Sunteți pe pagina 1din 61

MINERALOGIA APLICADA AOS MATERIAIS

DEPSITOS MINERAIS - 2a Parte

Profa. Isabel Trannin


isatrannin@feg.unesp.br Guaratinguet - SP 2008

DEPSITOS MINERAIS

Referncias bibliogrficas
Giannini, P.C.F. Depsitos e Rochas Sedimentares. In: Teixeira, W.; Toledo, M. C. M.; Fairchild, T. R.; Taioli, F. (Orgs.). Decifrando a Terra. So Paulo: Oficina de Textos, 2000. Cap. 14, p.285-301. Xavier, R.P. (trad.). Os recursos fsicos da Terra (S238) - Bloco 3. Parte 1. Depsitos minerais 1: origem e distribuio. Traduo de Brown, G. et al. The Earths physical resources - Block 3. Part 1 - Ore deposits 1: Origin and distribution, Campinas, SP: Ed. Unicamp, 1997

DEPSITOS MINERAIS
Volume rochoso no qual substncias minerais esto concentradas de modo anmalo quando comparadas com sua distribuio mdia na crosta terrestre e, em quantidade suficiente para indicar um potencial econmico. Quanto maior o teor destas substncias, mais valioso ser o depsito, pois somente a partir de um valor mnimo de teor que os depsitos podem ser explorados com lucro (Bittencout e Moreschi, 2008).

Caractersticas
1. Geolgicas: descritas por dois parmetros 1.1. Forma 1.2. Arcabouo geolgico 2. Econmicas: 2.1. Contedo em metal ou teor de um depsito 2.2. Dimenses (reserva de metal em milhes de toneladas)

DEPSITOS MINERAIS
1. Caractersticas geolgicas 1.1. Forma
Depsitos disseminados: os minerais de minrio esto finamente dispersos e a baixos teores em grandes volumes de rocha; Depsitos confinados: os minerais de minrios ocorrem concentrados em um pequeno volume de rocha. Depsitos discordantes: so mais jovens que suas rochas hospedeiras (rochas que contm o depsito), geralmente as cortam e mostram relaes angulares com as camadas ou qualquer outra estrutura original da rocha. Depsitos concordantes: podem ou no ser mais jovens que suas rochas hospedeiras e sempre se posicionam paralelamente ao acamamento ou qualquer outra estrutura da rocha.

DEPSITOS MINERAIS
1. Caractersticas geolgicas 1.1. Forma
Depsitos discordantes: as formas mais comuns so os veios que so corpos de formato tabular com orientaes das mais variadas e raramente so paralelos s estruturas das rochas hospedeiras.

a
Confinado

DEPSITOS MINERAIS
1.1. Forma
b

1. Caractersticas geolgicas
Depsitos discordantes: os veios tambm podem afinar-se, espessar-se e bifurcar-se ao longo de sua extenso e, dessa forma, criar muitos problemas para o gelogo de mina. Menos comumente, os veios ocorrem como chamins, que so corpos com formatos mais cilndricos ou cnicos, embora possam parecer corpos irregulares quando vistos em detalhes.

Confinado

DEPSITOS MINERAIS
1. Caractersticas geolgicas 1.1. Forma
c Depsitos discordantes: Um depsito denominado de stockwork quando constitudo por uma trama de veios muito pouco espessos, em vez de um nico veio. Depsitos discordantes com formas pouco definidas so simplesmente designados depsitos irregulares.

disseminado

DEPSITOS MINERAIS
1. Caractersticas geolgicas 1.1. Forma Depsitos concordantes: posicionam-se paralelamente
aos estratos geolgicos. Depsitos estratiformes: tomam a forma tabular dos estratos (d; e). Depsito lenticular: (f) d e f

confinado

disseminado

confinado

DEPSITOS MINERAIS
1. Caractersticas geolgicas 1.2. Arcabouo Geolgico dos depsitos minerais
Pode ser considerado em todas as escalas, desde uma feio global, como a de uma cadeia de montanha, at a escala do prprio depsito.

Depsito hipottico observado: (a) em escala global, (b) escala regional (viso em planta) e (c) escala local (seo geolgica)

DEPSITOS MINERAIS
2. Caractersticas econmicas: dimenses e teores 2.1. Contedo em metal ou teor de um depsito: frao do material explorvel presente na rocha. Assim, se a massa total da rocha for M e a massa do material explorvel nessa rocha m, ento o teor, G, dado pela relao:
G (%) = (m/M) x 100 Ex. Se 1 tonelada de minrio de uma mina contm 20 kg de cobre: G (%) = (20/1000) x 100 = 2%

Observao:

O teor tambm pode ser expresso como quantidade de mineral contido, em vez de metal contido. Ex. se o cobre estiver na forma de sulfeto como a Calcopirita (CuFeS2), o clculo do teor considera as massas atmicas relativas do Cu, Fe e S: 63,5; 56 e 32, respectivamente. Ento, 1 kg de Cu estar contido em [63,5 + 56 + (2x32)]/63,5 = 2,9 kg de calcopirita. Logo, se um depsito contm 2% de Cu, conteria, por exemplo, 5,8% de calcopirita (2 x 2,9).

DEPSITOS MINERAIS
2. Caractersticas econmicas: dimenses e teores 2.2. Teor de corte
teor abaixo do qual a explorao de um dado depsito de minerais de minrio no vivel economicamente. Em alguns casos o teor de corte mais importante que a geologia que determina a forma e a dimenso do corpo de minrio.

O teor explorvel varia de metal para metal


1. O alumnio e o ferro so extrados de minrios com teores que excedem 30% de metal contido; 2. Minrios de ouro contm menos de 0,003% de ouro, teor to baixo que s detectado por meio de equipamentos analticos sofisticados; 3. Minrios de cobre apresentam teor mdio varivel de 0,35 a 1% de cobre. Os minrios que se situam no limite superior so denominados de alto teor e os prximos ao limite inferior de baixo teor;

Teor de corte de depsito mineral disseminado


Minerais dispersos em grande volume de rocha

Reservas de metal disponveis em diferentes teores de corte


Teor de corte (%) 0,8 0,4 0,2 0,1 Reservas de minrio/milhes de toneladas 50 200 800 3.000 teor mdio das reservas (%) 2,0 1,0 0,5 0,25 Reservas do metal/milhes de toneladas 1,0 2,0 4,0 7,5

Obs: Clculo das reservas do metal = reservas do minrio x teor mdio.

Teor de corte de depsito mineral confinado


Minerais concentrados em pequeno volume de rocha

Reservas de metal disponveis em diferentes teores de corte


Reservas de teor mdio das Reservas do minrio/milhes reservas (%) metal/milhes de toneladas de toneladas 4,0 0,04 5,0 0,002 (2000 t) 3,0 0,3 3,3 0,010 (10.000 t) 2,0 0,8 2,5 0,020 (20.000 t) 1,0 1,0 2,2 0,022 (22.000 t) 0,5 1,1 2,1 0,023 (23.000 t) Obs: Clculo das reservas do metal = reservas do minrio x teor mdio. Teor de corte (%)

DEPSITOS MINERAIS 2. Caractersticas econmicas: dimenses e teores


Reservas de metal de depsitos disseminados e confinados
40

30

Depsito confinado de cobre em sulfetos macios Depsito disseminado de cobre porfirtico (33 x >)

20

10

0 3 10

104

105

106

107

108

Dimenso do depsito/toneladas de cobre

Histograma de distribuio das reservas de metal: a tonelagem de cobre em um depsito de cobre porfirtico tpico de 2.106 t (2.000.000 t) comparada com 6.104 t (60.000 t) de um depsito de sulfeto macio tpico, ou seja, cerca de 33 vezes maior.

Principais Tipos Genticos de Depsitos Minerais


Tipo gentico corresponde a grupos de depsitos minerais que tiveram um modo de formao semelhante. Como os depsitos resultam da ao de processos geolgicos comuns, o processo geolgico dominante na gerao do depsito confere sua classificao gentica em: Depsitos minerais exgenos - formao na superfcie da Crosta 1. Depsitos Suprgenos ou residuais: intemperismo 2. Depsitos Sedimentares: sedimentao Depsitos minerais endgenos - formao no interior da Crosta 1. Depsitos Magmticos: Cristalizao de magmas 2. Depsitos Hidrotermais: Solues aquosas aquecidas 3. Depsitos Vulcano-Sedimentares: Atividades vulcnicas de fundo ocenico 4. Depsitos Metamrficos: Metamorfismo (P e T) OBS: Os depsitos minerais so fenmenos geolgicos de ocorrncia rara, em comparao com os tipos de rocha a que esto associados. Portanto, o fato de depsitos minerais de um determinado metal estar associado a certos tipos de rochas, no significa que todas estas rochas contero depsitos minerais.

1. Depsitos minerais exgenos 1.1. Depsitos Suprgenos ou Residuais (intemperismo)

Principais tipos genticos de depsitos minerais


1. Depsitos minerais suprgenos ou residuais (intemperismo)
A gerao desses depsitos est relacionada s alteraes fsicas e qumicas sofridas pelas rochas submetidas ao intemperismo.

Intemperismo, Eroso e Sedimentao


Depsitos Minerais Suprgenos ou Residuais

Intemperismo
O termo intemperismo aplicado s alteraes fsicas, qumicas e biolgicas a que esto sujeitas as rochas na superfcie da Terra. Porm, estas alteraes ocorrem "in situ", ou seja, sem deslocamento do material.

Tipos de intemperismo 1. Intemperismo Fsico 2. Intemperismo Qumico 3. Intemperismo Biolgico

Tipos de intemperismo Intemperismo Fsico

10

Tipos de intemperismo Intemperismo Fsico

Tipos de intemperismo Intemperismo Fsico

11

Tipos de intemperismo Intemperismo Qumico


O principal agente do intemperismo qumico H2O da chuva, que infiltra e percola as rochas. Essa gua + CO2 (ar) = carter cido CO2+ H2O H2CO3 (cido carbnico) H2CO3 H+ + HCO3 HCO3 H+ + CO32 -No solo, a respirao das plantas, pelas razes, e a oxidao da matria orgnica (MO) enriquecem o ambiente em CO2, a gua seu pH ainda mais diminudo (aumenta a acidez); - Quando a degradao da MO no completa, vrios tipos de cidos orgnicos so formados e incorporados s guas percolantes, tornando-as muito cidas e, conseqentemente, aumentando seu poder de ataque em relao aos minerais, intensificando o intemperismo qumico.

Reaes do Intemperismo Qumico


As reaes do intemperismo qumico podem ser representadas pela seguinte equao gentica:

Reaes sujeitas s leis de equilbrio qumico e s oscilaes ambientais

Reaes fundamentais do intemperismo qumico

pH < 5 ambientes frios, onde a decomposio da matria orgnica no total, formam-se cidos orgnicos que diminuem o pH das guas, que se tornam capazes de complexar o Al e o Fe, colocando-os em soluo.

12

Reaes do Intemperismo Qumico

Na hidratao, molculas de gua entram na estrutura do mineral, modificando-a, formando um novo mineral.

Reaes do Intemperismo Qumico

Dissoluo
Alguns minerais esto sujeitos dissoluo solubilizao completa Exemplos: Ca CO3 Ca + CO32NaCl Na+ + ClDissoluo de rochas calcrias

relevos crsticos (cavernas e dolinas)

13

Reaes do Intemperismo Qumico Dissoluo

Reaes do Intemperismo Qumico Hidrlise


Exemplo: os silicatos em contato com a gua sofrem hidrlise

Alterao de feldspato potssico em presena de gua e cido carbnico, com a entrada de H+ na estrutura do mineral, substituindo totalmente o K+. Todo o K+ e parte da slica so eliminados pela soluo de lixiviao. A slica no eliminada recombina-se com o Al no eliminado, formando uma fase secundria argilosa (caulinita)

14

Reaes do Intemperismo Qumico


No caso dos feldspatos potssicos a hidrlise pode ser total ou parcial:

Hidrlise total
Apesar de pouco solvel a slica pode ser totalmente eliminada se as solues de alterao permanecerem diludas, o que acontece em condies de pluviosidade alta e drenagem eficiente dos perfis. O resduo da hidrlise total do feldspato potssico o hidrxido de Al (gibbsita), insolvel nessa faixa de pH.

KAlSi3O8+8H2O (K-feldspato) Al(OH)3+3H4SiO4+K++ OH- (Gibbsita) Obs: alm do Al o Fe tambm permanece no perfil. Ao processo de eleiminao total de slica e formao de oxi-hidrxidos de Fe e Al da-se o nome de alitizao ou ferralizao.

Solubilidade da slica e do alumnio em funo do pH a 25oC. At valores de pH ~ 8 a slica pouco solvel, sua solubilidade aumenta em meios mais alcalinos. O Al praticamente insolvel no intervalo de pH (4,5 - 9,5), e em meios muito cidos ou alcalinos solubilizado como Al3+ e AlO2-, respectivamente.

Reaes do Intemperismo Qumico


Hidrlise Parcial
Em condies de drenagens menos eficientes, parte da slica permanece no perfil, o potssio pode ser total ou parcialmente eliminado. Esses elementos reagem com o alumnio, formando aluminossilicatos hidratados (argilominerais). Em funo do grau de eliminao do K 2 situaes so possveis: 1) 100% do K eliminado em soluo: 2 KAlSi3O8+11 H2O Si2Al2O5(OH)4 + 4 H4SiO4 + 2 K++ 2 OH(K-feldspato) 2) Se parte do K no eliminado em soluo: 2,3KAlSi3O8+8,4 H2O Si3,7Al0,3O10Al2 (OH)2 K0,3 + 3,2H4SiO4 + 2K+ + 2OH(K-feldspato) (esmectita) (caulinita)

Obs: eliminao de 87% do K, 46% da slica e permanncia de todo o alumnio. H formao de silicatos de alumnio, processo denominado sialitizao.

15

Intemperismo Hidroltico na Superfcie da Terra

(Si:Al)

(Si:Al)

Reaes do Intemperismo Qumico Resultado do Intemperismo Hidroltico


Alguma perda de Si e lcalis da rocha inicial; Al e Fe permanecem no perfil; Formao de Aluminossilicatos - argilominerais (sialitizao), que podem ser 1:1 - caulinita (monosialitizao) ou 2:1 - esmectitas (bisialitizao); Em condies extremas, h formao de hidrxidos de Al (alitizao)

16

Reaes do Intemperismo Qumico Oxidao


Alguns elementos podem estar presentes em mais de um estado de oxidao nos minerais, como o ferro nos minerais ferromagnesianos primrios, como a biotita, anfiblios, piroxnios, e olivinas, sob a forma de Fe2+, que liberado soluo, oxida-se a Fe3+ e precipita como um novo mineral, a goethita (xi-hidrxido de Fe).

Reaes do Intemperismo Qumico Oxidao


Lateritas: Formaes superficiais constitudas por oxi-hidroxidos de Al e Fe e por caulinita. Ao conjunto de processos responsveis por estas associaes minerais da-se o nome de Laterizao.

Pode transformar-se em hematita por desidratao 2FeOOH Fe2O3 + H2O goethita hematita

17

Reaes do Intemperismo Qumico


Esfoliao esferoidal: Reaes do intemperismo qumico que ocorrem nas descontinuidades das rochas. As arestas e os vrtices dos blocos rochosos angulosos so mais atacados que as faces, resultando em blocos arredondados.

Distribuio dos Processos de intemperismo na superfcie da Terra

- Hidrxidos de Al (gibbsita) - argilominerais 1:1 (caulinita) - argilominerais 2:1 (p.e. esmectitas)

18

Concentrao de metais por Intemperismo


Depsitos residuais Entre os minerais formados pelo intemperismo qumico, os mais comuns so os argilominerais (caulinita, montmorilonita e ilita), acompanhados por vrios xidos e hidrxidos de ferro, alumnio e titnio. Os ons liberados em soluo so principalmente K+, Na+, Ca2+, Mg2+ e slica (SiO2). Uma tpica reao de intemperismo qumico:
2KAlSi3O8(s) + 2H2CO3(aq.) + H2O = Al2Si2O5(OH)4 (s) + 2K+ (aq.) + 2HCO3- (aq.) + 4SiO2 (aq) feldspato cido carbnico resduo de ons e partculas de slica em soluo potssico em gua de chuva caulinita

Reaes como esta concentram metais:


O alumnio permanece retido nos argilominerais e xidos. Se o teor de alumnio na rocha original de 5%, ento cada 100 g de rocha contm 5 g de Al. Se metade da massa de rocha (mas no o alumnio) perdida em soluo durante o intemperismo, a proporo de alumnio no resduo de 5 g em 50 g ou 10%, 2 vezes o original. Se mais material for perdido em soluo, ento o grau de concentrao ir aumentar ainda mais, at que quantidades econmicas de alumnio sejam concentradas no resduo, originando depsitos residuais.

Concentrao de metais por Intemperismo


Depsitos residuais
O alumnio o metal mais importante extrado de depsitos residuais. Aps o intemperismo qumico, o alumnio concentra-se normalmente no argilomineral caulinita (Al2Si2O5(OH)4). Em climas tropicais, a grande disponibilidade de gua permite o desenvolvimento intenso do intemperismo qumico, de tal forma que a slica removida da caulinita e um hidrxido de alumnio permanece como resduo: (Al2Si2O5(OH)4) (s) + H2O = 2Al(OH)3 (s) + 2SiO2 (aq) caulinita + gua = hidrxido de Al + slica removida em soluo (Gibsita) Na prtica, o produto final do intemperismo no o hidrxido puro, mas uma mistura de xidos e hidrxidos de Al com composio mdia de Al2O3.2H2O, conhecido como bauxita (principal minrio de alumnio). Ferro e titnio tambm permanecem em xidos e hidrxidos, como impurezas, juntamente com slica. O minrio tpico utilizado na produo de alumnio tem a seguinte composio: mais de 50% de Al2O3; menos de 5% de SiO2; 3-20% de Fe2O3 e menos de 3% de TiO2.

19

Concentrao de metais por Intemperismo


Depsitos residuais
Laterita: A maioria das rochas contm grande proporo de ferro, de modo que o resduo normal do intemperismo tropical a laterita, material vermelho brilhante que pode conter concentraes de ferro similares a de alumnio. Para encontrar bauxita pura no podemos procurar somente por rochas que tenham sofrido intenso intemperismo qumico, mas que tenham tambm pouca quantidade de ferro e titnio. Interessante: Grande parte dos depsitos de bauxita derivada do calcrio, que tem uma composio bsica de CaCO3. Na realidade pequenas quantidades de argilominerais em calcrio contribuem normalmente com cerca de 1% de Al2O3, porm muito pouco ferro. Observao: o calcrio muito susceptvel ao intemperismo qumico, pois a calcita levemente solvel em gua de chuva. A bauxita pode acumular-se mais rapidamente a partir do calcrio que de uma rocha cristalina constituda por silicatos, embora esta ltima possa conter at 10 vezes mais alumnio. Apesar disso, os granitos esto entre as principais rochas fontes de minrio de bauxita, j que possuem ferro em pequena quantidade.

Fatores que controlam a alterao intemprica

1. Material Parental: tipo de rocha e minerais constituintes 2. Clima 3. Topografia 4. biosfera 5. Tempo

20

Fatores que controlam a alterao intemprica


Material Parental Rocha-me

Fatores que controlam a alterao intemprica


Natureza dos minerais constituintes: uma rocha grantica (rica em quartzo) mais resistente ao intemperismo que uma rocha carbontica (rica em calcita).

21

Fatores que controlam a alterao intemprica


Clima: o fator que isoladamente mais influencia no intemperismo,
determina a natureza e a velocidade das reaes qumicas numa dada regio (temperatura e precipitao).

Ocorrem com maior freqncia na regio intertropical, onde os processos intempricos so mais intensos. So comuns, e importantes no Brasil, onde os climas equatorial e tropical favorecem sua formao.

22

Fatores que controlam a alterao intemprica Precipitao pluviomtrica

Fatores que controlam a alterao intemprica


Temperatura, pluviosidade e vegetao

23

Fatores que controlam a alterao intemprica Topografia


Regula a velocidade do escoamento superficial da gua pluvial e, portanto, a gua que infiltra nos perfis. Quanto maior a infiltrao e percolao da gua no perfil, mais eficiente ser o intemperismo

Fatores que controlam a alterao intemprica


Biosfera
A qualidade da gua influenciada pela ao da biosfera. Por exemplo, a decomposio da matria orgnica e a respirao das razes libera CO2 e reduz o pH, havendo formao de cidos orgnicos.

24

Fatores que controlam a alterao intemprica


Tempo
Depende da susceptibilidade dos constituintes minerais e do clima. possvel calcular a velocidade do intemperismo por balano de massa: - Valores mdios de 20-50 m de espessura por milho de anos em climas tropicais; - Valores de mm de espessura em 10.000 anos em climas frios; 1,8m/4ka em clima tropical

Produtos do Intemperismo
Horizonte O

Horizonte A Zona de lixiviao

Horizonte B Zona de acumulao

Solos (manto de intemperismo) e Depsitos Minerais Suprgenos

Horizonte C

Rocha

25

Produtos do intemperismo de rochas


Solo: produto do intemperismo de rochas (pedognese)

Produtos do intemperismo de rochas


Mapa de solos do continente americano

(Argissolo terra roxa)

(Solos orgnicos) (Neossolo) (Latossolo) (Argissolo)

26

Produtos do Intemperismo Latossolo

Depsitos Minerais Suprgenos: - Al: depsitos de bauxita - Mn, Ni, fosfatos, U, caulim, areia quartzoza; - Cobre: depsitos de enriquecimento suprgeno (secundrio), atuando sobre suas mineralizaes a baixo teor, como nos depsitos de cobre porfirtico, com muitos exemplos na cadeia andina.

27

Produtos do intemperismo de rochas


Depsitos laterticos do Brasil

Par, Amap, Mato Grosso do Sul, Gois, Minas Gerais

Produtos do intemperismo de rochas


Depsitos laterticos do Brasil

28

Produtos do intemperismo de rochas


Depsitos laterticos do Brasil
Os processos genticos que atuam na formao de um depsito latertico so: 1) Preservao do mineral primrio, de interesse e sua concentrao por acumulao relativa, devida perda de matria do perfil durante a alterao. O mineral resistente ao intemperismo e permanece no perfil. Ex: depsitos de fosfato (concentrao de apatita), de cromo (cromita), de estanho (cassiterita), de ferro (hematita), etc. 2) Destruio do mineral primrio e formao de minerais secundrios, mais ricos que os primrios. Ocorre com elementos de baixa solubilidade (Ti e Al), que formam minerais secundrios, como gibbsita e anatsio. Tambm ocorre com minerais solveis que migram no perfil de alterao e se precipitam como fases secundrias nos horizontes que apresentem condies propcias. Ex: minrio de Ni (goethita niquelfera) e de Mn (psilomelano e pirolusita). OBS: depsitos de ouro, o minrio formado pelos dois processos em conjunto, havendo mistura de partculas de ouro primrio e de ouro secundrio.

Produtos do intemperismo de rochas


Depsitos Residuais Primrios
Ocorrncia: Devido a importncia da remoo de slica durante o processo de intemperismo qumico, os depsitos de bauxita formam-se em climas quentes e midos, especificamente em plancies de regies tropicais da Austrlia, do Caribe, Amrica do Sul e frica.

Alm dos depsitos de bauxita, depsitos residuais de nquel, ferro e fsforo tambm so formados quando os tipos certos de rochas estiverem expostos na superfcie da Terra e quando as condies climticas forem favorveis para a lixiviao dos produtos solveis resultantes do intemperismo.

29

Produtos do intemperismo de rochas


Depsitos de enriquecimento secundrio

Nem todos os metais participaro do enriquecimento secundrio, j que para isso precisam ser solveis durante o intemperismo qumico e insolveis sob as condies redutoras (menos oxignio disponvel) que prevalecem abaixo do lenol fretico. O enriquecimento secundrio pode ocorrer por reaes como: CuFeS2 + Cu2+ (aq) = 2CuS (covelita) + Fe2+ (aq) CuFeS2 + 3Cu2+ (aq) = 2Cu2S (covelita) + Fe2+ (aq)

> 2% cobre

Produtos do intemperismo de rochas


Depsitos laterticos do Brasil
Como o Brasil est situado quase todo na faixa tropical do globo, as condies para o intemperismo latertico favorecido, resultando em 75% do territrio nacional coberto por formaes laterticas, que esto ausentes apenas na regio Nordeste (clima semi-rido) e na regio Sul (clima subtropical). As formaes laterticas comportam inmeros depsitos, que contribuem com cerca de 30% da produo mineral brasileira, excluindo o carvo e o petrleo.

30

Depsitos laterticos Minrio de Ferro

Mina a cu aberto - Minas do Camaqu (RS)


Minerao de cobre das Minas do Camaqu, situada no 3 distrito de Caapava do Sul - RS

31

1. Depsitos minerais exgenos

1.2. Depsitos Sedimentares

Depsito Sedimentar
o local onde os sedimentos se acumularam, e ento sofrem a diagnese gerando a rocha sedimentar rica em substncias teis. Os depsitos sedimentares so organizados em sistemas deposicionais, de acordo com os ambientes nos quais foram depositados (bacias sedimentares continentais ou marinhas).

32

Intemperismo, Eroso e Sedimentao


Depsitos Sedimentares

O termo vasa designa um sedimento fino, lamoso

33

Processos sedimentares
1. Pelo intemperismo so produzidos os sedimentos na reafonte. 2. Agentes geolgicos (gua da chuva, vento, etc.) promovem a remoo dos sedimentos por eroso 3. Transporte dos sedimentos da rea-fonte at o local de deposio denominado bacia sedimentar

rea fonte Intemperismo Sedimento Eroso Transporte Deposio Bacia sedimentar (continental ou marinha)

Processos sedimentares

Estratificao

LITIFICAO
4. Litificao: na bacia sedimentar os sedimentos so convertidos em rochas, por um conjunto de processos conhecidos como diagnese que inclui: 1) Compactao dos sedimentos e expulso de gua; 2) Precipitao de minerais nos poros e cimentao e; 3) Reaes qumicas a baixas ToC e presses entre solues aquosas e rocha.

34

Depsitos Sedimentares 2 grupos:


- Depsitos sedimentares detrticos depsitos de plcer - Depsitos sedimentares qumicos
Esses depsitos decorrem do transporte de substncias teis pelos agentes geolgicos superficiais e da subseqente deposio mecnica (depsitos de plcer) ou da precipitao qumica (depsitos qumicos) das substncias transportadas em lagos, deltas, linhas de praia, plancies aluvionares, plataforma continental, etc.

Depsitos Sedimentares
Grupo economicamente importante e diversificado de substncias que incluem, Fe, Mn, metais bsicos, rochas carbonticas, evaporitos, ouro, fosfato, gibsita, cassiterita e os combustveis fsseis (petrleo, carvo, gs natural), gerados em ambientes sedimentares. Os depsitos sedimentares normalmente se alojam em horizontes rochosos particulares de seqncia sedimentar hospedeira, que correspondem a algum tipo de controle sedimentar, litolgico ou estratigrfico.

35

Sedimentos: produtos do intemperismo


Em geologia, chama-se sedimento ao detrito rochoso resultante da eroso, que depositado quando diminui a energia do fluido que o transporta como a gua, o gelo ou o vento. 1. Sedimentos clsticos, detrticos ou mecnicos: formados de fragmentos de rochas pr-existentes. 1.1. Macroclsticos (psefitos e psamitos): os psefitos constituem de gros do tamanho de seixos e os psamitos de gros do tamanho da areia. 2.2. Microclsticos (pelitos): grego pelos = lama. Sedimentos formados por gros do tamanho de silte e argila. 2. Sedimentos qumicos: originados pela precipitao de solutos ou pela evaporao da gua (evaporitos). 3. Sedimentos biognicos: formados pela precipitao de minerais a partir de processos orgnicos, ou pelo acmulo de biodetritos (restos de organismos).

Tipos de Intemperismo
Intemperismo fsico: simplesmente desintegra a rocha em fragmentos menores (sedimentos detrticos, clsticos ou mecnicos) Intemperismo qumico: concentra os metais. Ocorre porque os principais minerais de rochas so instveis nas condies da superfcie da Terra. Os minerais se alteram para novos minerais estveis nas novas condies e os ons no acomodados nas estruturas desses minerais so liberados em soluo (sedimentos qumicos).

36

Contraste entre intemperismo qumico e fsico


CLIMA RIDO
Predomina intemperismo qumico Resduos do intemperismo Argilominerais + xidos

CLIMA MIDO

Predomina intemperismo fsico Fragmentos de rochas frescas

ons transportados em soluo (gua subterrnea)

Assim, com a ao do intemperismo tem-se


Sedimentos detrticos ou clsticos
Os minerais (gros residuais) que resistiram ao intemperismo

Os minerais neoformados, gerados com o intemperismo (argilominerais + oxi-hidrxidos de ferro, mangans e alumnio)

Componentes qumicos em soluo

Sedimentos qumicos

37

Aspectos importantes dos sedimentos clsticos e qumicos:


Os sedimentos qumicos e clsticos caminham juntos durante o transporte sedimentar; Existem depsitos sedimentares essencialmente clsticos, essencialmente qumicos ou mistos. As condies do ambiente durante a sedimentao e o tipo de material disponvel governam o tipo de sedimento final.

Aspectos importantes dos sedimentos clsticos e qumicos:


Os sedimentos qumicos e clsticos caminham juntos durante o transporte sedimentar; Existem depsitos sedimentares essencialmente clsticos, essencialmente qumicos ou mistos. As condies do ambiente durante a sedimentao e o tipo de material disponvel governam o tipo de sedimento final.

38

Caractersticas dos sedimentos


Dependem da composio da rocha, do agente de transporte, da durao do transporte e das condies fsicas da bacia de sedimentao.
Plagioclsio Na0-1Ca0-1Al1-2Si2-3O8 (Tectossilicato)

Granito (rocha gnea)

Biotita K2(Mg,Fe)3AlSi3O10(OH,O,F2) (Filossilicato)

Quartzo SiO2 (Tectossilicato) Anfiblio (Na,K)0-1Ca2 (Mg,Fe2+,Fe3+,Al)5 (Si,Al)8O22(OH) 2 (Inossilicato de cadeia dupla)

K-Feldspato KAlSi3O8 (Ortoclsio tectosilicato)

Intemperismo atuando sobre um granito


Quartzo H4SiO4

K-feldspato caulinita Al(OH)3 SiO2 H4SiO4 K+ OHBiotita ilita esmectita caulinita oxi-hidrxido Al-Fe SiO2 H4SiO4 K+ Fe 2+ Mg 2+ Plagioclsio caulinita Al(OH)3 SiO2 H4SiO4 Na+ Ca2+ OHAnfiblio esmectita caulinita oxihidrxido Al-Fe K+ Na+ Ca2+ Fe2+ Fe3+

39

Processos Diagenticos - Transformando sedimentos em rochas e depsitos sedimentares


Diagnese:
Conjunto de transformaes que o depsito sedimentar sofre aps sua deposio. Ocorre quando os minerais se tornam instveis resultantes das mudanas das condies fsicas e/ou qumicas em busca de novas condies de equilbrio.

Para muitos autores, os principais processos diagenticos so: 1. compactao (peso do material acumulado) 2. recristalizao 3. dissoluo 4. cimentao 5. Autignese 6. substituio 7. bioturbao

Processos Diagenticos - Transformando sedimentos em rochas e depsitos sedimentares


1. Compactao
A compactao o processo de reduo da espessura ou volume das camadas de sedimentos devido ao aumento da presso litosttica, durante o soterramento das camadas sedimentares.

A compactao mecnica se processa no local de deposio devido s mudanas fsicas dos gros, como: a) deslizamento e rotao; b) deformao plstica e elstica; c) fraturamento e quebra dos gros. A compactao qumica, por sua vez, compreende: dissoluo por presso

40

Processos Diagenticos - Transformando sedimentos em rochas e depsitos sedimentares


2. Dissoluo
Produz compactao por perda de volume. Os minerais vulnerveis ao pH da gua intersticial so dissolvidos totalmente. Olivinas, piroxnios, anfiblios e feldspatos, que tm comportamento instvel nas condies exgenas, so os minerais mais afetados.

Dissoluo por presso

Processos Diagenticos - Transformando sedimentos em rochas e depsitos sedimentares


3. Recristalizao

Representao esquemtica de carapaas carbonticas de pelecpodo (ostra) sofrendo dois tipos de recristalizao diagentica: neomorfismo e substituio

Recristalizao diagentica: formao de minerais estveis a partir de outros instveis. Ex.: aragonita calcita (polimorfos de carbonato de Ca - neomorfismo) calcita slica (alterao qumica drstica - substituio).

41

Processos Diagenticos - Transformando sedimentos em rochas e depsitos sedimentares


4. Substituies As substituies ocorrem quando um novo mineral substitui outro, preexistente, in situ. As substituies podem ser:
1. Albitizao: o processo de substituio que envolve o plagioclsio (feldspato rico em Na). 2. Pseudomrfico: quando um mineral substitudo por outro mantendo a forma antiga. 3. Alomrfico: refere-se ao um antigo mineral substitudo por um novo. Quartzo, feldspatos, calcita, dolomita e opala

mais importantes

Processos Diagenticos - Transformando sedimentos em rochas e depsitos sedimentares


5. Cimentao

Fotomicrografia de rocha carbontica

Precipitao de substncias qumicas dissolvidas na gua intersticial. Os cimentos mais comuns: silicosos (quartzo, calcednia, opala); carbonticos (calcita, ankerita, siderita); frricos e ferrosos (pirita, marcassita, goethita, hematita); aluminossilicticos/argilominerais (clorita, caulinita, ilita e esmectita).

42

Processos Diagenticos - Transformando sedimentos em rochas e depsitos sedimentares


6. Autignese
Este processo, por vezes, se confunde com a substituio, uma vez que a substituio implica na precipitao de uma nova fase mineral no espao do dissolvido. Esta nova fase pode ser formada por: - Reaes envolvendo fases presentes nos sedimentos; - Por precipitao de sais introduzidos por uma fase fluida, ou; - Pela combinao de dois ou mais processos, ou mesmo, pela interao de outras fases, inclusive o intemperismo, a cimentao e as substituies; Os minerais autignicos, formados por precipitao direta, podem ser: Silicatos (quartzo, feldspatos potssicose minerais de argila). Carbonatos (calcita e dolomita). Minerais evaporticos (sulfatos, cloretos e outros), alm de muitos outros.

Processos Diagenticos - Transformando sedimentos em rochas e depsitos sedimentares


7. Bioturbao

Aspecto de bioturbao

43

Exemplos de processos diagenticos

Fatores que controlam a Diagnese


1. Textura - tamanho (granulometria)
A rea especfica se refere relao entre a rea superficial do mineral e a unidade de peso. Assim sendo, quanto maior a rea em contato com os fluidos maior a reatividade dos minerais. reas especficas de alguns minerais

Quartzo (silicato) Esmectita (mineral 2:1) Ilita (mineral 2:1- mica hidratada) Clorita (mineral 2:1) Caulinita (mineral 1:1)

44

Fatores que controlam a Diagnese


2. Temperatura A temperatura um agente importante nas reaes minerais durante a diagnese. Ela atua como aceleradora das reaes e tambm vibiabiliza certas reaes diagenticas.

Fatores que controlam a Diagnese


3. Fluidos Percolantes
guas metericas: so as guas alimentadas pela superfcie e que so influenciadas pelos agentes atmosfricos. As guas que ficam retidas nos sedimentos, aps sua deposio so conhecidas por conatas . guas de compactao: so as guas que esto associadas ao processo de compactao das camadas e que perderam o vnculo com as condies superficiais. Grande parte destas guas provm da compactao das camadas sedimentares durante o soterramento. guas termobricas: so as guas que circulam nas partes mais profundas das bacias sedimentares, onde as presses e temperaturas so maiores.

45

Fatores que controlam a Diagnese


3. Fluidos Percolantes em reas diagenticas

Fatores que controlam a Diagnese


4. Presso

46

Fatores que controlam a Diagnese


5. Salinidade
A salinidade extremamente importante no controle das propriedades das guas circulantes. A salinidade exerce influncia direta nas propriedades qumicas das guas circulantes. guas muito salgadas alteram o pH das solues, e, conseqentemente tambm a solubilidade da slica, da calcita e de certos tipos de cimentos.

Classificao dos depsitos sedimentares


Os processos diagenticos modificam a textura e a mineralogia dos gros, alteram a forma e a taxa de porosidade e criam novos componentes mineralgicos, sob a forma de cimentos. Em funo disso, os depsitos sedimentares so classificados em deposicionais ou primrios (formados na deposio em si) e diagenticos ou secundrios (originados na diagnese), que contm os cimentos.

47

Exemplos de depsitos Sedimentares


Depsito de Plcer: Concentrao mineral por transporte fsico e deposio
A formao dos depsitos de placer ocorre pela liberao dos minerais estveis do intemperismo e a sua concentrao em stios especficos pela ao da gravidade e resistncia ao intemperismo qumico das fases transportadas. Essas fases resistentes podem ser o ouro, platina, cassiterita, magnetita, cromita, ilmenita, rutilo, cobre nativo, gemas, zirco, monazita e fosfato.

Podem formar-se: - ao longo de drenagens dos rios (depsitos aluvionares) - ao p de encontas (depsitos eluvionares) - por ao do mar (ao longo de praias) - por ao do vento (depsitos elicos)

Obs: os mais importantes so os depsitos aluvionares (ouro, pirita e uraninita)

Exemplos de depsitos Sedimentares


Depsito de Plcer: Concentrao mineral por transporte fsico e deposio
Embora os depsitos de plcer fluviais sejam os mais freqentes, os agentes de concentrao podem ser tambm marinhos, elicos, glaciais, etc. Nas plancies litorneas da costa oriental do Brasil, desde o norte do Rio de Janeiro at a Bahia, ocorrem depsitos de placer praiais de areia monaztica e ilmentica, formados por retrabalhamento marinho de sedimentos continentais da Formao Barreiras.

Praia do forno em Bzios (RJ). A cor rsea das areias deve-se elevada concentrao de granada, proveniente das biotitagranadas xistos que circundam a praia. Foto: P.C. Giannini.

48

Depsitos Sedimentares Especiais


Evaporitos: precipitados por evaporao de gua salgada em associao com gipsita, silvita, anidrita, calcita e componentes detrticos como areias e argilas.

Salina (sal-gema)

(A) Halita chevron , Salinas da Lagoa de Araruama, RJ.

Depsitos minerais formados por processos superficiais 2. Concentrao de metais por transporte fsico e deposio
O Transporte fsico pode ocorrer pelo vento, pelo gelo e, principalmente, pela gua e selecionar sedimentos com diferentes granulometrias. A energia do meio o principal fator controlador para a seleo dos sedimentos a serem transportados, ou seja, so as mudanas na energia do meio que selecionam os gros. Ex. A energia da gua em enxurrada maior do que a de uma chuva fina

49

Depsitos minerais formados por processos superficiais 2. Concentrao de metais por transporte fsico e deposio
2.1. Depsitos de plceres Formam-se pela concentrao de partculas minerais densas em gua originadas do intemperismo fsico de rochas cristalinas e de depsitos minerais preexistentes na superfcie da terra. Os minerais devem satisfazer certos critrios para serem concentrados em depsitos de plceres: 1) alta dureza e resistncia abraso; de forma a no se tornarem partculas muito finas e sofrerem disperso; 2) alta densidade, pois assim sero separados dos silicatos comuns 3) insolveis e estveis em condies oxidantes Os depsitos de plceres podem ocorrer em lagos, rios e esturios e nas margens continentais, mas so raramente encontrados a distncias maiores do que algumas dezenas de km da fonte.

Depsitos minerais formados por processos superficiais 2. Concentrao de metais por transporte fsico e deposio
2.1. Depsitos de plceres
Minerais concentrados em depsitos de plceres (densidade e dureza altas)

* As densidades dos minerais formadores de rochas varia de 2500 a cerca de 3000 kg m-3 ** Medida pela escala de Mohs, que varia de 1 a 10

50

Depsitos minerais formados por processos superficiais 2. Concentrao de metais por transporte fsico e deposio
2.1. Depsitos de plceres Metais mais comuns extrados de depsitos de plceres Metal Mineral de minrio Densidade do mineral Berlio Berilo, (Be3Al2(SiO3)6 2,7 2,8 Titnio Rutilo, TiO2 4,2 Crmio Cromita, FeCr2O4 4,6 Zircnio Zirco, ZrSiO4 4,68 Mangans Hausmanita, Mn3O4 4,78 Ferro Magnetita, FeO4 5,18 Trio Torianita, ThSiO4 5,0-5,3 Nibio Columbita, FeNb2O6 5,2-7,9 Tntalo Tantalita, FeTa2O6 7,9-8,2 Elementos de terras raras Ex. Monazita, CePO4 4,8-5,5 Estanho Cassiterita, SnO2 6,8-7,1 Mercrio Cinbrio, HgS 8,1 Cobre Cobre nativo, Cu 8,9 Prata Prata nativa, Ag 10,5 Ouro Ouro nativo, Au 15-19,3 Platina Platina nativa, Pt 14-19

2. Concentrao de metais por transporte fsico e deposio


2.1. Depsitos de plceres
Rochas regionais fontes de metal Terrao de cascalho redepositado Juno de rios Meandros de rios

Cachoeiras

Rocha dura corredeiras abertura na rocha

praia de tempestade

Ambientes 1 a 4: partculas pesadas so retiradas junto com sedimentos, enquanto a gua do rio carrega os silicatos mais leves. Ambientes 5 e 6: resultantes de diminuio na velocidade da corrente da gua, permitindo deposio seletiva de partculas mais pesadas. No ambiente 5 uma corrente rpida de gua encontra-se com outra mais lenta. No 6 a corrente mais lenta no interior do meandro do rio. Ambiente 7: partculas pesadas so retidas em praias de tempestade (formadas durante as chuvas de vero).

Importante: ocorrem em maioria sob a forma de areia solta ou cascalho, sendo, portanto, de fcil extrao e separao dos minerais de minrio (grande valor).

51

Depsitos minerais formados por processos superficiais 2. Concentrao de metais por transporte fsico e deposio
2.1. Depsitos de plceres
Depsitos de plceres fsseis: que j foram inconsolidados, porm, com o tempo foram soterrados e sofreram litificao (transformao em rocha sedimentar). Apesar de no serem numerosos, so de grande valor econmico.

Exemplos
1. O mais conhecido o distrito aurfero de Witwatersrand na frica do Sul, que j contribuiu com mais de 50% da produo mundial de ouro, alm de quantidades significativas de prata e urnio) desde que se iniciou a minerao, no final do sculo XIX. 2. Distrito de Elliot Lake, em Ontrio, Canad, que figura como uma das maiores fontes de urnio do mundo.

Depsitos minerais formados por processos superficiais


3. Concentrao de metais por transporte qumico e deposio
A precipitao de metais a partir de guas superficiais no to diferente da que ocorre a partir de solues hidrotermais, portanto, os critrios para a formao de minrios so aplicados para ambos os casos. Dos critrios necessrios para a formao de depsitos hidrotermais somente a fonte de calor (decrscimo de temperatura) no se aplica formao de precipitados qumicos.

A precipitao de metais ocorre por meio de um destes 3 mecanismos:


a. Floculao b. Adsoro c. mudanas na qumica do meio transportador c.1. Acidez c.2. Potencial de oxidao

52

Depsitos minerais formados por processos superficiais


3. Concentrao de metais por transporte qumico e deposio
a) Floculao a maneira de depositar material transportado como partculas coloidais, que quando ficam em suspenso em solues muito diludas so mantidas dispersas em virtude de cargas eletrostticas similares em suas superfcies. Quando a salinidade da soluo aumenta significativamente, como ocorre quando a gua de um rio chega ao mar, essa carga neutralizada, as partculas se agregam (floculam) e so depositadas.
gua fresca gua salina

Partculas coloidais carregadas eletricamente (halo)

Floculao

Depsitos minerais formados por processos superficiais


3. Concentrao de metais por transporte qumico e deposio
b. Adsoro: envolve a atrao de um on para uma superfcie de carga oposta. Muitos materiais na superfcie da Terra, incluindo partculas coloidais e argilominerais, apresentam superfcies carregadas negativamente que podem atrair ons metlicos e, consequentemente, retirar os metais da soluo. gua do mar Zn2+ Pb2+ Cu2+ Na+

Zn2+

Cu2+

Pb2+

Sedimento

Partculas de argila carregadas negativamente

53

Depsitos minerais formados por processos superficiais


3. Concentrao de metais por transporte qumico e deposio
c. mudanas na qumica do meio transportador: c.1. Acidez: uma medida de concentrao de ons H em soluo. A gua da chuva por dissolver dixido de carbono (CO2) da atmosfera torna-se um pouco cida, sendo capaz de reagir com as rochas durante o intemperismo qumico. As reaes no intemperismo tendem a neutralizar a gua da chuva, o que faz com que a gua subterrnea e as guas dos rios sejam levemente cidas ou levemente bsicas (alcalinas); a gua do mar levemente bsica (presena de sais). c.2. Potencial de oxidao: a habilidade da soluo em aceitar eltrons, porm para os nossos propsitos, podemos imagin-lo como a quantidade de oxignio dissolvido em soluo. As guas na superfcie da Terra ou prximas a ela contm oxignio em abundncia e so, portanto, oxidantes. As guas subterrneas tm menos oxignio e podem variar de oxidantes a redutoras. As guas mais redutoras so aquelas de pntanos, onde a degradao orgnica utiliza todo o oxignio livre.

Depsitos minerais formados por processos superficiais


3. Concentrao de metais por transporte qumico e deposio

Pntano A biodegradao utiliza todo o oxignio livre redutor

Fe2+ (aq) Precipitado de Fe2O3.nH2O (limonita)

Lago oxidante

54

Depsitos minerais formados por processos superficiais


3. Concentrao de metais por transporte qumico e deposio
Os meios de precipitao qumica podem originar diferentes tipos de depsitos minerais, como: 3.1. Depsitos de precipitados qumicos de guas subterrneas a. Depsitos de urnio-vandio b. Depsitos de limonita 3.2. Depsitos de precipitados qumicos em mares rasos

a. Minrios de ferro bandado


b. Depsitos de metais bases 3.3. Ndulos de mangans

Depsitos minerais formados por processos superficiais


3. Concentrao de metais por transporte qumico e deposio
3.1. Depsitos de precipitados qumicos de guas subterrneas
Sob determinadas condies (mudanas na acidez e no potencial de oxidao da gua), a gua pode precipitar depsitos econmicos de metais durante sua circulao em subsuperfcie em direo ao oceano.

a. Depsitos de urnio-vandio
Depsitos de urnio-vandio formam-se quando o potencial de oxidao da gua subterrnea que transporta esses metais decresce rapidamente (ambiente redutor). A gua subterrnea geralmente oxidante enquanto estiver migrando atravs de uma rocha altamente permevel e aerada, como o arenito. Quando esta encontra uma zona contendo material orgnico, o potencial de oxidao diminui, uma vez que o material orgnico utiliza e reage com o oxignio da gua. Minerais de urnio e vandio precipitam-se entre os limites de gros e podem, algumas vezes, preencher todo o espao poroso dos arenitos, resultando na formao de um minrio de alto teor. Importncia: esses depsitos contribuem com cerca de 25% das reservas mundiais de urnio e vandio.

55

1. Concentrao de metais por processos superficiais


1.3. Concentrao por transporte qumico e deposio a. Depsitos de urnio-vandio

O minrio disseminado por toda a rocha hospedeira e os teores variam de 0,1 a 1% de U3O8. Zonas com teores mais elevados tambm so encontrados onde ocorreu a substituio. O urnio geralmente ocorre como pitchblenda (U3O8) e coffinita (USiO4)1+x(OH)4x), enquanto o vandio, quando presente, sob a forma de roscoelita (mica vanadfera) e montroseta (VO(OH)). A proporo de urnio e vandio depende das propores relativas desses metais na rocha fonte. Se os metais forem derivados do intemperismo de um granito, o depsito ser rico em urnio, porm pobre em vandio.

Depsitos minerais formados por processos superficiais


3. Concentrao de metais por transporte qumico e deposio
3.1. Depsitos de precipitados qumicos de guas subterrneas

b. Depsitos de limonita
No so mais viveis comercialmente, mas so de interesse histrico e ilustram claramente um mecanismo importante para deposio de minrio. O minrio constitudo predominantemente por xidos e hidrxidos de ferro, como limonita (Fe2O3.nH2O), que depositam em pntanos, lagos, e rios de baixa energia de corrente. A deposio ocorre quando a gua subterrnea redutora encontra um ambiente oxidante. Obs: o contrrio do que ocorre com depsitos de urnio-vandio.

56

Depsitos minerais formados por processos superficiais


3. Concentrao de metais por transporte qumico e deposio
3.2. Depsitos de precipitados qumicos em mares rasos a. Minrios de ferro bandado
So as maiores reservas de ferro do mundo (1 bilho de toneladas por ano). Trs tipos de minrio de ferro bandados so reconhecidos: 1. Formaes ferrferas vulcano-sedimentares; 2. Formaes ferrferas bandadas; 3. ironstones Minrios de mangans bandado tambm so importantes, porm como apresentam forma e modo de ocorrncia semelhantes ao minrio de ferro bandado (e sempre ocorrem associados) no sero discutidos.

Depsitos minerais formados por processos superficiais


3. Concentrao de metais por transporte qumico e deposio
3.2. Depsitos de precipitados qumicos em mares rasos a. Minrios de ferro bandado
1. Formaes ferrferas vulcano-sedimentares: tm na maioria idades superiores a 2500 Ma. Geralmente essa formaes ferrferas se encontram sobrepostas a rochas vulcnicas de fundo ocenico e possuem texturas caractersticas de sedimentos de guas rasas. Considera-se portanto, que a sua formao tenha ocorrido em plataformas vulcnicas rasas por processos superficiais. Magnetita, hematita e siderita so os principais minerais de minrio e os depsitos podem atingir at 300 m de espessura.

57

Depsitos minerais formados por processos superficiais


3. Concentrao de metais por transporte qumico e deposio
3.2. Depsitos de precipitados qumicos em mares rasos a. Minrios de ferro bandado
2. Formaes ferrferas bandadas: conhecidas como BIFs - Bandad Iron Formations, constituem os depsitos de ferro mais importantes. Para se ter idia de escala, os depsitos de limonita raramente ultrapassam alguns km de extenso, os ironstones raramente ultrapassam algumas dezenas de km, mas os BIFs podem atingir centenas de km de extenso e de espessura. A maioria dos BIFs depositou-se em grandes bacias ocenicas sedimentares rasas h 2.200 e 1800 Ma. Estima-se que 1014-1015 t de ferro so preservadas nesses depsitos e, embora uma pequena proporo seja vivel para a minerao, ainda uma enorme quantidade de ferro. Os minrios so caracterizados por um bandamento fino devido precipitao alternada de camadas de xidos (hematita e magnetita), apesar de cabonato, siderita, do silicato chamosita ou do sulfeto pirita, ocorrerem algumas vezes como minerais acessrios. Os depsitos geralmente contm 3035% de ferro. Algumas vezes, no entanto, o teor pode se elevar para 50% ou mais pelo intemperismo.

Depsitos minerais formados por processos superficiais


3. Concentrao de metais por transporte qumico e deposio
3.2. Depsitos de precipitados qumicos em mares rasos a. Minrios de ferro bandado
3. Ironstones: depositados em bacias costeiras rasas ou reas lagunares, prximas costa, porm em menor escala e constituem o nico tipo de depsito de ferro sedimentar na Europa Ocidental.

So representados por camadas sedimentares que atingem at 10 m de espessura e se acumulam em pequenas bacias sedimentares de cerca de 30 km de dimetro. Normalmente so cobertos por areia e argila, o que significa que nunca se afastaram da fonte dos sedimentos. O minrio contm a mesma proporo de ferro que os demais tipos de formaes ferrferas, mas esse ferro mais difcil de ser extrado. Assim, estes depsitos tm contribudo cada vez menos para as reservas mundiais de ferro.

58

Depsitos minerais formados por processos superficiais


3. Concentrao de metais por transporte qumico e deposio
3.2. Depsitos de precipitados qumicos em mares rasos b. Depsitos de metais bases
Depsitos importantes contendo cobre, chumbo e zinco formados como precipitados qumicos em sedimentos de guas rasas de origem marinha. Os mais importantes em termos econmicos e mais conhecidos situam-se no cinturo do cobre da Zmbia e Repblica do Congo.

Os principais minerais de minrio nesses depsitos de metais bases so os associados com minrios de origem hidrotermal: calcopirita, esfalerita, galena, bornita e calcosita. Esses minerais ocorrem localmente disseminados e em vnulas associados a determinadas camadas de rochas sedimentares, como folhelhos ricos em matria orgnica. Como o minrio ocorre confinado a uma simples camada, ou estrato, classificado como minrio estratiforme e sua distribuio em grandes reas sugere que a deposio ocorreu em mares extensos

Depsitos minerais formados por processos superficiais


3. Concentrao de metais por transporte qumico e deposio
3.3. Ndulos de mangans
A extrao ocorre em pequena escala em lagos h pelo menos mil anos. Ndulos em fundos ocenicos foram descobertos somente no final do sculo XIX, pela expedio Challenger. Os ndulos tm uma espcie de ncleo central ao redor do qual xidos hidratados de Mn e Fe precipitam-se. ons metlicos (Cu, Ni, Zn, Co e Pb) acomodam-se nas estruturas ou so adsorvidos na superfcie dos xidos. A principal fonte de metais a gua presente nos poros dos sedimentos ocenicos.

(a) Estrutura em camadas de um ndulo de mangans; (b) viso de uma parte rica em ndulos de mangans do assoalho ocenico.

59

2. Depsitos minerais formados por processos superficiais 2.6. Ndulos de mangans

Devido alta deposio de sedimentos perto dos continentes e do Equador que impedem o crescimento dos ndulos, as reas de maior abundncia so as centrais dos oceanos Pacfico e ndico. Ndulos de teores econmicos devem conter pelo menos 3% de Ni, Cu e Co combinados com as % de Zn e Pb, menos importantes.

Depsitos minerais formados por processos superficiais

Depsitos residuais Depsitos de Limonita Depsitos de Plceres Nvel do mar Enriquecimento secundrio Depsitos de urniovandio

Minrio de ferro bandado Depsitos de metais base Ndulos de mangans

Diagrama esquemtico mostrando os tipos de minrios que podem ser formados por processos superficiais.

60

Classificao simplificada de depsitos minerais formados por processos superficiais


Origem por processos superficiais Depsitos residuais Modo de formao Depsitos representativos

Pelo intemperismo, que Minrio de bauxita (alumnio) de causa a lixiviao de Arkansas (EUA), Frana, Hungria, elementos solveis, deixando Jamaica e Guiana concentraes de material insolvel Pela deposio de rochas nas quais os gros detritcos de minerais de alto valor de uso so concentrados devido sua alta dureza ou densidade Pela precipitao qumica de certos metais em ambientes sedimentares no continente, em mares rasos ou nos oceanos profundos Depsitos de ouro aluvionar da Austrlia, Califrnia, Sibria, Nome (Alasca); plceres de xidos de titnio de Travancore (ndia) e Austrlia; plceres de diamante da Nambia Depsitos de urnio-vandio do Colorado; formaes ferrferas da Amrica do Norte e Austrlia; folhelhos cuprferos (Kupferschiefer) da Alemanha; ndulos de mangans

Depsitos plceres

Precipitados qumicos

61

S-ar putea să vă placă și