Sunteți pe pagina 1din 20

1 INTRODUO A consulta de enfermagem um processo sistemtico e planejado de maneira integrada e individualizada, tendo incio com o histrico de enfermagem, exame

e fsico, elaborao do diagnstico, a prescrio e a evoluo de enfermagem, visando manter o bem estar do paciente. O bom desenvolvimento desse processo garante um vnculo de confiana entre o profissional enfermeiro, paciente e famlia. A cirurgia ou interveno cirrgica uma prtica complexa, pois envolve um procedimento invasivo, desconhecido o que gera medo e ansiedade ao paciente. O processo perioperatrio classificado em trs etapas, o pr-operatrio, o trans-operatrio e o psoperatrio. A fase pr-operatria uma etapa de suma importncia, uma vez que o paciente se encontra emocionalmente afetado por informaes acerca de sua doena e da interveno cirrgica. O enfermeiro tem o papel fundamental atuando em todo perodo perioperatrio, estabelecendo uma assistncia de enfermagem planejada, sistematizada, visando assegurar ao paciente uma assistncia contnua e centrada em suas necessidades, minimizando ou mesmo anulando fatores precipitadores de estresse psicolgico. A sistematizao da enfermagem no pr-operatrio possibilita uma assistncia plena e aprimorada, visando uma abordagem holstica. Com o avano cientfico e tecnolgico, a modernizao dos procedimentos e frente a muitas atribuies administrativas, o enfermeiro tende a se distanciar da assistncia direta do cuidar, surgindo necessidade de enfocar a humanizao neste mbito. No entanto, cabe ao enfermeiro, durante o pr-operatrio, acolher o paciente, dar apoio emocional, realizar adequadamente a consulta de enfermagem e aplicar os procedimentos tcnicos necessrios. A escolha do tema ocorreu atravs da vivncia clnica prtica onde se observou a ausncia de atuao direta do profissional enfermeiro na avaliao e orientaes necessrias para a perfeita sincronia entre equipe e paciente. Percebeu-se que o enfermeiro est mais direcionado a execuo de funes administrativas que lhe eram atribudas o que o distanciava das aes especficas do cuidar humanizado. Dessa forma surgiu o seguinte questionamento: como a consulta de enfermagem no pr-operatrio pode contribuir para minimizar os fatores desencadeadores de estresse emocional? Logo, o presente estudo tem por objetivo geral descrever a importncia da consulta de enfermagem do paciente cirrgico no perodo pr-operatrio, visando estabelecer um vnculo

equipe e paciente. E como objetivos especficos: identificar os fatores que interferem na realizao da consulta de enfermagem; citar os fatores desencadeadores de estresse emocional no pr-operatrio; descrever como a orientao e uma assistncia sistematizada e humanizada do enfermeiro nesse perodo contribuem para a qualidade na execuo da interveno cirrgica. Torna-se relevante a abordagem do tema proposto pela necessidade em enfatizar a importncia do envolvimento do enfermeiro dentro dos parmetros da assistncia integral ao paciente cirrgico no perodo pr-operatrio, levando em considerao a necessidade da consulta de enfermagem, assim como de um profissional responsvel, atuante de acordo com os princpios ticos e com os deveres da profisso, o que leva a refletir sobre a assistncia neste mbito, no intuito de trazer acolhimento e segurana ao paciente cirrgico de uma forma humanizada. Para alcanar os objetivos desse estudo, utilizou-se uma pesquisa de reviso bibliogrfica, exploratria e descritiva, utilizando uma seqncia de leitura exploratria, seletiva, analtica e interpretativa. Foram levantados dados utilizando livros, artigos cientficos e dados em sites cientficos e indexados que permitiram levantar suposies e descrever aspectos especficos que caracterizassem a temtica proposta, alm de relacionar as variveis propostas. 2 ABORDAGEM CONCEITUAL DE CENTRO CIRRGICO O centro cirrgico uma rea destinada s atividades cirrgicas, recuperao psanestsica e ps-operatria de pacientes submetidos a tratamento cirrgico. Segundo a SOBECC (2007, p.117)
O centro cirrgico definido como uma rea complexa e de acesso restrito que pertence a um estabelecimento assistencial de sade (EAS). Sendo assim, sua arquitetura e rea fsica tm particularidades que devem atender legislao sanitria vigente.

uma unidade vinculada a normas, rotinas e diretrizes, relacionada com alta complexidade e tecnologias envolvendo riscos, benefcios, desgaste fsico e mental, tanto para a equipe multidisciplinar quanto para o paciente. Desde os primrdios a enfermagem sempre esteve presente no centro cirrgico, porm no voltada exclusivamente para a assistncia do paciente, mas para a limpeza e a manuteno do ambiente. Com o passar dos anos o centro

cirrgico sofreu modificaes tecnolgicas requisitando profissionais qualificados e capacitados. uma unidade, que compreende um ambiente fechado, delimitado na estrutura e restrito por profissionais exclusivos devido alta complexidade dos procedimentos envolvidos.
O ambiente do EAS consiste em um espao fisicamente determinado e especializado para o desenvolvimento de determinada(s) atividade(s), sendo caracterizado por dimenses e instalaes diferenciadas e por projetos de construo que possibilitam ampliao, reforma e segurana, bem como o conforto das equipes que nelas prestam servio.(SOBECC, 2007, p.117).

A localizao do centro cirrgico deve ocupar uma rea independente da circulao geral, possibilitando um acesso livre e fcil de pacientes das unidades de internao cirrgica, da emergncia, da unidade de terapia intensiva e ambulatrio. Deve tambm ser de fcil acesso s unidades de apoio, tais como: farmcia, lavanderia, banco de sangue, laboratrio, radiologia e CME. O exposto, facilita o trajeto de profissionais envolvidos e na realizao do procedimento cirrgico. Sua estrutura fsica delimitada por reas restritas, semi-restrita e no restrita, proporcionando barreiras e controle de microorganismos. O trabalho no centro cirrgico realizado por profissionais como: equipe cirrgica, de enfermagem, anestesiologistas, administrativas e de higiene. Os profissionais devem realizar seu trabalho de forma satisfatria, sendo que cada um exera sua funo definida tendo como fruto tica, refletindo na dinmica do trabalho de forma responsvel vinculado no cuidado humanizado do paciente repercutindo no ato anestsico cirrgico. (SOBECC, 2007, p.116-122). 2.1 ABORDAGEM TERICA DE INTERVENO CIRRGICA A cirurgia um evento complexo, sendo um procedimento invasivo no qual o paciente sofre alterao corporal devido existncia de algumas patologias. Trata-se de uma arte vinculada cincia, quando alternativas de tratamento no surtem efeitos positivos, optando assim, pela terapia cirrgica. (CESARETTI; RODRIGUES; SILVA, 2005, p.135 -136). Devido ao exposto, a abordagem cirrgica, como mtodo invasivo, deve ser feita baseada em critrios clnicos especficos, cuja finalidade pode ser preventiva ou teraputica, complementando o suporte clnico, que muitas vezes, no atende necessidade ou no corresponde forma adequada para estabelecer a cura do paciente. Santos (2003, p.15) cita:

Cirurgia um mtodo de tratamento de doenas, como leso ou deformidade externa ou interna, que requer preparo, ambiente, pessoal e equipamentos especficos para cada rea do corpo, ou seja, para cada especialidade, requerendo principalmente habilidade da equipe mdica, do cirurgio, seus auxiliares e da enfermagem .

Dessa forma, a equipe multidisciplinar, envolvida no ambiente de um centro cirrgico, deve estar capacitada a atender o paciente nas diversas situaes que podem desencadear em risco e agravos sade do mesmo, alm de preparada para suprir todas as demandas da equipe cirrgica quer seja material, medicamento, equipamento e recursos humanos. O procedimento cirrgico compreende o perodo perioperatrio e classificado em trs etapas distintas: properatrio, que se inicia no momento em que o paciente passa a ter conscincia da necessidade de realizar um procedimento cirrgico at a entrada na sala de cirurgia; intra-operatorio, que envolve o perodo do ato cirrgico at o seu trmino; psoperatrio, que o perodo aps o trmino da cirurgia at a recuperao do paciente. (LADDEN,1997, p.3). Dentro do pr-operatrio, existe a fase mediata que compreende desde o momento em que o paciente passa a ter conhecimento do procedimento cirrgico, at 24 horas que antecede o ato cirrgico e a imediata que o momento das 24 horas antes da cirurgia, at a entrada na sala cirrgica. A cirurgia acontece no centro cirrgico, segundo Bare; Smeltzer (2002 apud SOBECC 2007, p.116) afirma:
[...] consideram o centro cirrgico como uma das unidades mais complexas do hospital, no s por sua especificidade, mas tambm por ser um local fechado que impe a equipe de sade situaes estressantes, como lidar com vrios aspectos pertinentes competncia tcnica, ao relacionamento, aos recursos materiais, alm da necessidade de interao com o paciente e com sua famlia.

Com essas caractersticas do ambiente e frente ao processo anestsico-cirrgico justifica-se apresentar, no paciente, sentimento inoportuno como medo e ansiedade, provocando alterao fisiolgica como hipertenso, interferindo ou mesmo anulando a terapia cirrgica. O conhecimento e habilidades especficas do enfermeiro, o torna um profissional adequado a assistir eficazmente o paciente em todas as etapas que envolvem a escolha e o desencadear da interveno cirrgica, fazendo um diferencial no acolhimento que proporciona tranqilidade, harmonia e bem estar para o paciente e a resposta deste a abordagem feita pela equipe envolvida no procedimento.

2.2 CARACTERSTICAS DA FASE PR-OPERATRIA

A fase pr-operatria compreende dois perodos: mediato e imediato e com suas respectivas caractersticas: A fase mediata o momento do conhecimento e esclarecimento da interveno cirrgica predominando a conscientizao do paciente frente cirurgia, sendo avaliados os aspectos fsicos e psicoespiritual. Esta fase um processo sistemtico e planejado de forma integrada ao paciente com a realizao da consulta de enfermagem como preconizado, dando oportunidade ao paciente exteriorizar seus sentimentos. So solicitados exames, que facilitaro o sucesso da cirurgia como: laboratorial, nutricional, antropomtricos, bioqumicos e imunolgicos, os quais podero detectar as necessidades bsicas humanas. Nesta fase a orientao voltada para a educao, conscientizando o paciente da necessidade da terapia cirrgica esclarecendo todas as complicaes que podero surgir levando em considerao os aspectos emocional, biolgico, cultural e religioso, dando oportunidade do paciente exteriorizar seus sentimentos para uma melhor avaliao minimizando ou mesmo anulando o problema que o paciente esteja enfrentado no momento com o intuito de solucionar o bem estar do paciente de uma forma harmoniosa. (SANTOS, 2003, p.22-24; CESARETTI; RODRIGUES; SILVA, 2005, p.139-142). A fase imediata caracterizada na avaliao do estado fsico-anatmico do paciente. Neste perodo so verificados e registrados em pronturio atravs do histrico de enfermagem as seguintes aes: checagem de exames realizados, certificao do procedimento, sitio cirrgico, jejum, uso de medicamentos pr-anestsicos, verificao dos sinais vitais, esvaziamento intestinal e da bexiga, modificao da dieta, higiene corporal e oral, remoo de prtese dentria e adornos do paciente, vestimenta prpria do centro cirrgico, campo operatrio, preparo da pele e a confirmao do consentimento do paciente juntamente com a famlia em relao cirurgia. Segundo, Smeltzer; Bare (2006, p.425), consentimento informado a deciso autnoma do paciente sobre submeter-se a um procedimento cirrgico; com base na natureza da condio, nas opes de tratamento e nos riscos e benefcios envolvidos. A autorizao por escrito um documento que deve estar incluso no pronturio do paciente, sendo um respaldo para toda a equipe cirrgica. A cooperao da famlia junto com a equipe de

enfermeiros importante para firmar a aceitao do paciente quanto a sua cirurgia, estabelecendo sua reabilitao o mais cedo possvel. neste perodo que requer do enfermeiro conhecimento cientfico para atuar de uma forma segura e minuciosa podendo cumprir com as normas e rotinas estabelecidas da assistncia de enfermagem que lhe compete, refletindo de forma positiva todo o processo cirrgico. (CESARETTI; RODRIGUES; SILVA, 2005, p.142147).

2.3 FATORES QUE INTERFEREM NA CIRURGIA

A cirurgia uma experincia assustadora, pois se torna uma invaso de privacidade, englobando risco de vida e ameaas ao ser humano causando alteraes psicolgicas, trazendo repercusso na estrutura funcional do paciente, interferindo no processo cirrgico. O perodo pr-operatrio o momento em que o paciente fica mais sensvel psicologicamente devido a vrios fatores: pelo medo do desconhecido, da estrutura fsica e equipamentos que compe o centro cirrgico, da cirurgia, dos profissionais envolvidos desde a aparncia at a assistncia do cuidar, da anestesia, das alteraes corporais que podero advir, pela perda do tempo de trabalho, do emprego, ameaa de incapacidade permanente, enfim, medo da morte (CESARETTI; RODRIGUES; SILVA, 2005, p.132-135). Um dos fatores que se destaca na interferncia do procedimento cirrgico a ansiedade e o medo. Para minimizar esses fatores indispensvel e essencial uma preparao educacional a respeito da cirurgia como: analisar a necessidade evidenciando riscos e benefcios, esclarecer dvidas, utilizar estratgias que permitam uma preparao, reabilitao e autocuidado. Essas medidas bem elaboradas trazem beneficio ao paciente diminuindo o nvel de ansiedade refletindo na cirurgia tornando um evento menos rduo. Segundo Dincher; Hood (1995, p.102) afirma:
Inmeros estudos sobre orientao pr-operatria indicam que o paciente bem preparado recupera-se com maior rapidez, necessita medicao com menor freqncia e desenvolve menos complicaes aps a cirurgia. Alm disso, o tempo de hospitalizao com freqncia, encurtado.

A educao a principal funo do enfermeiro no processo do cuidar, pois reflete de forma positiva no tratamento cirrgico. O paciente menos ansioso possui maior facilidade de absorver as informaes transmitidas, tornando-o menos fragilizado e mais consciente aceitando as propostas cirrgicas impostas no seu destino. A educao do cliente definida como sendo uma ao instrumental e de proteo do enfermeiro para com o cliente, em que o fornecimento de informaes a sua essncia. (PINTO; TENANI, 2007, p.82).
No entanto, a educao algo primordial no apenas para o paciente como a famlia, sendo o enfermeiro o agente orientador e cuidador na preparao desse evento, minimizando os riscos potenciais, reduzindo custos e obtendo uma assistncia diferenciada e humanizada. O ato cirrgico

algo inquestionvel, onde o paciente desenvolve uma tendncia de alteraes fsico-psicoemocional criada pela cirurgia, sendo primordial identific-los. 2.4 ESTRESSE EMOCIONAL PR-CIRRGICO O perodo pr-cirurgico a fase em que o paciente desenvolve alteraes emocionais interferindo diretamente o funcionamento corporal, sendo primordial um esclarecimento e um preparo psicolgico do procedimento a ser submetido. A falta de conhecimento do paciente sobre a terapia cirrgica desencadeia ansiedade e medo, que so os repercussores do estresse emocional. Estresse um estado produzido por uma alterao no ambiente que percebida como desafiadora, ameaadora ou lesiva para o balano ou equilbrio dinmico da pessoa. (SMELTZER; BARE, 2005, p.86). O paciente cirrgico confronta com incertezas, medo, ansiedade, temores pelo ambiente desconhecido, equipamentos e pessoas diferentes do seu convvio familiar, todos esses fatores interferem no equilbrio orgnico contribuindo para uma maior tenso emocional desencadeando o estresse. O ambiente hospitalar por ser desconhecido, reflete na rotina do paciente, fazendo com que ocorram mudanas de hbitos restringindo todo espectro de vida, sua liberdade e privacidade. O perodo pr-operatrio a fase de confrontar com dificuldades variadas iniciando pela falta do conhecimento cientfico e discernimento do que convm a cirurgia at a dificuldade de compreender a rotina da instituio hospitalar. algo novo que o paciente esteja enfrentando e desafiando sua capacidade em busca de um novo olhar, que gerado por um estmulo estressor. (DINCHER; HOOD, 1992, p.102-112).

Esses fatores refletem ao enfermeiro o acolhimento ao paciente de forma humanizada, respeitando sua individualidade e limitaes, tornando o ambiente hospitalar mais agradvel possvel possibilitando uma confiana e afeto entre profissionais e pacientes.
O paciente no deixa a sua essncia humana na portaria do hospital, enquanto submete uma srie de sintomas s anlises mdicas e s limitaes da rotina hospitalar. Traz consigo sua inteligncia normal e seus conhecimentos. (EPSTEIN, 1997 apud CESAEETTI; RODRIGUES; SILVA, 2005, p.138).

A assistncia do enfermeiro deve ser de forma holstica, compreensiva; expressar confiana, saber ouvir, interpretar seus sentimentos de forma singular e acolher na plenitude do cuidar em suas particularidades, interagir a famlia em todo o contexto, favorecendo um vnculo de confiana, pois o paciente traz sua origem formada tendo que enfrentar o desafio em busca de uma perspectiva melhor. necessrio o profissional avaliar nvel de compreenso do paciente ao procedimento e preparar medidas essenciais paraum melhor entendimento sobre o processo cirrgico, especificamente o pr-operatrio, interagindo com a consulta de enfermagem, minimizando, assim o fator de estresse emocional. 3 CONSULTA DE ENFERMAGM SISTEMATIZADA A consulta de enfermagem uma atividade realizada exclusivamente por enfermeira tendo como determinao uma integrao entre profissional e paciente com objetivos de comunicao teraputica, prestar um cuidado e assistncia sistematizada e humanizada, obtendo um compromisso tico e legal da profisso, visando o bem estar e qualidade de vida do paciente de forma holstica. Segundo a resoluo do COFEN- 159/1993, sobre a consulta de enfermagem, cita:
uma atividade privativa do enfermeiro que utiliza componentes do mtodo cientfico para identificar situao sade/ doena, prescrever e implementar medidas de enfermagem que contribuam para a promoo, preveno, proteo da sade, recuperao e reabilitao do indivduo, famlia e comunidade.

Pois, compete enfermeira, ser uma profissional com discernimento critico, cientifico, capaz de elaborar medidas educativas, preventivas no que tange a rea de sade como foco a individualidade, limitaes e sentimentos do ser humano, mostrando na comunicao com linguagem franca, precisa e objetiva acolhimento aos fatos vivenciados. relao a transmitindo compreenso e

A sistematizao da assistncia de enfermagem (SAE) uma atividade privativa do profissional enfermeiro, que norteia as atividades de toda a equipe de enfermagem, prioriza o educar, orientar, construir, planejar e implementar o cuidar. Este processo representa um roteiro onde o enfermeiro est respaldado em prestar uma assistncia qualificada, humanizada e individualizada, sendo uma garantia tica e legal. Est diretamente correlacionada com a consulta de enfermagem, constituindo a mesma e se tornando essencial para a execuo correta da abordagem ao paciente. A sistematizao de cuidados passou a ser obrigatria nas instituies de sade em agosto de 2002, atravs da resoluo 272/2002 do COFEN onde cita a obrigatoriedade da implantao da SAE em todas as instituies pblicas e privadas; enfatizando a prestao do cuidado de forma integrada, com aes sistematizadas, buscando os resultados atravs da otimizao e qualificao da assistncia. A importncia da SAE na fase pr-operatria melhorar a qualidade da assistncia de enfermagem, direcionar o enfermeiro a identificar os problemas do paciente, proporcionando uma resolutividade e preparar o paciente para o procedimento cirrgico, englobando a recuperao e o autocuidado. Diante do exposto, criou-se a necessidade da consulta de enfermagem, que um processo sistematizado, realizado particularmente por enfermeiros sendo uma etapa de suma importncia para o paciente e o profissional, que tem por objetivo resgatar informaes pertinentes com a participao da famlia para facilitar a identificao dos problemas de sade-doena, com a finalidade de promoo, construo do diagnstico e tratar o paciente precocemente. Conforme Martinelli (2004 apud SILVA et al, p.210):
[...] a consulta de enfermagem uma atividade essencial do enfermeiro no processo da assistncia ao cliente. Essa atividade de grande importncia e resolutividade quando realizada de maneira adequada, pois, alm de gerar autonomia e realizao profissional, fortalece o acolhimento entre o enfermeiro e o usurio e vice-versa.

A importncia da consulta de enfermagem a oportunidade de integrao enfermeiropaciente minimizando o medo e a ansiedade refletindo de forma positiva no procedimento cirrgico. neste momento oportuno, que o enfermeiro coloca em prtica os seus conhecimentos tcnicos e cientficos enfocando a humanizao na assistncia ao paciente com excelncia, caracterizando a profisso como a arte do cuidar.

Para o profissional enfermeiro o processo sistematizado contribui na realizao de suas atividades de forma segura, organizada, dinmica e com competncia. A orientao do enfermeiro na educao ao paciente na consulta de enfermagem no perodo pr-operatrio importante na conscientizao da aceitao cirrgica e esclarecimento das complicaes que podero advir dando oportunidade ao paciente exteriorizar seus sentimentos para uma melhor avaliao do que mais predomina que so a ansiedade e o medo. Esses fatores devem ser analisados criteriosamente para que a enfermeira possa desenvolver medidas preventivas. 3.1 ETAPAS DA CONSULTA DE ENFERMAGEM A consulta inicia-se pelo histrico de enfermagem, que realizado em formulrios podendo ser elaborados em forma de questionrios ou itens para serem checados contendo informaes bsicas como: identificao do paciente, hbitos, avaliao de doenas prexistentes, alergias e verificao de exames complementares, habitao tendo a finalidade de levantar informaes do paciente, famlia sendo avaliados aspectos importantes ao nvel biopsicossocial Na entrevista a comunicao um meio principal na construo do histrico de enfermagem, so analisados os enfrentamentos do paciente ao procedimento cirrgico, nvel de ansiedade, apoio familiar, cultura, crenas, religio e at recursos financeiros, levando em considerao a individualidade e suas limitaes. Neste espao de tempo, criado um vnculo de relacionamento interpessoal, onde o enfermeiro demonstra respeito, pacincia, responsabilidade e tica profissional resgatando do paciente confiana, segurana, credibilidade, desejo de cooperao e afinidade demonstrando uma assistncia aprimorada com um cuidado humanizado e no invaso de privacidade.(DANIEL, 2004, p.67- 69). importante obter uma comunicao clara e objetiva para compreender os sentimentos do paciente, oferecer oportunidade de expressar sua fragilidade e dvidas, verificar suas necessidades para um bom planejamento de medidas educativas visando a preveno e a participao do paciente e famlia nas decises e no plano teraputico refletindo em conforto, tranqilidade e minimizando ou mesmo anulando a ansiedade. A realizao do exame fsico o momento que o enfermeiro tem a oportunidade de explorar todo o estado fisiolgico do paciente compreendendo as seguintes tcnicas: Inspeo, ausculta, palpao e a percusso facilitando a verificao do estado de sade correlacionando com os dados do paciente. O

conjunto dessas etapas bem elaboradas facilitar a construo do diagnstico de enfermagem. (DANIEL; 2004, p.33- 37) No diagnstico de enfermagem so identificados os problemas do paciente colhidos na entrevista e exame fsico, onde so avaliadas as necessidades e dependncias bsicas que necessitam no atendimento de enfermagem. O planejamento consiste numa organizao de aes detalhadas do cuidado e tem como plano alcanar os objetivos traados anteriormente e tambm na execuo das diversas etapas de programas elaborados. O planejamento bem organizado de extrema importncia para o enfermeiro executar suas funes com qualidade e para isso, este precisa ter responsabilidade e disciplina desempenhando suas funes dando prioridades aos cuidados e aos planos mediatos e imediatos. A administrao o elemento fundamental para planejar, organizar, comandar e controlar cada ao implementada, contribuindo, assim, para o alcance do plano estabelecido. Com isso a enfermagem bem planejada consiste na elaborao sistematizada de um plano, devendo ser coerente com o diagnstico alcanando assim, um atendimento especfico s necessidades individualizadas. A implementao, so aes integradas, onde ir auxiliar a assistncia de enfermagem ao paciente sob superviso da enfermeira, que consiste na promoo, preveno e reabilitao, pois uma responsabilidade legal da enfermeira. A evoluo de enfermagem o registro dos cuidados prestados ao paciente de forma sucinta juntamente com os problemas identificados e dos resultados alcanado sendo este de forma continua e progressiva. (DANIEL, 2004, p.7395). 4 ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO DO CUIDAR HUMANIZADO A profisso de enfermagem caracterizada pelo ato do cuidar pelo amor. Logo respaldada por responsabilidade tica, atitude, zelo, dedicao, praticada e exercida por pessoas com conhecimento tcnico e cientifico. Submeter-se a um procedimento cirrgico algo marcante na vida do homem, confrontar com o novo, desafiando seus limites psico-fisico-emocional e desejar alcanar as necessidades bsicas humana. A singularidade do homem algo desafiador, pois cada pessoa leva consigo conhecimento, medo, angustias, experincias vivenciadas, alegrias e as

necessidades que inerente ao homem. O cuidado acompanha o ser humano durante todo o seu ciclo vital, desde a concepo, at a morte. Para desenvolver o cuidado de enfermagem diferenciado, necessria uma conexo entre os saberes: saber que, saber fazer e saber ser. O conhecimento cientfico base do enfermeiro como agente cuidador na assistncia ao paciente de forma qualificada e humanizada. (PIANUCCI, 2005, p.10). A profisso de enfermagem tem se desenvolvido ao longo do tempo, com uma dinmica de questionamentos, reflexes, atitudes diferenciada principalmente na implementao da assistncia na rea da sade.
Dessa forma, a profisso de enfermagem torna-se meritria, mais visvel e valorizada, depois de superar tantos obstculos e dificuldades, o que faz com que ela emirja como uma verdadeira profisso tcnica, cientfica humana, til e necessria para a promoo da sade e preveno de doenas na sociedade. (OGUSSO, 2007, p.117-118).

essencial que a enfermeira dentro de qualquer instituio possa acolher o paciente, ter uma relao interpessoal, dar apoio profissional e na aplicabilidade dos procedimentos tcnicos realiza-los de forma humanizada. O avano tecnolgico requer maior qualificao do enfermeiro, visando uma assistncia sistematizada e melhoria na sua prtica. A assistncia sistematizada no perodo pr-operatrio tende a facilitar e aperfeioar o trabalho da enfermeira otimizando seu tempo e obtendo resultado positivo ao paciente em todo o perodo perioperatorio. A enfermeira, que atua no cuidado pr-operatrio interage com o paciente desde o conhecimento do procedimento cirrgico at a entrada na sala de cirurgia. Nesse perodo ela enfrenta grandes desafios como: orientar e educar todo o perodo mediato e imediato da terapia cirrgica, exigindo sensibilidade, conhecimento cientifico, habilidade tcnica envolvendo a percepo da individualidade do paciente. ROSSI & VILLA (2002 apud BARRETO; BEDIN; RIBEIRO, p.17) ressaltam que:
[...] a humanizao deve fazer parte da filosofia de enfermagem. O ambiente fsico, os recursos materiais e tecnolgicos so importantes, porm no mais significativos do que a essncia humana. Esta sim conduzir o pensamento e as aes da equipe de enfermagem, principalmente do enfermeiro, tornando-o capaz de criticar e construir uma realidade mais humana, menos agressiva e hostil para os pacientes que diariamente necessitam de atendimento.

Humanizar neste contexto prestar uma assistncia embasada nos conhecimentos tcnicos, cientficos, ticos e moral valorizando o paciente no processo do cuidar colocando em pratica todas as aes que foram construdas no decorrer da consulta de enfermagem. 5 METODOLOGIA Utilizou uma abordagem metodolgica de reviso bibliogrfica atravs da tcnica exploratria e descritiva, com coleta de dados em artigos, livros e sites cientficos, utilizando uma leitura exploratria, analtica e seletiva.
A pesquisa bibliogrfica desenvolvida a partir de material j elaborado, constitudo principalmente de livros e artigos cientficos. Embora em quase todos os estudos seja exigido algum tipo de trabalho desta natureza, h pesquisas desenvolvidas exclusivamente a partir de fontes bibliogrficas. (GIL, 2009, p.44)

A pesquisa bibliogrfica elaborada tendo como fundamento o material j publicado de maneira especial os livros e artigos cientficos, que auxiliam o pesquisador na construo do tema a ser pesquisado. essencialmente terica e parte obrigatria nos trabalhos cientficos, pois atravs da pesquisa bibliogrfica que se tem conhecimento das produes cientficas existentes, e so esses dados que respaldam a elaborao desses trabalhos. A pesquisa exploratria citada por Gil (2009, p.41):
(...) tm como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torn-lo mais explcito ou construir hipteses. Pode-se dizer que tais pesquisas tm como objetivo principal o aprimoramento de idias ou a descoberta de intuies. Seu planejamento , portanto, bastante flexvel de modo que possibilite a considerao dos mais variados aspectos relativos ao fato estudado.

Dessa forma, permite uma melhor relao do pesquisador com o tema e permite uma variao de suposies diante dos vrios autores pesquisados.A pesquisa descritiva tem por finalidade categorizar atravs do tema abordado. Segundo Gil (1998, p.46), tm como objetivo primordial a descrio das caractersticas de determinada populao ou fenmeno, ou ento, o estabelecimento de relaes entre as variveis. Dessa forma, permite trabalhar com relao entre as variveis ou possibilidades que possam explicar essas variveis. Foram utilizados livros de acervo particular e das faculdades pblicas e privadas da cidade de Salvador, artigos, sites indexados como SCieLO, Bireme, Medline, Lilacs, Adsade, utilizando os descritores: Consulta de Enfermagem, Pr-operatrio, Humanizao.

Aps levantamentos dos livros e artigos, foram feitas anlises de leituras para selecionar dados voltados ao tema proposto, excluindo os que no faziam parte do contexto. 6 A CONSULTA DE ENFERMAGEM INTERFERINDO NO ESTRESSE

EMOCIONAL A consulta de enfermagem sistematizada utilizada para descrever e facilitar uma variedades de funes da assistncia do enfermeiro no preparo pr-operatrio com a finalidade de avaliar o psico-emocional do paciente com objetivos de melhorar o planejamento e implementao dos cuidados ao paciente pr-cirurgico. No perodo pr-operatrio o paciente apresenta um alto nvel de estresse, influenciando negativamente o seu estado emocional deixando-o mais sensvel, fragilizado, inseguro, vulnervel e dependente refletindo insatisfatoriamente na terapia cirrgica. O estresse tem uma ampla relao com a desinformao do paciente em relao ao processo cirrgico, demonstrando assim a importncia da consulta de enfermagem ao paciente nesta fase. A realizao da consulta de enfermagem deve atender todos os parmetros e etapas estabelecidas pela SAE, resultando como um guia e facilita a pratica das aes de enfermagem desde a coleta de dados, diagnstico de enfermagem, implementao do plano de cuidado trazendo na avaliao uma maior e melhor resolutividade. Com esse trabalho prestado o paciente e a famlia interage no cuidado de forma especial, diminuindo o estresse emocional, pois se sente mais confiante, reduzindo a ansiedade e o medo. Segundo,( SANTOS, Iraci et al.,2004,p214) afirma:

O medo talvez um dos sentimentos que mais se faz presente nos clientes que iro submenter-se a um processo cirrgico. Manifesta-se ele de varias formas verbais e no-verbais e se relaciona com o fator causal, ou seja, com a fonte dele geradora. O medo reflete uma necessidade de segurana e proteo, e se d por vrios motivos, a saber: interferncia na realizao de suas atividades, preocupao com a famlia, modificaes em sua vida, mudanas no trabalho, preocupaes financeiras e outras.

Sendo necessria uma avaliao do psico-emocional do paciente por profissional capacitado, tendo uma percepo aguada, criteriosa, crtica e respaldada por interveno do processo do cuidar criando no contexto uma satisfao de relacionamento de confiana,

repercutindo positivamente em todas as etapas que o paciente cirrgico enfrentar dissipando o estresses emocional. Frente ao exposto, o cuidado prestado ao paciente sistematizado, facilita ao profissional realizar uma assistncia de qualidade e excelncia, sendo desafiada a cada dia no preparo emocional objetivando a individualidade e a integralidade do estado de sade prestando um atendimento humanizado, atendendo com isso as necessidades que a cirurgia impe.

7 CONCLUSO Durante o perodo pr-operatorio, que foi exposto em todo o contexto, analisamos que a consulta de enfermagem descrita um mtodo de assistncia de extrema importncia, que compreende avaliar as necessidades do paciente ajudando-o a enfrentar o medo e a ansiedade. Pois, a cirurgia algo desafiador sendo um evento complexo e invasivo referente a patologias, necessitando o paciente ser assistido de forma plena e singular. A consulta de enfermagem realizada com respaldo tico e legal, sendo exclusivamente exercida por enfermeiro com conhecimento tcnico, cientifico e habilidade na prtica do exerccio de orientao, educao e preparo de quaisquer procedimentos que o paciente venha submeter-se. A realizao no processo da assistncia sistematizada contribui significativamente para o profissional nas suas aes trazendo uma melhor resolutividade onde o paciente sentese mais seguro, confiante, confortvel dissipando o medo e a ansiedade que so os desencadeadores do estresse emocional. Compreendemos, que a ao da enfermeira na realizao da consulta de enfermagem proporcionar um veculo de comunicao seja verbal ou no-verbal entre paciente-famlia na terapia cirrgica de forma singular, respeitando as limitaes, promovendo a aceitao do paciente, mantendo-o informado das possveis intercorrncias do perioperatrio e elaborando medidas educativas que facilitaro uma reabilitao positiva do paciente cirrgico. Identificamos, que o paciente trs sua origem formada, tendo que enfrentar o desafio de um ambiente desconhecido, com uma rotina diferente da de costume, cabendo, assim da integrao do profissional-paciente-famlia. Vale ressaltar que a implementao da assistncia prestada ao paciente de forma sistematizada tem como premissa obter uma avaliao holstica

do indivduo verificando suas necessidades e favorecendo na preveno das complicaes futuras que podero advir no decorrer da cirurgia. Compreendemos que o esclarecimento e a conscientizao de todas as dvidas minimizam os fatores psicolgicos do paciente proporcionados pela terapia cirrgica e a importncia da famlia em cooperar juntamente com o enfermeiro para firmar a aceitao da cirurgia de fundamental importncia para o paciente se reabilitar o mais cedo possvel. Assim, de grande relevncia que o enfermeiro deve ter responsabilidade, comprometimento e conscincia da importncia na prtica da consulta de enfermagem em assistir o paciente respeitando a individualidade e levando em considerao seus direitos e deveres, tendo a percepo das necessidades bsicas do homem, voltadas para a doena, cirurgia e possvel prognostico. Para isso, o profissional deve se aliar ao paciente apoiando-o, educando, orientando e participando ativamente no preparo cirrgico, pois so fatores que iro repercutir todo o perodo perioperatrio, reduzindo assim, os agentes estressores, transformando a cirurgia como desafio de uma nova etapa da vida.

REFERNCIAS BARE, Brenda G.; SMELTZER, Suzanne C. Tratado de Enfermagem Mdico-Cirrgica. 10. Ed. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Koogan, 2006. OGUSSO, Taka.(org.). Trajetria histrica e legal da enfermagem. 2. ed. So Paulo: Ed. Manole, 2007. PIANUCCI, Ana. Saber Cuidar: procedimentos bsicos em enfermagem. 6. ed. So Paulo: Ed. SENAC, 2005. LADEN, Carol Slusarz. Conceitos bsicos e enfermagem perioperatria. In: ROTHROCK, Jane C.; MEEKER, Margaret Huth. Cuidados de Enfermagem Ao Paciente Cirrgico. 10. Ed. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Koogan, 1997. SANTOS, Nvea Cristina Moreira. Centro cirrgico e os cuidados de enfermagem. So Paulo: Ed. Itria, 2003. HOOD, Gail Harkness; DINCHER, Judith R. Fundamentos e prticas da enfermagem. Trad. Regina Garcs. 8. ed. Porto Alegre: Ed. Artes mdicas, 1995. DANIEL, Liliana Felcher. A enfermagem planejada. 3. ed. So Paulo: Ed. EPU, 1981. TIMBY, Barbara K. Conceitos e habilidades fundamentais no atendimento de enfermagem. 6. ed. Porto Alegre: Ed. ARTMED, 2001. SANTOS, Iraci et al. Enfermagem assistencial no ambiente hospitalar: realidade, questes, solues. v. 2 So Paulo: Ed. Atheneu, 2004. SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENFERMAGEM DE CENTRO CIRURGICO. Prticas recomendadas. 4. ed. So Paulo, 2007. CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM................

ENDEREOS ELETRONICOS BEDIN, Eliana; RIBEIRO, Luciana Barcelos Miranda; BARRETO, Regiane Ap. Santos Soares. Humanizao da assistncia de enfermagem em centro cirrgico. Revista Eletrnica de Enfermagem, v. 07, n. 01, p. 118 127, 2005. Disponvel em:http://www.fen.ufg.br. Acessado em: 01 de maro de 2009.

CRUZ, Ende Andrade; VARELA, Zulene Maria de Vasconcelos. Admisso em centro cirrgico como espao de cuidado. Revista Eletrnica de Enfermagem (on-line), v. 4, n. 1, p. 51 58, 2002. Disponvel em http://www.fen.ufg.br. Acessado em: 01 de maro de 2009.
RODRIGUES,Rosalina Aparecida Partezani; SOUSA,Ftima Aparecida Emm Faleiros. O trabalho da enfermagem em centro cirrgico-anlises de depoimentos. Rev. Latino-

Am. Enfermagem vol.1 no.2 Ribeiro Preto July 1993. Acessado em: 10 de Maro 2009. A prtica baseada em evidncias: consideraes tericas para sua implementao na enfermagem perioperatria Rev. Latino-Am. Enfermagem v.10 n.5 Ribeiro Preto set./out. 2002
Cristina Maria GalvoI; Namie Okino SawadaI; Ldia Aparecida RossiII Berendina Elsina Bouwman ChristforoI; Denise Siqueira CarvalhoII Cuidados

de

enfermagem realizados ao paciente cirrgico no perodo pr-operatrioRev. esc. enferm. USP vol.43 no.1 So Paulo Mar. 2009 Mrcia Maria Tavares MachadoI; Glria da Conceio Mesquita LeitoII; Francisco Uribam Xavier de HolandaIII O conceito de ao comunicativa: uma contribuio para a consulta de enfermagem1 Rev. Latino-Am. Enfermagem vol.13 no.5 Ribeiro Preto Sep./Oct. 2005 Os clientes e os enfermeiros: construo de uma relaoRev. esc. enferm. USP vol.39 no.2 So Paulo June 2005
Manuel Jos Lopes

Marister Piccoli2 Cristina Maria Galvo3ENFERMAGEM PERIOPERATRIA: IDENTIFICAO DO DIAGNSTICO DE ENFERMAGEM RISCO PARA INFECO FUNDAMENTADA NO MODELO CONCEITUAL DE LEVINE1Rev. Latino-Am. Enfermagem v.9 n.4 Ribeiro Preto 2001
Eniva Miladi Fernandes StummI; Rubia Teresinha MaalaiII; Rosane Maria KirchnerIII Dificuldades enfrentadas por enfermeiros em um centro

cirrgico Texto contexto enferm. vol.15 no.3 Florianpolis July./Sept. 2006


Mrcia Maria Tavares MachadoI; Glria da Conceio Mesquita LeitoII; Francisco Uribam Xavier de HolandaIII conceito de ao comunicativa: uma

contribuio para a consulta de enfermagem1 Rev. Latino-Am. Enfermagem vol.13 no.5 Ribeiro Preto Sep./Oct. 2005 Cristina Maria GalvoI; Namie Okino SawadaI; Ldia Aparecida RossiII A prtica baseada em evidncias: consideraes tericas para sua implementao na enfermagem perioperatria Rev. Latino-Am. Enfermagem v.10 n.5 Ribeiro Preto set./out. 2002 Cuidado humanizado de enfermagem: o agir com respeito em um hospital universitrio Rev. bras. enferm. vol.60 no.5 Braslia Sept./Oct. 2007
Ingrid de Almeida BarbosaI; Maria Jlia Paes SilvaI

Bertucci, Janete Lara de Oliveira. Metodologia Bsica para a Elaborao de trabalhos de Concluso de Cursos (TCC). 1.ed, 2.reimp.So Paulo: Atlas, 2009.p.46-51. GIL, Antnio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4.ed.So Paulo: Atlas, 2009. p.41-46.

Berendina Elsina Bouwman ChristforoI; Denise Siqueira CarvalhoIICuidados

de enfermagem realizados ao paciente cirrgico no perodo pr-operatrio Rev. esc. enferm. USP vol.43 no.1 So Paulo Mar. 2009

PICCOLI, Marister1;MATOS, Fabiana G.O.A.2 SISTEMATIZAO DA ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM PERIOPERATRIA

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010279722009000200014&lng=pt&nrm=iso

S-ar putea să vă placă și