Sunteți pe pagina 1din 11

Acstica s

Rudo

Captulo
Movimento Vibratrio e Ondulatrio
1. Conceitos bsicos sobre Movimento Vibratrio
1.1 Definies

Movimento Vibratrio ou Oscilatrio: Movimento repetitivo genrico, correspondente a qualquer trepidao ou tremor de um corpo (que se aproxime de um movimento de vai-e-vem). Por exemplo, o movimento das mars, da gua do mar na praia, a trepidao de um terremoto, ou de um impacto. Movimento Peridico : Forma particular do Movimento Vibratrio, em que as oscilaes se realizam em tempos (perodos) iguais. So os mais comuns, por exemplo, o movimento de um pndulo, de um navio, a vibrao de um motor eltrico ou de combusto interna, o movimento das cordas de um violo ou piano, o movimento da membrana de um bumbo, e o movimento de vibrao do ar na presena de um som. Movimento Harmnico Simples (MHS) : a forma mais particular do Movimento Vibratrio. Corresponde ao movimento peridico retilneo, equivalente projeo de um movimento circular uniforme num plano, cuja amplitude em funo do tempo representada por uma senide. So poucos os MHS encontrados na natureza, mas corresponde aos tons puros, como o diapaso e geradores de sinal.

1.2. Elementos de um MHS


A Figura 1.1 mostra a obteno de MHS a partir do Movimento Circular Uniforme (MCU).

= velocidade angular [rad/s]

Fig. 1 MHS a partir de um MCU O Sistema composto por uma mola e uma massa da Figura 1.2 apresenta um MHS.

Acstica s

Rudo

Mola

Massa
Figura 1.2 : Movimento Harmnico Simples A representao grfica do MHS em funo do tempo mostrada na Figura 1.3. Deslocamento : X II

X
I III

A
I t

III

A
IV

T
Figura 1.3 : Deslocamento de um MHS em funo do tempo. Considerando-se a velocidade angular e o raio da circunferncia A, podemos escrever:

=.t
o deslocamento X ser:

X = A . sen X = A . sen [.t] Definies :


Deslocamento (X) : a distncia que separa a partcula da posio mdia da trajetria num tempo t. Tambm pode ser chamado de elongao. Amplitude (A) : a distncia que separa o ponto mdio e os extremos da trajetria. Perodo (T) : o tempo gasto pela partcula para realizar uma oscilao completa. Freqncia (f) : o nmero de oscilaes completas realizada pela partcula em cada unidade de tempo.

Acstica s

Rudo

As seguintes relaes so vlidas:

T = 1/f ; = 2 f ; = 2/T.
As unidades so: T segundo, minuto, hora, etc. f oscilaes/segundo, ciclos/segundo, Hz, etc. radianos/segundo, rotaes/segundo, rotaes/minuto (rpm), etc. X, A metros, milmetros, centmetros, etc. o deslocamento X pode ser escrito:

X = A . sen [.t] X = A . sen [2 t / T] Anlises importantes:


Foras Trocas de Energia Perdas A Velocidade da partcula no MHS mostrada na Figura 1.4. dX/dt = V = A . cos [.t]

Velocidade : V

I III I

Figura 1.4 : Velocidade de um MHS em funo do tempo. A acelerao da partcula no MHS mostrada na Figura 1.5. dV/dt = a = - A2 . sen .t Acelerao : a

Acstica s

Rudo

2
I III I

t 2

Figura 1.5 : Acelerao de um MHS em funo do tempo.

2. O Movimento Ondulatrio
Definio: Movimento Ondulatrio o Movimento Vibratrio que se propaga em meios elsticos. Por meio elstico entendemos aquele que deformado, volta ao seu estado primitivo, logo que cessa a causa deformadora. Ex.: gases, lquidos e slidos. Abalo ou perturbao: se um ponto de um meio elstico contnuo recebe uma modificao qualquer em suas condies fsicas (por ex. um movimento, um impulso, uma vibrao) diz-se que houve uma perturbao ou um abalo. A energia da perturbao se propaga atravs desse meio em forma de ondas, em todas as direes. Eis alguns exemplos de perturbao em meios elsticos: ao tocarmos a corda de um violo, causamos um abalo, que se propaga por toda a corda; ao jogarmos uma pedra na superfcie da gua, a perturbao (em forma de ondas circulares) se propaga por toda superfcie; numa exploso no ar, as ondas sonoras se propagam em todas as direes.

2.1. Formas de Propagao


A propagao da perturbao pelo meio elstico pode acontecer de duas formas: transversal e longitudinal. Propagao Transversal aquela em que o movimento das partculas (em funo do abalo) perpendicular direo de propagao. A Figura 1.6 mostra uma perturbao se propagando transversalmente num meio elstico. pontos ainda no alcanados pelo abalo; pontos em movimento; deixaram de vibrar.

Acstica s

Rudo

Acstica s

Rudo

Propagao Longitudinal aquela em que o movimento das partculas coincide com a direo da propagao (Figura 1.7.).

Figura 1.6: Propagao transversal.

Acstica s

Rudo

Figura 1.7 : Propagao longitudinal Portanto, existem dois tipos de propagao de ondas : transversal e longitudinal. Direo da propagao Direo da propagao Direo da perturbao Direo da perturbao

Acstica s

Rudo

Onda Transversal Figura 1.8 : Esquema de propagao de uma onda.

Onda longitudinal

2.2. Comprimento de onda ()


o espao percorrido pela perturbao, at o ponto em que a partcula passe a repetir o movimento. Tambm pode ser definido como a distncia correspondente a uma oscilao completa. O comprimento de onda representado por . (Figura 1.9).

/2

Figura 1.9 : Comprimento de onda

2.3. Propriedades da propagao das ondas


Reflexo Quando a propagao de um trem de ondas interrompida por uma superfcie delimitadora do meio elstico, ele volta ao meio primitivo, mudando sua direo. Este fenmeno chamado de reflexo. Quando o trem de ondas volta sobre a direo de incidncia, acontece uma sobreposio das ondas. O sistema de ondas resultante chamado de ondas estacionrias. A onda estacionria apresenta alternadamente pontos onde se anula (ns ou nodos), e pontos onde alcana o valor mximo (ventres). Esta onda dita estacionria porque os nodos e os ventre aparecem sempre nas mesmas posies ao longo da onda (Figura 1.10).

Acstica s

Rudo

Ventres Onda incidente Onda refletida

Ns

Figura 1.10: Reflexo de uma onda e formao da onda estacionria Batimento o fenmeno resultante da sobreposio de dois trens de ondas com freqncias muito prximas, se propagando na mesma direo. O trem de onda resultante assume, periodicamente, amplitudes mximas e mnimas, podendo estas serem nulas quando a amplitude dos dois movimentos forem iguais. Ressonncia o fenmeno pelo qual um corpo em movimento vibratrio induz outros corpos, nas proximidades, a vibrarem em concordncia com ele. Esta concordncia corresponde a freqncia e fase. Princpio de Huyghens-Fresnel Num movimento ondulatrio, cada partcula em vibrao se constitui como uma fonte de novas ondas de igual perodo, chamadas de ondas elementares. A perturbao, num ponto qualquer do meio elstico, resultante da sobreposio das ondas elementares. A Figura 1.11 ilustra o princpio de Huyghens-Fresnel:

Ondas elementares Frente de onda de ordem n

Acstica s

10

Rudo
Frente de onda de ordem n+1

Figura 1.11: Princpio de Huyghens-Fresnel. Difrao Difrao a propriedade do movimento ondulatrio de contornar obstculos. propriedade se baseia no princpio de Huyghens-Fresnel. Vamos considerar um trem de ondas que avana sobre um obstculo (Figura 1.12): Esta

Sentido de avano Figura 1.12: Um trem de ondas avanando sobre um obstculo. Ao encontrar o obstculo, as ondas deveriam continuar sua propagao em linha reta, ou seja, as partculas posicionadas atrs do obstculo no deveriam ser afetadas pela perturbao da onda (Figura 1.13).

Crista

Depresso

Acstica s

11

Rudo

Figura 1.13: Propagao de uma onda em linha reta, contra o princpio de HuyghensFresnel. Porm isso (Fig. 1.13) no acontece. obstculo, como na Figura 1.14. Na realidade as ondas se recompem aps o

Sentido de avano Figura 1.14: Recomposio da onda aps o obstculo.

S-ar putea să vă placă și