Sunteți pe pagina 1din 3

INSTITUTO C. G.

JUNG MG1
PROPEDEUTICUM DO CURSO DE FORMAO DE ANALISTAS.

AVALIAO PARCIAL DA DISCIPLINA: EROS. A FUNO PSQUICA DA RELAO, CRIAO E EVOLUO. Docente: Dr. Carlos Alberto Corra Salles.

Nome do aluno:
ORIENTAO BSICA: O trabalho dever ser enviado por email, at o dia 27/06/13, quinta-feira. Caso sejam entregues aps essa data haver perda de 20% da nota. Em caso de nota inferior a 70, haver possibilidade de um novo exame, cujos custos adicionais devero ser pagos pelo examinando. Todos os temas apresentados nesta avaliao so estritamente confidenciais e no podem ser reproduzidos ou divulgados. Estes exemplos so tomados para fins didticos. Na prtica psicoteraputica devem ser considerados todos os dados da vida, associaes e condies de vida. ORIENTAO. Trabalho individual. Questes muito semelhantes s dos demais sero anuladas.
1

Instituto C. G. Jung MG. Todos os direitos reservados.

QUESTO 1: Denis de Rougemont chama a ateno para o fato de o romance ocidental (a chamada love story) tratar do amor ameaado, condenado pela vida. Comente. QUESTO 2: Eurpides distingue um "bom Eros", filho da Afrodite Uraniana, de um "mau Eros", filho da Afrodite Pandmia. Como voc pode discutir esta questo e tambm em relao cultura brasileira? QUESTO 3: Segundo Jung, sob o ponto de vista psicolgico, o oposto do amor o desejo de poder. Comente tambm em relao ao dio. QUESTO 4: A descrio da Inveja por Ovdio foi a seguinte: Quando os portes se abriram a deusa Palas Atena, viu a horrenda figura, que tinha um pedao de carnia na boca. Fazia das vboras o seu alimento. Seus olhos no se fixavam a nenhum lugar. Seus dentes eram corrodos pelo trtaro, jamais vinha luz e suas vestes eram farrapos que mal escondiam seus seios murchos. Vertia blis pela boca e desconhecia o que poderia ser um sorriso. Ao ver o esplendor e a beleza da deusa Palas Atena, a Inveja deu um grito e se contorceu de dor. Comente: QUESTO 5: O termo homossexualismo foi abolido da classificao internacional das doenas em 1973. Contudo, muitas teorias psicolgicas ainda consideram o homossexualismo um desvio, ou algo patolgico. Outros fala em cura. Comente. QUESTO 6: Como voc v a questo da homofobia e da homofobia internalizada na cultura brasileira? Qual sua opinio sobre este tema e como isto ocorre num processo teraputico?

QUESTO 7: Qual a viso de Jung sobre esses e outros relacionamento tambm heterossexuais? Comente.
2

QUESTO 8: Na revista alem, Stern, temos que: "o masoquista no apenas uma vtima que consente algo, pelo contrrio, ele o diretor que pe em cena seu prprio martrio. Comente. QUESTO 9: No TEATRO PERVERSO (termo criado por C. A. C. Salles), segundo Masud Khan, a relao perversa seria um autoerotismo a dois (Cit. Smirnoff, N.R. Psych. p. 192). No qual o perverso se tornaria um frio espectador das aes que realiza por intermdio do outro" (Cit. Masud Khan, .R. Psych. p. 198). Comente. QUESTO 10: Na ndia, em vrios templos construdos sob influncia da Tantra Ioga, h inmeras esculturas de casais (mithuna) se acariciando ou nas mais diversas posies amorosas. Qual a viso de Jung e qual a sua opinio sobre o simbolismo desses templos?

S-ar putea să vă placă și