Sunteți pe pagina 1din 2

O exerccio do direito de queixa para ser tempestivo obedece a um prazo de apresentao, h um prazo legal para exercer o direito de queixa,

sob pena de no ser tempestiva essa apresentao e, por conseguinte, no desencadear o andamento processual penal. Os prazos distinguem-se pela sua classificao, natureza, ou caractersticas. Em termos processuais, referiu o supra citado Acrdo de fixao de jurisprudncia n. 1/11, a propsito de prazo: 9.1 - Podemos definir prazo como o perodo de tempo a que a lei sujeita a prtica vlida de um determinado ato em juzo. Os prazos processuais permitem a coordenao dos diversos atos, sob um ponto de vista temporal, garantindo a celeridade da deciso dos processos, a certeza e estabilidade das situaes jurdicas, o tempo necessrio para a afirmao e defesa dos direitos e a salvaguarda de direitos fundamentais (36) (17). Por isso se pode afirmar que os prazos funcionam no processo como garantia de direito pblico, na medida em que servem a celeridade da deciso dos litgios e o interesse particular, assegurando s partes o tempo necessrio para a afirmao e defesa dos seus direitos (37) (18). 9.2 - Os prazos podem classificar-se de dilatrios, perentrios e meramente ordenadores. Os prazos dilatrios diferem para certo momento a possibilidade de realizao de qualquer ato ou o incio ou continuao da contagem dum outro prazo, enquanto o decurso do prazo perentrio faz extinguir o direito a praticar o ato, salvo o caso de justo impedimento. Trata-se de uma classificao fundada no sentido de limitao temporal que os prazos encerram. Assim, os dilatrios, tambm chamados iniciais ou suspensivos, marcam o momento a partir do qual o ato processual pode ser praticado, enquanto os prazos perentrios, igualmente conhecidos como finais, extintivos ou resolutivos, estabelecem o momento at ao qual o ato pode ser praticado. Os prazos meramente ordenadores estabelecem tambm um limite para a prtica do ato, mas nem por isso os atos praticados aps esse limite perdem validade. Todos os atos processuais esto sujeitos a prazos, que se revestem da maior importncia prtica sobretudo quanto aos atos das partes. Quanto aos do tribunal e da secretaria, o prazo no tem como consequncia a precluso, e da a sua menor relevncia (38) (19). Como refere Germano Marques da Silva (39), em regra, os prazos estabelecidos por lei para a prtica de atos pelo arguido, assistente e partes civis e bem assim pelo Ministrio Pblico, na fase de julgamento, so perentrios, enquanto que a generalidade dos prazos processuais do tribunal, do Ministrio Pblico, na fase de inqurito, e da secretaria so prazos meramente ordenadores (20). 9.3 - Objeto das leis sobre prazos fixar os lapsos de tempo a partir dos quais o ato deve ser praticado (prazos dilatrios ou suspensivos) ou dentro dos quais o ato pode ser praticado (prazos perentrios, resolutivos ou preclusivos) (40). (21) Posteriormente, o Acrdo n. 3/2011, do Plenrio das seces criminais deste Supremo, pronunciando-se sobre a definio da natureza do prazo, explicitou (22):

A definio da natureza do prazo dada pelo artigo 145. do Cdigo de Processo Civil: (nesta parte aplicvel ex vi do artigo 4. do CPP): 1 - O prazo dilatrio ou perentrio. 2 - O prazo dilatrio difere para certo momento a possibilidade de realizao de um ato ou o incio da contagem de um outro prazo, 3 - O decurso do prazo perentrio extingue o direito de praticar o ato. Como refere Artur Anselmo de Castro (20), 'Os prazos funcionam no processo como garantia do interesse pblico, na medida em que servem a celeridade da deciso dos litgios, e do interesse particular, assegurando s partes [aos sujeitos processuais] o tempo necessrio para a afirmao e defesa dos seus direitos. Garantem, alm disso, a coordenao dos diversos atos, sob um ponto de vista temporal', evitando assim, na colorida expresso de Redenti 'sopreposies, inverses, acavalamento de atos', garantindo 'a possibilidade de defesa e lealdade da contradio' e evitando 'que o processo se prolongue ao infinito' (23). Enquanto o prazo dilatrio, tambm conhecido por inicial ou suspensivo, define o momento a partir do qual o ato processual pode ser praticado ou ter incio a sua execuo, em que 'o ato no pode, portanto, ser realizado antes do termo do prazo, tendendo este a interpor um certo espao de tempo entre um ato processual e outros que possam seguir-se (terminus post quem ou ne ante quem)'; o prazo perentrio, tambm conhecido por final, extintivo ou resolutivo, estabelece o momento at quando o ato pode ser praticado, em que o prazo se assume como 'o perodo de tempo dentro do qual pode ser levado a efeito (terminus intra quem).' A fixao (legal ou judicial) de prazos perentrios, funciona como instrumento de que a lei se serve em ordem a levar as partes a exercer os poderes-nus de que so titulares segundo um determinado ritmo. De facto, tais prazos, na medida em que o seu transcurso implica a impossibilidade de praticar o ato, exercem uma acentuada presso psicolgica sobre o sujeito, titular do poder-nus, uma vez que este, para evitar a caducidade de tal poder, ter de adotar um determinado comportamento processual e, consequentemente, praticar o ato dentro dos limites de tempo que lhe so assinalados - (idem, ibidem, p. 50). Em tal teleologia radica, alis, o supra aludido princpio da precluso que se vai traduzir na regra do non bis in idem, na impossibilidade legal de repetio da mesma questo no mesmo processo, ou como refere o brocardo latino bis de eadem re ne sit actio.

S-ar putea să vă placă și