Encarnao dinmica. O Docetismo defendia a tese que Jesus Cristo s se parecia ser homem, visto que, Deus sendo puro no podia se misturar com a matria que toda m. A imutabilidade da deidade foi outro argumento usado pelos docetistas para reforar a sua tese. Como Deus no pode sofrer variaes ou mudanas a unio com a matria seria improvvel. Apesar dos docetistas afirmarem a divindade de Cristo negavam sua humanidade o que era extremamente prejudicial a doutrina da salvao. Somente um Jesus Cristo humanamente perfeito atenderia a exigncia divina do sacrifcio expiatrio (Hb 2. 14; 1Jo 4.1-3). O Nestorianismo surgiu no sculo V, com Nestrio, bispo de Constantinopla. Os defensores desta doutrina alegavam a existncia de uma conjuno de pessoas em vez de uma unio. Por esse entendimento se conclui que existia um dualismo na pessoa de Cristo. A unidade possvel era a moral e no a orgnica, da sua condio humana est sobre o total controle da divina. Segundo o pensamento nestoriano quem morreu na cruz do calvrio foi Jesus humano e no o divino.

A tese nestoriana entra em choque com a doutrina da salvao, visto que a morte do homem Jesus destitudo da sua divindade seria ineficaz para libertar o homem do pecado e restabelecer a comunho com Deus (Ap 1.12-18). O Eutiquianismo (monofisismo) negava a distino das naturezas em Cristo. Para os adeptos deste pensamento Jesus Cristo s possua uma natureza. A natureza humana de Cristo foi totalmente absorvida pela divina se modificando transformando numa terceira natureza. Segundo utico (defensor desta doutrina e lder de um mosteiro em Constantinopla) Jesus era uma mistura de elementos divino e humano. Para a Igreja o ensino preconizado por utico era danoso a f crist, visto que, deixava em dvida a natureza divina e humana de Jesus Cristo. Se Cristo no era exatamente humano e divino como poderia nos salvar da condenao eterna? O monofisismo no tinha resposta para essa indagao. A doutrina da Kenosis formulada no sculo XIX se propunha explicar como havia se dado a encarnao de Jesus Cristo a partir da expresso [Jesus] a si mesmo se esvaziou (Fp 2.7). Para os defensores desta doutrina a segunda pessoa da trindade deixou de lado seus atributos divinos (oniscincia, onipotncia...) e assumiu, em lugar deles, qualidades humanas. Na verdade a encarnao se constituiu numa troca de alguns aspectos da natureza divina por caractersticas humanas. O amor e a misericrdia permaneceram na natureza de Cristo Deus-Homem. Outro aspecto desta doutrina est associada a alternncia entre o uso de alguns atributos divinos e aes humanas. O problema desta concepo terica no levar em conta as indicaes das escrituras que afirmam ser Cristo plenamente humana e divino e nestas condies ser inaceitvel a eterna alternncia da encarnao do verbo. A Doutrina da Encarnao Dinmica sugere que a presena de Deus em Jesus Cristo no se deu atravs da unio das duas naturezas, mas a presena ativa do poder de Deus no interior do homem Jesus. Ao defender essa tese seus idealizadores fecham os olhos para vrias nfases das escrituras que versam sobre a plenitude de Deus habitando em Jesus (Cl 2.9); a preexistncia de Cristo (Jo 1.18; 8. 58); e a singularidade de sua filiao (Jo 3.16).

1. Apresente e explique os ofcios de Cristo conforme Erickson e Grudem.

Wayner Grudem introduz o tema apresentando o significado de Profeta (aquele que fala em nome de Deus), Sacerdote (aquele que oferece os sacrifcios, oraes e louvores a Deus) e Rei (aquele que governo o povo em nome de Deus) dentro da cultura judaica e sua relao com a obra desenvolvida por Jesus Cristo quando em sua condio de Deus encarnado. A abordagem de Erickson no recai sobre os ofcios de Cristo, mas sobre as suas funes como tais como: Revelao, Governo e Reconciliao. Para Erickson a funo reveladora de Cristo acontece na proporo em que anuncia o Pai e a verdade celestial. Nesse aspecto Cristo foi profeta (Mt 13.57) e como tal foi reconhecido por seus discpulos (At 3.12) e pelo povo em geral (Mt 21.11). Ele mesmo afirmou ser um profeta (Mt 13.57). Quando analisamos as caractersticas de um profeta no Antigo Testamento no podemos deixar de perceber essas mesmas marcas na pessoa de Cristo. A semelhana dos antigos profetas Ele foi enviado por Deus, s que com um diferencial, ele saiu da prpria presena de Deus Pai (Jo 1.18). Em sua funo de profeta declarou destruio e julgamento alm de proclamar as boas novas de salvao para todos que creem em seu nome. Em Mateus 23, encontramos Jesus pronunciando uma palavra de julgamento para os escribas e fariseus e em Mateus 13 descrevendo o reino do cu (boas novas). A funo de governo est explicita em Isaias 9.7, onde so postas as caractersticas do seu reino ou em Hb 1.8 como uma referncia direta ao Salmo 45. 6-7. Erickson esclarece que o reino de Cristo no est advir, como pensam boa parte dos crists, mas j se estabeleceu na terra atravs da obedincia das foras naturais (Jo 1.3) e atravs da sua igreja (Cl 1.18). Finalizando sua abordagem Erickson apresenta a funo expiatria. Essa doutrina tanto orienta sua igreja no que diz respeito aos aspectos coletivos da salvao como aos aspectos futuros. Um Deus justo, santo e exigente inacessvel qualquer esforo humano, tendo em vista a nossa natureza descada. Para reconciliar o homem a Deus o Senhor mandou seu filho Jesus Cristo para cumprir a misso que era impossvel a ns. Assim, Cristo na condio de homem perfeito (sem pecado) foi sacrificado por toda a humanidade. Agora sentado a direita do Pai intercede por ns pecadores por meio da sua justia.

Grudem por sua vez retoma o tema dos ofcios de Cristo e aborda a condio de profeta de forma diversa de Erickson. Para Grudem Jesus no era fundamentalmente um profeta, ou pelo menos, no era visto por todos como tal. Para reforar sua tese Grudem se utiliza de textos como Mt 16.14; cf. Lc 9.8, onde seus ouvintes discutem acerca da sua identidade espiritual, como tambm na ressurreio do filho da viva de Naim (Lc 7.16) ou no da mulher samaritana (Jo 4.19). Em todos esses texto Jesus Cristo sempre gerava estranheza aos seus ouvintes e alvos dos seus milagres. Na condio de sacerdote Cristo apresentado como o sacrifcio perfeito pelo pecado dos homens (Hb 10.4), pela sua condio de nos tornar prximos de Deus (Hb 9.24) e por fim, por cuidar dos seus escolhidos mantendo um ativo ministrio de orao (Hb 7.25). Como Rei foi predestinado para exercer o senhorio sobre o povo de Israel (Mt 2.2), mas, aquiesceu a todas essas tentativas feitas pelo povo (Jo 6.7; 18.36) Apesar de ter se negado a ser rei dos judeus no plano secular, Jesus Cristo Senhor e Rei num plano espiritual (Mt 4.17, 23; 12.28). Diz a Bblia que Deus Pai deu a Jesus maior autoridade sobre a igreja e sobre o universo. Deus o exaltou fazendo -o sentar direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domnio, e de todo nome que se possa referir no s no presente sculo, mas tambm no vindouro. E ps as coisas debaixo dos seus ps e, para ser o cabea de todas as coisas, deu igreja (Ef 1.20-22; Mt 28.18; 1Co 15.25). Toda essa autoridade sobre a igreja e universo ser claramente visualizada pelos homens em sua segunda vida a terra. Deus seja louvado.

BIBLIOGRAFIA

ERICKSON, Millard J. Introduo Teologia Sistemtica, So Paulo: Vida Nova, 1997. GRUDEM, Wayner. Manual de Teologia Sistemtica. So Paulo: Vida Nova, 1999. HOUSE, H. Wayner. Teologia Crist em Quadros. So Paulo: Vida Nova, 1999.

S-ar putea să vă placă și